Já imaginou ter acesso a dois ecossistemas naturais incríveis de uma vez só? Esse e outros cenários de tirar o fôlego fazem parte desse post sobre o que fazer Tutóia, no Maranhão.
Quase na fronteira com o Piauí, a cidade de Tutóia conquista os turistas por sua tranquilidade e por refúgios naturais únicos.
Para saber como curtir os detalhes de suas praias, lagoas e dunas, vem com a gente conferir todas as nossas dicas de viagem para Tutóia no Maranhão!
Explore outros destinos incríveis:
- Delta do Parnaíba: principais atrações, passeios e dicas
- Lençóis Maranhenses: quando ir, o que fazer, onde ficar (2022)
- O que fazer em Barreirinhas MA: passeios + Lençóis Maranhenses
- Atins, Lençóis Maranhenses: 5 melhores passeios
- Chapada das Mesas (MA): TOP 10 passeios + dicas de viagem
- O que fazer em São Luís, Maranhão: TOP 20 atrações + dicas
O que fazer em Tutóia: seu guia completo de viagem
Nesse post vamos te mostrar tudo o que você precisa para que seu roteiro de viagem para Tutóia seja completíssimo:
- Por que conhecer Tutóia
- Como chegar em Tutóia
- Como circular
- Onde ficar em Tutoia
- O que fazer em Tutóia: praias e passeios
- Onde comer em Tutóia
- Quando ir
- Quantos dias ficar
Por que conhecer Tutóia
Considerada como a cidade base de um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do país, é na região de Tutóia que se localizam os Pequenos Lençóis Maranhenses.
A cidade também é uma das melhores bases para fazer o passeio pelo Delta do Paraíba, a foz do rio que forma a fronteira natural com o Piauí.
Além disso, Tutóia é um dos destaques da Rota das Emoções, que cruza o litoral do Ceará, Maranhão e Piauí.
E como abriga dois dos mais importantes refúgios naturais do Brasil, o destino mescla paisagens de diferentes estilos, que incluem praias, rios, dunas, mangues e lagoas de água doce.
Mas, independentemente de ser um amante de ecoturismo ou não, também é possível encontrar passeios culturais, históricos e gastronômicos em Tutóia.
Como chegar em Tutóia
Tutóia faz parte do litoral leste do Maranhão, a cerca de 324 km da capital, São Luís. A cidade está localizada estrategicamente entre o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses.
Abaixo, vamos te mostrar as principais opções para se chegar até a cidade de Tutóia:
Avião
Essa é a maneira mais utilizada para se chegar até Tutóia. Para ter acesso a uma maior variedade de passagens – e com preços melhores – recomendamos desembarcar em São Luís.
O Aeroporto Internacional Cunha Machado, a 317 km, é o que conta com a maior oferta de voos vindos de diferentes regiões do país.
Também há a opção de desembarcar no Aeroporto de Parnaíba, no Piauí (a 124 km). Mas, aqui existem poucas opções de voos regulares. Consulte antes.
Feito o desembarque em alguma das duas cidades, você pode seguir de ônibus ou alugar um carro até Tutóia.
Carro
Saindo de São Luís (MA) | a principal via de acesso para a cidade de Tutóia é a BR-402. O caminho dura em torno de 5h30.
Saindo de Parnaíba (PI) | com aproximadamente 2h de duração, a viagem é feita pela MA-034.
Ambos os trajetos não contam com nenhum pedágio.
Para alugar um carro, nós usamos e indicamos a Rentcars. A plataforma permite que você compare os preços entre as melhores locadoras do mercado e ainda escolher o seu modelo de carro preferido.
Ônibus
A única opção para ir direto para Tutóia é a partir da capital do estado, São Luís, e a viagem dura em torno de 6h.
Para comprar suas passagens com antecedência, recomendamos fazer uma busca no ClickBus. Basta escolher a sua cidade de origem, data e selecionar Tutoia como destino final.
Transfer
Também existe a opção de contratar os serviços de uma agência de turismo, que oferece transfers para a as cidades que compõem a Rota das Emoções.
O mais utilizado é o transfer saindo de Barreirinhas. Com duração de aproximadamente 1h15, o percurso geralmente se inicia às 9h.
Como circular em Tutóia
Se estiver hospedado no centrinho da cidade, você conseguirá fazer tudo a pé. Mas, caso esteja em uma região um pouco mais afastada, recomendamos estar de carro.
Porém, a maior parte dos passeios são feitos por intermédio de uma agência de turismo, que conhecem melhor os trajetos até as praias, ilhas e dunas.
A cidade não possui linhas de ônibus municipais, nem serviços de aplicativo.
Onde ficar em Tutóia
As opções de pousadas em Tutóia se distribuem à beira-mar ou a pouquíssimos metros das praias, como a Praia da Barra e Praia da Andreza.
A rede hoteleira não é muito diversa, mas tem boas alternativas para ficar hospedado com conforto, bons serviços e, claro, uma bela paisagem.
Nossas sugestões são:
Pousada Jagatá | à beira da Praia de Andreza, esta pousada é uma das mais procuradas de Tutóia. O ponto forte é a vista para o pôr do sol na área de lazer, que dispõe de piscina e jardim. Confira valores.
Pousada Baluarte | mais uma sugestão de pousada pé na areia em Tutóia. Com uma pegada familiar, a infraestrutura inclui piscina, restaurante e quartos arejados. Confira valores.
Pousada Delta Village | esta pousada combina super com uma viagem a dois. Localizada à beira da praia, seus quartos são aconchegantes, e na área comum, oferece piscina com vista para o mar. Confira valores.
Pousada Embarcacao | uma boa escolha para quem quer ter uma localização privilegiada, em frente à praia, bons serviços e diárias que cabem no bolso! . Confira valores.
Hotel Costa do Delta | na principal rua do centrinho da cidade, a poucos metros da Praia da Barra, oferece acomodações confortáveis e uma boa estrutura, com piscina e café da manhã completo. Confira valores.
Pousada Vila Tutóia | é nesta pousada que se situa o melhor barzinho da cidade. Com um clima descolado, a hospedagem possui piscina, quartos com diferentes disposições e um café da manhã fresquinho. Confira valores.
O que fazer em Tutóia: principais passeios e atrações
O turismo em Tutóia é um prato cheio para quem gosta de natureza. As atrações consistem em praias, rios, dunas e lagoas com cenários totalmente preservados.
Então, não faltarão roteiros de ecoturismo com opções para todos os gostos. Por lá, o único requisito é não deixar de registrar todas as paisagens!
Os 3 lugares e atividades que você não pode deixar de conhecer e fazer em Tutóia são:
1. Delta do Parnaíba
Ao navegar pelas ilhas do Delta do Parnaíba, ou Delta das Américas, você entenderá por que esse ponto turístico é um dos mais bonitos do país e do mundo!
Considerado como o maior das Américas e o 3º maior do mundo, o delta possui mais de 2.700 km², formados por mais de 70 ilhas, mangues, dunas e igarapés.
Para conhecer esse ecossistema de pertinho, é possível contratar um passeio de lancha no próprio porto de Tutóia, localizado no centro.
Confira alguns dos destaques desse passeio pelo Delta do Parnaíba:
Naufrágios | logo no começo do passeio, você vai passar por alguns naufrágios – a região é também chamada de “cemitério dos navios”. O guia irá explicar a história de alguns deles.
Revoada dos Guarás | o tão esperado momento em que os pássaros típicos da região buscam um ponto livre de predadores. O céu é tomado de vermelho, um espetáculo inesquecível! Esse é, sem dúvidas, o ponto alto do passeio.
Ilha de Coroatá | geralmente, os roteiros dos passeios pelas ilhas do Delta do Parnaíba incluem a Ilha de Coroatá como o ponto de parada para o almoço. Ótima oportunidade provar alguns dos pratos locais que são servidos no restaurante principal da ilha. E, depois de comer, o descanso é garantido nas redes instaladas nos arredores.
Ilha do Caju | famosa por seus igarapés, que são cursos d’água amazônicos de pouca profundidade. Na Ilha do Caju também ficamdunas que, durante o pôr-do-sol, formam um cenário de cair o queixo. Uma parada para encerrar o passeio com chave de ouro!
2. Pequenos Lençóis Maranhenses
Assim como o Delta do Parnaíba, os Pequenos Lençóis Maranhenses estampam a maior parte das fotografias do turismo praticado na região.
Localizados entre as cidades de Paulino Neves e Tutóia, o local é composto por dunas cortadas por lagoas de água doce, além de coqueirais extensos. O mar ao fundo completa o visual
Os pontos de mais destaque são: Ilha dos Macacos, Morro do Grito e Morro das Cabras. Algumas praias também podem ser visitadas nesse mesmo percurso, como as Praias da Barra, da Moita Verde e do Amor. Falaremos delas logo a seguir.
Esse passeio geralmente é feito em buggy ou veículos 4×4 com agências de turismo, que oferecem um roteiro que passa por esses diferentes pontos.
Nós estávamos em um carro próprio 4×4, então contratamos um guia para nos acompanhar nesse percurso. O caminho não é sinalizado e inclui travessia de dunas, então é bom ter a presença de um guia, mesmo que você saiba dirigir em areia.
Atenção | não confunda estes lençóis com aqueles que estão do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Neste caso, o acesso é feito pela cidade de Barreirinhas.
3. Praias em Tutoia
As praias em Tutóia são outros atrativos que você não pode deixar de conhecer. O mais legal é que a maior parte delas não ficam tão longe do centrinho da cidade, e não deixam de proporcionar tranquilidade e visuais paradisíacos.
As que não podem ficar de fora do roteiro são as seguintes:
Praia da Barra
A Praia da Barra é a principal da cidade de Tutóia. Situada a poucos metros do centro, é o pano de fundo de diversas pousadas que ficam à beira-mar.
A faixa de areia tem algumas opções de quiosques e barzinhos com porções, bebidas e frutos do mar preparados na hora.
O mar é próprio para banho, já que suas águas são tranquilas e mornas.
Além disso, é lá que se situam as ruínas do navio Aline Ramos, o que deixa o visual no pôr-do-sol ainda mais charmoso.
Como chegar | a praia é acessada pela Rua Magalhães de Almeida.
Praia do Amor
Um pouco mais distante do centro de Tutóia, a Praia do Amor é a mais procurada pelos amantes de natureza. Com três quilômetros de extensão, é preservada, rústica e praticamente deserta.
Por lá, é bem comum encontrar praticantes de kitesurf que aproveitam a força das ondas e dos ventos.
Então já sabe né, o ponto forte da passagem por essa praia não será o banho, mas sim apreciar e relaxar em meio à beleza que emoldura o local.
Dica | se estiver com mais tempo, aproveite para conhecer outros pontos lindíssimos da região, como a Praia do Arpoador e a Lagoa de Maceió.
Como chegar | a Praia do Amor está a cerca de 26 km do centro de Tutóia. Para chegar, basta seguir pela MA-315, com direção a Paulino Neves.
Praia da Moita Verde
Ainda mais deserta que a opção anterior, a Praia da Moita Verde abriga dunas douradas com pontos ideais para apreciar o entardecer.
Na maioria das vezes, o seu acesso é feito por meio de passeios de buggy na região, que acabam incluindo uma parada no local. A praia costuma estar no roteiro do passeio pelos Pequenos Lençóis.
Como chegar | A praia se localiza logo após da Praia da Barra, mas o acesso é recomendado ser feito apenas por guias da região.
Além destas três dicas de praias para conhecer em Tutóia, também faz parte do roteiro a Praia da Andreza, com quiosques à beira-mar e localização em frente à maior ilha do Delta do Parnaíba.
Onde comer: melhores restaurantes em Tutóia
A gastronomia de Tutóia é outro aspecto do destino que fará com que você entre no clima característico do litoral Maranhense.
Em qualquer estabelecimento que você conhecer, saiba que o clima será aconchegante e não faltarão boas opções de frutos do mar e um atendimento super acolhedor.
Os lugares que recomendamos são esses:
Restaurante Sarapó – $$ | em plena Praia da Barra, um restaurante especializado em cozinha brasileira, principalmente quando o assunto é frutos do mar. O espaço é amplo, e recebe clientes para o almoço e jantar.
Jhony Bar e Restaurante – $$ | uma opção para o jantar na principal pracinha do centro de Tutóia. Com mesas ao ar livre, serve porções, pratos com churrasco e pizzas artesanais.
Restaurante Baluarte – $ | localizado dentro de uma pousada, é considerado um dos melhores estabelecimentos para almoçar na cidade. Seja pelo cardápio, com pratos bem servidos ou pelo ambiente, aconchegante e com bom atendimento.
Boteco Vila Tutóia – $ | também parte da infraestrutura de uma pousada, conta com um clima descontraído, ideal para curtir a vida noturna. O cardápio oferece variados drinks, cervejas e, claro, frutos do mar.
Capote Delta Das Americas – $ | situado às margens da rodovia MA-315, um restaurante rústico, simples, mas com peixes e frutos do mar super saborosos. Funciona para almoço e jantar.
Mais dicas de viagem para Tutóia
Quando ir para Tutóia
Como estamos falando de um destino onde você vai fazer principalmente passeios ao ar livre, o ideal é que a viagem não coincida com o período chuvoso!
A melhor época ir a Tutóia é em julho e agosto, pois possuem temperaturas agradáveis e pouca incidência de chuva.
Os meses mais chuvosos são março e abril, com quase 350 mm de chuva no mês.
Quantos dias ficar em Tutóia
Por mais que Tutóia não seja um destino com uma variedade grande de atrações turísticas, muitos deles demandam mais tempo de locomoção.
Sendo assim, para poder curtir lugares como o Delta do Parnaíba e os Pequenos Lençóis Maranhenses com a devida calma, recomendamos preparar um roteiro de 5 dias na cidade.
Mapa de Tutóia
No mapa abaixo, você encontrará destacadas todas as atrações de Tutóia que citamos ao longo deste post:
Já descobriu tudo o que fazer em Tutóia?
Agora faltam poucos passos para que você vá rumo ao destino base de dois ecossistemas únicos no país e na América Latina.
Quando voltar, não deixe de nos contar como foi a experiência nos passeios e hospedagem!
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.