O que fazer em Ibitipoca MG: Guia Completo | Em Algum Lugar do Mundo

O QUE FAZER EM IBITIPOCA MG: DICAS E INFORMAÇÕES

Conheça as atrações desse destino em Minas Gerais que esbanja beleza natural

  • Adriana
  • -
  • 10 de setembro de 2019
  • 8 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Minas Gerais está cheio de cantinhos maravilhosos e nós resolvemos explorar alguns deles. Decidimos ir até lá conferir o que fazer em Ibitipoca – e já no primeiro instante vimos que há beleza natural por todos os lados!

Se você curte fazer trilhas e entrar em contato com a natureza, a Serra do Ibitipoca é o lugar perfeito para você: a região é repleta de cachoeiras, piscinas naturais, grutas, paredões, cavernas… é um cenário mais lindo que o outro. É só se hospedar na pequena vila de Conceição de Ibitipoca e curtir a natureza ao redor!

Portanto, aproveite nossas dicas sobre o que fazer em Ibitipoca: falamos sobre os principais circuitos e cachoeiras, dicas pro passeio, como chegar, onde se hospedar e muito mais. Confira:

Onde fica Ibitipoca

A Serra do Ibitipoca faz parte da região da Serra da Mantiqueira, no sudeste de Minas Gerais.

A vila de Conceição de Ibitipoca fica localizada no distrito de Lima Duarte, que fica a 270 km do Rio de Janeiro, a 90 km de Juiz de Fora e a 360 km da capital mineira Belo Horizonte.

O que fazer em Ibitipoca MG - Serra da Mantiqueira
Um dos vales da Serra da Mantiqueira

Onde ficar em Ibitipoca: hotéis e pousadas em Ibitipoca

Apesar de Conceição de Ibitipoca ser uma vila minúscula, há diversas opções de hospedagem por aqui. Por ser uma região montanhosa, você vai encontrar vários chalés em Ibitipoca, que proporcionam mais conforto e contato com a natureza.

Você pode optar por ficar no centro da vila para aproveitar o agito da cidade ou se preferir um lugar mais tranquilo para relaxar, a região próxima ao Parque Estadual do Ibitipoca é a mais indicada.

Nossa escolha de onde ficar em Ibitipoca foi o  Sítio das Hortênsias, que tem um clima delicioso – nós realmente nos sentimos em casa! Os donos são super atenciosos e receptivos, o que fez nossa experiência ser ainda melhor.

Sítio das Hortênsias tem chalés, casas e suítes – e natureza por todos os lados! Cada chalé/ casa tem sua própria cozinha, o que nós achamos ótimo para os dias de preguiça de sair. Os chalés acomodam de 2 a 6 pessoas.

Outra opção super elogiada é o Quinta do Barão, que tem um delicioso e farto café da manhã, e ainda pode ser servido mais cedo para aqueles que vão curtir o parque. O chalé verde é um dos mais requisitados, mas todos os outros são bastante espaçosos, confortáveis e limpos.

Como chegar e circular em Ibitipoca

Como chegar em Ibitipoca:

De avião

Para quem chega de avião, o mais indicado é descer em Juiz de Fora e alugar um carro ou contratar um transporte que te leve até Ibitipoca. Você percorrerá, em média, 90 km para chegar até lá.

De carro

Saindo do Rio de Janeiro de carro, você deve pegar a BR 040 e ir até Juiz de Fora. Não é preciso entrar na cidade, já que é necessário seguir pela BR 267 até chegar no distrito de Lima Duarte.

De Lima Duarte, são 27 km até Ibitipoca em uma estrada de chão, com trechos íngremes de subida e muitas pedras, demorando em torno de 30 minutos para chegar. Aproveite o caminho e aprecie a paisagem.

Se você quiser alugar um carro para fazer essa viagem, sugiro dar uma olhada no Rentcars, um site que compara preços e sempre nos mostrou o melhor valor.

De ônibus

Para quem prefere ir de ônibus: você deverá ir para Juiz de Fora, seguindo depois em outro ônibus para Lima Duarte. Por último, deverá tomar outro ônibus para Ibitipoca.

O transporte que faz a linha de Ibitipoca só tem um horário durante a semana e dois no final de semana. Por isso, é mais aconselhável alugar um carro para quem precisa de flexibilidade ou quer mais conforto.

Como circular por Ibitipoca:

As ruas da vila de Ibitipoca são bem estreitas e o chão é todo de paralelepipedo,  por isso, você vai encontrar poucos carros circulando. Por ser uma vila bem pequena, a melhor opção é circular a pé.  Portanto, deixe o carro para quando você for se deslocar até o parque.

Aproveite para caminhar e conhecer as igrejas tipicamente mineiras, se encantar com as casas baixinhas e coloridas. O lugar é muito simples e tranquilo, sendo difícil alguém não se sentir confortável e com vontade de ficar mais tempo.

O que fazer em Ibitipoca MG – dicas e informações

Para conferir de perto tudo o que fazer em Ibitipoca, se liga nas informações e dicas para planejar sua viagem:

Parque do Ibitipoca: o que saber antes de ir

Pelo Parque do Ibitipoca você terá acesso aos três circuitos mais famosos da região (mostramos a seguir). Eles são divididos em trilhas que levam você a conhecer grutas, cachoeiras, piscinas naturais e tudo mais que a natureza proporcionou por aqui.

A entrada para o parque é paga (veja valores atualizados). O lugar fecha todas as segundas-feiras, exceto quando há um feriado emendado. A beleza do Parque do Ibitipoca impressiona e vale cada centavo pago!

Dica 1 | Para planejar sua viagem já sabendo o que fazer em Ibitipoca, recomendamos reservar um dia para cada circuito que você deseja fazer. fazer um circuito por dia para conhecê-lo com tranquilidade.

Dica 2 | É bom se preparar, pois algumas das trilhas são beeem cansativas, principalmente a do Circuito da Janela do Céu. Os sedentários aqui deram uma sofrida, mas a parte boa é que, se nós fizemos, você pode fazer também 🙂

Vila de Conceição do Ibitipoca

Para curtir a cidade de Conceição de Ibitipoca, não é preciso muito tempo. A vila é bem pequena, com alguns bares e restaurante simpáticos espalhados. Bem gostoso para curtir a noite e dar uma relaxada depois de um dia de trilha!

Confira aqui as principais atrações e o que fazer em Ibitipoca:

O que fazer em Ibitipoca: circuitos do Parque Estadual do Ibitipoca

É no Parque Estadual do Ibitipoca que estão as 3 principais trilhas da região (chamadas de circuitos). São elas:

  1. Circuito Janela do Céu
  2. Circuito das Águas
  3. Circuito Pico do Pião
O que fazer em Ibitipoca MG - mapa
Mapa com os 3 circuitos de Ibitipoca

1. Circuito Janela do Céu

O Circuito Janela do Céu é considerado o mais famoso do Parque Estadual. São exatos 16 km de trilha entre ida e volta. Ou seja, é bom mesmo se preparar para a longa caminhada. Grande parte do trecho é de subida e não tem sombra ou abrigo para você se proteger do sol, chuva, vento ou neblina.

Leva em torno de 3 horas para subir e quase o mesmo tempo na descida. O percurso é mesmo muito cansativo, mas as atrações que você vai encontrar no meio do caminho compensam mesmo todo o esforço, pode acreditar.

Algumas das atrações que você vai encontrar pelo caminho: Cruzeiro, Grutas da Cruz, Gruta dos Fugitivos, Gruta dos 3 Arcos, Gruta do Moreira e Pico da Lombada (o ponto mais alto da trilha).

Mas o grande atrativo é a bela cachoeira, que dá nome ao circuito: a Cachoeira Janela do Céu.

Ela fica bem no alto de um despenhadeiro e possui 7 quedas d’água que caem do seu topo, formando uma moldura natural entre as montanhas e a vegetação.

O que fazer em Ibitipoca MG - janela do céu
A tão esperada Janela do Céu

Um pouco adiante da Janela do Céu você vai encontrar a Cachoeirinha, que tem uma queda d’água de 35m, que desce suave formando uma maravilhosa piscina natural. Esse é o ponto para você se refrescar (ou apenas apreciar a paisagem e se proteger do frio, como foi nosso caso!) e se preparar para a volta.

O que fazer em Ibitipoca MG - Cachoeirinha
Cachoeirinha vista do alto

E olha, é bom se preparar mesmo para fazer esse passeio…

Se quiser saber mais, confira o post completo sobre o Circuito da Janela do Céu em Ibitipoca. Damos várias dicas úteis sobre essa trilha, mostramos como é o trajeto, todas as atrações pelo caminho, o tempo que levamos e muito mais.

2. Circuito das Águas

O Circuito das Águas deve estar no topo da sua lista com o que fazer em Ibitipoca: om 5 km de extensão, esse percurso exige menos esforço se comparado aos outros, já que não há tantas subidas para conhecer as atrações.

Ele também possui o caminho mais curto, podendo ser feito por pessoas de qualquer idade.

A maioria das atrações do Circuito das Águas são cachoeiras e piscinas naturais, mas você também vai se surpreender com as belas grutas e paredões rochosos.

São vários lugares fantásticos para conhecer em um mesmo circuito – é difícil escolher em quais deles você deve parar e curtir.

Nosso percurso no Circuito das Águas

Seguimos a recomendação do guia do parque e começamos o Circuito das Águas com sentido à Prainha. Paramos para algumas fotos e seguimos até o Lago dos Espelhos, um lugar ainda mais apropriado para um mergulho.

O que fazer em Ibitipoca MG - Lago dos Espelhos
Lago dos Espelhos
O que fazer em Ibitipoca MG - A Prainha
A Prainha

Continuamos o percurso pelo alto do Paredão, um trajeto com vários mirantes pelo caminho.

Ao final do Paredão, é hora de curtir a principal atração desse Circuito: a Cachoeira dos Macacos. A cachoeira tem uma queda d’água aproximada de 30m, que forma uma bela piscina natural.

Saímos de lá em direção à Ponte de Pedra, uma formação rochosa lindíssima. E nossa última parada foi na piscina natural chamada Lago das Miragens.

Ainda nesse Circuito há a Gruta dos Coelhos, mas nós acabamos não passando por ela.

O que fazer em Ibitipoca MG - Ponte de Pedra
Passagem sob a Ponte de Pedra

Mesmo sendo o Circuito mais curto, vá com tempo.

Ao longo da trilha você pode fazer diversas paradas para contemplar a paisagem, e a hora passou rápido que a gente nem sentiu. O contato com a natureza é realmente enriquecedor.

Portanto, não se apresse em finalizar o circuito e aproveite cada minuto!

3. Circuito Pico do Pião

Apesar de ser o menos conhecido, o Circuito Pico do Pião oferece cenários fantásticos para quem se propõe a percorrer 11 km de trilha com bastante subida pelo caminho.

O mau tempo não colaborou e não pudemos fazer o Circuito do Pião porque choveu bastante. Mas se te sobrarem pernas e disposição ( e o tempo colaborar), não deixe de fazer esse circuito! O visual do Pico do Pião vale cada esforço.

Como é o percurso do Circuito Pico do Pião

A trilha pode ser percorrida entre 4 a 5 horas, mas dá pra ficar mais tempo que isso fácil fácil. Como nas outras, o ideal é fazer paradas para visitar as atrações que você encontrará durante o percurso (e aproveitar para recuperar o fôlego). Pegamos todas as dicas com o guia no centro de informações, lá vai:

  • O primeiro ponto de parada na trilha é a Gruta do Monjolinho, uma pequena gruta bem bonita que fica atrás de um poço. Mais à frente fica a Gruta do Pião, localizada no meio de um bosque. Por ter o teto baixo é preciso ter cuidado ao caminhar por ela. Além disso, o caminho é bem longo e uma parte dele é bem estreito e escuro.
  • Quase chegando no final da trilha, fica o acesso à Gruta dos Viajantes – considerada uma das maiores e mais belas grutas do parque. Para facilitar o acesso, foram colocadas escadas de madeira em sua entrada, possibilitando atravessar toda a gruta até sair do outro lado.
  • Somente no segundo ponto mais alto do parque é que se chega ao cume do Pico do Pião: são 1.720 metros e altura e é lá no topo que ficam as ruínas da Capela Senhor Bom Jesus da Serra, construída em 1932.
  • A capela foi destruída pelos ventos e tempestades, restando apenas uma parte do altar e do piso. Os moradores da vila acreditam que o sino da antiga igreja está em algum lugar do penhasco, já que ele nunca mais foi visto pelos moradores.

Veja também: O que fazer em Capitólio

O que fazer em Ibtipoca: atrações além do Parque Estadual

Apesar do Parque do Ibitipoca ser o mais visitado de Minas Gerais, há mais o que fazer em Ibitipoca além das 3 trilhas principais.

A redução no limite de pessoas no Parque (de 1200 para 600 pessoas por dia) contribuiu ainda mais para que surgissem alternativas às trilhas mais conhecidas. Dessa forma, não terá problema se você visitar Ibitipoca na alta temporada e o parque já estiver lotado.

Algumas das opções são:

  • Janela do Céu por Baixo
  • Água Santa
  • Passeio de Bote
  • Souza do Rio Grande

O legal desses outros passeios em Ibitipoca é que dá pra curtir não só a caminhada e o trekking, como também outras atividades, como jeep tour, passeio de bote, quadriciclo, banhos de cachoeira, etc. Tem mais informação sobre esses passeios aqui.

O que fazer em Ibitipoca: curtir a Vila de Conceição de Ibitipoca

A vila de Conceição de Ibitipoca é muito pequena, mas super receptiva com o seus visitantes. Depois de aproveitar os circuitos no Parque Estadual do Ibitipoca, o ideal é encontrar um lugar para apreciar uma boa culinária mineira e conhecer o que tem de interessante por ali.

O que fazer em Ibitipoca MG - Vila de Ibitipoca
A pequena vila de Ibitipoca
O que fazer em Ibitipoca MG - Lojas e restaurantes
Lojas e restaurantes da cidade

A rua principal se chama rua Olga Silva Oliveira. Caminhe por lá e curta um pouco das lojinhas de artesanato e restaurantes que vai encontrar por ali. Aproveite também para conhecer as duas igrejinhas da vila: a Igreja Matriz e a Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Onde comer em Ibitipoca

Não tem como sair de Ibitipoca sem provar o tradicionalíssimo pão de canela: é bem fácil de achar por lá, várias lojinhas e padarias vendem sua própria versão.

Estivemos em Ibitipoca em dia de semana e encontramos a vila bem vazia. Durante a noite, poucos estabelecimentos se mantinham abertos, entre eles o Ibitilua e a Pizzaria Serra Nostra. Mas se você busca um pouco mais de agito, saiba que o cenário fica bem mais agitado nos fins de semana.

Aproveite para experimentar algumas opções de cerveja artesanal. Um ótimo lugar para sua degustação é a Cervejaria Ibiti Beer, que fica em frente à Pizzaria Serra Nostra, São vários tipos de cerveja, dá pra passar umas boas horas lá bebendo e curtindo o clima tranquilo de Ibitipoca.

E a grande recomendação que nos deram foi o Bar do Firma. Ele tem uma decoração meio anos 60/70, com um monte de coisas acumuladas (de uma lata antiga de leite até capas de disco de vinil). Destaque para o sistema que faz as garrafas de cachaça descerem do teto direto direto para a sua mesa. Aberto fins de semana e feriados.

Quando ir para Ibitipoca

Ibitipoca pode ser visitada em qualquer época do ano, mas algumas atrações são mais bem aproveitadas em um determinado período.

Se quer aproveitar as cachoeiras, as estações outono e primavera são as ideais, uma vez que a temperatura está agradável e chove pouco.

O verão é altíssima temporada na região, portanto, os parques estão lotados. Você terá que chegar cedo para entrar no Parque. Também é preciso ficar atento com as chuvas intensas nessa época do ano.

Para quem curte um clima frio de serra pode ir para Ibitipoca no inverno. As águas estão bem geladas e é baixa temporada nessa época. Por isso, o parque está bem tranquilo.

Nós fomos em junho e pegamos uma frente fria que nos fez ficar longe das cachoeiras, mas o Parque estava vazio e era praticamente nosso 🙂

Quanto tempo ficar em Ibitipoca

Se você está disposto a explorar tudo o que fazer em Ibitipoca e conhecer os três principais circuitos da região, vai precisar de pelo menos 3 dias cheios para cada uma das trilhas. Se quiser curtir, dá pra ficar lá por mais tempo, descansar da caminhada e fazer outros passeios.

Mais dicas de Ibitipoca

  • O horário de funcionamento do Parque Estadual do Ibitipoca é de 7h às 18h;
  • O limite máximo de visitantes atualmente é de 600 pessoas por dia;
  • Tanto a entrada para o parque como o estacionamento são pagos (confira);
  • Você precisa estar preparado para enfrentar as trilhas que compõem os circuitos. Portanto, vá com um tênis bem confortável e leve lanche e água. Vale também levar boné, filtro solar e óculos escuros para se proteger do sol, já que a maioria do percurso não tem sombra. No nosso caso, tivemos que levar um bom casaco de inverno :-/

E aí, curtiu nossas dicas sobre o que fazer em Ibitipoca?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Brasil: explore

8 comentários em “O QUE FAZER EM IBITIPOCA MG: DICAS E INFORMAÇÕES”

  1. Nilcea disse:

    Após ler todas as informações, e visualizar as fotos, dá um enorme desejo de visitar cada lugar desse. A natureza é esplêndida.

    1. Caio Farias disse:

      Sem dúvida Nil. Gostamos muito de lá, uma pena o tempo não ter ajudado!

  2. Sandra disse:

    Excelente artigo adorei ler, sempre estou visitando seu blog continue assim com esses belos artigos interessantes.

    1. Caio Farias disse:

      Muito obrigado pela mensagem Sandra. Esperamos continuar produzindo conteúdo relevante pata todos os nosso leitores!

  3. Arthur disse:

    Uma sugestão muito valida para quem vai até a Janela do Céu é levar bastante agua, pois no percurso não tem muita agua para reabastecer e levar bastante comida também, afinal são aprox 16km de caminhada, umas 7h pra quem anda sem pressa.

    1. Caio Farias disse:

      Com certeza, Arthur! Vamos incluir isso nesse post! No post sobre a Janela do Céu colocamos.

  4. Carla disse:

    Boa noite … Obrigada pelas dicas… Consigo fazer as trilhas de bicicleta?

    1. Caio disse:

      Olá Carla, de nada, ficamos felizes em ajudar. Carla, eu acredito que não. Vi apenas um registro no Google de alguém de bicicleta via aplicativo Wikiloc, mas sem nenhuma foto de bicicleta, e vi que ja teve uma competição. Mas não vimos ninguém tentando fazer de bike.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

E tem forma melhor de terminar o dia?Um por do sol mais lindo que o outro na Costa Rica ❤️☀️ Se por aqui tem vida noturna, a gente desconhece. Estamos despencando da cama cedo todos os dias pra aproveitar cada raio de sol, cada grão de areia, cada gota de chuva (sim, continua chovendo todo dia! Mas passa rápido) e cada segundo pura vida que estamos tendo nesse país incrível!
E eu (Dri) que não curto acordar muito cedo, tenho levantado com sorrisão na cara todo dia. Delícia de lugar!!

Costa Rica é daqueles destinos que faz você se sentir uma grãozinho no universo – e essa sensação é gigante de boa!!!
⠀
As raízes dessas árvores parecem medir uns 2 metros, e parece que elas formam um labirinto no solo. É difícil descrever, mas é muito fácil se conectar com a natureza nesse lugar. Que paz! 🍃 🙏

Ahh Costa Rica! Essa é uma formação natural que parece a cauda de uma baleia –  e o local de chama Parque Nacional Marino Ballena.
Tudo bem, já sabemos que o nome do parque veio desse formato. Mas quem explica a “coincidência” desse local ser o melhor ponto do país para  para o avistamento de baleias? 🤔#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica #baleiajubarte

Pura Vida!Mal desembarcamos na Costa Rica e já começamos a ouvir a expressão por todos os cantos. Embora não tenha uma tradução exata, essa é uma forma de cumprimentar, de dizer olá, tchau – ou qualquer coisa que tenha uma intenção positiva – dá pra usar de diversas formas!A nossa conclusão é que “Pura Vida” é essa coisa boa que você sente ao chegar por aqui e que te faz ficar sorrindo o tempo todo. É como encostar o carro em uma praia deserta, assistir o por do sol e dormir por ali mesmo, ao som dos macacos, com o barulho das ondas. Bem do jeitinho que a gente fez nesse dia!#emalgumlugardomundo #costarica #puravida #visitcostarica #destinosimperdiveis

O Parque Nacional Corcovado é um dos lugares menos explorados da Costa Rica – e até agora um de nossos destinos preferidos no país!A natureza aqui ainda é selvagem e é possível avistar araras, tucanos, macacos, bichos preguiça, quatis, antas… a lista é extensa!
E como se não bastasse a diversidade animal, tem essa praia de areia escura bem intocada. A constante névoa na praia dá um ar de paraíso perdido nesse lugar.Essa viagem pra Costa Rica tá tendo um cenário mais lindo que o outro! Estamos amando!!! #emalgumlugardomundo #costarica #corcovadonationalpark #visitcostarica

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!