Considerada o “Charme da Serra”, saiba que há muito o que fazer em Santo Antônio do Pinhal: são diversos passeios e atrações repletas de cantinhos com vistas para a Serra da Mantiqueira.
Com um centrinho encantador, o melhor a se fazer aqui é curtir os passeios ao ar livre, fazer um roteiro pelos ateliers de arte, artesanato e se deliciar em seus restaurantes de cozinha local.
Além disso, seu ritmo mais tranquilo é um refúgio para aqueles que buscam fugir do agito e badalação da vizinha Campos do Jordão.
E para você não perder tempo ao montar o planejamento da sua viagem, explorei bem a cidade e elenquei as principais atrações turísticas de Santo Antônio do Pinhal nesse post. Vamos lá?
- Pico Agudo
- Jardim dos Pinhais Ecco Parque
- Praça Boulevard Araucária
- Mirante Nossa Senhora da Auxiliadora
- Estação Ferroviária Eugênio Lefévre
- Praça do Artesão
- Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua
- Igreja de São Benedito
- Cachoeiras em Santo Antônio do Pinhal
- Trilhas em Santo Antônio do Pinhal
- Fazendas em Santo Antônio do Pinhal
- Vista Chinesa
- Ateliers e lojas de artesanato
- Empórios e lojas de bebidas
- Restaurantes
Direto ao Ponto: o que fazer em Santo Antônio do Pinhal
- Se está a fim de fazer atividades ao ar livre, o outono é uma das melhores épocas para ir até a cidade, especialmente em dias que o céu estiver limpinho, assim você aproveita bem a vista dos mirantes. Agora, viaje no inverno se curte um friozinho e quer conhecer a cidade em sua versão mais charmosa.
- Não faltam passeios na natureza em Santo Antônio do Pinhal! Visite os tranquilos jardins temáticos do Jardim dos Pinhais Ecco Parque, aproveite a vista do alto do Pico Agudo, faça a Trilha do Cambraia, e depois descanse na Sorveteria Eisland. E se ainda tiver pique, vá até a Cachoeira do Lageado.
- O Mirante da Nossa Senhora Auxiliadora é um dos pontos com a melhor vista da Serra da Mantiqueira. Aproveite e combine o passeio com a histórica Estação Ferroviária Eugênio Lefévre, que fica no caminho para o mirante.
- Separe um tempo da viagem para dar um pulo no atelier Olaria Paulistana. Lá, você vai poder pintar uma cerâmica do seu jeitinho, o que é uma atividade super relaxante e divertida para todas as idades.
- A gastronomia de Santo Antônio do Pinhal é digna da Serra da Mantiqueira! Vale a pena almoçar uma deliciosa truta com risoto no Restaurante Arco-Íris, e depois levar para casa uma das cervejas artesanais do Armazém Di Vino.
- No quesito hospedagem, o clima de montanha da cidade pede uma lareira quentinha e hidromassagem, e isso você encontra na super romântica Pousada Vinhas do Pinhal. Se você optar pela praticidade e economia e ficar na região do Centro, lá, a Pousada II Villaggio e a Pousada do Grilo vão ser a sua escolha certa.
1. Pico Agudo
O Pico Agudo é uma das atrações que merecem estar no topo do seu roteiro de viagem para Santo Antônio do Pinhal.
Com 1700 m de altitude, o pico oferece uma das paisagens mais lindas da região: engloba a Serra da Mantiqueira, sete cidades vizinhas, a Pedra do Baú e até alguns municípios do sul mineiro.
Por ser um dos pontos turísticos mais procurados da cidade, o movimento é mais intenso aos finais de semana e nos feriados.
A estrada de acesso é de terra e bem íngreme, então se prepare! Inclusive, por conta disso, não recomendo visitar o pico em dias de chuva, pois o caminho até lá fica um pouco perigoso. Além disso, se o céu estiver nublado, você não vai ver boa parte da paisagem e a visita acaba não valendo a pena.
Se você for com a intenção de assistir ao pôr do sol – que é maravilhoso, minha dica é chegar cedo porque o estacionamento é pequeno e lota rápido.
Também é possível parar no estacionamento de baixo ou na estrada, mas considere que você terá que enfrentar uma subida bem íngreme.
Outra dica é: leve um agasalho! Lá venta bastante e faz aquele friozinho.
Se você é fã de aventura, saiba que o Pico Agudo é uma das melhores pistas de voo livre do Brasil e conta com passeios de asa delta e parapente, além de sediar diversos campeonatos destas modalidades esportivas.
Ah, não há estrutura de banheiros ou comida no pico, é um passeio de pura natureza mesmo. Nos dias mais cheios, você pode até encontrar alguns vendedores ambulantes por lá, mas não é nada garantido. Então, já sabe, leve sua água e lanchinhos se pretende ficar mais tempo por lá.
2. Jardim dos Pinhais Ecco Parque
Com 14 hectares e 82 mil m² de paisagismo, o Jardim dos Pinhais Ecco Parque faz parte do hall de passeios famosos de Santo Antônio do Pinhal. Se você ama plantinhas, adora tirar mil fotos de viagem e/ou está viajando com crianças, é um passeio imperdível!
Considerado o primeiro parque de jardins temáticos do Brasil, o espaço tem um circuito de 1200 m com 10 jardins: desértico, japonês, montanhês, tropical, sensitivo, canadense, italiano, das bolhas, dos beija-flores e jurássico. E sim, cada um é de um jeito mesmo.
A entrada é paga e o passeio dura cerca 1h, mas dá facilmente para ficar umas 3h por lá curtindo a paz desse lugar.
Conheci o parque sozinha, de forma autoguiada, e achei bem tranquilo. Mas, o parque oferece guias, com saídas a cada 30 minutos, caso você queira conhecer um pouco mais sobre curiosidades do local e da vegetação.
Por lá, recomendo que você conheça o Jardim Jurássico (principalmente com crianças) e o mirante, com vistas lindíssimas da Serra da Mantiqueira.
Além dos jardins – que são o grande destaque do lugar, o parque tem outros atrativos: um espaço para meditação, cascata, lago, auditório ao ar livre, passeios de quadriciclo e orquidário.
Bateu uma fominha? O parque também conta com um restaurante especializado em gastronomia da montanha, com destaque para os pratos com peixe. Não almocei por lá, mas ouvi alguns elogios à comida. Por outro lado, vi reclamações quanto ao preço elevado, então, vá disposto a gastar um pouquinho a mais.
3. Praça Boulevard Araucária
Com arquitetura charmosa e de clima tranquilo, a Praça Boulevard Araucária é o principal ponto de encontro da cidade, além de sediar eventos como apresentações natalinas e feirinhas de arte.
A praça é uma ótima opção para fazer compras, já que conta com uma galeria repleta de lojinhas de artesanato e com o famoso Armazém Di Vino, que vende produtos artesanais. Outra opção de loja por ali é a Santo Empório do Pinhal, que fica bem próximo à praça.
Não deixe de tirar umas fotos por lá, pois o espaço conta com vários cantinhos instagramáveis. Aproveite também para almoçar, tomar um vinho ou fazer um lanchinho em um dos restaurantes e cafés da galeria ou nos arredores.
Vai viajar a Santo Antônio do Pinhal de ônibus? Saiba que a rodoviária da cidade fica nessa mesma região, ao lado da Praça Boulevard Araucária.
4. Mirante Nossa Senhora Auxiliadora
Com cerca de 1160 m de altitude, o Mirante da Nossa Senhora Auxiliadora é um dos pontos com vista privilegiada da Serra da Mantiqueira que você pode conhecer em Santo Antônio do Pinhal.
Oferecendo uma paisagem panorâmica de todo o Vale do Paraíba, te garanto que a visita ao mirante vale a pena! Só não recomendo se o dia estiver nublado porque você não vai ver quase nada.
O nome do mirante se deve à estátua de 3 metros da Nossa Senhora da Auxiliadora que ocupa seu topo e é um dos cartões-postais da cidade.
O bom é que o mirante é de fácil acesso, sendo localizado pertinho da Estação Ferroviária Eugênio Lefévre, outro ponto turístico da cidade. Então, vale combinar os dois passeios.
5. Estação Ferroviária Eugênio Lefévre
Mais um passeio que não pode faltar na sua viagem, a Estação Ferroviária Eugênio Lefévre serve de entrada para o Mirante da Nossa Senhora da Auxiliadora e também fica nas alturas.
Construída em 1914, a estação foi criada inicialmente com a ideia de transportar pacientes tuberculosos de Pindamonhangaba para os sanatórios de Campos do Jordão. Ela era a linha de principal acesso a Campos do Jordão, sendo eletrificada em 1924, quando as locomotivas a vapor foram substituídas por trens elétricos.
A partir da década de 1970 até alguns anos atrás, o trem passou a ser turístico. Infelizmente, hoje, só existe o passeio urbano em Campos do Jordão, onde o trem roda apenas por dentro da cidade.
A estação desativada ainda ocupa o prédio original, com arquitetura bem preservada. O espaço também conta com uma antiga vila ferroviária. É impossível passar pela estação e não querer fazer uma sessão de fotos!
Por lá, também encontrei lojinhas de artesanato, um café e o restaurante Bolinho de Bacalhau e Cia, que vende um dos melhores bolinhos de bacalhau da região. Vale provar!
6. Praça do Artesão
Chamada oficialmente de Praça Benedito Marcondes Raposo, a Praça do Artesão foi construída em homenagem à colônia japonesa da cidade. Ela fica pertinho da Igreja Matriz (minha próxima dica de atração).
Pequena e charmosa, a praça conta com um tori japonês e um jardim com uma ponte oriental, além de cerejeiras e outras plantas de origem japonesa. Nem preciso dizer que por lá encontrei vários cantinhos perfeitos para uma foto, né?
Mas, você deve estar se perguntando: “O que isso tem a ver com artesão?”
Pois é, o nome se deve às barraquinhas de artesanato que ocupam a praça aos finais de semana. Inclusive, por isso indico esse passeio aos sábados e domingos, porque nos outros dias você não terá muito o que ver por lá.
Com um palco em seu centro, a praça também sedia vários eventos da cidade, como festivais de música e a festa de ano novo.
Ah, e não deixe de cruzar a praça e caminhar até a Fonte de Santo Antônio: sua água vem das montanhas e dizem ser terapêutica.
Dica | Depois de visitar a praça, aproveite para fazer uma pausa para o lanche na Sorveteria Senhora Sobremesa, uma sorveteria artesanal bem em frente à praça que serve vários sabores de sorvetes deliciosos – recomendo o de nozes e o de tangerina!
7. Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua
Além de ser uma das atrações turísticas famosas da cidade, a Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua (ou Paróquia) também faz parte da história de Santo Antônio do Pinhal.
Isso porque a igreja foi a primeira paróquia da cidade, erguida em madeira em 1811. Décadas depois, em 1924, ela foi totalmente reconstruída.
Hoje, a igreja está bem conservada tanto na parte interna como externa, possui lindos vitrais e pinturas em seu interior. Vale conhecer e tirar algumas fotos!
Uma curiosidade um tanto quanto engraçada é que o sino da igreja foi roubado em 2010. Mas, depois de um apelo do padre, o ladrão arrependido devolveu o objeto por ser devoto de Santo Antônio. E que bom que o sino foi recuperado, pois ele é da época do Império e, é claro, tem um valor histórico inestimável.
8. Igreja de São Benedito
Também na região central, a Igreja de São Benedito é outra igreja que vale a pena conhecer na cidade. O passeio aqui não é conhecer a igreja em si, mas sim seu famoso relógio de flores, localizado ao lado da escadaria que dá acesso às portas da igreja.
Construída em 1948, a igreja fica no topo de um morro, com vista panorâmica para o centro, bem próximo da Praça Boulevard Araucária. E já aviso: o caminho até a igreja é um subida de tirar o fôlego! Mas o esforço é compensado pela vista linda, é claro.
Como disse, o ponto alto do passeio é mais o relógio de flores, até porque a igreja fica, geralmente, fechada e tem uma arquitetura bem simples, comparada à igreja matriz.
A igreja costuma abrir e ter missas em datas festivas, como a Festa de São Benedito, que acontece em abril.
9. Cachoeiras em Santo Antônio do Pinhal
Conhecida pelo ecoturismo, Santo Antônio do Pinhal tem várias cachoeiras que não poderiam ficar de fora da minha lista de atrações na cidade!
Já anote aí minhas dicas de melhores cachoeiras em Santo Antônio do Pinhal:
9.1. Cachoeira do Lageado
Uma das mais populares da cidade, a Cachoeira do Lageado tem uma deliciosa queda de 18 m de altura.
Ela tem uma piscina natural rasa, que é ótima para banho, se você não se importar com sua água bem gelada.
Uma das vantagens da cachoeira é que ela é de fácil acesso, mas, justamente por isso, acaba sendo a mais lotada de todas, especialmente no período da tarde.
A cachoeira conta com uma trilha que permite acessar outras piscinas naturais formadas mais próximo do topo. O espaço conta com uma boa estrutura turística, com banheiros, lanchonete e áreas para piqueniques.
Antes de ir, saiba que lá é proibido fazer churrasco. Da mesma forma, caixas de isopor, bolsas térmicas e bebidas também não são permitidas, o que te obriga a consumir apenas na lanchonete local. Além disso, há uma taxa de visitação.
Uma dica de passeio para fazer no mesmo dia é visitar a Sorveteria Eisland, a apenas 2 km de lá. Localizada em uma fazenda de 80 hectares, a sorveteria oferece sorvetes artesanais, além de produtos típicos da fazenda.
9.2. Cachoeira do Sítio Matão
Situada no Sítio Matão, a Cachoeira do Sítio Matão é a mais distante das minhas indicações, a cerca de 15 km do centro de Santo Antônio do Pinhal. É um lugar perfeito para ficar off e curtir a natureza.
Como fica na propriedade privada do Sítio Matão, o passeio já inclui o pesqueiro e o restaurante local. Inclusive, super recomendo provar um dos pratos de truta de lá, são deliciosos!
Com duas quedas d’água – a do Matão e a do Ofurô, a cachoeira é conhecida por ter águas geladíssimas. Para chegar até lá, tem uma pequena trilha que pode ser um tanto difícil para pessoas com mobilidade comprometida.
9.3. Cachoeira Arco-Íris
Uma boa ideia de passeio em casal ou família, a Cachoeira Arco-Íris faz parte da propriedade do Restaurante Arco-Íris, um dos mais tradicionais da cidade.
Com uma queda de 4 metros de altura, a cachoeira não é própria para banho, sendo apenas um lugar para relaxar depois de almoçar no restaurante de lá.
Falando em restaurante, a especialidade da casa são as trutas, mas também recomendo pedir um dos risotos, são super saborosos!
10. Trilhas em Santo Antônio do Pinhal
Junto com as cachoeiras, as trilhas também fazem parte do ecoturismo em Santo Antônio do Pinhal. A cidade conta com trilhas de níveis fácil, médio e avançado.
Separei as principais trilhas para fazer em Santo Antônio do Pinhal:
10.1. Trilha do Matão
Passando pelo Sítio do Matão que falei mais acima, a Trilha do Matão foi a única que fiz nessa viagem. Achei ela bem fácil, então pode ser uma ótima escolha se estiver com crianças.Levei cerca de 1h nesse passeio, sendo que uns 30 minutos passando dentro da mata. Essa trilha tem 3 km de extensão no total.
Durante o caminho, encontrei vários pássaros lindos. Além disso, passei por um ponto de 1124 m de altitude, que foi o melhor momento para contemplar a extensão da Serra da Mantiqueira.
O início da trilha se dá na estrada de Santa Cruz, no centro da cidade.
10.2. Trilha do Mirante do Cruzeiro
Toda pavimentada, a Trilha do Mirante do Cruzeiro é outra opção de trilha de nível fácil, com apenas 1 km de distância e duração de 30 minutos.
Com início ao lado da Igreja Matriz, na região central, a subida íngreme tem como recompensa o Mirante do Cruzeiro, um mirante menos conhecido e, portanto, menos lotado.
A 1100 m de altitude, o mirante oferece uma vista panorâmica do centro de Santo Antônio do Pinhal com a serra ao fundo.
Dica | Se for visitar o mirante de carro, saiba que a estrada é bem estreita, além de íngreme. Subir de a pé pode ser mais rápido e menos estressante, vá por mim!
10.3. Trilha do Cambraia
Com aproximadamente de 8 km de extensão, a Trilha do Cambraia é de nível médio.
No caminho, você encontrará belas paisagens da Serra da Mantiqueira, podendo até avistar alguns animais silvestres.
O ponto mais alto da trilha, com 1151 m, oferece uma vista incrível para o Pico Agudo.
A trilha pode ser feita em 2h, com início na estrada do Barreiro, no centro da cidade, e final na Sorveteria Eisland, onde um sorvete artesanal te espera como recompensa!
Dica | Se tiver pique, dá para esticar a caminhada até a Cachoeira do Lageado e aproveitar para se refrescar.
10.4. Trilha do Tropeiro
Com uma pegada mais histórica, a Trilha do Tropeiro se trata do caminho usado pelos romeiros que vão até Aparecida do Norte.
De nível médio, a trilha passa por uma estrada de terra que liga a SP 50, km 160,8, no Bairro dos Mouras à Pousada Villa Mantiqueira, na Estrada Fazenda Velha. São 3 km de extensão, com duração em torno de 1h. Se você andar pelo asfalto até o centro da cidade, a trilha leva cerca de 2h30.
Ao longo do trajeto, você pode conhecer uma olaria e ver de perto a produção manual de tijolos. Um dos trechos fica a mais de 1000 m de altura, oferecendo paisagens maravilhosas.
10.5. Trilha do Zigue Zague
A Trilha do Zigue Zague foi mais uma dica de trilha que me recomendaram fazer em Santo Antônio do Pinhal. Por ter mais de mais de 7 km de extensão, ela é considerada uma trilha de nível difícil.
Com 3h30 de duração, a trilha passa por paisagens incríveis das montanhas da Serra da Mantiqueira, além de nascentes e riachos. Em alguns pontos, a trilha chega a mais de 1150 m de altura. Certeza de que vai entrar no meu roteiro na próxima viagem!
O início se dá no km 44 da Rodovia SP-123. A trilha termina na Cachoeira do Lageado, onde vale a parada pro mergulho.
11. Fazendas em Santo Antônio do Pinhal
Não faltam motivos para incluir as fazendas na minha lista de atrações em Santo Antônio do Pinhal.
Além de oferecer belezas naturais, as fazendas contam com uma boa estrutura, com diversas atividades de lazer, cantinhos para relaxar e o melhor da gastronomia caseira e artesanal. É um passeio para curtir durante um dia inteiro.
Vale incluir pelo menos uma dessas fazendas ao seu roteiro:
11.1. Fazenda do Campo Alto (Azeite Sabiá)
Produtora do Azeite Sabiá da Mantiqueira, a Fazenda do Campo Alto conta com uma passeio que inclui um tour por todo o processo de fabricação do azeite, desde visita aos campos de oliveiras até a degustação do produto final: um delicioso azeite.
A fazenda é enorme, são cerca de 17 hectares de área plantada. No passeio, você irá conhecer mais sobre a olivicultura, desde a plantação de oliveiras e até o processo de extração do azeite.
Para fazer a visita com guia, é preciso reservar e pagar com antecedência pelo site da fazenda. Mas, já aviso: o valor do tour é um tanto quanto caro.
Eu optei por conhecer apenas a lojinha, sem o passeio pela fazenda, onde paguei para degustar alguns azeites e, claro, aproveitei pra trazer uma garrafa para casa.
11.2. Fazenda Renópolis
Uma propriedade familiar, a Fazenda Renópolis é mais uma atração que vale conhecer em Santo Antônio do Pinhal, principalmente com crianças.
Com mais de 80 hectares de mata nativa, a fazenda conta com atividades para todos os gostos: trilhas ecológicas, horta aromática, plantações orgânicas, lojinha de artesanatos e produtos caseiros.
A fazenda tem até dois museus temáticos, o Museu da Natureza e a Casa do Papai Noel, a preferida das crianças. Aberta para visitação o ano todo, a Casa do Papai se trata de uma casa mobiliada com peças antigas da família que administra a fazenda.
Destaco também a lojinha que vende geleias, doces e licores e produtos com ervas medicinais e aromáticas produzidos na própria fazenda. É o lugar perfeito para comprar aquela lembrancinha de viagem!
Uma informação bacana é que, em 2017, o local foi homologado e aprovado pelo IBAMA e Polícia Ambiental como área de tratamento e soltura de animais silvestres que foram resgatados ou apreendidos. O lugar já ganhou meu coração!
Dica | Se quiser se hospedar por lá, na fazenda fica o Abrigo da Reserva, uma pousada que oferece quartos, apartamentos inteiros e chalés super charmosos. Inclusive, ouvi muitos elogios ao café da manhã servido aos hóspedes.
12. Vista Chinesa
Quando o assunto é mirante, outro que vale incluir na sua lista de coisas legais para fazer em Santo Antônio do Pinhal é a Vista Chinesa – também conhecida como Mirante Belvedere.
Com vista para o Vale do Paraíba, o mirante oferece uma vista do pôr do sol que é, simplesmente, um espetáculo.
O acesso de carro é fácil, pois esse mirante fica na beira da rodovia. Além de estacionamento, o local tem trailers vendendo diversos tipos de comida.
A Vista Chinesa é também uma boa parada para quem vai de Santo Antônio do Pinhal a Campos de Jordão, já que está na estrada que liga as duas cidades.
13. Ateliers de arte e artesanato
Se tem uma coisa que amo fazer durante minhas viagens é explorar essas opções de mercados, feirinhas e comércio local.E os ateliers são realmente a cara do turismo em Santo Antônio do Pinhal!
Visitei alguns desses espaços cheios de arte e personalidade e me encantei com as criações. Não deixe de aproveitar para levar uma recordação de sua viagem para casa!
Já adianto que tem muitas opções para conhecer. Você pode fazer um passeio despretensioso para visitar alguns, ou ir direto em algum específico, de acordo com o que você está buscando. Esses são os principais ateliês de Santo Antônio do Pinhal:
- Atelier Eduardo Miguel Prado | Em um lugar cercado de natureza e com um clima zen, o artista expõe e vende lindos móveis, itens de decoração e objetos elaborados a partir de madeira reaproveitada e outros materiais recicláveis. Foi o próprio Eduardo que nos recebeu cheio de carisma e simpatia.
- Atelier Morito Ebine | Um dos mais visitados e tradicionais da cidade, Morito utiliza técnicas da marcenaria japonesa que dispensam o uso de pregos e parafusos em suas peças – a maioria móveis. O local também oferece cursos de marcenaria.
- Atelier de Cerâmica Nancy Barros e Syvia Garner | Em um atelier mais longe do centro da cidade, as duas artistas expõem e vendem peças de cerâmica de alta temperatura. Por lá, também é possível encontrar aulas de equitação e trabalhos de inclusão social.
- Vivarteare Ateliê | Galeria dos artistas Miriam Liete e Dioclésio, o atelier oferece diversas peças de decoração e escultura, trabalhos em tecelagem, camisetas e até mesmo acessórios em prata. Ele fica ao lado do Empório Di Vino.
- Atelier André Max | Um designer autodidata, André é famoso por seus móveis feitos a partir de madeira de demolição ou de manejo florestal sustentável.
- Jardins de Barro | Em um cantinho super aconchegante, expõe as cerâmicas da artista plástica Cynthia Duarte e oferece oficinas de cerâmica em grupo e individual. O ateliê conta com uma cafeteria super charmosa. Não deixe de provar o café com bolo.
- Galeria João Paulo Raimundo | Com a técnica de papel machê em papelão reciclado, o artista desenvolve inúmeras peças, como mandalas, bancos, esculturas e luminárias. O acabamento faz com que se pareçam com madeira!
- Prata D’Lua | A loja vende trabalhos do designer Guilhermo Estefanía, que produz acessórios feitos a partir de metais e pedras, com um estilo único e criativo.
- Matinho Di Flor | Reúne peças de artesanato da artista plástica Cássia Mônica, que utiliza a técnica de colagem em tecido. Menção honrosa à receptividade da artista que me atendeu super bem.
- Artesanato e Cia | Bem no centro da cidade, pertinho do Empório Di Vino, vende lembrancinhas de viagem com preços acessíveis, como camisetas, xícaras, licores, geleias, entre outros produtos.
- Olaria Paulistana | Com o lema “Entrou, Pintou, Levou”, nesse ateliê você pode pintar sua própria peça de cerâmica. É uma experiência super divertida e diferente! Eles também oferecem oficinas de arte de outros materiais.
14. Gastronomia em Santo Antônio do Pinhal
Uma das coisas legais do turismo em Santo Antônio do Pinhal é que não faltam opções gastronômicas. Além de restaurantes maravilhosos, você vai encontrar também empórios e lojinhas para fazer compras. A maioria fica pelo centro da cidade mesmo. Confira algumas:
14.1. Empórios de Santo Antônio do Pinhal
- Empório da Serra | Localizado no centro, é um produtor de mel. Também vende itens de decoração, artesanato e outros produtos locais, como geleias e doces.
- Armazém Di Vino | Um dos melhores lugares para comprar produtos caseiros oriundos de diversas cidades da Serra da Mantiqueira, como cafés, queijos, vinhos, cervejas artesanais, azeites, chocolates e doces.
- Santo Empório do Pinhal | Com decoração charmosa, tem várias opções de queijos, vinhos, cervejas artesanais, cachaças, massas, chocolates, geleias e outros produtos artesanais da Serra da Mantiqueira.
14.2. Bebidas em Santo Antônio do Pinhal
- A Bodega | A mais famosa da cidade, comercializa mais de 40 tipos de cachaças artesanais e algumas aromatizadas com frutas, especiarias e até mesmo chocolate. O espaço é super gostoso e tranquilo, tem orquidário e um lago.
- Araukarien Cerveja Artesanal | Oferece várias cervejas artesanais disponíveis para degustação, além de um elogiadíssimo cardápio para happy hour com porções e petiscos de boteco.
15. Restaurantes em Santo Antônio do Pinhal
Os restaurantes em Santo Antônio do Pinhal não fogem do charme característico da cidade, com ambientes tranquilos e aconchegantes.
Seja no centro da cidade ou no topo da serra, os restaurantes prestigiam – e muito – os ingredientes e produtos da cozinha local. Então, por lá o que não falta são cardápios com pratos a partir de pinhão, truta, cogumelos e queijos. Tudo o que um friozinho pede, né?
Elenquei aqui algumas sugestões de onde comer em Santo Antônio do Pinhal:
- Restaurante Donna Pinha – $$ | Aconchegante e de decoração rústica, está cercado pela mata da Serra da Mantiqueira. O clima é super descontraído, com piano e música ao vivo. A culinária é típica de montanha, com destaque para as preparações de trutas, fondues, cogumelos e o medalhão com pinhões.
- Restaurante Arco-Íris – $$ | Em uma área de 3000 m² de mata, é especializado em trutas e oferece almoço ao lado da famosa Cachoeira Arco-Íris ou à beira de um lago. Conta também com uma petiscaria, com diversas porções e drinks para degustar.
- Picanha & Pasta – $$ | Uma das melhores e mais famosas churrascarias da cidade, com diversos cortes e tipos de carne, opções de massas e variados rótulos de vinhos.
- Café com Orquídea – $$ | Integrante do circuito das flores da cidade, é uma cafeteria charmosa, que tem um orquidário com mais de 20 espécies de flores. Oferece também produtos de jardinagem e diversos arranjos de plantas e flores.
Mais dicas de viagem para Santo Antônio do Pinhal
Agora que você já conferiu todas minhas dicas sobre o que fazer em Santo Antônio do Pinhal, faltam apenas mais algumas informações importantes para você planejar um roteiro perfeito para sua viagem. Confira:
- Onde se hospedar
- Como circular
- Melhor época para visitar
- Quantos dias ficar
- Sugestão de roteiro
- Mapa de Santo Antônio do Pinhal
- Cidades nos arredores
Onde se hospedar em Santo Antônio do Pinhal
Nós escrevemos um post completo com dicas de hotéis e pousadas em Santo Antônio do Pinhal. Mas posso te adiantar que aqui você encontra desde pousadas econômicas e rústicas no centro até chalés sofisticados com vista para as montanhas da Serra da Mantiqueira.
Para se conectar com a natureza e curtir um clima romântico, a Pousada Vinhas do Pinhal é a escolha certa. A combinação de lareira, hidromassagem e vista para as montanhas é imbatível.
Se quiser economizar ou se preferir algo mais prático, indico as hospedagens localizadas no centro da cidade. Duas delas são a Pousada II Villaggio e a Pousada do Grilo, ambas bem localizadas, com bom atendimento e ótimo custo-benefício.
Dica | Durante o inverno e finais de semana, o movimento turístico pela cidade aumenta bastante, então recomendo que você não deixe reservar o hotel em cima da hora. Planeje-se com antecedência!
Como circular em Santo Antônio do Pinhal
A maioria das lojas e ateliers de arte estão no centro da cidade. Mas, por outro lado, grande parte das pousadas, hotéis e atrações turísticas de Santo Antônio do Pinhal ficam em bairros mais distantes, como o do Barreiro, Machadinho, Rio Preto e Sertãozinho.
Mesmo que no centro seja possível fazer tudo a pé, estar de carro pode ajudar muito na locomoção para fazer os passeios e pousadas, caso você queira se hospedar na região rural.
Por isso, para evitar estresse, minha dica é ir de carro ou alugar um para a viagem em Santo Antônio do Pinhal. Assim, sua circulação pelos passeios ficará bem mais fácil.
Melhor época para visitar Santo Antônio do Pinhal
A alta temporada do turismo em Santo Antônio do Pinhal se dá nos meses de inverno, pois as temperaturas mais baixas deixam os passeios e atrações ainda mais aconchegantes e charmosos. Nesse período, o valor das hospedagens fica mais alto.
Os finais de semana e feriados também costumam ser mais lotados, já que o destino fica próximo à São Paulo (170km).
Para poder curtir os passeios ao ar livre com temperaturas agradáveis, ir no outono é uma boa opção.
Entre o feriado de Corpus Christi e o fim de julho, a cidade acaba se tornando uma alternativa de hospedagem a Campos de Jordão, que tem o Festival de Inverno acontecendo.
E caso você queira aproveitar algum dos eventos típicos da cidade, saiba que o Festival de Inverno e Festival da Truta e Pinhão costumam ocorrer nos meses de julho e abril, respectivamente.
Quantos dias ficar em Santo Antônio do Pinhal
Santo Antônio do Pinhal não é uma cidade grande, então, cerca de dois dias já são suficientes para aproveitar as principais atrações do destino.
Se você quiser incluir no roteiro fazendas, restaurantes e outras atrações para visitar com mais calma, três a quatro dias já dão conta da viagem.
E para poder aliar os passeios com as atrações da região de Campos de Jordão, recomendo reservar uma semana inteira.
Sugestão de roteiro para Santo Antônio do Pinhal
Aqui vai minha sugestão de roteiro para passar de 1 a 5 dias em Santo Antônio do Pinhal:
O que fazer em Santo Antônio do Pinhal em 1 dia:
Se você tem pouco tempo para curtir a cidade, foque nas principais atrações de Santo Antônio do Pinhal:
- Jardim dos Pinhais Ecco Parque
- Estação Ferroviária Eugênio Lefévre
- Mirante Nossa Senhora da Auxiliadora
- Praça Boulevard Araucária
- Igreja Matriz de Santo Antônio do Pinhal
- Armazém Di Vino
O que fazer em Santo Antônio do Pinhal em 2 dias:
Com um dia a mais, é possível aproveitar outros atrativos que a cidade oferece. Veja o que conhecer em Santo Antônio do Pinhal no segundo dia de sua viagem:
- Cachoeira do Lageado
- Sorveteria Eisland
- Praça do Artesão
- Igreja de São Benedito
O que fazer em Santo Antônio do Pinhal em 3 dias:
Há mais coisas legais para fazer em Santo Antônio do Pinhal se você tiver um dia adicional no roteiro. Escolha entre as atividades abaixo:
- Vivarteare Ateliê
- A Bodega
- Trilha do Mirante do Cruzeiro
- Pico Agudo
O que fazer em Santo Antônio do Pinhal em 5 dias:
Vai estender sua estadia para aproveitar ao máximo o que o destino tem a oferecer? Ótimo! Você pode curtir ainda mais atrações na natureza e também curtir mais atrações turísticas. Não deixe de voltar ao centro e escolher um bom restaurante para se despedir em grande estilo!
Nossas sugestões de atrativos são:
- Cachoeira Arco-Íris
- Trilha do Matão
- Cachoeira do Sítio Matão
- Ateliers, empórios e artesanatos
Mapa de Santo Antônio do Pinhal
Confira os principais pontos turísticos de Santo Antônio do Pinhal marcados no mapa:
Uma viagem para Santo Antônio do Pinhal combina com…
Campos do Jordão | A “Suíça Brasileira” esbanja charme e elegância. Famosa pelo Festival de Inverno, a cidade recebe visitantes o ano todo, que vão curtir o frio, a arquitetura e as paisagens. Além disso, os restaurantes requintados, lojas de chocolate e o teleférico até o Morro do Elefante são algumas das experiências imperdíveis.
São Bento do Sapucaí | Paraíso para os aventureiros, aqui você irá encontrar trilhas desafiadoras, como a da Pedra do Baú, com vistas panorâmicas de tirar o fôlego. A cidade preserva um ambiente bucólico e acolhedor, com opções culturais e gastronômicas que refletem a autenticidade da região. É um local onde a natureza e a adrenalina se encontram em harmonia.
Cunha | Um pouco mais distante, Cunha é um destino encantador que combina arte, natureza e tranquilidade. Com trilhas e cachoeiras deliciosas, é também conhecida pelas cerâmicas e esculturas feitas à mão.
Monte Verde | Que tal um refúgio em terras mineiras? Perfeita para um clima romântico ou simplesmente para respirar ar puro, a cidade está rodeada de picos montanhosos e muito verde. Além disso, seu centro é puro charme, com ruas de paralelepípedo, lojinhas de artesanato, restaurantes aconchegantes e pousadas encantadoras.
Qual das dicas do que fazer em Santo Antônio do Pinhal mais te animou?
Depois de ler todas minhas dicas de turismo em Santo Antônio do Pinhal, já deu para perceber que a cidade é um dos lugares mais charmosos da Serra da Mantiqueira, né?
Seja por suas paisagens incríveis ou atrações charmosas, a cidade é perfeita para aquela viagem romântica ou até mesmo para ir com os amigos e curtir as diversas cachoeiras e trilhas.
E aí, me conta: como está a ansiedade para conhecer Santo Antônio do Pinhal?
Foto de destaque: Cachoeira do Lageado. Autor: Denizelucinda / CC BY-SA 4.0
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Obrigada pelas dias!adorei!!
Que bom que gostou!
Muito boa as dicas .
Obrigado!