Escrito por Adriana
13 de março de 2024

Pode apostar que há muito o que fazer em Itaipava. Pertinho da capital fluminense, o destino é muito buscado para viagens de final de semana ou feriado prolongado. A 1500 m de altura, Itaipava também é super charmosa no inverno, sendo a queridinha para viagens a dois.

Apesar de ser um distrito da cidade de Petrópolis, Itaipava oferece uma estrutura turística completa, com passeios, centro gastronômico e hospedagens de alto nível.

Além disso, por estar cercada pelas paisagens da Mata Atlântica, essa região serrana é perfeita para quem busca uma experiência de viagem próxima da natureza. 

Para aproveitar sua estadia por lá, listei os principais pontos turísticos que você não pode deixar de visitar em Itaipava. Aperte os cintos que nossa viagem vai começar!

  1. Parque Municipal de Itaipava 
  2. Castelo de Itaipava 
  3. Cine Itaipava 
  4. Museu do Pequeno Príncipe 
  5. Pedra de Itaipava 
  6. Mirante da Serra 
  7. Cachoeira da Macumba 
  8. Vale da Lua 
  9. Parque Nacional da Serra dos Órgãos 
  10. Feirinha de Itaipava
Direto ao Ponto: o que fazer em Itaipava

  • No Parque Nacional da Serra dos Órgãos, fiz e indico duas trilhas: a do Poço Paraíso e a da Cachoeira de Véu da Noiva.
  • A Pedra de Itaipava oferece uma vista panorâmica da região, não deixe de visitar e se apaixonar! Outro mirante que vale a visita é o Mirante da Serra, especialmente ao pôr do sol.
  • Um dos meus cantinhos preferidos por lá é a Cachoeira da Macumba, super recomendo a visita.
  • Apesar da fama, não achei o Castelo de Itaipava tudo isso. Uma visita à sua área externa já basta para matar a curiosidade.
  • Itaipava conta com restaurantes e barzinhos aconchegantes. Meu preferido foi o restaurante Antonio.
  • Durante minha estadia, me hospedei no Kastel Itaipava, perto do centro e super completo. Outra opção um pouco mais longe do centro é o Bomtempo Itaipava, perfeito para famílias.

1. Parque Municipal de Itaipava 

Cheio de muito verde, o Parque Municipal de Itaipava é muito frequentado por moradores locais, especialmente famílias com crianças. O parque conta com quadras poliesportivas, pista de caminhada, ciclovia, pista de skate e parquinho. 

Além disso, há várias áreas arborizadas perfeitas para fazer um piquenique ou, simplesmente, relaxar. Vale a visita sim, mas, sendo sincera, o espaço poderia estar mais bem cuidado.

2. Castelo de Itaipava 

Uma atração bem famosa na região, o Castelo de Itaipava é, na verdade, um hotel. Construído em 1920, o castelo tem uma arquitetura medieval que chama a atenção dos turistas.

Não é preciso estar hospedado para conhecer o lugar, você pode fazer uma visita paga que dá direito a conhecer algumas áreas do castelo, além dos restaurantes.

Castelo de Itaipava com torres e portão de madeira com pedra
Castelo de Itaipava, um dos cartões postais da cidade. Foto: Marcio Sette / CC BY-SA 3.0

Fiz a visita e, sinceramente? Não é nada demais, não acho que valeu o valor pago. Uma parada para fotos na área externa do castelo já é o suficiente para matar a curiosidade.

Quanto às acomodações do hotel, ouvi muitos elogios. O hotel oferece uma estrutura completíssima, com quartos bem decorados, piscina, spa, academia, dois restaurantes e um bar. Confira valores.

3. Cine Itaipava 

O Cine Itaipava é uma boa dica de lugar para curtir a noite durante sua viagem à região. Situado dentro do Shopping Estação Itaipava, o cinema é pequeno, com apenas uma sala, o que torna bem aconchegante a experiência de assistir um filme lá.

O espaço conta com uma livraria e um café delicinha. Você pode conferir a programação e os valores do ingresso no site do cinema.

4. Museu do Pequeno Príncipe (La Grande Vallee)

Se, assim como eu, você ama a história do Pequeno Príncipe, não deixe de visitar a “La Grande Vallée”. É um sítio que funciona como um museu sobre o livro e seu autor.

O próprio autor Antoine de Saint-Exúpery se hospedou por lá, junto com outros pilotos franceses que buscavam refúgio durante a Segunda Guerra Mundial.

O proprietário do museu, o Sr. José, é super atencioso e me deu uma verdadeira aula sobre Saint-Exúpery e seu livro. As visitas são apenas com agendamento, você pode marcar a sua pelo site do museu.

5. Pedra de Itaipava 

A 1370 metros de altura, a Pedra de Itaipava oferece uma das vistas mais bonitas da região. O topo da serra tem uma vista 360º que abrange Petrópolis, a Serra dos Órgãos, a Serra do Taquaril e a Serra da Maria Comprida.

Formação rochosa da Pedra de Itaipava entre nuvens e floresta
Pedra de Itaipava entre nuvens. Foto: Marcio Sette / CC BY-SA 3.0

Ela é acessada por uma trilha de nível intermediário. Um diferencial dessa trilha é que ela é toda a céu aberto e com uma subida constante, sem árvores para descansar no meio do caminho. A boa notícia é que todo o trajeto é recompensado por uma vista maravilhosa.

São 2h de subida, sendo 4h de passeio ida e volta. Já deu para perceber que é preciso um bom preparo físico, né? Para fazer a trilha com segurança, não deixe de contratar um guia e escolher um dia ensolarado para ter a melhor paisagem da região. 

6. Mirante da Serra 

Localizado na estrada entre Itaipava e Teresópolis, o Mirante da Serra é outra atração que tem uma vista apaixonante, especialmente ao pôr do sol. Minha dica é ir num dia de céu aberto, para você curtir mais a vista.

Seu acesso é tranquilo, basta estacionar o carro na beira da estrada, onde há um estacionamento. Tem até uma barraquinha de pastel lá, caso você queira fazer um lanche.

7. Cachoeira da Macumba 

Perto do Mirante da Serra, fica a Cachoeira da Macumba, um dos melhores pontos turísticos para curtir a natureza de Itaipava. É um dos meus cantinhos favoritos de lá!

Também conhecida como Cachoeira do 13, ela tem 35 m de altura, com duas quedas d’água. Apesar de beem geladas, suas águas são uma delícia para um mergulho.

A cachoeira é bem movimentada, principalmente aos finais de semana. O acesso até lá é feito por uma trilha curta e bem tranquila. Minha dica é subir mais alguns minutos para seu topo, onde você vai encontrar um lindo cenário chamado de “Janela do Céu”.

8. Vale da Lua 

Um espaço aberto rodeado por eucaliptos, o Vale da Lua é um ponto turístico ainda pouco conhecido de Itaipava. Esse é mais um lugar para apreciar o pôr do sol e tirar boas fotos.

Além da vista espetacular, o vale tem várias trilhas de bike. Eu acessei de carro e foi tranquilo, mas muita gente também faz o caminho a pé ou de bicicleta. 

Dica | Não confunda o Vale da Lua com o Vale do Amor, outro ponto turístico de Petrópolis.

9. Parque Nacional da Serra dos Órgãos 

Com mais de 20 mil hectares de pura natureza, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos tem várias trilhas que levam a poços, cachoeiras e grutas cheias de beleza. 

E são várias trilhas mesmo. Segundo o ICMBio, o parque tem a maior rede de trilhas do Brasil! A mais famosa é a da Travessia Petrópolis – Teresópolis, que dura 3 dias.

Por lá, fiz e recomendo duas trilhas, a do Poço Paraíso, que é curtinha e tranquila, e a da Cachoeira de Véu da Noiva, de nível moderado, que leva a uma queda d’água de 32 m de altura.

10. Feirinha de Itaipava

Um complexo de lojas enorme, a Feirinha de Itaipava é uma atração imperdível no quesito compras. Com mais de 300 lojas, a feira existe desde a década de 1980. 

Por lá, encontrei muitas opções de malhas, casacos e acessórios de muita qualidade por um bom preço. Vale a pena conhecer, mas indico ir de final de semana, quando a maioria das lojas está aberta.

Outros lugares para fazer compras em Itaipava

Além da famosa Feirinha de Itaipava, o distrito conta com outras opções de compras, desde shoppings com maior variedade de itens, lojinhas de artesanato e feiras com tudo e mais um pouco. 

Listei os principais shoppings e lojas para você conhecer:

  • Shopping Estação Itaipava | Um shopping completo, com lojinhas, barzinhos e restaurantes bons para ir à noite, mas também espaços gostosos para curtir o dia; 
  • Shopping Itaipava | É o mais movimentado da cidade, com várias lojas e restaurantes, como o famoso Restaurante Bordeaux; 
  • Shopping Villarejo | Menorzinho e mais antigo, conta com algumas lojinhas e um ótimo restaurante, especializado em carnes; 
  • Shopping Tarrafas | Tem um famoso teto de guarda-sóis coloridos, que é perfeito para tirar fotos! Os restaurantes de lá são bem elogiados.
  • Hortomercado Municipal | Conta com uma boa variedade de frutas, verduras e legumes fresquinhos oferecidos por produtores locais.
  • Cerâmica Luiz Salvador | Aberta há mais de 60 anos na região, vende cerâmicas lindíssimas e de diversos estilos.
  • Arteiro | Um espaço com exposições de projetos de casas sustentáveis, loja com itens charmosos de decoração e também jardins paisagísticos.

Onde comer: melhores bares e restaurantes em Itaipava 

Itaipava é sinônimo de boa gastronomia! O destino conta com restaurantes, bistrôs, cantinas e bares de alto nível. 


No clima de serra que o distrito oferece, nada melhor do que curtir um restaurante ou um barzinho aconchegante com um cardápio delicioso.  

Separei algumas boas sugestões para você aproveitar o melhor da culinária de Itaipava:

  • Antonio – $$ | Pertinho do centrinho de Itaipava, é um dos restaurantes mais procurados do destino. Tem um ambiente agradável e cardápio com pratos deliciosos da cozinha nacional.  
  • Nikko Sushi – $$ | Uma das melhores opções para curtir a culinária japonesa. Além do atendimento super elogiado, tem pratos com ingredientes fresquinhos.
  • Bendito Armazém – $$ | Com o estilo dos tradicionais empórios europeus, oferece produtos para comprar e também refeições como café da manhã, brunch, almoço e jantar. Vale a pena passar para tomar um cafezinho! 
  • Farfarello Restaurante – $$ | Quem passa por lá costuma dizer que o restaurante é o melhor para degustar pratos italianos. Tem boa localização, preços acessíveis e um ambiente perfeito para um jantar romântico. 
  • Solar Castelo de Itaipava | Localizado no Castelo de Itaipava, serve pratos e porções requintadas com um bom chopp gelado. Aproveite a visita e tire fotos no castelo.
  • 2 Vales Restaurante – $ | Dividido em dois ambientes, um com clima mais sofisticado e outro de decoração rústica, tem bom serviço, cardápio amplo e uma loja de vinhos. É uma boa opção para ir com a família! 
  • Rocky Garden Brew Café – $ | Funcionando como pub, é ideal para os amantes de cervejas artesanais. Com um clima descontraído, possui hambúrgueres e porções no cardápio, além de outros pratos para almoço e jantar. 

Mais dicas de viagem para Itaipava 

Já anotou todas as atrações de Itaipava? Então, agora, tenho mais algumas dicas para você aproveitar ao máximo sua viagem!

Como circular em Itaipava 

A melhor forma de circular em Itaipava, com certeza, é de carro. Isso porque o transporte público de lá pode ser demorado. De carro, será bem mais fácil se deslocar pelo distrito.

Outra alternativa é contratar uma agência de turismo com serviço de traslado pela região, que pode passar até mesmo pelo Centro Histórico de Petrópolis.

Onde se hospedar em Itaipava 

Itaipava tem hospedagens de todos os gostos e bolsos. No geral, os hotéis e pousadas têm muita natureza ao redor e boas áreas de lazer. 

Os hotéis mais econômicos se concentram nas regiões próximas ao centrinho de Itaipava. Já os resorts e pousadas mais sofisticadas se localizam em áreas mais distantes e isoladas. 

Durante minha viagem, me hospedei no Kastel Itaipava. Com fácil acesso ao centro e também a Petrópolis, o hotel tem uma estrutura pequena, mas muito confortável. Ele conta com quartos amplos, piscina, restaurante com café da manhã e jantar e organização de passeios.

Um pouco mais longe do centro, o Bomtempo Itaipava é uma boa escolha para famílias. Os quartos têm decoração rústica e as opções de lazer são diversas, com quadras, piscinas, jardim, restaurante e bar.

Buscando mais opções? Confira o nosso post com 12 sugestões de pousadas em Itaipava + dicas de hotéis resorts.

Quando ir para Itaipava 

O inverno é a melhor época para conhecer Itaipava. Por estar numa região serrana, o destino fica ainda mais charmoso nos meses de frio. 

Se for nesse período de alta temporada, saiba que as diárias estarão mais altas e os passeios, mais concorridos. 

Quanto tempo ficar em Itaipava 

Um final de semana ou feriado prolongado é tempo suficiente para conhecer as principais atrações de Itaipava. 

Se você pretende conhecer o Centro Histórico de Petrópolis e outros bairros da região, recomendo fazer um roteiro de 5 dias.

Mapa de Itaipava 

Confira no mapa todas as atrações que falei aqui neste post:

Agora você tem o roteiro completo com o que fazer em Itaipava! 

Com todas essas dicas, tenho certeza de que você irá amar sua viagem para Itaipava, com todo o seu charme, gastronomia e tranquilidade. Depois, volte aqui e me conte como foi! 

Viajando pela região serrana? Você também pode gostar de:

Foto de desataque: Castelo de Itaipava. Autor: Marcio Sette / CC BY-SA 3.0

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário