Que tal conhecer uma ilha paradisíaca a poucos quilômetros de Salvador? Descubra o que fazer em Morro de São Paulo, um destino queridinho por turistas do Brasil inteiro.
Parte do arquipélago de Tinharé, Morro de São Paulo é conhecido por suas praias de águas cristalinas e agito em todas as horas do dia.
Se você já conhecia ou ficou interessado em saber mais sobre esse lugar tão único, vem com a gente!
Veja também: o que fazer em Salvador: principais atrações + dicas imperdíveis
O que fazer em Morro de São Paulo: principais pontos turísticos e passeios
Você encontrará uma diversidade de passeios para explorar as belezas naturais de Morro de São Paulo e arredores.
Então, a sua viagem contará com atividades que vão além das atrações da própria ilha, como as praias e monumentos históricos.
Mas, não pense que se ficar apenas em Morro de São Paulo a experiência será inferior. Para te provar isso, montamos uma lista com 7 dicas do que fazer por lá:
- Praias em Morro de São Paulo
- Praias nos arredores
- Farol e Tirolesa do Morro de São Paulo
- Volta à Ilha em Morro de São Paulo
- Passeio de quadriciclo até a Praia de Garapuá
- Passeio para a Ilha de Boipeba
- Mergulho em Morro de São Paulo
- Fortaleza de Tapirandú
- Igreja Nossa Senhora da Luz
- Praça Aureliano Lima
- Toca do Morcego
- O que fazer à noite
1. Praias em Morro de São Paulo
As praias são, sem sobra de dúvidas, as atrações mais exploradas em Morro de São Paulo, seja a pé, de barco, lancha, bike ou até mesmo de quadriciclo.
Independentemente de qual jeito escolher, a paisagem será incrível, com faixas de areia clarinhas, águas cristalinas e, dependendo do local, formações rochosas ao redor.
Como já dissemos, Morro de São Paulo conta com cinco praias principais, todas localizadas próximas umas das outras.
Abaixo, saiba qual delas combina mais com o seu objetivo de viagem. Nossa seleção foi separada entre as principais praias da ilha e outras opções nos arredores.
Principais praias de Morro de São Paulo:
Primeira Praia
A Primeira Praia é a mais próxima do centrinho da ilha, então, é mais frequentada por moradores locais do que por turistas.
Com aproximadamente 310 metros de extensão, a praia é boa para banho e, principalmente, para a prática de esportes.
Como é uma das únicas de Morro de São Paulo que conta com boas ondas, é queridinha dos surfistas da região.
Além disso, é na Primeira Praia que se localiza o ponto de chegada da tirolesa!
Como chegar | pode ser acessada pela Rua Caminho da Praia.
Segunda Praia
Diferentemente da sua vizinha, a Segunda Praia é bem mais turística, sendo considerada por muitos como a melhor de toda a ilha.
Juntamente com a beleza natural, a praia é forte em bares, restaurantes, pousadas e festas que agitam a noite da região.
A faixa de areia possui cerca de 400 metros de extensão e, durante a maré baixa, piscinas naturais se formam.
Dica | entre a Primeira e a Segunda praias, existe um Mirante com uma vista incrível! Ao caminhar entre as duas, vale à pena parar e conhecer.
Como chegar | é acessada pela Rua da Prainha.
Terceira Praia
A Terceira Praia pode ser vista como um ponto de transição entre a badalação da Segunda Praia e a calmaria da Quarta Praia.
Por conta disso, é uma boa opção para quem prefere um ambiente mais tranquilo, mas não quer abrir mão da boa localização e praticidade para se chegar até o centro.
Com aproximadamente 800 metros de extensão, a praia conta com um visual que se transforma com a mudança da maré.
Na época de maré alta, a faixa de areia praticamente desaparece, enquanto no período de maré baixa, piscinas naturais se formam e os corais aparecem.
Além disso, é a partir da Terceira Praia que partem a maioria dos barcos que fazem passeios pelas ilhas da região.
Como chegar | a partir da Rua da Terceira Praia.
Quarta Praia
A Quarta Praia tem todos os requisitos para poder relaxar: 4 km de faixa de areia com águas mornas e transparentes.
Por estar mais distante do centrinho da ilha (a 2 km), a praia não tem muita infraestrutura turística.
Os poucos quiosques e restaurantes que existem no local ficam limitados ao início da faixa de areia, que fica mais perto da Terceira Praia. Já os trechos com maior movimento são onde estão situados os resorts.
Vale à pena caminhar pela enseada, passando pelas piscinas naturais e extensos coqueirais.
Como chegar | a partir do centro, siga pela Rua da Prainha.
Quinta Praia
Ao pensar sobre o que fazer em Morro de São Paulo, é a imagem dessa praia que me vem à cabeça. Também conhecida como Praia do Encanto, a Quinta Praia é a mais isolada do Morro de São Paulo, e também a mais paradisíaca.
Ao longo dos quase 2 km de faixa de areia, os viajantes podem curtir os dias de sol com total tranquilidade e contato com a natureza.
Nos arredores, existem manguezais e coqueirais, e durante maré baixa, piscinas naturais surgem para deixar o visual ainda mais único!
Como chegar | a praia fica a aproximadamente 7 km do centro. O acesso é feito pela Rua da Prainha, que corta todo o litoral do Morro de São Paulo.
2. Praias nos arredores de Morro de São Paulo
Praia do Porto de Cima
A Praia do Porto de Cima é a primeira no caminho que liga a vila de Morro de São Paulo à Praia da Gamboa. Então, é bem próxima do centrinho.
Porém, mesmo com a boa localização, ainda não é tão procurada por turistas. Mesmo assim, nos presenteia com um dos cenários mais lindos da região.
Com tons de azul e verde, as piscinas naturais do mar deixam o banho delicioso. E, ao redor dos 700 metros da faixa de areia, uma vegetação densa ajudam a compor a paisagem.
Como chegar | de carro, siga pela Rua da Prainha e, depois, entre na Rua Porto de Cima. Na maré baixa, é possível chegar caminhando pela areia, a partir do cais de Morro de São Paulo.
Praia da Gamboa
Além das cinco principais, vale incluir no roteiro outras praias localizadas no litoral do arquipélago de Tinharé.
Uma das que recomendamos é a Praia da Gamboa, situada em uma vila vizinha a Morro de São Paulo.
Com um mar tranquilo e transparente, a praia de aproximadamente 2 km oferece uma boa estrutura turística para aproveitar o dia.
O canto esquerdo é o mais movimentado, com as pousadas e restaurantes. Já o outro lado, a pegada é mais rústica, com redes e espreguiçadeiras sob as árvores.
Como chegar | se localiza a 8,4 km do centrinho de Morro de São Paulo. O trajeto é feito inicialmente pela Rua da Prainha e, ao chegar ao Kiosk do Binho, entre na Rua das Marés. Depois, basta seguir para a Estrada para a Fonte do Céu.
Se quiser conhecer o local de um jeito diferente, há uma opção de passeio de barco que te leva até a praia.
Praia de Garapuá
Em comparação com outras praias da ilha de Tinharé, a Praia de Garapuá ainda é pouquíssima explorada pelos viajantes.
O local faz parte de um pequeno povoado de pescadores, o que deixa o cenário ainda mais bucólico.
Com 2 km de extensão, é bem preservada e, em muitos trechos, a faixa de areia é praticamente deserta. Por lá você também encontrará piscinas naturais.
Como chegar | fica depois da Quinta Praia, a 14 km do centro de Morro de São Paulo. Para chegar, o passo a passo é o seguinte:
- Entre na Rua da Prainha e, ao chegar no Kiosk do Binho, vira na Rua das Marés;
- Em seguida, siga para a Estrada para Guarapuá.
Além destas três opções acima, se você é amante de natureza, considere passar por estas praias também:
- Praia da Ponta de Pedra | se situa no meio do caminho que liga o centrinho de Morro de São Paulo e a Praia da Gamboa. Possui apenas 800 metros de extensão, com um mar paradisíaco;
- Praia de Pratigi | praticamente desconhecida entre os turistas, é uma alternativa para fugir dos roteiros mais convencionais. Lar da festa “Universo Paralelo”, é a mais extensa de toda a Ilha de Tinharé.
- Prainha do Forte | um cantinho especial para aproveitar o litoral de Morro de São Paulo. Na maré baixa, dá para curtir as piscinas naturais e, na maré alta, ondas fortes tornam o local perfeito para praticar esportes.
3. Farol e tirolesa de Morro de São Paulo
Para quem gosta de aventura, descer a tirolesa de Morro de São Paulo não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem para Morro de São Paulo.
Com 320 metros de extensão e chegando a 60 metros de altura, a tirolesa está entre as maiores de todo o país.
O percurso começa no Farol do Morro de São Paulo e finaliza dentro das águas da Primeira Praia. Então, é um jeito pra lá de divertido de começar a sua experiência pelas praias da ilha.
Durante a descida, se prepare para ter uma visão indescritível!
Dica | ao fazer o passeio, aproveite e conheça também o Mirante da Tirolesa, localizado no Farol de Morro de São Paulo. Não precisamos dizer que o visual é lindíssimo, né?
Como chegar | tanto a tirolesa quanto o Farol são acessados pela Rua Caminho do Farol. O trajeto pode ser feito por trilha, que possui 1 km. O percurso é bem marcado, e se inicia próximo da Igreja Nossa Senhora da Luz.
Bastante íngreme, a caminhada dura cerca de 20 minutos para ser feita.
4. Volta à Ilha em Morro de São Paulo
O tour que percorre o arquipélago de Cairu, conhecido como volta à ilha, é o principal passeio turístico de Morro de São Paulo.
Durando um dia inteiro, o roteiro sai pela manhã da Terceira Praia e passa pelos seguintes pontos:
- Piscinas naturais de Guarapuá e/ou piscinas naturais de Moreré, localizadas em Boipeba;
- Praias de Boipeba, ilha vizinha a Morro de São Paulo. A parada costuma ser na Praia de Cueira ou na Praia da Boca da Barra;
- Bares flutuantes em Canavieiras ou em Cairu, sede do arquipélago de Tinharé.
Este itinerário pode mudar pelas condições da maré, de forma que não ocorram as paradas nas piscinas naturais para mergulho. Portanto, para não correr esse risco, sempre cheque a Tábua das Marés antes.
5. Passeio de 4×4 até a Praia de Garapuá
O passeio de 4×4 até a Praia de Garapuá é outra atividade que precisa estar entre as suas opções do que fazer em Morro de São Paulo.
Podendo ver de pertinho as belezas deste lugar paradisíaco, o percurso é feito com veículos do tipo jardineira, partindo da Segunda Praia.
Dependendo do tour, está incluída uma rápida parada na Quinta Praia, depois os turistas ficam com o dia inteiro para aproveitar a Praia de Garapuá.
6. Passeio para a Ilha de Boibepa
Feito em veículos 4×4 ou quadriciclos, o passeio para a Ilha de Boipeba é uma oportunidade para explorar lugares além do Morro de São Paulo.
Famosa por sua calmaria e praias preservadas, o passeio oferece quase um dia inteiro para aproveitar a Praia da Boca da Barra, uma das mais lindas da ilha de Boipeba.
O trajeto parte da Segunda Praia, e antes de chegar até a ilha, você ainda irá passar pela Quinta Praia e pela Praia de Garapuá, antes de pegar um barco até a Ilha de Boibepa.
7. Mergulho em Morro de São Paulo
Com tanta biodiversidade marinha ao redor, Morro de São Paulo é um destino perfeito para a prática de mergulho, seja qual for o nível do mergulhador.
Nas principais praias da ilha, é possível encontrar várias empresas que são especializadas na atividade, oferendo os equipamentos necessários e instrutores para auxiliar a atividade.
Os principais pontos de mergulho na ilha são:
- Primeira Praia: possui mais correnteza, é bastante procurada por surfistas;
- Segunda Praia: com piscinas naturais tranquilas;
- Terceira Praia: águas mais tranquilas e bem menos correnteza;
- Quarta Praia: mais privacidade e piscinas naturais cristalinas.
Quer viver a experiência de ser “batizado” nas águas cristalinas do destino? Nossa sugestão é fazer o batismo de mergulho em Morro de São Paulo, podendo admirar todo esse ecossistema marinho surpreendente!
8. Fortaleza de Tapirandú
Nomeada pelos moradores de “O Forte”, a Fortaleza de Tapirandú consiste nas ruínas de um local que, durante o século 17, foi palco de batalhas e conflitos na região.
A construção foi iniciada em 1630, com a base sendo feita a partir de pedras e óleo de baleia. Como tinha fins militares, possui uma localização estratégica, na ponta mais extrema da ilha.
Dentre os lugares para visitar em Morro de São Paulo para curtir o pôr do sol, essa é uma ótima pedida. Moradores locais e turistas se concentram para admirar o espetáculo. E, dependendo da época, avistar golfinhos dando saltos.
Como chegar | o acesso é feito pela Rua Caminho do Forte.
9. Igreja Nossa Senhora da Luz
No coração da vila do Morro de São Paulo, a Igreja Nossa Senhora da Luz é outro ponto turístico de Morro de São Paulo que remonta ao passado da região.
Com a primeira capelinha construída em 1628, a igreja foi finalizada entre o final do século 18 e 19. De estilo barroco, é considerada um patrimônio histórico da cidade.
Está aberta diariamente, das 6h30 às 19h30.
Como chegar | está na Rua Caminho do Forte.
10. Praça Aureliano Lima
A Praça Aureliano Lima é o lugar certo para você comprar itens de artesanato, desde roupas até objetos de decoração.
Também no coração do centro, é cercada de restaurantes e barzinhos animados. Fica bem próxima da Primeira Praia e do cais de chegada do Morro de São Paulo.
Dica | ainda com essa pegada cultural, conheça a Rua da Fonte Grande, que abriga uma fonte datada do século 18.
11. Toca do Morcego
É na Toca do Morcego que você poderá apreciar o pôr do sol mais lindo do Morro de São Paulo. O local conta com restaurante, bar e até mesmo uma balada.
Por conta de tudo isso, costuma ser bem disputado durante a alta temporada e também aos finais de semana e feriados.
Além da Toca do Morcego, um bom lugar para se admirar o entardecer por lá é o Bossa Nova Bistrô, que fica a apenas 74 metros.
Como chegar | o local fica na mesma rua que dá acesso ao Farol do Morro de São Paulo.
12. O que fazer em Morro de São Paulo à noite
Junto com as praias, há também as festas, baladas e casas noturnas que fazem a fama de Morro de São Paulo.
O destino é queridinho para quem gosta de virar a madrugada com muita animação e música boa. Os estabelecimentos que recomendamos são:
- Casarão | localizado dentro de um casarão histórico, especializado em frutos do mar e sushi!
- Bossa Nova Bistrô | parte de uma pousada, fica na região mais alta da ilha, oferecendo uma vista única para as praias.
- Sambass | na Segunda Praia, um lounge descontraído para aproveitar o final da tarde. Também faz parte de uma hospedagem.
- Buda Beach | conta com um cardápio diverso em receitas com frutos do mar. Juntamente com isso, um bar completíssimo e um ambiente animado.
Onde comer: melhores restaurantes em Morro de São Paulo
Agora que você já conferiu tudo o que fazer em Morro de São Paulo, é hora de descobrir as opções gastronômicas do destino.
Assim como a rede hoteleira, a gastronomia de Morro de São Paulo é bem diversa, com restaurantes e bares para todos os perfis e orçamentos.
Em todas as cinco praias você encontrará opções para almoçar ou jantar na ilha. O centrinho também concentra uma boa quantidade de estabelecimentos com perfil mais econômico.
Para que você não fique perdido na hora de decidir onde vai comer, selecionamos os melhores restaurantes em Morro de São Paulo para você conhecer durante sua visita. Confira:
Para o almoço:
- Maré Bar & Grill – $$$ | a poucos passos da Terceira Praia, um restaurante com o melhor da culinária regional. Quem passa por lá costuma elogiar bastante os pratos com frutos do mar, principalmente a moqueca!
- Restaurante Pedra Sobre Pedra – $$ | uma das melhores opções para almoçar com o pé na areia da Segunda Praia! O cardápio é variado, servindo frutos do mar, grelhados, peixes e até mesmo hambúrgueres.
- Papoula Culinaria Artesanal – $ | com foco em receitas veganas e vegetarianas, se situa no coração do centrinho da ilha, perto de diversos hotéis e pousadas.
- Kiosk Do Binho – $ | um quiosque à beira da Quarta Praia, com diversas opções de drinks, cervejas e, claro, pratos com frutos do mar e outros ingredientes típicos da Bahia.
Para o jantar:
- Toca do Morcego – $$$ | conhecido por abrigar uma das melhores visões para o entardecer, este restaurante funciona como um lounge ao ar livre, com espaços para relaxar, música ao vivo e, no cardápio, drinks e petiscos.
- Casa Velha Pizzaria Bar – $$ | que tal jantar com uma vista de tirar o fôlego para a Primeira Praia? Essa é a experiência oferecida por essa pizzaria, com sabores variados e um bar com drinks, vinhos e cervejas.
- La tabla – $$ | em um espaço intimista, um bar para aproveitar a vida noturna de Morro de São Paulo. Além dos drinks e cervejas, o cardápio oferece preparações da culinária argentina.
- Basilico– $ | já pensou em gastar pouco comendo pratos tradicionais da região de Toscana, na Itália? No centrinho do Morro de São Paulo, este restaurante se destaca pelo seu custo-benefício.
Mais dicas de viagem para Morro de São Paulo
Por que conhecer Morro de São Paulo
Morro de São Paulo conquista os corações dos turistas por mesclar as principais características da Bahia: praias paradisíacas, hospitalidade e animação o dia inteirinho!
Por conta disso, a pitoresca vila de pescadores consegue agradar desde aqueles que preferem relaxar à beira mar até os mais animados, que aproveitam as festas que vão até o sol raiar.
O protagonismo fica por conta das praias, mas saiba que você poderá explorar as belezas naturais da região de diversas maneiras, como em passeios de barco e em trilhas que levam para mirantes incríveis!
Onde fica, como chegar e como circular em Morro de São Paulo
Morro de São Paulo faz parte do arquipélago de Tinharé, no distrito da cidade de Cairu. A distância até a capital do estado, Salvador, é de aproximadamente 60 km.
Para acessar a ilha, é preciso pegar um barco. Você pode escolher entre fazer o trajeto partindo de Salvador ou utilizar o percurso semi-terrestre, que mistura trajetos terrestre com trechos de lancha.
Mas, antes disso, recomendamos desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador – Dep. Luís Eduardo Magalhães, que se localiza a cerca de 27 km do Terminal Turístico Náutico da Bahia, que é de onde parte o catamarã para Morro de São Paulo.
Também há a opção de desembarcar no Aeroporto Regional de Valença, que fica a 8 km do Atracadouro Bom Jardim, o ponto de onde saem as lanchas para a ilha.
Abaixo, vamos te mostrar o passo a passo das principais formas para se acessar Morro de São Paulo:
Catamarã saindo de Salvador
As lanchas e catamarãs que vão direto para Morro de São Paulo partem do Terminal Turístico Náutico da Bahia, que fica próximo ao Mercado Modelo.
O trajeto em mar aberto dura em torno de 2h30, mas o tempo pode variar dependendo das condições do mar e do vento.
O transporte é oferecido em todos os dias da semana, com cinco opções de horário: 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30.
A embarcação possui capacidade de 100 a 128 passageiros. As passagens podem ser compradas online, nos sites de cada empresa, ou em agências.
Essa é a opção mais utilizada para se chegar até Morro de São Paulo, pois é rápida e barata. Mas se você costuma ter enjoo, pode ser que o percurso seja um pouco desconfortável.
Trajeto semi-terrestre
Embora mais tranquilo, o caminho é mais longo, podendo levar cerca de 4h a 4h30 para ser feito.
A partir do Terminal Turístico Náutico da Bahia, o primeiro trecho é feito com um barco (transporte público) até a Ilha de Itaparica, por aproximadamente 40 minutos.
Depois, a viagem segue por 130 km de ônibus ou van até o Atracadouro Bom Jardim, localizado na cidade de Valença. Por fim, um trajeto de 20 minutos de lancha rápida até o Morro de São Paulo.
Transfer privado
Caso queira se deslocar com um pouco mais de conforto e privacidade, há a opção de contratar os serviços de um transfer privado até o destino.
Geralmente, o serviço é procurado por aqueles que querem fazer um bate-volta ao destino a partir de Salvador. É possível encontrar nas principais agências de turismo de Salvador.
Táxi aéreo
Saindo já do Aeroporto de Salvador, o serviço de táxi aéreo é a maneira mais rápida de chegar ao Morro de São Paulo – porém, a mais cara também.
O caminho dura aproximadamente 25 minutos, e oferece uma visão privilegiada da ilha.
Como circular por Morro de São Paulo
Na maior parte do tempo, a circulação por Morro de São Paulo é feita a pé. Não é permitida a entrada de carros particulares na ilha, apenas os que operam como transfers de pousadas mais distantes.
Mas, caso precise fazer um trajeto mais longo, é possível alugar uma bike, veículos 4×4, quadriciclo ou os mototáxis, disponíveis em toda a ilha.
Para acessar praias e outras ilhas da região, barcos e lanchas são oferecidos para os turistas.
Atenção | ao desembarcar na ilha, há a cobrança da tarifa por uso do patrimônio do arquipélago – TUFA, que custa R$20 por pessoa. Crianças com menos de 5 anos e pessoas com mais de 60 anos estão isentas da taxa.
Onde ficar em Morro de São Paulo
A rede hoteleira de Morro de São Paulo se distribui entre o centrinho e as cinco praias, chamadas de Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta Praia (esta última também chamada de Praia do Encanto).
Selecionamos as melhores pousadas e hotéis em cada região da ilha, confira:
Dicas de hotéis e pousadas no Morro de São Paulo | Centrinho
É no centrinho que você encontrará a maior parte dos restaurantes, bares, lojas e pousadas da ilha. O movimento é intenso durante o dia e, principalmente, durante a noite.
Passárgada Pousada e Restaurante | com uma visão incrível da Primeira Praia, uma opção de hospedagem com toques de sofisticação. A infraestrutura possui piscina de frente para o mar, spa, restaurante, bar e quartos espaçosos. Confira valores.
Cristal Pousada | a 400 metros do mar, é uma das pousadas mais charmosas do Morro de São Paulo. Os hóspedes curtem piscina, terraço com vista para a Primeira Praia, restaurante e bar. Uma boa escolha para quem viaja a dois! Confira valores.
Pousada Safira do Morro | a 100 metros do coração do centrinho, uma pousada com quartos amplos, bem equipados e, na área externa, piscina, jacuzzi e restaurante com café da manhã completo. Confira valores.
Dicas de hotéis e pousadas no Morro de São Paulo | Primeira Praia
A Primeira Praia é a mais próxima do centrinho, mas não está entre as melhores. Além de ser pequena, é mais frequentada por surfistas.
Pousada Dona Moça | além da localização privilegiada, à beira da Primeira Praia, a pousada é de alto nível na infraestrutura, com piscina de frente para o mar, bar, restaurante e quartos bem espaçosos. Confira valores.
Pousada Bahia Bacana | de classificação quatro estrelas, está entre as pousadas mais reservadas na orla da Primeira Praia. A área de lazer inclui piscina com uma visão única o mar, restaurante com café da manhã e, nas acomodações, arquitetura e decoração luxuosa. Confira valores.
Dicas de hotéis e pousadas no Morro de São Paulo | Segunda Praia
Muitos turistas consideram a Segunda Praia como a melhor do Morro de São Paulo. Seja pelas ótimas condições do mar ou pela boa infraestrutura turística. Porém, por aqui o preço das diárias é mais salgado.
Pousada da Torre | diretamente da piscina desta pousada, você já conseguirá avistar o mar da Segunda Praia. Juntamente, conta com bar, jardim com diversos coqueiros e um restaurante que serve refeições com preparações especiais. Confira valores.
Pousada Bahia Tambor | a cerca de 400 metros da Segunda Praia, uma das hospedagens mais famosas da região. Com boas avaliações, os serviços incluem piscina de frente para o mar, bar, restaurante e quartos espaçosos. Confira valores.
Dicas de hotéis e pousadas no Morro de São Paulo | Terceira Praia
A estrutura da Terceira Praia é um pouco inferior em comparação com a Segunda Praia. Mas é uma boa opção para quem quer economizar na hospedagem.
Village Paraíso Tropical | um hotel 4 estrelas com acesso exclusivo para a faixa de areia da Terceira Praia! Para o lazer, conta com diversos espaços ao ar livre, como duas piscinas, jardins, restaurante e bar. Confira valores.
Dicas de hotéis e pousadas no Morro de São Paulo | Quarta e Quinta praias
A Quarta e Quinta praias são as mais amplas e tranquilas de Morro de São Paulo. Por conta disso, concentram os resorts de luxo.
Patachocas | o principal e mais famoso resort do Morro de São Paulo. O lazer está mais do que garantido com a programação para todas as idades. Na parte de gastronomia, um restaurante de cozinha mediterrânea serve as refeições. Confira valores.
Pousada Tatiba | em frente à Quarta Praia, uma pousada bem avaliada por seu atendimento, localização e infraestrutura, composta por uma ampla área de lazer com jardim, piscina, bar e restaurante. Além disso, é pet friendly! Confira valores.
Quer conferir mais dicas de hospedagens na ilha? Então vale a leitura do nosso post sobre as melhores pousadas em Morro de São Paulo!
Quando ir para Morro de São Paulo
Do mesmo modo que outros destinos baianos, Morro de São Paulo também possui dias quentes e ensolarados durante o ano inteiro.
As chuvas se distribuem bem ao longo dos meses, de forma que a chance de viajar com o tempo fechado durante vários dias é bem pequena.
Mas, se você é daqueles que gosta de agito, opte por ir nos meses mais intensos do verão. A alta temporada ocorre de dezembro a fevereiro, e também nas férias escolares e feriados prolongados.
O movimento mais tranquilo fica nos meses de setembro, outubro e novembro, quando o clima ainda está bom para pegar praia.
Para fugir de probabilidade de chuvas, evite viajar entre abril a julho.
Quantos dias ficar em Morro de São Paulo
Embora a ilha seja repleta de atrações e passeios nos arredores, podemos dizer que uma viagem de 5 dias é o suficiente para curtir tudo o que fazer em Morro de São Paulo.
Porém, se estiver com mais tempo, é possível incluir um dia a mais para conhecer a capital, Salvador. Neste caso, uma semana seria o ideal.
Mapa com as atrações de Morro de São Paulo
Confira a localização exata de todos os pontos turísticos de Morro de
São Paulo que citamos ao longo deste post:
Tudo pronto: agora você já sabe o que fazer em Morro de São Paulo
Com nossas dicas de hospedagens, pontos turísticos e restaurantes, eu tenho certeza de que seus dias em Morro de São Paulo vão deixar saudades.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.