Escrito por Adriana
01 de outubro de 2022
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

O nordeste brasileiro é cheio de surpresas e pedacinhos mágicos, que sempre garantem momentos e viagens incríveis. Um deles é a Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte.

Nós estivemos na Praia de Pipa no mês de abril, e o que encontramos foi um paraíso visitado tanto por brasileiros como por vários hermanos. Não é difícil encontrar turistas de países vizinhos, sendo que muitos deles acabaram se mudando pra lá mesmo.

O que fazer em Pipa - Dicas Praia de Pipa - Chapadão
Chapadão, Praia de Pipa – RN

Suas paisagens maravilhosas e seu clima perfeito praticamente o ano todo são a fórmula do sucesso do lugar. E nesse post vamos mostrar tudo o que fazer em Pipa para você se encantar por lá também.

  1. Praia do Amor
  2. Praia do Centro
  3. Baía dos Golfinhos
  4. Praia do Madeiro
  5. Santuário Ecológico
  6. Chapadão
  7. Praia de Cacimbinhas
  8. Praia Sibaúma
  9. Lagoa Guaraíras
  10. Passeios de bugue e quadriciclo
  11. Passeios de jardineira

1. Praia do Amor

Uma das mais famosas de Pipa, a Praia do Amor é a favorita dos surfistas da área.

Tem uma boa infraestrutura, com quiosques e aluguel de cadeiras. Vale dizer que para chegar até a Praia do Amor é preciso descer uma escadaria íngreme, o que pode não ser ideal para pessoas com alguma dificuldade física.

Não esqueça de aproveitar o topo da escadaria para tirar fotos da praia – o visual lá de cima é incrível e vale ser registrado.

O que fazer em Pipa - Dicas Praia de Pipa - Praia do Amor
A praia vista do Chapadão tem o formato da parte superior de um coração

Se conseguir, faça uma visita durante a maré baixa, quando o visual fica ainda mais bonito e é possível ver o contorno de um coração que inspirou o nome de Praia do Amor. Aproveite o momento para ir caminhando até a Praia do Centro pela areia.

2. Praia do Centro

Como o nome já entrega, a Praia do Centro é a mais próxima do centro de Pipa e, por isso, a mais frequentada pelos turistas. Costuma estar sempre cheia e movimentada e está rodeada de bares e restaurantes.

A água aqui é tão cristalina quanto nas praias mais distantes, ou seja, é uma ótima opção para quem está hospedado por perto ou quer dar uma voltinha na orla.

O melhor mesmo da Praia do Centro é tomar uma cervejinha, comer um queijo coalho e dar um mergulho. Assim o tempo passa e você espera a maré baixar, momento ideal para ir andando até a Baía dos Golfinhos.

3. Baía dos Golfinhos

Bem próxima do centro, a Baía dos Golfinhos é uma das praias mais bem preservadas de Pipa e reúne uma grande quantidade de golfinhos em suas águas – por isso o nome.

Acho que fomos a única exceção naquela praia, pois todo mundo que vai até lá garante que é muito fácil avistar golfinhos. Nós não vimos, mas ficamos encantados com o lugar do mesmo jeito!

O que fazer em Pipa - Dicas Praia de Pipa - Baía dos Golfinhos
A incrível Baía dos Golfinhos
O que fazer em Pipa - Dicas Praia de Pipa - Stand up Paddle
Galera de stand-up paddle procurando por golfinhos

Para apreciar esse espetáculo da natureza, é preciso visitar a Baía dos Golfinhos durante a maré baixa, quando o acesso fica liberado – não esqueça de consultar a tábua de marés antes de programar sua visita! É uma praia bem tranquila, a melhor pedida para quem quer aproveitar o dia com muita paz.

4. Praia do Madeiro

Considerada uma das melhores praias do Brasil inteiro, graças à sua beleza, a Praia do Madeiro só é acessível por meio de uma trilha. Parte da trilha inclui uma escadaria, que pode acabar sendo empecilho para idosos ou crianças pequenas. Se você não tiver nenhuma restrição, não deixe de visitá-la. É realmente linda!

O que fazer em Pipa - Dicas Praia de Pipa - Praia do Madero
Beleza natural da Praia do Madeiro

A Praia do Madeiro tem uma infraestrutura completa, com quiosques, barracas e ainda pode se aventurar em umas aulinhas de Surf por lá.

Vale combinar uma visita a essa praia em Pipa com um passeio pelo Santuário Ecológico, já que a trilha deste último desemboca bem na orla da Praia do Madeiro.

O que fazer em Pipa - Dicas Praia de Pipa - Surf
Aluno avançado nas aulinhas de Surf, rs!

5. Santuário Ecológico

Um dos passeios em Pipa que também vale à pena é o seu Santuário Ecológico, um parque que abriga inúmeras espécies da fauna e flora brasileira.

Dentro do santuário há a opção de fazer 16 trilhas diferentes, todas dentro de área de preservação ambiental. O grau de dificuldade é leve e não é preciso contratar um guia.

Para quem está visitando Pipa com crianças, é uma atração que não pode faltar no roteiro. Não deixe de conferir o Mirante das Tartarugas e o Mirante dos Golfinhos, onde é possível avistar os animais em seu habitat natural. Ali do Santuário também há uma trilha que leva à Praia do Madeiro. A entrada no Santuário Ecológico é paga.

O que fazer em Pipa - Dicas Praia de Pipa - tartarugas
Soltura dos filhotes de Tartarugas pelo Projeto Tamar, Praia do Madeiro

6. Chapadão

Localizado a 500 metros da Praia do Amor Pipa, o Chapadão é um dos passeios em Pipa mais conhecidos: uma bela falésia avermelhada que é simplesmente o lugar perfeito para apreciar o nascer ou o pôr do sol.

Lá de cima, você consegue avistar também a Praia do Amor, a Lajinha e a Praia das Minas. Você pode chegar até lá a pé (em uma caminhada desde a Praia do Centro) ou de carro.

O que fazer em Pipa - Dicas Praia de Pipa - Chapadão
O melhor beijo, a melhor companhia e um cenário de tirar o fôlego!

7. Praia de Cacimbinhas

Além de ser uma das mais belas praias de Pipa – o contraste do azul do mar com o alaranjado das falésias é de tirar o fôlego. Em Cacimbinhas encontramos um Mirante, que é parada obrigatória para tirar uma bela foto e curtir o visual. Também é uma praia perfeita para a prática de kitesurfe, graças ao mar aberto e aos ventos fortes. Nas dunas, é possível praticar sandboard e esqui-bunda.

O que fazer em Pipa - Dicas Praia de Pipa - Cacimbinhas
Falésias e mar, não podia ser diferente na praia das Cacimbinhas

8. Praia Sibaúma

Uma das mais tranquilas e desertas praias de Pipa, a Praia de Sibaúma deal para quem quer relaxar e não faz questão de quiosques e infraestrutura. Ela é acessível de buggy, carro ou bike. No final da praia, após o Mirante das tartarugas, você tem acesso às piscinas naturais de Sibaúma, local onde o mar encontra o Rio Catu. Um ótimo passeio em Pipa para curtir mais da natureza desse destino espetacular.

O que fazer em Pipa - Dicas Praia de Pipa - Sibaúma
Pescador deixou seu carro e cadeira para um mergulho no mar

9. Lagoa Guaraíras

Além do Chapadão, a Lagoa Guaraíras é uma outra opção incrível para admirar o pôr-do-sol em Pipa. Para quem prefere combinar o passeio com alguma atividade, o bom dali mesmo é pegar um barco, fazer um passeio pela lagoa, avistar golfinhos e tomar um banho de lama no manguezal.

O que fazer em Pipa - Dicas Praia de Pipa - lago Gauaraíras
Foto: LaraLews / CC BY-SA 4.0 , de Wikimedia Commons

10. Passeios de bugue e quadriciclo

Normalmente o passeio de bugue ou de quadriciclo em Pipa segue pelo litoral sul, chegando praticamente até a divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba.

No caminho você irá passar por paisagens incríveis e únicas, como a Praia de Minas, onde as tartarugas fazem sua desova e a Lagoa de Araraquara, apelidada de Lagoa Coca-Cola por conta de suas águas alaranjadas. Vale conferir o trajeto antes de fechar o tour. O preço gira em torno de R$300 para 4 pessoas.

11. Passeios de jardineira

Uma alternativa para quem não quer fazer o passeio de bugue é contratar um passeio de jardineira, que inclui menos atrações mas é tão incrível quanto – e mais barato.

O roteiro costuma incluir paradas no Chapadão, Falésias da Praia das Minas, Mirante das Tartarugas, Praia de Sibaúma e suas piscinas naturais, Barra do Cunhaú e dunas da Praia de Cacimbinha. Tem também uma parada para o pôr-do-sol na Lagoa de Guaraíras e almoço em algum restaurante típico.

O que fazer em Pipa à noite

É na Avenida Baía dos Golfinhos que a maior parte das pousadas em Pipa RN estão situadas, assim como diversos bares, restaurantes e lojas. Não é à toa que essa avenida foi considerada o “coração” de Pipa. É só vir para cá que você estará perto de toda a vida noturna da vila.

São inúmeras opções de bares e restaurantes, todos muito convidativos e com comida incrível. Mas se você tiver que escolher apenas um, vá no Tapas. Apesar do nome, as porções são maiores do que as servidas nos tradicionais tapas espanhóis. E na verdade, de espanhol o lugar não tem quase nada!

O que fazer em Pipa - Dicas Praia de Pipa - Tapas
O delicioso Restaurante Tapas – peça o Atum na Crosta de Gergelim!

O cardápio do Tapas é uma mistura bem inusitada, com diferentes influências. Resultado: um cardápio único e delicioso! O carro-chefe é o atum semi grelhado, mas nem se atreva a se restringir aqui: vá com fome para provar pelo menos uns 4 pratos diferentes. Ou volte no dia seguinte. Ah, tomei uma caipivodca dos deuses, fica a dica também.


Outros lugares que fazem sucesso por lá: Ágora Lounge Bar, ótima opção para quem curte música ao vivo e DJs; Calangos, uma das boates mais tradicionais e animadas de Pipa; e Ânima Pipa, opção mais arrumadinha para quem quer curtir a noite na Praia de Pipa, reunindo bar e boate no mesmo lugar.

Onde ficar em Pipa

Não faltam opções de onde se hospedar em Pipa. De hostels a hotéis de luxo, certamente você vai achar aquilo que se encaixa melhor no seu gosto/ bolso.

Um ponto a se levar em consideração na hora de escolher seu hotel em Pipa é a localização. Se você quiser comodidade, vale buscar uma opção central, próxima à Avenida Baía dos Golfinhos. Se ficar por ali, vai estar perto das principais praias e não vai precisar de carro para sair à noite.

Nossa escolha foi o SERHS Villas da Pipa Hotel, que tem a localização perfeita. Mas isso é só um detalhe perto do que o hotel te entrega de benefícios. Escrevemos sobre ele aqui.

O que fazer em Pipa - Dicas Praia de Pipa - Hotel em pipa
Serhs Villas Da Pipa Hotel

Você pode conferir também o Oka da Mata, que fica um pouco mais distante do centro e tem uma estrutura incrível. Ou então a Pousada Casa da Praia, para uma opção simples e econômica.

Para mais opções, confira o nosso post com as 15 melhores pousadas de Pipa.

Informações sobre a Praia de Pipa

Como chegar em Pipa RN

Chegar na Praia de Pipa não é complicado. Para quem vem de fora do Rio Grande do Norte, o aeroporto mais próximo é o de Natal, que fica a 116km de Pipa. Do aeroporto, você tem a opção de alugar um carro e fazer o trajeto até Pipa pela BR-101. O percurso leva pouco mais de 1h.

Outra opção é fazer o trajeto Natal – Pipa de ônibus. Quem faz o trajeto é a empresa Oceano, que possui diversas saídas diárias. As saídas partem do Terminal Rodoviário de Natal e o ponto final dos ônibus é na principal avenida de Pipa, a Av. Baia dos Golfinhos. Fique atento durante domingos e feriados, quando os horários de saída diminuem bastante. O trajeto dura cerca de 2 horas.

Se você prefere mais conforto e não pretende alugar um carro durante a viagem, o ideal é fechar um traslado ida e volta do aeroporto de Natal para seu hotel em Pipa. As saídas são em horários programados e os lugares podem ser reservadas com antecedência online.

Pipa RN também é um destino bem próximo para quem está em João Pessoa – muitos até fazem ida e volta no mesmo dia. Da capital da Paraíba, o percurso de carro leva duas horas pela BR-101. No nosso caso, estávamos hospedados em João Pessoa e fomos para a Praia de Pipa curtir o fim de semana.

Há quem se hospede em Natal e faça um tour bate-volta para Pipa, o que é uma boa opção se você tiver pouco tempo de viagem. Mas se puder, separe uns diazinhos para curtir tudo o que fazer em Pipa com calma.

Como circular por Pipa

A melhor opção para se locomover em Pipa é alugando um carro. Nós fechamos com antecedência pela Rentcars para garantir o menor preço. Se não tiver alugado um em Natal ou João Pessoa, sem problemas: existem locadoras em Pipa.

Se preferir não alugar carro, saiba que a vila em si é pequena e você consegue andar entre algumas praias, sendo que outras são um pouco mais distantes (aí só de carro mesmo). Além disso, a maior parte das pousadas em Pipa estão situadas na principal avenida de Pipa, a Baía dos Golfinhos. Nós ficamos no SERHS Villas da Pipa, que tem uma localização imbatível.

Também há diversas vans que rodam pela cidade e passam pelas principais praias e atrações – as tarifas dependem do trajeto, mas começam em R$2,80.

De resto, não se preocupe: existem diversas empresas que oferecem passeios de bugue, jardineira e barco por Pipa.

Quando ir a Praia de Pipa

Por conta da sua posição geográfica privilegiada, Pipa pode ser visitada o ano todo. Como acontece com grande parte do Nordeste Brasileiro, a cidade fica bem próxima do Equador e possui um clima tropical estável – para você ter uma ideia, a temperatura média do ano fica na faixa dos 27ºC, enquanto a da água gira em torna dos 28ºC. Ou seja, dá para curtir a praia o ano inteiro: As médias do verão variam entre 24ºC e 31ºC; do inverno, 21ºC e 28ºC.

O que fazer em Pipa - Dicas Praia de Pipa - Gráfico temperatura
Média de temperatura e chuva em um ano

Nos meses de verão, quando é alta temporada, as águas estão em seu melhor estado e bem transparentes. A cidade também fica mais cheia, assim como no carnaval e nos meses de férias escolares. Com isso, é claro, os preços sobem – e reservar sua pousada em Pipa com antecedência é essencial. Os meses de verão também costumam ser os mais agitados, com vida noturna intensa e vibrante.

Para garantir preços mais em conta, o ideal é viajar fora dos meses de verão. Outubro e novembro são meses ótimos para isso, pois os preços das pousadas em Pipa ainda não subiram. Entre março e julho a probabilidade de chover é maior, além dos dias serem mais nublados, o que pode prejudicar a sua viagem. Se puder, evite.

Quantos dias ficar em Pipa RN

Eu diria que no mínimo dois dias inteiros. Esse é o tempo que você vai precisar para se apaixonar por Pipa – e se arrepender por não ficar ainda mais tempo por lá. Com 3 dias você consegue conhecer todas as praias e curtir bastante a paisagem, fazendo os principais passeios. Se puder, fique mais tempo! Não vai se arrepender.

Agora que você já sabe o que fazer em Pipa, é só se organizar e partir para o paraíso! Depois conta pra gente qual foi seu lugar preferido da Praia de Pipa!

Você também pode gostar de:

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

25 comentários em “O que fazer em Pipa RN: 11 passeios imperdíveis e as melhores praias”

  1. Nós fomos a Natal anos atrás e fizemos um bate-e-volta até Pipa. Sabes que amamos demais Pipa? Eu quero voltar, mas dormir lá umas 3 noites, no mínimo, porque o clima, o jeito, aquele lugar, sei lá, adorei! O centrinho, as pessoas caminhando, as praias, as lojinhas, uma delícia de lugar. Adorei as dicas do post!

    Responder
    • Com certeza, a gastronomia em Pipa é incrível! Você não pode deixar de experimentar os pratos típicos da região, como o peixe fresco e frutos do mar. Além disso, há uma grande variedade de restaurantes com culinária internacional e opções vegetarianas. Tenho certeza de que você vai se deliciar com as opções gastronômicas em Pipa!

      Responder