Escrito por Adriana
22 de novembro de 2023
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Vem comigo descobrir tudo o que fazer em Tiradentes MG, um destino repleto de cultura, tradição e história em terras mineiras. 

A cerca de 200 km da capital Belo Horizonte, Tiradentes vai te surpreender! Graças às suas construções coloniais preservadas, casarões históricos e igrejas datadas do século 18, a cidade foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1963.

Para quem curte natureza, há diversas cachoeiras para aproveitar, além do visual da Serra de São José, que se estende pelos municípios de São João del Rei, Santa Cruz de Minas e Prados. Isso sem falar das comidinhas com aquele tempero mineiro que todo mundo ama! 

Centro Histórico de Tiradentes e a Igreja Matriz de Santo Antônio ao fundo
Centro Histórico de Tiradentes e a Igreja Matriz de Santo Antônio ao fundo. Foto: Pedro Vilela / Flickr

Para conhecer Tiradentes, você terá duas opções: a primeira é fazer uma excursão a Tiradentes + São João Del Rei saindo de Belo Horizonte. É um passeio curto, mas que passa pelos principais pontos turísticos das duas cidades e dura um dia inteiro.

A segunda opção, que é a que mais recomendo, é passar uns dias em Tiradentes, porque a cidade tem muito a oferecer, além de um clima gostoso que só se hospedando por lá pra curtir de verdade. 

E para sua viagem ser incrível, fiz um super guia com os 10 principais pontos turísticos de Tiradentes, além de dicas de restaurantes, hospedagem, eventos, roteiros e mais um monte de informações importantes. Confira: 

  1. Largo das Forras 
  2. Igrejas e capelas em Tiradentes 
  3. Museus em Tiradentes 
  4. Chafariz de São José 
  5. Trem Maria Fumaça para São João del Rei 
  6. Bichinho 
  7. Cachoeiras em Tiradentes 
  8. Compras em Tiradentes 
  9. Restaurantes em Tiradentes 
  10. Noite em Tiradentes

1. Largo das Forras 

O Largo das Forras é um dos principais pontos turísticos de Tiradentes, sendo um ótimo ponto de partida para conhecer o Centro Histórico. 

Praça no Largo das Forras em Tiradentes
O Largo das Forras é um dos lugares mais visitados em Tiradentes. Foto: Pedro Vilela / Flickr

Uma curiosidade é que a praça leva esse nome porque era o local onde os escravos recebiam a carta de alforria.

Por lá, você vai conhecer a Capela do Bom Jesus da Pobreza, construída em 1750. Ela é bem pequenininha e tem uma arquitetura barroco-rococó. A praça também abriga o prédio histórico da antiga prefeitura da cidade.

No largo, oferecem um tradicional passeio de charrete pela cidade. Não recomendo, pois as charretes são puxadas por cavalos, que ficam lá o dia todo debaixo do sol. É uma cena triste de ver.

O largo ainda tem um Centro de Atendimento ao Turista. Além disso, nos seus arredores, encontrei vários bares, restaurantes e lojinhas de artesanato. 

Inclusive, o agito noturno por lá é garantido, mas vou falar disso mais a frente, no tópico Noite em Tiradentes.

Dica | Pela localização central, hospedar-se próximo do Largo das Forras é bem conveniente! Por aqui, recomendo a Pousada Solar da Imperatriz, que é super charmosa, tem um café maravilhoso e com uma localização que te permite fazer tudo a pé!

2. Igrejas e capelas em Tiradentes 

As igrejas centenárias são um dos destaques do turismo em Tiradentes. Com arquitetura bem preservada, elas me fizeram viajar no tempo, mais especificamente na época do Brasil Colônia.

Separei as principais igrejas e capelas de Tiradentes para você conhecer. Já fica o aviso: em boa parte delas, a entrada é paga.

2.1. Igreja Matriz de Santo Antônio 

Considerada o cartão postal da cidade, a Igreja Matriz de Santo Antônio é, simplesmente, a igreja mais bonita que conheci em Tirantes e, talvez, a mais linda de todo o Brasil.

Fachada da Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes
Igreja Matriz de Santo Antônio, um dos principais pontos turísticos de Tiradentes. Foto: Pedro Vilela / Flickr

Ela foi construída no século 17, durante a Corrida do Ouro, quando a cidade ainda se chamava Vila de São José do Rio das Mortes. 

Sua arquitetura barroca e rococó é uma verdadeira prova da riqueza do período colonial. As molduras em pedra de sua imponente fachada branca e amarela foram entalhadas pelo próprio Aleijadinho. É um cenário perfeito para fotos.

O interior é ainda mais impressionante. Para você ter uma noção, ela é considerada a segunda igreja mais rica em ouro do país. Já deu para imaginar o tamanho da sua beleza, não?

Dentro da matriz, me deparei com uma decoração lindíssima, com altares, pinturas e adornos todos em ouro. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o enorme órgão vindo de Portugal.

Por se localizar no alto de uma ladeira de paralelepípedo, a igreja ainda oferece uma vista deslumbrante da cidade emoldurada pela Serra de São José. Na entrada, não deixe de ver o famoso relógio de sol em pedra sabão.

Dica | Às sextas e sábados à noite acontece o Concerto de Órgão com Show de Luzes. Você pode garantir seu ingresso no site da paróquia.

2.2. Igreja da Santíssima Trindade

Mais simples, a Igreja da Santíssima Trindade também tem seu charme. É nela que acontece o Jubileu da Santíssima Trindade, uma das principais festas da região.

Ela fica na mesma ladeira da igreja matriz, é só continuar a caminhada pela rua de pedra. Aproveite para tirar umas fotos com as casinhas históricas ao fundo.

Com sua primeira capela erguida no século 18, ela foi reformada e passou a ser igreja anos mais tarde. Assim como as outras igrejas, ela também foi um projeto de Manoel Victor de Jesus e tem arquitetura de estilo barroco-rococó. 

Nos fundos da igreja, não deixe de visitar o charmoso jardim, que tem um chafariz e uma fonte de água, e uma lojinha de artigos religiosos.

2.3. Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Construída no século 18, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é uma das mais antigas de Tirantes. Ela tem uma história bonita, mas que reflete um momento triste da história do Brasil.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Foto: Pedro Vilela / Flickr

A igreja foi erguida pela Irmandade dos Homens Pretos, que reunia negros escravizados e libertos, com a diferença de que era destinada somente às pessoas negras. Isso porque a presença delas não era permitida nas outras igrejas, que eram exclusivamente da burguesia branca.

Seu interior tem uma quantidade menor de ouro que as demais igrejas, mas sem perder em nada no quesito beleza. Dizem que o ouro usado na decoração foi roubado dos senhores dos escravizados. 

De estilo barroco, acredita-se que seu arco de pedras foi feito por Manoel Victor de Jesus, um artista negro responsável por decorar outras igrejas da cidade. 

Uma das coisas que mais gostei dessa igreja são os símbolos das religiões africanas, principalmente do candomblé, que estão espalhados pela igreja. Um retrato do sincretismo religioso da época.

2.4. Capela de São Francisco de Paula

Localizada em um dos pontos mais altos da cidade, a Capela de São Francisco de Paula tem uma vista panorâmica do Centro Histórico de Tiradentes. Mais uma erguida no século 18, uma de suas características são as torres com sinos típicas do período.

Dentro da igreja, o que mais me chamou a atenção foi o painel pintado que representa os fiéis, muito colorido e realista, além de lindo. O altar também é todo decorado com pinturas.

É uma pena que ela quase não fica aberta ao público. Mas isso não é problema, já que uma das melhores coisas para se fazer aqui, além de ver a arquitetura da igreja, é deitar em seu gramado e assistir ao pôr do sol – que é maravilhoso!

Por lá, é impossível não reparar no cruzeiro que fica em frente à igreja. Ele é datado de 1718, quando o arraial foi elevado à condição de vila.

2.5. Capela de São João Evangelista 

Construída em 1760, a Capela de São João Evangelista é a segunda maior igreja de Tiradentes, depois da matriz.

Apesar do tamanho, é uma igreja de construção mais simples, com uma fachada branca e azul, e sem torres. Sua decoração interna é no estilo rococó, muito bonita.

Uma curiosidade é que lá está sepultado Manuel Dias de Oliveira, um dos maiores compositores do século 18.

2.6. Capela de Nossa Senhora das Mercês 

Datada da segunda metade do século 18, a Capela de Nossa Senhora das Mercês fica bem localizada no Centro Histórico.

Não se engane pela fachada mais simples: seu interior é magnífico, cheio de pinturas de Manoel Victor de Jesus, no estilo rococó, além de detalhes em ouro.

Ao lado da igreja, há um cemitério, que era comum ser construído junto às igrejas antigas. Ele abriga vários túmulos de famílias que faziam parte da igreja.


3. Museus em Tiradentes 

Além de tantas igrejas, Tiradentes também é conhecida por seus museus. Eles são um prato cheio para conhecer mais da história da região e do país. Listei os melhores para você visitar:

3.1. Museu de Sant’Ana 

Com um acervo de mais de 300 peças, o Museu de Sant’Ana apresenta várias imagens da mãe de Maria e avó de Jesus, dos séculos 17 a 19. No catolicismo, ela é considerada a protetora dos lares, da família e dos mineradores. 

Museu de Sant'Ana em Tiradentes
Museu de Sant’Ana Foto: Pedro Vilela / Flickr

O museu funciona na antiga cadeia da cidade. Por isso, a arquitetura do lugar dá um show à parte, com paredes de pedras lindíssimas e outras partes originais do prédio antigo.

Além disso, o espaço conta com apresentações de música, para ver a programação, acesse a página do museu. Ah, não deixe de experimentar um cafézinho na cafeteria que fica no museu, é uma delícia! 

A entrada é paga. 

3.2. Museu Casa Padre Toledo  

Inaugurado em 1971, o Museu Casa Padre Toledo é um dos casarões mais importantes de Tiradentes. Isso porque nele aconteceram vários eventos relacionados à Inconfidência Mineira, incluindo a primeira reunião em 1788.

Nesta casa, morava Carlos Correia de Toledo e Melo, conhecido como Padre Toledo, um importante nome do processo da inconfidência.

Uma das coisas que mais me marcou no casarão todo preservado é seu teto ornamentado e com pinturas belíssimas. Lá, você vai ver de perto móveis, pinturas e outros objetos da época em que Tiradentes ainda se chamava Vila de São José.

Além do acervo permanente, a casa tem uma programação de eventos culturais. Você pode conferir na página do museu.

A entrada é paga.

3.3. Museu da Liturgia 

Com uma arquitetura colonial preservada e vista para a Serra de São José, o Museu da Liturgia é um passeio em Tiradentes imperdível para quem é religioso.

Fachada de museu de arquitetura colonial/barroca.

O acervo de mais de 400 peças sacras dos séculos 18 e 20 conta com esculturas, imagens, pinturas, prataria e outros artigos religiosos. 

O museu também tem instalações audiovisuais, então você pode tirar um tempinho para descansar no jardim (que é lindo) enquanto ouve trechos bíblicos que saem das caixas de som.

A entrada é paga.

Dica | Para economizar, vale garantir um combo que permite a entrada no Museu da Liturgia, na Igreja Matriz de Santo Antônio e na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. O bilhete é vendido na portaria da Igreja Matriz.

4. Chafariz de São José 

Construído há mais de 270 anos, o Chafariz de São José é um ponto histórico de Tiradentes.

Chafariz de São José em Tiradentes
Chafariz de São José e sua bela arquitetura. Foto: Pedro Vilela / Flickr

Repleto de elementos barrocos e detalhes em quartzo, o chafariz foi construído em 1749 e era a única fonte de água potável da cidade – que é limpinha até hoje.

Do lado de trás, há um espaço que era destinado às lavadeiras e outro para animais beberem água. Acima do chafariz, há uma imagem de São José de Botas, que justifica seu nome. 

5. Trem Maria Fumaça para São João del Rei 

O Trem Maria Fumaça em Tiradentes, que leva até a cidade vizinha de São João del Rei – e vice-versa – é o passeio mais famoso da região.  

O passeio percorre a antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada por Dom Pedro II em 1881. São 12 km até São João Del Rei com vistas deslumbrantes da Serra de São José.

Estação de Trem Maria Fumaça em Tiradentes
Estação Ferroviária de Tiradentes. Foto: Pedro Vilela / Flickr

Uma boa ideia é pegar o primeiro trem da manhã e aproveitar o dia em São João del Rei, outro destino charmoso cheio de seus casarões históricos e construções coloniais, além de belíssimas igrejas.  

Por lá, não deixe de conhecer a Igreja de São Francisco de Assis, o Museu Ferroviário, o Museu Regional e a Rua das Casas Tortas. Indico mais lugares no artigo: o que fazer em São João del Rei.

O passeio ocorre apenas aos finais de semana e lota bastante, viu? Então, recomendo comprar seu bilhete com antecedência no site do passeio. E, já aviso: não é barato, mas vale a pena!

Você pode garantir só ida ou a ida + volta. Ah, para ver as melhores paisagens, minha dica é ir do lado direito e voltar do lado esquerdo.

6. Bichinho 

A apenas 8 km de Tiradentes, Bichinho é uma pequena vila simpática e acolhedora que é a cara do povo mineiro. Ela é um distrito da cidade de Prados e tem apenas 2 mil habitantes.

Na verdade, o nome do distrito é Vitoriano Gonçalves, um dos nomes da Inconfidência Mineira. Dizem que seu apelido era Bichinho, nome que acabou pegando na vila.

A fama da cidade começou em 1991, quando Antônio Carlos Bech fundou a Oficina de Agosto, com o objetivo de gerar renda para a comunidade a partir do artesanato.

Hoje, Bichinho tem uma rua principal rodeada por lojas e ateliers, que vendem os mais variados itens, cada um mais lindo que o outro! Vale a pena reservar uma manhã ou uma tarde inteira para turistar pela vila.

Por lá, uma das principais atrações é a Casa Torta, onde os turistas até fazem fila para tirar fotos na sua curiosa fachada. Também recomendo conhecer o Museu do Automóvel da Estrada Real, a Oficina de Agosto e o Alambique Mazuma Mineira.

Dica | O blog Viajei Bonito tem um post completo com dicas de viagem para Bichinho, vale conferir se você quiser explorar mais esse destino!

7. Cachoeiras em Tiradentes  

Por estar abraçada pela Serra de São José, Tiradentes é um ótimo destino para os amantes da natureza. 

Por lá, encontrei várias agências de turismo que realizam trilhas para cachoeiras, grutas, poços e mirantes. Se quiser uma pegada radical, há também passeios de jeep pelos arredores de Tiradentes.  

As principais cachoeiras da região podem ser visitadas sem guia mesmo. Listei as melhores aqui:

7.1. Cachoeira do Bom Despacho 

A Cachoeira do Bom Despacho é uma das cachoeiras mais famosas da região. De fácil acesso, ela fica pertinho da Estrada Real. Sua queda d’água desce diretamente da Serra de São José e forma alguns poços, além de uma piscina natural deliciosa. 

7.2. Cachoeira do Índio 

Com uma queda d’água na vertical que desce por um paredão, a Cachoeira do Índio fica acima da Cachoeira do Bom Despacho. Ela forma um poço raso, ótimo para quem estiver com crianças. O acesso é feito por uma pequena trilha íngreme, de nível moderado em certos trechos.

7.3. Cachoeira dos Anjos  

Seguindo a trilha da Cachoeira do Índio, você encontra a Cachoeira dos Anjos, também chamada de Cachoeira da Farofa. Ela tem duas quedas e um volume bem maior de água, exceto na época de seca. É preciso ter certo cuidado, pois a cachoeira forma poços fundos e há lodo nas pedras.

7.4. Cachoeira do Mangue  

Localizada a cerca de 1,5 km do Trevo da Santíssima, a Cachoeira do Mangue tem uma queda d’água é bem pequena, formando um poço cristalino perfeito para um mergulho. O acesso é feito por um trilha tranquila, mas com alguns trechos mais íngremes

7.5. Cachoeira Paulo André  

A apenas 1 km do Centro Histórico de Tiradentes, a Cachoeira Paulo André tem uma queda d’água bem pequena, mas oferece um agradável banho gelado. Dá para ir de carro até certo ponto do caminho, depois são cerca de 10 minutinhos a pé mesmo.

7.6. Poço Fundo  

Como o nome já diz, o Poço Fundo é fundo mesmo, viu? Além disso, não há trechos rasos ou apoios. Indico apenas para quem saiba e pretenda nadar. Apesar de ser mais escura, a água é limpa.

7.7. Poço da Coca Cola  

Também conhecido como Cachoeira do Carteiro, o Poço da Coca Cola tem pequenas quedas d’água que formam um poço mais fundo. O nome se deve à cor da água, que é mais escura, porém limpa. O acesso é pela Trilha do Carteiro.

8. Compras em Tiradentes 

Não dá para fazer uma viagem a Tiradentes e não levar nenhuma lembrancinha para casa, não é mesmo?

O bom é que a cidade oferece várias opções de ateliês e lojinhas de artesanato, onde encontrei, principalmente, cacarecos para a cozinha. 

Bonecos de cerâmica em Tiradentes
O artesanato é um dos pontos fortes de Tiradentes. Foto: Pedro Vilela / Flickr

Algumas lojas também vendem obras de arte de artistas locais e móveis rústicos. E, é claro, não poderia deixar de falar dos empórios que vendem deliciosos quitutes mineiros.

Conheça as lojas mais conhecidas para você garantir seu souvenir de Tiradentes:


9. Onde comer: restaurantes em Tiradentes  

Tiradentes é referência em gastronomia. E não estou falando só da típica comida mineira, viu? Culinária internacional também! Não é à toa que a cidade realiza o Festival Cultura & Gastronomia de Tiradentes todos os anos.

Aliás, muito dessa fama se dá graças aos chefs que saíram de cidades grandes em direção à Tiradentes, trazendo seus melhores conhecimentos, temperos e pratos. Sua culinária não perde em nada para as metrópoles!

A cidade tem muuuitos restaurantes, para todos os gostos e bolsos: desde os simples, com os clássicos mineiros – como o torresmo e o tutu de feijão – até os mais sofisticados, com pratos de diferentes lugares do Brasil e do mundo. 

A maior parte deles fica na Rua Ministro Gabriel Passos. Para você já ficar com água na boca, separei os melhores restaurantes desse paraíso gastronômico: 

Tragaluz – $$$$ | Com uma decoração impecável e um ambiente mega aconchegante, é especializado em pratos brasileiros, contemporâneos e internacionais. O lugar é perfeito para um jantar romântico. 

Sapore D`italia Ristorante – $$$ | Um pouquinho da Itália em Tiradentes, oferece pratos elaborados, com destaque para o filé mignon, e uma cervejinha bem gelada. No inverno, o ambiente fica ainda mais acolhedor, com lareira e cobertores.

Uaithai Tiradentes – $$$ | Se você ainda não conhece a culinária tailandesa, aqui é uma parada obrigatória. Eles oferecem pratos tailandeses com toques mineiros. O espaço é uma casa aconchegante no Centro Histórico.

Restaurante Virada’s do Largo – $$ | É um dos melhores restaurantes de comida mineira da cidade. O cardápio é cheio de variedades e os pratos bem caprichados, com menção honrosa ao Tutu com Costelinha e Lombo, além dos deliciosos doces mineiros.

Dona Xica – $ | Com um cardápio cheio de pratos típicos mineiros por um preço bem acessível, é um verdadeiro trem bão! Tudo é muito bem preparado e o restaurante é a cara de Minas. 

10. Noite em Tiradentes 

Se você pensa que não há muito o que fazer em Tiradentes à noite, saiba que você está redondamente enganado! A cidade tem uma vida noturna bem agitada, especialmente aos finais de semana, feriados e época de festas.

Um dos points do agito é o Largo das Forras, onde tem vários barzinhos e restaurantes, alguns até com música ao vivo, como o Templário

A badalação segue por toda a Rua Ministro Gabriel Passos. Alguns barzinhos que vale a pena conhecer lá são o Barouk Chopp Beer Café, a Biroska Santo Reis e a chopperia 50 Tons de Malte.

Outra ideia de programa noturno em Tiradentes é o passeio de jardineira, a bordo de uma jardineira bem retrô. Durante o tour, você vai conhecer os principais pontos turísticos do Centro Histórico, além de curiosidades e “causos” da cidade.

Ainda na linha histórica e cultural, algumas agências também oferecem walking tours noturnos pela cidade. É uma ótima forma de conhecer mais a história e lendas de Tiradentes.

E como já falei antes, nas noites de final de semana também rola o Concerto de Órgão com Show de Luzes na Igreja Matriz de Santo Antônio.

Festas e eventos em Tiradentes 

O calendário de festas em Tiradentes é bem extenso, com eventos de todos os tipos ao longo do ano. Listei os principais para você aproveitar:

  • Mostra de Cinema – janeiro | São exibidos longas e curtas independentes, além de pré-estreias nacionais. Também rolam oficinas, debates, shows e muito mais. 
  • Carnaval | É considerado um dos melhores carnavais do interior de Minas, com mais de 18 blocos. 
  • Semana Santa | Tradicional evento religioso, reúne celebrações, procissões e tapetes de sal. 
  • Tiradentes em Cena – maio | É um evento de arte cênica, com apresentações de teatro, música, palestras, oficinas, exposições e mais. 
  • TremBier Festival – maio | Perfeito para quem não dispensa uma boa cerveja, reúne diversas cervejarias e cervejas artesanais, além de shows, cursos e workshops. 
  • Tiradentes Vinho e Jazz Festival – junho| Acontece no Largo das Forras, com degustação de vinhos, stands de petiscos e shows de jazz. 
  • Tiradentes Bike Fest – junho | É um dos maiores encontros de motociclistas do país, reunindo milhares de motociclistas, além de contar com shows.  
  • Festival Internacional de Gastronomia – agosto | Oferece o melhor da culinária mineira e também internacional, e é considerado um dos melhores festivais de gastronomia do país. 

Mais dicas de viagens para Tiradentes MG 

Tiradentes é mesmo uma cidade apaixonante, não? Para você curtir o turismo de lá da melhor forma possível, tenho mais algumas dicas valiosíssimas!

Como circular por Tiradentes 

A maioria das atrações de Tirantes se concentra no Centro Histórico, onde você pode conhecer tudo a pé, passando pelas igrejas, casinhas coloridas e coloniais, praças e museus, além das várias lojinhas de artesanato. Então, se prepare para andar bastante!

Se você estiver de carro, dá pra esticar um pouquinho a sua viagem e conhecer outros lugares bem próximos, como o vilarejo de Bichinho e as cidades de São João del Rei, Congonhas e a famosa Ouro Preto – que tem o mesmo estilo de Tiradentes. 

Também dá para conhecer algumas dessas regiões de ônibus, além do Trem Maria Fumaça que liga Tiradentes a São João del Rei, que deixa o passeio ainda mais gostoso! 

Importante | Se estiver viajando de carro, preste bem atenção nos estacionamentos, pois há áreas proibidas. 

Precisando alugar um carro? Nós usamos e recomendamos a Rentcars, um comparador de preços online das melhores locadoras do país. Por lá, você vai encontrar várias opções de veículos e toda a contratação é feita de forma online. 

Onde ficar em Tiradentes 

Tiradentes tem opções de hospedagens que vão desde as mais luxuosas até as rústicas com aquele clima mineiro super gostoso. As duas principais regiões da rede hoteleira da cidade podem ser divididas entre Centro Histórico e fora do Centro Histórico.

Se hospedar no Centro Histórico é ideal para quem está viajando sem carro ou já quer ficar pertinho de tudo. Uma boa pedida é ficar nos arredores da Rua Direita, que fica bem pertinho da maioria dos restaurantes e de outros comércios, além do badalado Largo das Forras. 

No centro, indico a Pousada Solar da Imperatriz. Com quartos elegantes e com vista para o jardim, essa pousada é puro charme, e fica ainda mais aconchegante por conta da sua arquitetura colonial. O atendimento é maravilhoso e o café da manhã impecável.

Se hospedar fora do Centro Histórico é uma boa ideia se você está de carro e quer ficar mais perto da natureza. Aqui, as hospedagens se destacam no quesito lazer, com várias atividades e vistas inesquecíveis. 

Minha sugestão nessa região é a Villa D’Ouro Pousada. Ela é rodeada por jardins lindos, com piscina ao ar livre, hidromassagem, academia e quadra esportiva, e tudo isso por um dos melhores preços de Tiradentes. 

Quer mais opções de hospedagem? É só ler o nosso post sobre onde ficar em Tiradentes, com 15 sugestões de hotéis e pousadas!

Qual a melhor época para conhecer Tiradentes MG 

Apesar de ser um destino turístico famoso, minha dica é conhecer Tiradentes aos finais de semana e em feriados. Isso porque durante a semana a cidade fica bem vazia e alguns comércios fecham. 

Outra opção é você conhecer Tiradentes quando rola algum evento por lá, quando a cidade fica bem cheia de turistas. Falando nisso, recomendo que você reserve sua hospedagem o quanto antes, pois as pousadas e hotéis ficam bem lotados nessas ocasiões.

Parte de cima das torres de Igreja Matriz de Santo Antonio
As torres da Igreja Matriz de Santo Antônio. Foto: Antonio Thomás Koenigkam Oliveira / Flickr

Tiradentes também é um destino perfeito para os cristões. Durante a Semana Santa (abril), há uma enorme programação que inclui celebrações, procissões e os famosos tapetes de sal.

Já no verão, acontece o Aniversário da Cidade de Tiradentes (janeiro), e o clima quente é bem gostoso para caminhadas e trilhas nas cachoeiras. A única desvantagem é que chove bastante nesse período, principalmente entre os meses de novembro a março, o que pode acabar prejudicando alguns passeios. 

Diferentemente do verão, no inverno que há pouquíssimas chuvas – melhor ainda nos meses de abril e setembro. A cidade oferece ótimos dias de sol e céu azulzinho. Também acontece o Festival Internacional de Gastronomia (agosto), um dos melhores de Tiradentes. 


Quantos dias ficar em Tiradentes MG 

Por ser uma cidade bem pequenininha e com atrações muito próximas umas das outras, 3 dias são perfeitos para aproveitar todas as atrações turísticas de Tiradentes. 

Mas se quiser esticar a sua viagem e conhecer cidades próximas, como Congonhas, Belo Horizonte e Ouro Preto, vale aumentar para 7 dias ou mais.

Roteiro Tiradentes: sugestão para 3 dias  

Selecionei os principais atrativos e montei uma sugestão de roteiro em Tiradentes considerando 3 dias de viagem. Vem conferir: 

Roteiro Tiradentes | Dia 1 

  • Centro Histórico (Largo de Forras, igrejas, museus, chafariz) 

Roteiro Tiradentes | Dia 2 

  • Trem Maria Fumaça + São João del Rei 
  • Compras no Centro Histórico 

Roteiro Tiradentes | Dia 3 

  • Bichinho 
  • Cachoeiras 

Mapa de Tiradentes MG 

Aqui você confere os principais pontos turísticos de Tiradentes marcados no mapa: 

Depois de conferir tudo o que fazer em Tiradentes MG, o que não vai ficar de fora do seu roteiro? 

Com suas igrejas, capelas, museus e outras construções históricas, Tiradentes carrega uma das histórias mais importantes do Brasil.  

Aproveite sua viagem para aprender muito sobre a cultura do nosso país, curtir o clima acolhedor da cidade e aproveitar o contato com a natureza. Tenho certeza que você vai sair de lá com um gostinho de “quero mais”!

Foto de destaque: marcos.sa / Flickr.

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

4 comentários em “O que fazer em Tiradentes MG: TOP 10 atrações + dicas (2024)”

  1. A página mais completa e organizada que encontrei! Já deixei salva nos meus favoritos porque com certeza vou seguir todas as dicas quando for pra Tiradentes em janeiro.

    Responder