Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.
Pensando em visitar a segunda cidade mais popular de Portugal? Pois saiba que há muito o que fazer em Porto! As ruas coloridas às margens do famoso Rio Douro, os pratos típicos do norte português e as adegas de vinho são apenas alguns dos atrativos dessa cidade.
Por lá, você encontra o melhor do Velho Mundo, com construções históricas para explorar a era medieval e moderna, mescladas com toques de design e tecnologia. Tudo isso dá um ar contemporâneo aos pontos turísticos de Porto, e aqui nós iremos mostrar todos eles para você aproveitá-los ao máximo. Aproveite nossas dicas e boa viagem!
O que fazer em Porto: principais atrações e pontos turísticos
Já anota nossa primeira dica: um Walking Tour gratuito pelo Porto! É uma ótima maneira de conhecer os lugares mais famosos da cidade com um guia local e sem gastar muito. Ao final do tour, é você quem decide o quanto irá pagar pelo passeio.
Preparado para começar nossa viagem pelo litoral norte de Portugal? Confira todas as atrações que vamos explorar:
- Centro Histórico de Porto
- Livraria Lello
- Igreja e Torre dos Clérigos
- Estação de São Bento
- Catedral da Sé
- Muralhas Fernandinas no Porto
- Funicular dos Guindais
- Ribeira do Porto
- Adegas de Cálem
- Palácio da Bolsa
- Igreja de São Francisco
- Mercado do Bolhão
- Mercado Bom Sucesso
- Museus do Porto
- Vinícolas do Vale Douro
- Praça da Liberdade
- Mercado Ferreira Borges
- Igreja de Nossa Senhora da Lapa
- Free Tour do Azulejo
- Igreja do Carmo e Igreja dos Carmelitas Descalços
- Igreja de Santa Clara
- Rua de Santa Catarina
- Café Majestic
- Capela das Almas
- Rua das Flores
- Jardins do Palácio de Cristal
- Jardim da Rotunda de Boavista
- Foz do Douro
1. Centro Histórico do Porto
Patrimônio mundial reconhecido pela UNESCO, o Centro Histórico do Porto exala todo o charme e carrega grande parte da história da cidade. Você pode aproveitar e conhecer a região caminhando, para realmente ter uma experiência completa.
É no Centro Histórico que você encontra, por exemplo, o Centro Português de Fotografia, um ponto turístico não tão popular mas que vale a pena inserir no seu passeio. Além disso, você também pode conferir por lá lugares como a Livraria Lello, Torre dos Clérigos e também a Igreja dos Clérigos, a Estação de São Bento e o Palácio da Bolsa.
2. Livraria Lello
Se você gosta de livros ou não, a Livraria Lello vai encantar seu olhar com sua arquitetura neogótica. Um dos pontos turísticos de Porto mais movimentados e localizado bem no centro histórico, este é um passeio para você analisar todos os detalhes. Desde os milhares de livros que cobrem as paredes até os vitrais, que são verdadeiras obras de arte, observe cada cantinho da livraria.
Além disso, este lugar é conhecido por rumores de que teria inspirado a autora J.K. Rowling a escrever a famosa saga Harry Potter. Apesar de a própria já ter desmentido este boato, você com certeza se sente nos corredores de Hogwarts durante seu passeio!
Para visitar a livraria Lello, você pode obter entradas antecipadas pelo site oficial, já que o movimento por lá é intenso. O valor do ticket é descontado da compra de um livro no estabelecimento.
3. Igreja e Torre dos Clérigos
Uma das principais atrações da cidade do Porto, em Portugal, a Torre dos Clérigos oferece uma vista espetacular em 360º de toda região, o que inclui o Rio Douro e cidades vizinhas, como Vila Nova de Gaia.
Inaugurada em 1763, ela tem mais de 75 metros e cerca de 200 degraus que você deve subir para conhecer uma paisagem de tirar o fôlego.
Ao todo, a atração chamada de “conjunto dos Clérigos” é composta pela torre, pelo museu e pela Igreja dos Clérigos.
Para evitar as filas, o melhor é comprar seu ingresso para a Torre dos Clérigos antecipadamente. Ah, e lembre-se que as visitas ao museu funcionam apenas até 18h30.
4. Estação São Bento
A Estação São Bento é um passeio em Porto que vale a pena fazer mesmo que você não vá utilizar o transporte público, só para se deslumbrar com os mais de 20 mil azulejos no hall de entrada.
Sua construção foi concluída em 1915 e é um dos marcos históricos da cidade. Se você pretende chegar a Porto de trem, é provável que seu trajeto final inclua ir de comboio (como são chamados os trens em Portugal) até esta estação.
5. Catedral da Sé do Porto
A Catedral da Sé é um ponto importante para quem está em busca do que fazer no Porto. Próxima à Ponte Luís I, é também um dos lugares mais altos da cidade, com uma vista deslumbrante do Rio Douro e das ruazinhas cobertas de azulejos e telhados avermelhados.
É uma construção arquitetônica belíssima do século XII, com estilo romântico e o título de edifício religioso mais importante de Porto, em Portugal. A entrada na catedral é gratuita, mas visitas ao claustro e à casa do cabido são pagas.
6. Muralhas Fernandinas no Porto
As Muralhas Fernandinas são paradas essenciais se você gosta de explorar a história do lugar (e Portugal tem muita história para conhecer!). Elas foram construídas no século 14, no reinado de D. Fernando, e foram importantes ferramentas militares para Portugal.
Atualmente, você só consegue acessar as muralhas através da Igreja de Santa Clara. A entrada é gratuita e, das muralhas, você consegue uma linda vista da cidade de Porto.
7. Funicular dos Guindais
A Funicular dos Guindais é um sistema de bondes bem característico da cidade do Porto. Ela faz ligação entre Ribeira, à beira do Rio Douro, e a região da Batalha, situada na parte alta da cidade.
O sistema funciona igual a um teleférico: enquanto um carro desce, o outro sobe. A diferença é que o trajeto é bem mais íngreme, o que faz lembrar até uma montanha-russa (excluindo o fator velocidade, é claro).
Infelizmente, a viagem dura poucos minutos, mas a vista da Ponte Luís I e das casas coloridas da Ribeira faz valer cada segundo. Além disso, o bilhete é baratinho.
Com certeza, o passeio na Funicular dos Guindais merece estar na sua lista de o que fazer em Porto.
8. Ribeira do Porto
A Ribeira do Porto é um dos lugares mais antigos da cidade e uma bela atração às margens do Rio Douro. Você encontra algumas opções do que fazer por lá, além dos vários restaurantes típicos, bares, artistas de rua e lojinhas de lembrancinhas.
8.1. Cais da Ribeira
O Cais da Ribeira do Porto é por onde você pode passear e “mergulhar” na essência da cidade. Por lá você vai apreciar várias casinhas construídas uma ao lado da outra, repletas de cores. Um delicioso passeio pelo calçadão oferece diversas opções de restaurantes, bares e lojas.
A partir do cais, você pode andar de bicicleta pelas redondezas, atravessar a ponte para Vila Nova de Gaia e conhecer a Fonte do Cubo. Além, é claro, da privilegiada vista do Rio Douro.
Pertinho dali, no Cais da Estiva, você também pode reservar um Cruzeiro pelo Rio Douro. Imagina curtir a vista do centro histórico e da Vila Nova de Gaia a bordo de um barco que transportava barris de vinho do Porto?
8.2. Ponte D. Luís I
Um cartão postal da cidade do Porto, a Ponte D. Luís I conecta o cais à Ribeira de Vila Nova de Gaia. É um passeio imperdível pela região que vale a pena inserir no seu roteiro. Você atravessa o famoso Rio Douro a pé pela parte de cima, mas também é possível acessar a ponte de carro.
Embaixo da ponte, navegam barcos turísticos e locais que mostram tudo de charmoso que a cidade pode oferecer. Recomendamos deixar este passeio para o fim do dia, assim você consegue aproveitar um maravilhoso pôr do Sol no Rio.
8.3. Ribeira de Gaia
Como mencionamos, a Ponte D. Luís I liga Porto à cidade de Vila Nova de Gaia, outra atração turística no norte de Portugal. Ainda nas margens do Rio Douro, você pode explorar o cais de Gaia, tão movimentado quanto o de Ribeira.
Uma das principais paradas durante esse passeio deve ser uma visita às Caves de Vinho do Porto, para experimentar um pouco de um dos vinhos mais famosos da Europa.
9. Adegas de Cálem
Falando em vinho, um destino que vale a pena visitar são as Adegas de Cálem, na Vila Nova de Gaia. Fundada em 1859, Calém é uma das vinícolas mais tradicionais do Porto.
Além de ter uma loja de vinhos e produtos locais, as Adegas de Cálem também contam com degustação de vinhos exclusiva, tour guiado e até um museu sobre a história e cultura do vinho do Porto.
Por lá, não deixe de reservar uma degustação de vinhos, que ainda inclui um Show de Fado, um estilo de música tradicional em Portugal.
10. Palácio da Bolsa
Dentro da nossa lista de coisas legais para fazer em Porto, em Portugal, visitar o Palácio da Bolsa com certeza é um dos itens obrigatórios. É realmente um lugar para conhecer tudo que a região oferece, com sua construção e mobília originais e antigas, com início em 1842.
As visitas ao Palácio da Bolsa são, obrigatoriamente, guiadas e os ingressos podem ser adquiridos com antecedência no site oficial. No edifício, chamado de Associação Comercial do Porto, você ainda encontra um restaurante para comer por lá mesmo.
11. Igreja de São Francisco
A Igreja de São Francisco é um monumento que não pode faltar na sua lista de lugares para conhecer em Porto, Portugal. Apesar de parecer discreta do lado de fora, não deixe seu exterior enganar você: sua decoração é uma obra de arte, revestida com o que estima-se ser 300 kg de ouro folheado.
Durante a sua visita, não deixe de conhecer as catacumbas, no subsolo, onde estão enterradas diversas figuras religiosas e famílias nobres da Europa. As visitas à igreja são pagas, e você pode consultar os horários de funcionamento online.
12. Mercado do Bolhão
No coração da cidade, próximo à Avenida dos Aliados, o Mercado do Bolhão é uma das atrações que mais vale a pena dentre as opções de turismo em Porto. O Bolhão traz toda a essência de Portugal com mais de 70 comerciantes que vão de alimentos como frutas e peixes até cafés e produtos artesanais.
Você pode passar por lá de segunda a sábado, mas aos domingos e feriados o estabelecimento é fechado. No primeiro piso, você encontra ótimos restaurantes para se deliciar com a culinária local.
13. Mercado Bom Sucesso
Se você ainda está procurando o que visitar em Porto, o Mercado Bom Sucesso pode trazer momentos especiais para a sua viagem. São mais de 40 lojas e restaurantes, 26 bancas e uma área de lazer e espetáculos recheada de atrações.
O estabelecimento fica aberto de segunda à quinta, até as 23h, e é o local ideal para você desfrutar de uma boa refeição em um espaço charmoso e tradicional.
14. Museus em Porto
Que Porto é um lugar repleto de história, já mencionamos. Mas ela não está limitada a prédios e construções antigas, já que você também encontra por lá diversos museus que trazem artefatos e obras de arte de Portugal e da Europa.
Os museus são atrações por si só, e é imprescindível que você reserve um pouquinho de tempo da sua viagem para conhecer os principais:
14.1. Fundação de Serralves
A Fundação de Serralves é uma parada obrigatória para amantes da arte contemporânea. Ela está localizada em um edifício assinado por Álvaro Siza Vieira, um dos mais importantes arquitetos de Portugal, e conta com o Museu de Serralves (também conhecido como Museu de Arte Contemporânea) e até com um parque nas suas instalações.
Além disso, a fundação é responsável por sua própria biblioteca e casa do cinema. Você pode optar por ingressos para visitar todos os espaços de Serralves, apenas o museu ou apenas o parque.
14.2. Museu do Vinho do Porto
Especialmente para um bom amante de vinhos, o Museu do Vinho do Porto é um dos pontos turísticos de Porto mais importantes que você deve conhecer. Lá, você visita toda a história de criação do famoso vinho do Porto, um dos mais famosos de Portugal e de toda a Europa.
Encantando turistas desde sua inauguração, em 2004, este museu também é um dos pontos gastronômicos mais marcantes da cidade. Você tem a chance de conferir objetos arqueológicos, etnográficos, porcelanas, vidros e outros elementos que contam a história do vinho do Porto.
A entrada é paga e o museu funciona de terça a domingo, permanecendo fechado nas segundas-feiras e feriados.
14.3. Museu Nacional Soares dos Reis
O Museu Nacional Soares dos Reis reúne elementos importantes para Portugal. Ele foi criado em 1833 por D. Pedro IV de Portugal, que também foi o primeiro Imperador do Brasil, como forma de armazenar e proteger todos os objetos, obras de arte e símbolos religiosos dos monarcas absolutistas.
Por isso, é uma verdadeira mina de ouro (literalmente!) para quem se interesse por esse período da história.
Durante sua viagem ao norte de Portugal, esta é uma atração indispensável. O museu funciona de terça a domingo e você precisa pagar pelo ingresso de visitação.
14.4. Casa do Infante no Porto
A Casa do Infante é um museu situado em um dos edifícios mais antigos da cidade do Porto. O monumento contou com diferentes propósitos conforme os anos passaram, como alfândega, Casa da Moeda e residência para visitas oficiais da casa real.
A casa foi restaurada e, durante as escavações, foram encontrados vestígios da ocupação moderna, medieval e romana, mostrando o quão antiga realmente é esta atração.
Aberta para visitações de terça a domingo, as entradas são pagas e podem ser adquiridas com antecedência de forma online.
14.5. Museu do Carro Elétrico no Porto
Outro museu muito interessante para visitar na região é o Museu do Carro Elétrico de Porto. O local está situado na antiga central termoelétrica de Massarelos e mostra a evolução de transportes e veículos populares nas ruas de Portugal com o passar dos anos.
Os carros elétricos, ou apenas “elétricos” (para os portugueses), são veículos conectados em trilhos. Eles são uma forma de transporte rápido pela cidade.
Por lá, você encontra uma coleção de carros elétricos antigos e pode acompanhar marcos sociais importantes para Porto e também para Portugal como um todo.
O Museu do Carro Elétrico fica aberto todos os dias e a entrada é paga, e com certeza é algo que vale a pena inserir na sua lista de lugares para visitar em Porto.
15. Vinícolas do Vale Douro
Se você é amante de vinhos, não vai faltar o que fazer em Porto durante sua visita. É aqui que você encontra apenas o melhor dos vinhos de Porto, Portugal e toda a região!
Uma visita ao Vale do Douro não pode faltar no seu itinerário, para você conhecer todo o processo de produção e armazenamento das bebidas mais famosas da cidade.
Os vinhos do Porto são produzidos nas vinícolas do Vale Douro, que têm uma paisagem de deixar boquiaberto. Você pode chegar até lá de carro, mas também existem linhas de trem que fazem esse típico trajeto.
Para quem gosta de desfrutar de um bom vinho, os restaurantes dessa parte de Porto também não decepcionam. Então é uma boa ideia de excursão para a qual você deve separar grande parte do dia, a fim de curtir sem pressa.
As visitas às vinícolas são guiadas e pagas. Recomendamos que você opte pelas mais tradicionais, como a Quinta da Pacheca e a Quinta dos Murças.
16. Praça da Liberdade e Avenida dos Aliados
A Praça da Liberdade, situada bem no meio da Avenida dos Aliados, está bem no centro do Porto. Por isso, é um dos lugares abertos mais movimentados que você pode encontrar, o que não invalida um passeio por lá durante suas caminhadas e excursões.
A praça abrigava prédios importantes ao seu redor, como jornais e bancos. Atualmente, você encontra a Câmara Municipal e um inusitado McDonald’s em um edifício antigo onde costumava ficar o Café Imperial. Com certeza, é uma forma diferente de aproveitar os lanches do fast food mais famoso do mundo.
17. Mercado Ferreira Borges
O Mercado Ferreira Borges foi construído no século 19 com o propósito de substituir o Mercado da Ribeira. No entanto, essa ideia não deu muito certo e o edifício passou a ser usado para atividades culturais.
Atualmente, o espaço abriga o Hard Club, um lugar de animação cultural em eventos pontuais realizados em Porto. Com um exterior que chama atenção, em frente ao Palácio da Bolsa, tem uma fachada de ferro fundido de cor vermelha.
O espaço fica aberto de terça a domingo, e é interessante dar um pulo lá caso encontre um tempinho livre no seu itinerário.
18. Igreja de Nossa Senhora da Lapa
A Igreja da Lapa é uma das mais antigas que você encontra em Porto, e tem alguns atrativos não tão convencionais: como o coração do Rei D. Pedro IV sepultado em suas instalações. Se você tiver estômago forte e muita curiosidade, é uma boa opção para o seu roteiro fugir do comum.
Além do coração do monarca, a igreja tem uma bela decoração em seu interior e é um grande polo religioso.
19. Free Tour do Azulejo
Já mencionamos que uma das características da cidade são seus azulejos, espalhados por grande parte das ruazinhas pelas quais você vai caminhar.
Por isso, um dos passeios em Porto para incluir no seu roteiro é uma visita completa por todos os monumentos decorados, com um guia especializado para acompanhar você.
O Free Tour dos Azulejos tem duração média de 2h30 e você pode garantir sua vaga no grupo da excursão de forma antecipada.
20. Igreja do Carmo e Igreja dos Carmelitas Descalços
Embora pareçam uma construção só, não se engane. São duas atrações diferentes: a Igreja do Carmo e a Igreja dos Carmelitas Descalços. Entre suas fachadas, você encontra a Casa Escondida, com uma pequena porta de acesso para um espaço que serviu de residência para diversas figuras da igreja.
São dois monumentos religiosos construídos em estilos arquitetônicos opostos, tornando esta uma parada curiosa e divertida para você visitar.
21. Igreja de Santa Clara
Não falta o que fazer em Porto quando o assunto é igreja. E para finalizar a lista de igrejas famosas que você não pode deixar de conhecer, esta é outra atração interessante de conhecer caso você esteja visitando o bairro de Sé.
A Igreja de Santa Clara é uma verdadeira herança cultural da cidade. Para quem gosta de arquitetura, sua construção em estilo barroco vai conquistar seu olhar. As entradas são pagas e o estabelecimento fica aberto todos os dias.
22. Rua de Santa Catarina
Não há como falar do turismo em Porto sem mencionar uma de suas ruas mais movimentadas. É na Rua de Santa Catarina que você encontra inúmeras lojas que vão de pequenos comerciantes vendendo lembrancinhas para turistas até grandes franquias internacionais.
Lá também estão localizados outros pontos que você pode conhecer no mesmo dia que optar por fazer compras, como o Café Majestic e a Igreja de Santo Ildefonso, próxima a Praça da Batalha.
23. Café Majestic
Um dos principais símbolos da Belle Époque, este café representa o Porto dos anos vinte, das tertúlias políticas e do debate de ideias, sendo um ambiente dos escritores e dos artistas. É perfeito para você fazer uma parada ao fim da tarde e aproveitar uma simples refeição para descontrair.
O Café Majestic está situado na Rua de Santa Catarina, então não deixe de conferir durante sua caminhada por lá.
24. Capela das Almas
Enquanto você passeia pela Rua de Santa Catarina, pode conferir outra atração famosa de Porto. A Capela das Almas é revestida com mais de 16 mil azulejos azuis que fazem com que ela se destaque em meio à multidão de construções ao seu redor.
É uma parada que vale a pena durante a sua viagem, e você pode tirar lindas fotos e conferir o interior da capela, igualmente deslumbrante.
25. Rua das Flores
Outra rua famosa de Porto, a Rua das Flores foi construída sob ordens de de D. Manuel, em 1521, que buscava uma ligação direta entre o Largo de São Domingos e uma das aberturas da Muralha Fernandina.
Foi a região de moradia de inúmeras famílias nobres portuguesas ao longo dos anos. Então, ao passear por esta rua, você consegue conferir casas muito charmosas e que carregam a essência da elite portuguesa.
26. Jardins do Palácio de Cristal
Uma das últimas coisas que não podem faltar no seu roteiro de Porto é uma visita ao Palácio de Cristal e seus jardins. O palácio foi inaugurado em 1865 pelo Rei D. Luís para abrigar a Exposição Internacional do Porto, que contava com mais de 3 mil expositores.
Hoje em dia, o prédio serve como pavilhão esportivo (e não é mais um palácio, nem feito de cristal). Guardando seu nome original, o Palácio de Cristal continua uma atração especial para conhecer. Os jardins do palácio são um passeio por si só, com belas paisagens para você aproveitar. A visita é gratuita.
27. Jardim da Rotunda de Boavista
O Jardim da Rotunda de Boavista, localizado na Praça de Mouzinho de Albuquerque, é um ótimo espaço verde para quem gosta de apreciar belas paisagens durante as viagens. Você pode sentar no gramado e curtir um momento relaxante entre todas as visitas e a rotina corrida de turista.
Se sua viagem para Porto for com crianças, é um ótimo lugar para brincar, correr e criar lindas memórias. Não deixe de conhecer a praça e seu jardim, que são lugares bem famosos entre os portugueses.
28. Foz do Douro
Como o próprio nome já indica, a Foz do Douro é a área de Porto em que o rio deságua no Oceano Atlântico. É uma parte mais residencial da cidade, não tão turística, mas a paisagem é espetacular, garantindo uma experiência única.
A foz também fica perto de uma das principais praias da região, Matosinhos, então você também pode esticar a caminhada e aproveitar um restaurante com deliciosos frutos do mar.
O que fazer em Porto à noite: bares, restaurantes e vida cultural
Além dos atrativos para curtir ao longo do dia, Porto também oferece muito o que fazer à noite, para quem não quer se recolher muito cedo. Se você também gosta de aproveitar cada minuto da sua viagem, dê uma olhada nessas opções de o que fazer no Porto no fim do dia.
Casa da Música
A Casa da Música é uma das principais paradas para quem gosta de música e está viajando para Porto. Local de concertos e shows, a casa conta com uma acústica perfeita, um restaurante e um café para você comer por lá mesmo enquanto visita o lugar.
Existe a opção de apenas conhecer a Casa da Música em uma visita guiada, ou ir prestigiar algum concerto na parte da noite. Para isso, basta conferir a agenda de eventos no site oficial e ficar por dentro da programação. Assim, você ganha a experiência completa de todo o potencial da atração.
A bilheteria e a casa ficam abertas todos os dias.
Rua da Galeria de Paris
Visitar a Rua da Galeria de Paris é praticamente obrigatório durante sua estadia na cidade. Quando o assunto é vida noturna, é um dos lugares mais badalados, e conta com inúmeros bares, discotecas e restaurantes de vários estilos.
É um espaço perfeito para quem curte o movimento, com diversas pessoas conversando na calçada e bebendo uns drinks no fim de um dia cheio.
A rua fica próxima à Torre dos Clérigos, então você pode conhecer esse point no mesmo dia em que visitar o centro da cidade do Porto. Assim, você otimiza seu tempo e organiza seu planejamento de uma forma mais cômoda.
Espetáculo de Fado
O Espetáculo de Fado no Ideal Clube é outro programa imperdível para amantes da música. No típico bairro de Bolhão, você confere as emocionantes canções de fado e mergulha nesse gênero tradicional lusitano.
As entradas para o espetáculo podem ser adquiridas de forma online e antecipada. Vale muito a pena garantir sua vaga nesta opção diferente e divertida para encerrar a noite.
Free Tour pelo Porto Oculto
Por fim, este é um passeio em Porto recomendado para os corajosos e aventureiros, que gostam de pensar fora da caixa quando o assunto é viagem. O tour pelo Porto Oculto mostra um lado sombrio da cidade, enquanto você faz uma excursão pelas ruas escuras durante a noite.
Assassinatos, perseguições, fantasmas, ocultismo, nada fica de fora desta aventura. Se chamou sua atenção, temos uma boa notícia: você pode garantir sua vaga antecipadamente para não ficar de fora desta experiência única.
Passeios bate e volta saindo do Porto
Se você está com tempo de sobra durante sua ida para Porto, uma boa alternativa é optar por excursões que levam às cidades vizinhas famosas de Portugal. Assim, você pode acrescentar mais destinos a sua viagem e ganhar ainda mais experiências especiais.
Por isso, separamos os principais destinos para visitar em um dia só.
Guimarães e Braga
As cidades de Guimarães e Braga trazem vivências típicas do norte de Portugal, com suas heranças religiosas e belas paisagens.
Braga é famosa por ser um símbolo da religião portuguesa, com atrações imperdíveis para os mais religiosos e aqueles que se interessam por monumentos, construções e imagens.
Enquanto isso, Guimarães é considerada o “berço de Portugal”, ou seja, onde o país nasceu.
A excursão dura cerca de 9 horas, oferecendo um guia bilíngue e transporte garantido. Você pode garantir a ida de forma antecipada, para já incluir no seu planejamento e garantir a visita a essas duas cidades importantes.
Fátima e Coimbra
Outro conjunto de cidades que valem a pena visitar inclui Fátima e Coimbra, também muito famosas entre os portugueses e turistas.
Em Fátima, você garante a visita a pontos turísticos como o Santuário, a Basílica e a Capela das Aparições.
Já em Coimbra, as excursões ficam pela famosa Universidade, a Catedral Antiga e seu harmonioso centro histórico.
Você também pode comprar sua passagem online antecipadamente e garantir sua ida na excursão acompanhada por um guia especializado.
Aveiro e Costa Nova
Por fim, recomendamos uma rápida visita aos principais atrativos de Aveiro e Costa Nova. Embora não tão conhecida entre turistas, são destinos que valem a pena conhecer.
Em Aveiro, chamada de “Veneza de Portugal”, você pode garantir um breve passeio pelo centro histórico, uma degustação dos típicos doces de ovo e, é claro, passear nos tradicionais barcos moliceiros.
Já em Costa Nova, você conhece uma das melhores praias do país, tendo a chance de ver suas paisagens vibrantes e coloridas.
Se você não quer perder a chance de visitar e conhecer lugares diferentes durante sua ida a Portugal, não deixe de garantir sua vaga na excursão que dura cerca de 4 horas.
Gastronomia em Porto
Outro fator importante que você deve avaliar durante a programação da sua viagem é onde comer quando estiver em Porto.
Os pratos típicos da cidade geralmente envolvem frutos do mar, como o famoso Bacalhau à Gomes de Sá. Não deixe de se deliciar com os tradicionais pastéis de nata, também conhecidos como pastéis de Belém.
Para sua experiência gastronômica em Porto ficar ainda mais completa, você pode aprender a preparar os pastéis de nata em casa com uma aula de culinária de dar água na boca.
Agora, que tal dar uma olhada em algumas recomendações de restaurantes bem avaliados para você inserir no seu roteiro?
Ribeira Square | Este restaurante 5 estrelas traz pratos mediterrâneos e portugueses, ficando aberto para almoço e jantar. Você ainda pode curtir os drinks e encerrar seu dia em Porto com grande estilo.
Morabeza Boavista |Opção elegante e acolhedora que oferece pratos típicos da cozinha africana, ideal para quem gosta de explorar a culinária internacional.
Brasão Foz | Traz o melhor da gastronomia mediterrânea e pratos tradicionais do Porto e também da Europa. Durante a noite, também funciona como um pub, sendo conhecido por boas cervejas.
InDiferente | Este restaurante possui selo Michelin de qualidade e oferece pratos que celebram a culinária internacional e contemporânea. O atendimento conta com serviços impecáveis para uma boa experiência.
Tascö | A última indicação de onde comer na cidade do Porto traz pratos portugueses deliciosos. Ótima opção para jantar, ficando aberto até tarde. Aceite as recomendações dos atendentes quando o assunto é vinho, você não vai se decepcionar.
Onde ficar em Porto: melhores bairros e hotéis
Para aproveitar tudo o que fazer na cidade do Porto, é importante escolher muito bem onde se hospedar. Há vários bairros cheios de personalidade para você considerar, cada um com suas próprias atrações e atmosfera única.
Listamos aqui as regiões mais indicadas para ficar no Porto e os melhores hotéis de cada bairro para te ajudar no quesito hospedagem!
Centro (Baixa) | No centro histórico do Porto, esta é uma das regiões mais procuradas para hospedagem, além de ser bem movimentada pela proximidade com as principais atrações da cidade. Entre as opções de hotéis aqui, se destacam o confortável Seventyset Flats; o Decanting Porto House, um hotel temático localizado bem no centro; e o Grande Hotel do Porto, que oferece várias comodidades aos hóspedes.
Ribeira | No coração histórico do Porto, este bairro carrega uma atmosfera medieval de séculos passados com suas ruelas de pedra e construções antigas. O Descobertas Boutique Hotel oferece acomodações elegantes, enquanto o Ribeira do Porto Hotel proporciona proximidade à Torre dos Clérigos e às estações de metrô e trem. O Hotel Carris Porto Ribeira é uma boa opção bem às margens do Rio Douro.
Cedofeita | Conhecido como o “bairro romântico” de Porto, esta região é estrategicamente localizada perto de várias atrações, restaurantes e bares, mas afastada do agito do centro. Por aqui, o ABC Hotel Porto – Boavista conta com uma equipe atenciosa e o Casual Inca Porto se destaca pelo custo-benefício. Para quem busca acomodações mais elegantes, o hotel da Casa Carolina é o ideal.
Bonfim | Aclamado como o bairro mais cool de Porto, Bonfim conta com várias galerias de arte, restaurantes e cafés descolados. A região abriga alguns dos melhores hotéis da cidade. Entre as opções de hotéis, indicamos o Oca Oriental Porto Hotel, bem próximo do transporte público, o The Convo Porto, com quartos novos e decorados, e o Mouco Hotel, que oferece uma estrutura super moderna.
Vila Nova de Gaia | Por abrigar as renomadas adegas de vinho do Porto, muitos visitantes buscam hospedagem por aqui. Então, é necessário considerar suas opções de hotel o quanto antes e aceitar algum movimento na área. Entre as escolhas de hospedagem, o 7 Gaia Roaster chama a atenção pela sua arquitetura e localização privilegiada e o Park Hotel Porto Gaia oferece ótimo custo-benefício e conforto.
Miragaia | É um bairro famoso por suas ruas de pedra e autênticos restaurantes de culinária portuguesa. Algumas atrações, como museus, estão por perto. Uma desvantagem é a ausência de metrô, o que pode limitar sua mobilidade em Porto. Para estadias em Miragaia, nossas sugestões são o 5 estrelas Torel Avantgarde, o confortável Porto Downtown Lovers e o Porta Nobre, que oferece quartos bem equipados.
Massarelos | É uma região movimentada, e por vezes barulhenta, por conta da presença de vários estudantes da Universidade do Porto. Recomendações de hospedagem aqui incluem o Boavista Class Inn, com quartos pequenos mas confortáveis, o charmoso hotel Predicados do Douro Palace e o Hotel da Música, com bom custo-benefício.
Quantos dias ficar em Porto
Ao viajar para a cidade do Porto, você pode explorar todas as atrações sem pressa em pelo menos 2 dias. Isso, é claro, com um roteiro bem organizado e com todos os atrativos a serem visitados bem definidos.
Você pode conferir todos os principais cartões postais que mencionamos aqui e desfrutar de uma boa estadia na em Porto mesmo em pouco tempo.
Mas, se você quer conhecer as cidades vizinhas ou explorar um pouco mais a cultura do vinho do Porto, talvez o ideal seja aumentar sua estadia para 3 dias.
Para isso, separamos para você um roteiro ideal para aproveitar o melhor da cidade mesmo em um período curto de tempo. Confira como aproveitar o melhor que Porto tem para oferecer e organize sua viagem:
O que fazer em Porto em 3 dias
DIA 1 | Começando seu passeio pelo Centro Histórico do Porto, você pode absorver toda a essência de Portugal e adquirir um bom panorama da cidade. Não esqueça de passar pelo terreiro da Sé e pelas diversas igrejas que você encontra pela região do centro.
Em seguida, visite o Cais da Ribeira e a Ponte Luís I, para que tenha a chance de conhecer as cidades vizinhas, como Vila Nova de Gaia. Atravessando a ponte sobre o Rio Douro, conheça o cais e não perca a oportunidade de desfrutar de todo o vinho que a beira do rio oferece.
Você pode apreciar a degustação de vinho em ambos os lados da ponte. Recomendamos alguns nomes famosos como Sandeman, Burmester, Calém, Croft, Ferreira, Offley, Taylor’s e Graham’s.
Voltando ao Porto, termine seu dia visitando o Palácio da Bolsa, no prédio da Associação Comercial do Porto. Escolha um restaurante para encerrar o passeio e retorne ao hotel para um bom descanso.
DIA 2 | No segundo dia de viagem, o ponto de partida deve ser a Igreja do Carmo. Comece admirando sua maravilhosa parede de azulejos e siga para uma visita à Livraria Lello, que, como já mencionamos, fará com que você se sinta um personagem de Harry Potter com seu maravilhoso estilo Art Noveau.
Em seguida, atravesse o Jardim das Oliveiras e suba a Torre dos Clérigos, para uma vista espetacular da cidade. Visite também a Avenida dos Aliados, especialmente em dias de jogos de futebol do time local, já que os torcedores ficam em festa e costumam comemorar por lá.
Você pode encerrar seu dia com programações mais tranquilas, como uma ida ao Café Majestic, compras na Rua de Santa Catarina ou uma visita ao divertido Mercado do Bolhão, um clássico da cidade.
Se você ainda estiver a fim de conhecer as igrejas do Porto, conheça a Capela das Almas antes de encerrar o passeio.
DIA 3 | Para aproveitar seus últimos momentos na cidade, que tal uma programação cultural? Você pode visitar o belo Jardim do Passeio Alegre em um dos principais bairros do Porto, a Foz do Douro.
Em seguida, vá aproveitar alguns dos museus que mencionamos pela cidade, como o da Fundação Serralves. Aproveite o fim do dia para visitar o Mercado do Bom Sucesso e a Rotunda da Boavista, finalizando com uma experiência única na Casa da Música.
Assim, você consegue aproveitar o melhor da cidade e garantir que sua viagem para Porto seja inesquecível. Com este roteiro bem organizado, você pode desfrutar da cultura local sem precisar correr contra o relógio para ver as principais atrações.
Agora você já sabe o que fazer em Porto!
Por isso, está na hora de tirar a viagem do papel e deixar de sonhar vendo belas imagens do Porto para finalmente planejar todos os detalhes do seu roteiro. Trouxemos aqui todas as dicas importantes para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.
Além disso, não deixe de conferir nosso guia completo de onde ficar em Porto antes da sua ida para uma das principais cidades de Portugal, para que sua estadia seja ainda mais tranquila e sem erros.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.