Escrito por Adriana
09 de outubro de 2023
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Se você planeja visitar esse pedaço de paraíso mexicano, já prepare o fôlego e o bloquinho de notas: há muito o que fazer em Tulum!

Localizada na Península de Yucatán, na costa caribenha do México, Tulum pertence ao estado de Quintana Roo. A cidade fica a apenas 130 km de Cancún, um dos destinos mexicanos mais procurados por turistas do mundo.

Tulum combina a cultura maia com paisagens naturais de tirar o fôlego. Seja para relaxar nas praias paradisíacas, se aventurar nos famosos cenotes ou se maravilhar com as ruínas, Tulum é um refúgio para viajantes de todas as idades.

Placa Follow That Dream, com uma bicicleta ao lado, em uma estraga estreita de Tulum.
A placa Follow That Dream é o lugar perfeito para cliques memoráveis!

O que fazer em Tulum: passeios, praias e atrações

Apesar de pequena, Tulum é uma cidade agitada e com atrações para todos os gostos. De ruínas, cenotes e praias a sítios arqueológicos, parques e galerias, você vai se apaixonar por cada canto desse paraíso mexicano!

Listamos as principais atrações e pontos turísticos de Tulum para você aproveitar ao máximo tudo o Caribe Mexicano tem a oferecer!

  1. Tour por Tulum Pueblo
  2. Ruínas de Tulum
  3. Praias de Tulum
  4. Cenotes
  5. Reserva da Biosfera Sian Ka’an
  6. Galeria SFER IK

1. Tour por Tulum Pueblo

O centrinho de Pueblo é riquíssimo em cultura. Por isso, nossa primeira dica de viagem para Tulum é: faça um tour por suas ruas antigas.

Não deixe de conhecer as galerias, feiras de artesanatos, restaurantes e cafés que encontrar no caminho. Nas suas andanças, você vai perceber que Tulum ainda preserva uma energia ancestral.

E mais: essa região também abriga alguns cenotes, uma das atrações mais procuradas em Tulum, e parte das ruínas mais preservadas ao longo de centenas de anos.

Dica | Considere alugar uma bicicleta em Tulum. Elas são um dos meios de transporte favoritos dos turistas para explorar o centrinho e seus arredores. Vale a pena a experiência!

2. Ruínas de Tulum

Tulum é um verdadeiro tesouro arqueológico. A cidade foi construída pela civilização Maia, povo que habitou a chamada região da Mesoamérica de 1800 a.C. até 900 d.C e ficou conhecido pela inovação e sofisticação na arte, arquitetura, escrita e em conceitos matemáticos.

Zona arqueológica de Tulum com várias ruínas Maias, árvores e um gramado.
Zona Arqueológica de Tulum.

Antes da conquista espanhola na região, por volta de 1518, Tulum era chamada de “Zamá”, tradução para “Nascer do Sol”.

Você ainda pode ver um pedaço dessa história nas Ruínas de Tulum. Visitar as ruínas maias e conhecer de perto o legado dessa civilização é um passeio indispensável na lista de coisas para fazer em Tulum. 

Nossa dica é contratar um guia ou se informar certinho sobre o circuito mais indicado para conhecer as ruínas. Assim, você não corre o risco de andar demais ou perder alguma das atrações.

Como chegar nas Ruínas de Tulum?

As ruínas ficam na chamada Zona Arqueológica de Tulum. Para chegar lá, o ideal é ir de carro alugado, mas também dá para ir pedalando ou de moto. Você pode escolher estacionar na nova entrada, que fica na estrada para Cancún, ou na estrada antiga, passando pela Zona Hoteleira.

Importante | Em Tulum, no México, faz muito calor, então não se esqueça de passar protetor solar, usar boné e beber muita água.

Aqui, selecionamos algumas das ruínas mais interessantes de Tulum, mas não necessariamente na ordem que você deve visitar. Confira!

2. 1. Templo del Dios Viento

É quase um cartão postal da cidade! Todo o entorno dessa ruína, com o Mar do Caribe à volta, a vegetação junto às pedras e a complexidade da construção, criam um cenário paradisíaco.

Templo del Dios Viento com estrutura de pedras, uma pequena vegetação e o mar à esquerda.
Templo del Dios Viento. Foto: Dennis Jarvis / CC BY-SA 2.0

O templo homenageia o “Deus do Vento”, muito cultuado pela cultura maia, e fica em uma localização privilegiada, em uma das pontas do complexo de ruínas.

2. 2. Casa de las Colunas

A civilização maia era muita avançada, com escrita própria e uma organização social com papéis muito bem definidos entre os habitantes.

Nessa ruína, é possível imaginar como isso funcionava. A construção é cheia de colunas, feitas sobre uma base em formato de L e com dois pilares na entrada ainda muito bem conservados. Esse local era considerado um palácio onde acordos comerciais eram firmados.

2. 3. El Castillo

É a construção mais alta e visitada pelos turistas. Tem uma escadaria central lindíssima que leva para a parte mais alta do edifício, onde, à época, eram realizados rituais religiosos e cerimônias em geral.

Logo abaixo da ruína, é possível visitar uma pequena praia particular. Pelo forte calor e pela ausência de árvores nessa região, vale a pena se banhar um pouquinho nas águas do Mar do Caribe para continuar o seu passeio.

2. 4. Templo de los Frescos

Uma construção de dois andares, com pinturas maias na parte interna e decorações em culto à Itzamná na parte externa, principal divindade da mitologia maia.

Templo de los Frescos iluminado pela luz do pôr do sol.
Templo de los Frescos iluminado pelo sol poente. Foto: Tinker & Rove / CC BY 4.0

Esse templo em Tulum teve uma importante função social e religiosa para a civilização maia, sendo palco para cultos, rituais e venerações aos deuses.

2. 5. Palácio del Gran Señor

O “Palácio do Grande Senhor” é uma construção onde viviam as famílias mais influentes do império, uma vez que essas sociedades já tinham hierarquias de poder e castas sociais bem definidas.

É possível observar a riqueza e complexidade de detalhes do que, hoje, é uma ruína: são várias salas bem amplas cobertas por telhados planos, que são sustentados por colunas. Vale muito a visita!

2. 6. Templo del Dios Descendiente

Embora o tempo tenha comprometido a construção, ainda é possível enxergar toda a sua beleza e imponência.

Templo del Dios Descendiente com estrutura de pedras cinzas e dois coqueiros à direita.
Templo del Dios Descendiente. Foto: Jacklee / CC BY-SA 4.0

O “Deus Descendente” representava o sol se pondo, e o templo é um culto a essa entidade. Logo na entrada, dá para enxergar a escultura desse Deus com um cocar e segurando um objeto nas mãos.

3. Praias de Tulum

Entre tantos lugares para visitar em Tulum, certamente as praias tomarão um bom espaço no seu roteiro! 

Por aqui a areia é branca e fina, a água do mar é azul-turquesa, o clima é quente e os bares da orla são animados e com gastronomia local.Parece cenário de filme, mas essas são as características das praias de Tulum!

A zona litorânea da região, chamada de Riviera Maya, oferece mais de 15 km de praias encantadoras com experiências exclusivas.

A maioria delas é bem acessível, já que são próximas umas das outras, enquanto algumass são privadas. Nesse caso,o acesso é restrito a beach clubs, que são bares e restaurantes abertos ao público, mas que pertencem aos hotéis e resorts da região.

São tantas praias paradisíacas que é até difícil escolher qual aproveitar primeiro. Para te ajudar, listamos ass 10 melhores praias para visitar em Tulum!

Praias de Tulum – públicas

3.1. Playa de Tulum (Tulum Beach)

A praia é repleta de bares e restaurantes rústicos e charmosos, que combinam perfeitamente com a experiência de passar um dia aproveitando esse paraíso. 

Playa de Tulum, com coqueiros, pedras, águas cristalinas e vários banhistas.
Playa de Tulum com vários banhistas aproveitando o clima ensolarado. Foto: Matt Kieffer / CC BY-SA 2.0

A estátua Ven a la Luz, do artista sul-africano Daniel Popper, também é um ponto de visitação interessante. 

Apesar de ser propícia para banho, verifique antes de ir se há muito sargaço na água, uma espécie de algas que, de vez em quando, toma todo o litoral do Caribe Mexicano.

3.2. Playa Paraíso

É a praia mais visitada da cidade — e por boas razões. Além da areia branca e fina e do mar estonteante, ela é toda rodeada por palmeiras e por uma vegetação típica da região.

Playa Paraíso, com areia branca, vários barcos pequenos sobre a areia e mar ao fundo.
Playa Paraíso. Foto: diego_cue / CC BY-SA 3.0

A água do mar é cristalina, sem ondas e bem rasinha, ótima para as crianças aproveitarem.

Pela alta procura de turistas, vá preparado(a) financeiramente para gastar com o estacionamento (caso for de carro), para reservar uma mesa e também para a taxa mínima de consumação nos beach clubs do local.

3.3. Mayan Beach

Aproveite para registrar seus momentos, contemplar todo o cenário paradisíaco e receber toda a energia desse lugar precioso de Tulum!


Várias cadeiras de praia azuis dispostas lado a lado na areia da Mayan Beach.
Mayan Beach. Foto: Dennis Jarvis / CC BY-SA 2.0

O acesso à praia também pode ser feito pelo sítio arqueológico, assim você evita pagar outro estacionamento. 

3.4. Playa Pescadores

Repleta de barcos de pescadores e rodeada pelas falésias e ruínas, é uma excelente opção se você deseja descansar sem investir muito, já que a praia é pública e pode ser acessada pela região arqueológica de Tulum.

A beleza se compara às praias da região, no entanto, oferece outras opções de turismo, como a prática de snorkeling e mergulhos com tartarugas.

3.5. Playa Santa Fé

Lugar propício para passar um dia inteiro aproveitando a beleza natural do espaço. Essa praia de Tulum é bem próxima à Playa Pescadores e à Playa Paraíso e está a apenas 800 metros das ruínas de Tulum. Ou seja, é uma ótima oportunidade para emendar um passeio no outro.

Lá, você vai contar com uma infinidade de bares, restaurantes e quiosques. A praia também oferece chuveiros, banheiros e aluguel para espreguiçadeiras.

3.6. Playa Akumal

Se você nunca nadou ao lado de tartarugas marinhas, vai se surpreender ao visitar a Playa Akumal. Entre junho e setembro acontece a desova desses animais, o que vai trazê-los para perto da costa.

Playa Akumal com várias espreguiçadeiras, toldos de palha e o pôr do sol refletindo no mar.
Pôr do sol na Playa Akumal. Foto: Brook Ward / CC BY-NC 2.0

Ao chegar lá, você vai encontrar inúmeras lojas que vendem experiências de mergulho em regiões um pouco mais distantes, aumentando ainda mais a experiência de nadar com as tartarugas lado a lado.

3.7. Playa Ruínas

Ao descer das ruínas de El Castillo, na região arqueológica de Tulum, você logo se depara com um paraíso cheio de branco, azul-turquesa e verde chamado Playa Ruínas.

Prepare-se para ter um encontro (amigável) com muitos teiús e iguanas que amam pedras, sol e regiões de forte calor. Fique tranquilo(a), pois eles já estão acostumados com a presença humana. 

A areia conta com algumas rochas, o que exige atenção no momento de percorrê-la.

Praias de Tulum – particulares (Beach Clubs)

3.8. Ziggy Beach

Esse beach club pertence ao hotel The Beach Tulum e oferece uma experiência única em conforto e boa gastronomia. O local dispõe de restaurantes, massagens e, além disso, uma piscina, para aqueles que preferem a água doce.

Ziggy Beach, com coqueirais, areia clara e o mar ao fundo.
Ziggy Beach. Foto: Divulgação

O hotel cobra uma taxa para entrar, além de uma consumação mínima. Os valores podem variar de acordo com o câmbio e a época do ano.

3.9. Playa Kantenah

Para acessar a praia de Kantenah, você precisa se hospedar no Unico Hotel Riviera Maya Adults Only, um resort bem luxuoso na costa do mar caribenho.

A areia da praia vai além do branco e chega a ser dourada, dependendo do horário do dia. Ao se hospedar por lá, você tem direito a alguns privilégios, como espreguiçadeiras privativas com serviço exclusivo de alimentação.

3.10. Caleta Tankha Beach

Piscinas naturais de cores diferentes são o ponto alto dessa praia, que pode ser acessada pelo Caleta Tankha Hotel. Para quem não está hospedado no hotel, a entrada no beach club é paga. O ambiente é muito elogiado pelos visitantes. 

4. Cenotes

Quando se pensa sobre o que fazer em Tulum, o cenário que toma conta da nossa mente é bem claro: cenotes!

E há um bom motivo para isso: eles são uma joia exclusiva da península de Yucatán. 

Os cenotes nada mais são que piscinas naturais dentro de cavernas. E parte de sua beleza se deve ao azul das águas, que são limpas e transparentes. 

A explicação para esse fenômeno está no calcário: essa rocha sedimentar faz uma espécie de filtro da água.

Os maias acreditavam que os cenotes eram um portal entre os dois mundos: da vida e da morte. Por esse motivo, usavam esses lugares para rituais e sacrifícios.

Famosíssimos no Instagram, hoje, os cenotes são um dos pontos turísticos mais procurados do Caribe Mexicano. 

Por isso, nossa dica é separar um bom tempo do seu roteiro para conhecer o máximo de cenotes que conseguir. Dá para você fazer esse passeio de carro ou, até mesmo, reservar um tour de bike pelos principais cenotes.

Dê uma olhada em alguns cenotes para incluir na sua lista de coisas para fazer em Tulum.

4.1. Cenote Dos Ojos

É impossível conhecer esse cenote e não se apaixonar pela beleza da água, das rochas e da vegetação do local. Não à toa, dificilmente está vazio de turistas.

Cenote dos Ojos com águas azuis-turquesa e uma formação rochosa ao redor.
A beleza do Cenote dos Ojos faz jus à sua fama! Foto: Niek van Son / CC BY 2.0

A temperatura fria da água não impede que os turistas entrem para se banhar. Aliás, para uma experiência completa de visitação em um cenote, nadar está entre as principais.

Prepare seu óculos de mergulho ou seu snorkel e aprecie toda a beleza subterrânea desse encanto natural.

Distância do centro de Tulum | 20 km

4.2. Cenote Zacil-Ha

Descoberto em 1993, esse cenote tem 3 metros de profundidade e um “bônus” para os amantes de mergulho: há uma câmara dentro de uma caverna próxima ao cenote, com profundidade de 35 metros.

Cenote Zacil-Ha, com águas claras, esverdeadas e pequenas barracas de palha ao redor.
Cenote Zacil-Ha. Foto: Roberto Carlos Román Don / CC BY-SA 4.0

É perfeito para passar uma tarde toda se banhando nas águas cristalinas! Inclusive, “Zacil-Ha” significa “Água Limpa”.

Distância do centro de Tulum | 10 km

4.3. Cenote Corazón

Seu nome não é à toa: é um cenote com o formato quase perfeito de um coração. O diferencial do local está no manguezal à sua volta, com a presença de diversas espécies de répteis e aves.

Cenote Corazón visto de cima, com piscina natural em formato de coração e muita vegetação nas laterais.
Visão aérea do Cenote Corazón.

A experiência não é somente dentro da água, ou seja, você pode contemplar o ambiente deitado(a) em cadeiras e espreguiçadeiras, assim como sentar em um dos quiosques e pedir uma refeição.

Distância para o centro de Tulum | 7 km

4.4. Cenote Suytun

Curiosamente, o diferencial desse cenote não está nas águas cristalinas, na riqueza da vegetação nem na profundidade da caverna, mas na iluminação.

Cenote Suytun com águas azuis e profundas.
Cenote Suytun. Foto: David Stanley / CC BY 2.0

Uma plataforma de concreto arredondada foi construída no meio da caverna. Quando a luminosidade entra no ambiente, cria-se um facho de luz que bate na água e reflete no teto.

Essa atração não fica em Tulum, mas em Valladolid, dentro da península de Yucatán. 

Distância do centro de Tulum | 94 km

4.5. Casa Cenote

Próximo ao mar (a apenas 500 metros), é o local perfeito para quem tem vontade de mergulhar pela primeira vez. Antigamente, se chamava “Manati” (peixe-boi), em homenagem ao peixe de mesmo nome que vivia na região.

Casa Cenote com águas cristalinas e uma pequena vegetação nos arredores.
Casa Cenote. Foto: dronepicr / CC BY 2.0

Além de toda a potência natural do lugar, você ainda pode vivenciar o famoso encontro das águas doce e salgada. 

Distância do centro de Tulum | 10 km

4.6. Cenote Sac Actun

Essa é uma experiência que é mais proveitosa no subterrâneo do que na superfície. É que esse cenote é considerado como a maior rede de cavernas subaquáticas do mundo.

Interior do Cenote Sac Actun, em Tulum, com águas cristalinas e muitas rochas brancas.
Cenote Sac Actun. Foto: Colibri Boutique Hotels / PDM 1.0

“Sac Actun”, em português, significa “sistema de cavernas brancas”. Ao mergulhar com cilindro, dá para fazer um passeio submerso incomparável e se conectar com outras cavernas e docas.

Distância do centro de Tulum | 20 km

5. Reserva da Biosfera Sian Ka’an

Mais um dos passeios em Tulum que promete grandes aventuras e paisagens deslumbrantes é a Reserva da Biosfera Sian Ka’an. Essa é a maior área natural protegida da região caribenha e, desde 1987, é considerada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Pôr do sol na Reserva da Biosfera Sian Ka'an, com uma vegetação litorânea e o mar.
Entardecer na Reserva da Biosfera Sian Ka’an. Foto: Ronald Woan / CC BY-NC 2.0

Com mais de 650 mil hectares de área preservada, a reserva ainda não se abriu ao turismo em massa, o que pode tornar o seu passeio bem mais íntimo e privado.

Prepare-se para conhecer uma área de manguezais e florestas, e ter contato próximo com diversas espécies da região.

Há muito o que ver e fazer em Sian Ka’an! Então, vale a pena garantir o passeio de um dia pela reserva para aproveitar ao máximo.

Nesse passeio, você vai observar várias espécies de aves, crocodilos e tartarugas marinhas. Aproveite também para mergulhar nas piscinas naturais com águas calmas e cristalinas.

Além disso, Sian Ka’an possui a segunda maior barreira de corais do mundo! Portanto, não perca a oportunidade de melhorar de snorkel e ver esse ecossistema de pertinho.

6. Galeria SFER IK

Distante dos passeios praianos e ao ar livre, a Galeria SFER IK é um museu de arquitetura orgânica que busca conectar e fundir a arte urbana e a natureza.

Moderno, conceitual e interativo, a galeria traz uma energia leve e espiritual, com a proposta de explorar a arte através dos elementos naturais. Aos amantes da arquitetura, é um prato cheio!


A galeria funciona todos os dias, das 10h às 22h.

O que fazer em Tulum à noite?

Embora não se compare à badalação de Cancún, sua viagem para Tulum também pode contar com uma vida noturna animada, com diversas atrações para fechar o dia. Confira nossas sugestões!

Restaurante Casa Banana | Restaurante de alto padrão para quem busca pratos mais requintados e um ambiente sofisticado. A especialidade do local são as carnes.

Centro | Andar pelo centrinho de Tulum durante a noite pode trazer uma outra experiência. Depois do pôr do sol, os bares e restaurantes ficam todos iluminados e com uma decoração especial. Vale a pena dar uma espiadinha!

Papaya Playa Project | Balada bem agitada à beira da Playa Papaya e que lembra, de certa forma, a agitação das noites de Cancún. Os eventos acontecem aos sábados.

Balada Coco Bango | Se você busca agitação e não se importa de se locomover um pouco a mais para isso, o Coco Bango, em Cancún ou na Playa del Carmen, pode ser uma boa escolha. Os eventos contam com performances ao vivo, confetes, espumas e muita música.

O que fazer em Tulum com chuva?

Infelizmente, em dias chuvosos, os passeios se restringem bastante na cidade. É que o ponto alto do turismo em Tulum  está nas visitas às ruínas, às praias e aos cenotes, todos em lugares abertos.

Se a chuva e o vento não estiverem tão fortes, você até pode arriscar visitar esses locais com guarda-chuva ou capas de chuva. No entanto, saiba que sua experiência será comprometida.

Recomendamos que você aproveite os dias de chuva em Tulum para conhecer os restaurantes e bares da cidade, assim como visitar a Galeria de SFER IK.

O que fazer em Tulum: passeios bate e volta

As proximidades de Tulum também garantem ótimos passeios e experiências incomparáveis. Se for ficar alguns dias na cidade, vale a pena incluir passeios de bate e volta no seu planejamento de viagem.

Ruínas de Cobá

A 45 km do centro de Tulum, o tour nas Ruínas de Cobá precisa estar na sua programação. Cobá foi uma grande cidade do império maia e um centro político e religioso muito relevante para a época.

Pirâmide de Nohoch Mul, com estrutura de pedras cinzas e árvores ao fundo, em Cobá.
Pirâmide de Nohoch Mul. Foto: Elelicht / CC BY-SA 3.0

Ao chegar lá, você vai se impressionar com o tamanho das construções, principalmente com a escadaria que leva à pirâmide de Nohoch Mul com mais de 40 metros de altura.

Chichen Itzá

Situada em Valladolid, Chichen Itzá é um complexo de ruínas maias considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno. É um patrimônio quase intocado,com edificações, templos e construções maias super preservadas.

Templo de Kukulcán em formato de pirâmide, em Chichen Itzá.
Templo de Kukulcán, em Chichen Itzá.

Importante | O fuso-horário de Tulum é diferente do de Valladolid. Tulum está a uma hora à frente, portanto, prepare seu passeio levando isso em consideração.

Playa del Carmen

A cerca de uma hora de Tulum, a Playa del Carmen é um destino que deve estar na sua lista de passeios. Com praias deslumbrantes, o destino também oferece muitos restaurantes, lojas de artesanato, beach clubs e vida noturna agitada.

Escultura Portal Maya, com muitas pessoas abaixo do arco formado pelo monumento e o mar ao fundo.
Monumento Portal Maya, na Playa del Carmen. Foto: dronepicr / CC BY 2.0

Onde ficar em Tulum

Antes de explorar tudo o que fazer em Tulum, precisamos falar de um item muito importante no planejamento da sua viagem: a hospedagem.

Tulum tem duas principais regiões para se hospedar: o Tulum Pueblo e a Zona Hoteleira. Elas estão a apenas 4 km uma da outra, mas têm características bem diferentes. 

Enquanto o Tulum Pueblo oferece uma imersão na cultura local, a Zona Hoteleira é o point dos hotéis de luxo à beira mar. Então, a escolha de onde ficar em Tulum vai depender do seu estilo de viagem e do seu orçamento. 

Conheça melhor cada região e confira nossa seleção de hotéis em Tulum!

Onde se hospedar em Tulum Pueblo

Tulum Pueblo é a área central de Tulum e onde se encontram as feirinhas de artesanato, restaurantes com gastronomia local, cenotes e ruínas maias. Aqui, você vai mergulhar de cabeça na cultura de Tulum.

Em Pueblo Tulum, você vai encontrar opções de hospedagens mais econômicas do que na Zona Hoteleira, como o Hotel Muyu Tulum, um hotel novinho em folha, e o Hotel Uolis Nah, uma pousada bem charmosa. 

Se você quer uma estadia mais requintada, recomendamos o Azura Boutique Hotel e o Villas Geminis Boutique Condohotel, ambos 4 estrelas e bem equipados.

Onde ficar na Zona Hoteleira de Tulum

Com 10 km de extensão de praia, a Zona Hoteleira é o destino perfeito para quem adora acomodações mais luxuosas e badaladas. Além de serem à beira-mar, os hotéis dessa região ganham um charme a mais pela arquitetura rústica, mas ao mesmo tempo moderna e aconchegante.

Em resumo: é como se hospedar no paraíso! Mas, como é de se imaginar, toda essa pompa tem seu preço. Por conta da localização e proximidade com as principais praias da cidade, os hotéis da Zona Hoteleira são mais caros.

Por aqui, nossas sugestões são o Kai Tulum, um dos melhores hotéis da região, o Azulik, bem famoso por seu estilo rústico luxuoso, e o 5 estrelas La Zebra a Colibri Boutique Hotel.

Outras opções com um bom custo-benefício são os hotéis Irie Tulum Boutique Hotel e Posada Lamar Tulum Beach Front and Pool.

Para ver em detalhes o que cada hospedagem oferece, confira nosso post: Onde ficar em Tulum: TOP 10 hotéis nos principais bairros e praias.

Quantos dias ficar em Tulum: sugestão de roteiro

Esse paraíso mexicano, repleto de praias, cenotes, ruínas, bares, restaurantes e vida noturna, deve ser aproveitado por, pelo menos, 5 dias.

Contudo, se esse não for o seu caso, sugerimos algumas dicas sobre o que fazer em Tulum em menos dias, para você tirar uma casquinha de lá..

O que fazer em Tulum 1 dia

Vai ser uma correria grande, mas ainda assim você consegue desfrutar de um pedacinho desse oásis. Veja nosso roteiro sugerido para 1 dia em Tulum:

Manhã | Visite as Ruínas de Tulum. Para dar tempo, vá bem cedo, pois há muitas atrações para conhecer. 

Tarde | Aproveite um pouco das praias mais conhecidas, como a Playa Paraíso e a Playa Pescadores. 

Noite | Passeie pelo centrinho de Tulum. 

O que fazer em Tulum 3 dias

Dia 2 | Com mais dias no roteiro, vale conhecer alguns cenotes de Tulum, como o  Zacil-Ha e o Corazón

Dia 3 | Que tal conhecer algum beach club da Zona Hoteleira? O Ziggy Beach pode ser uma ótima experiência em gastronomia e conforto, excelente para passar o dia descansando. 

O que fazer em Tulum 5 dias

Dia 4 | No quarto dia em Tulum, visite a Reserva da Biosfera Sian Ka’an, um pouquinho mais afastada da cidade. 

Dia 5 | Para fechar com chave de ouro sua viagem, prefira programas mais relaxantes. Nossa dica é conhecer a Galeria SFER IK na parte da manhã e passar a tarde e o comecinho da noite na Playa Akumal. 

Dicas extras de viagem para Tulum

Antes de fechar seu roteiro com tudo o que fazer em Tulum, temos algumas dicas importantes para o planejamento da sua viagem para o México!

Como chegar | O aeroporto mais próximo da cidade está em Cancún, a 1h30 de Tulum. Você pode ir de ônibus até o destino ou alugar um carro, que pode ser a escolha mais vantajosa.

Idioma | O idioma oficial é o espanhol, mas o inglês é também é falado por lá.

Moeda local | Ainda que o dólar seja bastante usado em Tulum, o peso mexicano é a moeda oficial. Nossa dica é comprar doláres em uma casa de câmbio confiável no Brasil e, em Tulum, fazer a troca pelo peso mexicano.

Temperatura | Tulum é muito quente, com temperatura média de 33º no verão. Como a maioria dos passeios é a céu aberto, vale a pena se preparar bastante.

Segurança | Tulum é considerada uma cidade segura. Os problemas que você pode se deparar por lá são fenômenos naturais, como furacões, embora seja bastante raro de acontecer.

Visto | O México exige visto para entrada de turistas brasileiros. Para quem já tem o visto norte-americano, não é necessário emitir outro.

Guia turístico | A contratação de um guia local pode ser uma boa escolha para se aprofundar na rica história e cultura de Tulum.

Seguro viagem | O seguro não é obrigatório no México, mas vale a pena contratar um para não ser pego de surpresa por nenhum imprevisto. Nossa dica é usar um buscador de seguros para avaliar as melhores opções. Usando nosso código EMALGUMLUGAR5, você pode ganhar até 10% de desconto (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).


Uma viagem para Tulum combina com…

Cancún | Conhecida pela badalação e pela beleza natural de suas praias, biomas e vida noturna, Cancún combina muito bem como um passeio antes ou depois de Tulum. Se você alugar um carro, consegue fazer até mesmo um bate e volta.

Playa del Carmen | A cidadezinha tem pouco menos de 50 mil habitantes e está a 1h20 de carro do centro de Tulum. Além do encanto do local, você pode visitar o cenote Suytun, um dos mais procurados por turistas que visitam a região.

Agora você já sabe o que fazer em Tulum…

Com esse guia completo com tudo o que fazer em Tulum, não vão faltar programas para incluir no seu roteiro de viagem ao Caribe Mexicano. Agora, é arrumar as malas e partir!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário