Escrito por Adriana
04 de dezembro de 2023
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Com mais de 300 anos desde sua fundação, São João del Rei faz parte da lista de destinos do interior mineiro que é pura história. E se você quer saber tudo o que fazer em São João del Rei, é só conferir as dicas imperdíveis que listei para você neste post! 

A cerca de 200 km da capital mineira, São João del Rei é um dos lugares mais procurados do interior do estado, principalmente por aqueles que apreciam o turismo sacro. Isso porque um dos destaques da cidade são suas igrejas centenárias da época do Brasil Colonial.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938, a cidade é conhecida por seu Centro Histórico rico e bem preservado, cheio de casarões, igrejas, ruas de pedras e pracinhas que nos fazem viajar no tempo. 

Igreja São Francisco de Assis em São João del Rei
Igreja de São Francisco de Assis, um dos cartões postais da cidade. Foto: Halley Pacheco de Oliveira / CC BY-SA 3.0

Além da importância histórica, em São João del Rei, as belezas naturais não ficam para trás. Por lá, você vai encontrar várias cachoeiras e paisagens lindíssimas. 

Por ser uma cidade universitária, saiba que a vida noturna de lá é bem animada, com muitos barzinhos para curtir a noite. 

Para te ajudar a se localizar e não deixar de curtir os melhores passeios e atrações, selecionei os principais pontos turísticos de São João del Rei:

Tem pouco tempo para conhecer a cidade? Vale a pena reservar uma excursão a São João Del Rei + Tiradentes saindo de Belo Horizonte. O passeio inclui as principais atrações das duas cidades e dura um dia inteiro.

  1. Passeio de Maria Fumaça 
  2. Museu Ferroviário 
  3. Museu Regional 
  4. Teatro Municipal 
  5. Museu da FEB
  6. Museu de Arte Sacra
  7. Biblioteca Municipal
  8. Memorial Tancredo Neves 
  9. Rua das Casas Tortas
  10. Ponte da Cadeia 
  11. Igrejas em São João del Rei 
  12. Lagoa Azul 
  13. Cachoeiras em São João del Rei 
  14. Fazenda do Pombal 

Direto ao Ponto: São João Del Rei

  • Separe pelo menos dois dias para visitar museus e igrejas, apreciar os casarões e as ruas de pedra. O centro histórico é tombado pelo IPHAN.
  • O passeio de Maria Fumaça até Tiradentes acontece apenas aos finais de semana e é importante comprar com antecedência. Reserve um dia extra no roteiro somente para ele, pois você irá retornar no final da tarde.
  • Se é fã de natureza, acrescente mais um dia para aproveitar as cachoeiras.
  • Na hora de se hospedar, fique na Pousada Villa Magnolia se quiser fazer tudo a pé pelo centro. Se estiver de carro e preferir um lugar com mais estrutura, o Garden Hill Hotel é uma boa pedida mais afastada.
  • A vida noturna pode ser agitada, com muitas opções de bares e restaurantes. A Cervejaria Ovelha Negra foi um dos meus lugares preferidos.

1. Passeio de Maria Fumaça 

O passeio de Maria Fumaça de São João del Rei a Tiradentes (e vice-versa) é uma atração que não pode faltar quando o assunto é o que fazer em São João del Rei. 

O passeio percorre a Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada por Dom Pedro II em 1881. A mais antiga em operação no Brasil, a Maria Fumaça é toda preservada, mantendo seus vagões de estilo imperial.

Com 12 km, o trajeto dura cerca de 45 minutos. No caminho, passei por pontos lindíssimos da serra mineira, como o Rio das Mortes e a Serra de São José. Para ver as melhores paisagens, minha dica é ir para Tiradentes do lado esquerdo e voltar do lado direito.

Uma boa ideia é pegar o primeiro trem, às 10h, e voltar no último, às 15h45, assim você pode passar o dia em Tiradentes, turistando pela cidade. 

O passeio acontece apenas aos finais de semana. Para não correr o risco de ficar sem uma vaga, é bom comprar as passagens com antecedência, já que o trem costuma ficar bem lotado. 

Você pode comprar sua passagem no site do passeio (o que recomendo) ou garantir nas próprias estações. Ah, chegue cedo, pois os lugares não são marcados.

Para não ter surpresas, fica o aviso: não é um passeio barato. Mas, é claro, vale muito a pena – ainda mais se você ama história e paisagens naturais.

2. Museu Ferroviário 

Ponto de chegada e partida da Maria Fumaça, a Estação Ferroviária de São João del Rei abriga o Museu Ferroviário, outra atração famosa que conheci na cidade. Inclusive, o complexo ferroviário de São João del Rei foi até tombado como patrimônio histórico, em 1989.

Vagão de locomotiva no Museu Ferroviário em São João del Rei
Vagão de Locomotiva no Museu Ferroviário. Foto: Pedro Vilela/MTur / Flickr

Fundado em 1981, o museu conta a história da expansão da ferrovia na região e da evolução dos trens. O acervo é bem diverso, com vagões, equipamentos, máquinas, relógios, telefones e muitos outros itens. 

Lá, vi de perto até um vagão de luxo, usado pela elite da época, como o próprio imperador Dom Pedro II. É uma verdadeira viagem no tempo!

O destaque do museu é a Locomotiva da Estrada de Ferro Oeste de Minas, a primeira dessa ferrovia. Anexo ao museu, há uma rotunda (estrutura ferroviária circular) com outras 7 locomotivas.

A entrada é gratuita.

3. Museu Regional 

O Museu Regional de São João del Rei é um passeio imperdível para os amantes da cultura e da história do nosso país, assim como eu.  

Localizado em um casarão antigo de três andares de 1859 que foi todo restaurado, o museu mostra o cotidiano do povo mineiro entre os séculos 17 e 20.

Fachada do Museu Regional em São João del Rei
Museu Regional possui uma grande importância para a cidade. Foto: Pedro Vilela/MTur / Flickr

Com mais de 400 itens, o acervo tem mobílias, utensílios domésticos, pinturas, instrumentos musicais, armas e até meios de transportes. Por lá, vi máquina de escrever, grafofone, e esculturas de Aleijadinho, bem como peças de arte sacra.

Além do acervo permanente, o museu também recebe exposições de artistas locais, nacionais e até mesmo de outros países. 

Para quem gosta de ler, o museu tem uma biblioteca com mais de 1.200 itens, entre eles livros, revistas, jornais e catálogos. 

A entrada é gratuita.

4. Teatro Municipal 

O Teatro Municipal é ícone cultural do Centro Histórico de São João del Rei. Quando passar por lá, não deixe de tirar uma foto em sua entrada!

Fachada do Teatro Municipal em São João del Rei
Teatro Municipal. Foto: Pedro Vilela/MTur / Flickr

Inaugurado em 1839, o Teatro São Joanense era um dos teatros famosos da cidade. Porém, ele desabou 50 anos depois e precisou ser reconstruído. O estilo greco-romano que vemos hoje em sua fachada veio com a reforma em 1913, que finalizou em 1925. 

O espaço abriga várias peças teatrais, apresentações e outras programações culturais. Vale a pena dar uma olhada na agenda do teatro, se tiver um tempinho a mais na cidade.

5. Museu da FEB

O Museu da Força Expedicionária Brasileira (FEB) de São João del Rei retrata a história dos pracinhas da região que lutaram na Segunda Guerra Mundial, mais especificamente em Montese, na Itália, entre os anos de 1944 e 1945. 

O acervo conta com objetos usados nos campos de batalha, como uniformes, capacetes, armas, munições e canhões, além de vários documentos.

No espaço, também encontrei o Museu do Montanhismo Militar. Este, por sua vez, mostra a história dos pioneiros em operações em terreno montanhoso. Recomendo que você faça uma parada por lá também.

A entrada é gratuita nos dois museus.

6. Museu de Arte Sacra

Outro museu conhecido em São João del Rei, o Museu de Arte Sacra pertence à Confrarias, Irmandades e Ordens das Igrejas da cidade.

Com cerca de 450 peças doadas por fiéis da Diocese, o museu expõe a religiosidade católica da região ao longo da história.

É um museu mais simples e pequeno. Por isso, indico a visita para quem vai a São João del Rei pelo turismo sacro mesmo. Ficou curioso para conhecer? Você pode fazer um tour virtual pelo site do museu.

A entrada é paga.

7. Biblioteca Municipal

Inaugurada em 1827, a Biblioteca Pública Municipal Baptista Caetano d’Almeida é a primeira biblioteca pública da província de Minas Gerais.

A biblioteca recebeu esse nome em homenagem ao seu fundador e patrocinador, Baptista Caetano. Ele manteve a biblioteca funcionando com recursos próprios até 1836. Depois, a prefeitura assumiu o papel de gerenciar o local.

Vale a pena uma visitinha, nem se for apenas para ver o casarão histórico por dentro – e sem pagar nada por isso.


8. Memorial Tancredo Neves 

Construído em homenagem ao político, o Memorial Tancredo Neves é um dos cartões-postais de São João del Rei. Ele se localiza no Solar dos Neves, um lindo casarão do século 18.

Fachada do Memorial Tancredo Neves
Fachada do Memorial Tancredo Neves. Foto: Pedro Vilela/MTur / Flickr

Com 8 salas, o memorial conta a história desse político tão importante para a redemocratização do Brasil.

É uma pena que o espaço esteja fechado há algum tempo. Ainda assim, vale passar por lá para tentar a sorte e, pelo menos, tirar uma foto no famoso banco com uma estátua sentada de Tancredo Neves que fica na parte externa.

Se quiser saber mais, recomendo fazer o tour virtual no site do memorial.

9. Rua das Casas Tortas 

A Rua das Casas Tortas não pode ficar de fora do seu roteiro. Isso porque o lugar é perfeito para tirar várias fotos – e já adianto que não há muito a fazer além disso.

Rua das Casas Tortas em São João del Rei
A famosa Rua das Casas Tortas. Foto: Pedro Vilela/MTur / Flickr

Uma das ruas mais antigas de São João del Rei, a Rua das Casas Tortas é o nome popular da Rua Santo Antônio.

A rua é repleta de casinhas centenárias de arquitetura colonial com portas e janelas coloridas e de formato curvo. Como o nome já diz, algumas dão a impressão de estarem tortas.

10. Ponte da Cadeia

Outro cenário ótimo para fazer aquela sessão de fotos, a Ponte da Cadeia é feita de pedras e tem estilo romano. 

Construída em 1798, ela substituiu uma antiga ponte de madeira, que desabou enquanto uma procissão passava por ela.

Antes chamada de Ponte da Intendência, a ponte ficava na frente da Intendência de Ouro e da Casa de Fundição, onde o governo pesava e cobrava do povo sua quinta parte do ouro.

O nome atual veio depois que foi construída a cadeia da cidade, junto com a Casa da Câmara, de frente com a ponte, em 1849.

11. Igrejas em São João del Rei 

As igrejas são a cara do turismo em São João del Rei. Sendo religioso ou não, as igrejas históricas de São João del Rei não podem ficar de fora do seu roteiro na cidade.

A cidade é conhecida como “Terra onde os sinos falam”. Isso porque, só pelas batidas dos sinos, os moradores já sabem o horário da missa, se faleceu alguém ou quando terá alguma festa religiosa.

Prepare-se para encontrar igrejas belíssimas, com arquitetura externa e interna preservadas, resultado de toda a riqueza que a época colonial investia na arte sacra. 

Boa parte das igrejas que listei cobram uma taxa de visitação. São valores simbólicos, mas vá preparado.

As principais igrejas de São João del Rei que recomendo você visitar são: 

11.1. Igreja São Francisco de Assis 

Construída em 1749, a Igreja São Francisco de Assis é uma das igrejas mais bonitas que conheci em São João del Rei e referência na arquitetura colonial. Ela foi até tombada como patrimônio histórico e cultural pelo IPHAN.

Fachada da igreja são francisco de assis
Igreja São Francisco de Assis e sua bela arquitetura. Foto: Pedro Vilela/MTur / Flickr

Com decoração de estilo rococó, seu projeto foi feito pelo próprio Aleijadinho. Em seu interior, os ornamentos e detalhes são lindíssimos! Destaco o lustre super valioso que tem apenas duas peças: uma nessa igreja e outra no Museu do Louvre.

Do lado externo, há um jardim lindíssimo com palmeiras imperiais feito pelo paisagista Burle Max. A igreja ainda abriga em seus fundos o túmulo de Tancredo Neves.

Se quiser saber a fundo sua história e seus detalhes arquitetônicos, recomendo contratar um guia. Eu fiz a visita sozinha, mas os guias são bem indicados por quem os contrata.

11.2. Igreja Nossa Senhora do Rosário 

A Igreja Nossa Senhora do Rosário é a igreja mais antiga da cidade. Sua primeira capela foi erguida em 1719.

Fachada da Igreja Nossa Senhora do Rosário
Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Foto: Pedro Vilela /MTur / Flickr

Uma curiosidade é que ela foi fundada por uma irmandade formada apenas por pessoas negras, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Para saber mais detalhes dessa história, minha dica é contratar um free tour na porta da igreja. Só não se esqueça de dar uma gorjeta generosa ao guia.

11.3. Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar 

Conhecida por sua fachada de estilo neoclássico, a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar é a igreja da padroeira da cidade de São João del Rei.

Fachada da Catedral Nossa Senhora do Pilar
Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar. Foto: Leandro Andrade Cardoso / CC BY-SA 4.0

Construída em 1721, ela tem peças vindas de Portugal, como ouro em folha, tintas e gesso. Seu interior tem altares folheados a ouro e é cheio de detalhes magníficos.

11.4. Igreja Nossa Senhora dos Mercês 

Localizada na parte alta do Centro Histórico, a Igreja Nossa Senhora dos Mercês oferece uma vista panorâmica da cidade. 

Igreja de Nossa Senhora das Merces com arquitetura antiga e escadaria na frente
A Igreja de Nossa Senhora das Merces é um ponto turístico belíssimo. Foto: Halley Pacheco de Oliveira / CC BY-SA 3.0

Construída em 1751, a igreja tem apenas uma torre, diferente das outras da cidade. À noite, sua fachada fica ainda mais bonita com uma iluminação toda especial.

Para chegar até lá, tive que encarar uma escadaria das grandes. Mas, é claro, o interior da igreja é belíssimo, fazendo valer cada degrau. O espaço ainda conta com um charmoso jardim.

11.5. Igreja Nossa Senhora do Carmo 

Tombada pelo IPHAN, a Igreja Nossa Senhora do Carmo foi construída pela irmandade de mesmo nome entre 1732 e 1759. 

Fachada da Igreja Nossa Senhora do Carmo
Fachada da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Foto: Pedro Vilela /MTur / Flickr

Com estilo rococó, sua fachada chama a atenção pelos detalhes esculpidos em pedra sabão. Seu interior é igualmente bonito, com o diferencial de ser menos ornamentado que outras igrejas da cidade.

Dentro da igreja fica o Museu dos Sinos. Lembra da comunicação com sinos que falei mais acima? Então, nesse museu você descobre mais sobre isso.

11.6. Capela do Senhor do Bonfim

Diferente das igrejas do Centro Histórico, a Capela do Senhor do Bonfim é em homenagem ao Senhor Bom Jesus.

Construída em 1979, ela foi erguida no antigo Morro da Forca, lugar onde eram excutadas as pessoas condenadas a pena de morte na época colonial. Tirando a história triste, a vista lá do alto é maravilhosa.

11.7. Capela Nossa Senhora das Dores

Inaugurada em 1918, a Capela Nossa Senhora das Dores faz parte do Colégio Nossa Senhora das Dores, que foi tombado como patrimônio histórico.

Vale a pena conhecer sua fachada de estilo neogótico. Seus vitrais coloridos são um espetáculo à parte.

12. Lagoa Azul Pedreira

A cerca de 30 minutos do centro de São João del Rei, a Lagoa Azul se formou em uma antiga pedreira da cidade.

Dizem que o local inundou quando os trabalhadores da pedreira acertaram um lençol d’água. Reza a lenda que a inundação foi tão rápida que nem deu tempo de tirar as máquinas e caminhões de lá, que estariam até hoje no fundo da lagoa.

Achei a lagoa bem funda, então vale tomar cuidado, especialmente com crianças. Outro ponto de atenção é o acesso até lá, que é bem pouco sinalizado.

13. Cachoeiras em São João del Rei 

Parte das belezas naturais da cidade, as cachoeiras de São João del Rei são perfeitas para se refrescar nos dias mais quentes.

Cachoeira Reserva do Cala Boca cercada por natureza
Cachoeira Reserva do Cala Boca cercada pela natureza. Foto: Pedro Vilela/MTur / Flickr

Separei as principais para você conhecer: 

  • Cachoeira Reserva do Cala Boca | Próxima ao centro da cidade, faz parte de uma reserva que tem restaurante, tirolesa e parquinho. Com uma pequena cascata, não é uma das mais limpas para banho.
  • Cachoeira do Catorze | A 15 km do centro, tem um cenário lindo com uma boa queda d’água e poço com prainha. É acessada por uma trilha tranquila. 
  • Cachoeira do Urubu | É uma das melhores da região. Tem três quedas d’água, sendo que a terceira forma um poço ideal para banho. O acesso é feito por uma trilha curtinha.
  • Cachoeira do Bom Despacho | De fácil acesso, é uma das mais famosas do destino, já que está a apenas 50 m do marco da Estrada Real. Além de uma bonita queda d’água, ela tem uma piscina natural ótima para crianças.
  • Cachoeira do Mangue | Próximo a Tiradentes, é acessada por uma trilha que tem alguns trechos mais complicados. Com águas super refrescantes e cristalinas, dá pra garantir um banho maravilhoso.
  • Três Poços | Pertinho do centro de São João del Rei, tem uma queda d’água pequena com vários poços para se refrescar.
  • Cachoeira do Jaburu | Tem uma praia grande e uma boa estrutura ao redor, com restaurante, lanchonete, guarda-sóis, mesas e banheiros. A entrada é paga. 

14. Fazenda do Pombal 

Localizada no município de Ritápolis, a Fazenda do Pombal é onde nasceu, em 1746, e viveu até seus 11 anos Tiradentes – o mártir da Inconfidência Mineira. 


A história da fazenda é mais antiga, com origem em 1718. Ela era um ponto de parada dos bandeirantes nas incursões ao sertão mineiro.

Na verdade, pouca coisa restou da casa-grande. Lá, encontrei somente as ruínas do engenho de açúcar, que são tombadas pelo IPHAN. O legal é que dá para imaginar como era a fazenda por algumas maquetes expostas no local.

O lugar não tem apenas importância histórica. A fazenda faz parte da Floresta Nacional de Ritápolis, uma reserva administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Além de trilhas, a reserva tem o maior viveiro de mudas da região, com cerca de 70 mil mudas de quase 400 espécies. A fauna também é abundante. Passeando por lá, não é difícil encontrar lobos-guará, tatus, capivaras, raposas e outros animais.

O acesso à fazenda é tranquilo, mas feito apenas de carro. A entrada é gratuita.

O que fazer em São João del Rei à noite

Se você quer curtir a noite em São João del Rei, saiba que a vida noturna da cidade é bem animada. Muito disso se deve ao fato dela ser uma cidade universitária, cheia de estudantes nas ruas, bares e casas noturnas.

Apesar de ter algumas baladas, as principais atrações dos jovens são os barzinhos com música ao vivo. Eles se concentram na Rua da Zona, também conhecida como a Rua da Cachaça, bem no Centro Histórico.

Algumas sugestões para você conhecer por lá são o Penna’s Bar, com os melhores petiscos mineiros; o Alambique Botequim, um boteco bem tradicional; e a Cervejaria Ovelha Negra, que oferece cervejas artesanais.

Se procura uma atração mais cultural, não deixe de caminhar no Centro Histórico e ver os casarões e igrejas iluminados, em especial a Igreja Nossa Senhora dos Mercês – que de noite fica magnífica.

Também indico visitar o Centro Cultural UFSJ, um espaço de eventos culturais da universidade que fica num lindo casarão colonial chamado Solar da Baronesa. Sempre estão rolando exposições por lá. Você pode conferir a programação na página do centro cultural.

Festas e Eventos em São João del Rei 

O movimento turístico em São João del Rei também é garantido pelas festas que acontecem na cidade em diferentes épocas do ano. 

As festas mais famosas de São João del Rei são: 

  • Carnaval | Acontece na principal praça do centro, mas tem vários bloquinhos que fazem a festa pela cidade; 
  • Semana Santa (de março a abril) | Feriado tradicional na cidade, com diversas celebrações religiosas, além de shows, apresentações e decoração especial. 
  • Canta Del Rei (junho) | É um festival que reúne corais de todo Brasil, com apresentações no Teatro Municipal e em algumas igrejas.
  • Inverno Cultural (julho) | O principal e maior evento da cidade. Promovido pela UFSJ, tem shows, oficinas, mostras e exposições. 

Onde comer: restaurantes em São João del Rei 

Com certeza, a gastronomia é um dos pontos fortes de São João del Rei. Afinal, a culinária mineira é deliciosa!

Seja para almoçar, jantar ou tomar um café da tarde, listei os melhores lugares para comer em São João del Rei: 

  • Taberna d’Omar – $$ | Situado no coração do Centro Histórico, é um dos mais procurados na cidade. Com decoração charmosa e rústica, oferece desde café da manhã a jantar, com shows ao vivo. 
  • Restaurante Villeiros – $$ | Localizado em um casarão histórico, oferece uma releitura mais refinada da culinária mineira. É uma ótima opção para almoço.
  • Espaço Libertastes – $$ | Com uma proposta sofisticada, conta com pratos mais elaborados, além de um ambiente super gostoso e agradável para um jantar romântico. 
  • República Gourmet – $$ | No centro da cidade, é um restaurante simples mas com pratos feitos saborosos, com destaque para a Parmegiana, carro-chefe da casa.
  • Colher de Pau – $ | Para um almoço econômico, prático e, claro, muito gostoso, este restaurante é ideal. Com preços ótimos, oferece buffet de comida brasileira.

Mais dicas de viagem para São João del Rei 

Para este guia ficar completo, tenho mais algumas dicas para sua viagem a São João del Rei. Vem comigo!

Onde se hospedar em São João del Rei

Os hotéis e pousadas de São João del Rei se dividem entre o centro da cidade e a zona rural. As duas regiões têm ótimas opções de estadia.

No centro, as pousadas são de perfil mais econômico, localizadas em casarões históricos e de arquitetura colonial preservada. Minha indicação aqui é a Pousada Villa Magnolia, situada em uma casa histórica, mas com estrutura toda moderna, com piscina, jardim e buffet de café da manhã delicioso.

Já para quem prefere hotéis e pousadas de estrutura maior, com boas áreas de lazer, recomendo se hospedar nas regiões mais afastadas do centro. É o caso do Garden Hill Hotel e Golfe, um resort ecológico com uma área de lazer completa, além de quartos luxuosos.

No geral, as diárias são bem acessíveis, com preços bons durante o ano todo. Porém, outra opção é ficar na cidade de Tiradentes, que tem uma variedade maior de hospedagens. 

Para ver mais opções de onde ficar em São João del Rei, confira o post completo: TOP 10 hotéis e pousadas em São João del Rei.

Quando ir para São João del Rei 

São João del Rei oferece atrativos o ano inteiro. Como a cidade tem eventos em diversos meses, o movimento se mantém de forma constante. 

Se você quiser aproveitar a natureza da região e também curtir o agito do Carnaval, vale a pena visitar a cidade durante o verão. Já para pegar a cidade mais aconchegante e charmosa, o inverno é ideal. 

Quanto tempo ficar em São João del Rei 

Dá para conhecer as principais atrações da cidade em um final de semana, reservando um dia inteiro para conhecer o Centro Histórico.

Interior da Igreja São Francisco de Assis.
Interior da Igreja São Francisco de Assis. Foto: Pedro Vilela/MTur / Flickr

Para visitar outras cidades da região, como Tiradentes ou até fazer passeios mais longos, como o de Maria Fumaça, uma viagem de 5 dias é mais do que suficiente. 

Como circular em São João del Rei 

A melhor forma de circular pelo Centro Histórico de São João del Rei é a pé. Não há necessidade de usar carros ou ônibus por lá.

Mas, caso queira passar pelas cidades vizinhas, que também têm ótimas atrações turísticas, estar de carro facilitará muito a sua locomoção. 

Além disso, a cidade conta com aplicativos próprios de transporte, como o MOVE SJ ou o ME LEVA SJ. 

Mapa de São João del Rei 

Confira este mapa com todas as atrações que falei aqui neste post: 

O planejamento está na mão: agora você sabe tudo o que fazer em São João del Rei! 

Depois de conferir todas as minhas dicas, é só deixar tudo pronto para viajar! Tenho certeza que você irá se apaixonar pelo clima gostoso de São João del Rei. Depois, me conte qual atração você mais gostou de conhecer!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você


Deixe o seu comentário

2 comentários em “O que fazer em São João del Rei: 14 atrações + dicas (2024)”

  1. Seu texto está incrível! EU sou doida para conhecer essa região de Minas Gerais e saber com tantos detalhes o que fazer em São João Del Rei em apenas um dia acrescentará e muito no meu roteiro.

    Responder