A capital do Amazonas tem um imenso potencial turístico por reunir uma natureza exuberante, riqueza histórica e arquitetônica, passeios incríveis e vistas de beleza sem fim.
Se essa for sua próxima aventura, saiba que não faltará o que fazer em Manaus.
Já te adianto que é uma viagem inesquecível, daquelas que rendem experiências únicas, como o privilégio de presenciar o encontro das águas, experimentar um pouco da gastronomia manauara e conhecer um dos mais incríveis cartões postais do Brasil e do mundo: a Floresta Amazônica.
E se você ainda não tem um roteiro prontinho para desbravar a cidade mais populosa do norte brasileiro, seus problemas acabaram: fiz uma seleção com os principais pontos turísticos de Manaus para você conseguir se organizar e aproveitar ao máximo seus dias de viagem. Confira:
- Centro Histórico de Manaus
- Encontro das águas
- Centro Cultural dos Povos da Amazônia
- Praias em Manaus
- Outros Museus em Manaus
- Arena da Amazônia
- Parque Senador Jefferson Péres
- Parque Ecológico Janauari
- Bosque da Ciência
Direto ao Ponto: o que fazer em Manaus
- As principais atrações de Manaus ficam no Centro Histórico. É lá que você vai encontrar o Teatro Amazonas, Porto de Manaus e o Palácio Rio Negro, por exemplo. Caso queira se hospedar por ali, indico o Juma Ópera, a decoração luxuosa e a piscina enorme me conquistaram de primeira!
- Tire um tempinho para visitar o Museu da Cidade de Manaus, Museu do Índio, Centro Cultural dos Povos da Amazônia e o Museu do Seringal Vila Paraíso. Fiquei encantada pelo acervo de cada um!
- Ir a Manaus e não conhecer suas praias é um baita desperdício! A que eu mais gosto é a Praia da Ponta Negra, a água é uma delícia! Também indico dar uma passadinha nas praias da Lua, Praia Dourada, Paricatuba e Praia do Tupé.
- A vida noturna na capital amazonense é uma das melhores. Além de provar os sabores da culinária manauara em restaurantes como o Banzeiro, o Barollo e o Salomé Bar, você ainda terá a opção de assistir algum dos vários espetáculos do Teatro Amazonas.
- Em 3 dias você consegue conhecer boa parte de Manaus, mas vá ciente de que serão dias corridos. Por isso, recomendo passar pelo menos 5 dias na cidade. Assim, sobra tempo para você fazer uma excursão às Cataratas Presidente Figueiredo e explorar as belezas da Floresta Amazônica.
1. Centro Histórico de Manaus
O Centro Histórico de Manaus é um retrato da época do ciclo da borracha, momento em que a cidade exerceu um papel central na economia brasileira. A capital amazonense viveu tempos de luxo e muito glamour nesse período histórico, o que lhe rendeu o título de “Paris brasileira”.
Essa parte de Manaus é um dos meus lugares preferidos para buscar hospedagem, já que concentra muitos pontos turísticos. Conheça quais são:
1.1 Teatro Amazonas
O Teatro Amazonas é o ponto turístico que vai te teletransportar para a época do ciclo da borracha.
Inaugurado em 1896, foi e ainda é palco de grandes espetáculos. É deslumbrante, especialmente o salão nobre, a cúpula e a arquitetura exterior repletos de traços renascentistas. É de uma riqueza de detalhes tão grande que chega a ser surpreendente, fiquei encantada com as pinturas no teto, são lindas!
Indico muito fazer um tour guiado e procurar saber sobre apresentações e espetáculos na data da sua viagem. O preço da visitação com guia é bem em conta, vale a pena conhecer a história desse lugar. Coloque no topo da sua lista de lugares para visitar em Manaus.
1.2 Igreja de São Sebastião
A Igreja de São Sebastião fica pertinho do Teatro Amazonas. Em 1859, ano da sua fundação, era apenas uma capelinha. Com o passar dos anos, foi reformada e hoje é uma das igrejas mais importantes (e lindas!) da cidade.
Uma curiosidade é que se você se hospedar ali por perto, vai conseguir ouvir os seus sinos ao meio-dia e às 18h: é um lembrete de agradecer pelo almoço e pelo jantar.
Em frente a igreja fica o charmoso Largo São Sebastião, onde você pode parar para comer e tirar algumas fotos.
1.3 Mercado Municipal Adolpho Lisboa
O Mercado Municipal Adolpho Lisboa é, definitivamente, parada obrigatória. Foi construído na época do ciclo da borracha com material importado da Europa e foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional) em 1987.
Além de ter uma fachada maravilhosa, é o lugar perfeito para conhecer o artesanato, a cultura e, principalmente, provar as comidas típicas manauaras. Uma dica: prove o sanduíche regional x-caboclinho, que leva um fruto chamado tucumã na receita, é muito bom!
1.4 Porto de Manaus
Você sabia que um dos maiores portos flutuantes do mundo fica em Manaus? O Porto de Manaus é enorme e abastece os estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Acre e Mato Grosso.
Além de receber mercadorias destinadas ao Polo Industrial de Manaus, é o local de embarque e desembarque de pessoas que chegam nos grandes cruzeiros.
Sempre que visito Manaus, aproveito para assistir ao pôr do sol ali e não me canso de dizer que é maravilhoso!
1.5 Palácio Rio Negro
O Palácio Rio Negro tem uma fachada que chama a atenção. O local foi o palacete do barão da borracha Karl Waldemar Scholz, passou a ser sede do governo e hoje é um espaço de difusão da cultura nos seus belos salões.
É um dos passeios interessantes para sua visita à parte histórica de Manaus. Por incrível que pareça, a arquitetura majestosa não é o único atrativo. Você vai encontrar várias esculturas, móveis antigos, pinturas e até alguns manequins com roupas de época. A escadaria principal também é belíssima e rende fotos muito bonitas!
1.6 Palacete Provincial
O Palacete Provincial é outra construção que encanta pela fachada, e que também concentra a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu de Numismática, o Museu da Arqueologia e o Museu de Tiradentes. Ou seja, é parada obrigatória para quem gosta de história e cultura!
1.7 Palácio da Justiça
Outro edifício histórico e cheio de charme. Patrimônio cultural do estado, o Palácio da Justiça promove arte, música, teatro e cinema. Ele foi construído no século 19 para atender o Poder Judiciário amazonense, e é um exemplar da arquitetura clássica da época.
O palácio foi tombado em 1980 e, hoje, é aberto à visitação. Assim como o Palácio Rio Negro, impressiona por fora, mas também por dentro por conta dos seus salões e da mobília. Se você gosta de história e artes, com certeza, vai amar esse lugar!
1.8 Catedral Nossa Senhora da Conceição
A Catedral Nossa Senhora da Conceição, assim como a Igreja de São Sebastião, está entre as principais construções religiosas de Manaus.
Também é conhecida como Igreja Matriz, e, no seu interior, abriga o Museu de Artes Sacras. É uma igreja simples, mas muito bonita. O que eu mais gostei foi a cúpula, é admirável.
1.9 Museu da Cidade de Manaus
O Museu da Cidade de Manaus conta a história da construção e fundação da cidade, e é onde você pode entender sobre o desenvolvimento da região.
A fachada, por si só, é um espetáculo, me lembrou bastante a estética da arquitetura neoclássica.
É uma ótima atração porque, ao mesmo tempo que o museu nos remete a outras épocas, ele é todo dinâmico e interativo, você vai aprender por meio do uso de imagens, sons, vídeos e outros recursos tecnológicos interessantes.
1.10 Museu do Índio
O Museu do Índio é o maior acervo indígena do Brasil. São mais de três mil peças produzidas por povos indígenas do alto Rio Negro.
Esse museu é composto por 6 salas que apresentam o modo de vida das aldeias através dos seus materiais, adornos e instrumentos.
É um acervo construído a partir das missões Salesianas, e o local é mantido pela Congregação das Irmãs Salesianas de Manaus. As visitas são guiadas e a entrada é paga.
2. Encontro das águas
O Encontro das águas dos Rios Negro e Solimões é um dos acontecimentos de Manaus que você deve colocar como uma prioridade no seu roteiro turístico. Afinal, vale muito a pena observar as maravilhas da natureza de pertinho.
O fenômeno nada mais é do que o encontro das águas escuras do Rio Negro com as águas barrentas do Rio Solimões. Os dois rios correm lado a lado sem se misturar por mais de 6 km. Isso acontece pela diferença de temperatura dos dois.
É possível observar o encontro nitidamente do Mirante da Embratel, no bairro Colônia Antônio Aleixo, ou fazer um tour de barco até o local exato, que foi o que eu fiz. É fascinante sentir a diferença de temperatura dos dois rios. É um fenômeno da natureza incrível, único e um dos maiores passeios em Manaus.
3. Centro Cultural dos Povos da Amazônia
O Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA) é um complexo que inclui exposições permanentes e temporárias, biblioteca e o Museu do Homem do Norte.
O espaço foca na história, nos costumes, na diversidade, política e economia local. Visitar esse espaço dedicado à cultura amazônica é uma ótima ideia do que fazer em uma tarde em Manaus.
4. Praias em Manaus
Dentre os lugares para passear em Manaus, é impossível não pensar nas praias da cidade e dos arredores. Não são todas as pessoas que têm o prazer de visitar uma praia de água doce, então você precisa achar um espaço no seu roteiro para visitar uma ou várias delas. Já visitei algumas e vou te contar um pouco mais sobre cada uma:
4.1 Praia de Ponta Negra
Precisamos começar pela praia mais famosa de todas. A Praia de Ponta Negra é banhada pelo Rio Negro e é especial pelas suas águas morninhas e por ter uma orla muito bem estruturada.
Há um anfiteatro no local onde ocorrem várias apresentações locais e internacionais, quadras para a prática de esportes, mirantes, píer e vários restaurantes tentadores. É um ótimo lugar para você correr, caminhar ou assistir ao pôr do sol.
É importante dizer que a extensão da areia não fica visível nas épocas de cheia do Rio Negro, mas ainda assim vale a visita pelas opções de entretenimento por lá. Levei menos de 20 minutos de carro do centro de Manaus até lá.
4.2 Praia da Lua
A Praia da Lua foi destaque na revista Lonely Planet e, definitivamente, merece sua atenção. Seu nome vem do formato em meia-lua do banco de areia banhado pelo Rio Negro. É uma praia bem estruturada, com barracas, quiosques, bares e restaurantes que servem o melhor da gastronomia do Amazonas. Ela fica um pouco mais distante do centro de Manaus, e é preciso atravessar de barco ou de lancha para chegar ao seu destino. Vale a pena, é claro.
Vá sabendo que o movimento pode ser bastante intenso nos fins de semana e feriados.
4.3 Praia Dourada
Ao tomar como base o centro de Manaus, a Praia Dourada fica logo depois da Praia da Ponta Negra. Fica a cerca de meia hora de carro e é banhada pelo Rio Negro mas também pelo Igarapé do Tarumã, o que torna o cenário paradisíaco.
Eu amei porque é um lugar muito tranquilo, bem cuidado e com uma água muito gostosa para banho. Apesar do sossego, tem boa estrutura. A minha dica é aproveitar um dos restaurantes flutuantes para completar a experiência.
4.4 Praia do Tupé
Que tal conhecer uma praia no meio da floresta? A Praia do Tupé é um verdadeiro paraíso. O cenário é de tirar o fôlego: areia branquinha em contraste com as águas escuras e uma mata linda ao redor.
Faz parte de uma reserva focada em desenvolvimento sustentável. As comunidades que vivem nessa região vivem da agricultura familiar, mas também do turismo. É possível encontrar barracas e restaurantes com comidas preparadas com muito carinho.
4.5 Praia Paricatuba
A Praia de Paricatuba fica em frente à Praia do Tupé e aparece, apenas, na época da seca. A vila de Paricatuba, com suas construções antigas, também vale muito a sua visita e fica bem pertinho da praia.
Essa vila é Patrimônio Histórico Cultural Imaterial do Estado do Amazonas desde o ano de 2015, especialmente porque preserva a identidade e memória local, exemplo disso são as ruínas de um antigo hospital.
A região é um verdadeiro museu ao ar livre e, definitivamente, deve ser uma das suas prioridades na hora de planejar as suas andanças por Manaus.
5. Outros museus de Manaus
Você já deve ter percebido que essa é uma cidade com muita história, né? Particularmente, essa é uma das coisas que eu mais adoro em Manaus: não faltam museus para manter a memória e para informar os viajantes.
Além das lembrancinhas e das muitas fotos, que tal levar também muito conhecimento? Confira mais museus em Manaus para acrescentar seu roteiro de viagem:
5.1 Museu do Seringal Vila Paraíso
Tudo pronto para viajar no tempo até o ciclo da borracha? O Museu do Seringal Vila Paraíso foi criado, originalmente, para a gravação do filme “A selva”, adaptação do livro escrito por Ferreira Castro, mas se mantém até hoje como uma importante atração de Manaus.
Além de aprender sobre a vida dos seringueiros e sobre o processo de extração, você vai até poder “colocar a mão na massa” e participar da extração. É uma experiência e tanto!
O museu fica um pouco mais afastado do centro. É necessário pegar uma lancha da Marina do Davi, e a travessia dura cerca de 30 minutos. As visitas guiadas duram cerca de uma hora.
5.2 Museu da Amazônia (MUSA)
Já visitou um museu vivo? O MUSA, Museu da Amazônia, é um espetáculo. As exposições e laboratórios experimentais são acessados a partir de trilhas.
O lugar tem uma biblioteca bastante informativa e orquidários lindos. Apesar de não ser muito fã de entretenimento com animais, encontrei alguns aquários e um borboletário por lá.
E como eu poderia esquecer do Jardim Botânico Adolpho Ducke? Além de ser riquíssimo em diversidade, é um dos locais de estudo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).
Sem dúvidas, um excelente passeio em Manaus para você fugir do óbvio. Não deixe de visitar a torre de observação da floresta, com mais de 40 metros de altura, para ter uma vista pra lá de privilegiada e para, é claro, tirar muitas fotos incríveis.
5.3 Museu do Homem do Norte
O Museu do Homem do Norte fica no Parque Senador Jefferson Péres é uma homenagem e uma manutenção da memória da vida dessa incrível região do Brasil.
Ele foi idealizado pelo sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre, e reúne um acervo amplo e significativo que tenta dar uma ideia de toda a grandiosidade da cultura regional. Já fui e recomendo, é imperdível, não deixe de ir.
6. Arena da Amazônia
Em Manaus, também não faltarão passeios para os fãs de esportes. A Arena da Amazônia foi construída para a Copa do Mundo de 2014. Depois desse evento mundial sediado no Brasil, o estádio foi palco de outros grandes eventos esportivos.
Além disso, o gramado serve para shows bem grandes, de artistas nacionais e internacionais. Ainda que os esportes não sejam muito a sua praia, eu indico dar uma passadinha por lá, a arena é linda! É possível fazer uma visita guiada, então, aproveite a oportunidade.
7. Parque Senador Jefferson Péres
O Parque Senador Jefferson Péres é uma área aberta bem querida em Manaus. Fica bem perto do Palácio Rio Negro.
É um parque grande, bem cuidado e que super combina com uma caminhada entre as árvores, fontes, jardins e espelhos d’água.
Considere visitar na hora do pôr do sol e não esqueça de tirar muitas fotos nos arcos e na entrada. Aproveite também para passar no quiosque e tomar uma água de coco bem geladinha.
8. Parque Ecológico Janauari
Pronto para ver alguns jacarés? Um dos principais pontos turísticos de Manaus, o Parque Ecológico Janauari é o local certo para ver a fauna e flora típica da Floresta Amazônica: os igapós, várzeas, orquídeas, árvores samaumeiras e, é claro, vitórias-régias.
Fica a, aproximadamente, uma hora de barco de Manaus, e precisa ser agendado com certa antecedência. Uma dica é reservar um tempo para apreciar a imensa biodiversidade desse reduto de belezas naturais. Por lá, você também vai encontrar uma feirinha flutuante de artesanato, saí de lá com vontade de levar um de cada.
9. Bosque da Ciência
Já o Bosque da Ciência fica no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), e é uma atração tranquila, educativa e muito enriquecedora. Tem uma vegetação vasta e é habitat de vários animais. Ainda me lembro de ter visto alguns poraquês – também conhecidos como peixe-elétrico – e várias preguiças fazendo o que elas fazem de melhor: dormindo rs.
O bosque não fica tão distante do centro, está a apenas 15 minutos de carro do Teatro Amazonas, o que o torna bem fácil de encaixar no roteiro.
Turismo em Manaus: mais dicas de viagem
Tenho mais algumas dicas para sua viagem ao Amazonas ser perfeita!
Onde ficar em Manaus: melhores hotéis e pousadas
Decidir onde ficar em Manaus é uma das primeiras providências para a sua viagem. A boa notícia é que cidade é lindíssima e bem estruturada no quesito hospedagem. Há hotéis e acomodações para todos os gostos, bolsos e prioridades.
Na hora da reserva, considere o que você mais preza, como conforto, preço, vista, localização ou proximidade com seus pontos de interesse. Por lá, os meus bairros preferidos são:
- Centro Histórico
- Adrianópolis
- Vieiralves
- Ponta Negra
Veja nossas dicas de hospedagens em cada um desses bairros:
Centro Histórico | Perfeito para quem quer estar no coração da cidade. É endereço de atrações como o Teatro Amazonas, o Palácio Rio Negro e o Porto de Manaus. Tem ampla variedade de hotéis, restaurantes e lojas. Por ali, já fiquei no Juma Ópera e amei, ele tem um terraço com piscina, uma estrutura incrível e uma ótima vista da cidade. Também vale considerar ficar no Hotel Villa Amazônia, que é uma opção bem sofisticada e cheia de mordomias como uma bela piscina e uma academia bastante equipada. Porém, se o custo-benefício for sua prioridade, indico a Casa 307, os quartos são bem aconchegantes.
Adrianópolis | Região moderna e sofisticada, cheia de restaurantes e lojas luxuosas. A principal vantagem é que fica pertinho do centro histórico, tornando o acesso às atrações mais famosas fácil e rápido. Indico fortemente o Hotel Adrianópolis All Suites, é uma ótima opção para a sua viagem, já que oferece sauna, academia, piscina, café da manhã completo e fica ao lado do Shopping Center Millennium. Também tenho vontade de ficar no Quality Hotel, ele é moderno, bem localizado e tem ótima estrutura.
Vieiralves | Procurando por uma região mais sossegada? Então considere se hospedar em Vieiralves. É um bairro residencial, arborizado, tranquilo e sem tanto trânsito. Gosto bastante do Express Vieiralves por ele estar em uma área com muitos restaurantes, bares e ter quartos espaçosos. Já o Mercure Manaus é a opção perfeita para você relaxar em uma hidromassagem e aproveitar a área externa com piscina.
Ponta Negra | Um dos bairros mais conhecidos de Manaus por conta do encontro das águas do Rio Negro e Solimões. Já te aviso que por lá as diárias são mais caras, especialmente na alta temporada, mas ainda vale muito a pena. Recomendo o Life Ponta Negra, é perfeito para você curtir a privacidade e as regalias de ter um apartamento completo e cheio de conforto. O Tropical Executive Hotel tem vistas que me encantaram logo de cara, especialmente da piscina, além de ter quartos espaçosos e opções de suítes com hidromassagem. Não vejo a hora de voltar mais vezes!
Mas isso não é tudo: você sabia que é possível se hospedar também em áreas de preservação ou até em embarcações flutuantes? Pois é! Para conhecer melhor cada região e sugestão de hotel, leia nosso post completo: Onde ficar em Manaus.
O que fazer à noite em Manaus: atrações noturnas
Sim, há muito o que fazer em Manaus à noite! Não faltam atrações, bares, restaurantes e espetáculos artísticos na cidade, que tem uma vida noturna agitadíssima. O Bairro Vieiralves é super badalado e concentra restaurantes e bares muito famosos como o Salomé Bar.
A Praça do Eldorado também é muito tradicional e, assim como o Bairro Vieralves, concentra muitos locais para beber e comer, além de atrair torcidas de times de futebol que se reúnem nesse local para assistir aos jogos e comemorar.
Procure saber o que está acontecendo no Teatro Amazonas nas suas datas para, quem sabe, curtir um espetáculo, afinal, se o centro é bem animado de dia, a vida noturna também fervilha.
Onde comer em Manaus: melhores restaurantes
No seu roteiro de viagem em Manaus, provar da culinária incrível da região deve ser uma prioridade. O Amazonas é um estado de preparos e ingredientes únicos e deliciosos. O tucupi, por exemplo, extraído da raiz da mandioca brava, é um ingrediente que aparece em vários pratos típicos, e com certeza você precisa experimentar.
Os pratos mais famosos da região norte incluem o tacacá, um caldo super saboroso feito com tucupi, jambu camarão seco e goma de tapioca cozida, pato no tucupi, mujica de peixe, arroz com pequi, caldeiradas de peixes e muitos outros.
Há inúmeros restaurantes incríveis em Manaus e, para você não ficar perdido, selecionei os melhores para você:
Banzeiro | Perfeito para provar a cozinha amazônica. Você vai poder provar entradas únicas como Formiga Saúva e Espuma de Mandioquinha, pratos principais como Barriga de Pirarucu Moqueada e sobremesas deliciosas com coco fresco e cupuaçu. Só de lembrar, já me dá água na boca!
Barollo | Culinária contemporânea com toques regionais, uma verdadeira reunião de cultura e sofisticação. Achei o cardápio bastante variado. Não saia de lá sem provar o filé de tambaqui com crosta de castanha, é de comer rezando!
Amazônico Peixaria Regional | O ambiente por si só já vale a pena, é muito bonito. O lugar ideal para você provar peixes como tambaqui, tucunaré e pirarucu assados, grelhados, fritos, empanados e de vários outros jeitos deliciosos.
Tambaqui de Banda – Teatro Amazonas | Nada melhor do que experimentar a comida manauara em um dos seus principais pontos turísticos, não é mesmo? Experimente o prato especial que dá nome ao restaurante, o tambaqui de banda assado na brasa e com baião de dois, farofa e vinagrete, garanto você não vai se arrepender!
Passeios bate e volta saindo de Manaus
Tem um pouco mais de tempo em Manaus? Então você consegue, tranquilamente, reservar parte da sua viagem para os arredores:
Presidente Figueiredo
Que tal uma Excursão às Cataratas Presidente Figueiredo? Quem ama cachoeiras vai adorar esse lugar com atmosfera inexplorada e selvagem.
O passeio é guiado e inclui as fantásticas quedas d’água das Cachoeiras de Presidente Figueiredo, mas também uma visita ao interior da cativante Gruta do Refúgio, que abriga uma flora riquíssima. Na minha vez, pude ver até tartarugas, jacarés, peixes e morcegos.
Um riacho rasinho atravessa toda a gruta. É um cenário verdadeiramente paradisíaco. O legal é que o almoço está incluso no passeio, assim como translado de ida e volta para a sua acomodação em Manaus.
Floresta Amazônica
Uma excursão na Floresta Amazônica é um passeio inesquecível! É o jeito ideal de aproveitar a viagem se você tiver dias suficientes à sua disposição.
Você pode fazer um passeio que dura 2, 3 ou 4 dias para explorar o Rio Amazonas, conhecer vilas, acessar locais de canoa, participar de expedições noturnas, nadar e, é claro, explorar a imensidão da floresta.
Vale muito a pena entender melhor sobre a região e transformar sua viagem em uma experiência ainda mais memorável. Sem dúvidas, é uma daquelas excursões que todo mundo deveria fazer pelo menos uma vez na vida!
Quando ir
Para decidir quando ir para Manaus é importante que você saiba que o inverno é uma estação chuvosa e de cheia do Rio Amazonas. As temperaturas são bem amenas e o mês com maior precipitação costuma ser março. As cachoeiras nessa época não são passeios tão interessantes quanto no verão, época ideal para conhecer as praias.
As temperaturas são elevadas especialmente entre junho e outubro na região, e a sensação térmica costuma ser bem alta. É possível ter chuva também fora do inverno. Só não esqueça do repelente se for nessa época, e, é claro, do protetor solar.
Levando tudo isso em consideração, meu conselho é evitar viajar no período de cheia se você quiser conhecer as praias e cachoeiras.
Quantos dias ficar em Manaus
Manaus é tão linda e interessante que você vai querer ficar na cidade pelo máximo de tempo que conseguir. São muitos museus, praias, edifícios históricos, restaurantes elogiados e passeios empolgantes.
Ainda assim, é possível aproveitar bem com 3 dias inteiros de viagem, mas você vai ter que pensar bem em como organizar o seu roteiro em Manaus. Para aproveitar as atrações históricas, ter contato com a cultura e com a gastronomia e ainda ter tempo de aproveitar os arredores da cidade, compensa mais ficar 5 dias inteiros.
Preparamos algumas dicas para que você planeje o que conhecer em Manaus em 3 dias ou em 5 dias:
O que fazer em Manaus em 3 dias
DIA 1 | Faça um tour pelo Centro Histórico de Manaus. É possível visitar boa parte das atrações em um dia, mesmo que seja rapidamente, como o Porto de Manaus. Gaste um pouco mais de tempo no Teatro Amazonas e no Mercado Municipal, onde você pode experimentar a gastronomia manauara. Veja o pôr do sol do Parque Senador Jefferson Péres.
DIA 2 | Reserve a manhã para visitar um ou mais museus, como o MUSA (museu da Amazônia). Visite o Parque Ecológico Janauari, vá até o Centro Cultural dos Povos da Amazônia e jante em um restaurante especializado em gastronomia regional, como o Banzeiro.
DIA 3 | Aproveite o incrível Encontro das águas dos Rios Negro e Solimões. Veja um espetáculo no Teatro Amazonas para aproveitar um dos maiores pontos turísticos de Manaus à noite. Você pode jantar no próprio teatro, no restaurante Tambaqui de Banda.
O que fazer em Manaus em 5 dias
DIA 4 | Faça a Excursão às Cataratas Presidente Figueiredo. Como é um passeio duradouro, apenas explore a cidade durante a noite através de uma caminhada leve.
DIA 5 | Feche sua viagem explorando as praias de Manaus e dos arredores da cidade. Veja o pôr do sol da Praia de Ponta Negra ou de um restaurante flutuante na Praia Dourada.
Se essa for uma prioridade para você, use dois dias para explorar a Floresta Amazônica em uma excursão inesquecível.
Seu roteiro de viagem para Manaus está pronto!
Agora você já sabe o que conhecer em Manaus, fica fácil fazer o planejamento e, finalmente, conhecer mais do Norte do Brasil. Faça as suas malas e vá para a sua próxima aventura! Depois volte aqui para me contar qual atração você mais gostou!
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.