Escrito por Kamilly Doria
23 de novembro de 2023

A Serra da Mantiqueira, também conhecida como Serra das Águas, atravessa três estados do Sudeste – Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo – e guarda diversos lugares maravilhosos, entre eles, Penedo. A região de Itatiaia, da qual Penedo faz parte, é privilegiada em natureza, cultura e clima. 

O que fazer em Penedo: Parque Nacional do Itatiaia
Vista do alto do Parque Nacional do Itatiaia. Foto: Maíra Arantes Leite Wick / CC BY-SA 4.0

Tenho ótimas memórias de Penedo, especialmente das cachoeiras e das deliciosas lojas de chocolate. Também imagino que passar o natal por lá deve ser mágico. Já fica a ideia pra você, caso ainda não tenha datas, já que você pode até curtir uma hospedagem no Hotel do Papai Noel ou conhecer alguns pontos turísticos relacionados, como a Casa de Verão do Papai Noel.

Sem mais delongas, vou te contar sobre os pontos turísticos de Penedo:

Ecoturismo em Penedo

  1. Cachoeiras e Poços em Penedo
  1. Serrinha do Alambari
  2. Pico do Penedinho
  3. Parque Nacional do Itatiaia

Centro de Penedo e Arredores

  1. Pequena Finlândia e Shopping dos Duendes 
  2. Casa de Verão do Papai Noel
  3. Museu Finlandês Dona Eva Hilden
  4. Lelumuseo
  5. Lojas e fábricas de chocolate
  6. Jazz Village
  7. Choperia Torneiras Tap House
Direto ao Ponto: o que fazer em Penedo

  • Penedo é um lugar que vale a pena visitar em qualquer época, mas o clima fica ainda mais especial no inverno ou no Natal. Afinal, são tantas atrações inspiradas por essa festividade!
  • Penedo está cercada de natureza - e o melhor que você pode fazer por aqui é caminhar, fazer trilhas e curtir os poços e cachoeiras da região. Três Cachoeiras, Cachoeira de Deus e Poço das Esmeraldas são só algumas delas. Além disso, a cidade serve como base para explorar a parte baixa do Parque de Itatiaia, que também tem mais trilhas e cachoeiras maravilhosas.
  • O Restaurante Jazz Village é uma das jóias da região. Com seu visual aconchegante e música jazz ao vivo, o restaurante é perfeito para um jantar romântico. Quando eu fui, me apaixonei pelo prato que escolhi de salmão com manga.
  • A Pequena Finlândia é o centro de Penedo, e lá você vai encontrar lojinhas, cafés, e atrações com temática natalina. Também é lá onde estão a Casa do Papai Noel, ideal para ir com crianças, e a Tonttulakki Suklaat, uma loja especializada em chocolate belga.
  • E falando em hospedagem, não faltam ótimos lugares em Penedo. No centro, a Vila Noel Centro é uma boa escolha para quem quer ficar em um chalé perto de lojas e restaurantes. Já nos arredores do centro, a Pousada Mirante do Penedo tem opções de quartos com banheira e lareira. E se você quer tranquilidade e curtir uma vista da natureza, fique na Pousada Suarez.

MUN - CTA - o-que-fazer-em-penedo

Ecoturismo em Penedo

1. Cachoeiras e Poços em Penedo

Não faltam cachoeiras lindas em Penedo. Eu, se fosse você, separaria pelo menos algumas para visitar. 

O que fazer em Penedo: Cachoeira das Três Bacias
Corredeiras da Cachoeira das Três Bacias. Foto: Molina.73 / CC BY-SA 4.0

No geral as cachoeiras são acessíveis, e há várias pousadas e restaurantes próximos e pelo caminho que servem de pontos de referência. Por exemplo, Três Cachoeiras fica depois da super conhecida Pousada Suarez e, para chegar na Cachoeira de Deus, você passa pelo Loazô Restô. 

Dá pra chegar bem perto de carro ou de bike até o início de cada trilha ou até ir de ônibus circular! Se você fechar um passeio, é bem provável que você passe por várias cachoeiras em um só dia, e os guias já vão estar lá para te sinalizar tudo. 

Vou te contar sobre as mais famosas e mais queridas cachoeiras de Penedo: 

Três Cachoeiras

É a cachoeira mais próxima do centro de Penedo. O nome se deve ao fato de que Três Cachoeiras tem 3 quedas d’água. O primeiro ponto de acesso é, justamente, o melhor lugar para banho, praticamente na “beira da estrada”. 

E pelo fácil acesso, vão haver pessoas vendendo artesanato e comida. Quando fui foi tudo ótimo, mas tem gente que reclama do barulho, de gente fazendo churrasco e de pessoas que jogam lixo. 

Eu fui cedo, então não tive nenhum problema, meu conselho é que você faça o mesmo. Dá pra tirar boas fotos e tomar aquele banho revigorante. Recomendo a visita a essa cachoeira! 

Dica | o melhor ponto de referência para que você tenha certeza que está no caminho certo é a Pousada Suarez, que é colorida e tem um riacho na frente. Pouco tempo depois, você vai saber que chegou às Três Cachoeiras.

Atenção | tome muito cuidado com as pedras perto do poço, porque podem ser bem escorregadias. Não pise de jeito nenhum em pedras com limo!

Cachoeira de Deus

A Cachoeira de Deus fica depois das Três Cachoeiras, na direção da região conhecida como “Alto Penedo”. Ao chegar na entrada da trilha, basta seguir até ouvir o barulho da queda d’água – não é uma trilha difícil, mas cuidado para não escorregar nas pedras do caminho. 

Sua primeira visão da cachoeira vai ser ótima. A queda é linda, o poço clama por um banho e sim, é tudo o que dizem. Inclusive, ela é uma das minhas cachoeiras preferidas – e não só de Penedo – porque é cercada pela mata atlântica e, para qualquer lado que eu olhava, tudo era lindo. Só vá!

Dica | Por ficar bem pertinho do centro de Penedo e ser bem acessível, a Cachoeira de Deus também costuma atrair muita gente o tempo inteiro. É melhor você acordar cedinho para curtir da melhor forma – fiz isso e deu super certo, porque fui logo depois das Três Cachoeiras. 

Dica 2 | Bem perto da Cachoeira de Deus fica a Recanto de Moriá, uma pousada com ótimo custo benefício e cercada de verde. Ela é bem procurada, e só de olhar as fotos você vai entender o porquê. 

Poço das Esmeraldas

O Poço das Esmeraldas foi a minha terceira parada do dia. A trilha é curtinha, mas cheia de pedras! Mas vale totalmente a pena. As águas esverdeadas fazem jus ao nome, e eu fiquei absolutamente encantada. 

Além do Poço das Esmeraldas, existe também um poço menor logo acima e ele se chama Poço do Coração.

Achei bem gelada a água, como já esperava. Mas esse poço, em especial, bate pouco sol, em períodos limitados, por conta da mata fechada também. Vale a visita, a paisagem e o banho. 

Dica | Bem pertinho da entrada do poço há quiosques para comprar cachaça e queijo!

Cachoeira das Três Bacias

Essa foi a última cachoeira do pequeno roteiro que fiz! A Cachoeira das Três Bacias fica depois do Poço das Esmeraldas. Tem estacionamento e, depois, basta descer uma escadinha bem simpática. 

O nome se dá porque a cachoeira parece existir por etapas, e, em cada uma das três, é possível entrar e tomar um bom banho. Uma pequena trilha margeia as bacias do lado esquerdo, e, assim, fica mais fácil subir até o topo.

No geral, adorei o visual e adorei o banho, valeu muito a pena encarar as pequenas trilhas. Já estava um pouco mais cheia por conta do horário em que fui, mas não tive grandes problemas. Recomendo!

Poço do Céu e Poço do Dinossauro

Ficam na Serrinha do Alambari, bem próximos um do outro, dentro de uma propriedade privada. Por conta disso, é necessário pagar para entrar, mas vale muito a pena. 

Os poços são azuis-esverdeados, gelados e revigorantes. A estrutura é bem boa, os banheiros são limpos e dou as recomendações básicas: protetor solar e muito cuidado para não deixar lixo por lá.

Contratei um passeio na época, então cheguei na porta dessa propriedade privada com eles, de 4×4. Soube de gente que tentou chegar de carro e teve problemas, então acho esse método mais seguro. 

2. Serrinha do Alambari 

A Serrinha do Alambari fica em uma área de preservação ambiental em Resende – entre Penedo e Visconde de Mauá. O Poço do Céu e o Poço do Dinossauro são alguns dos principais atrativos, e as águas são bem geladas, então fica esperto.

Mesmo frias, as águas esverdeadas e transparentes são impressionantes e deliciosas, e a paisagem cercada por montanhas enormes torna tudo muito único. São 4.500 hectares na região das Agulhas Negras.

O que fazer em Penedo: Serrinha do Alambari
Visual de muita natureza da Serrinha do Alambari. Foto: Antonio Leão / CC BY 3.0

Eu fiz a trilha para conhecer o Poço do Céu e o Poço do Dinossauro, e posso dizer que as duas são bem próximas uma da outra. Elas ficam dentro de uma propriedade privada, então é necessário pagar um valor por pessoa. 


Como eu disse logo acima, cheguei na porta dessa propriedade privada de 4×4 e não indico tentar ir com carros comuns, porque a estrada não é das melhores e algumas pessoas já passaram perrengue em carro comum.

O que fazer em Penedo: Poço do Céu
Águas cristalinas da cachoeira Poço do Céu, o lugar é incrível. Foto: Germanoviegas / CC BY-SA 3.0

Dica | Se chover, não vá de jeito nenhum, para não correr o risco de trombas d’água – um aumento repentino do volume de riachos e cachoeiras. 

Dica 2 | Se for sua praia, você pode ficar no Camping Club do Brasil, dentro da Serrinha do Alambari mesmo e pertinho das cachoeiras e poços. 

3. Pico do Penedinho

O Pico do Penedinho tem 600 metros de altitude e é uma ótima ideia para quem gosta de trilhas, mas não necessariamente quer longas caminhadas nem muita dificuldade. 

É uma subida, então cansa um pouquinho mas o visual vale a pena! A vista compreende parte de Itatiaia, de Resende, e praticamente toda a área de Penedo. Como é uma trilha toda aberta, talvez seja mais complicado subir com o sol muito forte, então atente para isso. No geral, a caminhada dura menos de 20 minutos a partir da entrada da trilha. 

Atenção| para acessar o Pico do Penedinho você precisa de uma autorização. Basta pegar na Casa do Chocolate, que fica no centro da cidade. Fique atento ao horário para visitação. Pergunte! Quando fui era de 9h às 15:30h.

4. Parque Nacional do Itatiaia

Você já sabe que Penedo faz parte de Itatiaia, não é? Muita gente que vai para Penedo reserva um dia para passear pelo Parque Nacional do Itatiaia, que fica na divisa do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Ele foi criado por Vargas em 1937, e foi o primeiro parque nacional do Brasil. 

O que fazer em Penedo: Cachoeira Véu da Noiva
Cachoeira Véu da Noiva. Foto: Glaucia Azevedo / CC BY 3.0

Uma coisa já adianto: há muito para se explorar por aqui. Você pode conferir tudo em detalhes no post sobre o que fazer em Itatiaia

Mas para você já entender melhor, saiba que a área é dividida em duas partes: parte baixa, com entrada em Itatiaia e a parte alta, que é mais para quem faz turismo de aventura.

São três entradas:

  • Parte Baixa | Estrada do Parque Nacional, Km 9, Itatiaia-RJ
  • Parte Alta | Rodovia BR 485 km 13,4 (no Posto Marcão), Garganta do Registro, na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro
  • Visconde de Mauá | Estrada do Escorrega, s/n, Itatiaia/RJ

A parte próxima de Penedo é a parte baixa, que oferece trilhas menos complicadas e várias cachoeiras lindas, como o Lago Azul, a Piscina do Maromba, a Cachoeira Véu de Noiva e Itaporani.

É possível observar pássaros, borboletas, acampar, fazer caminhadas, praticar esportes como ciclismo e montanhismo ou até curtir um piquenique nos locais liberados. É necessário adquirir ingressos para entrar, ok? 

Centro de Penedo e Arredores

5. Pequena Finlândia e Shopping dos Duendes

A Pequena Finlândia é o centrinho da cidade, uma espécie de galeria ou shopping a céu aberto. Tem esse nome por ser uma espécie de vila finlandesa com arquitetura típica, cafés fofos e lugares interessantes para visitar. 

O que fazer em Penedo: Pequena Finlândia
A Pequena Finlândia em clima natalino. Foto: Josue Marinho / CC BY 3.0

É por lá que você irá encontrar lojas de chocolate incríveis, várias pousadas e pontos turísticos como a Casa do Papai Noel e restaurantes como o Montannes Gourmet. Com essa parte de Penedo é bem pequenininha, você consegue passear rapidamente e pode parar para tomar um café e comprar alguns chocolates. 

Mais da Penedo bem natalina, o Shopping dos Duendes é um lugar clássico para tirar fotos. É bem parecido com a Pequena Finlândia porque também tem lojas a céu aberto e tem queijos e licores artesanais.

Há mais shoppings por lá:

  • Shopping do Esquilo
  • Shopping Azul
  • Shopping Terras da Finlândia
  • Shopping Roda D’Água

Dica | você já deve ter visto fotos de Penedo com aqueles guarda-chuvas, não é? Fica aqui na Pequena Finlândia!

6. Casa de Verão do Papai Noel

Em Penedo é natal o ano inteiro. Uma prova disso é que você pode visitar a Casa de Verão do Papai Noel em qualquer época, especialmente se você estiver com crianças. É uma atração muito fofinha e que mantém a magia natalina com toques de tradição finlandesa.

O que fazer em Penedo: Pequena Finlandia
A árvore de natal também marca a chegada do Papai Noel na Pequena Finlândia. Foto: Pēteris / Flickr

E, sim, o papai noel está lá o ano todo. É preciso pagar para entrar, mas crianças abaixo dos três anos não pagam nada. 

7. Museu Finlandês Dona Eva Hilden

Também chamado simplesmente de Museu Finlandês, o Museu Filandês Dona Eva Hilden vai matar toda a sua curiosidade sobre as primeiras pessoas que viveram em Penedo, como a região foi povoada e sobre a história dos primeiros imigrantes finlandeses. 

São várias peças originais da época, vestimentas, utensílios domésticos, quadros, moedas e artesanato. 

O acervo é bem interessante, mas dizem que o museu não é grande e que é um passeio muito interessante. Pretendo colocar como prioridade na minha próxima ida a Penedo. 

8. Lelumuseo

O Museu de Brinquedos Lelumuseo é um dos pontos turísticos mais visitados de Penedo. Quem quiser pode colocar “Velha Infância” dos Tribalistas para tocar e revisar o passado com os brinquedos preservados desse museu histórico-temático, e, quem sabe, ainda levar algo da loja de souvenirs. 

Com mais de 3 mil peças, o acervo do museu tem brinquedos das décadas de 1950 até os anos 2000, em um espaço de 400 m². Mantendo a influência, Lelumuseo significa Museu de Brinquedos em em finlandês.

É um lugar muito legal para ativar a memória afetiva. Quem tem filhos pequenos pode se divertir contando histórias do passado.

9. Lojas e fábricas de chocolate

Penedo é uma delícia em muitos sentidos! A região é conhecida também pelos seus chocolates, já que as baixas temperaturas são excelentes para fazer essa maravilha de forma artesanal. 

A maioria tem nomes finlandeses, então não estranhe. As mais conhecidas de Penedo são as seguintes:

Joulupukin Suklaa – Chocolate do Papai Noel | fica na Rua das Velas, bem na frente da Pequena Finlândia. É lindinha e me lembrou muito aquelas casinhas do The Sims. Adorei o chocolate quente e dizem que o sorvete é ótimo. 

O que fazer em Penedo: Joulupukin Suklaa
Joulupukin Suklaa. Foto: Jorge Colares / CC BY 3.0

Tonttulakki Suklaat | fica na Pequena Finlândia, logo na entrada, e é especializada em chocolate belga. O mascote deles é um gnomo, e “Tonttulakki” significa “gorro de gnomo”. Experimente o bombom de cereja ao licor! 

Jyvaskyla | do ladinho da Joulupukin Suklaa, é um nome de uma cidade da Finlândia. Dizem que as receitas são passadas de geração em geração. 

Casa do Chocolate | uma das mais famosas e a mais antiga de Penedo. É também onde você pega a permissão para visitar o Pico do Penedinho. O chocolate com damasco é sensacional, só me arrependo de não ter comprado mais barras. 

O que fazer em Penedo: Casa do Chocolate
Casa do Chocolate, localizada dentro da Pequena Finlândia. Foto: Léa / Flickr

10. Jazz Village

O Restaurante Jazz Village é um ponto turístico por si só em Penedo. Isso porque o clube leva artistas nacionais e internacionais de jazz e blues em um ambiente lindo, aconchegante e super diferenciado. 

O clima é bem intimista, com poucas mesas, jantar à luz de velas e decoração com itens de família super especiais. Adorei o salmão ao molho de manga, e pedi um apfelstrudel de sobremesa. O lugar fica Hotel Pequena Suécia, pertinho do Museu Filandês Eva Hilden.

11. Choperia Torneiras Tap House

A Choperia Torneiras Tap House é o melhor lugar do centro de Penedo para provar as cervejas locais. Eu fui e provei algumas das cervejas artesanais. São muitas opções de fermentação e fabricantes, para agradar todo mundo.

Até quem não bebe cerveja também vai adorar a casa! Os drinks são temáticos e inspirados na cultura pop. Por exemplo, eles fazem um drink inspirado em Friends que vem em uma caneca, é bem alcoólico, tem base de café e é finalizado com chantilly. O drink inspirado em Grey’s Anatomy vem em uma “bolsa de sangue”!

Dá vontade de provar tudo, e, por isso, essa chopperia é um ponto turístico por si só. Fica bem perto da Casa do Papai Noel e de um restaurante muito bom, o Montannes Gourmet, onde dá para comer uma boa truta.

Mais dicas de viagem para Penedo

Se empolgou pelos pontos turísticos de Penedo? Realmente, a arquitetura da Pequena Finlândia, as lojinhas de chocolate e os fondues que você pode provar são grandes incentivadores para que essa sua viagem saia do papel. 

Vou te dar mais algumas dicas e informações úteis sobre essa cidade da Serra da Mantiqueira: 


Onde se hospedar

Penedo tem uma rede hoteleira cheia de opções. Vou te falar algumas das melhores em cada área:

Centro | perto de tudo, entre museus, lojas de chocolate e restaurantes. Preciso destacar o  Hotel Casa Encantada, que é belíssimo por conta do seu estilo colonial. Para quem quer economizar, a Pousada Chiclé Penedo é uma ótima escolha. A Vila Noel Centro também oferece chalés aconchegantes por um bom custo-benefício. 

Arredores do centro | se você prefere ficar ainda perto do centro, mas em lugares mais tranquilos, indico a Pousada Mirante do Penedo que tem até quartos com banheira e lareira, perfeito para o friozinho, a Pousada Rainha da Mata que se destaca pelo café da manhã e, é claro, o Hotel do Papai Noel, onde é natal o ano inteiro. 

Próximo às cachoeiras | quer uma vista da Serra da Mantiqueira? Eu também quero isso na minha próxima ida e vou escolher entre o Recanto de Moriá, que fica a 1,7 km da Cachoeira de Deus, ou a Pousada Suarez, que é completíssima e fica pertinho das Três Cachoeiras.

Não deixe de conferir o nosso post sobre onde ficar em Penedo para ficar sabendo 15 opções de boas acomodações, com detalhes.

Onde comer em Penedo

Parrillas Penedo | para uma sequência de fondues de carne, queijo e chocolate. 

Vikings Penedo | que tal uma experiência bárbara? Com o perdão do trocadilho, essa é uma oportunidade única de curtir um restaurante com temática nórdica. Se você for pelo menos um pouquinho nerd, provavelmente já quis provar hidromel. Lá eles têm! Me interessei muito, mas vi alguns comentários negativos sobre a comida e o atendimento. Acho que arriscaria de qualquer jeito para pelo menos provar o hidromel. 

Loazô Restô | fui e amei. É um dos restaurantes mais visitados de Penedo. As mesas perto de janelas grandes e com vista para a parte exterior são perfeitas, e melhor que isso só o drink de cachaça, manjericão, tangerina e borda perfumada com limão-siciliano. 

Jardim Secreto | um lugar lindíssimo que chamou logo a minha atenção. Bucólico e sofisticado, é um restaurante com atendimento impecável. Uma coisa que adorei foi o caldeirão florido logo na entrada do Jardim Secreto – me disseram que é uma forma de dar boas-vindas aos clientes, e que está sempre decorado com flores e folhas diferentes. Não deixe de provar a casquinha de truta! 

Sorvete Finlandês | uma opção não exatamente em conta para quem ama sorvete. É uma das mais famosas de Penedo. Se quiser provar sabores diferentes, recomendam muito o chocolate finlandês. 

Melhor época para visitar

Penedo é um destino para o ano inteiro, mas não posso negar que visitar a região no inverno ou no natal acaba sendo mais especial. Tudo bem que o romantismo é inerente à Penedo, mas imagina isso em uma hospedagem aconchegante? 

O que fazer em Penedo: Parque Nacional do Itatiaia
Trilha no Parque Nacional do Itatiaia. Foto: Thiago Sieiro Cunha / CC BY 3.0

O Natal, por sua vez, é interessante por conta de pontos turísticos como a Casa do Papai Noel e toda a Pequena Finlândia.

O verão ou estações mais amenas são interessantes para quem quer se deliciar nas cachoeiras, mas aviso que até nos meses mais quentes é bom levar um casaco para a noite, afinal, é bom estar sempre preparado para o friozinho característico da Serra da Mantiqueira.

Quanto tempo ficar

Se sua intenção for conhecer o centrinho e os arredores, em um fim de semana, facilmente, você consegue conhecer tudo.  

Mas se você quer conhecer as cachoeiras, fazer umas trilhas e dar uma passada na Serrinha do Alambari, o que eu fortemente recomendo, pelo menos 4 dias inteiros são necessários.

E aí, decidiu tudo o que você vai fazer em Penedo? 

Atrações interessantes, arquitetura única, influências finlandesas, belezas naturais e um enorme deleite gastronômico: Penedo é isso e muito mais.

Depois desse post acho que deu pra notar que eu acho esse um destino super especial aos pés da Serra da Mantiqueira. Vá e me conte como foi!

Escrito por Kamilly Doria
Ka é nossa colaboradora de conteúdo no blog. É atriz, jornalista e feliz. Mãe de duas gatas, é apaixonada por animais e amante da arte. Seu sonho é carregar uma mochila repleta de culturas e histórias.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

27 comentários em “O que fazer em Penedo RJ: 11 atrações imperdíveis + dicas”

  1. Olá, fiquei fascinado pelas dicas em Penedo/RJ. Confesso que estive em outras épocas em finais de semana, mas limitei-me a área gastronômica. Parabéns. Abcs. Macedo

    Responder
  2. Em breve Penedo terá o Museu de Brinquedos Antigos, do colecionador Celestino Teixeira. Chamar-se-á “LELU MUSEO”, será uma ótima dica de passeio para crianças e adultos! Fev/2022.

    Responder
  3. Neste final de semana estarei em Penedo com minha esposa e mais três casais de amigos. Sua dicas foram maravilhosas, os passeios, restaurantes…
    A reserva da minha estadia em Penedo está na sua dica!
    Pousada Recanto de Moriá.
    Parabéns!

    Responder
  4. Procurem conhecer tb o “Lelu Museo”, museu de brinquedos antigos em Penedo, recém inaugurado.
    Av. Michelângelo, 216 – Penedo, Itatiaia – RJ, 27580-000

    (21) 97948-0910

    Responder