Escrito por Adriana
03 de maio de 2023

Que tal explorar uma região diferente do estado do Rio de Janeiro? Nest post te mostramos tudo o que fazer em Vassouras, uma das cidades mais bonitas do Vale do Café.

Mesmo estando a poucos quilômetros da capital, Vassouras tem uma atmosfera própria, com igrejas e casarões históricos, além das inúmeras fazendas de café ao redor.

Fachada da Estação Ferroviária em Vassouras em um dia nublado.
Fachada da Estação Ferroviária de Vassouras. Foto: Filipo Tardim / CC BY-SA 4.0

A cidade é bastante procurada para viagens a dois ou para curtir um final de semana. Para saber mais sobre os seus atrativos turísticos e outras informações, vem com a gente!

O que fazer em Vassouras: principais passeios e pontos turísticos

Se pudéssemos resumir o turismo de Vassouras em poucas palavras, seriam: história, cultura e natureza.

Essas três características são encontradas nas praças, igrejas, museus, parques e fazendas coloniais, todos com boa preservação e estrutura turística.

Seja para um final de semana ou para uma viagem mais longa, Vassouras é uma cidade que vai te encantar!

Os lugares que não pode faltar no seu roteiro estão listados abaixo:

  1. Praça Barão de Campo Belo
  2. Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição 
  3. Centro Cultural Cazuza 
  4. Estação Ferroviária 
  5. Museu Casa da Hera 
  6. Jardim Ecológico Uaná Etê 
  7. Fazenda Cachoeira Grande 
  8. Mirante Imperial 

1. Praça Barão de Campo Belo 

A Praça Barão de Campo Belo é um dos pontos mais bonitos do Centro Histórico de Vassouras e, por conta disso, é um cartão-postal da cidade.

A praça é cercada por palmeiras imperiais e casarões antigos, como o Paço Imperial, prédio que funcionou como Casa do Barão do Ribeirão, hotel, cadeia e fórum. Hoje, é a sede da prefeitura.

Área gramada com algumas árvores e coqueiros na Praça Barão de Campo Belo em Vassouras e ao fundo a Igreja Matriz.
Praça Barão de Campo Belo e ao fundo a Igreja Matriz de Vassouras

É por lá que também se localiza a Igreja Matriz Nossa Senhora de Conceição, mas falaremos mais sobre ela no tópico abaixo.

Com certeza a praça é um dos locais que vale a pena conhecer para uma caminhada durante a manhã ou final da tarde.

Como chegar | a praça está na Rua Barão de Vassouras.

2. Igreja Matriz Nossa Senhora de Conceição

Construída em 1828, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é um exemple da arquitetura neoclássica no Brasil.

Além da importância histórica e preservação da estrutura, a igreja se destaca por ter sido uma das principais locações da minissérie Presença de Anita, da TV Globo.

Fachada da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de arquitetura neoclássica.
Fachada da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, erguida em 1846. Foto: Halley Pacheco de Oliveira / CC BY-SA 3.0

A igreja abre todos os dias das 9h às 17h.

Dica | logo atrás da igreja você encontra a rua conhecida como Rua das Árvores Centenárias, famosa por abrigar diversas árvores com muitos anos de história. O cenário é lindo para fotos!

Como chegar | se localiza na Rua Barão de Tinguá.

3. Centro Cultural Cazuza

O Centro Cultural Cazuza é outro ponto turístico que fica pertinho da Praça Barão de Campo Belo, funcionando dentro da casa onde a mãe de Cazuza, Lucinha Araújo, nasceu.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a casa foi onde Cazuza passou suas férias durante sua infância, então, possui um acervo com roupas, móveis e composições do cantor.

Além de tudo isso, o museu conta com uma programação de exposições e concertos.

O funcionamento ocorre diariamente, sendo das 9h às 17h nas segundas, das 9h às 14h nos domingos, das 9h às 16h nos sábados e, nos demais dias da semana, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Como chegar | se situa na Rua Custódio Guimarães.

4. Estação Ferroviária

A antiga Estação Ferroviária de Vassouras está aberta até os dias de hoje, mas atualmente funciona como Memorial do Trem e locomotiva antiga.

A estação foi construída em 1875 e está bem preservada, sendo possível conhecer o interior  de uma locomotiva a vapor.

Lateral da estação ferroviária de Vassouras com canteiro de flores.
A Estação Ferroviária de Vassouras é super preservada. Foto: Filipo Tardim / CC BY-SA 4.0

A visitação ocorre de terça à domingo, das 8h às 23h30.

Como chegar | o acesso é feito pela Praça Martinho Nóbrega, 40.

5. Museu Casa da Hera

Que tal visitar um palacete do século XIX com todos os cômodos e inúmeros itens de época preservados? Esse é o passeio oferecido pelo Museu Casa da Hera.

O casarão histórico é conhecido por seu luxo: possui 22 cômodos, um piano antigo e um jardim de inverno com 33 mil m² com rosas centenárias.

Fachada toda de plantas pendentes do Museu Casa da Hera em Vassouras.
Fachada do Museu Casa da Hera. Foto: Ministério da Cultura / Flickr

O museu recebe turistas mediante agendamento prévio, de terça a sexta das 10h às 17h e, aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. Mais informações você encontra no site.

Como chegar | está na Rua Dr. Fernandes Júnior, 160.

6. Jardim Ecológico Uaná Etê

O Jardim Ecológico Uaná Etê não está localizado precisamente na cidade de Vassouras, mas como fica a apenas 12 km, é visitado principalmente pelos turistas que vão ao destino.

Parte do município de Engenheiro Paulo de Frontin, o jardim é repleto de espaços e ambientes para relaxar, além de programação de lazer e um bistrô com pratos deliciosos.

É tranquilamente possível passar um dia inteirinho no jardim ou uma tarde, curtindo um piquenique e observando o entardecer.

Mais detalhes sobre os atrativos e preços das entradas você encontra no site oficial.

Como chegar | o acesso até o jardim é feito pela RJ-121. A entrada se situa no km 2265, mais precisamente no início da estrada que liga Vassouras a Miguel Pereira.

7. Fazenda Cachoeira Grande

Ao planejar o que fazer em Vassouras, certamente as fazendas históricas não podem ficar de fora do seu roteiro.

Situada nos arredores de Vassouras, a Fazenda Cachoeira Grande é a mais próxima do centro da cidade, a 8,6 km.

A fazenda funcionou como um dos pontos mais importantes da região no passado e, por conta disso, abriga um jardim com palmeiras imperiais, lago e uma coleção de carros antigos.

Dentro do casarão, os turistas podem ver móveis e objetos de decoração da época, como uma espreguiçadeira que pertenceu a Dom Pedro II.

As visitas ocorrem diariamente em dois horários: 11h e 15h. O tour é feito por agendamento. O site oficial oferece os contatos.

Dica | se quiser saber mais sobre como é o passeio pela fazenda, o artigo do blog Viciada em Viajar conta com boas dicas.

Como chegar | a fazenda está no km 43 da estada que lida a cidade de Vassouras a Mendes, a BR-393. Uma placa indica a entrada para a fazenda à direita. Depois disso, é preciso pegar uma subida de aproximadamente 1 km.

Além dessa, recomendamos você conhecer as fazendas de São Luiz da Boa Sorte, que também funciona como hotel, a do Mulungu Vermelho, a do Secretário, da Santa Eufrásia e São Fernando.

8. Mirante Imperial

O Mirante Imperial é um ponto turístico em Vassouras bem diferente em comparação aos outros que já citamos até aqui, oferecendo uma visão privilegiada da cidade.

O mirante foi inaugurado em 2019 e, junto com a paisagem incrível, conta com instalações modernas para receber os visitantes.

Como chegar | o acesso é feito pela Rua do Bingue.

Onde comer em Vassouras: melhores restaurantes

Sabe aquele cheirinho de comida de fazenda? É isso o que você vai encontrar nos cardápios dos restaurantes em Vassouras.

A gastronomia do destino é voltada para receitas com sabores caseiros, com estabelecimentos que servem desde o café da manhã até o jantar.

Confira na lista abaixo quais são as melhores opções de onde comer em Vassouras:

  • Bistrô Casa do Lago – $$ | em uma propriedade super charmosa, com um amplo jardim e lago, este bistrô é uma opção para garantir o café da manhã, almoço ou jantar. O cardápio é especializado em cozinha brasileira e italiana.
  • Restaurante Varandas – $$ | localizado em um bom ponto do centro de Vassouras, conta com mesas ao ar livre, cardápio com diversos drinks, chopp gelado e pratos bem servidos.
  • Terraço Gourmet – $$ | outra opção para jantar em pleno centro. A diferença é que aqui, o espaço é mais intimista e o cardápio possui diversos sabores da cozinha sul-americana.
  • Uaná Etê Bistrô – $$ | este restaurante não está precisamente em Vassouras, mas fica a apenas 1,1 km da cidade. Aqui você pode escolher entre tomar café da manhã, almoçar e jantar, e tudo isso em um espaço amplo e com pratos da cozinha francesa e brasileira.

Mais dicas de viagem par Vassouras

Depois de ter anotado tudo o que fazer em Vassouras e quais restaurantes conhecer, confira mais algumas dicas que farão diferença no seu planejamento:


Por que visitar Vassouras

No passado, a cidade de Vassouras foi um dos pontos mais importantes do Vale do Café, uma região com cerca de 15 municípios.

A “Princesinha do Café” ou “Cidade dos Barões”, como é conhecida popularmente, preserva todo o seu passado, oferecendo passeios por fazendas de café, igrejas históricas, museus e muito mais.

E é justamente todos esses atrativos históricos que deixam a cidade com um clima charmoso e único, aspecto que é vantajoso para viagens à dois.

Onde fica e como chegar

Vassouras se situa na região Centro-Sul do estado do Rio de Janeiro, mais precisamente no Vale do Café. A capital fica a apenas 120 km.

Além disso, está próxima de outros destinos famosos do interior fluminense, como Conservatória (a 49 km), Rio das Flores (a 53 km) e Itaipava (a 107 km).

A melhor forma de chegar até Vassouras é a partir da cidade do Rio de Janeiro. Para quem vem de longe, é possível desembarcar nos aeroportos do Galeão (a 109 km) ou no Santos Dumont (a 121 km).

Feito o desembarque, a viagem segue de carro ou ônibus. Confira o passo a passo:

De carro

Seja partindo do Galeão (GIG) ou do Santos Dumont (SDU), o caminho é feito pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116). A partir da cidade de Seropédica, entre na RJ-127 na saída 212.

O trajeto dura em torno de 2h a 2h30 e possui um pedágio.

De ônibus

A partir do Terminal Rodoviário Novo Rio, é possível encontrar viagens diárias para Vassouras. As rotas são oferecidas pela Viação Útil, e duram em torno de 2h30.

Como circular em Vassouras

No centro da cidade, é possível andar tranquilamente a pé, podendo conhecer as praças, museus e igrejas em um dia só.

Mas, para explorar outras atrações em regiões mais distantes, como as fazendas de café, vale contratar um transfer ou alugar um carro.

A cidade possui linhas de transporte público, serviço de táxi e aplicativos de transporte. Mas, essas opções não são tão práticas no momento de fazer os passeios.

Onde ficar em Vassouras 

A rede hoteleira de Vassouras não é uma das maiores, mas é possível encontrar boas opções de pousadas, hotéis e até mesmo hotéis fazenda nos arredores da cidade.

No centro, algumas hospedagens se situam em casarões históricos, já nas zonas rurais, é comum encontrar acomodações que ficam dentro de fazendas que possuem o clima característico do Vale do Café.

Selecionamos as 4 melhores opções para a sua viagem, confira:

  • Bliss Hotel Vale do Café | a cerca de 650 metros do Museu Casa de Hera, este hotel é bem procurado por casais, pois tem decoração moderna e oferece restaurante, bar, sauna, piscina e quartos espaçosos. Confira valores.
  • Vila Hibisco Pousada e Apart | com uma pegada que mescla o rústico com o sofisticado, se situa próximo dos pontos turísticos, restaurantes e bares do centro. A infraestrutura inclui piscina, restaurante e suítes de decoração charmosa. Confira valores.
  • Hotel Santa Amalia | esse hotel é ideal para quem gosta de lazer ao ar livre: tem duas piscinas, parquinhos para as crianças, restaurante e bar. Além disso, a hospedagem inclui café da manhã completo e quartos bem equipados. Confira valores.
  • Hotel Gramado da Serra | o melhor hotel localizado no coração do centro da cidade. Os hóspedes podem curtir piscinas, quadra de areia, churrasqueira, restaurante, bar e acomodações com vista para as ruas do centro. Confira valores

Melhor época para conhecer Vassouras

O melhor período para aproveitar a cidade é durante os meses de abril e julho, que é quando ocorrem eventos como “Café, Cachaça e Chorinho” e o “Festival do Vale do Café”.

Porém, é durante essa época que o movimento da cidade está mais intenso. 

O mês de setembro também é uma boa escolha, já que coincide com um evento super animado para celebrar a chegada da primavera, chamado de “Flor Atlântica”.

Quantos dias ficar

Vassouras é um daqueles destinos que combina com uma viagem de final de semana. Em dois dias você consegue conhecer as atrações do Centro Histórico e ainda combinar com outros pontos turísticos nos arredores.

Mas, se você estiver com mais tempo e disponibilidade, estenda a viagem para 5 dias e aproveite para explorar fazendas históricas em cidades próximas a Vassouras.

Mapa com as atrações de Vassouras

Confira abaixo um mapa com todos os pontos turísticos de Vassouras que citamos neste post:

Já começou a montar o seu roteiro do que fazer em Vassouras?

Depois de conferir as nossas dicas de melhores hotéis, restaurantes e quais pontos turísticos que não podem ficar de fora, é só começar a colocar em prática o planejamento da sua viagem para Vassouras.

Depois de viajar, volte aqui e nos conte como foi a experiência na “Princesinha do Café”.

Foto de destaque: Filipo Tardim / CC BY-SA 4.0

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

2 comentários em “O que fazer em Vassouras: 8 principais atrações + dicas de viagem”