Escrito por Kamilly Doria
08 de janeiro de 2024
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

De repente uma vila de pescadores se tornou o destino dos sonhos de muita gente. São Miguel dos Milagres tem uma paisagem absolutamente privilegiada e está se expandindo cada vez mais no turismo. 

A sensação que eu tive por lá foi de, realmente, vivenciar um milagre. Com tanta correria no dia a dia, estar em um lugar com tanta paz é um presente.

Coqueiros na orla da Praia do Patacho
Praia do Patacho, pertinho de São Miguel dos Milagres. Foto: Rafael Vianna Croffi / Flickr

E, sim, São Miguel dos Milagres está cada vez mais conhecido e atrai gente de todo lado, mas mantém sua essência apaixonante até hoje – e espero que para sempre!

Vou te contar tudo sobre as praias, piscinas naturais e passeios dessa parte da Rota dos Milagres: 

  1. Praias
  2. Piscinas Naturais 
  3. Santuário do Peixe-Boi 
  4. Passeio de Buggy 
  5. Passeio de bicicleta até o Pontal de Camaragibe 
  6. Farol e Mirante de Porto de Pedras

Direto ao Ponto: São Miguel dos Milagres

  • A Praia de São Miguel dos Milagres é linda, bem centralizada e super acessível. Você encontra várias jangadas lá, mas nada que atrapalhe o banho, muito menos o visual.
  • A maior parte das Praias de São Miguel dos Milagres são selvagens e com menos estrutura. A Praia de Lajes é uma das que eu mais gostei e, talvez, onde vi o mar mais incrivelmente azul.
  • Eu adorei todas as piscinas naturais da região, mas a de São Miguel dos Milagres e a do Toque foram minhas preferidas.
  • O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas disponibiliza um app que mostra se alguma praia está imprópria para banho, além de oferecer previsão do tempo e a tábua de maré.
  • Recomendo fazer um passeio de bike em Barra de Camaragibe e uma visita ao Santuário do Peixe-Boi, um projeto belíssimo.
  • Eu me hospedei e recomendo a Pousada Riacho dos Milagres na Praia do Riacho. A parte externa é maravilhosa.

MUN - CTA - o-que-fazer-em-sao-miguel-dos-milagres

1. Praias de São Miguel dos Milagres e arredores

Não é segredo que a maioria das pessoas que vai para São Miguel dos Milagres está buscando suas praias, muitas com piscinas naturais – que falo no próximo tópico. É muito difícil se decepcionar, porque realmente é tudo lindo: as águas são azuladas, cristalinas, quentinhas e tranquilas.

Nossa experiência pessoal foi muito bacana, mas por conta de alguns relatos sobre limpeza das praias e descarte indevido de esgoto, tenho uma dica para dar:

Dica | O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) disponibiliza um aplicativo que mostra uma lista de praias próprias para banho com atualizações semanais. Assim você consegue ter certeza sobre a limpeza, e ainda tem acesso à previsão do tempo e a Tábua de Maré (essencial para quem quer ir para as piscinas naturais). 

Sem mais delongas, vou te falar sobre as principais praias de São Miguel dos Milagres:

  • Praia de São Miguel dos Milagres
  • Praia do Riacho
  • Praia do Marceneiro
  • Praia do Toque 
  • Praia Porto da Rua
  • Praia de Lajes
  • Praia do Patacho 

1.1. Praia de São Miguel dos Milagres 

A Praia de São Miguel dos Milagres é a principal da cidade, e muita gente disse que essa é a melhor praia de Alagoas.

Eu visitei e queria passar horas e horas por lá. Assim que cheguei, achei que seria difícil achar um trecho legal para tomar banho, porque são muitas jangadas (o que deixa o cenário bem bonito também), mas foi só impressão. Só precisei andar alguns metros e encontrei o ponto perfeito para curtir a água morninha e esverdeada. 

Vou falar sobre as piscinas naturais mais adiante, mas já deixo registrado que essa é uma das melhores da Costa dos Corais.

É uma praia famosa, mas tranquila em comparação com algumas praias de Maceió, por exemplo. Em alguns finais de semana pode ficar um pouco mais difícil estacionar, mas nada muito fora do esperado. No mais, é uma praia super acessível e centralizada.

Outra atividade bem legal para se fazer nessa praia é o passeio de buggy, que também vai ganhar um tópico nesse post! 

1.2. Praia do Riacho 

A Praia do Riacho fica bem pertinho da Praia de São Miguel dos Milagres, só que mais ao sul da cidade. 

É uma praia ainda mais tranquila, e linda. A paisagem é das praias clássicas, com areia branquinha e coqueiros, sem falar do mar de águas verdinhas e areia branca fofinha.

Eu achei a água especialmente limpa, e na maré baixa tem como ver os peixinhos claramente. Uma paz. 

1.3. Praia do Marceneiro 

Localizada na cidade vizinha de Barra do Camaragibe, a Praia do Marceneiro fica ao sul de São Miguel dos Milagres. Dá pra chegar do centro de São Miguel dos Milagres até a praia em 10 minutos, porque são apenas 6 km. Nós chegamos cedo, mas achamos que havia muito espaço para estacionar, então tudo tranquilo nesse aspecto. 

Extensa faixa de areia larga com vegetação na Praia do Marceneiro
A Praia do Marceneiro é um verdadeiro paraíso na terra! Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

A praia tem um visual incrível, típico da Rota Ecológica de Milagres. A faixa de areia é incrivelmente ampla. Como eu cheguei cedo, achei até vazia, mas suponho que tenha espaço para todo mundo mesmo aos fins de semana e feriados.

É uma praia mais deserta, então não há mesinhas e quiosques como na Praia de São Miguel dos Milagres. Se quiser passar muitas horas, é recomendável levar seu cooler, cadeiras e tudo mais.

Dica | Se a Rota dos Milagres já parece um sonho para quem vai passear lá, imagina, então, trocar alianças nesse cenário! Entre a Praia do Riacho e a Praia do Marceneiro fica a Capela dos Milagres, que foi construída justamente para a celebração de casamentos. O mais legal (e bonito) é que os convidados assistem ao casamento com o pé na areia mesmo!

1.4. Praia do Toque 

O que falar sobre a Praia do Toque? Essa maravilha fica entre a Praia de São Miguel dos Milagres e a Praia de Porto da Rua.  

É uma praia mais isolada, com o espaço perfeito para longas caminhadas, coqueiros e um ar de tranquilidade difícil de encontrar nos dias  de hoje.

Portal de feito de Bambu na entrada da Praia do Toque
Entrada da Praia do Toque. Foto: Marco Ankosqui/MTur / Flickr

Eu adoro essa sensação mais selvagem, então acho que essa é uma das praias mais incríveis da região. A cor azul caribenha encanta demais, e com a maré baixa, os corais na Praia do Toque ficam muito visíveis. 

É preciso andar bastante para tomar banho em uma boa profundidade nessas horas, e é bem legal ver a maré encher ao longo do dia enquanto os corais somem lentamente do campo de visão. Eu adorei as horas que passei por lá. 

Dica | Por ser uma praia mais isolada, você pode sentir necessidade de ter um espacinho para mais conforto. O Milagres do Toque Beach Club é super bem recomendado e tem uma estrutura lindíssima. 

1.5. Praia Porto da Rua 

A Praia Porto da Rua segue a mesma linha da Praia do Toque, mas acho que dá pra dizer que há um pouco mais de estrutura nessa, que fica ao norte. 

Essa praia tem uma beleza encantadora, e eu achei o tom de azul ainda mais aparente. Durante os finais de semana ela costuma ficar bastante cheia. Bem pertinho da praia fica a Praça Porto da Rua, que é bem bonitinha 

Vista da Praia Porto da Rua a partir do mar
Vista da Praia Porto da Rua. Foto: José Vinícius Tavares Costa / CC BY-SA 4.0

Ao caminhar na Praia Porto da Rua, pode ser uma boa ir até a foz do Rio Tatuamunha, na divisa com a cidade Porto de Pedras. Só fique atento a algumas partes da areia onde estão pedrinhas bem pequenas que machucam o pé. 

Dica 1 | Você pode ficar no Santo Milagres Beach Club para comer e ter um espaço com mais estrutura para passar o dia. É possível fazer a reserva antecipada do seu day use. 

Dica 2 | Não deixe de tirar foto no Tótem Eu Amo Porto da Rua.

1.6. Praia de Lages 

A Praia de Lages fica ainda mais ao norte e é outra bem próxima a São Miguel dos Milagres, apesar de estar localizada oficialmente no município de Porto das Pedras.  

E que praia linda! É muito preservada com uma vegetação tropical que parece até intocada, um mar azul super límpido e nada de som alto ou lixo espalhado. Falo sem me preocupar que é uma das praias mais lindas da região! 

Leve uns lanchinhos, porque só dá para encontrar um ou outro ambulante por ali. Particularmente, é uma das minhas praias preferidas. 

Dica | Importante falar como chegar na Praia de Lages, porque algumas pessoas se confundem (inclusive a gente, já que só chegamos lá na segunda tentativa e fomos bater na Praia de Tatuamunha – que também é bem bonita). Coloque o destino a Pousada Rota Ecológica no Waze ou no Google Maps e pronto, o trajeto fica certinho. 


1.7. Praia do Patacho 

Finalizando nossa lista de praias, a Praia do Patacho, que também fica no município de Porto das Pedras, não poderia faltar.

Praia do Patacho repleta de coqueiros em sua orla
A paradisíaca Praia do Patacho. Foto: Rafael Vianna Croffi / Flickr

Ela fica do lado da Praia de Lages e o mar clama por um mergulho! É o lugar perfeito para curtir uma boa tarde e tirar fotos incríveis nos coqueiros inclinados.

É uma praia com boa estrutura, fácil de estacionar, tranquila, duchas e banheiros públicos… Isso tudo contribuiu para que eu ficasse por lá longas e maravilhosas horas. 

2. Piscinas naturais de São Miguel dos Milagres e arredores 

Algumas pessoas dizem que as piscinas naturais de São Miguel dos Milagres são algumas das mais lindas de todas, e eu concordo. Tive uma experiência maravilhosa e digo, sem dúvidas, que foram os pontos altos das minhas viagens para lá.

Dica | Uma dica para ter uma experiência ainda mais gostosa é pedir para o jangadeiro te levar para pontos mais distantes de onde ficam as multidões, claro que sempre prezando pela segurança. 

Vou te contar um pouco mais sobre cada uma dessas maravilhas:

2.1. Piscinas naturais de São Miguel dos Milagres 

Lembra das jangadas que mencionei ao falar sobre a Praia de São Miguel dos Milagres? Elas te levarão até as piscinas naturais.

A enseada onde ficam os corais e as piscinas naturais de São Miguel dos Milagres tem águas extremamente translúcidas. Não sei o que é melhor: ver os peixinhos, pular da jangada, boiar, mergulhar com snorkel ou simplesmente contemplar uma cena tão bonita e tão rara.

O passeio de jangada até as piscinas naturais duram de 1h a 1h30. Eu recomendo o passeio com o Frederico, do Família Oceano. Ele é mergulhador profissional e explora (com segurança) a área que outras pessoas não costumam ir. Eu adorei cada segundo.

2.2. Piscinas naturais da Praia do Toque – Jangadas do Toque 

A linda Praia do Toque também oferece piscinas naturais durante a maré baixa. Como sempre, é importante ficar atento à tábua das marés. 

As jangadas que fazem esse passeio costumam acomodar 4 pessoas. Assim como nas Piscinas Naturais de São Miguel dos Milagres, eu amei mergulhar usando snorkel. Meu passeio durou mais tempo dessa vez, cerca de 2h.

Um dos pontos mais altos da minha viagem, com certeza. 

2.3. Piscinas naturais da Praia de Lages 

Para conhecer as piscinas naturais da Praia de Lages é possível fazer um combinado com barqueiros, ou fechar o pacote com alguma pousada.

Assim como as outras piscinas naturais da Rota Ecológica dos Milagres, essa também é linda, com águas cristalinas, formações de corais impressionantes e vários peixes para admirar. Inclusive, já vi gente relatando que viu um peixe-boi de pertinho. 

2.4. Piscinas naturais da Praia do Patacho 

As piscinas naturais da Praia do Patacho são perfeitas para a prática de snorkel. Dizem que elas concentram o maior número de jangadeiros animados! 

Dizem que essa é tão linda quanto as outras, e eu ainda pretendo visitar, já que voltar para São Miguel dos Milagres é sempre a melhor opção possível. 

3. Santuário do Peixe-Boi 

O peixe-boi é uma espécie muito especial. Apesar do seu enorme tamanho (pode chegar a até 4 metros!), tem um temperamento muito dócil e encantador. Suas aparições tendem a ser, justamente, no Norte e no Nordeste do Brasil. 

Por terem uma reprodução lenta e por serem super amigáveis com seres humanos, todo o esforço para sua conservação na natureza é válido e necessário. Infelizmente essa espécie está ameaçada de extinção. 

Por isso a Associação Peixe-Boi, conhecida também como Santuário do Peixe-Boi, foi criada em 2009, com a ajuda da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

O santuário cuida dos peixes-boi machucados e os devolvem para  a natureza sãos e salvos. O trabalho inclui capacitação e educação ambiental nas escolas.

Além das doações, o instituto se mantém com o turismo ecológico. Você pode fazer um passeio guiado pelo Rio Tatuamunha para visitar os peixes-boi! Imagina que sonho, ter uma experiência tão bonita e com profissionais que visam, justamente, preservar a espécie? 

Importante lembrar que só apoiamos turismo que envolve animais quando se trata de uma iniciativa como essa: responsável, consciente, ética e com propósito. 

Tenho muita vontade de fazer o passeio, e essa será uma parada obrigatória para nós na nossa próxima ida a São Miguel dos Milagres. 

O Santuário fica em Porto de Pedras, na Rua Luiz Ferreira Dorta. 

4. Passeio de Buggy 

O passeio de buggy é super comum no litoral do nordeste, e é uma ótima forma de conhecer várias praias de uma forma dinâmica e interessante.

Ideal também para quem não está de carro e não quer ter que se preocupar com transporte no seu tempo em São Miguel dos Milagres. 

É possível conhecer todas as principais praias, e até estender o passeio para Japaratinga ou mesmo Maragogi.

Lembrando que quanto mais longo o passeio, mais você precisa estar preparado – toalhas, comida, água, proteção solar e uma muda de roupa!

5. Passeio de bicicleta até o Pontal de Camaragibe 

Passo de Camaragibe é o último município da Rota Ecológica dos Milagres. Por que não fazer um passeio de bicicleta até o Pontal de Camaragibe?

É uma alternativa perfeita para ver as praias lindíssimas e aproveitar o litoral de um jeito interessante. Quem promove esse passeio incrível é o Toninho, e você pode agendar diretamente com ele.

A primeira parte é atravessar o Rio Camaragibe em uma balsa super segura – você e as bikes. Pronto? Depois disso é só começar o percurso por praias lindas semi-desertas, falésias, coqueirais e espelhos d’água.

Pretendo fazer na minha próxima visita a Milagres. 

5. Farol e Mirante de Porto de Pedras 

O Farol e Mirante de Porto de Pedras ficam na Rua Vigário Belo, no município com o mesmo nome. Acho uma ótima pedida para ter uma visão privilegiada do encontro do Rio Manguaba com o mar e da Praia de Porto das Pedras. 

A área pertence à Marinha do Brasil, mas não há proibição para entrar. A questão é que para acessar a área do farol é necessário subir uma ladeira bastante íngreme.

Acho uma missão impossível para dias chuvosos e recomendo você deixar passar esse ponto turístico se for o caso. 

Carros 4×4 vão sem problema, mas carros baixos podem dar trabalho. Ir a pé é uma opção, quando fui tinham vários pedestres. Evite apenas ir sozinho ou sozinha, porque pode ser um local isolado. 

Mais dicas de viagem para São Miguel dos Milagres

Tenho mais algumas dicas de viagem para sua estadia em São Miguel dos Milagres. Olha só:

Mais sobre a Rota Ecológica

A Rota Ecológica é um percurso que faz parte da Costa dos Corais. A Costa dos Corais, por sua vez, vai do litoral sul de Pernambuco até o litoral norte de Alagoas, entre os municípios de Tamandaré (PE) e Maceió (AL).

A Rota Ecológica dos Milagres é a região litorânea do norte de Alagoas e abrange Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe. 

Para se localizar melhor, dê uma olhada nesse mapa da rota ecológica feito pelo Blog Viaje na Viagem

Onde se hospedar em São Miguel dos Milagres 

Um dos maiores destaques da região da Rota Ecológica dos Milagres é o fato de que é comum encontrar pousadas muito fofas e pé na areia. Os preços e as localizações variam bastante. Vou te dar algumas sugestões: 

Praia Porto da Rua | praticamente um “segundo centro” de São Miguel dos Milagres. É estruturada e dá fácil acesso à praia. Não é das mais vazias, especialmente por ser uma das melhores, na minha opinião.  O Anga Hotel é excepcional. Daquelas acomodações para já acordar dando bom dia para o mar da Praia Porto da Rua. 

Praia do Riacho | eu escolhi ficar na Pousada Riacho dos Milagres, que fica bem em frente para a Praia do Riacho. Me hospedei nela na minha primeira vez em São Miguel dos Milagres e tive uma ótima experiência.

Centro e Praia de São Miguel dos Milagres | a verdadeira parte central da cidade, do  lado da Praia do Riacho e da Praia do Toque. A Pousada Praia Bonita Em Milagres tem excelente custo-benefício e é super aconchegante.


Praia do Toque | uma opção mais tranquila. Eu escolheria ficar na Pousada da Amendoeira pelas ótimas recomendações e por todas as comodidades. As espreguiçadeiras e as redes me deixaram com vontade de voltar imediatamente para Milagres. 

Praia da Laje e do Patacho | no município de Porto de Pedras, vizinhas de São Miguel dos Milagres e ainda parte da Rota Ecológica de Milagres. É uma região mais cara. Eu já passei por lá e escolheria ficar na Pousada Rota Ecológica, beira-mar da Praia da Laje.

Eu tenho mais recomendações! Fiz um post só com hotéis e pousadas em São Miguel dos Milagres e pela Rota Ecológica. Não deixe de conferir!

Onde comer: melhores restaurantes em São Miguel dos Milagres e na Rota Ecológica 

Praia também te dá muita fome? Ainda bem que Alagoas nos presenteia com uma culinária arrebatadora. É fácil, inclusive, encontrar grandes chefs por lá.

Vou te dar algumas dicas de restaurantes na Rota Ecológica

  • Patrícia Bistrô – $$$ | o meu preferido em São Miguel dos Milagres. É romântico e bem intimista. Os pastéis de moqueca de camarão e o risoto foram inesquecíveis. Importante que você faça a sua reserva, ok?
  • Restaurante Ninanoa – $$ | um pedacinho da Espanha em Porto de Pedras. A Paella Valenciana deve ser divina. 
  • No Quintal – $$ | um dos melhores restaurantes em São Miguel dos Milagres. As mesas ficam do lado de fora, nas sombras, em um jardim mesmo. Dizem que os lagostins com musseline de jerimum e gengibre são sensacionais. 
  • Villa Milagres – $$ | entrei pela beleza e amei pela comida. Cheguei no pôr do sol, estava rolando música ao vivo e eu fiquei encantada com as luzinhas e com a decoração. Provei uma casquinha de siri de entrada e um risoto do porto (com polvo) e adorei. 

Melhor época para conhecer São Miguel dos Milagres 

O litoral norte de Alagoas tem temperaturas altas o ano inteiro. Chove pouco no verão, e as águas ficam quentinhas e translúcidas. 

Entre dezembro e fevereiro não falta gente e agito na cidade! As praias dificilmente estarão vazias, até as mais desertas. Por conta disso, outubro, novembro e março podem acabar sendo perfeitos. 

Águas esverdeadas da Praia do Toque em São Miguel dos Milagres
Águas verdinhas da Praia do Toque. Foto: Rafael Vianna Croffi / Flickr

As chuvas são um pouco mais frequentes de abril a setembro, especialmente entre junho e agosto. 

Quantos dias ficar em São Miguel dos Milagres 

Para uma viagem somente para São Miguel dos Milagres, 3 dias inteiros são suficientes para conhecer tudo. 

Caso você possa  fazer um combo de praias para incluir, por exemplo, Maragogi, Praia dos Caneiros e Porto de Galinhas, entre outros, você vai precisar de uma semana ou uma semana e meia. 

Roteiro São Miguel dos Milagres: sugestão para 4 dias de viagem 

Está pensando em como encaixar cada passeio e atração? Vou te dar algumas ideias de como passar 4 excelentes dias em São Miguel dos Milagres: 

Roteiro São Miguel dos Milagres | Dia 1  

  • Praia de São Miguel dos Milagres + piscinas naturais de São Miguel 
  • Praia do Marceneiro + finalizar o dia com o passeio de bicicleta até o Pontal de Camaragibe 
  • Praia do Riacho 

Roteiro São Miguel dos Milagres | Dia 2  

  • Praia do Toque + Jangadas do Toque 
  • Praia Porto da Rua 
  • Mirante e Farol de Porto de Pedras ao entardecer

Roteiro São Miguel dos Milagres | Dia 3  

  • Praia de Lages + piscinas naturais de Lages 
  • Praia do Patacho + piscinas naturais 

Roteiro São Miguel dos Milagres | Dia 4  

  • Santuário do Peixe-Boi 
  • Passeio de Buggy 

Mapa com as principais atrações de São Miguel dos Milagres

Para facilitar ainda mais, montei o mapa abaixo com todos os pontos turísticos da Rota Ecológica dos Milagres que te contei nesse post: 

Depois de conferir tudo o que fazer em São Miguel dos Milagres, fica impossível não conhecer esse paraíso! 

O litoral norte de Alagoas é um lugar com cenários inimagináveis. Apesar de ficar pertinho de Maceió, tem um clima muito diferente, ainda de vila de pescadores, mesmo depois de ascender como destino turístico.

Já que você já quer ficar por lá, aproveite e veja também nosso post sobre as melhores praias de Maceió e região. Boa viagem! Vai ser incrível, tenho certeza. 

Escrito por Kamilly Doria
Ka é nossa colaboradora de conteúdo no blog. É atriz, jornalista e feliz. Mãe de duas gatas, é apaixonada por animais e amante da arte. Seu sonho é carregar uma mochila repleta de culturas e histórias.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

2 comentários em “O que fazer em São Miguel dos Milagres: 6 passeios + dicas”