Escrito por Adriana
21 de junho de 2023

Se você está se perguntando o que fazer em Trancoso, então aqui é o lugar certo! Neste post, apresentamos tudo o que você pode conhecer e aproveitar em Trancoso para tornar sua viagem inesquecível.

Este charmoso distrito litorâneo de Porto Seguro tem uma grande variedade de atrações para curtir. Suas praias são muito procuradas para quem deseja passar o dia na areia, tomar aquele banho de mar relaxante e ainda experimentar a culinária local nos restaurantes à beira-mar.

Faixa de areia da Praia dos Nativos com rede de vôlei e pessoas na areia.
Praia dos Nativos, uma das mais famosas em Trancoso

E além de praias incríveis, Trancoso também é conhecida pela sua história desde o período de colonização do Brasil.

Com tanta coisa para fazer por lá, montamos um guia completo com os passeios em Trancoso que não podem faltar no seu roteiro.

Também damos aquelas dicas especiais para garantir que sua viagem seja perfeita. Vem com a gente!

Bate e volta para Trancoso saindo de Porto Seguro: vale a pena?

Muitas pessoas que estão buscando o que fazer em Trancoso se deparam com uma dúvida frequente: vale a pena fazer um bate e volta saindo de Porto Seguro para Trancoso?  

Se você estiver  em Porto Seguro, recomendamos muito que separe alguns dias para se hospedar em Trancoso. Assim você terá mais tempo para conhecer as praias do distrito e fazer outros passeios pelos arredores.

Mas, se o tempo estiver curto, você pode optar por essa excursão a Trancoso saindo de Porto Seguro. O passeio com duração de 9 horas passa pelos principais pontos do distrito, como o Quadrado de Trancoso, a Igreja de São João Batista e muito mais.

O que fazer em Trancoso: 10 principais atrações e passeios

Não tenha dúvidas: há muitos lugares para visitar em Trancoso durante sua viagem.

O destino é perfeito tanto para quem gosta da tranquilidade de passar o dia em praias desertas, quanto para os baladeiros que vão a Trancoso na alta temporada, quando o distrito fica mais agitado.

Com tantas atividades incríveis para escolher, eu tenho certeza que sua viagem para Trancoso será inesquecível!

Listamos aqui os principais pontos turísticos de Trancoso:

  1. Quadrado de Trancoso
  2. Mirante de Trancoso
  3. Praias de Trancoso
  4. Passeio de quadriciclo
  5. Passeios de lancha
  6. Trilha de Trancoso até Arraial D’Ajuda
  7. Observação das baleias jubarte
  8. Noite em Trancoso
  9. Restaurantes em Trancoso
  10. Passeios bate e volta

1. Quadrado de Trancoso

O Quadrado de Trancoso é o coração do distrito e encanta pelo charme das casinhas e igrejinhas históricas. Ao redor do grande gramado, o cenário de interior parece uma viagem ao passado.

Durante o dia, é bem movimentado por visitantes que vão até à Igreja de São João Batista, que é o cartão postal e um dos principais pontos turísticos de Trancoso. Há diversos comércios de artesanato por aqui também.

Área gramada do Quadrado de Trancoso com a Igreja de São João Batista
Quadrado de Trancoso e a Igreja de São João Batista

À noite, o Quadrado se torna ainda mais único com os restaurantes sob as árvores, que ganham uma iluminação especial. Certamente, é a melhor opção para um jantarzinho.

Um ponto a ser levado em consideração é que os preços cobrados nessa região são consideravelmente mais elevados do que a média, algo muito característico de uma região claramente turística.

2. Mirante de Trancoso

Ao considerar o que fazer em Trancoso, não deixe de fora a possibilidade de curtir uma vista panorâmica. E para isso, o local certo é o Mirante de Trancoso.

A vista é tão linda que vai te faltar palavras para descrevê-la! De lá, você vai ver o mar azul que se mistura ao céu no horizonte.

Para se localizar, saiba que, à esquerda, a vista é para Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, Belmonte e Santa Cruz de Cabrália. E à direita, está Caraíva.

O Mirante fica atrás da igrejinha no Quadrado, em uma falésia.

3. Praias de Trancoso

As praias de Trancoso são indescritíveis de tão belas. A areia clara e fina se mistura às falésias com cores vibrantes que vão te chamar a atenção assim que chegar ao litoral.

Em geral, o mar é tranquilo e, durante a maré baixa, formam-se piscinas naturais, ideais para relaxar.

Para entender melhor, é preciso saber que as praias estão divididas em regiões central, norte e sul. Tem para todos os estilos, desde as mais movimentadas, até as desertas e pacatas.

Confira algumas das praias de Trancoso que não podem ficar de fora do seu roteiro:

3.1. Praia dos Nativos (central)

Com boa infraestrutura de restaurantes e barracas, a Praia dos Nativos é uma das mais frequentadas, considerada também um dos principais pontos turísticos de Trancoso.

O preço por aqui costuma ser mais baixo que em outras praias da região. Por isso, tende a ser mais cheia. Ela fica em uma localização privilegiada no Quadrado, o que facilita também o deslocamento.

Faixa de areia larga e extensa da Praia dos Nativos com a orla repleta de coqueiros e guarda-sóis azuis na areia.
Praia dos Nativos em um dia de muito sol

A praia tem uma paisagem linda, onde o rio deságua no mar. É cercada por coqueiros, que dão aquela sombra fresquinha.

Se você seguir para a esquerda da faixa de areia, o local costuma ser mais tranquilo e, às vezes, praticamente deserto.

3.2. Praia dos Coqueiros (central)

A Praia dos Coqueiros é um dos destinos mais populares de Trancoso, proporcionando uma vista espetacular.

Com mar calmo, perfeito para relaxar durante todo o dia, a praia ainda tem muita sombra formada pelos coqueiros  e restaurantes para você petiscar.

Faixa de areia larga da Praia dos Coqueiros com a orla repleta de coqueiros e vegetação.
Praia dos Coqueiros em um dia vazio. Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Além dos restaurantes, possui infraestrutura de barracas que garante muita comodidade. Outra característica da praia é a variedade de cantos isolados e mais tranquilos, para quem pretende ter mais privacidade.

3.3. Praia do Rio da Barra (norte)

Ao lado da Praia dos Nativos, entre Trancoso e Arraial d’Ajuda, você vai chegar à Praia do Rio da Barra. Por ser uma das mais isoladas de Trancoso, a praia é o destino certo de quem quer se desconectar e aproveitar a brisa do mar.

O cenário parece uma pintura de tão belo:  falésias coloridas cercando a praia, o mar perfeito para banhos e a areia ideal para caminhadas por ser bem fininha.

Mas não se esqueça de levar tudo que precisar para o dia na praia, já que não tem infraestrutura de quiosques e barracas.

O estabelecimento mais próximo é um restaurante, mesmo assim após algum tempo de caminhada.

3.4. Praia de Taípe (norte)

Na divisa de Trancoso com Arraial d’Ajuda, fica a Praia de Taípe. Suas falésias podem chegar a 50 metros de altura e rodeiam toda a praia.

Tem pouca estrutura de quiosques e barracas, nos quais você vai poder encontrar redes para deitar.

Para quem não dispensa uma boa dose de adrenalina, você pode se aventurar com voos de parapente.

3.5. Praia do Rio Verde (sul)

A Praia do Rio Verde é ótima para os turistas que querem um local tranquilo e de fácil acesso em meio à agitação do turismo em Trancoso.

Embora esteja próxima à Praia dos Coqueiros, Rio Verde mantém o sossego e é ideal para relaxar e aproveitar a sombra.

Faixa de areia da Praia do Rio Verde com poucas pessoas e ao fundo coqueiros e vegetação nativa.
A Praia do Rio Verde também possui uma paisagem incrível. Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Vale destacar que a praia tem infraestrutura de quiosque, restaurantes e pousadas. Logo, a comodidade está garantida.

É uma praia de mar calmo, com piscinas naturais na maré baixa, e ainda oferece uma bela paisagem com coqueiros. 

3.6. Praia de Itapororoca (sul)

Uma das praias que podem te chamar menos atenção nesta lista sobre o que fazer em Trancoso é a Praia de Itapororoca.

Isso se deve ao fato de ficar rodeada por condomínios e mansões, o que pode torná-la não muito receptível.

Barco de pescador ancorada na areia da Praia de Itapororoca em Trancoso.
Barco de pescador na Praia de Itapororoca. Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Porém, vale a pena conhecê-la. Ao chegar na areia, você vai ver uma praia tranquila, agradável para nadar e curtir o sol.

Em sua volta tem coqueiros e amendoeiras, que fazem uma sombra deliciosa.

3.7. Praia de Patimirim (sul)

Ótima para praticar esportes, a Praia de Patimirim é muito procurada por surfistas graças às suas ondas mais fortes.

Mas se engana quem acha que o local é só para surfar. A praia tem muitos recifes de corais que, na maré baixa, proporcionam piscinas naturais.

Não possui estrutura de quiosques ou barracas. Logo, prepare tudo que precisar para passar o dia. Vale lembrar que, das praias do sentido sul de Trancoso, esta é a última acessível de carro.

3.8. Praia de Itaquena (sul)

A Praia de Itaquena é um verdadeiro tesouro escondido para os viajantes que buscam aventura e contato com a natureza entre seus passeios em Trancoso.. Ela é ótima para surfistas e para quem gosta de caminhar.

É importante saber que essa praia não é de fácil acesso, por isso o ideal é ir de quadriciclo ou fazer a trilha a pé a partir da Praia de Patimirim. Está localizada em uma área de proteção ambiental, onde há muitos corais e vegetação.


3.9. Praia Barra do Rio dos Frades (sul)

Visitar a Praia da Barra do Rio dos Frades pode ser um tanto desafiador, mas o esforço é recompensado assim que você chega na faixa de areia.

O cenário é perfeito para se conectar com a natureza, já que está situada em uma área de preservação ambiental, assim como Itaquena.

O encontro do Rio dos Frades com o mar forma um manguezal, que dá uma característica única para a região. Lá você pode escolher entre se banhar nas águas do rio ou do mar.

Dessa forma, o mais recomendado é ir em períodos de maré baixa, uma vez que facilita a travessia do rio e chegada à praia.

Se você é adepto à trilhas, essa praia é um local de passagem até a Praia do Espelho. Faça uma parada antes de seguir em frente.

3.10. Praia do Espelho (sul)

A Praia do Espelho é um paraíso secreto de Trancoso e vale muito a pena visitar! Também conhecida como Curuípe, a praia é um dos lugares mais incríveis para quem quer aproveitar a tranquilidade.

As falésias coloridas emolduram a paisagem, juntamente com piscinas naturais, ideais para banhos.

Vista de cima da Praia do Espelho com águas cristalinas
Praia do Espelho, considerada uma das mais bonitas do Brasil. Foto: Marcio Filho/MTur – Flickr

Para fugir do movimento, siga para a direita da faixa de areia, onde costuma ficar bem vazia.

Nesta região, tenha cuidado com o mar, pois possui ondas e correnteza mais forte.

Por lá, você também encontra restaurantes com pratos deliciosos e pousadas charmosas. Além disso, ela é vizinha de outras duas praias encantadoras: a Praia dos Amores e a Praia do Outeiro.

Para chegar à Praia do Espelho, você pode ir de carro, quadriciclo, lancha ou até mesmo a pé! São 18 km de distância do centrinho de Trancoso, sentido sul, por isso se prepare para a trilha.

4. Passeio de quadriciclo

O passeio de quadriciclo é muito gostoso de ser experimentado e vale a pena ser incluído no seu planejamento sobre o que fazer em Trancoso.

Muito comum no distrito, os quadriciclos podem ser alugados por diária e há empresas que incluem o acompanhamento de guia turístico.

Além de conhecer várias praias do distrito, também  é possível conhecer a Praia do Espelho, ficando entre Trancoso e Caraíva.. Outra opção é fazer o passeio de quadriciclo até Caraíva e a Ponta do Corumbau.

5. Passeios de lancha

Para conhecer as praias de Trancoso, você também pode optar por fazer um passeio de lancha.

O trajeto inclui lugares como a Praia do Espelho, a Ponta do Corumbau e Caraíva. E o preço varia conforme a quantidade de passageiros na embarcação.

Vista panorâmica de uma parte do mar da Praia do Espelho com recifes de corais e lanchas ancoradas.
Algumas lanchas na Praia do Espelho

Fazer esse passeio é uma das melhores formas de explorar a região e observar a beleza natural do litoral.

6. Trilha de Trancoso até Arraial d’Ajuda

Fazer trilha é uma excelente opção de passeio em Trancoso para explorar as belezas naturais do litoral sul da Bahia e fugir do agito das praias mais movimentadas.

Além disso, é uma forma de se conectar diretamente à natureza durante sua viagem para esse lugar tão gostoso.

Para curtir e apreciar a região, sugerimos a Trilha de Trancoso até Arraial d’Ajuda,  à beira-mar, sentido norte.

Importante | Opte por realizar na maré baixa para conseguir caminhar na faixa de areia. O trajeto tem cerca de 13 km de distância. Hidrate-se, proteja-se do sol e tome todos os cuidados na caminhada.

7. Observação das baleias jubarte

Durante o final do verão antártico, o extremo sul da Bahia recebe visitas ilustres: a aparição de baleias jubarte.

Esses mamíferos buscam a região em razão das águas límpidas e da temperatura ideal para reprodução.

Embora fiquem na região entre os meses de junho a novembro, os meses de agosto e setembro são considerados os melhores para avistá-las. 

Abrolhos é um dos municípios mais indicados para a observação, mas em outras regiões litorâneas também é possível vê-las.

É uma experiência única e inesquecível, mas deve ser feita de forma consciente e respeitosa. Por isso, há regras estabelecidas para evitar mergulhos próximos aos golfinhos e às baleias.

Para quem está em Trancoso, há companhias que oferecem o passeio com saída a partir de Porto Seguro e de Arraial d’Ajuda.

8. O que fazer em Trancoso à noite

A noite de Trancoso, sobretudo no verão, é bem agitada. Há muitas festas para aproveitar nos clubes na praia. Outra pedida é o Réveillon e o Carnaval.

No entanto, quando está na baixa temporada, o vilarejo é mais tranquilo. Assim, a maior procura é pelos restaurantes na região do Quadrado de Trancoso. Lá você vai provar os melhores pratos da região, além de poder jantar à luz de velas.

9. Restaurantes em Trancoso

Quando pensar sobre o que fazer em Trancoso, lembre-se de dedicar um espaço no roteiro para aproveitar a culinária local.

Afinal, o destino também é famoso pela gastronomia, com opções que vão desde pratos típicos da Bahia até cardápios reconhecidos como culinária internacional.

Aqui fazemos uma recomendação de alguns dos melhores restaurantes em Trancoso:

  • Capim Santo – $$$$ | tem um menu variado de entradas, peixes, frutos do mar, carnes, opções vegetarianas e veganas, além de sobremesas e carta de drinks. O restaurante oferece uma experiência gastronômica única. 
  • Lá No Dom – $$$ | o espaço tem música ao vivo e excelente atendimento. A variedade de pratos, lanches e porções é grande.
  • Gino Gastronomia – $$$ | o destaque se dá para o ambiente agradável e o cardápio de pratos italianos. Há também frutos do mar, como lagosta e camarão.
  • Restaurante e Bar de Praia Villas de Trancoso – $$$ | o charme do local fica por conta das mesas embaixo das árvores do Quadrado. Lá você vai comer bem, além de ser um espaço muito bacana para ir sozinho ou com amigos.
  • Maria Maria’s – Trancoso – $$ | bem pertinho do Quadrado, o restaurante tem comida caseira e bom custo-benefício.

10. Passeios bate e volta saindo de Trancoso

Já deu pra perceber que não vai faltar o que fazer em Trancoso, né? Mas que tal aproveitar sua viagem para explorar bem os arredores e conhecer outros lugares que ficam na mesma região?

Se tiver uns dias a mais disponíveis, separamos alguns destinos que você vai amar conhecer:

10.1. Arraial d’Ajuda

Arraial d’Ajuda é outro distrito muito charmoso de Porto Seguro, conhecido por suas praias de águas cristalinas e areias brancas.

Por ficar bem pertinho de Trancoso, muitas pessoas costumam realizar um bate e volta de Trancoso para Arraial d’Ajuda.

Praia da Pitinga em Arraial d'Ajuda com alguns banhistas na beira do mar.
Praia da Pitinga em Arraial d’Ajuda. Foto: Carlos Reis / Flickr

Entre as praias mais conhecidas do destino, o destaque vai para:

  • Praia do Mucugê
  • Praia do Parracho
  • Praia da Pitinga
  • Praia da Ponta do Apaga Fogo

Além das praias, o distrito oferece diversas opções de entretenimento, como a Rua do Mucugê, que é repleta de bares, restaurantes e lojas de artesanato.

A região também é famosa pela vida noturna agitada, com festas e shows ao vivo.

Agora, se você quer passar mais de um dia para curtir ao máximo, confira nosso post com o guia completo de Arraial d’Ajuda.

Como chegar | De carro, siga por 22 km pela Estrada Arraial-Trancoso e pela BA-986. Em média, são 40 minutos de percurso.

10.2. Caraíva

Caraíva é um vilarejo lindo na Costa do Descobrimento, onde as praias são ainda mais isoladas e o cenário é bem cara de interior.

Encontro do rio com o mar, Barra de Caraíva
Encontro do Rio com o mar na Praia da Barra de Caraíva. Foto: Fernando Stankuns – Flickr

Vale ressaltar que, em Caraíva, é proibida a entrada de veículos. As ruas são todas de areia e as casas receberam energia elétrica recentemente.

Por essas razões, é um destino para se desconectar e aproveitar as férias. O ideal é ter alguns dias exclusivos para essa viagem, mas, se o tempo estiver curto, vale a pena realizar o bate e volta de Trancoso para Caraíva.

Como chegar | o acesso é um pouco complicado devido às condições da estrada. São 37 km de estrada, o que dá, aproximadamente, 1h10 de viagem.

10.3. Porto Seguro

Você já sabe que Trancoso é um pequeno distrito da cidade de Porto Seguro, mas considerando a importância dessa cidade que é patrimônio histórico brasileiro, vale reservar um tempo para explorar suas atrações que vão além da beleza de suas praias.

Você vai se surpreender com a quantidade de passeios que Porto Seguro oferece.

Vista aérea panorâmica da Praia do Mundaí em Porto Seguro
A belíssima Praia do Mundaí, em Porto Seguro. Foto: Marcio Filho/MTur – Flickr

Há possibilidade de explorar a natureza típica da Mata Atlântica, curtir o sol e o mar, conhecer pontos históricos e finalizar a noite em festas animadas.

Mas é claro que, para aproveitar com mais calma, recomendamos incluir alguns dias a mais em sua viagem somente para explorar as principais atrações e passeios de Porto Seguro.


Como chegar | siga pela BA-001 por 45 km até chegar em Porto Seguro. É bom lembrar que é necessário fazer a travessia de balsa no meio do trajeto em Arraial d’Ajuda.

Extra: sobre o Réveillon em Trancoso

Uma das festas mais procuradas é o Réveillon em Trancoso. Passar a virada de ano em uma das praias do destino é sinal de sorte para o ano que vai começar.

Na beira-mar, acontecem várias festas, como a tradicional Festa de Taípe, que já ocorre há mais de duas décadas com shows de grandes artistas.

Aliás, antes mesmo do dia 31 de dezembro, Trancoso já fica bastante animada com as festas de Pré-réveillon. Depois da virada, ainda acontece a famosa Ressaca, festa que se estende no dia 2 de janeiro.

Caso tenha vontade de curtir essa época em Trancoso, é indispensável que você reserve sua pousada o quanto antes, já que é o período que o distrito fica mais cheio, e os preços sobem muito rápido.

Mais dicas de viagem para Trancoso

Agora que você já conferiu tudo o que fazer em Trancoso, é hora de seguirmos com aquelas dicas que vão fazer toda a diferença no planejamento da sua viagem:

Por que conhecer Trancoso

Ideal para quem deseja passar as férias, ter dias de descanso, mas também de diversão, Trancoso ainda tem uma beleza que é de tirar o fôlego.

No verão, o destino ganha mais agito com muitas festas, principalmente no Ano Novo, quando ocorre o famoso réveillon baiano.

Esse paraíso, que tem pouco mais de 11 mil moradores, é cercado de história. Povoado por jesuítas em 1586, Trancoso foi batizada como São João Batista dos Índios.

Porém, só ganhou destaque nacional por volta dos anos 1970, quando várias pessoas do movimento hippie foram para lá.

A fama, no entanto, chegou 20 anos depois, quando na década de 1990 a região sul da Bahia recebeu investimentos como melhorias das estradas e aeroportos.

Hoje, além das suas praias paradisíacas, o distrito também tem um centrinho histórico que é um puro charme, conhecido como o Quadrado de Trancoso.

Nele, você encontra casas coloridas e uma igreja centenária. Há também lojas de artesanato, atividades em meio à natureza e muito mais.

Com certeza, sua experiência em Trancoso será indescritível e deixará aquele gostinho de quero mais!

Onde se hospedar em Trancoso

Uma característica de Trancoso é que suas pousadas combinam perfeitamente com o charme e a beleza natural do destino. E tem muitas opções boas, não vai ser nenhum esforço encontrar uma que combina com você!

Piscina ao ar livre com espreguiçadeiras em deck de madeira e muita natureza ao redor.
Pousada Hibisco. Foto: divulgação

A maioria das hospedagens está localizada ao redor do Quadrado, a região central da vila, onde você encontra também restaurantes, bares, lojas de artesanato e pontos turísticos.

Aqui nós fizemos uma seleção das melhores pousadas de Trancoso para você escolher a sua preferida:

  • Casa da Glória Trancoso – Pousada Boutique | fica em uma das principais praças do Quadrado, oferecendo privacidade e uma atmosfera bem acolhedora. Com quartos espaçosos, piscina e academia, você estará a apenas 850 metros da Praia dos Nativos. Confira valores.
  • Pousada Hospedaria do Quadrado | situada a apenas 200 metros da Praia dos Coqueiros, esta pousada oferece um ambiente tranquilo e quartos confortáveis com decoração rústica. Confira valores.
  • Pousada Hibisco | localizada na praça mais famosa do Quadrado de Trancoso e a 300 metros da Praia dos Coqueiros, esta pousada encanta com sua beleza natural. Além da piscina, você poderá desfrutar de um amplo jardim e quartos aconchegantes. Confira valores.
  • Pousada Samambaia | destacando-se por sua tranquilidade, esta pousada fica em meio à uma grande área verde. A apenas 250 metros da Praça do Quadrado, é uma excelente opção para casais, com quartos bem equipados e um café da manhã completo. Confira valores.
  • Pousada Quarto Crescente | se você busca uma hospedagem sofisticada, essa é a escolha perfeita. Com quartos espaçosos e exclusividade nos serviços, tem piscina, restaurante, salão de jogos e um ambiente charmoso para casais. Confira valores.

Quer mais opções? Nós fizemos um post bem completinho com indicação das melhores pousadas em Trancoso, é só conferir!

Como chegar e circular em Trancoso

Avião

Muitos turistas que vão para Trancoso optam por desembarcar no Aeroporto de Porto Seguro, em razão da proximidade.

Esse aeroporto é um dos melhores para quem deseja conhecer o litoral sul da Bahia, já que recebe voos regulares de várias cidades do Brasil.

Ao desembarcar, você pode seguir o restante do trajeto de três formas:

  • Com transfer | Melhor alternativa para quem quer conforto e não ter que se preocupar com o deslocamento. Fechando um transporte entre o Aeroporto de Porto Seguro e Trancoso com ida e volta, você é levado do aeroporto até a hospedagem no horário combinado. Sem complicações.
  • Por balsa | essa forma de transporte é muito procurada por diminuir o custo e a distância até Trancoso, totalizando o percurso de 47 km.
  • Pelas estradas BR-367 e, em seguida, BA-001 | essa alternativa é mais demorada, já que são 77 km de distância e o trecho costuma estar esburacado.

Já o Aeroporto Internacional de Salvador fica mais longe. São 725 km até chegar em Trancoso, o que dá, aproximadamente, 11 horas de viagem. Logo, não é uma boa escolha no que diz respeito à praticidade e ao custo-benefício.

Carro

Viajar de carro permite ter mais autonomia para realizar seu roteiro. De Salvador para Trancoso, a viagem é longa e deve ser feita pela BR-101. Em média, serão 11 horas para chegar.

Saindo de Porto Seguro de carro, você pode fazer a travessia de balsa até Arraial d’Ajuda e, em seguida, continuar pela estrada por mais 22 km até Trancoso.

O trajeto de balsa é curto e dura apenas 10 minutos. As saídas acontecem a cada 30 minutos e há tarifas conforme o tipo de veículo. Para pedestre, a travessia é mais barata.

Outra possibilidade é ir direto, sem passar por Arraial d’Ajuda. Basta seguir pela BR-367 e BA-001. No entanto, o caminho é mais longo

Precisando alugar um carro? Nós usamos e recomendamos a Rentcars, um comparador de preços entre as melhores locadoras do mercado. Toda a contratação é feita de forma online e é super fácil.

Ônibus

Algumas pessoas preferem viajar de ônibus para economizar no orçamento. No entanto, é preciso ter bastante paciência para encarar algumas horas de viagem.

Para quem está saindo de Salvador, vale dizer que não há ônibus direto até Trancoso. Então, você precisa ir até Porto Seguro e, de lá, seguir para Arraial d’Ajuda, em que será necessário fazer a travessia de balsa. Ao desembarcar,  a viagem continua  em outro ônibus até Trancoso.

Já a saída a partir de Porto Seguro se torna bem mais rápida, fazendo o mesmo percurso de balsa e, posteriormente, um ônibus até o distrito de Trancoso.

Verifique o preço das passagens e avalie sua disponibilidade para realizar esses deslocamentos., pois são mais extensos.

Evite filas e compre sua passagem de ônibus com antecedência!

Como circular em Trancoso

A principal forma de circular pelo distrito é de carro, já que garante mais independência e conforto em sua viagem.

Alugar um carro também permite que você conheça a região do entorno da costa litorânea e faça um bate e volta.

Fique atento, pois não é permitido a circulação do veículo nas areias das praias em razão da preservação marinha, principalmente pela desova das tartarugas.

Uma dica é, se possível, optar por veículos 4×4, pois as estradas de terra costumam ter muitos buracos e, se chover, o trajeto fica mais complicado.

Outro transporte muito usado em Trancoso é o quadriciclo, principalmente para os deslocamentos até as praias mais distantes. O passeio assim se torna mais gostoso e radical.

Se você estiver hospedado na região central, como no Quadrado de Trancoso, é possível fazer alguns passeios a pé, como para as praias dos Coqueiros e dos Nativos.

Área gramada e arborizada do Quadrado de Trancoso com casinhas coloridas.
Quadrado de Trancoso

Há pessoas que optam pela bicicleta, que também é uma boa alternativa para circular pelo centrinho de Trancoso.

Por fim, é bom saber que Trancoso possui serviços de táxis e mototáxis. No entanto, o valor da viagem pode ser alto. Essa é uma opção para dividir com mais pessoas que estão indo para o mesmo local.

Melhor época para conhecer Trancoso

A melhor época do ano para conhecer Trancoso depende do interesse de cada um. O vilarejo é conhecido pelo clima quente e ensolarado durante todo o ano, facilitando o planejamento da viagem em qualquer estação.

A alta temporada em Trancoso ocorre entre os meses de dezembro a fevereiro, sobretudo pela época de férias, festas de fim de ano e o Carnaval.


A temperatura fica na casa dos 30 ºC. Nesses meses, a tendência é ter alta dos preços dos passeios e das hospedagens, além de as praias ficarem mais movimentadas.

De abril a junho, a temperatura tende a dar uma diminuída, assim como os preços. De toda forma, planeje-se com antecedência para aproveitar as disponibilidades de vagas e descontos.

Não deixe também de consultar a Tábua das Marés, já que a influência da lua nas águas faz com que apareçam piscinas naturais e deixam o mar mais calmo ou agitado.

Quantos dias ficar em Trancoso

O tempo ideal para ficar em Trancoso depende da sua disponibilidade. Se você quer curtir todas as atrações e os arredores com mais tranquilidade, o recomendado é uma estadia de, pelo menos, cinco dias.

Mar tranquilo da Praia do Rio Verde em Trancoso com a areia vazia e orla repleta de vegetação.
Praia do Rio Verde, também rica em vegetação típica da região. Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Assim, há tempo suficiente para explorar as regiões de Trancoso.

Porém, se você estiver com pouco tempo, dá para conhecer as principais atrações em três dias. Priorize quais passeios serão realizados e tenha um roteiro bem organizado para otimizar o tempo.

Dicas extras de viagem

  • Quando preparar sua mala, faça um checklist com tudo que é necessário. Para te ajudar, temos um post especial sobre o que levar para a praia.
  • Tenha uma quantia em dinheiro para pagamentos e emergências. Apesar de os comércios receberem cartão, é bom separar uma reserva.
  • Trancoso é um destino com preços elevados. Por isso, planeje-se corretamente.
  • Há um banco Bradesco e um caixa do Itaú no vilarejo, além de casa lotérica e Correios.
  • Escolha a época certa (alta ou baixa temporada), conforme suas intenções.
  • Os restaurantes e bares na praia costumam cobrar consumação. Certifique-se antes.

Mapa das atrações em Trancoso

Confira os principais pontos turísticos de Trancoso marcados no mapa. Se organize conforme a proximidade dos passeios.

Já organizou seu roteiro com tudo o que fazer em Trancoso?

Neste post, separamos as melhores dicas de passeios em Trancoso e mostramos por que esse destino vai te encantar.

São lindas praias, além da culinária local muito saborosa e vários detalhes que dão um charme único ao local. Tenho certeza de que Trancoso vai deixar você querendo voltar logo.

Depois conte para a gente o que mais gostou!

Foto de destaque: Praia dos Coqueiros. Marcio Filho/MTur – Flickr

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário