Curioso para saber o que fazer em Nova Petrópolis? Vizinha da Região das Hortênsias, a cidade é considerada o “Jardim da Serra Gaúcha”, e é o lar de atrações turísticas que preservam um pedacinho da Alemanha no Brasil.
Carregando todo o charme da serra gaúcha, Nova Petrópolis é um destino onde você vai encontrar tranquilidade e muita beleza, seja nos atributos naturais, como no Parque Ninho das Águias, ou através da arquitetura germânica da Avenida 15 de Novembro e do Parque Aldeia do Imigrante.
E ser tão tranquila não significa que a cidade é parada, não! De janeiro a dezembro, você se surpreende com eventos que unem o melhor da cultura e gastronomia dos imigrantes, como é visto no Festival Sabores da Colônia e no Festival Internacional do Folclore.
Para você ter a melhor experiência de viagem possível, pesquisei a fundo e reuni 15 atrações imperdíveis em Nova Petrópolis, mais dicas de hospedagem, melhores épocas para ir e sugestões de roteiros. Veja abaixo:
- Labirinto Verde
- Praça das Flores
- Rua Coberta
- Parque Aldeia do Imigrante
- Centro Comercial Galeria do Imigrante
- Parada da Torre
- Parque Ninho das Águias
- Cervejarias artesanais
- Esculturas Parque Pedras do Silêncio
- Praça Padre Theodor Amstad
- Moinho Rasche
- Cidade Zaandam
- Noite em Nova Petrópolis
- Cafés coloniais
- Restaurantes em Nova Petrópolis
Direto ao Ponto: o que fazer em Nova Petrópolis
- Tem pouco tempo em Nova Petrópolis? Há muito o que fazer na Rua 15 de Novembro! Explore a Praça das Flores e a Rua Coberta, se perca no Labirinto Verde, e aprenda mais sobre a imigração alemã no Parque Aldeia do Imigrante.
- Ter uma agenda cultural ativa faz com que a cidade seja um destino para o ano todo. Enquanto o Festival Sabores da Colônia aquece o inverno com a gastronomia, o Verão no Jardim da Serra Gaúcha traz muitos shows e atividade física.
- Não faltam ótimas hospedagens na cidade. Ficando no Hotel Petrópolis, você tira proveito da proximidade com as principais atrações. Já o Espaço Holístico Chalés fica em uma rodovia, a opção ideal se você quer visitar outras cidades da serra gaúcha.
- O Parque Ninho das Águas é um parque natural com uma vista panorâmica incrível. Nele, eu sugiro que você faça um piquenique, passeie com seu pet, ou até mesmo pratique voo livre!
- Para uma refeição digna da tradição alemã, experimente comer no Unser Haus. Ele abre aos finais de semana, e o buffet é simplesmente divino! Se estiver interessado em um café da manhã holandês, o Cidade Zaandam é a sua escolha.
- Se você está pensando em fazer compras em Nova Petrópolis, o Centro Comercial Galeria do Imigrante tem lojas de todos os tipos, incluindo roupas e gastronomia.
1. Labirinto Verde
Não é por acaso que Nova Petrópolis é conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha. Afinal, uma de suas principais atrações se trata de um labirinto de ciprestes!
Inaugurado em 1989, o labirinto foi ideia do alemão Hans Hermann Hesse, morador da cidade. Na época, Hans conseguiu apoio da Administração do Município para dar vida a esse atrativo, que teve como inspiração outro labirinto, localizado em um parque na região da Baviera, na Alemanha.
Desde então, o Labirinto Verde é uma parada obrigatória para quem visita a cidade. Ele fica dentro da Praça das Flores, que é o próximo item da lista.
Apesar de ser uma experiência simples, encontrar a saída do labirinto pela primeira vez pode te custar um tempo! É uma atividade divertida para fazer em família ou com crianças.
A entrada para o labirinto é gratuita, o que pode fazer com que você encontre ele cheio, principalmente na alta temporada.
2. Praça das Flores
A história da Praça das Flores remonta aos tempos em que Nova Petrópolis ainda era uma Colônia Provincial e, aliás, esse é apenas o apelido carinhoso da praça, já que seu nome oficial é Praça da República.
Na época de fundação da Colônia, a localização da praça já havia sido definida. Atualmente, na Avenida 15 de Novembro, a Praça das Flores é uma jóia da cidade, com coloridos canteiros de flores, eventos sazonais e monumentos históricos.
E falando em monumentos, os principais são o da Bíblia, o do Portal da Imigração Alemã, e o ao Cooperativismo que, na minha opinião, tem um significado muito bonito: ele consiste em 7 trabalhadores carregando uma grande pedra, uma analogia ao cooperativismo do povo da região para a superação das dificuldades.
Eu achei a praça muito bonita e limpa. Há banheiros e espaços de descanso com sombras, o que é uma beleza em dias quentes! Você também encontra por lá quiosques de artesanato, e há restaurantes e lanchonetes ao redor da praça.
Além disso, a Praça das Flores, junto da Rua Coberta, sedia anualmente o Frühlingsfest, ou Festival da Primavera. É em todo fim de setembro que a praça se encontra em sua versão mais florida, com atividades de jardinagem e paisagismo.
3. Rua Coberta
Pertinho da Praça das Flores, a Rua Coberta de Nova Petrópolis é conhecida por ser um dos principais espaços culturais da cidade.
Mas, já adianto: a Rua Coberta de Nova Petrópolis não tem muito a ver com a que existe em Gramado. Fora das datas comemorativas, o local é uma simples rua comercial, formada por lojas, feiras de artesanatos e restaurantes.
Ainda assim, esse detalhe não anula o charme que a rua ganha no Natal ou na Páscoa.
De resto, é um local agradável e obrigatório para você poder afirmar que já foi em Nova Petrópolis.
4. Parque Aldeia do Imigrante
Se você é apaixonado por passeios históricos, não deixe de visitar o Parque Aldeia do Imigrante quando estiver em Nova Petrópolis.
A história do parque é bem interessante: ele surgiu a partir da consciência de uma necessidade de preservar peças herdadas da imigração alemã na região, depois que uma parada cívica em 1974 desfilou com diversos objetos de origem germânica, encantando a população.
Foi em 1985 que ocorreu a inauguração do Parque Aldeia do Imigrante, dividido em duas partes. A primeira parte é a Aldeia Bávara, que tem lojinhas de artesanato, restaurantes de comida típica, praça de alimentação e banheiros.
Já a segunda parte é a Aldeia Histórica, que fica na área central do parque. Ela é formada por construções autênticas do período de 1890 a 1910, e o mais interessante é que as casas foram desmontadas e reconstruídas no parque!
Apesar de ter poucas coisas para fazer dentro do parque, só a beleza dele já me ganhou! É um charmoso museu a céu aberto, envolto pela natureza da Mata Atlântica.
Você pode garantir seu ingresso antecipado para o Parque Aldeia do Imigrante.
5. Centro Comercial Galeria do Imigrante
A Galeria do Imigrante é um atrativo pertinho da Praça das Flores, exigindo apenas uma pequena caminhada. E o que mais me encantou foi a arquitetura em estilo enxaimel – parece um pedacinho da Alemanha em território brasileiro.
A galeria é um pequeno shopping, e abriga mais de 50 lojas de diversos segmentos. É o espaço ideal para almoçar e fazer compras de roupas, chocolates e lembrancinhas de viagem.
6. Parada da Torre
A Parada da Torre é uma atração imperdível, especialmente se você estiver dirigindo de Nova Petrópolis para Gramado, ou vice-versa, já que ela fica às margens da ERS-235, uma rodovia que dá acesso a várias cidades da serra gaúcha.
O local tem um mirante com o mesmo nome, e a paisagem é de encher os olhos! Em dias sem névoa, você consegue ver os vales e montanhas da serra gaúcha. Ao lado, há uma cafeteria e algumas lojas, e também vagas para estacionar o carro.
Outro charme do mirante é que há uma grande pintura de uma rosa dos ventos no chão do deck. No geral, é uma atração rápida e gratuita que rende fotos incríveis!
7. Parque Ninho das Águias
Mais um dos atrativos naturais do Jardim da Serra Gaúcha, o Parque Ninho das Águas fica a 8 km do centro de Nova Petrópolis.
Apesar de ser um pouco afastado do centro, o parque é muito visitado por causa de sua vasta área de natureza e, principalmente, por causa da Rampa Municipal de Voo Livre Ninho das Águias.
Entretanto, o Parque Ninho das Águas agrada a públicos que vão além dos apreciadores de voo livre. É um passeio bem legal para contemplar a natureza e fazer um piquenique, sem contar que o parque tem uma das melhores vistas panorâmicas da região.
Ademais, a área conta com estrutura de banheiros, bebedouros, lanchonete e bancos para se sentar.
Ah, e se você tem um amigo de quatro patas, não se preocupe, porque o parque é pet-friendly! A única restrição é quanto à música alta e caixas de som.
Um ponto negativo é que o local não tem árvores e sombras. Portanto, em dias de sol forte é necessário levar algo para proteção solar e usar boné. E não se esqueça do repelente!
Para entrar no Parque Ninho das Águas, é necessário pagar uma pequena taxa na portaria, sendo que somente pagamento em dinheiro é aceito. Confira valores.
Dica | Tente visitar o parque mais para o fim de tarde para curtir o pôr do sol de lá, que é incrível.
8. Cervejarias artesanais
A minha próxima dica do que fazer em Nova Petrópolis é um deleite para os amantes de cervejas artesanais!
A Cervejaria Edelbrau existe desde 2011, e é um empreendimento de dois amigos nova-petropolitanos. As cervejas da empresa são reconhecidas internacionalmente, e desde 2021, eles trabalham com o tour “Experiência Edelbrau”.
O tour consiste em uma experiência imersiva na história e nos processos de produção das cervejas Edelbrau. É uma visita bem interessante até para quem não consome a bebida.
E dependendo do ingresso que você adquirir, rola degustação de até 5 estilos de cerveja! O espaço também tem uma lojinha com produtos da marca, além de um restaurante que serve almoço aos fins de semana e feriados.
Saiba mais sobre a visitação no site oficial da cervejaria.
Outra ótima opção é a Cervejaria Traum, que une um cardápio de lanches e petiscos às suas cervejas artesanais com inspiração viking. No tap room deles, você pode provar 10 diferentes estilos da bebida.
9. Esculturas Parque Pedras do Silêncio
Na região da Zona Rural de Nova Petrópolis, o Esculturas Parque Pedras do Silêncio é um parque memorial com mais de 80 esculturas de arenito que resgatam a cultura e a história dos imigrantes germânicos.
O parque, que tem vegetação nativa e canteiros de flores como cenário, é dividido em quatro espaços: Saga dos Imigrantes, Espaço das Profissões, Culturas e Tradições e Faces dos Imigrantes.
Cada espaço é único e muito bonito, e as esculturas foram feitas com tanto capricho que é impossível não ficar admirando cada uma por minutos! Particularmente, gostei muito da escultura que representa uma mulher colocando uma torta em um forno de barro.
E quanto à acessibilidade, todos os caminhos são pavimentados, e não há degraus. O parque também disponibiliza uma plataforma exclusiva com áudio-descrição, o que achei bem legal.
Para entrar no parque, é necessário adquirir um voucher previamente no site oficial, e apresentar na entrada.
10. Praça Padre Theodor Amstad
A 7km do centro da cidade, a Praça Padre Theodor Amstad é uma atração que você deve incluir em um passeio histórico por Nova Petrópolis.
A praça foi criada em homenagem ao Pe. Theodor Amstad, patrono do cooperativismo no Brasil, e fundador da primeira cooperativa de crédito do país, a atual Sicredi.
No centro da praça, há um monumento em homenagem ao padre, e logo ao lado está a Igreja São Lourenço Mártir, que foi construída em 1959, no mesmo local onde havia uma igreja dos tempos da criação do padre.
Outro elemento da praça que chama a atenção é a Casa Paroquial, construída em estilo enxaimel. Uma graça!
Apesar de pequena, a praça é muito bem cuidada, e tem canteiros com grama e flores. É o tipo de ponto turístico em que, ao mesmo tempo que você descansa, fica imerso na cultura do passado da região.
11. Moinho Rasche
Não é todo dia que se tem a oportunidade de conhecer um moinho, e essa é a proposta do Moinho Rasche, um museu que tem em seu acervo peças de um moinho dos anos 1950.
O prédio que deu espaço ao moinho foi totalmente revitalizado pela prefeitura, sendo reinaugurado em 2008. Atualmente, a entrada é franca e a visitação só é possível mediante agendamento por telefone.
Achei o lado de fora do museu bem simples. Tem uma pequena parte do maquinário exposta ali mesmo, mas é só isso.
Enquanto isso, o interior do museu tem seu acervo distribuído em quatro pisos. Na época, o moinho já funcionava com energia elétrica, mas as máquinas eram todas feitas de madeira. Bem interessante!
Eu diria que é um passeio opcional, que pode ser um “extra” para aficionados por história.
12. Cidade Zaandam
E falando em moinhos, é bem provável que em suas andanças pela Avenida 15 de Novembro você se depare com a fachada do Cidade Zaandam, que é inspirada em uma cidade holandesa de mesmo nome.
O lado de fora é apenas um dos encantos do local, que é um complexo temático formado por diferentes espaços, como padaria, restaurante, pub holandês, e uma área especial para crianças.
Desses, o espaço mais procurado é, com certeza, o restaurante. O objetivo dele é proporcionar “uma viagem ao redor do mundo através do paladar”, o que eu comprovei na prática, comendo uma das melhores costelas de porco da minha vida!
E se você acha que a experiência termina por aí, dê uma passada na lojinha Empório Zaandam. Além de geléias e chocolates, eles vendem sua própria cerveja, a Zaandam Beer, e o stroopwafel, um delicioso biscoito holandês.
13. Nova Petrópolis à noite
Depois de conhecer tantas atrações de Nova Petrópolis, você deve estar se perguntando o que fazer na cidade à noite.
Apesar da típica tranquilidade, a cidade se transforma em temporadas festivas, como é o caso do evento Magia do Natal, que costuma ocorrer entre o fim de outubro e o início de janeiro. A Praça das Flores fica deslumbrante, e tudo vira um show de luzes coloridas.
Fora da temporada, as melhores opções para curtir a noite em Nova Petrópolis são os bares, cervejarias e restaurantes de qualidade que a cidade oferece.
Ah, e aqui vai uma dica extra de ponto turístico no centro: ainda na Avenida 15 de Novembro, procure pela Galeria dos Guarda-chuvas. Ela rende fotos lindas, dia e noite!
14. Café colonial em Nova Petrópolis
E me aprofundando no assunto “gastronomia”, citar os cafés coloniais em Nova Petrópolis é uma obrigação. Afinal, essa é uma tradição que brilha nas mesas do destino.
Um dos melhores cafés coloniais que você vai encontrar na cidade é o do Recanto dos Plátanos, que fica no bairro Vila Olinda. O ambiente tem um ar caseiro, e possui uma imensa variedade de pratos. Pelo valor, achei um bom custo-benefício.
Quando eu fui, a minha parte favorita foi o buffet de bolos e tortas, que fica à disposição no local.
Outro lugar que oferece um ótimo café colonial é o Serra Verde. A equipe é muito zelosa, e tudo é servido na mesa. E o mais importante: vá com fome, porque uma mesa farta de comida fresquinha é uma tentação!
15. Restaurantes em Nova Petrópolis
Além dos fartos cafés coloniais típicos da região, Nova Petrópolis tem uma gastronomia cheia de toques germânicos. Alguns destaques ficam por conta de suas cervejas artesanais, pratos com carne suína, apfelstrüdels e até mesmo o mel. Aliás, a cidade é a Capital da Meliponicultura no Rio Grande do Sul.
No geral, há boas opções de lugares para comer dentro e fora da região central, e a maioria deles tem um cardápio que se inspira em deliciosas iguarias da culinária europeia.
Confira a seleção que fiz de lugares para comer em Nova Petrópolis:
Colina Verde – $$ – $$$ | Um restaurante acolhedor que serve um maravilhoso rodízio de comida alemã. A sopa de capeletti e o joelho de porco são muito bem falados! E se sobrar espaço, há um buffet de sobremesas típicas;
Restaurante Armazém Wazlawick – $$ – $$$ | Almoçar nos jardins de um casarão histórico sempre vai ser uma experiência única! Famoso por suas massas e carnes, a cereja do bolo do restaurante é a simpatia da equipe;
Unser Haus – $$ – $$$ | Um dos lugares mais bem falados de Nova Petrópolis. Com um delicioso buffet alemão, é um restaurante especializado em te fazer sentir em casa!
Turismo em Nova Petrópolis: mais dicas de viagem
Onde ficar em Nova Petrópolis
A rede hoteleira de Nova Petrópolis está concentrada principalmente na região do centro e arredores, com opções de hospedagem que oferecem um ótimo custo-benefício em relação às comodidades.
Há também hospedagens em lugares mais distantes, como nas rodovias, o que é uma ótima opção para quem quer separar um tempo para visitar outras cidades.
Abaixo, listei as três melhores hospedagens do destino:
Pousada dos Plátanos | Perto do centro, essa pousada de temática alemã fica em uma área tranquila, e oferece um café da manhã delicioso! A área externa também é um charme, contando com piscina e um jardim com árvores frutíferas.
Hotel Petrópolis | O hotel perfeito se você quer ter uma localização privilegiada no centro, já que fica praticamente do lado da Praça das Flores. Tem quartos aconchegantes, salão de jogos, parquinho para crianças, e um divino café da manhã com bolos e pães caseiros!
Espaço Holístico Chalés | Mais distante da região do centro, essa hospedagem está na altura do km 20 da ERS-235, rodovia que dá acesso a cidades como Gramado e Canela. O espaço é rodeado por natureza, e oferece chalés com lareira e wi-fi gratuito. Por um custo adicional, você pode participar de sessões de yoga e reiki.
Quando ir
Com uma agenda cultural recheada de eventos, Nova Petrópolis é um destino em que há sempre o que fazer, o ano todo!
No verão, a cidade se torna palco do Verão no Jardim da Serra Gaúcha, que reúne caminhadas, competições esportivas e shows musicais para celebrar a estação mais quente do ano.
Já quando começa o friozinho do inverno, a época queridinha dos visitantes, Nova Petrópolis celebra o Festival Internacional do Folclore. Com 50 anos de história, é o evento perfeito se você é curioso pela gastronomia e pelas tradições alemãs.
E falando na Alemanha, eu não poderia deixar de citar a Nova Oktoberfest! Em outubro, Nova Petrópolis entra na lista de melhores lugares para curtir a famosa festa da cerveja, que tem uma programação de shows e atividades, como jogos temáticos.
Quantos dias ficar
O roteiro ideal para conhecer Nova Petrópolis é entre 2 e 3 dias. Dessa forma, você visita as atrações com calma, e até encaixa as atividades dos eventos entre os passeios.
Mas, se você pretende ficar apenas 1 dia em Nova Petrópolis, fique tranquilo! É possível fazer bastante coisa em pouco tempo.
Veja uma sugestão de roteiro de 1, 2 e 3 dias em Nova Petrópolis:
O que fazer em Nova Petrópolis em 1 dia
Comece o dia na Avenida 15 de Novembro, explorando tudo que a região oferece. Sugiro já iniciar pela Praça das Flores e se divertir no Labirinto Verde, passando pela Rua Coberta e pela Parada Torre.
Depois, em poucos passos você já estará no Parque do Imigrante e no Centro Comercial Galeria do Imigrante. Almoce pela região.
Em seguida, faça uma rápida parada na Praça Padre Theodor Amstad e siga para o Esculturas Parque Pedras do Silêncio, onde irá aprender mais sobre a história da imigração alemã. Estique até o Mirante Parada Torre para o pôr do sol e retorne ao centro para o jantar.
O que fazer em Nova Petrópolis em 2 dias
Siga a programação sugerida no primeiro dia. Para o segundo dia, escolha um bom lugar para um café colonial e organize-se para visitar uma cervejaria artesanal à tarde. Visite também o Moinho Rasche e finalize o dia com um pôr do sol no Parque Ninho das Águias.
Mapa de Nova Petrópolis
Fiz um mapa que contém as principais atrações de Nova Petrópolis. Confira:
Uma viagem para Nova Petrópolis combina com…
Gramado | Fazendo divisa com Nova Petrópolis, Gramado é um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros. Lá, vale a pena conhecer alguns parques temáticos e até garantir chocolates das mais famosas chocolaterias.
Canela | A menos de 1h de Nova Petrópolis, a grande estrela de Canela é o ecoturismo. Não deixe de explorar as trilhas do Parque Estadual do Caracol ou do Parque da Ferradura!
Novo Hamburgo | Novo Hamburgo fica na região do Vale dos Sinos, e tem muito a oferecer ao turismo histórico. Marcada pela arquitetura alemã e edifícios religiosos, a cidade recebeu o título de “capital brasileira do calçado”, e abriga o Museu Nacional do Calçado.
Curtiu nossas dicas do que fazer em Nova Petrópolis?
Não restam dúvidas de que Nova Petrópolis é um destino super especial na serra gaúcha, não é mesmo? A cidade tem uma cara muito bem cuidada, e uma tranquilidade que faz a gente querer ficar por muito mais tempo.
E depois de conhecer tantos eventos e lugares turísticos, imagino que dê vontade de viajar tantas vezes para a cidade, só para os visitar e descobrir as particularidades de cada um.
E você, sabe alguma outra dica de viagem de Nova Petrópolis? Conta aqui nos comentários!
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.