Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.
Perder o rumo quando vamos escolher o que fazer em Praga é coisa fácil. Se você tem tempo limitado, mas faz questão de voltar satisfeito e feliz, esse guia é seu companheiro ideal.
A capital da República Tcheca tem uma variedade estonteante de pontos turísticos. Além de abrigar o maior castelo do mundo, Praga brinda quem a visita com palácios, dezenas de torres com vistas panorâmicas, centenas de museus, monumentos históricos, igrejas seculares, jardins primorosos, galerias de arte, teatros e passeios de barco. E muitas cervejarias, cafés e restaurantes.
Estando no foco de viajantes dos cinco continentes, Praga preenche todos os gostos. Nós selecionamos as principais atrações e oferecemos sugestões incríveis para sua viagem ser perfeita.
Aí vem uma dica valiosíssima: A República Tcheca exige dos visitantes a contratação de um seguro-saúde. Esse deve ter uma cobertura de no mínimo € 30.000. Aproveite e acesse nossa página de seguros e garanta até 10% de desconto!
O que fazer em Praga: melhores passeios e pontos turísticos
Tem razão quem se sente meio atrapalhado para criar um roteiro de passeios em Praga. As opções formam um conjunto variado de pontos turísticos memoráveis.
O jeito mais fácil de se organizar é pensar no tempo que você separou para estar na cidade. Lembramos que faz todo sentido também considerar seus interesses, o que mais te dá prazer. Aqui nós juntamos informações importantes sobre os 20 principais pontos turísticos de Praga:
- Praça da Cidade Antiga e arredores
- Old Town Hall e Torre do Relógio Astronômico
- Castelo de Praga
- Malá Strana
- Parque Petřín, Colina de Petřín e Torre de Observação Petřín
- Bairro Judeu (Josefov)
- Cidade Nova
- Museus
- Ponte Carlos
- Passeio de barco
- Kampa
- Muro de John Lennon
- Teatro Negro
- Igrejas em Praga
- Casa Dançante
- Torre de Televisão Üzkov
- Monumento Cabeça de Franz Kafka
- Vyšehrad
- Letná Park
- Passeios bate e volta
Dica | Várias das atrações que mostraremos aqui estão incluídas em um dos dois passes:
- no Prague Cool Pass, que inclui mais de 60 atrações e vale muito a pena para quem quer explorar bem a cidade; ou
- no The Prague Pass, que tem o combo Castelo de Praga + Torre do Relógio + Cruzeiro, indicado para quem tem muito pouco tempo na cidade
Não deixe de conferir qual das duas opções se encaixa melhor no seu planejamento.
1. Praça da Cidade Antiga e arredores
A Cidade Antiga é um bairro de Praga em que a arquitetura medieval predomina. No século 9 essa região estava separada do resto da cidade por um muro e um fosso semicircular. O muro foi derrubado e hoje visitantes caminham nas ruas que cobrem o fosso.
É aqui que fica a Staroměstské náměstí, ou a Praça da Cidade Antiga, em bom português.
Ela é bem ampla e rodeada de construções com arquitetura gótica, barroca ou outras tendências. À noite, esse local iluminado é um show à parte. E ninguém imaginaria que essa praça abrigou no século 13 o maior mercado do país.
Hoje essa praça, cheia de receptividade, atrai artistas de rua e brinda quem passa com um cenário deslumbrante para ser eternizado em fotos.
Tanto na Cidade Antiga quanto nos arredores da praça você vai encontrar muitos pontos turísticos em Praga. Os principais são:
Church of Saint Nicholas | Erguida entre 1732 e 1737, nessa igreja majestosas apresentações de música clássica são recorrentes. Afrescos no teto retratam a vida de São Nicolau e São Benedito. Garanta sua entrada antecipadamente se quiser visitá-la.
Church of Our Lady Before Tyn | Fácil de identificar, imponente, mostra seu estilo gótico através das duas torres altas.
Jan Hus Memorial | Fica em um dos lados da Praça da Cidade Antiga. Monumento gigante e em pedra. Homenageia um ídolo dos tchecos, que por suas ideias reformistas, foi queimado na fogueira em 1415.
Stone Bell House | Exemplo maravilhoso de arquitetura gótica, a construção está também em um dos lados na praça. Desde 1988 funciona como um centro de exposições de artes. Aberta de terça a domingo, das 10h às 20h.
Powder Tower or Powder Gate | A cerca de 400 metros da praça, você enxerga uma torre escura com 44 metros de altura. Também chamada de Torre Negra, ela era um dos acessos à Cidade Antiga através da muralha. Usada como local de armazenamento de pólvora, a torre recebeu esse nome. No interior, aguarda por você uma exposição sobre a história de Praga. Oferece uma vista linda da cidade.
Klementinum or Czech National Library | O nome deriva de São Clemente, igreja com esse nome quando da sua edificação no século 11. Há dois séculos vem guardando a Biblioteca Nacional. As visitas guiadas passam por três partes: Casa dos Espelhos, Biblioteca Barroca e Torre Astronômica.
Convent of Saint Agnes of Bohemia | Uma construção magnífica ao lado do Rio Vltava, com sua rica coleção de arte renascentista.
Central Gallery | Espaço dedicado a artistas modernos: Salvador Dalí, Alfons Mucha e Andy Warhol. Aberta inclusive às segundas-feiras, contando com acessibilidade para cadeirantes. É preciso comprar seu ingresso com antecedência.
2. Old Town Hall e Torre do Relógio Astronômico
A Old Town Hall, ou Antiga Prefeitura, foi projetada para ser a sede administrativa da Cidade Antiga. Localizado na praça que acabamos de mostrar, atualmente esse prédio do século 14 é um ponto de visitação bastante frequentado entre os pontos turísticos de Praga.
O Relógio Astronômico é uma legítima obra de arte decorando uma parede externa da Old Town Hall. E apesar de antigo, ele continua altamente instrutivo. Além das horas, ele informa também a posição dos astros, as constelações do zodíaco e os santos homenageados em cada dia do ano.
Querendo comprovar que o relógio funciona mesmo, fique por perto quando der hora cheia. De hora em hora, enquanto uma música suave toca, estátuas dos apóstolos e de um galo cantante vão surgir de pequenas janelas.
Em uma visita guiada na Old Town Hall, você vai conhecer a Capela da Virgem Maria, salas e câmaras no nível do solo, além do subsolo. E então vai se sentir viajando no tempo. Uma decoração refinada é substituída por paredes e objetos rústicos da era medieval. Subir na Torre do Relógio e apreciar todo o encanto da praça também está incluído.
3. Castelo de Praga
Com tanto o que fazer em Praga, uma visita ao Castelo de Praga deve ser prioridade. Fundado pelo primeiro príncipe cristão da Boêmia, esse castelo é a atração mais procurada na cidade.
Dica | O Castelo de Praga está incluído no Prague Cool Pass, mas é possível comprar o ingresso exclusivo, somente para essa atração. O importante é: garanta seu ingresso com antecedência para não gastar tempo na longa fila.
Patrimônio histórico mundial, o Castelo de Praga é um complexo de jardins, igrejas, palácios e escritórios espalhados por 44 hectares. A partir de 1988 passou a abrigar a residência do presidente da República Tcheca. As atrações mais interessantes na área do castelo são:
Saint Vitus Cathedral | Uma representante emblemática do estilo gótico, a catedral foi concluída somente no século 19. Abriga belos vitrais, portas esculpidas em madeira, túmulos de vários reis e a Capela de São Venceslau.
Old Royal Palace | Além da exposição sobre a história desse prédio monumental, você verá salões com decoração requintada. Espaços onde a realeza se divertia com danças e realizava cerimônias de coroação.
Rosenberg Palace | Projetada no estilo renascentista, a construção do século 16 sofreu um incêndio. Restaurada, passou a abrigar no século 18 uma instituição voltada para a educação de mulheres com mais de 24 anos.
Saint George’s Basilica | No meio da área do castelo, com sua fachada barroca, a basílica tem um ar sóbrio. Abriga a Galeria Nacional de Praga e a Coleção de Arte Boêmia do Século 19.
Chapel of the Holy Cross | Localizada no segundo pátio do castelo, a capela foi construída em 1763, no reinado de Maria Theresa. Por um tempo, abrigou os tesouros eclesiásticos da Catedral de São Vito. Atualmente, exibe valiosas obras de arte.
Golden Lane | Uma rua estreita e charmosa. As casinhas nas laterais, que no passado serviam de abrigo para os guardiões do castelo, viraram mostras de costumes ou lojas de artesanato.
Great South Tower of the Cathedral | É a torre da Catedral de São Vito, de onde você tem uma vista magnífica do complexo do castelo e de uma parte da cidade.
White Tower at Prague Castle and Daliborka Tower | A Torre Branca fica a oeste da Golden Lane. Seu nome deriva da pedra de tom claro usada na sua construção. Ela contém o terceiro sino mais pesado da República Tcheca.
Já a Torre Daliborka fica a leste da Golden Lane. Com seu formato cilíndrico, Daliborka foi construída em 1496 e usada desde o início como prisão. O primeiro prisioneiro foi Dalibor, que lhe emprestou o nome.
Wallenstein Garden | Um lindo jardim geométrico construído entre 1623 e 1629 em frente à entrada principal do palácio de mesmo nome.
Sua estadia em Praga é curta? Siga direto para o combo do The Prague Pass para conhecer o Castelo de Praga, subir na torre do Relógio Astronômico (os dois sem enfrentar filas!) e ainda passear de barco pelo Rio Moldava.
4. Malá Strana
Renda-se aos encantos de palácios, belíssimas construções barrocas, jardins e pomares fabulosos na sua viagem para Praga. E um dos melhores exemplares desse cenário é Malá Strana.
Atrás desse nome traduzido como “Cidade Pequena” se esconde um distrito histórico. Fundado em 1257, durante um tempo ele foi escolhido como morada da realeza.
Ah, em Malá Strana você vai encontrar ótimos hotéis, caso esteja planejando ficar hospedado por lá. A vantagem? Fica a uma distância de caminhada da Ponte Carlos e do Castelo de Praga.
Confira os atrativos do distrito e aumente sua listinha com o que visitar em Praga:
Church of Saint Nicholas | Cuidado, não confunda: é outra igreja com o mesmo nome daquela da Praça da Cidade Antiga. Construção barroca iniciada pelos jesuítas em 1673, é considerada a mais bonita de Praga. Suba na torre de 65 metros de altura e passeie seu olhar sobre Malá Strana.
Church of Our Lady Victorious | Edifício impressionante onde está a famosa estátua do Menino Jesus de Praga.
Vrtba Garden | Peça do complexo do Castelo de Praga, esse é um jardim barroco de uma beleza de cair o queixo. Ao mesmo tempo, ele surpreende, uma vez que foi construído em um terreno irregular.
5. Parque Petřín, Colina de Petřín e Torre de Observação Petřín
Nos seus planos sobre o que fazer em Praga não pode faltar atividade física e apreciação. O recanto perfeito para esse combo é o Parque Petřín, ao lado do Castelo de Praga, atrás do Jardim Kinsky.
O parque tem uma atmosfera relaxante que agrada muito não só aos turistas, mas também aos moradores de Praga. Você vai ver jardins bem cuidados e acolhedores, ornamentados com monumentos a atores e escritores tchecos. Se puder, alugue bicicleta elétrica para cobrir uma área mais extensa. O lugar também é ideal para um piquenique.
Se ainda não se cansou de apreciar Praga de cima, suba na Colina de Petřín, um ponto elevado da cidade. O trajeto para atingir o topo da colina é de mais ou menos 2,7 km, contendo alguns pontos íngremes. Sendo assim, planeje bem se sua subida será a pé. Lembramos que existe a opção de juntar metrô e funicular.
Sobre a colina está a Torre de Observação Petřín, usada anteriormente como torre de transmissão de energia. Com quase 64 metros de altura, mostrando uma estrutura que lembra a Torre Eiffel, ela apresenta uma vista inesquecível do Castelo de Praga e do Parque Petřín.
Existe um elevador panorâmico que conduz os visitantes ao alto da torre. Mas também se pode acessá-la por escadas, desde que se consiga vencer os mais de duzentos degraus. Qual o benefício? A vista mais linda não fica exatamente lá em cima, na parte envidraçada, mas sim pelo caminho.
Ah, e em uma das faces da Colina de Petřín, está o Mosteiro de Strahov, o mais antigo da Boêmia. Na verdade, o mosteiro é um complexo composto também pela Basílica da Assunção da Virgem Maria, uma biblioteca contendo mais de 200 mil livros e uma pinacoteca.
6. Bairro Judeu (Josefov)
Um bairro pequeno instalado entre a Cidade Antiga e o Rio Moldava. Conhecido como Josefov, ele traz impacto. Ao percorrer as ruas do bairro onde nasceu e morou Franz Kafka, você encontra outros pontos turísticos de Praga, como museus e sinagogas. Sem faltar o comércio contemporâneo a oferecer produtos de grife.
O primeiro assentamento de judeus em Praga data do século 10. Josefov passou a ser a residência de 180 mil judeus, que, reagindo às perseguições, se estabeleceram coletivamente ali.
Estando no bairro, visite:
Sinagoga Pinkas | Fundada originalmente para ser um local religioso de Aaron Horowitz, membro da comunidade judaica de Praga, essa sinagoga é emblemática. Uma exposição memorável te leva a refletir: desenhos das crianças judias isoladas no gueto de Terezín, além de documentos e fotos retratando a deportação de judeus da Boêmia para campos de concentração.
Sinagoga Velha-Nova | Mais uma representante do estilo gótico, essa sinagoga foi a primeira a ser construída na Europa. Apesar de ter enfrentado incêndio e inundação, ela resiste desde 1270, funcionando até hoje como centro religioso.
Sinagoga Espanhola | Uma sinagoga com interior majestoso. O nome vem do estilo arquitetônico lançado pelos mouros do sul da Espanha. Foi edificada em 1868 sobre uma sinagoga antiga e abriga uma exposição sobre a história dos judeus desde o período pós-guerra até os dias atuais.
Antigo Cemitério Judeu | Implantado no século 15, esse cemitério não recebe sepultamentos há mais de 300 anos. Ainda assim, 12 mil pessoas estão enterradas ali, uma vez que somente esse terreno podia receber judeus. A proximidade entre uma lápide e outra, maneira que encontraram para abrigar tantos corpos, impressiona.
Museu Judeu | Completando 117 anos de criação, esse museu é um recém-nascido perto de outras atrações históricas de Praga. Ele exibe as tradições da comunidade judaica da Boêmia e conta a história das sinagogas. Ali estão instaladas também uma rica biblioteca e uma área para workshop sobre restauração de peças de arte.
As sinagogas, o museu e o cemitério podem ser visitados de uma vez em um tour completo pelo bairro judeu.
7. Cidade Nova
Tem muito o que fazer em Praga enquanto a gente passeia pela Cidade Antiga. Mas a Cidade Nova não fica atrás. Ela abriga alguns atrativos imperdíveis:
Praça Venceslau | Área com cerca de 60 metros de largura onde, no século 14, existia um agitado mercado de cavalos. Ponto histórico da cidade, em 1989 a praça também foi palco de manifestação popular contra a repressão policial, evento que resultou na Revolução de Veludo.
Museu Nacional | Em um prédio majestoso localizado no entorno da Praça Venceslau fica o museu mais representativo de Praga. Com suas exposições sobre a história da Boêmia, vida silvestre e uma coleção rica em artefatos históricos, esse museu é comparável a qualquer outro da Europa.
Museu do Comunismo | A experiência dos tchecos sob o regime político que durou de 1848 a 1989 está condensada aqui em painéis, fotos, vídeos e textos.
Museu Mucha | A alguns passos do Museu do Comunismo fica o Palácio Kaunický, que detém as obras de Alfons Mucha. Mucha foi um pintor tcheco reconhecido mundialmente como um dos maiores representantes do estilo Art Nouveau.
Teatro Nacional | Sua fachada decora esplendidamente uma das margens do Rio Moldava. No entanto, o teatro carrega uma história trágica. Na busca de afirmar a cultura eslava frente à influência austríaca, a população se empenhou na fundação do Teatro Nacional.
Dias antes de sua inauguração, em 1881, ele foi devastado por um incêndio. Restaurado, acolhe há séculos espectadores de óperas, peças teatrais e espetáculos de dança.
Praça Václav Havel | Quando, em 1968, a então Tchecoslováquia foi dominada pelo exército soviético, Václav Havel ensinou a muitos sobre respeito aos direitos humanos.
A área em frente ao Museu Nacional foi escolhida para homenagear o dramaturgo, que tempos depois se tornou presidente da República Tcheca. Desfile seu olhar sobre a Praça Václav Havel e o grandioso monumento no seu centro.
Ópera Estatal de Praga | Assistir a exibições especulares em uma cidade inesquecível! Não é tudo que você queria na viagem para Praga? Na Ópera Estatal, um edifício de 130 anos e dono de uma arquitetura esplêndida, por um valor acessível é possível assistir a apresentações teatrais, de música e de dança.
8. Museus em Praga
Como nós já tínhamos informado, a cidade é pródiga em museus. Nós já mostramos esses:
- Museu Judeu
- Museu Nacional
- Museu do Comunismo
- Museu Mucha
Mas respire fundo e veja bem: em Praga existem vários outros museus merecedores de uma visita. Confira os principais:
Franz Kafka Museum | Em um prédio em Malá Strana, você aprende sobre a existência do ilustre escritor Franz Kafka. Ali estão expostas suas cartas para a família, as primeiras edições de suas obras, seus diários e explicações sobre as influências que ele recebeu.
Museum of Senses | Todos os artefatos aqui procuram estimular nossa percepção do mundo através de toque, olhar, escuta e cheiro. A diversão é garantida, ainda mais que a administração deixa os visitantes à vontade para tirarem fotos. Recomendado para quem vai ter uma estadia longa em Praga.
Illusion Art Museum | Fica entre a Praça da Cidade Antiga e a Praça Venceslau. Exibe instalações de arte contemporânea de artistas famosos e daqueles nem tanto. Completamente interativo, o espaço atrai crianças, mas diverte bastante os adultos, que podem registrar tudo em fotos e vídeos.
Czech Beer Museum | Por que não se juntar ainda mais à cultura tcheca através da preferência nacional? O Museu da Cerveja é muito acessível, fica na Praça da Cidade Antiga.
National Technical Museum | O Museu Técnico Nacional abriga uma vasta coleção de exposições relacionadas à tecnologia, ciência e engenharia, desde máquinas industriais até dispositivos de comunicação, mostrando a evolução tecnológica ao longo dos séculos.
Museum of Torture and torture instruments | Como o nome já diz, o Museu da Tortura expõe a história das punições cruéis ao longo dos séculos, nos relembrando a importância de valorizar os direitos humanos e a dignidade. É um museu mais sombrio e nem um pouco indicado para crianças.
Trabant Museum Prague Motol | Exposição rica em detalhes sobre a concepção e a produção do Trabant, um carro popular tcheco. Os modelos, incluindo o último (1991), são mostrados aos visitantes. Um espaço especial é dedicado a adultos com crianças: essas se divertem na pista com mini carros de corrida.
Em uma visita guiada, a gente aprende sobre a evolução secular da fabricação dessa bebida. No subsolo do prédio, dois pubs com decoração ambientada em épocas diferentes, onde o turista degusta vários tipos de cerveja.
KGB Museum | Ver de perto uma coleção de objetos que pertenceu a oficiais de alta patente das forças de segurança russas. Outra sugestão interessante do que fazer em Praga! Funcionando desde 2011 em Malá Strana, o espaço é perfeito para se inteirar sobre as relações entre tchecos e soviéticos no período do comunismo.
Speculum Alchemiae | O Museu da Alquimia apresenta as práticas e experimentos alquímicos que datam de séculos atrás. Por lá, os visitantes exploram laboratórios recriados, manuscritos antigos e uma coleção de instrumentos alquímicos.
9. Ponte Carlos
Lembra que falamos do imperador Carlos IV? Pois é, a Ponte Carlos leva o nome dele porque ela foi construída a seu pedido em 1342. Quinze anos depois, a então Ponte de Praga sofreu danos em sua primeira inundação e Carlos a recuperou. A partir daí, foi chamada de Ponte Carlos.
Na época de Carlos IV, essa era a única via terrestre sobre o Rio Moldava. Portanto, ela era a forma mais importante de comunicação entre o Castelo de Praga, a Cidade Antiga e os outros povoados no entorno, como Malá Strana. Atualmente existem várias pontes sobre o Moldava.
Com seu guarda-corpo decorado por réplicas fiéis de esculturas imponentes e oferecendo backgrounds fascinantes para fotos, a Ponte Carlos está sempre cheia de gente. Estima-se que aproximadamente 30 mil pessoas caminhem por ela todos os dias.
Três torres fazem parte do conjunto protetor da Ponte Carlos: duas em Malá Strana e uma na Cidade Antiga, a Torre da Cidade Antiga (Old Town Bridge Tower). Essa última é impressionante com sua arquitetura gótica. No interior, há uma exposição sobre a história da ponte.
Agora uma dica sensacional: embarque nesse tour noturno, que inclui a Old Town Bridge e a Ponte Carlos.
10. Passeio de barco em Praga
Navegar pelo Rio Moldava é acessar essa maravilha de cidade por outra perspectiva. São muitas as opções de passeios de barco, sendo que tanto o The Prague Pass como o Prague Cool Pass já incluem essa atividade.
Há basicamente dois tipos de passeios:
- em barcos pequenos, com estrutura de madeira, com teto baixo. Esses são verdadeiras réplicas das embarcações usadas ali no século 19. Eles saem do Museu da Ponte Carlos e a maioria dos passeios dura em torno de 45 minutos.
- em barcos grandes, os chamados cruzeiros. Em alguns deles, pode estar incluído almoço/jantar ou ainda degustação de cerveja. Cada atração avistada chega descrita em até sete idiomas, sendo ouvidas pelo sistema de som do barco.
11. Kampa
Junto com o Parque Petřín, Kampa forma uma dupla que convida para a tranquilidade.
Kampa é uma ilha artificial no Rio Moldava. E até certo ponto, estão certos os que a chamam de Veneza de Praga. Acredite: ela proporciona um dos passeios em Praga ideais para uma tarde de verão.
Repleta de gramados, árvores centenárias, Kampa também tem museu com peças de arte no próprio pátio, ruas sossegadas, construções bem preservadas, além de praça com cafés e restaurantes.
O Museu de Kampa se dedica a exibir arte moderna europeia. Grande parte do acervo veio de doações de um casal de colecionadores tchecos. Estão expostas ali obras das correntes abstrata e cubista.
Por aqui também fica a Praça Na Kampě (Na Kampě Square), localizada ao lado da Ponte Carlos. Com seu formato oval e seu nome simples, que significa “On Kampa”, ela é um mar de tranquilidade.
12. Muro de John Lennon
Um muro passou a receber grafites com dizeres e imagens do membro mais conhecido dos Beatles. Isso teve início em 1980, logo após o assassinato de John Lennon.
Durante o regime comunista, esse muro se tornou mais um meio de contestação para os jovens tchecos. Ainda hoje esse ponto turístico de Praga, que fica em Malá Strana, atrai artistas e claro, turistas desejando fotos com uma pegada na modernidade.
13. Teatro Negro
Atores com roupas pretas em ação muda sobre um palco escuro. Peças teatrais com essas características existem mundo afora. Mas em Praga diversas companhias refinaram a técnica.
Mostrando objetos iluminados, fosforescentes, fazendo mímica e movimentos acrobáticos, os atores narram estórias. Provocativa, essa é sem dúvida uma experiência fantástica dentre tudo o que fazer em Praga.
São diferentes os lugares de Praga em que o teatro negro é exibido:
- Image Black Light Theatre
- Blanick Theatre
- Ta Fantastika
- Metro Theatre
- Animato Theatre
14. Igrejas em Praga
Nem precisa procurar muito o que fazer em Praga para encontrar suas igrejas. Nós já citamos algumas:
- Church of Saint Nicholas
- Church of Our Lady Before Tyn
- Church of Saint Nicholas (em Malá Strana)
Veja mais algumas que você poderá conhecer durante sua visita:
Basílica de São Tiago, o Grande
Essa basílica, construída no século 13, comporta pinturas e esculturas impressionantes. Seus pilares em mármore também são de rara beleza.
De acesso fácil, já que está próxima da Praça da Cidade Antiga, a basílica chama a atenção por sua acústica. Concertos com o órgão barroco são frequentes e atraem muitos frequentadores.
Santuário Loreto
O Santuário Loreto é um complexo religioso cristão no distrito de Hradčany, em Praga. Além da Igreja da Natividade e do museu com objetos litúrgicos, abriga uma réplica da construção onde teria ocorrido a anunciação à Virgem Maria.
15. Casa Dançante
O sugestivo nome da Casa Dançante tem a ver com a forma irreverente do prédio. A impressão é de que a construção é uma dançarina.
Construído em 1996, ele fica bem no centro de Praga e abriga no seu sétimo andar um café. Do terraço deste local se tem uma vista fenomenal da cidade.
16. Torre de Televisão Üzkov
Quer mais uma torre servindo como ponto turístico em Praga? Bem no centro da cidade fica a Torre de Televisão Üzkov, com seus 216 metros de altura e seu observatório no 93º andar.
Se você está procurando um lugar para curtir o pôr do sol sem se afastar muito da hospedagem, esse é o melhor. Compre seu ingresso com antecedência e planeje direitinho o horário da sua visita.
17. Monumento Cabeça de Franz Kafka
Na frente de um prédio moderno, o Quadrio Business Center, uma escultura cinética hipnotiza seu olhar. Composta por 42 camadas que se movimentam harmoniosamente, ela tem a forma da cabeça de Franz Kafka.
Produzida pelo artista David Cerny para homenagear o emblemático representante da literatura do século 20, a obra impressiona.
18. Vyšehrad e Castelo de Vyšehrad
É a zona de Praga menos conhecida, ficando no setor sul da Cidade Nova. Embora alguns guias nem mencionam Vyšehrad, vale a pena uma visita por seu conteúdo histórico.
Em Vyšehrad você vai encontrar O Castelo de Vyšehrad, cuja edificação é anterior à do Castelo de Praga. Atualmente ele não tem muito do projeto original, mas suas muralhas oferecem uma caminhada com vista maravilhosa.
Passando pela região, vá conferir também a Igreja de São Pedro e São Paulo e o Parque Vyšehrad, com seus jardins verdejantes, bares e restaurantes.
19. Letná Park
O maior parque da cidade, um oásis de sossego e beleza verde. O parque está na margem esquerda do Rio Moldava. Você pode acessá-lo pelo Castelo de Praga ou pelo Bairro Judeu.
Área urbana de importância histórica, Letná recebeu grandes manifestações na época da Revolução de Veludo. O local também é perfeito para caminhadas. Não deixe de ver o Red Metronome, o maior metrônomo do mundo, instalado ali em 1991, ano em que se completou a demolição do Muro de Berlim.
20. Passeios bate e volta saindo de Praga
Desejando mais passeios em Praga, nós recomendamos essas saídas para os arredores que são verdadeiros convites à diversão. Confira alguns destinos perfeitos para conhecer em um dia:
Pilsen
A uma hora de Praga está Pilsen, cidade com um centro antigo lindo, repleto de igrejas e teatros. Ela é o berço da cerveja mais consumida no mundo: pilsen.
Vale subir na torre da Catedral de São Bartolomeu e se maravilhar com a vista. Saídas de ônibus de hora em hora.
Terezín
Essa cidade próxima de Praga foi cenário de eventos inesquecíveis na história da humanidade e da comunidade judaica. Ela é outro passeio bate e volta que vale a pena, pois fica só a 64 km. Alugue carro, contrate visita guiada ou vá de ônibus.
Para os amantes de história, é imperdível a visita ao campo de concentração, com barracões, celas e túnel.
Castelo de Karlštejn
Outra obra construída a mando de Carlos IV, o Castelo de Karlštejn foi por um tempo usado para guardar as joias e os tesouros da coroa. Ele se mostra de longe por estar numa parte mais alta e encanta com sua arquitetura gótica.
Pegando trem na estação principal de Praga, a jornada dura 45 minutos. Somente contratando uma visita guiada você vai poder conhecer esse belíssimo castelo.
Karlovy Vary
Cidade fundada por Carlos IV. Ela tem no currículo um festival internacional de cinema, além de ter sido cenário de filmes.
Além do mais, é um balneário de águas termais, ficando distante 134 km de Praga. Usando ônibus, você vai gastar em torno de 1 hora e 55 min. Rodeada de morros com vegetação abundante. Excelente para passear a pé e conhecer o pequeno museu da Becherovka, um tipo de licor tcheco.
Kutná Hora
Esse destino é interessante por ser diferente de todos os outros. São 120 km a serem percorridos até essa cidade tranquila, construída no século 13.
A maior atração do lugar é um ossuário. Esqueletos e crânios de centenas de pessoas mortas em guerras e vítimas da Peste Negra estão expostos ali. Como o ossuário fica em um bairro afastado, é melhor fechar um passeio e economizar tempo com essa saída.
Národní Park České Švýcarsko
Quer conhecer e curtir de perto paisagens naturais da Boêmia? Nada mais indicado do que visitar uma área protegida. E ainda voltar para pernoite em Praga!
Národní Park é uma unidade de conservação na fronteira da República Tcheca com a Alemanha, também conhecido como Parque Nacional Suíça Boêmia. Arcos de arenito, desfiladeiros e cachoeiras te aguardam. O portão de entrada fica a aproximadamente duas horas de carro. Aqui também vale apostar na comodidade e garantir um tour guiado saindo de Praga.
Cidade Real Termal de Teplice
Em se tratando de cidade balneário da Europa Central, Teplice vem em primeiro lugar. Com seus castelos, igrejas, museus e monumentos, e ficando a 92 km de Praga, Teplice possibilita outra opção de day trip.
Município pequeno, onde se pode tomar banhos nas águas termais e visitar a interessante Igreja de São Bartolomeu, com suas primorosas obras de arte. Agende seu passeio e divirta-se!
Český Krumlov
Quem não fica fascinado por ruas e construções medievais preservadas? É desse jeito que você vai encontrar a linda Český Krumlov. Assim como Praga, ela também fica ao lado do Rio Moldava e esse dá à cidade mais charme ainda.
Um pouco mais afastada de Praga (180 km) do que as anteriores. Em um dia de passeio saindo de Praga, você terá tempo de apreciar as paisagens bucólicas no centro histórico de Český Krumlov. Não deixe de conhecer o majestoso Český Krumlov Castle.
O que fazer em Praga à noite
Lugares para se divertir à noite em Praga transbordam igual cerveja na caneca. A cidade fervilha de bares, pubs, dance clubs e restaurantes.
Caso você não esteja pronto para a agitação, saiba que algumas agências oferecem tours noturnos. Tem inclusive os chamados ghost tours, no qual guias levam os turistas para conhecer estórias de fantasmas, vampiros e chupa-cabras de Praga.
Mas voltando para o universo balada, vá para a Rua Dlouhá e os arredores dela, onde tem inúmeras casas noturnas. As melhores são:
· Roxy | música eletrônica de vários estilos, shows ao vivo.
· M1 Lounge | estilosa, aposta em alta qualidade, atraindo celebridades de Hollywood.
· Harly’s | estilo norte-americano, para amantes de rock clássico.
Para que seu olhar e seu paladar sejam transportados para a era medieval, nossa dica é fazer uma reserva para um jantar temático em que você saboreia vários pratos, enquanto assiste a performances artísticas, tudo inspirado nessa era. Vinho, cerveja e refrigerantes ilimitados!
Turismo em Praga: mais dicas de viagem
Vem agora para mais algumas dicas práticas que vão garantir que sua viagem para Praga seja puro sucesso:
Por que conhecer Praga
Praga tem o poder de surpreender. E não só pelo número de torres e campanários (um tipo de torre de igreja onde ficam os sinos). Pois é, o apelido local de Praga em tcheco é Stověžatá, que em português significa cem torres. Na sua viagem para Praga, prepare-se para olhar para o alto e conferir, já que é provável que existam até mais.
Com um milhão e trezentos mil residentes, banhada pelo Rio Vlatava (ou Rio Moldava, em português), o turismo em Praga também fascina com sua atmosfera cultural inebriante e envolvente. No centro histórico, que se percorre facilmente a pé, se concentram os principais pontos turísticos.
Além disso, museus atendendo diferentes interesses, exposições artísticas e festivais de música tomam lugar ali. Sem contar a enormidade de cafés, bares, restaurantes e lojas de marcas reconhecidas mundialmente.
Praga fica na região da Boêmia, cujo nome veio de Boios, uma etnia celta da Europa. A cidade foi um importante centro comercial europeu. Durante o regime do imperador alemão Carlos IV, Praga se tornou a capital do Sacro Império Romano. Mas em 1526 caiu sob o domínio do Império Austro-Húngaro, permanecendo subjugada até a extinção dele em 1918.
Durante a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), as perdas econômicas em Praga vieram na esteira dos ataques de saxões e suecos. Ao se libertar da influência austríaca em 1918, a cidade se tornou a capital da Tchecoslováquia.
O país e sua capital foram cedidos para a Alemanha Nazista. Depois, ao final da Segunda Guerra Mundial, foram administrados pela União Soviética. Com a ruptura da federação, Praga se tornou, em 1993, a capital da República Tcheca.
Onde se hospedar em Praga
Você já sabe onde ficar em Praga? A cidade oferece uma variedade de hotéis para todos os tipos de viajantes, desde os que buscam praticidade e economia até os que querem luxo e sofisticação.
Para escolher um hotel por lá, é importante saber que Praga é dividida em 22 distritos, onde os distritos de 1 a 8 abrigam sua rica herança histórica e icônicos locais, como a centenária Torre do Relógio.
Os hotéis mais indicados de Praga se dividem em 9 bairros principais. Listamos abaixo os bairros mais próximos do Centro Histórico e, portanto, melhores para quem vai conhecer Praga pela primeira vez.
Onde ficar em Praga: perto do Centro Histórico
Staré Mesto (Cidade Velha) | É o coração de Praga, repleto de atrações turísticas e monumentos históricos, incluindo a famosa Torre do Relógio. Por conta da boa localização, o valor das hospedagens são mais elevadas nessa região. Por aqui, recomendamos 4 opções de altíssimo nível: o Hotel KINGS COURT e o Hotel Paris Prague, na categoria 5 estrelas, e o Astoria Hotel e o Golden Angel Suites by Prague Residences, com 4 estrelas.
Josefov | Conhecido como o “Bairro Judeu”, é uma das regiões mais ricas da cidade. O bairro é marcado por uma mistura de arquitetura antiga e moderna, com destaque para suas famosas sinagogas. Apesar de próximo dos principais pontos turísticos, lojas e gastronomia da cidade, tem uma atmosfera mais tranquila que o centro, é uma ótima escolha para hospedagem, com opções como o Gold Art Apartments, o Allure Hotel Prague e o Myo Hotel Caruso.
Nové Mesto | A “Cidade Nova” de Praga tem uma localização estratégica entre os distritos de Praga 1, Praga 2 e Praga 8, oferecendo um excelente custo-benefício em hotéis sofisticados em comparação com outras regiões. Entre as opções de hospedagem, selecionamos o MOSAIC HOUSE Design Hotel, com serviços de alto nível, o Radisson Blu Hotel Prague, cheio de comodidades, e o icônico Dancing House – Tančící dům hotel, com arquitetura premiada e visão panorâmica da cidade.
Malá Strana | Situado do outro lado do Rio Moldava, é uma região mais calma, repleta de pousadas e hotéis aconchegantes, ideais para casais. Por lá, indicamos o The Charles, um hotel histórico com arquitetura barroca e decoração acolhedora, e o Three Storks, que combina toques modernos em um edifício do século 14 e oferece serviços de restaurante e bar elogiados pelos hóspedes.
Hradčany | É uma região elevada de Praga, onde se localiza o majestoso Castelo de Praga. Com clima descontraído, o bairro abriga a Galeria Nacional de Arte Boêmia e o Jardim Real. As opções de estadia variam de hotéis luxuosos a hostels mais simples, com destaque para o Golden Star, um 4 estrelas pertinho do Castelo de Praga, o Hotel Waldstein, com decoração do século 19 e café da manhã servido na adega, e o MOOo by the Castle, que oferece apartamentos bem equipados.
Vinohrady | Um pouco mais longe das áreas turísticas, é a região ideal para quem procura hospedagens mais econômicas e imersão na vida local. O bairro é conhecido por suas opções gastronômicas e abriga uma das praças mais bonitas da cidade, a Praça da Paz (Náměstí Míru). Entre os hotéis bem avaliados por lá, estão o Eight Secrets Boutique Residence, que tem apartamentos com cozinha, e o Luma Terra Prague Hostel, um hostel de qualidade 4 estrelas.
Onde ficar em Praga: bairros mais afastados
Para quem busca economia e tranquilidade ou já conhece o ritmo da cidade, selecionamos outros bairros de Praga que ficam um pouco mais afastados do Centro Histórico.
Žižkov | Tem uma vida noturna animada, repleta de bares, pubs e beer gardens e muitas opções de hotéis mais acessíveis. Selecionamos dois para você: o tradicional hotel Carlton, que oferece serviços de alta qualidade, e o Theatrino Hotel, um prédio tombado como patrimônio histórico com vista panorâmica da cidade.
Karlin | Todo revitalizado após uma inundação em 2002, é um dos bairros mais modernos de Praga. Agora, a região conta com muitos restaurantes, bistrôs, cafés e bares, mas o clima local ainda se mantém. As hospedagens também seguem o estilo moderno, como o Seven Wishes Boutique Residence, que oferece apartamentos bem completos, e o Pentahotel Prague, um hotel descontraído com ótima infraestrutura.
Smíchov| Vizinho de Malá Strana, oferece uma atmosfera tranquila e charmosa, além de opções de hospedagem acessíveis. Na região, os hotéis mais completos são o Vienna House by Wyndham Andel’s Prague, com restaurante regional, bar, academia e sauna, e o OREA Hotel Angelo Praha, que dispõe quartos espaçosos bem equipados, além de restaurante, bar, piscina e academia.
Vyšehrad | Aos pés do Castelo de Vyšehrad, o bairro tem um charme medieval e é bem menos movimentado que outras áreas turísticas de Praga. A hospedagem varia de hotéis boutique a opções luxuosas. Lá, indicamos dois hotéis: o 4 estrelas Hermitage Hotel Prague, que une conforto e sofisticação, e o hotel flutuante Botel Vodnik, com vista para Vyšehrad na maioria dos quartos.
Melhor época para conhecer Praga
Agora que você já sabe o que fazer em Praga, escolha o período mais interessante para estar lá.
Entre o final de maio até meados de agosto a cidade recebe um boom de turistas. É quando acontecem muitos dos eventos culturais: Prague Marathon, Prague Spring International Music Festival, Summer Street Food Festival e outros.
Esse período do ano compreende a primavera e o verão. As temperaturas durante o dia variam de 9°C a 22°C, podendo chegar a 30°C vez ou outra. Pode chover, mas são chuvas de duração curta. Essa parte do ano é ideal para aproveitar os jardins e parques. A maioria deles está fechada entre novembro e março (inverno).
Se você quer neve numa viagem para Praga, o melhor é ir entre dezembro e fevereiro. As nevascas acontecem especialmente em dezembro. O céu fica cinzento, fazendo com que o sol apareça por uma ou duas horas. Bate um vento gelado e as temperaturas durante o dia variam de -3°C a 6°C.
Quantos dias ficar em Praga
Três dias inteiros. Parece pouco e realmente é. Mas é que estamos falando de três dias para conhecer apenas os pontos turísticos básicos, aqueles que ficam no centro histórico.
Se você passar mais do que três dias, vai ser muito recompensador. Em sete dias, por exemplo, poderá visitar com calma vários museus e ainda dar uma esticadinha não tão longe de Praga, fazendo um ou alguns dos passeios de bate e volta que recomendamos.
Dicas extras de viagem para Praga
Idiomas | O idioma oficial da República Tcheca é o tcheco, mas claro que o viajante vai encontrar orientações, sinalizações e cardápios em inglês. Sem contar as pessoas falando fluentemente esse idioma.
Moeda local | Coroa tcheca (CZK). Se for trocar dinheiro por lá, nada de tentar reais por coroas tchecas. Claro que você vai encontrar casas de câmbio em Praga, mas sempre aceitando dólar ou euro. Para comprar euros no Brasil, recomendamos a Confidence Cambio, agência online com ótima reputação e preços competitivos.
Fuso horário | GMT+2, ou seja, cinco horas à frente do fuso horário de Brasília.
Tomada e voltagem | As tomadas em Praga são do tipo europeu: daquelas que têm duas saídas redondas. Lembre-se de levar adaptador para seus equipamentos. A voltagem é de 230V.
Visto | Se for estadia de curto prazo, desde que seja entrada para turismo ou para atividade não remunerada, não é necessário obter visto.
Passaporte | Precisa ter validade mínima de três meses, contando da data prevista para saída. Além disso, duas páginas devem estar limpas.
Vacinas | Você precisa apresentar o certificado de vacinação contra a COVID-19 emitido em inglês. Lembramos que são válidas somente vacinas aceitas pela União Europeia: Vaxzevria/AstraZeneca, Spikevax/Moderna, Comirnaty/Pfizer e Janssen/Johnson.
Gorjeta | Vai se mostrar agradecido por quem te serve nos restaurantes de Praga? Dá uma olhada no final da conta. Vai estar escrito: Tip is not included. Diferente do que acontece no Brasil, os 10% não são cobrados na conta. Dê gorjeta, que é perfeitamente aceita com pagamento também em cartão, não só em coroa tcheca.
Agora que você já sabe tudo o que fazer em Praga, é só aproveitar!
Enfim, você não tem do que reclamar no quesito o que fazer em Praga. Nosso guia te oferece todas as informações imprescindíveis para a mais bem sucedida das viagens. Tudo de fundamental sobre pontos turísticos, melhores atrações, características dos lugares ideais para comer e se divertir está nele.
Nossas dicas e sugestões carregam a pura intenção de que sua passagem por Praga deixe em você a marca de uma experiência prazerosa e inesquecível.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Finalizado, ilustrado… que lindo ficou esse artigo!
Que bom que você gostou do artigo! Se tiver interesse, você pode conferir mais dicas de passeios e pontos turísticos em Praga. Aproveite a leitura!