Escrito por Adriana
26 de julho de 2024
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Boêmio, histórico e rico culturalmente: este é San Telmo, um dos bairros mais charmosos e fascinantes de Buenos Aires. Já adianto que o bairro é figurinha carimbada no meu roteiro sempre que vou à capital argentina. Afinal, estamos falando de uma região com várias atrações interessantes, restaurantes com cardápios impecáveis e, claro, ruas que são verdadeiros colírios para os olhos de qualquer viajante.

A estátua da personagem Mafalda, na região de San Telmo.
A estátua de Mafalda é um ícone do bairro de San Telmo, e fica na Rua Defensa. Foto: Beatrice Murch / CC BY 2.0

Eu sempre digo que caminhar por San Telmo é quase a mesma coisa que viajar no tempo, a preservação daqueles edifícios coloniais é fora da curva. Mas como nem só de passado vive San Telmo, não se espante ao ver construções modernas por lá, o bairro é a junção perfeita do antigo com o novo!

A melhor parte é que minha lista com tudo o que fazer em San Telmo é enorme, indo desde passeios históricos e gastronômicos até lindas praças, parques agradáveis e igrejas centenárias. Prepare-se para se encantar com esse lugar especial da capital portenha!

Para fugir do óbvio e ir além do clássico Mercado de San Telmo, confira agora um guia completo com as melhores atrações e atividades do bairro, incluindo os restaurantes mais elogiados, sorveterias, bares, museus e muito mais!

  1. Mercado de San Telmo
  2. Feira de San Telmo
  3. Restaurantes
  4. Parques e Praças
  5. Galerias e Museus
  6. Igrejas
  7. Sorveterias
  8. Bares
  9. Cafés e Confeitarias
  10. Compras
  11. Hotéis em San Telmo

1. Mercado de San Telmo

O Mercado de San Telmo tem que ser sua primeira parada, até porque ele é uma das estrelas da cidade. Ele foi inaugurado em 1897 e está sempre entre os lugares mais visitados de Buenos Aires. 

Trecho do Mercado de San Telmo, com frutas e legumes expostos em bancas.
O Mercado de San Telmo é um dos melhores lugares de Buenos Aires para ter uma autêntica experiência gastronômica. Foto: Phillip Capper / CC BY 2.0

Ao contrário do que se imagina, este não é mais um mercado municipal comum, mas sim uma experiência gastronômica e cultural completa – principalmente se considerarmos a quantidade de bons restaurantes e souvenirs.

E já aviso que caminhar pelos corredores estreitos do Mercado de San Telmo pode ser uma tarefa bem difícil em certos horários, tanto pela quantidade de pessoas transitando para lá e para cá quanto pelo tamanho das filas. 

Ao chegar lá, aproveite para se perder saboreando as empanadas do El Hornero, é uma das melhores do mercado! Pra ficar ainda melhor, combine com uma passadinha na La Choripanería e peça uma das versões disponíveis desse sanduíche clássico. Sem dúvidas, é um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro.

2. Feira de San Telmo

Assim como o Mercado, a Feira de San Telmo é uma das atrações mais icônicas do bairro. Ela acontece aos domingos, na Plaza Dorrego e na rua Defensa, que é endereço da famosa estátua de Mafalda. É o tipo de programa que deve ser prioridade em uma viagem a Buenos Aires, principalmente se essa for a sua primeira vez na cidade.

Faixa da Feira de San Telmo em meio à uma venda de antiguidades.
A Feira de San Telmo é uma das mais tradicionais de Buenos Aires.

O bacana é que a feira transforma o bairro em um autêntico mercado ao ar livre, colorindo San Telmo com suas barracas cheias de antiguidades, artesanatos, acessórios e muito mais! Quem curte música ao vivo também vai adorar a feira, e olha que eu nem estou falando de apenas voz e violão, viu? Lembro de ter visto até algumas bandas por lá!

A feira começa pela manhã e continua até o finalzinho da tarde, então chegue cedo para aproveitar ao máximo. Ah, e não se esqueça de explorar as ruas próximas à praça, há vários cafés e lojas legais para complementar sua visita.

3. Restaurantes em San Telmo

Que Buenos Aires tem uma gastronomia com G maiúsculo, todo mundo já sabe. E nesse quesito, San Telmo acompanha a fama da cidade. O bairro é um paraíso de aromas e sabores inconfundíveis! 

Empañadas, mate, pimentão e cebolinhas sobre uma mesa colorida em vermelho e azul.
Em Buenos Aires, um prato que você não pode dispensar são as empanadas! Foto: Los Muertos Crew / Pexels

Oferecendo desde parrillas tradicionais até as maravilhas da culinária internacional, os restaurantes de San Telmo costumam agradar até os paladares mais exigentes. 

Depois de conhecer alguns dos restaurantes mais badalados da região, separei os mais imperdíveis:

3.1 Hierro Parrilla San Telmo

Com um cardápio especializado nos melhores cortes, este restaurante é perfeito para quem quer experimentar um legítimo churrasco argentino. Ele fica dentro do Mercado de San Telmo e tem preços menos acessíveis, mas que compensam pela qualidade das carnes.

3.2 El Hornero

Oferecendo uma variedade de empanadas que derretem na boca, ele também está localizado no Mercado San Telmo. Nem pense em sair de Buenos Aires sem experimentar a empanada de carne salteña frita, é uma das melhores que eu já comi!

3.3 El Refuerzo 

Um bistrô aconchegante com pratos clássicos argentinos preparados com um toque moderno. Combina bastante com um jantar a dois e, por ser pequeno, dá para conversar tranquilamente sem se incomodar com o burburinho característico de restaurantes maiores. Na dúvida do que escolher, aposte na torta de batata-doce com cordeiro, é uma delícia.

3.4 Sagardi Argentina

Famoso por suas tapas espanholas, carnes grelhadas no estilo basco e frutos do mar, o Sagardi oferece uma experiência culinária única a minutos da Plaza Dorrego. O cardápio é bem completo: desde a entrada até a sobremesa. O ambiente também é tão agradável que você nem sentirá o tempo passar!

3.5 Nápoles

Que tal conhecer uma pizzaria que serve pratos no estilo napolitano em um ambiente que mais parece um museu? Por aqui, a decoração com várias relíquias vintages rouba a cena, mas os sorrentinos recheados com as melhores carnes também são um sucesso.   

O interior do Nápoles.
O Nápoles chama a atenção com sua decoração única. Foto: Nigel Hoult / CC BY 2.0

4. Parques e Praças 

O que não pode faltar em qualquer roteiro de viagem é uma pausa para ficar à toa relaxando em meio à natureza e observando o cotidiano do lugar. A verdade é que apreciar uma bela paisagem consegue fazer a gente se desligar de qualquer de problema, o que torna esse tipo de passeio ainda mais indispensável. 

Durante as minhas caminhadas pelo bairro, percebi que San Telmo não tem dezenas de parques ou praças, mas os que ele tem já são mais que suficientes para você passar uma tarde ao ar livre sem se preocupar com gastos extras. 

Pensando nisso, confira agora o parque e as praças mais conhecidos do bairro:

4.1 Parque Lezama

Um dos mais antigos da cidade e o único em San Telmo, o Parque Lezama é ideal para fazer caminhadas tranquilas, corridas entre as árvores e até piqueniques em família. 

O Parque Lezama durante o dia, no bairro de San Telmo.
Trecho do Parque Lezama. Foto: MatiasBanar / CC BY-SA 3.0

Inicialmente, visitar este parque nem estava nos meus planos, mas como ele está conectado com o Museu Histórico Nacional Argentina, passar por lá foi quase que inevitável. E como valeu a pena!

Além de todo aquele espetáculo da natureza, há várias barracas de artesanato e estátuas interessantes que homenageiam figuras importantes para a história da cidade, como o Monumento a Pedro de Mendoza, fundador de Buenos Aires.

4.2 Plaza Dorrego

E é claro que não poderia esquecer da Plaza Dorrego! Como eu disse mais acima, é lá que a Feira de San Telmo acontece. Porém, você precisa saber que esse não é o único motivo da praça estar nesta lista. 

A Feira de San Telmo acontecendo na Plaza Dorrego.
A Feira de San Telmo na Plaza Dorrego. Foto: Jorge Láscar / CC BY 2.0

A praça é rodeada de restaurantes incríveis, cervejarias, cafés e lojas interessantes. É um lugar bem colorido, vibrante e bastante movimentado. A minha dica é ir aos finais de semana, a animação toma conta e vários dançarinos de tango se apresentam lindamente. É pura arte!

Dica | Para conhecer esse e outros pontos turísticos indispensáveis, fazer uma visita guiada por San Telmo logo no primeiro pode ser sua melhor escolha, já que você ficará por dentro da história de Buenos Aires enquanto admira atrações icônicas de pertinho.

4.3 Vera Peñaloza Plazoleta

Já a Vera Peñaloza Plazoleta é uma praça menor e mais simples. Ela é legal para quem quer passear com o pet ou levar os pequenos para brincarem no parque infantil.

A Vera Peñaloza Plazoleta durante o dia.
A Vera Peñaloza Plazoleta em um dia tranquilo. Foto: Gobonobo / CC BY-SA 3.0

Apesar de bonitinha, não é o tipo de passeio que eu julgo indispensável, o que significa que só compensa conhecer se você já estiver nas proximidades, como foi o nosso caso.

5. Galerias e Museus em San Telmo

Mergulhar na história e herança cultural de San Telmo nunca foi tão fácil! Graças às várias galerias e aos museus fascinantes, seus dias no bairro serão enriquecedores e inesquecíveis! 


As temáticas variam bastante e você encontrará de tudo um pouco. Por isso, esteja preparado para ficar encantado com exposições que vão além do “feijão com arroz” das artes.

Escolhi a dedo os melhores museus e galerias de San Telmo, dá uma olhada:

5.1 Museu Histórico Nacional da Argentina

Lembra que eu disse que o Museu Histórico Nacional da Argentina é ligado ao Parque Lezama? Pois é! Basicamente, o museu fica dentro da área do parque, o que é ótimo para quem quer visitar o máximo de atrações possíveis em pouco tempo. 

O exterior do Museu Histórico Nacional da Argentina, dentro do Parque Lezama, no bairro San Telmo.
O Museu Histórico Nacional da Argentina é um dos principais museus de Buenos Aires. Foto: Carlos Zito / CC BY-SA 3.0

Como o próprio nome sugere, ele exibe artefatos importantes para contar a história da Argentina desde a época colonial até dias atuais. A arquitetura é bem bonita, mas o que surpreende mesmo são as exposições sobre a história da independência do país. Vá com tempo para observar cada detalhe.

5.2 Museu Moderno 

Se exposições muito antigas não forem o seu forte, talvez goste do acervo do Museo Moderno. Ele é dedicado à arte contemporânea argentina e internacional. As obras são fantásticas e diferentes de tudo que você já viu por aí, tem até exposições interativas e algumas pinturas do gênio espanhol Picasso. Eu amei e não vejo a hora de visitar de novo!

A fachada do Museo Moderno, em San Telmo, Buenos Aires.
O exterior do Museo Moderno, no bairro de San Telmo. Foto: Banfield / CC BY-SA 2.5 AR

5.3 El Zanjón Granados

Sem dúvidas, uma das atrações mais intrigantes do bairro é El Zanjón, que oferece visitas guiadas por túneis históricos subterrâneos descobertos em uma mansão do século 19 e expõe algumas relíquias encontradas por lá.

O interior do museu El Zanjón Granados, no bairro San Telmo.
Um dos túneis do El Zanjón Granados. Foto; Tanenhaus / CC BY-SA 2.0

De longe, é um dos passeios mais marcantes de Buenos Aires. A preservação dos túneis que é de cair o queixo!

5.4 Museu de Arte Contemporânea Buenos Aires (MACBA)

Com uma arquitetura industrial, o Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires (MACBA) é o lugar certo para os amantes de obras inovadoras e abstratas.

A fachada do Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires, vista em um dia ensolarado no bairro San Telmo.
O MACBA. Foto: Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires / CC BY 2.5 AR

A única desvantagem é o tamanho dele, que é bem pequeno, e isso reflete diretamente na quantidade de artes expostas. Em compensação, a localização é ótima: ao lado do Museu Moderno, ótimo para você conhecer dois museus em um passeio só.

5.5 Fundación Mercedes Sosa

Dedicada à memória da lendária cantora argentina, a Fundación Mercedes Sosa homenageia a intérprete que é considerada a voz da América Latina.

A fundação exibe objetos pessoais, fotos raras, vídeos inéditos e roupas da cantora. O mais legal é que, de vez em quando, há até espetáculos com música ao vivo e projeções luminosas. 

5.6 Galeria Del Asombro

Sim, é isso mesmo que você está pensando: a Galeria Del Assombro é a dose de terror (e adrenalina!) que faltava na sua viagem. 

Apesar do realismo das estátuas de cera, os medrosos de plantão podem ficar tranquilos: não é a experiência mais assustadora do mundo. Para falar a verdade, em alguns momentos é até divertido, principalmente se você estiver em grupo. Cai bem para quem adora colecionar memórias. Não preciso nem dizer que está mais do que recomendado, né?

5.7 QUORUM Art Shop

Aos apaixonados por galerias de arte, fica aqui a minha sugestão: conhecer a QUORUM Art Shop. Com uma bela seleção de obras contemporâneas de artistas locais, a galeria é um ótimo lugar para você garantir aquela lembrança artística.

E tem de tudo um pouco: bolsas, pinturas, cerâmicas, fotografias, cadernos e mais uma infinidade de itens carregados de originalidade.

5.8 Museo Argentino del Títere

Dedicado às marionetes e fantoches tradicionais do país, o Museo Argentino del Títere é uma excelente forma de prestigiar a cultura e criatividade do povo argentino.

O que eu mais gostei é que há fantoches de várias épocas, além das apresentações, que magicamente prendem a nossa atenção. É o tipo de passeio que agrada a todos os públicos, inclusive a criançada.

6. Igrejas

As igrejas históricas de San Telmo são verdadeiros tesouros arquitetônicos que valem a sua visita não só pela beleza, mas também pela sensação de paz que proporcionam.

Religiosos ou não, é difícil encontrar quem não se impressione pela riqueza de detalhes desses edifícios grandiosos e imponentes.

Conheça as principais igrejas em San Telmo:

6.1 Parroquia de San Pedro González Telmo

Esta igreja barroca construída no século XVIII é dedicada ao santo padroeiro do bairro: San Pedro González Telmo. Seu interior impressiona pelos detalhes ornamentais e nos faz entender porque ela foi declarada Monumento Histórico Nacional em 1942. O altar é muito bonito e a fachada é espetacular! 

O exterior da Parroquia de San Pedro González Telmo visto durante o dia, no bairro San Telmo.
A Parroquia de San Pedro González Telmo. Foto: Jorge Láscar / CC BY 2.0

6.2 Iglesia Ortodoxa Rusa de la Santísima Trinidad 

Com suas cúpulas azul-turquesa  e uma arquitetura russa inconfundível, esta igreja ortodoxa é uma das joias de Buenos Aires. Quem caminha distraído pela Av. Brasil pode acabar não notando a igreja de primeira, pois só é possível enxergar as suas cúpulas em ângulos específicos.  

O adornado interior da Iglesia Ortodoxa Rusa de la Santísima Trinidad, no bairro de San Telmo.
A belíssima Iglesia Ortodoxa Rusa de la Santísima Trinidad. Foto: Roberto Fiadone / CC BY-SA 4.0

Vale super a pena tirar um tempinho para visitá-la e se apaixonar pelo seu interior decorado com muitas pinturas, vitrais e ícones ortodoxos.     

7. Sorveterias

Nada melhor do que saborear um sorvete delicioso enquanto explora as ruas encantadoras de San Telmo, não é mesmo? Para a alegria dos que não recusam essa maravilha, o bairro possui algumas sorveterias excelentes onde você pode se refrescar, confira:

Sorvetes em freezer expositor.
Que tal fazer uma parada para tomar sorvete? Foto: Erwan Hesry / Unsplash

7.1 Iceland Helados

Conhecida por seus sorvetes artesanais cremosos, esta sorveteria oferece uma ampla variedade de sabores, incluindo o de doce de leite, que é o queridinho dos argentinos. Além de ser perfeita para se refrescar nos dias quentes do verão porteño, também é um ótimo lugar para tomar um café acompanhado de croissants fresquinhos!

7.2 Persicco

A Persicco tem sorvetes premiums feitos com ingredientes selecionados e cheios de cremosidade. A sorveteria é pequena, mas tem um sorvete de doce de leite com cookies maravilhoso! Os sabores mais tradicionais como o de chocolate belga também não decepcionam.

7.3 Volta San Telmo

Oferecendo sorvetes gourmets, a Volta San Telmo tem sabores bastante originais. Um dos mais gostosos é o de mascarpone com frutas vermelhas. 

7.4 Marcel

Mais um  ótimo lugar para desfrutar de uma boa sobremesa. Por aqui, não há apenas sorvetes de dar água na boca: os cafés, mousses e as empanadas também conquistam elogios. Provei (e aprovei!) o cheesecake de maracujá, é tudo de bom!         

7.5 Freddo 

Não tem como falar de sorveterias em Buenos Aires sem lembrar da icônica Freddo. Sendo bem honesta, se você já foi em alguma das unidades do Brasil, não acho que compense passar por lá, até porque é uma sorveteria de rede. A vantagem é que, por ter uma em cada canto da cidade, fica difícil resistir a essas delícias. O que mais gosto é o de chocolate meio amargo, é bastante equilibrado.

8. Bares em San Telmo

A vida noturna em San Telmo é repleta de bares badalados, muita animação e  bebidas deliciosas para você curtir a noite sem medo de ser feliz. 

E não importa se você pretende ir sozinho ou em boa companhia, estes bares precisam estar na sua lista de lugares para conhecer no bairro:

8.1 El Federal Bar 

Este é um dos bares mais tradicionais de San Telmo. Ele fica em um edifício colonial e tem móveis rústicos muito bonitos. A oferta de bebidas impressiona e os acompanhamentos são tão bons quanto! Não espere pratos muito elaborados por aqui, mas eu garanto que o simples também tem seu sabor. Quando eu fui, experimentei a tortilha espanhola e amei!

O interior rústico do El Federal Bar.
O interior do El Federal Bar. Foto: Miguel / CC BY-SA 2.0

8.2 Valhalla

Para os fãs da era viking, tomar um hidromel no  Valhalla é garantia de momentos únicos e muito divertidos. A decoração inspirada na mitologia nórdica é um baita diferencial, mas os hambúrgueres bem-temperados também são sensacionais!

8.3 Gilbraltar

Um pub estilo inglês com uma vasta seleção de cervejas artesanais e importadas. O ambiente é bastante descontraído, ideal para encontrar e fazer amigos.

8.4 Bares escondidos: Doppelganger Bar e La Puerta Roja

Quem nunca foi em um bar speakeasy não sabe o que está perdendo: eles estão super na moda em Buenos Aires! Este tipo de bar surgiu em 1920, nos Estados Unidos, como uma alternativa “escondida” à proibição da comercialização de bebida alcoólica no país.


É uma boa para você saborear seus drinks em um ambiente mais exclusivo do que os bares tradicionais. Se esse for o seu estilo de rolê, vale dar uma passadinha no Doppelganger Bar ou no La Puerta Roja, que são os melhores bares escondidos de San Telmo.

9. Cafés e Confeitarias

Para adoçar a sua viagem, degustar um café ou doce delicioso em San Telmo é essencial. O bairro tem diversos cafés e confeitarias ideais para você se mimar com sobremesas incríveis. 

Separei algumas opções para você escolher:

9.1 Alice’s Tea House

Uma casa de chá encantadora que oferece uma ampla seleção da bebida acompanhada por bolos caseiros que são tão gostosos que você se sentirá abraçado! 

9.2 Café Rivas

Em um prédio histórico restaurado, o Café Rivas combina decoração vintage com um cardápio variado que inclui desde cafés especiais até refeições mais leves.

9.3 Pride Cafe

Elogiado pelos seus brunches generosos, com saladas e bolos que são uma delícia, esse café tem um ambiente descontraído que é ideal para encontrar amigos ou trabalhar remotamente enquanto saboreia bons cafés e curte uma trilha sonora agradável.

9.4 Zavalía by Café Z

Por aqui, os preços amigáveis, cafés especiais e as delícias da pastelaria são os principais atrativos. O menu é bem diversificado, incluindo biscoitos, bolos e pudins macios. O atendimento também é incrível!

9.5 La Poesia

Esta cafeteria e bar literário é um convite irrecusável para quem não abre mão de uma pausa para um café em um prédio histórico. E eu já te digo que é um lugar charmoso tanto por dentro quanto por fora. A variedade do cardápio também é uma maravilha, oferecendo ótimas refeições para qualquer horário do dia. Não deixe de experimentar as tortilhas espanholas e o sorrentino de lá, são divinos!

Fachada do café La Poesía, vista durante o dia.
O café La Poesía. Foto: Turismo Buenos Aires / CC BY-SA 2.5

10. Compras: Galería Solar French

Se você gosta de fazer compras, vai adorar explorar as lojas de San Telmo. De cara, a minha principal indicação é conhecer a Galería Solar de French, um verdadeiro achado na minha última ida a Buenos Aires. 

Guarda-chuvas coloridos da Galería Solar de French vistos durante o dia.
Os guarda-chuvas coloridos da Galería Solar de French. Foto: Sergio Moises Panei Pitrau / CC BY-SA 4.0

Apesar de pequena, a galeria é uma graça e tem uma decoração bem instagramável, especialmente por ter vários guarda-chuvas coloridos embelezando os corredores. É o lugar certo para você comprar artesanatos, roupas, antiguidades, canecas estilosas e outras decorações que fazem a diferença em qualquer ambiente. 

Ela fica em frente à Plaza Dorrego. Então, nada mais justo do que tirar alguns minutos para passear pela galeria, mesmo que voltar para casa com as malas cheias de lembrancinhas esteja fora dos seus planos. 

11. Onde se hospedar: dicas de hotéis em San Telmo

Não é à toa que San Telmo sempre está sempre na ponta da língua quando me perguntam quais os meus bairros preferidos para encontrar boas hospedagens em Buenos Aires. 

Como se não bastasse a proximidade com vários pontos turísticos imperdíveis e a excelente quantidade de estações de transporte público, a região oferece uma gama de hotéis  cheios de comodidades. 

Por lá, é possível encontrar desde hotéis boutique elegantes até hospedagens mais econômicas. Um hotel que eu super indico é o L’adresse Hôtel Boutique, as acomodações são bem aconchegantes, a decoração é linda e ainda tem a vantagem de ficar pertinho do Parque Lezama.

Mapa de atrações

Para facilitar o planejamento da sua viagem, fiz um mapa com as principais atrações de San Telmo, confira: 

Agora você já sabe tudo o que fazer em San Telmo!

Não restam mais dúvidas de que San Telmo é uma região que não pode ficar de fora da sua viagem a Buenos Aires, não é mesmo?! Como você já viu, o bairro é rico em pontos turísticos sensacionais, restaurantes com pratos de altíssimo nível, museus e uma arquitetura de encher os olhos!

Seja para um breve passeio ou até mesmo para uma estadia mais longa, tenho certeza que San Telmo vai ganhar seu coração assim como ganhou o nosso! No fim das contas, só resta montar seu roteiro, fazer suas reservas e se preparar para curtir uma das melhores regiões da capital argentina!  

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário