Escrito por Adriana
23 de outubro de 2023
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Quer planejar sua viagem e descobrir o que fazer em Holambra? Conheci a fundo a Cidade das Flores para trazer esse guia completo com 12 pontos turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro!

Letreiro escrito
Letreiro em Holambra. Uma graça!

Seja pelas construções que remetem à Holanda ou pelos famosos campos de flores, Holambra é um dos destinos mais procurados no interior paulista. 

A cidade fica a apenas 130 km de São Paulo, o que a torna o destino perfeito para passar um final de semana, feriado prolongado ou fazer um bate e volta

Conheça agora as melhores atrações de Holambra e aproveite as melhores dicas para montar um roteiro bem completo pela Cidade das Flores:

  1. Portal Turístico de Holambra 
  2. Moinho Povos Unidos
  3. Museu Histórico de Holambra
  4. Campos de Flores
  5. Parque Van Gogh
  6. Expoflora
  7. Guarda-chuvas de Holambra
  8. Boulevard Holandês
  9. Torre do Relógio
  10. Deck do Amor e Lago Vitória Régia 
  11. Nossa Prainha
  12. Praças de Holambra
  13. Dicas extras

1. Portal Turístico de Holambra 

Para começar seu roteiro de passeios em Holambra, lá vai nossa primeira dica de parada: o Portal Turístico de Holambra.

Com a tradicional arquitetura holandesa que é marca registrada da cidade, o portal é o lugar perfeito para já garantir uma foto de recordação da viagem, seja na sua chegada ou partida.

Portal de entrada de Holambra e sua arquitetura holandesa
O Portal de Holambra é um dos lugares mais bonitos da cidade

2. Moinho Povos Unidos 

Idealizado por um arquiteto holandês em comemoração aos 60 anos da imigração holandesa, o Moinho Povos Unidos é um dos pontos turísticos mais visitados de Holambra.

Segundo a Secretaria de Turismo de Holambra, o monumento é o maior moinho típico de grãos da América Latina. 

O moinho é aberto para visitação, mas a entrada é paga e já adianto: o valor é um pouco salgado.

Vista do Moinho Povos Unidos em Holambra durante o dia
O Moinho Povos Unidos é um dos principais pontos turísticos de Holambra

Lá dentro, funciona um museu que conta a história dos moinhos e de seu idealizador. Você pode ir até o quinto andar aos finais de semana, mas nós fomos em uma quarta-feira e só é liberado até o terceiro andar durante a semana. Vá preparado para subir escadas íngremes!

Ou seja, o melhor é ir aos finais de semana, assim você pode subir até o último andar e ter uma vista ainda mais ampla da cidade, a mais de 38 metros de altura. Rende ótimas fotos!

Dica | A descida da escada do moinho é feita de costas por questão de segurança, já que os degraus são bem estreitos.

Depois de visitar o moinho, aproveite para comprar sua lembrancinha de viagem na feirinha de artesanato que funciona ao lado. Não deixe também de tirar uma foto no Portal do Moinho, uma passagem de carros que fica logo à frente.

3. Museu Histórico de Holambra

Eis um passeio em Holambra para você entrar ainda mais no clima da tradição holandesa da cidade: visitar o Museu Histórico de Holambra. 

Colonizada e fundada por imigrantes holandeses em 1948, Holambra é considerada o lugar de maior influência da cultura holandesa no país. Fato que justifica o nome da cidade, formado pela junção das iniciais das palavras Holanda, América e Brasil. 

No museu, passei por diversos ambientes, com réplicas de moradias dos primeiros imigrantes, repletas de objetos de época, até um acervo com mais de 2 mil fotos da cidade. É uma sensação bem legal de voltar ao tempo e imaginar como era tudo isso lá no comecinho.

Além disso, o museu expõe também o maquinário e tratores antigos utilizados pelos imigrantes. O espaço ainda tem um restaurante temático, que não chegamos a experimentar.

A entrada é paga (um valor simbólico) e o museu abre aos finais de semana e feriados. Durante a Expoflora, a entrada é gratuita.

MUN - CTA - o-que-fazer-em-holambra

4. Campos de Flores

Não tem como pensar sobre o que fazer em Holambra sem considerar seus campos de flores, né? Afinal, eles são responsáveis pela maior parte do movimento turístico da cidade. 

E não é à toa: você vai se perder nas cores e na variedade. São plantações de rosas, crisântemos, lisianthus, crista de galo, gérberas e girassóis. Inclusive, é por isso que o destino possui o título de “Capital Nacional das Flores”. 

Visitei os dois principais campos de flores abertos ao público: o Macena Flores e o Bloemen Park. Ambos cobram uma taxa de entrada e têm estrutura de lojinhas, café/ restaurante e estacionamento. Vale muito a pena conhecer os dois e tirar muitas fotos!

Campo de flores em Holambra
Um lindo Campo de Flores em Holambra. Foto: Tania Parejo / CC BY-SA 4.0

Aliás, um passeio muito bem vendido pelas agências locais é a visita aos campos de flores com ensaio fotográfico. Se esse não é seu objetivo, dá pra fazer o passeio por conta própria.

E lá dentro, você tem a opção de fazer o passeio guiado ou sozinho.

Há também a opção de visitar campos de flores em propriedades privadas, que são voltados mais para venda do que para o turismo. Para ir nesses, você precisa obrigatoriamente estar acompanhado de um guia.

5. Parque Van Gogh

Sou suspeita pra falar porque sou muito fã do artista, mas um dos lugares que recomendo muito você conhecer em Holambra é o Parque Van Gogh

Inaugurado em 2018, ele conta com várias réplicas de quadros do pintor holandês espalhados pela área, além de muitas árvores e animais soltos, como patos e coelhos. 

Apesar de pequeno, o parque é lar de alguns pontos turísticos de Holambra, como a Orla dos Chalés, com casinhas de arquitetura temática, e o Lago do Holandês, com pedalinho e uma linda paisagem ao redor. 

Por lá, você vai encontrar vários chalés típicos holandeses com lojinhas de artesanato e lanchonetes. O parque também conta com atividades ao ar livre, como tirolesa e parede de escalada. 

Importante | O parque tem várias placas alertando para o risco de carrapatos-estrela. Depois de visitar, é preciso dar uma olhadinha no corpo e nas roupas.

6. Recinto da Expoflora

O Recinto da Expoflora é onde ocorre, nos meses de agosto e setembro, o principal evento de Holambra e o que mais atrai turistas para a cidade: a Expoflora.

Considerada a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, a feira reúne mais de 400 produtores locais com todo tipo de flores e plantas. 

Uma moto lambreta azul claro e vários vasos de flores na Expoflora em Holambra
Área temática no Expoflora

Organizada desde a década de 80 na cidade, a Expoflora já concentrou mais de 12 mil pessoas em um final de semana. Anualmente, costuma receber mais de 400 mil turistas.

Importante | Já vou logo avisando: o ingresso da Explora não é muito barato. Se estiver de carro, saiba que o valor do estacionamento do evento é outra pequena fortuna.

Na Expoflora, você confere várias atrações: exposição de flores, mostras de paisagismo, danças folclóricas holandesas, chuva de pétalas, shows, barraquinhas de comidas típicas holandesas e outras que você pode conferir no site do evento.

Estive lá fora da época da Expoflora, mas a cidade é tão linda e inspiradora que já fiquei com vontade de voltar pra conferir o evento de perto!

Ah, o espaço permanece fechado quando a festa não acontece. Porém, sua parte externa pode ser visitada em qualquer época do ano. 

Por ali você vai encontrar uma praça repleta de jardins e estátuas temáticas, ou seja, é um local repleto de cenários fotogênicos. Se você não visitar a cidade durante a Expoflora, pode passar por lá e garantir algumas fotos!

7. Guarda-chuvas de Holambra

Do ladinho do Recinto da Expoflora, fica o famoso Corredor de Guarda Chuvas, um dos cartões-postais de Holambra.

É outro ponto turístico de Holambra super fotografado, principalmente durante a noite. Não deixe de fazer seu registro também!

Corredor de Guarda-chuvas coloridos em Holambra
O famoso Corredor de Guarda-chuvas

8. Boulevard Holandês

Outro lugar imperdível é o Boulevard Holandês, responsável pelo movimento do centro da cidade. É aqui que você vai encontrar as clássicas casinhas coloridas que trazem todo clima da Holanda para as ruas de Holambra, além dos belos canteiros de flores.

Casinhas coloridas e com flores no Boulevard Holandês em Holambra
O Boulevard Holandês é lindo, perfeito para fotos!

Faça seu passeio sem pressa, porque há várias lojinhas de artesanato para conferir e lojas de doces para experimentar. Se puder, faça melhor ainda e garanta seu jantar em um dos restaurantes da região.

Nós ficamos hospedados bem pertinho do Boulevard Holandês, no Holambra Garden Hotel, então passamos por aqui diversas vezes. É, inclusive, uma região ótima para se hospedar para quem quer ficar perto de tudo.

Dica | É aqui também que fica o Casa Bela Restaurante, considerado o melhor de Holambra e que serve alguns pratos típicos holandeses. Se provar, depois me conte o que achou!


9. Torre do Relógio

Apesar de não ser aberto para visitação, a Torre do Relógio oferece mais um cenário super charmoso para uma foto. E o melhor: sem muita concorrência.

Com canteiros de flores e aquela típica arquitetura holandesa, a torre faz parte do Parque Linear, ficando em uma rotatória.

É uma passadinha rápida que não vai tomar muito seu tempo: dá pra parar o carro pertinho e ir andando. Ela fica perto do Parque Van Gogh, então dá pra aproveitar e conhecer os dois na sequência.

10. Deck do Amor e Lago Vitória Régia 

O Deck do Amor e o Lago Vitória Régia são perfeitos para uma boa caminhada. Eles ficam na Praça Vitória Régia, e já de longe você vai conseguir avistar o coração vermelho enorme. 

Como é inspirado na Pont des Arts de Paris, o Deck do Amor é o local onde os casais vão para prender seus cadeados e selarem seu amor, seguindo a tradição da ponte francesa. Se você estiver em clima de romance durante sua viagem para Holambra, saiba que há cadeados à venda por ali.

Além disso, o deck conta com uma vista incrível do Lago Vitória Régia, principalmente durante o entardecer. 

Dica | Não achei uma atração imperdível, mas como a praça fica próxima do Corredor de Guarda-Chuvas, vale conhecer os dois na sequência. E se a fome bater, saiba que ali pertinho tem o restaurante da Tia Tata, com preços justos e comidinha caseira delícia!

11. Nossa Prainha

O cenário do parque Nossa Prainha faz parte das paradas perfeitas para relaxar no centro de Holambra. Sabe um cantinho bom pra se conectar com a natureza? É esse aqui.

Com a vantagem de contar com um bar ótimo para bebericar e petiscar, possui um lindo lago, pontes, bancos e um deck super fotogênico.

Nossa Prainha em Holambra
Lago no parque Nossa Prainha. Foto: Enioprado / CC BY-SA 3.0

12. Praças de Holambra

Turistando por Holambra, você vai conhecer várias pracinhas graciosas e cheias de flores, como era de se esperar. Recomendo você visitar pelo menos essas quatro: a Praça dos Coqueiros, a Praça da Cachoeira, a Praça dos Imigrantes e a Praça Bentão

Praça dos Coqueiros 

De frente com o Parque Van Gogh, é onde fica o Totem “Eu amo Holambra” e, por conta disso, é uma das praças mais visitadas da cidade.

Além de tirar uma foto com o letreiro de Holambra, aproveite para curtir o clima interiorano do lugar, que é repleto de jardins, fontes, bancos e coretos. 

Praça da Cachoeira 

Também com um charmoso paisagismo, a Praça da Cachoeira é uma boa parada para descansar as pernas e relaxar durante as andanças pela cidade.

A praça é conhecida por suas pequenas quedas d’águas que formam um lindo lago em seu centro, cercado de árvores.

Lá, também encontrei um letreiro “Eu ❤️ Holambra”, só que bem menor e menos bonito que o da Praça dos Coqueiros.

Praça dos Imigrantes

Com seu charmoso moinho de vento, a Praça dos Imigrantes é mais um lugar instagramável de Holambra que vale sua visita. 

Dica | Às quintas-feiras acontece uma feira noturna bem movimentada nessa praça.

Praça Bento Euzébio Tobias (Bentão) 

Famosa por seus jardins e paisagismo lindíssimo, a Praça Bento Euzébio Tobias está pertinho dos principais pontos turísticos do centro de Holambra. 

Com bancos e um charmoso coreto, é lar de mais uma placa #Eu Amo Holambra, ponto disputado para fotos. 

Turismo em Holambra: dicas extras

Tenho mais algumas dicas exclusivas para você aproveitar ao máximo sua viagem à Cidade das Flores!

Outras festas e eventos em Holambra

Além da Expoflora, outros eventos que valem a pena curtir em Holambra são:

  • Carnaflores | Durante o feriado de carnaval, a cidade é tomada por desfiles de carros alegóricos, shows ao vivo e matinês para as crianças. 
  • Dia do Rei | Inspirada em uma comemoração holandesa, o evento celebra a história dos imigrantes na cidade. Realizada no mês de abril, conta com atividades culturais e shows.
  • Mostra de Veículos Antigos | Durante o mês de julho, o evento reúne modelos de carros de diversos anos, conta também com praça de alimentação e shows de rock.
  • Aniversário de Holambra | É comemorado no dia 27 de outubro, com um lindo desfile de apresentações musicais e danças tradicionais da Holanda, além de barracas de comidas típicas. 
  • Natal de Holambra | Ocorre durante o mês de dezembro no Recinto da Expoflora e reúne vários shows, apresentações de dança, coral, teatro, chuva de neve e barraquinhas de comidas típicas holandesas.
  • Festa de Réveillon | Conta com shows ao vivo, praça de alimentação completa e a clássica queima de fogos a partir da meia-noite.
Campo de flores gerberas coloridas em Holambra
Campo de flores Gerberas

Onde fazer compras em Holambra

As principais opções de compras em Holambra se concentram na região central e também nas estradas que dão acesso à cidade. 

Por lá, encontrei lojas com preços acessíveis, com destaque para as flores, jardinagem, artesanato, roupas e empórios. 

Com o Boulevard Holandês, o centro possui as principais opções para comprar lembrancinhas de viagem e também lojas de flores menores, mas com boas variedades. 

Mas para encontrar uma diversidade maior de plantas e flores, os comércios das estradas que dão acesso à cidade são as melhores opções. 

Veja abaixo lugares para fazer compras em Holambra: 

Onde comer: restaurantes em Holambra

Como era de se esperar, a gastronomia de Holambra mantém a tradição holandesa, com restaurantes de ambientação típica e cardápios com pratos clássicos. 

Confira a seleção que fiz dos melhores lugares para comer em Holambra: 

  • The Old Dutch – $$ | Localizado dentro de uma fazenda, é a opção certa para provar pratos típicos holandeses. Procurado principalmente durante o almoço, conta com opções vegetarianas também. 
  • Martin Holandesa – $$ | Com uma decoração aconchegante, funciona como restaurante e doceria. É uma boa opção para um happy hour, almoço ou café da tarde.  
  • Casa Bela Restaurante – $$ | Possui um cardápio mais diversificado, com opções de pratos típicos holandeses e também sabores da culinária nacional. Localizado no coração do centro, é perfeito para ir durante a noite. 
  • De Immigrant – $ | Um café charmoso e todo temático em homenagem aos holandeses com várias delícias típicas no cardápio: waffles, panquecas, pães, bolo e, é claro, cafés.
  • Madurodam – $ | Pertinho do centro, é um restaurante de comida caseira a preços super acessíveis. Com o sistema de self-service, é uma boa escolha para o almoço.  
  • Clube Fazenda Ribeirão – $ | Possui um buffet com opções da culinária nacional, sul-americana e holandesa. Com preços justos, é um ótimo restaurante para ir com crianças pequenas.  
  • Tratterie Holandesa – $$ | Em um espaço amplo e agradável, é uma opção de restaurante típico holandês próximo aos principais pontos do centro. Com as preparações clássicas, possui um cardápio completo.  

Onde se hospedar em Holambra

A rede hoteleira de Holambra se divide entre hotéis e pousadas localizados no centro e zona rural, perto das estradas que dão acesso à cidade. 

Na região central, as hospedagens têm diárias mais acessíveis, possuem estruturas menores e perfis mais econômicos, mas sem perder o conforto na acomodação. Por aqui, vale conferir o Holambra Garden Hotel. Sabe aquele simples que atende bem? É ele. Se sua ideia é passear bastante e não ficar tanto tempo no hotel, recomendo.

Agora, se você quer algo mais requintado ou com pegada mais romântica, uma boa pedida é buscar hotéis com clima de fazenda e com áreas de lazer mais amplas. Esses ficam nas zonas rurais da cidade. Dentro desse perfil, indico a Villa de Holanda Parque Hotel e o Parque Hotel Holambra.

Para ver mais opções de onde se hospedar em Holambra, confira o nosso post dos melhores hotéis e pousadas em Holambra.

O que fazer em Holambra

Melhor época para visitar Holambra

O turismo em Holambra torna a cidade perfeita para viagens em qualquer época do ano, mas a alta temporada ocorre na Expoflora, durante os meses de agosto e setembro. Os finais de semana e feriados também contam com uma maior circulação de turistas na cidade.


Com temperaturas mais altas, o verão deixa Holambra um pouco mais abafada. Então, como grande parte das plantações de flores se situam dentro de estufas, prepare-se para lidar com o calor. 

O inverno possui temperaturas agradáveis, mas não tão baixas, deixando a cidade com um clima melhor para visitar os campos de flores e plantas ornamentais.

Eu estive lá em outubro, e dei sorte com o tempo. Dias ensolarados e um casaquinho no final do dia foi o suficiente.

Flores durante a Expoflora em Holambra
Flores exibidas na Expoflora

Quantos dias ficar em Holambra 

Passamos 2 dias inteiros na cidade e conseguimos conhecer tranquilamente os principais pontos turísticos de Holambra, passando pelos dois campos de flores, algumas praças, o Boulevard Holandês e com tempo pra rodar pelas lojinhas. 

Então, um final de semana ou feriado é o tempo ideal para curtir o melhor do turismo em Holambra. Para viagens de bate e volta, nossa dica é fazer um roteiro mais enxuto e começar os passeios mais cedo.

Mapa de Holambra 

Fiz um mapa que reúne todas as atrações de Holambra que citei no post. Confira:

Uma viagem para Holambra combina com…

Serra Negra | A 1h de Holambra, Serra Negra é conhecida por suas águas termais e a atmosfera serrana aconchegante. Lá, não deixe de andar de teleférico e aproveitar a vista panorâmica a partir do Cristo Redentor

Águas de Lindóia | A menos de 1h de Holambra, a cidade de Águas de Lindóia se destaca por suas fontes medicinais. Vale a pena conhecer as piscinas termais e aproveitar os benefícios terapêuticos das águas de lá.

Socorro | Ainda no Circuito das Águas, Socorro é um paraíso para os amantes de ecoturismo e aventura. Por lá, você vai encontrar várias opções de atividades ao ar livre como rafting, tirolesa e trilhas.

Monte Sião | Pensou em dar um pulinho no Sul de Minas? A pouco mais de 1h de Holambra, Monte Sião é a “Capital Nacional do Tricô”, oferecendo uma infinidade de lojas de malhas e roupas tricotadas, além de várias delícias mineiras.

Curtiu nossas dicas de viagem para Holambra? 

Sei que não restaram dúvidas de que Holambra é um destino completo. Seja no turismo, hospedagem ou na gastronomia, o charme dessa cidade florida se faz presente a cada esquina. 

Se você tem mais alguma dica de turismo em Holambra, é só deixar nos comentários! 

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

22 comentários em “O que fazer em Holambra: 12 melhores passeios + dicas (2024)”

  1. Gratidão pela matéria sobre Holambra, me foi muito útil.
    Objetiva e clara.
    Me hospedei em Jaguariuna por ser bem próxima (20/30 minutos) e com valores mais atraentes. Dois dias foram suficientes para visitar os pontos indicados, depois estando na região, fui para as cidades do circuito das Águas.

    Responder
  2. Fui ontem conhecer Holambra que lugar lindo a cidade é linda aquela praça com os guardas chuvas maravilhosa fez fotos incríveis
    Amei vale muito a pena conhecer!

    Responder
    • Muito obrigado pelo seu comentário! Fico feliz em saber que as dicas foram úteis para você. Se tiver alguma sugestão de passeio ou dica adicional, não hesite em compartilhar. Aproveite sua viagem a Holambra!

      Responder
    • Muito obrigado pelo seu comentário! Fico feliz em saber que você gostou da minha experiência em Holambra. Realmente é um lugar encantador e vale a pena visitar. Espero que as dicas tenham sido úteis para você. Aproveite sua viagem e desfrute ao máximo dos passeios em Holambra!

      Responder