Escrito por Adriana
15 de março de 2021

Aqui você encontra tudo o que fazer em São Miguel do Gostoso: nesse guia completo te mostramos as atrações imperdíveis, as melhores hospedagens, custos de viagem e muito mais. Vem conferir nossas dicas dessa cidade apaixonante no norte do litoral Potiguar. 

A orla da Praia de Tourinhos em São Miguel do Gostoso
A orla da Praia de Tourinhos, uma das mais bonitas. Foto: DFN_Jardins /  CC-BY-3.0

Na “esquina do Brasil”, São Miguel do Gostoso é paradisíaca e charmosa em todos os seus cantinhos. Lar de um dos melhores mares para praticar windsurfe e kitesurf, é o destino certo para a sua próxima viagem ao nordeste brasileiro!  

Você também pode gostar de: 

O que fazer em São Miguel do Gostoso: dicas de viagem 

Montamos um guia com tudo o que você precisa saber para curtir o melhor da cidade, com dicas de hospedagem, alimentação, pontos turísticos imperdíveis e muito mais. 

Nesse post você vai ver: 

Saiba mais sobre São Miguel do Gostoso 

Localizado no marco zero da Rodovia BR-101, na chamada “esquina do Brasil”, São Miguel do Gostoso é uma bucólica vila com um pouco mais de 10 mil habitantes. 

Fundada por volta do ano de 1884, a cidade é um dos melhores destinos para os amantes de windsurf e kitesurf, pois conta com os ventos perfeitos para a prática dos esportes. 

Com paisagens paradisíacas do litoral potiguar, suas praias possuem uma atmosfera mais rústica e um clima deserto, ideais para quem curte tranquilidade durante a viagem. 

E para aproveitar tudo isso com muito conforto, no centrinho da cidade você encontra restaurantes charmosos e pousadas super aconchegantes. 

Onde fica São Miguel do Gostoso 

São Miguel do Gostoso está ao norte do litoral do estado do Rio Grande do Norte, a 115 km de Natal.  

Como chegar em São Miguel do Gostoso 

O aeroporto de Natal é o mais próximo de São Miguel do Gostoso, a 124 km. Após o desembarque, é só alugar um carro ou pegar um ônibus até a cidade. 

Confira um passo a passo de como chegar partindo da capital do estado, Natal: 

De carro 

A viagem dura em torno de 2h, com 115 km de distância. Com sentido para a cidade de Touros, pegue a Rodovia BR-101, depois é só entrar na RN-221 e seguir para São Miguel do Gostoso. 

Precisando alugar um carro? Nós usamos e recomendamos a Rentcars, um comparador de preços entre as melhores locadoras do mercado. Toda a contratação é feita pelo site, super fácil e sem estresse!   

De ônibus 

Partindo da rodoviária de Natal, você pode pegar um ônibus da Expresso Cabral. Levando em torno de 2h30, a viagem passa pelas cidades de Rio do Fogo e Touros. 

Como circular em São Miguel do Gostoso 

O centrinho concentra os melhores restaurantes, hospedagens e praias, localizadas bem próximas umas das outras. Então, a pé você consegue circular bem pela região principal da vila.  

Mas para estender a viagem para cidades próximas e pontos turísticos mais distantes, estar de carro facilita bastante a locomoção. 

E como São Miguel do Gostoso é um destino bem rústico, não espere encontrar serviços de aplicativo de transporte e linhas de ônibus. 

Onde se hospedar em São Miguel do Gostoso 

A rede hoteleira se divide entre o centro e as principais praias de São Miguel do Gostoso. 

A maior parte das hospedagens são em pousadas, com estruturas rústicas e aconchegantes, sempre com muita natureza ao redor. 

Para gastar pouco e ficar pertinho das opções de vida noturna, comércio e outros serviços, o centro é o melhor lugar para ficar em São Miguel do Gostoso, em torno das Praias de Maceió e Praia do Cardeiro

Já as hospedagens mais luxuosas e com mais conforto são encontradas na Praia Ponta de Santo Cristo Praia de Monte Alegre

Aqui vai algumas sugestões de onde se hospedar em São Miguel do Gostoso para você incluir no planejamento: 

Pousadas em São Miguel do Gostoso | região central 

Awara Pousada Boutique – $$$ | na avenida principal do centro, possui uma estrutura charmosa, com piscina, jardim, bar e quartos super confortáveis para a acomodação. Consulte valores. 

Pousada Recanto da Praia – $$ | à beira-mar, possui acesso direto para a praia e centro da cidade. De decoração rústica, conta com apenas 10 chalés para hospedagem. Consulte valores

Pousada dos Ponteiros – $$ | com mini SPA, piscina orgânica e restaurante especializado em healthy food, é uma pousada perfeita para relaxar. E tudo isso a poucos metros da praia! Consulte valores

Pousada Vila Bacana – $$ | com vista para lagoa e a apenas 250 metros da Praia do Santo Cristo, oferece chalés com decoração rústica e ambientes muito agradáveis. Confira valores.

Pousada Lagoa Mar – $ | a 200 m do coração do centro, é uma opção de pousada pet friendly. A parte interna é super gostosa, com jardins, piscina e cantinhos para relaxar. Consulte valores

Pousadas em São Miguel do Gostoso | Praia Ponta de Santo Cristo e Praia de Monte Alegre 

Monte Alegre Beach – $$ | na Praia de Monte Alegre, possui o diferencial de oferecer serviço de transfer para o aeroporto e uma estrutura com acomodações cinco estrelas. Consulte valores

Gostoso Sol e Mar Pousada – $$ | um custo-benefício com bons serviços e acomodações espaçosas, à beira da Praia de Santo Cristo. Além disso, oferece transfer exclusivo. Consulte valores

Pousada Brasil – $ | a 700 m da praia, oferece café da manhã completo, piscina, bar, jardim e quartos aconchegantes e bem equipados. Consulte valores

Pousada White Sand Gostoso – $ | se localiza a 600 m da Praia de Santo Cristo. A estrutura é simples e confortável, com café da manhã, piscina e chalés aconchegantes. Consulte valores. 

O que fazer em São Miguel do Gostoso: melhores pontos turísticos 

Considerado como o terceiro maior destino turístico do Rio Grande do Norte, São Miguel do Gostoso possui todas as características de um lugar paradisíaco. 

Além de contar com algumas das melhores praias do mundo para a prática de windsurf e kitesurf, o destino oferece uma natureza impressionante, podendo ser admirada em inúmeros passeios pela região. 

Ao lado de uma gastronomia deliciosa e cultura rica, não vão faltar opções do que fazer em São Miguel do Gostoso! 

E para deixar seu roteiro ainda mais completo, conheça 8 pontos turísticos em São Miguel do Gostoso indispensáveis para conhecer durante sua viagem: 

  1. Praias de São Miguel do Gostoso 
  2. Parrachos de Perobas 
  3. Marco Zero da BR-101 
  4. Farol do Calcanhar 
  5. Passeio de Quadriciclo 
  6. Aulas de Windsurf e Kitesurf 
  7. Cachaçaria Urca do Tubarão 
  8. Beach Club em São Miguel do Gostoso 

1. Praias de São Miguel do Gostoso

Se você é daqueles que gosta de lugares tranquilos e de clima rústico para incluir no roteiro de viagem, as praias de São Miguel do Gostoso são perfeitas. 

O destino possui quatro praias na região central da cidade, localizadas bem pertinho umas das outras, e duas em áreas mais distantes. 

Com ventos e águas ideais para a prática de windsurf e kitesurf, as praias possuem o cenário que já é conhecido no litoral potiguar: areias branquinhas, coqueirais e águas cristalinas. 

Próximo ao centro você irá encontrar as praias de Maceió, Xêpa, Santo Cristo Cardeiro. Já as praias de Tourinhos e do Marco estão mais afastadas. 


Dica | Todas as praias centrais de São Miguel do Gostoso podem ser acessadas pela Avenida dos Arrecifes. 

Para saber qual visitar primeiro, trouxemos informações importantes sobre cada uma. Confira: 

Praia da Xêpa 

Praia da Xêpa é a principal praia urbana do destino, já que se localiza no coração do centro turístico. 

Dessa forma, é por lá que você encontra a maior quantidade de restaurantes, bares, lojinhas e opções de hospedagem por um preço baratinho. 

O que fazer em São Miguel do Gostoso: conhecer a Praia da Xêpa
A Praia da Xêpa é uma das mais visitadas do destino. Foto: Otávio Nogueira / Flickr

Além disso, a praia conta com diversas atrações culturais e eventos, como o Ano Novo e Carnaval, e boas opções de escolas de kitesurf e windsurf. 

Praia do Cardeiro 

Mantendo a boa estrutura turística, a Praia do Cardeiro pode ser acessada a pé a partir do centro, com apenas 10 minutinhos de caminhada. 

A paisagem é marcada por uma linda lagoa situada perto do mar, que acaba se unindo às águas salgadas na época de chuva. 

Com ótimos restaurantes, barzinhos e pousadas charmosas para hospedagem, está ao lado da Praia do Santo Cristo

Praia do Santo Cristo 

A cerca de 20 minutos do centro, a Praia do Santo Cristo é famosa por suas águas de tons dourados e avermelhados. 

Repleta de barraquinhas, é o melhor lugar para praticar kitesurf e windsurf, pois possui a maior incidência de ventos mais fortes. 

Praia do Maceió 

Com um mar tranquilo e paisagem charmosa, a Praia do Maceió é a última praia urbana que você irá encontrar em São Miguel do Gostoso. 

Ainda com boas opções de hospedagens e alimentação, possui uma circulação turística menor, então é a escolha certa para quem prefere mais tranquilidade. 

Como conta com águas mais tranquilas, é uma das melhores para praticar mergulho, especialmente com crianças. 

Praia de Tourinhos 

A cerca de 9 km do centro da cidade, a Praia de Tourinhos abriga um dos mais lindos pontos turísticos de São Miguel do Gostoso: as dunas petrificadas

Existentes há mais de 2 mil anos no local, as formações rochosas são surpreendentes, deixando a paisagem ainda mais bonita. 

Pôr do sol na Praia de Tourinhos em São Miguel do Gostoso
O deslumbrante entardecer da Praia de Tourinhos. Foto: Patricialaraia /  CC-BY-SA-4.0

A praia é mais rústica, mas conta com estrutura turística. Passando por lá, não deixe de curtir o pôr-do-sol, você não irá se arrepender. 

Como chegar | o acesso é feito por passeios de quadriciclo, que podem ser encontrados em agências do centro da cidade. É possível também chegar de bicicleta. 

Praia do Marco 

Praticamente deserta, a Praia do Marco é a mais distante do centro de São Miguel do Gostoso, a cerca de 1h de carro. 

Além da beleza, a praia possui importância histórica, pois é por lá que se especula que uma das primeiras expedições portuguesas ocorreu, por volta do ano de 1501. 

Por conta disso, abriga uma estátua que marca a colonização no local. 

Como chegar | a praia pode ser acessada de carro, quadriciclos e até mesmo passeios a cavalo. 

2. Parrachos de Perobas 

Localizados na Praia de Perobas, pertencente ao município de Touros, os Parrachos de Perobas são piscinas naturais paradisíacas, com águas perfeitas para mergulho e banho. 

A cerca de 45 km de São Miguel do Gostoso, a visita aos parrachos é um dos passeios mais feitos por quem vai à cidade. 

O trajeto pode ser encontrado nas principais pousadas e agências da região, custando aproximadamente R$160 por pessoa. 

Como o passeio é feito apenas em épocas de maré baixa, consulte as Tábuas de Maré para ir no melhor dia e horário. 

Como chegar | os parrachos se localizam a 5 km da Praia de Perobas, e são acessados apenas por barcos autorizados. 

3. Marco Zero da BR-101 

Como o próprio nome já diz, o Marco Zero da Rodovia BR-101 se localiza no km 0 da estrada e, por isso, é um ponto turístico indispensável de incluir na sua lista com o que fazer em São Miguel do Gostoso! 

Atravessando 4.765 km, a BR-101 possui início no estado do Rio Grande do Norte, finalizando no Rio Grande do Sul. 

No sentido para São Miguel do Gostoso, você irá encontrar o monumento de Oscar Niemeyer, um dos mais famosos cartões-postais do destino. 

Localizado literalmente na “esquina do Brasil”, o lugar é perfeito para uma foto de recordação! 

Como chegar | se localiza a 20 km do centro da cidade, a 2km da saída para a RN-221. 

4. Farol do Calcanhar 

Depois de parar no Marco Zero da BR-101, continue o caminho para chegar ao Farol do Calcanhar, um monumento histórico com mais de 100 anos e 298 degraus! 

Considerado como o segundo maior farol do país, possui 62 metros de altura e está localizado no ponto mais próximo do continente africano. 

Propriedade da Marinha nacional, sua visitação ocorre apenas aos domingos, das 14h às 17h

Como chegar | o farol é acessado por uma estrada de terra, localizada depois do marco zero da BR-101. 

5. Passeio de Quadriciclo ou Buggy 

Assim como em outras cidades do nordeste brasileiro, o passeio de quadriciclo ou bugggy é uma forma super divertida de conhecer a região de São Miguel de Gostoso. 

Podendo ser feito por agências ou por conta própria, a partir do aluguel de quadriciclos, buggys ou outros tipos de veículos 4X4, o trajeto passa por lugares lindíssimos do destino. 

Os roteiros mais feitos atravessam a Praia de Tourinhos e Praia do Marco.  

6. Aulas de Windsurf e Kitesurf 

São Miguel do Gostoso é um dos melhores lugares do país para fazer aulas de windsurf e kitesurf. Além de condições climáticas perfeitas, os esportes são feitos nos cenários mais lindos! 

Aula de kitesurf é uma ótima opção do que fazer em São Miguel do Gostoso
Aula de kitesurf: uma ótima experiência para curtir em São Miguel do Gostoso. Foto: Otávio Nogueira / Flickr

A Praia de Santo Cristo é mais adequada para as aulas, e também conta com as melhores escolas, como a Clube Kauli SeadiGostoso Kitesurf e Dr. Wind Water Sports Club

Para os mais avançados, as escolas disponibilizam o aluguel dos equipamentos. Mas são oferecidas aulas para todas as modalidades.

A duração pode ser de uma aula rápida, com 1h, ou de um curso completo, que pode levar 6 dias de duração. 

Curiosidade | São Miguel do Gostoso é a morada de Kauli Seadi, campeão de windsurf e proprietário do Clube Kauli Seadi! 

7. Cachaçaria Urca do Tubarão 

Situada na cidade de Touros, a Cachaçaria Urca do Tubarão é uma parada que não pode ficar de fora da sua viagem para São Miguel do Gostoso. 

De decoração rústica, o local reúne uma pousada aconchegante, restaurante de culinária regional, museu particular e uma cachaçaria artesanal. 

Com um acervo composto por itens doados, o local é perfeito para quem curte música, comida boa e bom papo! 

Como chegar | está na Rua Urca do Tubarão, à beira da RN-221, a 8 km de São Miguel do Gostoso. 

Onde comer: bares e restaurantes em São Miguel do Gostoso 

Em qualquer uma das praias urbanas da cidade, o que não falta são opções incríveis para almoçar, jantar ou petiscar à beira-mar. 

O estilo rústico é marca registrada da gastronomia, com destaque para as opções de restaurantes e bares especializados em frutos do mar e culinária regional. 

Seja para aproveitar o dia ou noite, selecionamos algumas dicas de onde comer durante a viagem: 

Jack Sparrow – $$ | na areia da Praia de Santo Cristo, é um restaurante que se tornou um ponto turístico da cidade! Aberto apenas para almoços, é conhecido por seu ambiente descontraído. 

Bambuareca Restaurante Bar – $$ | localizado na principal avenida do centro, faz parte do agito da vida noturna do destino. Oferece ótimos drinks e pratos com frutos do mar. 

Tuk Tuk – $$ | um dos melhores restaurantes de frutos do mar, além de bar com um ambiente super agradável. A localização é privilegiada, pertinho da Praia da Xepa. 

Pizzaria Quintal – $$ | de massa fina e sabores deliciosos, é uma das melhores pizzarias do centro, localizada na rua da Praia da Xepa. Pelo ambiente e atendimento, é um ótimo custo-benefício. 


Palmira – $$ | outra opção boa para saborear frutos do mar, mas dessa vez com uma decoração supeer aconchegante. E tudo isso a poucos metros da Praia da Xepa e do burburinho do centro. 

Pantai Restaurante – $$ | além de servir frutos do mar e pratos regionais, oferece também sabores asiáticos e da cozinha indonésia. Está na rua da Praia da Xepa. 

Mais dicas de viagem para São Miguel do Gostoso 

Quando ir para São Miguel do Gostoso? 

Em qualquer época do ano você poderá aproveitar uma viagem incrível por São Miguel do Gostoso. O clima da cidade varia bem pouco, e conta com temperaturas altas constantemente. 

A alta temporada cai sobre os meses mais quentes do verão, e também no período que compreende os meses de setembro março, que contam com os ventos mais fortes. 

As chuvas se concentram entre março julho, mas nada que estragará a viagem, já que o clima por lá é bem estável. O mês de julho é o que recebe maior incidência de chuvas, chegando aos 100 mm. 

E como a alta temporada coincide com as festas de final de ano, não se esqueça de reservar os passeios e hospedagem com antecedência, pois a procura é bem alta. 

Praia de Santo Cristo em São Miguel do Gostoso
Praia de Santo Cristo em São Miguel do Gostoso

Quanto tempo ficar em São Miguel do Gostoso? 

Em uma viagem de 3 dias é possível curtir todas as praias e fazer passeios pela região. Mas para quem vai com o intuito de curtir o windsurf ou kitesurf, o ideal é aproveitar o clima ao máximo. 

Se você quer curtir a cidade com tranquilidade e entrar no ritmo de sossego característico de São Miguel, 5 a 7 dias é a duração ideal para a experiência ser perfeita! 

O que levar para São Miguel do Gostoso? 

A mala para São Miguel do Gostoso deve contar com: 

  • Roupas/calçados confortáveis | o clima da cidade é quente, com temperaturas bem altas no auge do verão. Então vá com roupas e calçados frescos para não sentir nenhum desconforto; 
  • Comidas e bebidas para passeios | apesar de grande parte das praias contarem com estrutura turística ao redor, não deixe de ir preparado para o passeio da mesma forma. 

E para te ajudar nessa organização, é só conferir o post que fizemos com dicas e checklist do que levar para a praia 

Quanto custa viajar para São Miguel do Gostoso? 

Calculamos uma estimativa de custos para uma viagem de 3 dias na baixa temporada, considerando transporte, hospedagem, alimentação e passeios. Confira: 

Transporte 

Ida e volta de carro saindo de Natal | R$144 

Hospedagem 

Valor médio por diária | de R$200 a R$700 por casal  

Alimentação 

Preço médio por dia | R$50 a R$200 por pessoa (almoço e jantar). Levando em conta o café da manhã incluso na hospedagem e sem incluir lanches extras. 

Passeios 

Visita aos Parrachos de Perobas | R$160 por pessoa 

Aulas de windsurf e kitesurf | de R$180 a R$1800 por pessoa 

Não esqueça o seguro viagem! 

Como o turismo de São Miguel do Gostoso é composto principalmente por passeios e atrações ao ar livre, contratar um seguro viagem nacional te dá a garantia de a viagem ocorrer sem nenhum tipo de estresse. 

O serviço te auxilia com possíveis custos com necessidades de atendimento médico-hospitalar e também outros problemas relacionados ao voo. 

Em nossa página de seguros você consegue encontrar a melhor cotação para você. E utilizando o código EMALGUMLUGAR5, é possível ganhar até 10% de desconto na cotação (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário). 

Mapa de São Miguel do Gostoso 

Montamos um mapa com todos os pontos turísticos de São Miguel do Gostoso. Confira: 

Depois de conferir tudo o que fazer em São Miguel do Gostoso, quais atrações não podem ficar de fora do roteiro? 

Praias paradisíacas, sol durante o ano todo e estrutura turística completa: essa é a cidade de São Miguel do Gostoso! 

Perfeito para uma viagem de férias revigorante, o destino conta com boas atrações e passeios para aproveitar o melhor do litoral potiguar. 

Já te mostramos tudo o que fazer na cidade, então, agora é só fechar a mala e partir pra praia! 

Foto destacada: Praia de Santo Cristo. Fotógrafa: Patricialaraia / CC-BY-SA-4.0

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

1 comentário em “São Miguel do Gostoso: 8 atrações imperdíveis + guia de viagem”

  1. Olá, Adriana
    Estamos pretendendo ir de carro e queria saber como circular por lá ficando em uma pousada do centrinho. é fácil fazer os passeios estando de carro ou é melhor contratar passeios ?
    Obrigada desde já, Lilian

    Responder