Escrito por Kamilly Doria
08 de novembro de 2023

Prepare-se para se apaixonar por um dos meus destinos preferidos da região serrana do estado do Rio de Janeiro: depois de ler este post, você vai saber tudo o que fazer em Petrópolis. 

E olha que eu não economizei nas dicas por aqui, viu? Isso porque eu quero que você se apaixone pela cidade assim como eu! 

Nomeada em homenagem a Dom Pedro II no século 19, que a transformou em “Cidade Imperial”, Petrópolis combina atrações românticas, passeios históricos, gastronomia e ecoturismo. 

São apenas 70 km de distância da cidade do Rio de Janeiro, o que faz de Petrópolis um destino bem acessível e famoso no estado fluminense. Com atrações para todos os gostos, é procuradíssimo para viagens de final de semana ou feriados. 

Palácio da Quitandinha em Petrópolis
Palácio da Quitandinha, um dos principais ponto turísticos de Petrópolis. Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Sem perder mais tempo, confira minha lista dos principais pontos turísticos de Petrópolis que você não pode deixar de conhecer: 

Centro de Petrópolis:

  1. Avenida Koeler 
  2. Museu Imperial 
  3. Catedral de São Pedro de Alcântara 
  4. Palácio de Cristal 
  5. Casa de Santos Dumont 
  6. Palácio Rio Negro 
  7. Palácio Amarelo 
  8. Casa da Ipiranga 
  9. Casa da Princesa Isabel 
  10. Cervejaria Bohemia 
  11. Museu de Cera
  12. Praça da Liberdade
  13. Museu dos Brinquedos
  14. Outras atrações no centro

Arredores do Centro: 

  1. Palácio Quitandinha 
  2. Casa do Colono 
  3. Casa de Stefan Zweig 
  4. Trono de Fátima 
  5. Orquidário Binot

Afastados do Centro:

  1. Parque Crémerie 
  2. Vale do Amor 
  3. Morango do Vale
  4. Castelo de Itaipava
  5. Mirante do Cristo

Ecoturismo em Petrópolis:

  1. Parque Nacional da Serra dos Órgãos
  2. Trilhas
  3. Cachoeiras
  4. Parapente

Compras em Petrópolis:

  1. Rua Teresa
  2. Rua 16 de Março
  3. Feiras de Artesanato
  4. Mais opções de compras
Direto ao Ponto: o que fazer em Petrópolis

  • A visita ao Centro Histórico é um passeio obrigatório nos roteiros de viagem da Cidade Imperial, já que a maioria das atrações estão lá. Se estiver por lá numa quarta-feira, aproveite a visita gratuita ao Museu Imperial.
  • Para se hospedar perto das atrações do centro, minha dica é entrar no clima histórico e ficar no Hotel Solar do Império. Se quiser um ar romântico e mais contato com a natureza, o Locanda della Mimosa é uma boa pedida. Mas se a ideia é estar no burburinho de Itaipava, gosto muito da Pousada Tankamana que tem uma pegada rústica.
  • Não faltam opções de trilhas para os mais aventureiros. São mais de 200! Apenas se atente ao tempo e dedicação que cada trilha exige.
  • Petrópolis fica especialmente charmosa no inverno, e é nessa época que as lojas de roupas da Rua Teresa mais bombam. Super indico que você dê uma passada por lá!

Petrópolis em um dia: vale a pena?

A resposta é: depende do seu tempo disponível. 

Sim: um bate e volta para Petrópolis é recomendado se você está em uma viagem pela Cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro) e quer aproveitar a oportunidade para conhecer o lado histórico da Cidade Imperial (Petrópolis). A distância entre os dois destinos é curta, e em um dia você terá tempo para conhecer o centro histórico e mais duas atrações: o Palácio Quitandinha e a Cervejaria Bohemia.

Não: se você tem mais tempo disponível, nem pense duas vezes e passe mais alguns dias por aqui. Você vai ver que não falta o que fazer em Petrópolis para ocupar pelo menos 2 dias de roteiro – isso se considerar os atrativos naturais da cidade, que exigem ainda mais tempo!

Pontos turísticos do Centro Histórico: 

Petrópolis tem a vantagem de concentrar a maior parte dos pontos turísticos no Centro Histórico. Dessa forma, fica fácil conhecer diversas atrações de uma vez só. 

Caminhar pelas avenidas do centro por si só já é um passeio super gostoso, já que a cidade é bem arborizada e repleta de cantinhos charmosos para bater aquela foto de recordação. 

Listei as atrações que você precisa conhecer no Centro Histórico de Petrópolis:

1. Avenida Koeler 

Sugiro que a Avenida Koeler seja seu ponto de partida para conhecer a cidade. Isso porque ela fica bem no centro histórico e concentra diversos pontos turísticos de Petrópolis. Vamos a alguns exemplos:

  • Casa da Princesa Isabel
  • Palácio Rio Negro
  • Vila Itararé
  • Mansão Kremer
  • Solar Dom Afonso
  • Catedral de São Pedro de Alcântara
  • e mais um monte de construções antigas!

Vou falar mais sobre as principais a seguir.

E é claro que cada lugar desses têm sua própria história, mas o que todos têm em comum são o estilo da época colonial, com as fachadas muito bem preservadas. Inclusive, o local é tombado pelo Iphan

Um ponto legal é que alguns desses prédios funcionam hoje como banco, escola, hotel e até imobiliária – e tudo segue com a arquitetura original!

Dica | Se você quiser mesmo entrar no clima imperial da cidade, aproveito para deixar a dica do Hotel Solar do Império, que funciona em um desses casarões maravilhosos. A estrutura e o atendimento excedem as expectativas que, obviamente, são altas! 

2. Museu Imperial 

Conhecer o Museu Imperial é uma das coisas mais legais para se fazer em Petrópolis. Afinal, não é todo dia que você pode conhecer a casa de veraneio de alguém tão importante, né?

Fachada e entrada do Museu Imperial em Petrópolis
Um passeio pelo Museu Imperial é como voltar ao passado. Foto: Filipo Tardim / CC BY-SA 4.0

Sim, o museu era o local escolhido por Dom Pedro para curtir o verão. A casinha “humilde” do imperador segue o estilo neoclássico e ainda conta com os móveis originais, além de expor um acervo de peso. 

Entre os objetos estão a pena usada pela Princesa Isabel para assinar a Lei Áurea, o traje de gala do imperador e algumas carruagens, que ficam no Pavilhão das Viaturas.

Para entrar no museu, você deverá usar pantufas nos pés. E uma vez lá dentro, nada de fotos. Tudo em nome da preservação do local.

A entrada é paga, mas às quartas-feiras o acesso é gratuito.

3. Catedral de São Pedro de Alcântara 

É impossível passear pelo Centro Histórico de Petrópolis e não visitar a Catedral de São Pedro de Alcântara

Fachada da Catedral de Petrópolis e sua arquitetura belíssima
A belíssima arquitetura da Catedral de Petrópolis. Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Com vitrais que contam a história da cidade, pinturas e esculturas em mármore de carrara, ela possui o estilo neogótico francês, tendo sido construída em 1884.

Já o Mausoléu Imperial foi inaugurado em 1939. Esse é um dos grandes destaques da igreja, por conter os restos mortais de Dom Pedro II, de sua esposa Tereza Cristina e também da Princesa Isabel. 

A visitação é gratuita, mas fiz o tour pago com guia para conhecer as cúpulas e o topo da torre do sino, além de saber mais sobre a história da igreja. A vista lá de cima é espetacular!

Dica | Para entrar na igreja há um dress code, então vale prestar atenção nesse detalhe. Shorts, por exemplo, não são permitidos.

4. Palácio de Cristal 

Conhecido por ser o local onde acontecem eventos culturais da cidade, o Palácio de Cristal é outra atração histórica tombada pelo Iphan, e que você não pode deixar de conhecer em Petrópolis. 

Palácio de Cristal em Petrópolis
O Palácio de Cristal é mais um lugar encantador em Petrópolis. Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Idealizado como um local para abrigar flores e pássaros, o palácio foi um presente do Conde d’Eu para a Princesa Isabel. Fundado em 1844, tem inspiração na arquitetura do Palácio de Cristal de Londres e do Palácio de Cristal do Porto. 

A entrada é gratuita e a visitação é bem rápida. Isso porque, exceto quando há eventos, o interior do palácio fica vazio. Se der sorte, você vai encontrar uma feira de artesanatos e plantas.

Ainda assim, só o palácio em si já rende lindas fotos. Minha dica é aproveitar o gramado para fazer um piquenique ao ar livre.

5. Casa de Santos Dumont 

Sabe uma casa que reflete a personalidade do seu dono? Essa é a Casa de Santos Dumont, também conhecida como “A Encantada”.

Casa Museu de Santos Dumont em Petrópolis
Casa de Santos Dumont, que agora é um museu. Foto: Alexandre Machado / CC BY-SA 2.0

Isso porque a casa foi idealizada por ele, juntamente com o engenheiro Eduardo Pederneiras, com objetivo de ser sua casa de verão.

Atualmente, o museu do Pai da Aviação conta com diversos itens do aviador expostos, como roupas, livros, cartas, móveis e algumas de suas criações, como o próprio chuveiro da casa.


Outro exemplo é a escada de acesso, que tem degraus recortados e que, obrigatoriamente, você tem que começar com o pé direito. 

E mais uma curiosidade é que a casa não tem cozinha, pois as refeições vinham do então Palace Hotel (atualmente prédio da Universidade PUC).

Assim como a Catedral de São Pedro de Alcântara, a Casa de Santos Dumont é um dos pontos turísticos mais concorridos do Centro Histórico. 

A casa é pequena, então o tour é bem rápido. Além disso, a entrada é paga.

Dependendo do dia e horário, você pode perder mais tempo na fila do que dentro da casa. O bom é chegar cedo!

6. Palácio Rio Negro 

Construído em 1889 por um importante produtor de café da região, o Barão do Rio Negro, o Palácio Rio Negro já funcionou como a residência de veraneio de diversos Presidentes da República. 

Fachada do Palácio Rio Negro cercada por jardim
Mais uma arquitetura incrível do Palácio Rio Negro. Foto: Wilfredor / CC BY-SA 4.0

Além de ser gratuito, o passeio é recheado de história, com fotografias e itens pessoais dos moradores que passaram por lá, como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. 

Infelizmente, está fechado para visitação há algum tempo, de acordo com a Secretaria de Turismo da cidade. Mas a área externa está bem conservada e tem um belo jardim. É um cenário ótimo para fotos.

Quando estive por lá, visitei também o Museu da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que fica logo ao lado. 

De munições a uniformes, o espaço expõe vários objetos preservados e conta a história dos combatentes brasileiros que foram à Segunda Guerra Mundial. 

O guia é descendente de um dos pracinhas e explica tudo com muito orgulho. A entrada no museu é gratuita, mas você pode deixar uma contribuição na caixinha.

7. Palácio Amarelo 

Sede da Câmara Municipal da cidade, o Palácio Amarelo é um ótimo ponto turístico em Petrópolis para quem gosta de apreciar obras de arte. 

Palácio Amarelo em Petrópolis em frente Praça Visconde de Mauá
Palácio Amarelo. Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Seu interior abriga obras lindíssimas, com projeção arquitetônica feita em 1885 pelos escultores Henrique Levy e José Huss. Do teto ao chão, as pinturas e azulejos dão um show de beleza rico em detalhes.

A entrada é gratuita. 

8. Casa da Ipiranga 

Por conta da assimetria entre as metades de sua fachada, a Casa da Ipiranga também é conhecida como a “Casa dos Sete Erros”. E eu aposto que você vai ficar parado na frente dela por um tempo para identificá-los!

Casa do Ipiranga ou Casa dos Sete Erros em Petrópolis
A peculiar Casa do Ipiranga, também conhecida como “Casa dos 7 erros”. Foto: Renan Rangel Camargo / CC BY-SA 3.0

Mas, independentemente das peculiaridades na fachada, a arquitetura dessa casa é lindíssima, seguindo a lista de construções imperdíveis em Petrópolis.

E além da assimetria, há outras particularidades sobre essa casa. Ela foi a primeira da cidade a receber energia elétrica, e também o primeiro local a abrigar uma torre de relógio.

A entrada é paga. Por lá, fiz um passeio pelos cômodos interiores e pude apreciar de perto cada detalhe da arquitetura e decoração, além da história de seus antigos moradores, a família de José Tavares Guerra. Uma pena que só um andar esteja aberto à visitação. 

Ah, é por lá também que você encontra o famoso Restaurante Bordeaux, localizado na antiga cocheira da propriedade. O jantar lá é delicioso, especialmente o risoto de camarão. E a carta de vinhos é ímpar! 

9. Casa da Princesa Isabel 

Com uma linda fachada e jardim com camélias brancas, a Casa da Princesa Isabel faz parte dos monumentos históricos pertencentes à família real. 

Área externa da Casa da Princesa Isabel
A Casa da Princesa Isabel é muito encantadora. Foto: Filipo Tardim / CC BY-SA 4.0

Desde 1876, o lugar é utilizado como casa de veraneio para a família. Curiosamente, descendentes da realeza ainda moram lá. Inclusive, é por isso que a casa abre para visitação quando há exposições específicas – e o acesso é somente ao primeiro andar. 

Mas vale avisar que na Casa você não irá encontrar informações sobre a história da Princesa Isabel. Quando estive lá, havia uma exposição sobre a colonização germânica na cidade.

A entrada é paga. Você pode conferir se estará aberta na data da sua viagem no site da prefeitura.

10. Cervejaria Bohemia 

A Cervejaria Bohemia é mais um daqueles passeios em Petrópolis que não pode ficar de fora do roteiro.

Cervejaria Bohemia em Petrópolis
Cervejaria Bohemia. Foto: Leonardo Shinagawa / Flickr

Na visita à cervejaria, além de conhecer todo o processo de produção das bebidas, você vai passar por todas as etapas de fabricação, finalizando em um charmoso barzinho. E é claro que a degustação está inclusa!

Em funcionamento desde 1853, a cervejaria é a mais antiga do país. Com 20 ambientes diferentes, passear por aqui é uma experiência super legal até para quem não gosta de cerveja.

O tour possui modalidades diferentes, para saber melhor sobre cada uma delas, recomendo consultar o site oficial.

E se quiser, dá pra seguir bebendo do lado de fora: o local também conta com um bar/ restaurante, que serve petiscos e refeições junto com diferentes versões da cerveja.

Dica | A cervejaria participa da Vila Cervejeira que explico melhor no tópico sobre onde comer em Petrópolis.

11. Museu de Cera de Petrópolis

Aberto desde 2011, o Museu de Cera possui esculturas em tamanho real de personalidades históricas nacionais e internacionais, como Dom Pedro II, Gilberto Gil e, até mesmo, Gisele Bündchen! As estátuas são bem realistas.

Eu não fiz esse passeio porque não é algo que eu curto muito e não tem nenhuma ligação com a história de Petrópolis. Mas se você vai com crianças para a cidade, pode colocá-lo em sua lista de lugares para conhecer em Petrópolis. 

Os valores dos ingressos você confere no site oficial do museu. Os valores são um tanto salgados, mas vale a pena por ser um dos poucos museus do gênero no Brasil. Além disso, você pode tirar fotos à vontade.

12. Praça da Liberdade

Nas andanças pelo Centro Histórico de Petrópolis, parei para descansar na Praça da Liberdade e recomendo que você conheça também.

Ela fica no final da Avenida Koeler e conta com uma fonte, bancos, barraquinhas e muitas sombras debaixo das árvores.

É interessante saber que a praça recebeu esse nome em 1888 porque os negros ex-escravizados se reuniam ali para comprar a liberdade dos companheiros que ainda viviam como escravos.

Dica | Aproveite para comer uma pipoca na Praça da Liberdade. É uma delícia!

13. Museu dos Brinquedos

Bem de frente com a Praça da Liberdade, está o Museu dos Brinquedos, um passeio cheio de nostalgia.

O museu conta com um acervo de mais de mil brinquedos antigos, desde a década de 1950 até os anos 2000. Além disso, o espaço ainda tem objetos cotidianos das crianças e jovens do milênio passado e um pequeno museu do futebol.

A sensação é de realmente voltar no tempo, ainda mais porque é possível brincar com alguns jogos. A entrada é paga e vale o preço!

14. Outras atrações para conhecer no Centro Histórico 

Ainda no Centro Histórico de Petrópolis, vale a pena conhecer também: 

  • Praça 14 Bis | Do lado da Praça da Liberdade, seu destaque vai para a réplica 14 Bis de Santos Dumont bem ao centro.
  • Igreja de Confissão Luterano no Brasil | Com arquitetura neogótica tão bela quanto a da Catedral, é o templo mais antigo da cidade.
  • Ordem Religiosa do Carmelo de São José | Localizado em um prédio de 1917, é um convento de clausura absoluta.

Pontos turísticos nos arredores do centro: 

15. Palácio Quitandinha 

Funcionando hoje como um espaço cultural administrado pelo SESC Rio, o Palácio Quitandinha é uma das construções mais surpreendentes da cidade, sendo um ícone do turismo em Petrópolis. 

Palácio da Quitandinha em Petrópolis
O Palácio da Quitandinha é um dos cartões postais da cidade. Foto: Daniel Sant’Anna Lisbôa / CC BY-SA 3.0

No início de sua construção, que foi finalizada em 1944, o palácio foi projetado para ser o maior hotel cassino da América do Sul, com 50 mil m² de área. 

E sim, o local é enorme. Seu jardim e seu lago na entrada já dão sinais disso. Mas lá dentro é um absurdo! Tem exposições permanentes e temporárias, teatro, várias salas, opção de passeio guiado e muito mais. Tudo super conservado. 

Fiquei boquiaberta com a beleza da arquitetura do palácio. Em cada detalhe era um suspiro!

E se quiser completar o passeio, ainda tem um bistrô com culinária contemporânea que rende bons elogios. Se provar, me conte o que achou!


A visitação é gratuita e, além de conhecer o palácio, você ainda pode prestigiar algum dos eventos e exposições que o SESC promove no local. Para ver a programação, acesse o site oficial do SESC Rio

16. Casa do Colono 

Comparado ao anterior, o passeio pela Casa do Colono é bemmm menor, mas não menos interessante. Isso porque ele conta muito da história dos primeiros moradores de Petrópolis.  

Apesar de ter sido fundada por imigrantes alemães em 1847, a casa foi aberta como museu apenas em 1976. O acervo mostra como era o modo de vida dos colonos, com móveis e utensílios domésticos. 

Conheci a história da cidade em detalhes com o Sr. Didair, um simpático senhor que trabalha no museu. A entrada é gratuita.

17. Casa de Stefan Zweig 

A Casa de Stefan Zweig pertenceu a Stefan Zweig e sua esposa, Lotte. O escritor austríaco morou em Petrópolis como forma de refúgio durante a Segunda Guerra Mundial. 

Fachada da Casa Stefan Zweig
Fachada da Casa Stefan Zweig. Foto: Andreas Maislinger / CC BY-SA 3.0 DE

O museu expõe diversas obras do autor, que atualmente é considerado um dos maiores biógrafos do início do século 20.

Além disso, o passeio também presta homenagem a outros nomes que se refugiaram no Brasil durante a época do conflito. 

Uma curiosidade é que os livros de Zweig inspiraram o filme “O Grande Hotel Budapeste”, uma obra que eu amo do diretor Wes Anderson.

Outro ponto interessante é o grande tabuleiro de xadrez que fica no jardim do terreno, em homenagem à sua obra “Novela de Xadrez”. 

Para conferir a programação cultural completa, acesse o site oficial da Casa Stefan Zweig.

18. Trono de Fátima 

Com uma vista incrível para o Centro Histórico, o Trono de Fátima foi criado pelo mesmo arquiteto que projetou o Cristo Redentor. 

Trono de Fátima em Petrópolis com 4 metros de altura
Trono de Fátima e seus 4 metros de altura. Foto: Josue Marinho / CC BY 3.0

Localizada perto do centro, a obra possui 14 metros no total, com uma imagem de aproximadamente 4 metros de Nossa Senhora de Fátima. 

A estátua em si não tem muitos detalhes. Mas a subida é totalmente recompensada pela vista da cidade com as montanhas ao fundo.

19. Orquidário Binot 

Aberto em 1870 pelo paisagista Pedro Maria Binot, o Orquidário Binot é o mais antigo do Brasil. O espaço conta com uma praça e um lago com carpas.

Além de poder admirar diversas espécies de flores, você pode sair de lá com uma plantinha de lembrança! Há vários tipos de orquídeas e outras flores à venda. 

A entrada é gratuita e não é preciso comprar nada. Você pode, assim como eu, só ver as flores e curtir a atmosfera tranquila.

Pontos turísticos em regiões mais afastadas do centro de Petrópolis: 

20. Parque Crémerie 

O Parque Crémerie tem uma área super gostosa para aproveitar uma tarde durante sua viagem a Petrópolis. O lugar é todo cercado por Mata Atlântica e faz parte da antiga propriedade da fábrica de queijos Crémerie Buisson, construída em 1845. 

Lago e pedalinhos, no Parque Crémerie.
Parque Crémerie. Foto: Rodrigo Siqueira / Flickr

Tem muita atividade por aqui: são mais de 40 mil m² com direito a quadras esportivas, lago com pedalinho, churrasqueiras, playground e muitos cantinhos para apenas relaxar.

Ou seja, é uma programação para fazer em família, com seu pet, em casal, sozinho… agrada todo mundo. Sugiro levar uma toalha, uns lanchinhos e aproveitar o clima pra improvisar um piquenique! 

A entrada é gratuita.

21. Vale do Amor 

Um espaço ecumênico em meio à natureza de Petrópolis, com direito a muitas montanhas de pano de fundo. Já deu pra sentir a energia boa desse lugar? Pois o Vale do Amor foi um dos pontos turísticos mais tranquilos e gostosos que visitei em Petrópolis. 

Eu diria que esse santuário ao ar livre é um lugar em que qualquer um vai se sentir bem e energizado. Tem altar de Ganesha, Cachoeira da Umbanda, Igrejinha Francisco e Clara, Altar de pedras do Buda e mais um monte de espaços lindos, com frases lindas espalhadas e mais um monte de jardins lindos e muito bem cuidados. Resumindo, é tudo lindo!

A cerca de 30 minutos do centro, o Vale é um lugar encantador para visitar sem pressa e curtir o clima de paz a céu aberto. 

A entrada é paga e o local conta com uma loja de lembrancinhas e uma lanchonete que funciona aos finais de semana.

Dica | Saiba que a estrada de terra que dá acesso ao santuário não é das melhores, principalmente em dias de chuva. Em alguns trechos, passa apenas um carro por vez.

22. Morango do Vale

Que tal incluir em sua viagem para Petrópolis uma visita a uma fazenda de morangos? Minha fruta preferida tem um lugar especial no meu coração, e é claro que eu não poderia deixar de fora essa oportunidade!

O Morango do Vale é uma propriedade rural produtora de morangos agroecológicos, onde você poderá fazer sua própria colheita durante o passeio. Para mim, é algo muito parecido com o paraíso na terra!

Você vai passear pelas estufas, aprender sobre a colheita, além de receber uma tesoura e uma cestinha para recolher suas frutinhas e levar pra casa.

Dá pra ficar melhor? Dá sim. No local ainda tem uma lojinha de produtos artesanais e um café super delicioso que serve produtos locais.

A visita é paga e deve ser agendada com antecedência

23. Castelo de Itaipava

Um ponto turístico muito conhecido de Petrópolis, o Castelo de Itaipava foi construído em 1920, seguindo uma arquitetura renascentista. Esse é o único castelo de estilo medieval com detalhes normando clássico da América, segundo o site do lugar. 

E na verdade, estamos falando aqui de um hotel. Mas saiba que não é preciso se hospedar por lá para conhecer o lugar. Você pode fazer uma visita, que é cobrada, e te dá direito a acessar algumas poucas áreas do castelo. Tem também um restaurante que você pode acessar mesmo não estando hospedado.

Além disso, o lugar é bem conhecido por conta de festas e eventos que rolam sempre ali.

De uma forma geral, eu não recomendo a visita por simplesmente não ser nada demais. A área visitada do Castelo de Itaipava é bem restrita, não tendo nenhum grande aspecto que valha a pena conhecer. Uma foto do exterior já seria o suficiente. 

Quanto à hospedagem, não posso opinar pois não fiquei por lá. Mas saiba que a estrutura hoteleira é completa, com piscina, spa, academia, dois restaurantes e um bar. Confira valores.

Você sabia que Itaipava é um distrito do município de Petrópolis? É uma região cheia de atrações e com ótimas opções de hospedagem. Para saber mais, veja nosso post sobre o que fazer em Itaipava

24. Mirante do Cristo

Localizado em Quitandinha, bem na entrada de Petrópolis, o Mirante do Cristo oferece uma vista panorâmica da serra. Nem preciso dizer que o lugar rende lindas fotos, né?

No topo do mirante, como o nome sugere, encontrei uma estátua de Cristo, além de uma lojinha de souvenirs.

Ecoturismo em Petrópolis 

Para quem quer curtir a natureza, não vai faltar o que fazer em Petrópolis. Tem tanta opção que eu até recomendo uma viagem mais “focada” nisso, fazendo um roteiro voltado para os atrativos naturais do destino. 

25. Parque Nacional da Serra dos Órgãos

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma preciosidade da natureza, com mais de 20 mil hectares cheios de poços, trilhas, cachoeiras e grutas para encher os olhos de qualquer aventureiro.

Uma das cachoeiras no Parque Serra dos Órgãos em Petrópolis
Há lugares incríveis no Parque da Serra dos Órgãos. Foto: Ferreiraandreza / CC BY-SA 3.0

Como tem muita coisa para se explorar no parque, o ideal é dedicar uns dias extras no seu roteiro por Petrópolis para poder explorá-lo devidamente. Na região de Petrópolis, as atrações mais famosas dentro do parque são: 

  • Travessia Petrópolis-Teresópolis 
  • Circuito das Bromélias 
  • Gruta do Presidente 
  • Poço Paraíso 
  • Poço dos Primatas 
  • Cachoeiras das Andorinhas 
  • Cachoeira Véu de Noiva 
  • Trilha Morro do Açu 

Se quiser saber melhor de cada atrativo do parque, acesse o site oficial do ICMBIO

Dica | Para fazer as trilhas do parque, é importante se informar primeiro sobre o tempo de travessia. Para a Trilha do Morro do Açu, por exemplo, é preciso acessar a parte alta do parque entre as 7h e 9h da manhã, pois o bate e volta dura cerca de 9h. Já para a travessia Petrópolis -Teresópolis são nada menos que 3 dias (dormindo no caminho), com uma média de 10 km por dia de percurso.

26. Trilhas em Petrópolis

Além do Parque Serra dos Órgãos, há diversas opções de trilhas e cachoeiras espalhadas no destino. 


Amanhecer no Alto da Ventania em Petrópolis
Amanhecer no Alto da Ventania. Foto: Marpodesta / CC BY-SA 4.0

Só de trilhas em Petrópolis, você encontra mais de 200 opções. Conheça as que eu mais indico:

  • Castelinho | Chegando a 1245 metros de altitude, dura em torno de 1h20 para chegar até o cume, com uma vista que alcança a Baía de Guanabara. O nível de execução é leve; 
  • Pedra do Quitantinha | Com duração de apenas 20 minutos, é uma boa opção para iniciantes. Ao final, você pode avistar as montanhas da Serra dos Órgãos e o Palácio Quitandinha; 
  • Morro do Cortiço | Feita em torno da imponente Pedra do Cortiço, oferece uma das melhores vistas de Petrópolis. O caminho dura em torno de 45 minutos para ser feito, com trechos de mata fechada e estrada; 
  • Alto da Ventania | Até o topo da montanha, a trilha leva em cerca de 1h30. A 1270 metros de altura, a vista é de tirar o fôlego. No local, há lugares para acampar. 

Além dessas, há muitas outras opções de trilhas para conhecer a natureza da região de Petrópolis. No post do site Sou Petrópolis você encontra mais informações sobre cada uma delas. 

27. Cachoeiras em Petrópolis

E para quem quer se refrescar, principalmente no verão, curtir as cachoeiras é atração indispensável em uma viagem para Petrópolis. A região possui quedas d’água lindíssimas, com boas piscinas naturais para banho. 

Poço Negro em Petrópolis rodeado pela natureza
Em dias de calor, tomar um banho no Poço Negro é uma delícia! Foto: FABIAN KRONENBERGER / Flickr

As melhores opções são: 

  • Cachoeira Poço Negro | Localizada no bairro do Rocio, no km 76 da BR-040 (sentido Juiz de Fora – Rio), é perfeita para nadar. De fácil acesso, costuma ficar bem lotada em dias mais quentes; 
  • Cachoeira da Macumba | Possui uma queda d’água surpreendente, com cerca de 35 metros. Procurada para a prática de rapel e escalada, fica a cerca de 13 km do centro de Petrópolis; 
  • Cachoeira da Rocinha | Famosa por seu escorregador natural e águas tranquilas, se localiza no distrito de Secretário. Possui vários poços bons para mergulhar; 
  • Cachoeira do Caxambu | A aproximadamente 7,5 km do centro da cidade, é acessada por uma trilha de nível moderado. O local possui áreas para piquenique e poços deliciosos para banho, com bastante incidência de sol; 
  • Cachoeira da Ponte Funda | No Vale das Videiras, se localiza praticamente à beira da estrada. A queda d’água de 40 metros forma um ótimo poço para curtir o dia com a família; 
  • Cachoeira das Sete Quedas | Com poços mais rasos, também se situa à beira da rodovia BR-040. Com bastante natureza ao redor, cobra uma taxa de R$5 para a visitação; 
  • Cachoeira do Morin | Pequena e de águas cristalinas em seus dois poços, é uma boa opção para quem busca mais tranquilidade. 

Para saber mais informações sobre cada uma delas, recomendo dar uma olhada no post do blog Mala de Aventuras. 

28. Voo de parapente em Petrópolis

Petrópolis é um dos melhores destinos para praticar voo livre na região serrana do Rio de Janeiro. Quer atração melhor para os amantes de aventura? 

Você pode encontrar pontos para fazer o voo nas seguintes localidades da cidade: 

  • Alto do Morin | Fica a aproximadamente 10 km do centro da cidade, e possui altitude de 1450 metros. Recomendado para os mais experientes; 
  • Parque São Vicente | Próximo ao centro, está a 930 metros de altitude. A região possui uma paisagem lindíssima, mas costuma ficar bem lotada; 
  • Siméria | A apenas 10 minutinhos do centro, possui altitude de 900 metros. Costuma receber competições de voo livre, que tem distância de 5 km. 

Em qualquer um dos três lugares, saiba que a vista para as montanhas será inesquecível. A experiência é demais! 

Compras em Petrópolis 

O turismo em Petrópolis não desaponta em nada! Além dos pontos turísticos, a cidade também possui boas opções de compras de roupas, ingredientes regionais, doces, bebidas, artesanato e lembrancinhas de viagem. 

Se você é daqueles que não deixa de reservar um dia inteiro para garantir as compras da viagem, conheça os lugares que você não pode deixar de ir: 

29. Rua Teresa 

Em funcionamento desde 1916, a Rua Teresa é o melhor lugar da cidade para comprar roupas e acessórios, principalmente malhas. Por lá, encontrei lojas de todos os tipos e preços. 

30. Rua 16 de março 

Localizada no Centro Histórico, a Rua 16 de março tem produtos de todos os tipos, desde livrarias até lojas de flores. 

Rua 16 de março em Petrópolis
Rua 16 de Março. Foto: JorgeBRAZIL / CC BY 2.0

Dica | Durante o mês de setembro ocorre o Festival das Flores, deixando a rua inteira decorada. Fica super charmoso! 

31. Feiras de Artesanato 

A cidade possui diversos pontos que contam com feiras de artesanato vendendo produtos como bolsas, bonecas, acessórios, móveis, doces e até mesmo roupas para pets! 

Não deixe de conhecer a Feira da Praça Expedicionários, a Feira do Hortomercado Municipal e o Circuito Petrópolis Ecosol

Além das feiras na região central de Petrópolis, uma boa opção também é a Feirinha de Itaipava, uma das mais famosas da região. 

32. Outros lugares para fazer compras em Petrópolis

Além dos lugares que já comentei, tenho mais algumas indicações de lojas em Petrópolis:

  • Fábrica de Chocolates Patrone | Para os chocolatras de plantão, a fábrica conta com visitação e loja de diferentes tipos de chocolate.
  • Museu de Porcelana | Pertinho da Praça da Liberdade, tem uma loja com uma variedade de porcelanas. Vale a visita para quem gosta!
  • Shopping Estação Itaipava | É um shopping completo com lojas de roupas, decoração, restaurantes e cinema.
  • Shopping Itaipava | O nome é parecido com o de cima, mas se trata de outro conjunto de lojas também em Itaipava. Aqui, a maioria das lojas é de vestuário.

Eventos em Petrópolis 

Saiba quais eventos irão coincidir com a sua viagem: 

  • Carnaval (fevereiro) | A cidade tem desfiles de bloquinhos por vários bairros, apresentações de escolas de samba e até mesmo programação para as crianças! 
  • Expo Petrópolis (maio/abril) | Apesar de ser conhecida como uma exposição agropecuária, o evento conta com diversas apresentações musicais e shows grandiosos; 
  • Bauernfest (junho) | Conhecida também como Festa do Colono, presta homenagem aos imigrantes alemães no Palácio de Cristal. Durante o evento, os visitantes podem curtir comidas típicas, shows e atrações; 
  • Festival de Inverno (julho) | Promovido pelo SESC, é o maior evento cultural de multilinguagem do país. A programação conta com shows, exposições artísticas, teatro, dança e mais; 
  • Bunka Sai (agosto) | De tradição japonesa, o evento oferece barracas de comidas típicas, apresentações de dança, shows, oficinas e até mesmo festival de cosplay! 
  • Festa Italiana (setembro) | Também no Palácio de Cristal, possui atrações para os amantes da cultura italiana, com gastronomia, música e apresentações de danças típicas; 
  • Festival de Cinema (setembro) | O evento reúne os principais críticos e estudiosos nacionais e internacionais da área no Palácio Quitandinha, com palestras e exposição de filmes inéditos; 
  • Natal Imperial (novembro) | Um dos mais famosos da região serrana, deixa a cidade inteira com iluminações especiais. Também oferece programações especiais com comidas e shows. 

Além desses, há também eventos que ocorrem mensalmente em Petrópolis, em determinados finais de semana. Alguns exemplos são os Concertos da Luterana (sempre aos sábados) e a Agroserra (nos finais de semana de julho a setembro). 

Onde comer: melhores restaurantes em Petrópolis

A gastronomia de Petrópolis é um de seus atrativos turísticos. Principalmente na região do Centro Histórico é possível encontrar restaurantes, bistrôs e bares de alto nível. 

Mas, de forma geral, o destino possui boas opções para almoçar e jantar em todos os bairros. Confira nossa seleção de alguns dos melhores lugares para comer em Petrópolis: 

  • Churrascaria Lago Sul – $$$ | Bem em frente ao Palácio Quitandinha e seu lago, é um dos restaurantes mais frequentados por famílias. Com ambiente rústico mas requintado, abre para almoço e jantar. O menu é especializado em rodízio de carnes, peixes, risotos e saladas, com destaque para as cervejas artesanais da Cervejaria Odin. No jantar, o rodízio inclui sushi.
  • Princesa Isabel Gourmet – $$ | Localizado em um casarão do Centro Histórico, tem um buffet especializado de fondue de queijo e chocolate, com acompanhamento de frutas, carnes e frutos do mar. O cardápio também conta com pratos individuais e para duas pessoas, como filé de frango, peixe, massas e risotos.
  • Petiscaria Imperial – $$ | Em uma casa com varanda e terraço em pleno Centro Histórico, é famoso por seu rodízio de petiscos e cerveja gelada. Com clima de barzinho, é um lugar perfeito para ir durante a noite. O menu ainda inclui rodízio de pizza, pratos feitos, churrasco, frutos do mar e sorvetes. 
  • Alquimia dos Temperos – $$ | De conceito saudável no cardápio, seu menu é variado e bem colorido, incluindo vários pratos vegetarianos e veganos, com opção de buffet e à la carte. Ao lado da Catedral São Pedro de Alcântara, tem um ambiente aconchegante e tranquilo. 
  • Vila Cervejeira | É um circuito de desafios em 5 cervejarias a poucos metros uma da outra: Cervejaria Odin, Duas Torres, Bohemia, Sampler e Doutor Duranz. Ao garantir o passaporte, você realiza um desafio diferente em cada uma delas, sempre envolvendo cerveja, é claro

Mais dicas de viagem para Petrópolis 

Tenho mais algumas dicas para sua viagem para Petrópolis ser inesquecível:


Onde ficar em Petrópolis 

Petrópolis possui opções de hospedagem de diversos estilos, basta você escolher aquela que mais se relaciona com a sua meta de viagem. 

Para escolher onde se hospedar, é importante saber que o município de Petrópolis está dividido em diferentes regiões ou distritos. Então, não precisa se limitar ao centro histórico na hora de escolher seu hotel. 

Listei as principais regiões e minhas dicas de hospedagem em cada uma:

  • Centro Histórico | É a melhor região para quem quer ficar pertinho de restaurantes, bares, lojas e atrações turísticas. Por aqui, indico três opções sofisticadas: o Princesa Isabel Pousada e Hotel, o Hotel Solar do Império e o Kastel Grão Pará.
  • Fazenda Inglesa | Afastado do centro e cercado por montanhas, é o lugar perfeito para ter um contato único com a natureza e admirar belas paisagens naturais. Um hotel perfeito para isso é o Locanda della Mimosa.
  • Valparaíso | Ainda no centro, mas sem tanto agito. Com hospedagens de alto nível, é uma das regiões mais nobres da cidade. Com área de lazer e super aconchegante, a Pousada Vila Brasil é uma das melhores da região.
  • Quitandinha | Situada na entrada de Petrópolis, tem um perfil mais residencial, com condomínios, casas de temporada e pousadas menores. Com ótimo custo-benefício, por aqui, indico a Pousada do Lago.
  • Corrêas e Bonfim | Localizados entre o centro da cidade e o distrito de Itaipava, têm hospedagens com o estilo mais rústico, próximos da natureza. Seguindo essa proposta, o 5 estrelas Casa Marambaia Hotel é uma boa opção.
  • Araras | Também com o perfil mais rústico e em meio à natureza, oferece hospedagens mais sofisticadas. Se busca um chalé com lareira, camas aconchegantes e vista para as montanhas da Mata Atlântica: sugiro a Pousada das Araras.
  • Itaipava | Com ótima estrutura turística, tem boas opções de pousadas e hotéis, com perfil mais charmoso e aconchegante. Claro que, por aqui, indico o Castelo de Itaipava. Outra opção é a Pousada Tankamana.

Para saber mais sobre cada região e hospedagem, confira o post TOP 15 hotéis e pousadas em Petrópolis.

Melhor época para conhecer Petrópolis 

Mesmo estando na região serrana no estado, Petrópolis possui um clima constante durante o ano inteiro, com temperaturas mais agradáveis. A temperatura mínima costuma ficar em torno dos 17°C, e a máxima fica nos 27°C. 

Para pegar o destino ainda mais charmoso, os meses de inverno são os mais recomendados. No verão, a cidade não deixa de ser atrativa, deixando os passeios pelas trilhas e cachoeiras ainda melhores. 

Quantos dias ficar em Petrópolis 

Para poder conhecer as atrações do Centro Histórico e também se aventurar por alguns passeios por trilhas e cachoeiras, uma viagem de dois a três dias em Petrópolis é o ideal. 

Como boa parte dos pontos turísticos da cidade podem ser conhecidos em um único dia, e a capital está a poucos quilômetros da capital, em um final de semana é possível aproveitar bastante. 

Se tiver pouco tempo, vale a pena conferir os nossos posts de roteiro de 2 dias em Petrópolis e passeio de 1 dia em Petrópolis.

Saindo do Rio de Janeiro, indico essa excursão de um dia para Petrópolis. O passeio inclui a visita aos principais pontos turísticos da Cidade Imperial: Palácio Quitandinha, Museu Imperial, Catedral de São Pedro de Alcântara, Palácio de Cristal e outras atrações.

Caso queira estender a experiência para municípios vizinhos, basta adicionar dias em seu roteiro de viagem.  

Como circular em Petrópolis 

A melhor forma de se locomover por Petrópolis é de carro, principalmente para quem vai se hospedar em regiões mais afastadas do centro. 

Apesar disso, no centro histórico você pode conhecer tudo a pé, passando por diversas atrações e pontos turísticos de uma vez só. 

Uma outra alternativa é pegar as linhas municipais de ônibus, contratar alguma empresa com transfer particulares ou utilizar aplicativos de transporte. 

Precisando alugar um carro? Nós usamos e recomendamos Rentcars, um comparador de preços entre as melhores locadoras do país. E o melhor: toda a contração é online!  

Mapa de Petrópolis 

Confira este mapa que contém todos os pontos turísticos de Petrópolis que citei neste post: 

Agora não tem mais como dizer que não sabe o que fazer em Petrópolis!

Neste post, te mostrei um guia completíssimo do turismo em Petrópolis, desde os principais pontos turísticos no Centro Histórico até dicas de hospedagem nas melhores regiões. 

Com todo aquele charme, tenho certeza de que você irá se apaixonar pela cidade. Depois de montar o roteiro, nos conte qual atração mais te deixou animado para conhecer! 

Quer conhecer outras cidades apaixonantes do Rio de Janeiro? Confira nosso post sobre lugares para viajar no RJ.

Foto de destaque: Museu Imperial. Autor: Filipo Tardim / CC BY-SA 4.0

Escrito por Kamilly Doria
Ka é nossa colaboradora de conteúdo no blog. É atriz, jornalista e feliz. Mãe de duas gatas, é apaixonada por animais e amante da arte. Seu sonho é carregar uma mochila repleta de culturas e histórias.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário