Escrito por Adriana
10 de novembro de 2023
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Ao pensar no que fazer em Socorro, acredito que duas palavras surjam na sua mente: aventura e compras. Mas, o que acha de descobrir opções de atrações e pontos turísticos que vão muito além destes dois aspectos? Este post está aqui para te mostrar isso.

Ao lado de Águas de Lindóia e Serra Negra, Socorro faz parte do Circuito das Águas Paulista, uma das principais e melhores regiões de ecoturismo no interior paulista.

Inclusive, ela é conhecida como “Cidade de Aventura”. Isso porque oferece diversas trilhas, raftings, cachoeiras, circuitos de arvorismo e passeios a cavalo e quadriciclo. Foi essa variedade de atividades que me levou a querer conhecer Socorro.

O que fazer em Socorro: Saída da Gruta do Anjo
Saída da Gruta do Anjo, em meio à natureza. Foto: TALES BARBOSA DOS ANJOS / CC BY-SA 4.0

Além disso, descobri mais um ponto positivo quando cheguei lá: a cidade é referência em acessibilidade. O município já recebeu diversos prêmios a respeito do caráter acessível para pessoas com deficiência, incluindo-as nos passeios de aventura.

Juntamente com o ecoturismo, Socorro é um dos melhores lugares para turismo rural, com fazendas, ranchos e sítios perfeitos para curtir o dia todo. Acabei incluindo mais um dia no roteiro para aproveitar esses passeios.

E para completar as atrações turísticas de Socorro, você ainda vai encontrar uma ampla oferta de lojas e shoppings para compras, com destaque para as malhas e roupas de inverno.

Sem perder mais tempo, conheci bem a cidade e listei tudo o que fazer em Socorro. Vem comigo!

  1. Portal da Cidade de Socorro 
  2. Centro Histórico de Socorro 
  3. Praça 9 de Julho 
  4. Horto Municipal de Socorro 
  5. Maria Fumaça 208 
  6. Centro Cultural Movimento
  7. Cine Cavaliere Orlandi
  8. Rafting no Rio do Peixe
  9. Passeios de quadriciclo
  10. Parque de Aventuras Monjolinho
  11. Parque dos Sonhos
  12. Kango Jango Parque de Aventuras
  13. Mirantes em Socorro
  14. Gruta do Anjo
  15. Caverna Quebra Corpo
  16. Trilha das Cachoeiras 
  17. Turismo rural 
  18. Compras em Socorro
MUN - CTA - o-que-fazer-em-socorro

1. Portal da Cidade de Socorro

Em primeiro lugar, trouxe a atração que é a porta de entrada da viagem para Socorro.

A cidade possui dois portais de entrada, o Lions (na cor verde, para quem chega do Sul de Minas e Lindóia) e o Colonial (na cor rosa, para quem vem de Bragança Paulista).

O que fazer em Socorro: Portal Lions
Portal Lions, em Socorro. Foto: Eduardo Shiroma / CC BY 2.5

Ambos são belos cenários de fotos para turistas que chegam ao destino, mas confesso que a arquitetura do Portal Colonial ganhou meu coração!

Além de bonitos, os portais também são informativos. Neles, encontrei cabines com mapas e folhetos com guias das atrações e restaurantes para conhecer em Socorro.

2. Centro Histórico de Socorro

Com diversos pontos turísticos, caminhar pelas construções do Centro Histórico de Socorro é uma oportunidade imperdível de passeio cultural.

Podendo ser conhecido facilmente a pé, reúne casinhas charmosas e atrações que são cartões-postais da cidade. Conheça algumas delas:

2.1. Praça da Matriz de Socorro

Localizada em frente à Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (nossa próxima dica), a Praça da Matriz está no marco central da cidade. É um lugar para sentar e acompanhar o movimento pacato de cidade interiorana.

Com um charmoso coreto em seu centro, é o local onde acontecem diversos shows dos principais festivais de Socorro. Inclusive, a praça tem uma decoração muito bonita na época de Natal, cheia de luzes.

É na Praça da Matriz que fica o totem de Eu <3 Socorro, que merece aquela típica foto de turista. Quando estiver por lá, não deixe de experimentar a pipoca e os doces caseiros vendidos na praça.

Além disso, a praça está cercada por cafés, sorveterias, bares, restaurantes e outros casarões centenários pertencentes ao centro histórico.

Um lugar que vale conhecer no entorno é o Jota Bar, um barzinho com chopp gelado, várias opções de drinks e hambúrgueres e música ao vivo.

2.2. Igreja N. S. do Perpétuo Socorro

Famosa por possuir obras do artista Mario Tomazzo em seu interior, a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está no mesmo local onde foi erguida a primeira capelinha da cidade, no ano de 1829. Sua construção foi concluída em 1924.

O que fazer em Socorro: Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Foto: Rosanetur / Flickr

A igreja é aparentemente simples por fora mas, por dentro, vale prestar atenção nos detalhes, em especial das pinturas e vitrais que foram doados por famílias locais.

2.3. Museu Municipal Dr. João Baptista Gomes Ferraz

O Museu Municipal Dr. João Baptista Gomes Ferraz preserva a história não só de Socorro mas do estado de São Paulo como um todo. Além do acervo permanente, o lugar também abriga exposições temporárias.

O museu expõe vários artefatos que mostram o desenvolvimento da região e como se vivia antigamente. O destaque vai para os objetos que contam a história da Revolução Constitucionalista de 1932, como armas, munições e uniformes.

A entrada é gratuita.

2.4. Palácio das Águias 

De arquitetura e estilo inspirados no Palácio do Catete, localizado no Rio de Janeiro, o Palácio das Águias é uma das principais atrações do Centro Histórico de Socorro.

Em um casarão fundado em 1936, já abrigou a antiga prefeitura da cidade, e hoje funciona como a Biblioteca Municipal de Socorro.

Fundada em 1984, a biblioteca conta com um acervo de mais de 8 mil livros. Vale uma passada por lá para tirar fotos no casarão e conhecer o lugar.

Dica | Fazendo jus ao Circuito das Águas, o palácio conta com uma fonte de água mineral. Aproveite para encher a garrafinha!

3. Praça 9 de Julho 

Planejando o que fazer em Socorro, não deixe de fora uma visita à Praça 9 de Julho. Repleta de flores, a praça tem muito verde e é um lugar perfeito para relaxar.

Também conhecida como Praça do Fórum, o destaque da praça vai para suas fontes de água que saem do chão fazendo a alegria da criançada, principalmente nos dias de calor.

Minha dica é fazer da praça um ponto de partida da sua caminhada pelos arredores, admirando a arquitetura e charme do centrinho histórico.

4. Horto Municipal de Socorro 

Próximo aos principais centros de compras da cidade, o Horto Municipal de Socorro tinha tudo para ser uma das atrações mais gostosas do destino, se estivesse melhor conservado.

O espaço é repleto de árvores, com trilhas para caminhadas e playground adaptados para pessoas com deficiência. Mas o destaque vai para o canteiro sensorial, um corredor composto por plantas e mudas de aromas marcantes.

O horto é pequeno, mas conta com quiosques de comida e lojinhas de produtos artesanais, mas estavam todos fechados quando passei por lá em um dia de semana.

A entrada é gratuita. Minha dica é ir aos finais de semana e feriados, quando o horto recebe uma feirinha de artesanato.

Dica | Uma das saídas do Horto dá direto na Feira Permanente de Malhas, aproveite para combinar os dois passeios no mesmo dia.

5. Maria Fumaça 208 

A visita à Maria Fumaça 208 é outro passeio imperdível para quem curte história. Apesar de não estar tão bem conservada, ela faz parte do patrimônio histórico da cidade. 

Senti falta de informações mais detalhadas sobre sua história. Mas o que se sabe é que ela pertencia à antiga Companhia Mogiana, fazendo a ligação das cidades da região até a década de 1960. Atualmente, está exposta aos turistas no Caminho Turístico da Pompeia.

Sem pagar nada, você poderá subir na casa de máquinas e passageiros, podendo ver de perto os detalhes da Maria Fumaça e como o trem funcionava nas décadas passadas.

A visita rende ótimas fotos com cenário de novela de época!

6. Centro Cultural Movimento

Localizado na antiga estação ferroviária da cidade, o Centro Cultural Movimento foi criado em 2021 por iniciativa do pai Carlão e seu filho Carlãozinho Coachman.

O centro resgata a história do ramo de duas rodas no Brasil. O acervo é um dos maiores do setor e conta com diversas peças preservadas, como motocicletas, roupas, capacetes, troféus e documentos.

É um passeio rápido e que vale muito a pena, especialmente para os fãs de motos e bicicletas. A entrada é paga, você pode conferir os valores atualizados no site do Centro Cultural.

7. Cine Cavaliere Orlandi

O Cine Cavaliere é um cinema retrô que vai te fazer viajar no tempo! É claro que essa atração é imperdível para amantes do cinema como eu.

Um dos poucos cinemas de rua do Brasil – aqueles que não ficam dentro de shoppings center, ele foi construído em 1942 e tem uma charmosa arquitetura art déco.

Se não der tempo de assistir a um filme, indico passar por lá para aproveitar o cenário vintage e tirar várias fotos.


8. Rafting no Rio do Peixe

Dentro do ramo de aventura, o rafting é uma das atividades mais famosas. Oferecido por inúmeras agências e parques, é um item indispensável na lista do que fazer em Socorro.

O que fazer em Socorro: rafting
Rafting no Rio Peixe. Foto: Imagens Portal SESCSP / Flickr

Com duração de 2h30 a 3h30, o trajeto tem 4 a 7 km de extensão, passando por mais de 20 corredeiras. Trechos calmos e mais radicais fazem parte do passeio, acompanhados de visuais incríveis da natureza ao redor. É possível até ver aves e capivaras ao longo do trajeto.

As descidas são feitas em botes e sempre com guias. Antes de começar, há um treinamento sobre medidas de segurança e regras durante o caminho.

Os passeios são feitos por agências e parques como Mundaka Aventura, Rios de Aventura, Kango Jango, Parque Aui Mauê e Parque Monjolinho.

Dica 1 | A maioria dos parques oferece um day use com opções de atividades e almoço, para você passar o dia lá aproveitando a natureza. Vale a pena pelo custo-benefício!

Dica 2 | Muitas agências têm fotógrafos que registram toda a descida do rio. Se quiser comprar as fotos, minha dica é dividir entre as pessoas do bote, assim sai bem mais em conta.

9. Passeios de quadriciclo

Ao lado do rafting no Rio do Peixe, os passeios de quadriciclo ocupam a categoria das opções mais procuradas de passeios de aventura em Socorro.

A cidade é perfeita para a prática dessa atividade, já que tem estradas de diversos tipos e níveis – todas cortando o Caminho Turístico do Rio do Peixe.

Então, já espere aquela cena clássica de acelerar e sentir o vento batendo no rosto, com vistas incríveis da Serra da Mantiqueira.

A duração vai de 50 minutos a 1h20, com preços de acordo com o tempo escolhido. Geralmente, o passeio já inclui uma parada em alguma cachoeira para se refrescar.

O Parque Monjolinho, Rios de Aventura e Mundaka Aventura são algumas das principais opções que oferecem o passeio. Em algumas delas, existe até a possibilidade de levar seu pet junto no quadriciclo.

10. Parque de Aventuras Monjolinho

Em um trecho de corredeiras do Rio do Peixe, o Parque de Aventuras Monjolinho oferece mais de 10 atividades de aventura em terra, água e ar. Esse é um dos parques mais famosos por lá.

Um de seus diferenciais está nos passeios que podem ser feitos com pets, como rafting e trilhas que dão acesso a corredeiras e cachoeiras. O parque também oferece outras atividades, como stand up paddle, boia cross, caiaque, slackline e escalada. Elas duram de 20 minutos a 2h30. 

O espaço também conta com uma pousada completa, que oferece café da manhã para os visitantes, mediante agendamento prévio.

O parque também tem restaurante e lanchonete com vista para o Rio do Peixe. Não almocei por lá, mas ouvi alguns elogios à comida. Depois do almoço, aproveite para relaxar em uma das redes espalhadas pelo parque.

Caso você não reserve nenhuma atividade, há uma taxa de entrada para curtir o espaço. Os preços das entradas variam de acordo com cada atividade e pacote oferecido. Saiba que a maioria dos pacotes já inclui o almoço.

Dica | Como disse antes, há também a possibilidade de utilizar um day use, que inclui almoço. Acesse o site do parque para melhores informações.

11. Parque dos Sonhos

Outra parada famosa em Socorro, o Parque dos Sonhos é um pouco mais distante dos demais parques, fica bem na divisa com Minas Gerais. Dividindo espaço com um hotel fazenda completíssimo, é perfeito para garantir a diversão durante um dia inteiro.

O que fazer em Socorro: Cachoeira dos Sonhos
Cachoeira dos Sonhos. Foto: Rosanetur / Flickr

Uma curiosidade é que o parque foi a primeira empresa do mundo a ser certificada para a prática segura de atividades de turismo de aventura. Juntamente com atividades de mais adrenalina, o espaço oferece atrações educacionais, culturais e ecológicas.

Entre as opções do que fazer, você irá encontrar tirolesas, arvorismo, cavalgada, rapel, pedalinho, trilhas, passeios de quadriciclo, triciclo e trator, boia cross, pescaria, cachoeira, sala de jogos e mais.

O parque também não deixa a desejar na alimentação: por lá você vai encontrar um restaurante com fogão à lenha e alimentos produzidos na própria fazenda, além de queijaria, doceria e uma lojinha com lembranças deliciosas.

O valor do day use varia de acordo com o dia da semana e faixa etária, bem como das atividades e refeições inclusas. Confira as informações atualizadas no site do parque.

12. Kango Jango Parque de Aventuras

O Kango Jango Parque de Aventuras é um dos mais completos na estrutura turística e de lazer. Com atividades para todas as idades e serviços de boa qualidade, é mais uma ótima opção do que fazer em Socorro durante um dia de viagem.

A infraestrutura oferece rafting, tirolesa, arvorismo, arco e flecha, escalada, rapel, mountain bike, piscinas, playground, trilhas, bar molhado, restaurantes e até mesmo chalés para hospedagem, com acomodação para até 14 pessoas.

Além do tradicional rafting, o parque tem uma das atividades de arvorismo mais completa da região, com um circuito longo composto por 15 etapas. Rende uma boa dose de adrenalina!

13. Mirantes em Socorro

Com a Serra da Mantiqueira ao seu redor, fica fácil encontrar cenários apaixonantes para conhecer. Os mirantes em Socorro são ótimos para admirar a paisagem da própria cidade e das montanhas da região.

Apesar do pôr do sol ser o horário mais concorrido, é também o que rende as melhores fotos. Mas saiba que os mirantes de Socorro são lindos em qualquer hora do dia, só tente priorizar a visita quando o céu estiver mais limpo.

Alguns oferecem estrutura turística e, mantendo a veia aventureira da cidade, outros ainda contam com pontos para saltar de asa delta e parapente.

Saiba quais mirantes incluir no seu roteiro de passeios em Socorro:

13.1. Mirante da Pedra Bela Vista

O Mirante da Pedra Bela Vista atrai milhares de turistas que vão à cidade, principalmente pela paisagem que se tem do pôr do sol e pela estrutura turística do local, deixando a experiência ainda mais especial.

Com o horizonte formado pelos vales e montanhas da Serra da Mantiqueira, o mirante está a 1250 m de altura, e engloba toda a cidade de Socorro e região.

Localizado dentro de um parque, ele divide espaço com trilhas para outros mirantes, caminhadas por grutas, rapel, rock view e arquearia.

Mas quem vai ao Mirante não pode deixar de passar pelo Bar da Pedra, famoso por suas preparações de pizza na pedra e pães na brasa, como o Pan de Palo. Juntamente com o Restaurante Ancestral, com produtos orgânicos e pratos com diversos cortes de carne. O espaço também tem um empório para compra de produtos caseiros e lembrancinhas.

Para acessar a pedra é preciso pagar uma taxa um pouquinho salgada. Se você for comer no bar ou restaurante, vale escolher a opção de entrada com consumação, que acaba compensando mais. 

13.2. Mirante do Cristo Redentor

A cerca de 930 m de altitude, o Mirante do Cristo está em um dos pontos mais altos da cidade, com vista panorâmica da cidade com as montanhas ao fundo.

O que fazer em Socorro: Cristo Redentor
O Cristo Redentor de Socorro. Foto: Rosanetur / Flickr

Além da figura do Cristo, o lugar tem banheiros, estacionamento, parquinho e centro de atendimento ao turista.

É interessante que o Cristo de quase 6 metros foi construído em 1968, por iniciativa e com recursos de moradores locais, com apoio da prefeitura.

Por lá, também há um empório de artesanatos e produtos regionais – com destaque para o café oriundo da região, que é uma delícia.

Lembra que a cidade é marcada pela acessibilidade? Pois é, o mirante tem adaptações para pessoas com deficiência, com um elevador dando acesso para a estátua do Cristo. 

A entrada é gratuita.

13.3. Pico da Cascavel 

O Pico da Cascavel é outro ponto com uma vista privilegiada da cidade. A subida de carro é por uma estrada de terra um pouco sofrida, principalmente nos dias chuvosos. O esforço é bem recompensado pela vista maravilhosa, com destaque para o pôr do sol – que é de tirar o fôlego!

A 1200 metros de altura, o lugar é indicado para saltos de asa delta, parapente e voo duplo. Mas se você não for do tipo aventureiro, vale a visita para conferir a paisagem e ficar vendo os corajosos saltarem.

A entrada é paga, mas o valor é simbólico e conta como consumação na lanchonete do local.

14. Gruta do Anjo 

Formada por galerias que ocupam uma área de 3000 m², a Gruta do Anjo é um dos mais bonitos e peculiares pontos turísticos de Socorro.

O que fazer em Socorro: Gruta do Anjo
Gruta do Anjo, um dos pontos turísticos mais procurados de Socorro. Foto: Irenebat / CC BY-SA 4.0

Entre os anos de 1960 e 1995, o local funcionava como uma pedreira e fonte de granito, quartzo e feldspato. As explosões da extração de minérios resultaram em uma formação rochosa com diversos túneis e uma piscina natural de águas cristalinas, com profundidades que chegam aos 4 metros e temperatura de 10°C.


As galerias possuem trechos que podem ser acessados a pé, e outros que só são visitados com pedalinhos, que estão inclusos no passeio.

A maior parte do caminho tem luzes que garantem boas fotos, mas saiba desde já que em algumas partes da gruta não há nenhuma incidência de luz solar.

O passeio dura em torno de 1h30, sem um período máximo para ficar no interior da gruta. E, spoiler: durante o passeio, você vai observar algumas carpas que vivem nessas águas geladas.

Como a atração está localizada na propriedade da Pousada Gruta do Anjo, é cobrada uma taxa de visitação, que inclui o passeio de pedalinho. Se prepare, pois o valor é um tanto quanto salgado.

15. Caverna Quebra Corpo 

Se você é daqueles que curte passeios de aventura com toques de desafio, a caverna Quebra Corpo é a atração certa!

Localizada na área rural de Socorro, a caverna tem 450 metros de extensão e é considerada uma das maiores de granito do país. Sua formação foi composta por meio de um curso d’água, juntamente com deslocamentos de rochas, vento e chuvas.

Catalogada no Cadastro Nacional de Cavernas desde 2007, é classificada com um alto grau de dificuldade, assim como a trilha que deve ser feita até a sua entrada, que exige acompanhamento de guias.

O ponto máximo do passeio está em passar pelas grutas interiores da caverna, com destaque para o Salão dos Morcegos, conhecido por reunir até 1500 animais em alguns dias.

A trilha também é super interessante, passando por matas nativas e densas, e um ribeirão que chega até o interior da caverna. O desafio e a “graça” por aqui é transpor os obstáculos e passar por passagens bem apertadas dentro da caverna.

No total, o passeio dura 5h, com 3h de trilha e 2h dentro da caverna. Diversas agências organizam esse passeio em Socorro.

16. Trilha das Cachoeiras 

Considerada a mais bonita da cidade, a Trilha das Cachoeiras é feita nas margens do Ribeirão do Gamelão, afluente do Rio do Peixe, e passa por diversas cachoeiras. 

Ótimas para banho e com águas tranquilas, o trajeto faz paradas nas cachoeiras da Prainha, da Toca e da Hidromassagem.

Em um percurso de 2 km, é possível admirar a natureza, curtir um banho nas cachoeiras e até mesmo aproveitar o turismo rural, em uma antiga fazenda que faz parte do trajeto. No caminho, você irá encontrar vários animais como aves e macacos.

De grau de dificuldade moderado e com 2 horas de duração, é boa para ir com a criançada. O passeio é organizado por empresas como Mundaka Aventura, Dream Pass e Parque Monjolinho. Também é possível ir sem guia, já que a trilha é autoguiada.

17. Turismo rural 

Uma viagem completa com o melhor do que tem para se fazer em Socorro não pode deixar de incluir as atrações de turismo rural do destino.

Os passeios sempre contam com delícias típicas da região, de confecção artesanal. A cultura caipira é predominante nas atrações, de clima tranquilo e ideais para serem curtidas sem pressa nas cervejarias, pesqueiros, cachaçarias e fazendas!

Elenquei melhores atrações de turismo rural em Socorro:

17.1. Alambique Pioneira 

Em funcionamento na cidade há 32 anos, a Alambique Pioneira produz a primeira cachaça orgânica do estado. No passeio, fiz uma breve visitação e soube como é feito o aguardente. Um dos pontos fortes do lugar é o atendimento atencioso e cheio de simpatia.

De tradição familiar, o alambique oferece produtos derivados da cana de açúcar como melado, açúcar mascavo, rapadura e a própria cachaça, que é carro chefe da casa. As cachaças são vendidas na versão Prata, feita em tonéis de inox; e na versão Ouro, envelhecida em carvalho.

Além disso, o alambique conta também com a venda de licores de frutas, cafés, queijos, salames, goiabada, biscoito de polvilho, mel, doces e outras delícias caseiras.

17.2. Cachaçaria Santo Mé 

Além de vender uma variedade de bebidas feitas de forma artesanal, a Cachaçaria Santo Mé é um espaço agradável para lazer em Socorro.

Conta com mais de 50 variedades de cachaças e vinhos, além de doces, compotas, geleias, queijos e pimentas artesanais. A degustação tem um valor simbólico, que é isento se você comprar ao menos uma garrafa.

Para acompanhar as compras, o restaurante local oferece caipirinhas, drinks exclusivos, cervejas artesanais, petiscos, porções e muito mais.

Definitivamente, o ponto alto do lugar é a vista para a Serra da Mantiqueira, especialmente na hora do pôr do sol.

17.3. Fazenda 7 Senhoras 

A Fazenda 7 Senhoras é, com certeza, uma das melhores opções do turismo rural de Socorro. A 1350 m de altitude, o lugar é enorme: são 365 hectares, com 5 cachoeiras, 7 lagos e 80 hectares de mata.

Famosa pela produção de café e em funcionamento há mais de 100 anos, o local conta com mais 240 mil pés que podem ser visitados durante o tour. O passeio inclui a explicação de todo processo de fabricação do café, além de ter sessões de degustação da bebida.

As visitas são pagas e feitas apenas com agendamento prévio no site da fazenda. O tour guiado dura em torno de 45 minutos a 1h30. Uma desvantagem é o valor um tanto caro. Mas, se você – assim como eu – é fã de café, vale a pena!

17.4. Empório Sabores do Currupira 

Dentro das opções de passeios em Socorro, a visita ao empório, café e restaurante Sabores do Currupira é recheada de sabores deliciosos da fazenda.

Queijos, geleias de frutas, pães, bolos, doces, cafés, pimentas e cocadas são algumas das opções oferecidas no empório.

É uma pena que a visitação à fazenda com passeio de trator pela propriedade não exista mais. Ainda assim, vale visitar o empório e comprar uma das delícias vendidas no local. Aproveite para tomar um café fresquinho por lá.

17.5. Pesqueiro e Centro de Lazer Pitauá 

Com atrações e espaços que ocupam tranquilamente um dia inteiro de passeio, o Pesqueiro e Centro de Lazer Pitauá é perfeito para levar a família.

Além de oferecer pontos de pesca esportiva, são 19 hectares de área onde os visitantes podem curtir passeios a cavalo e tours pela fazenda – além de conhecer o museu Casa do Caipira, que mostra como eram as casas da roça antigamente. Também há um espaço especial para receber motoclubes.

Os sabores e pratos caseiros do restaurante também marcam presença, assim como os produtos artesanais do empório. Minha dica é pedir um dos pratos de tilápia, são uma delícia! Ah, o espaço ainda tem música ao vivo.

18. Compras em Socorro 

Que tal variar um pouco as atrações e ir às compras em Socorro? São mais de 400 lojas espalhadas, entre outlets, lojas de diferentes tamanhos, feirinhas e confecções de fábrica. 

Por ser um polo de malhas, os preços são acessíveis e a variedade é grande. Como fui no inverno, encontrei bastante coisa mais pesada e de lã. Mas a oferta varia de acordo com a época do ano, e tem opções mais leves também.

Dica | Não recomendo ir às compras entre 12h e 13h, pois muitas lojas fecham na hora do almoço.

Confira minhas dicas de onde fazer compras em Socorro durante sua viagem:

18.1. Feira Permanente de Malhas 

Em funcionamento desde 1994, a Feira Permanente de Malhas conta com quase 50 lojas de fabricantes vendendo tanto no varejo como no atacado. O lugar fica bem em frente ao Horto Municipal.

Por lá, encontrei todo tipo de peça em tricô, como blusas, calças, camisas, jaquetas, luvas e mais. O lugar também oferece restaurante, lanchonete, estacionamento e playground para as crianças.

18.2. Moda de Fábrica (Shopping de Malhas) 

Assim como a Feira Permanente de Malhas, o Moda de Fábrica reúne alguns dos maiores fabricantes de roupas do Circuito das Águas Paulista, com quase 30 lojas.

De clima bem familiar, o espaço tem restaurante, cafeteria, lanchonete, doceria, sorveteria e tapiocaria, ao lado de um empório e quiosque com cervejas artesanais.

Lá também vi o letreiro de “I <3 Help City”, que, confesso, me tirou algumas risadas pela tradução do nome da cidade.

18.3. Circuito das Malhas Outlet 

Localizado antes da entrada da cidade (no sentido de quem chega), o Circuito das Malhas Outlet é um dos maiores da região, com 15 mil m² de área. São cerca de 50 lojas de roupas masculinas, femininas e infantis, além de calçados, bolsas e acessórios.

O espaço também conta com restaurante, cafeteria, sorveteria, empórios e lojas de conveniência, facilitando bastante o passeio.

Além disso, o estacionamento tem uma decoração de guarda-chuvas bem charmosa, que faz lembrar a cidade de Holambra, e rende ótimas fotos!


O que fazer em Socorro com chuva 

Sei que pode bater o desespero ao pensar em chuva durante a viagem por Socorro – principalmente para quem se planejou para curtir as atrações de aventura.

Mas, caso o tempo fechar durante os dias na cidade, fique tranquilo! A viagem pode continuar sendo muito divertida.

Nos dias de chuva, aproveite para conhecer tudo do Centro Histórico de Socorro. Como a circulação pode ser feita a pé e a maioria das atrações são em ambientes fechados, o passeio está garantido.

Você pode conhecer o Museu Municipal, Igreja Matriz, Biblioteca Municipal e muito mais. Todos com uma pegada histórica única.

E para combinar com as atrações culturais, faça paradas em alguns dos cafés, sorveterias ou docerias da região. Nada melhor do que um cafezinho durante a chuva!

Além disso, o tempo de chuva também é uma boa opção para encaixar as compras. Curta o dia para se esbaldar nos shoppings, outlets e lojas espalhadas pela cidade.

Festas e eventos em Socorro 

Com ainda mais opções de lazer no roteiro, a viagem pode contar com atividades e programações completas dos inúmeros festivais e eventos em Socorro. Confira a agenda:

Janeiro | O mês conta com o Festival de Verão, que organiza atividades físicas e esportivas gratuitas para a população, como ginástica, karatê, tênis, futsal, dança, pilates, capoeira e muito mais. Além disso, possui shows e apresentações culturais durante o período da tarde e noite.

Maio | A cidade recebe o Festival Gastronômico Sabores da Roça. Como o próprio nome já diz, oferece pratos típicos da cozinha caipira, como o famoso leitão à pururuca e lasanha de tilápia.

Junho | O Arraiá na Praça, a Festa do Asilo e a Festa da Marechal são os principais eventos do período. Com caráter solidário, reúnem barraquinhas com todo tipo de comidas e doces, além de shows, brincadeiras para as crianças e programações culturais.

Julho | Ocorre o Festival Cultural de Inverno, um dos mais procurados. A cidade cede espaços para shows de jazz, performances e apresentações culturais, como shows de comédia, oficinas artísticas e mais. As atrações ocorrem nos principais pontos da cidade, como a Praça da Matriz, Centro Cultural e em ruas do centro.

Agosto | Acontecem festivais simultâneos: a Festa da Padroeira, com shows musicais, desfiles de bandas marciais, exposições e oficinas culturais, palestras, barracas vendendo lanches, doces e bebidas artesanais; e a Festa do Morango, com pontos oferecendo doces deliciosos.

Novembro a janeiro | Período em que a cidade recebe o Festival Luzes de Natal. Reconhecido como um dos principais eventos natalinos do país, promove a decoração da cidade com materiais recicláveis, contando com mais de 1 milhão de luzes, 60 km de cordas iluminadas e 150 mil garrafas reutilizadas. O evento também tem diversas apresentações e programações culturais durante o dia todo.

Onde comer: restaurantes em Socorro 

Com tantas opções sobre o que fazer em Socorro, nada melhor do que uma boa refeição para acompanhar, não é mesmo?

O clima de interior e de fazenda se faz presente também nas opções gastronômicas, com restaurantes cercados de natureza e com ambientes super aconchegantes.

Mas a cidade também não deixa a desejar na vida noturna, que é agitadíssima graças aos barzinhos na região do centrinho histórico.

Da cozinha regional à internacional, veja minhas sugestões de onde comer em Socorro:

Pennynsula Dom Raul – $$$$ | De valores mais altos, é um dos mais concorridos em Socorro. Especializado em culinária mediterrânea, se situa dentro do Hotel Recanto da Cachoeira, às margens do Rio do Peixe. Com iluminação intimista, é conhecido por sua decoração e arquitetura medieval, juntamente com a Paella e noites da pizza, realizadas às quintas-feiras.

Nascentes Restaurante – $$ | Outro lugar perfeito para aproveitar do melhor da gastronomia local. Localizado dentro do Parque Aui Mauê, serve a típica comida de fazenda em um ambiente amplo e agradável. Com preços acessíveis, os destaques vão para os pratos com tilápia e opções vegetarianas.

Ristorante D’Napoli – $$ | Com pratos bem servidos e atendimento elogiadíssimo, tem um cardápio com opções da culinária italiana, além de carnes e peixes. Quem passa por lá geralmente se encanta com as massas artesanais, risotos e bruschettas. E, para melhorar, aceitam pets no espaço!

Jota Bar – $$  | No coração do centro histórico, na Praça da Matriz, é uma das opções mais buscadas para curtir a vida noturna em Socorro. De decoração rústica, tem mesas espalhadas por toda a praça, com música ao vivo, porções e bebidas de todos os tipos.

Mais dicas de viagem para Socorro

Agora que você já sabe tudo o que fazer em Socorro, tenho mais algumas dicas de viagem valiosíssimas para você aproveitar o máximo da sua estadia na “Cidade de Aventura”:

Onde se hospedar em Socorro: dicas de hotéis e pousadas 

A rede hoteleira de Socorro é diversa, com opções mais ao centro ou em áreas rurais, com ampla estrutura de lazer, com destaque para os hotéis-fazenda.

Minha escolha foi o Grinbergs Village Hotel, que tem uma boa localização, próxima ao centro. Achei um bom custo benefício, com piscina aquecida, uma boa estrutura de lazer, café da manhã gostosinho. O jantar não contou com muitas opções no cardápio, mas estava delicioso!

Fiquei em um apartamento bem espaçoso e equipado, mas há também chalés para famílias O ponto negativo é que o horário de check-in é só às 16h, tive que ficar esperando um pouco. 

Outras opções bem recomendadas na região central de Socorro são a Pousada Vale das Orquídeas e a Pousada Pompeia.

E se você quiser um hotel fazenda, deixo novamente a dica do Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, um dos que mais faz sucesso em Socorro. A estrutura de lazer é aberta para visitantes, mas se hospedar por aqui deve ser sensacional!

Para ver mais opções de pousadas, confira o post completo com as melhores sugestões de hotéis e pousadas + top 5 hotéis fazenda em Socorro.

Como circular em Socorro 

No centro de Socorro, você pode tranquilamente circular a pé, passando pelos principais pontos turísticos, restaurantes, bares, lojas e hospedagens. Porém, para incluir outros passeios no roteiro, principalmente os de aventura, recomendo você ir de carro.

O Caminho Turístico do Rio do Peixe é a principal estrada que dá acesso a grande parte dos parques, agências, hotéis-fazenda e outras atrações turísticas. É de fácil acesso e está em ótimo estado, com sinalização e boa pavimentação.

Há alguns pontos de táxi espalhados pela cidade, mas Socorro não conta com motoristas de aplicativos de transporte disponíveis. O transporte público também não é muito utilizado por turistas que passam por lá.

Então, resumidamente: ir de carro é a melhor forma para circular na cidade, seja para acessar os pontos turísticos ou hospedagens.

Precisando de um carro para alugar? Nós usamos e recomendamos a Rentcars, um site comparador de preço entre as melhores locadoras do mercado. Nele você encontra várias opções de modelo e toda a contratação é feita online.

Melhor época para visitar Socorro 

Se os esportes e atividades de aventura são os principais objetivos para a sua viagem a Socorro, a melhor época para ir é entre os meses de dezembro e abril. Devido ao aumento das chuvas, os rios ficam mais cheios e com corredeiras mais radicais, deixando o rafting mais divertido.

Mas, de modo geral, o verão costuma ser uma época bem movimentada em Socorro. Então já espere encontrar preços de hospedagens um pouco mais altos, assim como a lotação e procura de passeios e pontos turísticos.

Durante o inverno, a cidade fica mais charmosa. Nesta época, Socorro se torna um destino perfeito para uma viagem romântica, já que tem o clima de serra. Sendo assim, as pousadas e hotéis mais rústicos e aconchegantes são os mais buscados.

Quantos dias ficar em Socorro 

O roteiro que geralmente é feito em Socorro ocupa um final de semana ou feriado prolongado, então, gira em torno de 2 a 3 dias. Neste tempo, é possível aproveitar as atrações mais famosas, principalmente as de aventura.

Mas para conhecer um pouco mais sobre a cidade, como centro histórico e restaurantes, uma viagem de 3 a 5 dias é a mais recomendada.

E, com mais calma ainda, em uma semana você consegue tirar proveito de tudo o que a cidade tem a oferecer, seja atividades de aventura, turismo rural, compras e passeios históricos.


Roteiro em Socorro: sugestão para fim de semana

Aqui vai uma sugestão de roteiro para você curtir até 3 dias em Socorro:

  • Dia 1 | Centro histórico, Horto Municipal, Maria Fumaça 208 e compras.
  • Dia 2 | Trilha das cachoeiras, Gruta do Anjo e mirantes.
  • Dia 3 | Parque de Aventuras Monjolinho e Alambique Pioneira.

Uma viagem para Socorro combina com:

Serra Negra | A 34 km de Socorro, tem atrações que combinam belezas naturais e fontes minerais. Você pode conferir todas elas no nosso post sobre o que fazer em Serra Negra. Também já indiquei as melhores pousadas em Serra Negra e sugestões de Hotel Fazenda em Serra Negra.

Águas de Lindóia | Seguindo o circuito das águas e a 25 km de Socorro, atrai turistas por seus parques amplos, fontes de água mineral e hospedagens como hotéis fazenda e pousadas aconchegantes. Já mostrei por aqui tudo o que fazer em Águas de Lindóia.

Holambra | A 85 km de Socorro, a “Cidade das Flores” é famosa pelos campos de flores e arquitetura holandesa. Você pode descobrir o melhor do turismo de lá com nosso post sobre o que fazer em Holambra. Para acertar na hospedagem, confira os melhores hotéis e pousadas em Holambra.

Mapa de Socorro 

Confira todos os pontos turísticos de Socorro marcados no mapa:

Ainda tem alguma dúvida sobre que fazer em Socorro?

Com um lugar especial entre os corações dos turistas mais aventureiros, Socorro é um destino completo, seja na paisagem, atrações turísticas, opções de alimentação ou rede hoteleira.

Nosso guia trouxe tudo o que precisa saber para curtir dias inesquecíveis na cidade. Com nossas dicas, te garanto que a lista do que fazer na cidade estará completa.

Agora, te espero para voltar aqui e me contar como foi a experiência em Socorro!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

2 comentários em “O que fazer em Socorro: TOP 18 atrações + dicas imperdíveis”

  1. Nossa, ótimo post! Completíssimo!
    Tô planejando um final de semana lá e tava meio perdida no que fazer além das atividades de aventura, agora tenho várias opções… brigada pela ajuda!

    Responder