Planejando uma viagem para a capital baiana, mas ainda não sabe o que fazer em Salvador? Nossa missão é que, ao final deste post, você tenha a melhor resposta para essa pergunta.
Por ser a quarta maior capital do Brasil, sabemos que pode ser difícil montar um roteiro de lugares para ir em Salvador, já que o destino é rico em cultura, história e, consequentemente, atrações turísticas.
Mas a boa notícia é que você não precisa se preocupar: neste guia de viagem, vamos te mostrar que essa tarefa não é impossível, trazendo dicas de hospedagens, restaurantes e, é claro, mostrando as melhores coisas pra fazer em Salvador!
Que tal explorar o litoral baiano? Você também pode gostar:
- O que fazer em Morro de São Paulo: melhores praias e passeios
- O que fazer em Porto Seguro: 12 passeios + melhores praias
- O que fazer em Itacaré: praias e principais passeios
- O que fazer em Ilhéus: passeios + dicas de viagem
- Cumuruxatiba Bahia: TOP praias, melhores passeios e dicas
- Prado Bahia: melhores praias, passeios e dicas de viagem
O que fazer em Salvador: guia de viagem completo
Fique por dentro de todas as nossas dicas de Salvador: vamos te ajudar a montar um roteiro completo pela capital da Bahia!
Aqui você vai ver:
- Por que conhecer Salvador
- Como circular
- Onde se hospedar
- Principais atrações e passeios
- Onde comer em Salvador
- Quando ir
- Quantos dias ficar
- Mapa de Salvador
Por que conhecer Salvador
Salvador foi a 1ª capital colonial do Brasil, fundada em 1549 por Omé de Souza. Por conta disso, é um dos únicos lugares que acompanhou a história brasileira desde seus primeiros dias.
O Centro Histórico da cidade é um de seus pontos fortes, pois faz com que os turistas viajem no tempo, sentindo que estão caminhando por ruelas do Brasil Colônia.
Hoje, com um pouco mais de 2 milhões e meio de habitantes, Salvador também oferece um litoral com praias lindas pra gente explorar, e todas elas com uma infraestrutura turística completíssima.
Com tantas possibilidades de passeios, vamos te mostrar neste post o porquê de Salvador levar a fama de ser uma das capitais mais diversas de todo o Brasil!
Como circular em Salvador
Salvador pode ser explorada por diferentes meios de transporte. A partir do aeroporto, é possível contratar um serviço de transfer para chegar até o seu hotel ou pousada.
Se preferir ter mais autonomia para conhecer as atrações da capital baiana, alugar um carro é uma boa opção.
Mas, se não quiser dirigir durante a viagem, é possível encontrar traslados e passeios para diversos pontos turísticos em agências.
E como estamos falando de uma capital, Salvador também possui pontos de táxi e aplicativos de viagem, como Uber e 99. No caso do transporte público, há uma boa quantidade de linhas municipais.
Além de tudo isso, certos locais de Salvador podem ser conhecidos inteiramente a pé, como o Pelourinho, por exemplo.
Onde ficar em Salvador
Os hotéis e pousadas em Salvador se distribuem em três regiões principais: na parte antiga da cidade, conhecida como Velha Salvador; na zona central e no litoral norte.
Embora possua diversas opções de hospedagem, é preciso dar uma boa garimpada para encontrar um local que seja satisfatório em serviços, localização e conforto.
Nós já fizemos esse trabalho por você, selecionamos as melhores pousadas e hotéis em cada região do destino. Confira:
Onde ficar em Salvador | Velha Salvador
Localizada na parte alta da cidade, a região conhecida como Velha Salvador abriga alguns dos cartões-postais mais conhecidos do destino, como o Elevador Lacerda e a Basílica do Senhor Bonfim.
Os bairros que fazem parte dessa região são: Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo e Corredor da Vitória.
As vantagens e desvantagens em se hospedar por aqui são:
- Pontos não muito preservados e, dependendo da localidade, não tão seguros;
- Diárias mais em conta;
- Acesso fácil aos pontos de embarque das lanchas que vão para Itaparica e Morro de São Paulo;
Nossas dicas de hospedagem são:
Hotel Casa do Amarelindo | em um dos melhores pontos do Pelourinho, tem uma vista incrível para a Baía de Todos os Santos. Possui piscina, bar, quartos de decoração moderna e um restaurante com cardápio regional e internacional. Confira valores.
Pousada Des Arts | uma pousada com a cara da Velha Salvador: ambientes aconchegantes, decoração com itens do artesanato local e espaços com vistas de tirar o fôlego do bairro de Santo Antônio Além do Carmo. Confira valores.
Hotel Bahia do Sol | um dos destaques do bairro Corredor da Vitória. Os quartos são espaçosos e, na parte comum, um restaurante com um completíssimo café da manhã. Confira valores.
Onde ficar em Salvador | Zona Central
A Zona Central de Salvador compreende os bairros que abrigam as praias mais frequentadas e com melhor infraestrutura turística, como a Praia do Farol da Barra.
Em comparação com a Velha Salvador, a oferta de hospedagens é bem maior, com mais opções de hotéis e pousadas à beira-mar.
Os bairros que fazem parte dessa região são: Barra, Ondina e Rio Vermelho.
As vantagens e desvantagens são:
- Hospedagens com infraestruturas modernas, sem a pegada histórica;
- Diárias um pouco mais salgadas.
Selecionamos as seguintes hospedagens:
Monte Pascoal Praia Hotel Salvador | na principal avenida da Barra, está a poucos metros da Praia do Farol da Barra. A estrutura é de alto nível, com piscina, academia com vista para o mar e café da manhã variado. Confira valores.
Vila Galé Salvador | à beira-mar da Praia de Ondina, conta com piscina, bar, spa, academia, restaurante especializado na cozinha regional e, nos quartos, um visual incrível do mar de Salvador. Confira valores.
Mercure Salvador Rio Vermelho | uma das únicas opções pet friendly da capital baiana. Além disso, a estrutura oferece quartos aconchegantes, restaurante, bar e piscina na área de lazer. Confira valores.
Onde ficar em Salvador | Litoral Norte
As praias que formam o litoral norte de Salvador são de perfil mais rústico, ideais para curtir o dia com mais tranquilidade.
Por conta disso, os hotéis por lá são de maior porte, situados à beira-mar e com amplas infraestruturas de lazer.
Por aqui, os bairros disponíveis para hospedagem são: Itapuã e Flamengo/Stella Maris.
As vantagens e desvantagens são:
- Próximo do Aeroporto de Salvador
- Distante do centro da cidade
- Hotéis com localização privilegiada para aproveitar a praia
Recomendamos você dar uma olhada nessas hospedagens:
Hotel Deville Prime Salvador | de classificação 5 estrelas, um hotel que garante conforto e bons serviços a poucos metros da Praia de Itapuã. Conta com bares, restaurantes e uma área de lazer com atividades para todas as idades. Confira valores.
CASA Di VINA Boutique Hotel | com apenas 76 acomodações, é uma hospedagem charmosa que, anos atrás, foi a residência de Vinícius de Moraes na capital baiana. A infraestrutura inclui piscinas, jardins e um restaurante. Confira valores.
Pousada Stella Tropical | a cerca de 100 metros da Praia Stella Maris, é uma ótima opção para quem viaja a dois, já que possui quartos aconchegantes e uma área de lazer com piscina, jardins e restaurante servindo todas as refeições. Confira valores.
Para saber mais detalhes sobre cada um dos bairros que citamos acima, e conhecer outras dicas de hospedagem, confira nosso post sobre onde ficar em Salvador.
O que fazer em Salvador: principais atrações e passeios
Por ser uma das cidades mais antigas de todo o Brasil, já adiantamos que há muito o que conhecer em Salvador!
O turismo da capital baiana possui atrativos para todos os gostos, idades e orçamentos. A cidade é uma das melhores do país quando o assunto é cultura, gastronomia e história!
Você poderá curtir desde um dia à beira-mar até passeio por igrejas e conventos com centenas de anos de idade.
Não são poucas as opções de coisas para fazer em Salvador, e para facilitar a montagem do seu roteiro, separamos as dicas de pontos turísticos em quatro regiões principais do destino:
Mas se tiver pouco tempo para explorar todos esses bairros, também é possível fazer um Tour panorâmico pela cidade de Salvador, com duração de 8 a 9 horas. Nele, você irá passar pelos principais pontos turísticos da capital baiana.
Abaixo, vamos te mostrar quais bairros valem a pena explorar durante a viagem:
O que fazer em Salvador: Centro Histórico
Sem dúvidas, o Centro Histórico é um dos lugares mais famosos e importantes de Salvador. Por aqui, que você vai poder caminhar por ruas de paralelepípedo, subir ladeiras e ver de pertinho várias construções do período colonial.
Tem pouco tempo ou quer mais comodidade na hora de conhecer os atrativos da região? Para isso, recomendamos esse Free tour pelo bairro histórico de Santo Antônio Além do Carmo + Pelourinho, com duração de 2h30. E o melhor: de graça! (mas é claro, faça uma contribuição justa pelo serviço).
Centro Histórico – Pelourinho
É onde acontece o agito cultural de toda a cidade, abrigando ateliês, museus, lojinhas de artesanato e, principalmente, o Olodum.
Além disso, o bairro é tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade devido a sua importância histórica não apenas para Salvador, mas para o estado da Bahia e também para o Brasil.
Saiba quais lugares conhecer no bairro mais charmoso da capital baiana:
Largo do Pelourinho | concentra vários museus e igrejas históricas do Pelourinho. Além disso, é por lá que se situa a sacada onde Michael Jackson gravou o clipe da música “They Don’t Really Care About Us”, junto com o Olodum.
Fundação Casa de Jorge Amado| localizada dentro de um sobrado do século XIX, a Fundação Casa de Jorge Amado expõe um acervo com milhares de itens que mostram detalhes sobre a vida e obra do autor baiano.
Largo Terreiro de Jesus | O largo é cercado por bares, restaurantes, lojas e, obviamente, edifícios históricos. Aqui, o destaque fica para as igrejas e para os museus.
Largo do Cruzeiro de São Francisco | é o lugar certo se você procura animação no Pelourinho, principalmente à noite. Diversos bares, restaurantes e bistrôs ficam localizados por lá. Também ocorrem feiras, festas e shows no local.
Praça da Sé | abriga dois monumentos que são cartões-postais do Pelourinho: a estátua dedicada à Zumbi dos Palmares e o Monumento Cruz Caída.
Elevador Lacerda | o Elevador Lacerda com certeza está entre os lugares para ir em Salvador mais visitados de toda a cidade, já que é o primeiro elevador urbano do mundo, ligando as partes alta e baixa da cidade.
Mercado Modelo | é outro ponto turístico de Salvador que conta um pouco da história da cidade. Com mais de 8 mil m² com lojas de artesanato, possui uma arquitetura do estilo neoclássico, sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Igrejas no Pelourinho
O Pelourinho é referência para o país quando o assunto é igrejas preservadas do período Brasil Colônia. As que não podem ficar de fora do seu roteiro são:
- Catedral Basílica de Salvador
- Igreja e Convento de São Francisco
- Igreja da Terceira Ordem de São Francisco
- Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
- Igreja da Ordem 3ª do Carmo de Salvador
Museus no Pelourinho
Juntamente com as igrejas, os museus no Pelourinho contribuem para que a pegada histórica do bairro seja única. Os museus possuem acervos que falam sobre o carnaval e a cultura da Bahia. São eles:
- Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)
- Casa do Carnaval da Bahia
- Memorial das Baianas
- Museu da Gastronomia Baiana
- Museu da Casa do Benin
- Museu da Misericórdia (instalado no antigo prédio da Santa Casa de Misericórdia)
Centro Histórico – Santo Antônio Além do Carmo
Assim como o Pelourinho, o bairro de Santo Antônio Além do Carmo é um dos mais antigos, contando com diversos pontos turísticos de Salvador para você continuar explorando o lado histórico do destino.
Os lugares que recomendamos você visitar são:
Igreja do Passo | Ficou conhecida no mundo todo por suas escadarias terem sido o principal cenário do filme “O Pagador de Promessas”, de 1962.
Igreja de Santo Antônio Além do Carmo | Começou a ser construída ainda no século XVI, tendo um papel importante na luta contra a invasão holandesa na Bahia.
Igreja do Boqueirão | Construída a partir de 1726, a Igreja do Boqueirão está no ponto que faz a divisão entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa.
Centro Histórico – Corredor da Vitória
Embora faça parte da Velha Salvador, o bairro de Corredor da Vitória é conhecido por oferecer um turismo alternativo, sem tanta aglomeração e sem deixar lado a pegada histórica, com museus, centros culturais e artísticos.
Por lá, aproveite para conhecer:
Museu de Arte da Bahia | instalado dentro de uma mansão do século XIX, seu acervo conta com obras de pintores baianos e objetos adquiridos em leilões.
Museu Geológico da Bahia | abriga um dos maiores acervos fósseis e minerais da Bahia. Entre as mais de 20 mil peças, se destaca a réplica do maior meteorito encontrado no Brasil.
Museu Carlos Costa Pinto | organiza exposições permanentes e temporárias que retratam a vida da alta sociedade dos séculos XVIII e XIX. Também conta com uma cafeteria super charmosa.
Salas de cinema| existem duas salas de cinema no bairro de Corredor da Vitória, uma delas é a Sala de Arte do Museu e outra localizada dentro do Museu Carlos Costa Pinto, que exibe apenas filmes antigos.
Mahi Mahi | um píer com vista para a Baía de Todos os Santos e com ampla estrutura de lazer, incluindo bar, restaurante e um toboágua que cai direto no mar.
Igreja de Nossa Senhora da Vitória | construída no século XVI pelos portugueses, é a segunda igreja mais antiga do Brasil. Em seu interior, existem imagens barrocas do século XVIII e afrescos dos Passos da Paixão.
Quer ficar por dentro de todos os atrativos dessa região? Então confira o nosso post sobre o que fazer no Pelourinho e Centro Histórico de Salvador com dicas imperdíveis e ainda mais completas!
O que fazer em Salvador: Barra
A Barra é um bairro que faz parte do outro lado do turismo de Salvador: praias urbanas lindas, badalação e uma ampla rede hoteleira e gastronômica.
Além da beleza natural, a Barra também não é fraca em riqueza histórica, já que foi por lá que Salvador foi fundada pelos portugueses. Então, diversos monumentos históricos estão distribuídos ao longo das praias.
A localização também é privilegiada pois você estará próximo do Centro Histórico e no local onde a festa de Carnaval de Salvador começa.
Ficou com vontade de curtir tudo isso? Então vem conferir nossa lista de atrações turísticas em Salvador, no bairro da Barra:
Recomendação | também é possível fazer um passeio pelo Farol da Barra + Centro Histórico de Salvador. O passeio tem duração de 4 horas e passa por lugares bem legais da cidade.
Praias da Barra
As praias da Barra são movimentadas durante o dia todo, seja com turistas aproveitando a faixa de areia ou andando de bicicleta pela ciclovia que acompanha a orla.
À beira-mar, inúmeras barracas, quiosques e restaurantes estão distribuídos para que você possa passar o dia com tranquilidade. Todas elas são acessadas pela Avenida Oceânica.
As que recomendamos incluir no roteiro são:
Praia do Farol da Barra
A Praia do Farol da Barra é uma das melhores para aproveitar o dia. Embora esteja ao lado do badalado Porto da Barra, conta com trechos tranquilos.
Na ponta direita se situa o Farol da Barra, que faz parte das instalações do Forte Santo Antônio. O local atrai os turistas por seu pôr-do-sol inesquecível.
É dentro do forte que está o Museu Náutico, com um acervo de objetos e outros instrumentos encontrados em navios naufragados.
Já na ponta esquerda se localiza o Morro do Cristo, um parque urbano famoso por ter um mirante com uma visão linda da Baía de Todos os Santos.
Porto da Barra
Historiadores afirmam que foi na Praia de Porto da Barra que Salvador nasceu. Por conta disso, pode-se dizer que o agito do bairro se concentra por lá.
Mesmo seja a praia urbana mais frequentada da cidade, suas águas são cristalinas, fazendo que seu banho seja delicioso. A faixa de areia é bem concorrida, ficando bem lotada em meses da alta temporada.
Na extremidade direita, é possível avistar o Forte de São Diogo e, na esquerda, o Forte de Santa Maria.
Dentro do Forte de Santa Maria você poderá conhecer o Espaço Pierre Verger, conhecido também como Museu da Fotografia da Bahia.
Quer acrescentar ainda mais emoção à sua visita na praia? Saiba que é possível fazer um mergulho de batismo na Praia de Porto da Barra. Certamente, é uma experiência inesquecível para conhecer a fauna marinha da região.
Praia de Ondina
Embora não esteja propriamente na Barra, a Praia de Ondina é bastante frequentada tanto pelos moradores, quanto pelos turistas que estão hospedados no bairro vizinho.
A faixa de areia é pequena e com boa infraestrutura. Mas, o destaque fica por conta das piscinas naturais que surgem durante a época de maré baixa.
Por conta Devido a barreira de corais, o mar em quase toda a Praia de Ondina é próprio para banho. A exceção só fica para a parte norte, que tem ondas mais fortes.
O que fazer em Salvador: Rio Vermelho
Nosso guia de coisas para fazer em Salvador segue em direção ao bairro mais boêmio da cidade: Rio Vermelho.
O bairro se destaca pela gastronomia, com restaurantes, bistrôs e bares de diferentes perfis, orçamentos e sabores. Também é por lá que se localizam algumas das casas noturnas mais famosas de Salvador.
Vamos te mostrar como curtir o bairro além da vida noturna. Veja:
Praias no Rio Vermelho
As praias do bairro agradam tanto aqueles que preferem mais agito, quanto os que optam por sossego na hora de aproveitar o mar.
Mesmo assim, todas são equipadas com uma boa infraestrutura turística. As melhores são:
- Praia da Paciência | uma praia quase “escondida”, já que é protegida da avenida beira-mar por uma mureta. Tem águas ótimas para banho e, ao fundo, é emoldurada pelo Morro da Paciência.
- Praia do Buracão | está entre o Morro do Conselho e a praia de Amaralina. É considerada como uma das mais tranquilas da cidade e, mesmo assim, com uma boa estrutura.
Escultura de Jorge Amado e Zélia
A praça que abriga a escultura do escritor Jorge Amado e sua esposa Zélia é uma parada obrigatória caso você estiver passeando pelo Rio Vermelho.
A escultura mostra Jorge e Zélia sentados em um banco, com o cão de estimação Facul ao lado.
Está localizada em frente à antiga Matriz de Santana, que foi mantida no local após uma campanha em que Jorge Amado idealizou.
Como chegar | a escultura se situa na Praça de Santana, acessada pela Avenida Oceânica.
Casa do Rio Vermelho
A Casa do Rio Vermelho foi a última residência que Jorge Amado e Zélia Gattai viveram. Por conta disso, o local abriga um memorial muito rico sobre a vida e obra do casal.
Durante a década de 60, a casa serviu como ponto de encontro de artistas, intelectuais e ativistas políticos, como Glauber Rocha, Pablo Neruda, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Sartre e Simone de Beauvoir.
Também foi lá que Jorge Amado escreveu obras como “Dona Flor e Seus Dois Maridos” e “Quincas Berro D’Água”.
Os cômodos estão bem preservados, e exibem vídeos, projeções e áudios.
Funcionamento | de terça a domingo, das 10h às 18h. A entrada pode ser feita apenas até às 17h.
Como chegar | está na Rua Alagoinhas, número 33.
Antigo Mercado do Peixe
No local onde hoje é conhecido como Vila Caramuru, foi no passado o Antigo Mercado do Peixe da cidade de Salvador.
Assim como ocorria no passado, o local segue sendo um ponto de encontro no bairro do Rio Vermelho.
A diferença é que, hoje, funciona como um complexo gastronômico com 11 restaurantes e oito quiosques servindo o melhor da culinária baiana.
Para o lazer, oferece um espaço pé na areia e área para shows e apresentações culturais.
Funcionamento | abre de segunda a sábado das 11h às 6h. Aos domingos, das 12h às 00h.
Como chegar | é acessado pela Avenida Cardeal da Silva.
Acarajé da Dinha e da Cira
Uma viagem para Salvador não é mesma coisa sem uma parada para degustar um tradicional acarajé, né?
E é no Rio Vermelho que o acarajé mais famoso de Salvador é feito, mais precisamente no Largo da Dinha, que reúne vários restaurantes, quiosques e barzinhos.
Já o acarajé da Cira, outro bem famoso na região, é servido no Largo da Mariquita, outro ponto bem animado do bairro.
O local também oferece uma animada feirinha de artesanato e dezenas de bares com mesas ao ar livre e música ao vivo.
O que fazer em Salvador: Litoral Norte
As praias do litoral norte de Salvador são bem diferentes daquelas que se situam nos bairros mais centrais da cidade.
Algumas são bem vazias e preservadas, com uma pegada mais rústica e selvagem. Outras, não deixam de lado a boa infraestrutura.
Mas, tenha certeza de que em todas você estará em meio à uma beleza natural incrível!
É no litoral norte da capital baiana que se encontram a maior parte dos resorts de luxo, muitos deles com trechos privativos de praia.
Agora veja quais pontos turísticos precisam estar no seu roteiro sobre o que fazer em Salvador:
Praia de Itapuã
Embora esteja a 23 km do centro, é uma praia animada e com diversas atrações turísticas. A orla é ótima para caminhar e, no mar, é possível mergulhar e fazer um tour de barco pelas piscinas naturais.
Como chegar | o acesso pode ser feito pela Rua Farol de Itapuã.
Praia de Bora Bora
Possui um aspecto selvagem, o que deixa a paisagem ainda mais paradisíaca. Suas ondas fortes tornam um lugar muito atrativo para surfistas.
Como chegar | utiliza a Avenida General Severino Filho e a Rua Caramujo para acessar a praia.
Praia da Pedra do Sol
Bem menos movimentada, é rodeada principalmente por casas de temporada. Então, é um bom lugar se você prefere por privacidade.
Como chegar | está na Rua das Sete Casas.
Praia de Catussaba
Cercada por imponentes coqueirais, é uma das mais próximas do aeroporto. Conta com águas mais agitadas e alguns vendedores ambulantes circulando pela faixa de areia.
Como chegar | se situa na Avenida Mãe Stella de Oxóssi, número 3065.
Praia de Stella Maris
Vizinha de Catussaba, é conhecida por suas piscinas naturais e também por ser uma das mais limpas de toda a cidade. A faixa de areia é extensa e o mar é perfeito para os praticantes de esportes náuticos.
Como chegar | pode ser acessada pela Avenida Mãe Stella de Oxósis.
Praia do Flamengo
Mescla boa infraestrutura, com barracas pé na areia, com uma beleza natural típica do litoral nordestino: mar cristalino e areia limpinha.
Como chegar | você pode chegar pela Rua Thales de Azevedo.
Praia da Aleluia
Com apenas 500 metros de extensão, é tida como um dos pontos de encontro dos mais jovens. Além disso, os amantes de kitesurf e surfe encontram por lá as ondas perfeitas.
Como chegar | está na Avenida Beira Mar.
Bônus: outros passeios em Salvador
A cidade de Salvador é rodeada de lugares com paisagens ainda mais paradisíacas e, obviamente, praias de tirar o fôlego.
Caso você tenha mais tempo na viagem, vale a pena incluir esses passeios bate-volta no seu roteiro:
Dique do Tororó
A poucos quilômetros do coração do Centro Histórico, o Dique do Tororó é o único manancial natural da cidade de Salvador.
O dique possui uma lagoa de 110 mil metros cúbicos de água, que abriga as famosas esculturas de orixás flutuando no espelho d’água, assinadas pelo artista plástico Tatti Moreno.
Além de conhecer as esculturas, é possível fazer um tour de pedalinho, praticar remo ou caminhar pelas margens.
Como chegar | está na Avenida Vasco da Gama, no bairro de Nazaré.
Ilha de Itaparica
Conhecida carinhosamente como Caribe baiano, a Ilha de Itaparica é a maior da Baía de Todos os Santos, localizada a 13 km da cidade de Salvador.
Cercada por arrecifes, possui águas tranquilas, mornas e cristalinas. A estrutura é ideal para receber tanto aqueles que vão apenas passar o dia, ou que vão se hospedar por lá mesmo.
Além da Ilha de Itaparica, também recomendamos conhecer a Ilha dos Frades e a Ilha da Maré.
Como chegar | o acesso mais rápido é feito de barco, podendo partir do Terminal de São Joaquim ou do Centro Náutico da Bahia.
O trajeto dura de 45 minutos a 1h. O desembarque é feito no Terminal Bom Despacho ou no Terminal Náutico de Mar Grande, ambos situados no município de Vera Cruz.
Para isso, recomendamos esse passeio de barco, que também passa pelas ilhas de Itaparica e dos Frades.
Morro de São Paulo
O Morro de São Paulo fica quase no mesmo nível de Salvador no quesito estrutura, badalação e beleza natural.
A cerca de 248 km do destino, a ilha é lar de algumas das praias mais bonitas de todo o litoral baiano, todas localizadas próximas umas das outras.
Como chegar | basta pegar um catamarã direto de Salvador, partindo do Centro Náutico da Bahia. O trajeto dura, no total, 3h. Outra opção é fechar uma excursão ao Morro de São Paulo.
Nós já escrevemos um post super completo com tudo o que fazer em Morro de São Paulo. Vale a pena ficar por dentro das praias paradisíacas do destino e dicas de viagem.
Praia do Forte
A apenas 1h30 do centro de Salvador, a Praia do Forte é um ponto turístico que está na maior parte dos roteiros pelo destino.
A praia faz parte de uma típica vila baiana, com restaurantes rústicos, lojinhas de artesanato e um centrinho super charmoso.
Caso queira passar por lá, não deixe de conhecer o Projeto Tamar, focado em preservar as tartarugas.
Como chegar | a praia está na cidade de Mata de São João, localizada a aproximadamente 83 km de Salvador. O acesso é feito pela BA-099.
Onde comer em Salvador: melhores restaurantes
Salvador é rica em todos os aspectos, e não podia ser diferente na gastronomia. As opções de restaurantes, bistrôs e barzinhos são para todos os gostos, bolsos e horas do dia.
Montamos uma lista com os melhore lugares para conhecer os sabores da culinária soteropolitana para você não ficar com dúvidas de onde comer em Salvador:
Pelourinho
Pelo Bistrô – $$$| situado dentro do Hotel Casa do Amarelindo, possui um ambiente aconchegante, com vista para o mar e um cardápio que mescla cozinha francesa com a brasileira.
Restaurante do SENAC – $$| em um casarão colonial, oferece um dos melhores e mais diversos buffets da cidade. É uma boa escolha para conhecer sabores típicos da culinária baiana.
Santo Antônio Além do Carmo
Bar do Ulisses – $$ | aqui você também terá uma visão privilegiada do mar de Salvador, só que durante o almoço ou jantar. O cardápio é de comida brasileira, com um bom custo-benefício.
Poró Restaurante E Bar – $$ | o lugar certíssimo para admirar o entardecer na região, com direito a pratos sofisticados da cozinha brasileira e baiana.
Barra
BRAVO Burger & Beer Barra – $$ | aberto apenas para o jantar, é o lar do melhor hambúrguer artesanal da Barra. Dispondo de mesas ao ar livre, também serve drinks e porções.
Pereira Restaurante – $$$ | funcionando do almoço ao jantar, um restaurante de alto nível à beira da praia. Aqui, o forte é preparações com peixes e frutos do mar.
Rio Vermelho
Isola Cucina Italiana – $$ | a cerca de 800 metros do Dique do Tororó, bom atendimento, espaço agradável e, o mais importante, pratos com o melhor da cozinha italiana, desde massas, risotos e carnes.
Boteco Português – $$$ | um dos estabelecimentos mais procurados no bairro, seja pela qualidade do ambiente, do atendimento, da localização e, principalmente, do cardápio, que é inteiramente especializado em culinária portuguesa.
Litoral Norte
Mistura – $$$ | ainda em Itapuã, a 400 metros da praia, uma opção para almoçar ou jantar com delícias da cozinha brasileira. Aqui, os amantes de frutos do mar ficam muito satisfeitos.
Dona Eva Bar & Restaurante – $$ | outra dica valiosa para Stella Maris, só que para o jantar. Em um ambiente familiar, o restaurante garante pratos com peixes e porções típicas da cozinha local.
Mais dicas de viagem para Salvador
Melhor época para conhecer Salvador
Se você quer aproveitar a badalação e agito tão conhecido de Salvador, viaje entre dezembro e fevereiro.
Nesse período, além de bastante movimentada, a cidade está em seu melhor clima, com mais dias ensolarados e menos chuvas. Por essa razão, os passeios ao ar livre e as praias ficam ainda mais perfeitas.
Caso prefira mais tranquilidade e a cidade mais vazia, mas sem correr o risco de pegar muitas chuvas, o melhor é viajar de setembro a novembro.
Já a época chuvosa em Salvador ocorre de abril a julho.
Para entender melhor como funciona o clima de Salvador, dê uma olhada no artigo do site Volto Logo.
Quantos dias ficar em Salvador
Como deu para notar, o que não falta são lugares para ir em Salvador. A cidade tem muitas atrações turísticas e passeios para fazer, então dificilmente você conseguirá conhecer tudo em uma única vez.
Para conhecer as principais atrações do Centro Histórico e ainda conseguir incluir alguns lugares do litoral, um roteiro de 3 a 5 dias é o suficiente.
Mas, caso o seu objetivo seja entrar de cabeça na atmosfera da capital baiana, montar um roteiro de 7 dias é o ideal.
Mapa das atrações em Salvador
Confira no mapa abaixo, todos os pontos turísticos de Salvador para facilitar o seu deslocamento pela cidade.
Agora é fazer as malas e curtir tudo o que fazer em Salvador!
Salvador é um lugar único e acolhedor, com pontos turísticos que contam a história do Brasil, praias lindíssimas e uma gastronomia de dar água na boca.
E a viagem pode ir além, com passeios pela região e explorando lugares ainda mais paradisíacos e encantadores. Esse é o estado da Bahia!
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.