Escrito por Adriana
05 de janeiro de 2024
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

A cidade de Maragogi é parte da região conhecida como Costa dos Corais. O apelido “Caribe Brasileiro” muito se deve à tonalidade das suas águas, mas eu diria que o charme de Maragogi fala por si só e supera comparações. 

Os passeios de buggy e as piscinas naturais atraem gente do Brasil todo e de fora. Além disso, a região tem ótimos pontos de mergulho! Dá pra fazer um roteiro muito bom incluindo passeios e bons momentos na praia no tempo que você tiver disponível. 

Como se não bastasse, a localização de Maragogi é privilegiadíssima: entre Recife e Maceió, a uma distância parecida de cada uma das capitais. 

vista superior das piscinas naturais de Maragogi
As lindíssimas piscinas naturais de Maragogi. Foto: Legacy600 / CC-BY-SA 4.0

Listei o principal sobre o que fazer em Maragogi e deixei mais dicas no final, incluindo onde se hospedar, onde comer e as épocas de eventos importantes em Maragogi. Vem ver:

  1. Praias de Maragogi 
  2. Piscinas Naturais 
  3. Passeio de buggy 
  4. Mergulho 
  5. Beach Club em Maragogi 
  6. Mirante do Cruzeiro 
  7. Povoado de São Bento 
  8. Festivais em Maragogi 

Direto ao Ponto: Maragogi

  • Maragogi é uma beleza! A Praia do Antunes, onde estão os coqueiros inclinados para o mar, é uma das mais famosas, junto com a Praia de Barra Grande, onde se forma o Caminho de Moisés.
  • As piscinas naturais de Maragogi fazem o maior sucesso e é possível mergulhar com snorkel ou cilindro, a depender das marés e da experiência de cada um.
  • Os passeios de buggy são uma ótima pedida. É possível passear pelo norte ou pelo sul da região e conhecer muita coisa de uma forma super divertida.
  • Não deixe de visitar o Povoado de São Bento. É uma experiência única. Por lá acontece o Festival da Mariscada. Maragogi também conta com o Festival da Lagosta! Só festejos de dar água na boca.
  • Falando em água na boca, o Russo Gastrobar Restaurante é um achado em Maragogi. Além da comida ser super bem recomendada, o local oferece um espaço cultural com exposições. A localização é excelente, na beira da Praia de Maragogi.
  • Há bons hotéis em Maragogi. Eu já fiquei no Hotel Praia Dourada, na Praia de Barra Grande, e aproveitei bastante a estrutura.

1. Praias de Maragogi

Que Maragogi tem praias lindas você já sabe. Mas para quais você vai? 

Já fiz um post bem completo só sobre praias e piscinas naturais em Maragogi e posso adiantar que as águas cristalinas e os coqueiros estão para todos os lados.

Adianto também que a cor da água pode ser alterada por alguns fatores, especialmente chuvas, o que não retira a beleza das praias, ok? Ela tem muito mais a oferecer. 

Para te ajudar a decidir quais delas você quer conhecer, separei 10 de praias em Maragogi: 

1.1 Praia de Antunes 

A Praia de Antunes  fica a 7 km do centro da cidade e é a mais famosa de Maragogi. Por conta disso, ela é bem disputada, mas também tem estrutura para receber os muitos visitantes.

A maré baixa permite que se caminhe até os corais. A água rasinha e azul torna o cenário lindo, mas não exatamente paradisíaco porque sempre tem gente por lá. O dia em que eu fui estava até tranquilo, mas acho que foi sorte a minha. 

mar e coqueirais ao fundo da Praia de Antunes
A Praia de Antunes é um cartão-postal da cidade. Foto: Legacy600 / CC BY-SA 4.0

Por lá, você consegue achar bares mais estruturados que cobram day use, e outros mais improvisados. 

Acho que apesar da possibilidade de encontrar a praia cheia, vale a pena ir. A cor da água é capaz de conquistar qualquer um!

Dica | Se você estava querendo saber onde ficam os famosos coqueiros que estão curvados em direção ao mar, encontrou – eles ficam na Praia de Antunes e rendem fotos maravilhosas.

1.2. Praia Ponta de Mangue 

A Praia Ponta de Mangue é a clássica praia de areia branca cercada por coqueiros. E sim, lembra muito o Caribe mesmo. É um pouco mais tranquila do que a Praia de Antunes – e acho que nem foi sorte a minha, dizem que ela costuma ser calma sempre.

coqueiros na orla da praia de Ponta de Mangue
A Praia Ponta de Mangue é a definição ideal de “Caribe Brasileiro” Foto: MTurdestinos / Flickr

São cerca de 15 minutos a partir do centro de Maragogi, e apesar de não haver tanta estrutura, há bares, quiosques e restaurantes por ali.

1.3. Praia de Xaréu 

A Praia de Xaréu vai agradar mais quem gosta de praias quase desertas. Ela fica a cerca de 8 km do centro, e costuma ter mais gente apenas aos finais de semana.

faixa de areia e mar da Praia de Xaréu
A Praia de Xaréu é uma das melhores para ir com crianças. Foto: Renan Greca / Flickr

São menos serviços disponíveis, e para passar um dia lá, você vai precisar levar comida, água e, de repente, até cadeirinhas e tudo mais. Não é que não tenha restaurantes! É que eles ficam um pouco mais longe da praia mesmo. 

Eu gosto muito dessa. A visitaria facilmente em todas as minhas idas para Maragogi.

1.4. Praia de Maragogi 

A Praia de Maragogi fica no coração da cidade. Não é muito utilizada para banho, mas tem uma paisagem bonita. Costuma ser o ponto de partida dos passeios de barco, e vários ficam ancorados ali.

coqueiros na orla da Praia de Maragogi
A Praia de Maragogi é super gostosa para passear. Foto: kadufernandiz / Pixabay

Só que é uma praia que está ali no centro, onde tudo acontece. Infelizmente senti que o boom do turismo desorganizou um pouco a região, e não achei que o descarte de esgoto estava sendo feito da melhor forma.

Acredito que pelo implemento de novos hotéis, acomodações e restaurantes, é necessário ter mais rigidez por ali. Além disso, houve momentos em que eu senti falta do sossego que nos é prometido numa viagem a Maragogi.  

1.5. Praia de Peroba 

A Praia de Peroba é tranquila e limpinha. Fica a aproximadamente 10 km do centro. Muita gente a considera a melhor de Maragogi, e ela está no meu ranking também. 

Tem alguns restaurantes ao redor, mas principalmente pousadas. A água não é tão translúcida nessa parte, e talvez por isso não seja mais famosa ainda. 

É a última praia, ao norte de Maragogi e fica a, mais ou menos, 10 minutos de carro do centrinho.

1.6. Praia de Barra Grande 

A Praia de Barra Grande merece um grande destaque! A maré baixa forma o chamado Caminho de Moisés – o fenômeno acontece na maré baixa, quando o banco de areia fica aparente e forma um caminho mar adentro. 

redes no mar da praia de Barra Grande
A Praia de Barra Grande mantém o cenário paradisíaco. Foto: Edujsneto / CC-BY-SA-4.0

Quanto mais baixa a maré, mais visível é o banco de areia. Por conta disso, é imprescindível consultar a Tábua das Marés. As piscinas naturais ficam bem perto, e vou falar sobre sobre isso no próximo tópico. 

Ah, e o cenário acaba tendo bastante barco, porque muita gente vai para Barra Grande de bate e volta. Além do mais, gostei de ficar em alguns restaurantes pé na areia por ali!

1.7. Praia de Burgalhau 

Uma opção pertinho do centro de Maragogi, a Praia de Burgalhau quase sempre está tranquila. 

Além de não ser lotada, o mar é calmo e as ondas são leves. Perfeita para quem quer tomar um banho e curtir a paisagem na maior paz do mundo. 

orla com o mar ao fundo da Praia de Burgalhau
Apesar de estar perto do centro, a Praia de Burgalhau é tranquila. Foto: Marinelson / Flickr

Dica | Já viu fotos de pessoas que visitaram Maragogi e tiraram fotos em um buggy no meio de um coração feito de cocos? Pois essa é a Praia de Burgalhau. A dica é pedir para o bugueiro fazer essa foto sua, caso você esteja fazendo esse passeio, porque eles têm o jeito de fazer a foto ficar um sucesso. 

1.8. Praia do Dourado 

A Praia do Dourado tem corais lindos e também não é muito movimentada. Vi muitas pessoas com caiaques e praticando windsurf!

São poucos ambulantes, então, se você estiver por lá e estiver longe do seu hotel, leve seu cooler e alguma comida! 

Eu passei algumas horas lá, e fiquei com vontade de ficar mais tempo. É tudo limpinho e eu me senti muito segura. É uma praia muito gostosa, recomendo muito.

1.9. Praia do Camacho 

Já a Praia do Camacho costuma ser mais frequentada por locais (assim como a Praia de São Bento, que vou falar logo em seguida). O clima é bem familiar e tranquilo. 

Muita gente passa por ela nos passeios de buggy. É uma área com algumas boas pousadas e hotéis.

Também tem o estilo clássico de praias gostosas – areia fofinha, coqueiros e água quente.

1.10. Praia de São Bento 

A Praia de São Bento tem uma paisagem paradisíaca clássica, e é frequentada por pescadores e por moradores. O ritmo é esse: de sossego e paz. 


Muita gente conhece a praia por conta do passeio nas Croas de São Bento, boas para mergulho perto dos corais ou para aproveitar as piscinas naturais – tudo vai depender da maré. 

Além disso, passei por pousadas muito lindinhas perto da Praia de São Bento.

2. Piscinas Naturais de Maragogi 

Não há quem visite Maragogi sem colocar as praias e as piscinas naturais como prioridades. E não é para menos: as piscinas naturais de Maragogi são espetaculares. 

As piscinas fazem parte da Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais que abrange o litoral sul de Pernambuco e litoral norte de Alagoas. 

Você pode conferir as orientações para os visitantes no site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

As principais piscinas naturais são: 

  • Galés | A mais funda e mais indicada para mergulho. É também a maior.
  • Barra Grande | É bem rasinha, na Praia de Barra Grande. 
  • Taocas | É menor e recebe menos turistas. Fica em frente à Praia de Burgalhau.

Há outras piscinas também, como Croas de São Bento que citei ao falar da Praia de São Bento, as Piscinas da Barrinha, que ficam na Praia de Barra Grande, e a recém-descoberta Lagoa Azul, também na Praia de Barra Grande.

Juntas, essas piscinas naturais colocam Maragogi entre os principais destinos turísticos do Brasil. De uma forma geral, o cenário delas tem águas perfeitas para mergulhar e para se refrescar, ver peixinhos e, a depender da profundidade, mergulhar.

Antes de fazer as reservas, consulte a Tábua das Marés, de preferência no site da Marinha Nacional, porque a maré alta torna as águas mais profundas e menos cristalinas.

Dica | Aproveite para conhecer as piscinas naturais em um passeio de lancha. A primeira parada do passeio é de quase uma hora nessa maravilha. Depois, o Caminho de Moisés, e, finalmente, a última parada é na Praia de Antunes.

3. Passeio de Buggy em Maragogi 

O passeio de buggy é uma ótima pedida para conhecer a região de uma forma divertida – você une o útil ao agradável.  

buggys no litoral de Maragogi
O passeio de buggy é um ótimo jeito de conhecer as praias. Foto: Rosanetur / Flickr

Dá pra encontrar algumas agências locais, mas o comum é que os passeios se dividam entre norte e sul de Maragogi:

  • Passeio de Buggy ao Norte | No trajeto ao norte com paradas para fotos você começa pela Praia do Burgalhau e passa pelas Praias Barra Grande (com Caminho de Moisés se a maré permitir), Antunes e Xaréu. São mais ou menos 2h e meia!
  • Passeio de Buggy ao Sul | Já o trajeto ao sul começa na Praia da Orla de Maragogi, passa pelas Ruínas da Igreja de São Bento, pelo Mirante Tabor e termina no Mirante Bela Vista! Todo o trajeto rende fotos lindíssimas. 

Dependendo do seu tempo disponível e orçamento, é possível visitar tanto as praias do sul e norte de uma vez só! Mas saiba que o roteiro será mais corrido, com menos tempo para curtir cada praia. 

Você pode se perguntar se é possível fazer os dois no mesmo dia, e eu acredito que sim, porque os horários são flexíveis. Mas você vai aguentar? Lembre que as praias costumam cansar bastante. Eu separaria os passeios se fosse você. 

4. Mergulho em Maragogi 

O mergulho em Maragogi acontece especialmente nas piscinas naturais quando elas têm profundidade suficiente, especialmente nas Galés.

Podem ser feitos com cilindros ou com snorkel. Pode ser ótimo para quem quer começar a mergulhar, com os chamados mergulhos de batismo, mas também há opções para quem já tem mais experiência, com opções de mergulhos para ver as grandes barreiras de corais e naufrágios 

5. Beach Club em Maragogi 

Os beach clubs de Maragogi ficam próximos das principais praias e formam complexos bem interessantes para quem quer bastante lazer em uma estrutura bem completa.

É possível visitá-los rapidamente ou passar o dia inteiro em um deles. Para te ajudar a escolher, separei 3 beach clubs em Maragogi: 

  • Pontal do Maragogi | na Praia de Burgalhau, tem uma estrutura completa para curtir o dia e a praia com todo o aparato possível. São mesinhas, cadeiras, banheiros, restaurantes e até passeios organizados pelo próprio estabelecimento – inclusive com visitas às piscinas naturais, mergulho e tour de buggy. É incrivelmente bem recomendado. 
  • Barra Mar Beach Club Maragogi | fica na Praia de Barra Grande e oferece estrutura completa de lazer e gastronomia pertinho de onde você pode fazer o Caminho de Moisés. O mais legal é ter uma programação recreativa  para todas as idades. Destaque para o redário com uma vista espetacular.
  • Maré Beach Club Maragogi | fica na Praia de Peroba e foca mais na experiência gastronômica. Praia dá aquela fome, não é? Então esse lugar me interessou bastante, especialmente por ter acesso direto à praia, e cardápio que inclui petiscos e drinks, mas também almoços completíssimos. 

6. Mirante do Cruzeiro 

O Mirante do Cruzeiro oferece uma vista inesquecível e frequentemente está incluído nos passeios de buggy! 

A subida é bem íngreme e não tão boa, mas a visão é panorâmica e talvez esse seja um dos melhores ângulos em Maragogi.

Fica dentro da Pousada Alto do Cruzeiro e é necessário pagar uma taxinha para entrar. Lá você encontra um restaurante, uma lojinha de souvenirs e letreiros bem legais para tirar fotos com a melhor paisagem possível ao fundo.

7. Povoado de São Bento 

Sabe a Praia de São Bento? Nessa região você também pode (e deve!) visitar o Povoado de São Bento, que tem atrações históricas lindíssimas e super importantes para a cultura, religião e história da cidade.

É um lugar que está incluído com frequência nos roteiros dos passeios de buggy ao Sul de Maragogi, já que o povoado de São Bento fica ali na divisa com o município vizinho de Japaratinga. 

Uma das marcas registradas da região são os sequilhos ou bolinhos de goma e os mariscos. Não deixe de provar!

As ruínas do Mosteiro de São Bento são uma parada interessantíssima e cheia de beleza – o ocre da construção e o azul do mar me deixaram encantada. Eu adorei visitar esse local construído no século 17.

Apesar de serem ruínas, a memória se mantém viva pela comunidade. O IPHAN fez seu registro como sítio arqueológico e finalizou sua consolidação em 2020. Vale muito a pena conhecer!

8. Festivais em Maragogi 

Essa é uma daquelas dicas de Maragogi que você vai poder aproveitar a depender das datas da sua viagem. Há dois festivais que agitam a região e dão ótimas opções gastronômicas! Veja: 

Festival da Lagosta 

O Festival Gastronômico da Lagosta de Maragogi acontece, geralmente, no mês de setembro. É uma das festas mais importantes de Maragogi e também de todo o norte do estado de Alagoas! 

São várias barracas espalhadas pela orla com comidas (lagostas!) deliciosas. Além dos dias de evento, vários restaurantes entram no espírito e dão continuação à festividade. Dá vontade, não é? 

Festival da Mariscada 

O Festival da Mariscada acontece em São Bento. As marisqueiras têm grande importância cultural e econômica para o povoado, e não poderia faltar um momento para celebrar essa tradição.

A última edição aconteceu no mês de março, mas é interessante que você verifique antes da sua viagem. Foram dois dias de festa e várias atrações musicais, além de, é claro, concurso gastronômico.  Teve mais! A programação foi divertida e incluiu corrida de jangada e subida de coqueiro!

Mais dicas de viagem para Maragogi

Aposto que a vontade de conhecer Maragogi está enorme, não? Antes de partir para planejar sua viagem, tenho mais algumas dicas para sua estadia no “Caribe Brasileiro” ser incrível!

Onde se hospedar em Maragogi 

A rede hoteleira é bem variada e desenvolvida, afinal Maragogi recebe muita gente. Há hotéis, pousadas e resorts perto das principais praias, mas achei justo te dar dicas do centro, do norte e do sul do município. Confira: 

Centro | onde tudo acontece, é um ótimo ponto de embarque para passeios, por exemplo. Tem movimento, claro, mas pode apresentar um bom custo-benefício também. A Pousada Concha Dourada é uma boa opção de hotel para quem quer economizar e a Pousada Olho D’água é considerada uma das melhores da cidade.

Litoral norte | A Pousada Sol e Mar é uma ótima opção na Praia de Barra Grande, enquanto que o Hotel Praia Dourada é super estruturado, com restaurante internacional integrado e tudo. Já me hospedei nele e aproveitei bastante 


Litoral sul | Na Praia do Camacho, eu escolheria a Praiagogi Boutique Pousada porque as recomendações são maravilhosas. Escolheria a Pousada Shalom Beach se quisesse ficar na Praia de São Bento, especialmente por ser beira-mar e pela parte externa ser belíssima.

Não deixe de conferir o nosso post sobre onde ficar em Maragogi. Selecionei as 20 melhores pousadas e separei minhas melhores dicas para você!

Onde comer: restaurantes em Maragogi 

A culinária típica de Maragogi é de deixar qualquer um apaixonado. Como já te falei antes, os mariscos e a lagosta tem papel especial na região e são até celebrados! 

Também são super importantes o bolo de goma (super tradicional!), a tapioca, a carne seca, a mandioca, peixes e outros frutos do mar. Confira alguns bons restaurantes por lá:

  • Meraki Beach Bar e Restaurante – $$ | fica na Praia de Barra Grande. É um restaurante pé na areia com preços muito bons, e melhores do que os concorrentes próximos! Eu amei a estrutura e voltaria mais vezes.
  • Netun Restaurante Maragogi – $$ | na principal avenida do centro, à beira da Praia de Maragogi, possui um cardápio com pratos da cozinha mediterrânea e nacional, com foco em frutos do mar. 
  • Restaurante Maragaço – $$ | fica no centro da cidade, e é ideal para comer frutos do mar. Os pratos são muito bem servidos. 
  • Russo Gastrobar Restaurante – $$ | na beira da Praia de Maragogi, com decoração bonita e vista do mar. Tem uma faixa de preço interessante e fica em frente ao letreiro de Maragogi. A comida bem recomendada me faz ter muita vontade de ir, mas o espaço cultural com exposições parece tornar a experiência ainda melhor. Um achado!
  • Tua Casa Hamburgueria e Petiscaria – $ | às vezes bate aquela fome de hambúrguer, não é? Essa hamburgueria artesanal fica bem perto da Praia Ponta do Mangue, e é super elogiado.

Melhor época para visitar Maragogi 

Como já é de se esperar, o verão é a época mais movimentada em Maragogi. Os meses depois do feriado de carnaval já são de baixa temporada, embora ainda esteja calor. Na verdade, as temperaturas são altas quase o ano inteiro em Maragogi. O mês mais frio costuma ser em julho, mas raramente abaixo dos 22ºC.

Quantos dias ficar em Maragogi 

Um final de semana pode ser suficiente para conhecer Maragogi, mas se puder ficar pelo menos 3 dias completos (sexta, sábado e domingo, por exemplo) já é possível incluir os passeios do seu interesse.

Se quiser explorar os arredores, indico, no mínimo, uma semana.

Mapa de Maragogi 

Confira este mapa com todos os pontos turísticos de Maragogi que citamos no post: 

Uma viagem para Maragogi combina com: 

Porto de Galinhas | fica a pouco mais de 80 km de Maragogi, e segue o espírito: tem piscinas naturais belíssimas, passeios de buggy e várias praias ótimas. Apesar das similaridades, as paisagens são únicas e valem demais a sua visita. 

São Miguel dos Milagres | a pouco mais de 70 km de Maragogi, essa vila de pescadores ganhou o coração do Brasil inteiro e, com certeza, é um cenário imperdível. Faz parte da Rota Ecológica da Costa dos Corais e todo mundo deveria visitar suas praias e piscinas naturais pelo menos uma vez na vida. 

E aí, já começou a montar seu roteiro do que fazer em Maragogi? 

Acho que é bem possível (e até provável) se apaixonar por Maragogi antes mesmo de chegar lá.  Espero que nossas experiências tenham te deixado com mais vontade ainda!

Você também pode gostar de:

Foto de destaque: Praia de Maragogi. Fotógrafo: bconzi / Pixabay

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

5 comentários em “O que fazer em Maragogi AL: 8 atrações imperdíveis + dicas”

  1. Amei o post!! Dicas muito boas para quem quer conhecer o local. Estava procurando essas informações para concretizar a minha viagem. Parabéns pelas informações prestadas.

    Responder