Escrito por Adriana
18 de março de 2022

Ao pensar sobre o que fazer em Visconde de Mauá, provavelmente você não imagina o tanto de passeios e atrações que o destino tem a oferecer. Por isso, nesse post vamos te mostrar tudo da região e dar as melhores dicas para você curtir a natureza nesse lugar tão especial.  

Vista panorâmica de Visconde de Mauá cercada pela natureza
Visconde de Mauá e sua natureza exuberante. Foto: Ana Paula Hirama / Flickr

São três vilas que compõem o destino: Maromba, Maringá e Mauá. Em todas elas você encontrará cachoeiras, poços, rios, grutas, mirantes e trilhas com percursos lindos. 

Já na parte urbana, a gastronomia de alto nível toma conta da viagem, com opções de refeições para qualquer hora do dia. Ficou com vontade? Então vem com a gente! 

  1. Centros comerciais 
  2. Museu Duas Rodas 
  3. Cachoeiras em Visconde de Mauá 
  4. Trilhas em Visconde de Mauá 
  5. Parque Estadual da Pedra Selada 
  6. Parque Nacional de Itatiaia 
  7. Sítio Cachoeiras do Alcantilado 
  8. Parque Ecológico Cachoeiras do Santuário 
  9. Parque das Corredeiras 
  10. Mirantão 

1. Centros comerciais 

Cada vila o de Visconde de Mauá tem o seu centrinho comercial, que é o local onde ficam as principais hospedagens, restaurantes, lojas e outros serviços essenciais para a viagem. 

Apesar de não serem iguais, os três centrinhos guardam um clima pacato, principalmente durante a semana. E todos podem ser conhecidos facilmente a pé. 

Centro da Vila de Mauá 

Repleto de lojas e hospedagens, no centrinho da Vila de Mauá também há alguns pontos turísticos para conhecer. 

Formado por praticamente uma avenida principal – a Avenida Presidente Wenceslau Braz – é composta por diversos restaurantes de ótima qualidade e pela Igreja de São Sebastião, fundada em 1912. 

Igreja São Sebastião em Visconde de Mauá
Igreja São Sebastião. Foto: Osni Lopes / Flickr

Centro da Vila de Maringá 

Dividida em duas partes, uma para o lado do Rio de Janeiro e outra para Minas Gerais, a Vila de Maringá é a que apresenta a melhor e maior infraestrutura turística da região. 

Centrinho da Vila Maringá em Visconde de Mauá com lojinhas na rua
Centrinho de Maringá. Foto: Rosanetur / Flickr

Conhecida por ser um point gastronômico, tanto na parte fluminense e mineira, é possível encontrar restaurantes incríveis, assim como lojinhas, galerias e pousadas. 

Como principal ponto turístico, está a ponte que atravessa o Rio Preto, com águas cristalinas e tranquilas.  

Centro da Vila de Maromba 

Em comparação com as outras, a Vila de Maromba é a mais simples de Visconde de Mauá. Por outro lado, é a que garante a paisagem mais bonita, pois está situada em uma região mais alta. 

Na pracinha principal, ficam as opções de restaurantes e pousadas. E é nos arredores da vila que ficam as cachoeiras mais famosas da região. A natureza é surpreendente! 

2. Museu Duas Rodas 

Localizado em meio à natureza do Vale do Alcantilado, o Museu Duas Rodas é um passeio fora do comum entre as atrações turísticas de Visconde de Mauá. 

Com um dos mais importantes acervos de veículos históricos do país, o museu exibe uma exposição permanente com mais de 110 exemplares de motocicletas, bicicletas e mais. 

Curiosidade: por lá você encontra a motocicleta mais antiga do Brasil, a Wanderer 1902. Ela está totalmente preservada. 

A visitação é paga e ocorre diariamente das 9h às 17h

Como chegar | o acesso é feito pelo km 4 da Estrada Maringá Mirantão, com direção para o Parque Corredeiras. 

3. Cachoeiras em Visconde de Mauá 

Quando falamos sobre o que fazer em Visconde de Mauá, as cachoeiras com certeza estão no topo dos roteiros de viagem. 

Para quem gosta de passeios pela natureza, a região é um verdadeiro paraíso, com trilhas e cachoeiras de todos os estilos e paisagens. 

Próximas ou distantes dos centrinhos de cada vila da região, são atrações perfeitas para curtir um dia de verão. Conheça quais são as melhores: 

Cachoeira do Escorrega 

Pertinho da Vila de Maromba, a Cachoeira do Escorrega é uma das mais famosas do destino, graças à sua grande piscina natural e diversos pontos para apreciar a natureza. 

Principalmente aos finais de semana, a cachoeira é bem procurada por turistas que querem se divertir em seu tobogã natural.  

Cachoeira do Escorrega com um escorrega natural de pedras e o poço grande
O famoso escorrega natural. Foto: FotoEstudioRio / CC-by-sa 3.0/de

Por ser uma das mais movimentadas, no local há estacionamento, bar, restaurante e até mesmo uma feirinha de artesanato aos finais de semana. 

Como chegar | está a 2 km da Vila de Maromba, seu acesso pode ser feito por carro, pela Estrada do Maromba, ou por trilha, que é bem curtinha. 

Cachoeira dos Macacos 

A poucos minutos da Cachoeira do Escorrega, a Cachoeira dos Macacos é mais charmosa, com uma queda d’água e piscina natural menores. 

Para quem quer curtir o banho com mais tranquilidade, passar por aqui é uma boa opção. 

Como chegar | a cachoeira fica a cerca de 15 minutos de trilha a partir da Cachoeira do Escorrega. Até a trilha, é necessário pegar uma estrada de 3 km. 

Cachoeira Santa Clara 

Cercada por floresta, a Cachoeira Santa Clara agrada os visitantes com uma das paisagens mais bonitas do destino, lembrando aquelas cenas de filmes de fantasia. 

Grande formação rochosa com quedas na Cachoeira Santa Clara
Cachoeira Santa Clara. Foto: Msadp06 / CC BY-SA 4.0

São cerca de 30 metros de queda d’água, formando um poço ótimo para banho e uma ducha natural deliciosa para se refrescar. O local também dispõe de um gramado bom para piqueniques. 

Como chegar | o acesso é feito a partir de uma ponte à direita da estrada que liga a vila de Maringá a Maromba. Seguindo 500 metros pela ponte, basta entrar à esquerda e continuar por mais 500 metros, até a trilha que leva à cachoeira. 

Cachoeira Véu da Noiva 

Apesar de famosa, a Cachoeira Véu da Noiva é uma das menores de Visconde de Mauá, mas não deixa de oferecer uma boa estrutura turística ao redor, como bar e loja de artesanato. 

Seu visual é lindíssimo, formado por uma queda de 30 metros que passa por pedras e árvores. No poço natural que se forma, o banho é permitido. 

Como chegar | a apenas 1 km da Vila de Maromba. Para chegar, basta pegar a estrada que vai em direção à Cachoeira do Escorrega, seguir por 500 metros e, passando uma bifurcação, entrar à esquerda. A trilha até a cachoeira é de aproximadamente 200 metros. 

Poção da Maromba 

Chamado também de “Poção dos 7 metros” devido à profundidade da piscina natural, o Poção da Maromba é o melhor local para curtir um banho de água doce com toques de aventura. 

Poção da Maromba rodeado pela natureza
O Poção da Moramba é ótimo para banhos. Foto: Rosanetur / Flickr

De águas cristalinas, o poço tem partes que chegam até os 7 metros – dependendo de onde você saltar para mergulhar.  

Como chegar | na estrada que liga a Vila de Maromba à Cachoeira do Escorrega, o poção está próximo a um mirante situado à direita da beira da estrada. Seguindo por 100 metros, basta entrar na trilha que vai até o local. 

Cachoeira Toca da Raposa 

Parte do distrito do Mirantão, no lado mineiro de Visconde de Mauá, a Cachoeira Toca da Raposa é mais indicada para apenas apreciar a natureza, já que seu poço para banho é pequeno e estreito. 

Apesar de não ser boa para banho, vale a visita para conferir um barzinho, um mirante e uma gruta aberta para visitação. 

Como chegar | passando a ponte da estrada que liga a Vila de Maringá até a Cachoeira de Santa Clara, entre à direita em uma bifurcação. Após 1,5 km, siga à esquerda na próxima bifurcação. Depois, basta seguir as placas até a trilha que dá acesso à cachoeira. 

Cachoeira da Saudade 

Dentro de uma propriedade particular, a Cachoeira da Saudade possui uma das trilhas mais bonitas da região de Visconde de Mauá. 

Com 2 km de extensão, o caminho passa por mais de 12 cachoeiras, pequenos poços e quedas. Ao chegar na cachoeira principal, a paisagem vale a pena, e você ainda terá acesso a um barzinho! 

Como chegar | a cachoeira está em Barra das Antas, acessado pela Estrada do Mirantão. Até a trilha, siga por 15 km na estrada de terra. Na trilha, recomenda-se utilizar um veículo do tipo 4×4. 

Piscina Natural da Vila de Maringá 

Mais uma opção de cachoeiras em Visconde de Mauá no lado mineiro da vila, a Piscina Natural da Vila de Maringá se localiza praticamente no coração do centrinho, próxima a diversas hospedagens e restaurantes. 

Com uma grande piscina natural, é boa para quem quer curtir o dia fazendo um piquenique. Além dessa, recomendamos também conhecer a Prainha, na Vila de Mauá. 

Cachoeira do Marimbondo 

Compondo a paisagem do Vale do Pavão, a Cachoeira do Marimbondo é considerada uma joia da região. 


Sua paisagem combina a mata da Serra da Mantiqueira com um poço de águas cristalinas, além de uma pequena queda d’água e, do topo da cachoeira, uma vista incrível. 

Como chegar | seguindo por 7 km na estrada que liga a vila de Maringá a Mauá, basta ir até o final da estrada. A trilha de acesso é de nível avançado, com trechos íngremes e buracos. 

4. Trilhas em Visconde de Mauá 

Com muitas terminando em cachoeiras, poços e rios, as trilhas em Visconde de Mauá devem fazer parte do seu roteiro caso você seja fã de aventura. 

Das mais fáceis até as avançadas, as trilhas são uma ótima oportunidade de conhecer a natureza da região de pertinho, podendo avistar animais silvestres e passar por mirantes incríveis. 

As mais procuradas por lá são: 

Trilha da Pedra Selada 

Não é à toa que a Trilha da Pedra Selada é a mais famosa do destino: ao final, você terá uma vista a 1.775 metros de altura, podendo avistar todas as montanhas da Serra da Mantiqueira. 

O percurso é de nível médio, com 2h de caminhada passando por trechos de subida mais íngreme e irregular e outros descampados. Ao total, são 2,5 km de extensão. 

Como é bem procurada, a trilha é bem-sinalizada e de fácil acesso a partir do Parque Estadual da Pedra Selada. 

Trilha do Cruzeiro 

Cruzando a Mata Atlântica, a Trilha do Cruzeiro é uma boa opção para os aventureiros iniciantes, já que a caminhada é curta e não exige tanto preparo físico. 

Parte do lado mineiro de Visconde de Mauá, a trilha permite avistar diversos animais pelo caminho, e finaliza no topo do Morro do Cruzeiro. 

Seu início se dá na ponte do campo de futebol em frente ao Colégio Estadual Antônio Quirino. Desde lá, a vista já vale muito a pena! 

Trilha da Pedra da Gávea 

Com início ao final da Trilha do Cruzeiro, a Trilha da Pedra da Gávea é outra opção de percurso leve e gostoso de se fazer em Visconde de Mauá. 

Com duração que pode variar de 1h30 a 2h, o caminho passa pelas margens do Rio Preto e finaliza na Pedra da Gávea, com uma vista linda da região. 

Durante o percurso, você passará por trechos de mata fechada, cachoeiras e pontes que atravessam pequenos riachos. 

Trilha Santa Clara 

Conhecida também como Trilha do Alto dos Brejos, seu trajeto começa no Vale de Santa Clara, conhecida por suas cachoeiras escondidas na Mata Atlântica. 

Durando 3h no total, o percurso é de nível médio, mesclando trechos fáceis e outros que exigem certa experiência. Ao final, você chegará ao topo do Morro do Paraíba. 

O acesso da trilha é feito exclusivamente pelo Parque Nacional do Itatiaia, e seu caminho é um dos queridinhos dos ciclistas da região. 

Trilha do Bosque do Visconde 

Pertencente ao Parque Estadual da Pedra Selada, a Trilha do Bosque do Visconde é a mais fácil da região, com 500 metros de extensão e duração de apenas 10 minutos. 

O percurso é super charmoso, passando por diferentes espécies de plantas e flores, como bromélias e araucárias. Além disso, de lá é possível avistar o Pico da Pedra Selada. 

5. Parque Estadual da Pedra Selada 

Com uma área que ultrapassa os 8 mil hectares, o Parque Estadual da Pedra Selada está entre os principais pontos turísticos de Visconde de Mauá, principalmente para quem curte aventura. 

Parte dos municípios de Resende e Itatiaia, conta com picos com altitudes que variam de 600 a 2.100 metros. Por essa razão, é um dos melhores locais para a prática de montanhismo. 

Como já citamos anteriormente, o parque abriga a Pedra Selada: prepare-se para uma vista 360° de toda a região do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira, a partir dos seus 1.755 metros de altura. 

Além de tudo isso, por lá também é possível tomar banho de cachoeira e se aventurar por trilhas incríveis. Para saber mais informações sobre o parque, confira o site oficial

A visitação pode ser feita das 8h às 17h, de segunda a domingo. 

Como chegar | a entrada do parque fica na Avenida Presidente Wenceslau Braz, no centro da Vila de Mauá. 

6. Parque Nacional de Itatiaia 

Indicado não apenas para aqueles que buscam o que fazer em Visconde de Mauá, o Parque Nacional de Itatiaia é uma das melhores atrações da serra fluminense. 

Parte dos municípios de Itatiaia, Resende, Bocaina de Minas e Itamonte, atualmente tem mais de 28 mil hectares de área e está inserido dentro da Mata Atlântica que compõe a Serra da Mantiqueira. 

Pico das Agulhas Negra, no Parque Nacional de Itatiaia.
Pico das Agulhas Negra, no Parque Nacional de Itatiaia. Foto: fotógrafo: Gabrielrvallim.

Dividido em parte alta e baixa, por lá é possível curtir cachoeiras, observar aves e borboletas, fazer tours de bike, trilhas de diferentes níveis, acampar e praticar montanhismo em picos incríveis. 

Na Parte Baixa, o horário de visitação é das 8h às 17h. Já na Parte Alta, as visitas ocorrem das 7h às 14h. Para mais detalhes sobre o Parque Nacional de Itatiaia, confira o nosso post sobre o que fazer em Itatiaia

Como chegar | passando a saída 318 da BR-116, com sentido para Itatiaia, entre na BR-485 e siga por aproximadamente 5 km até a portaria da Parte Baixa. 

7. Sítio Cachoeiras do Alcantilado 

Parte de uma propriedade particular repleta de belezas naturais, o Sítio Cachoeiras do Alcantilado recebe turistas desde 1992. 

Considerado uma das principais atrações de Visconde de Mauá, o sítio é conhecido por sua trilha de 1,5 km que passa por 9 cachoeiras ao total, sendo todas apropriadas para banho. 

Cachoeiras do Alcantilado cercada pela natureza
Uma das cachoeiras do Alcantilado. Foto: Rosanetur / Flickr

Além de curtir o banho, no sítio há bar, lanchonete e uma pastelaria que leva a fama de ser a melhor do destino! 

Para saber mais sobre o sítio e a experiência de fazer a trilha, recomendamos ler o post do site Fui Ser Viajante. 

A visitação é paga e dá o direito de o turista curtir o sítio das 8h às 16h, de segunda a domingo. 

Como chegar | o sítio está a 9 km do centro da vila de Mauá, mais precisamente no km 10 da Estrada Mauá-Mirantão. 

8. Parque Ecológico Cachoeiras do Santuário 

Com mais de 20 quedas d’água para conhecer, o Parque Ecológico Cachoeiras do Santuário é outra atração de Visconde de Mauá para se estender por um dia inteiro. 

O parque é composto por duas trilhas principais que dão acesso às cachoeiras, uma que leva às cachoeiras do Rio Santuário, e outra que vai em direção ao Parque Nacional de Itatiaia. 

Além disso, no local há um bar e lanchonete localizados na recepção.  

Como chegar | fica a apenas 1 km após a Toca da Raposa, no Vale de Santa Clara. 

9. Parque Corredeiras 

Procurado principalmente durante o verão, o Parque Corredeiras é a melhor opção para curtir a natureza com crianças, já que contém várias atrações e brinquedos para os pequenos. 

O visitante pode aproveitar piscinas naturais, parquinhos ao ar livre, tirolesa, rapel, bóia-cross, arvorismo e muito mais. Para curtir com conforto, o parque oferece lanchonete e restaurante. 

O funcionamento ocorre diariamente das 10h às 17h, e os ingressos são pagos. 

Como chegar | está no km 85 da estrada que vai em direção ao Parque Nacional de Itatiaia. 

10. Mirantão 

Considerado um distrito de Visconde de Mauá, o vilarejo de Mirantão faz parte do lado mineiro do destino, a 25 km de Bocaina de Minas. 

Com pouco mais de mil habitantes, o lugar é perfeito para quem quer curtir a viagem com tranquilidade total, em meio àquele clima pacato de uma cidade interiorana. 

Além de charmoso, o Mirantão abriga as Cachoeiras da Prata, chamadas de Prata I e II, que ficam dentro de uma propriedade particular e são acessadas por uma trilha incrível.  

Como chegar | basta pegar a Estrada Mauá-Mirantão. 

Onde comer: melhores restaurantes em Visconde de Mauá 

Nas três vilas de Visconde de Mauá você encontrará restaurantes, bares, bistrôs, pizzaria e outros lugares incríveis para comer. 

Com fama de ser um polo gastronômico, não faltam opções para todos os paladares, e para todas as horas do dia. Saiba quais são as melhores: 

Rosmarinus – $$$ | um dos mais famosos de Visconde de Mauá, é uma opção para um almoço ou jantar mais sofisticado. Em um espaço cercado de natureza, é especializado em cozinha italiana, com boas opções de carnes, massas e risotos.  


Babel Cozinha – $$$ | funcionando apenas para almoços, em um ambiente romântico e sofisticado em meio à natureza do Vale do Pavão. Com mesas internas e externas, seu cardápio é focado em culinária europeia. 

Gosto com Gosto – $$ | muito procurado para almoços, no coração do centrinho da Vila de Mauá. Com uma decoração descontraída e aconchegante, é especializado na culinária brasileira, principalmente na mineira. Possui também um empório com queijos, vinhos e doces artesanais. 

Bistrô das Meninas – $$ | na principal avenida da Vila de Maringá, está em um espaço charmoso e apresenta um cardápio de pratos com ingredientes artesanais. Além disso, há uma padaria com pães deliciosos! 

Casa Beatles Visconde de Mauá – $ | repleto de itens sobre a banda, é o melhor lugar para curtir a vida noturna de Visconde de Mauá. Com um atendimento solícito, tem no cardápio cervejas artesanais e porções variadas, além de uma lojinha para sair de lá com uma recordação. 

Café Maringá Bistrô – $ | com pratos baseados na cozinha italiana, francesa e brasileira, é uma ótima opção para o café da manhã, brunch, almoço e até mesmo jantar. O ambiente é descontraído e arejado, a decoração é charmosa e o melhor de tudo: você não paga tão caro! 

Mais dicas de viagem para Visconde de Mauá 

Por que conhecer Visconde de Mauá 

A aproximadamente 200 km da capital Rio de Janeiro, o povoado de Visconde de Mauá é um dos destinos mais procurados por quem curte cachoeiras, trilhas e outras atividades em meio à natureza. 

Agradando de casais a famílias, a cidade possui a peculiaridade de fazer parte da área de três municípios: Resende, Itatiaia e Bocaina de Minas. 

Então, passar um final de semana ou feriado prolongado por lá é uma boa opção tanto para cariocas, como para paulistas e mineiros! 

Além de tudo isso, Visconde de Mauá conta com famosas pousadas românticas e vilas gastronômicas incríveis para um almoço ou jantar. 

Onde fica Visconde de Mauá 

Visconde de Mauá está em uma região que compreende as cidades de Resende (RJ), Itatiaia (RJ) e Bocaina de Minas (MG), a pouco mais de 200 km da capital fluminense. O destino também fica próximo de Penedo (a 30 km). 

Como chegar em Visconde de Mauá 

Se você vem de mais longe, a melhor opção é voar para o Rio de Janeiro – tanto o Aeroporto do Galeão quanto o Aeroporto Santos Dumont ficam a aproximadamente 200 km de Visconde de Mauá. 

Agora, o passo a passo para chegar de carro ou ônibus até Visconde de Mauá é o seguinte: 

Carro 

Saindo do Rio de Janeiro | a principal via utilizada para a viagem é a BR-116. O percurso que recomendamos é: 

  1. Seguindo em direção a São Paulo, após passar a cidade de Resende, siga por 6 km até a entrada à direita que dá acesso a Visconde de Mauá e Penedo; 
  2. Essa estrada se bifurca posteriormente, então permaneça à direita para entrar na RJ-163
  3. Na RJ-163, siga por cerca de 34 km. 

A viagem dura aproximadamente 3h, e conta com pedágios pelo caminho. 

Saindo de São Paulo | aqui, o caminho também é feito pela BR-116. O passo a passo para chegar é: 

  1. Na BR-116 ao passar o km 311, entre na RJ-163; 
  2. Depois, basta seguir as placas que indicam Visconde de Mauá. O caminho possui 29 km asfaltados de subida. 

Este percurso leva em torno de 4h para ser feito, também com trechos de pedágios. 

Ônibus 

Saindo do Rio de Janeiro | aos finais de semana e feriados é possível encontrar um ônibus que faz a ligação direta até o destino. A operadora responsável é a Viação Cidade do Aço. 

Durante a semana, é necessário pegar um ônibus até a cidade de Resende e, depois, seguir para a vila de Maromba, em Visconde de Mauá.  

Saindo de São Paulo | não existem ônibus que fazem a viagem direto para Mauá. Então, você terá de fazer uma baldeação nas cidades de Resende ou Itatiaia. 

De São Paulo até Itatiaia, são aproximadamente 4h de viagem. De lá até a vila de Maromba, são mais 40 minutos. 

Como circular em Visconde de Mauá 

Como o destino é composto por três pequenas vilas, Maromba, Maringá e Mauá, estar de carro facilitará muito a sua viagem. 

Isso porque os pontos turísticos e passeios não se concentram em uma vila só, e o mesmo vale para os restaurantes, bares e lojinhas. Além disso, estar de carro te permite conhecer cidades vizinhas. 

Para quem vai viajar sem carro, o ideal é se hospedar na vila de Maringá, que é conhecida por ser a principal região gastronômica e de algumas agências de turismo que oferecem passeios. 

Onde ficar em Visconde de Mauá 

Como já dissemos no item anterior, a região é dividida em três vilas principais, e em cada uma delas é possível encontrar boas opções de hotéis e pousadas charmosas. 

Mais centralizada, a vila de Mauá reúne a maior parte das opções de hospedagens econômicas. A principal vantagem de ficar por lá é a facilidade de acesso a diversos serviços e alimentação. 

Já em Maringá e Maromba, a rede hoteleira fica pertinho do Parque Nacional do Itatiaia, então, para quem quer curtir os passeios ao ar livre, ficar por lá é uma ótima opção. 

Outra característica é que as pousadas dessas duas vilas têm um perfil bem charmoso, com espaços de lazer maiores e mais confortáveis. 

As opções de pousadas e hotéis que recomendamos em cada região é: 

Sugestões de hotéis e pousadas em Visconde de Mauá – Vila de Mauá 

Pousada Verde Água Visconde de Mauá – $$$ | a pouco mais de 1 km do centro, bem charmosa e com ambientes aconchegantes. Para curtir o friozinho da serra, tem quartos com lareira e café da manhã privativo, com vista para as montanhas. Confira valores

Pousada Chalé Amoreira – $$$ | outra opção ideal para viagens românticas: quartos com jacuzzi, lareira e varanda com vista para a mata. Nessa pousada há um lindo jardim externo e restaurante com café da manhã completo. Confira valores

Pousada Chalés do Lago – $$ | com a vantagem de também estar pertinho da Vila de Maringá, a pousada é uma ótima escolha para quem busca lazer. Mas o destaque vai para a gastronomia, com bar na piscina e restaurante com receitas e produtos caseiros. Confira valores

Chalés do Pardal – $ | para quem viaja em família, ficar hospedado nesses chalés é a opção perfeita. Próximo ao centro, tem uma estrutura completa: jardim ao ar livre, varanda, dois andares com quartos, piscina e café da manhã. Confira valores

Sugestões de hotéis e pousadas em Visconde de Mauá – Vila de Maringá 

Pousada Tijupá – $$$ | um 5 estrelas dentro de um parque de Mata Atlântica! Com ambientes e quartos no estilo alpino, é uma das melhores opções para se desconectar, ficando a apenas 2,5 km do centrinho. Confira valores

Pousada Recanto da Montanha – $$ | super charmosa e aconchegante, tem um custo-benefício que vale muito a pena: piscina, sauna, jardim ao ar livre, restaurante com café da manhã e acomodações com lareira e vista para as montanhas! Confira valores

Pousada Refúgio das Aves – $$ | uma pousada que te faz sentir em casa, já que a decoração é uma gracinha e os serviços são de ótima qualidade. Piscina rodeada por jardins, restaurante com café da manhã e quartos bem equipados. Confira valores

Pousada Solar Das Águas – $$ | opção para casais e famílias economizarem e, mesmo assim, terem direito a uma estadia incrível e super confortável. Nos chalés há lareira, e, na área de lazer, um lindo jardim. Confira valores

Sugestões de hotéis e pousadas em Visconde de Mauá – Vila de Maromba 

Pousada Portal dos Ventos – $$$ | a cerca de 10 km da entrada do Parque Nacional de Itatiaia, essa pousada fica no topo da serra, com quartos românticos, jardim externo com vistas lindas da região e um bom café da manhã. Confira valores

Pousada Caminho do Escorrega – $$ | em uma espécie de vila, a pousada está a poucos metros das principais cachoeiras do destino. Nada menos que um mirante, trilhas, cascata privativa e chalés com varanda e lareira. Confira valores

Pousada Brilho da Natureza – $$ | situada na estrada que dá acesso à famosa Cachoeira Véu da Noiva, a estadia aqui já faz a viagem valer a pena: duas piscinas naturais, restaurante com café da manhã, churrasqueira comum e quartos arejados e bem equipados. Confira valores


Pousada Águas Claras – $ | com uma ampla área verde, tem o diferencial de as acomodações serem bem espaçosas. Dispõe de jardim, churrasqueira e cozinha compartilhada e até mesmo karaokê! Confira valores

Quando ir 

A alta temporada em Visconde de Mauá ocorre tanto durante os meses mais frios, de junho a agosto, quanto nos meses mais quentes, de dezembro a janeiro

A vantagem de ir durante o inverno é que o risco de chuva é bem menor, deixando mais propício para curtir as trilhas e outros passeios pela natureza. 

Já durante o verão, as cachoeiras se tornam mais concorridas, e as temperaturas ficam amenas. Porém, nesse período chove mais. 

Cachoeira em Visconde de Mauá cercada pela natureza
As cachoeiras faz parte dos principais atrativos de Visconde de Mauá. Foto: Rosanetur / Flickr

Nas estações da primavera e outono a vantagem é conseguir diárias mais baratas, passeios não tão disputados e temperaturas ideais para curtir as atrações turísticas. 

Quanto tempo ficar 

Em um final de semana ou feriado prolongado (2 a 3 dias) é possível curtir as principais atrações de Visconde de Mauá, como cachoeiras, trilhas e alguns parques. 

Mas caso você tenha a disponibilidade de estender a viagem, recomendamos reservar de 5 a 7 dias para se aventurar mais nos parques e cidades vizinhas. 

Quanto custa viajar para Visconde de Mauá 

Sabemos que o planejamento financeiro é uma das partes mais importantes para que a viagem seja perfeita.  

Para te ajudar a ter uma noção dos custos com transporte, alimentação, hospedagem e passeios, trouxemos uma estimativa de gastos para a sua viagem para Visconde de Mauá. 

Transporte 

  • Ida e volta do Rio de Janeiro de carro | aproximadamente R$320 
  • Ida e volta do Rio de Janeiro de ônibus | aproximadamente R$65 
  • Ida e volta de São Paulo de carro | aproximadamente R$530 
  • Ida e volta de São Paulo de ônibus | aproximadamente R$90 

Hospedagem 

Uma diária em quarto duplo custa, em média, R$250 por pessoa. 

Alimentação 

Viajante luxuoso | se você é desses que gosta de conhecer restaurantes mais sofisticados, considere gastar, em média, R$250 por dia, incluindo almoço e jantar.  

Viajante econômico | para quem gosta de economizar e não faz questões de comer em restaurantes luxuosos, reserve pelo menos R$150 por dia, incluindo almoço e jantar.   

Vale ressaltar que esses valores não incluem café da manhã e lanches avulsos.

Passeios 

Como Visconde de Mauá é forte em ecoturismo, a maior parte dos passeios podem ser feitos de forma totalmente gratuita, dependendo da localização. Algumas atrações pagas são: 

  • Museu Duas Rodas | entrada de R$15 por pessoa 
  • Parque Nacional de Itatiaia | R$36 por pessoa 
  • Sítio Cachoeiras do Alcantilado | R$25 por pessoa 
  • Parque Corredeiras | R$50 por pessoa 

Mapa de Visconde de Mauá 

Para não se perder durante a viagem, montamos um mapa com os pontos turísticos de Visconde de Mauá que citamos nesse post. Confira: 

Qual passeio você mais gostou da nossa lista do que fazer em Visconde de Mauá? 

Depois de chegar até aqui, você pode afirmar que sabe como curtir Visconde de Mauá, passando por seus melhores e mais bonitos pontos turísticos. 

Com toda aquela natureza e charme da região, temos certeza de que você ficou morrendo de vontade para conhecer logo esse lugar. 

Quando for, não esqueça de tirar muitas fotos e nos contar depois como foi a experiência! 

Você também pode gostar:

Foto de destaque: Cachoeiras do Alcantilado. Autor: Rosanetur / Flickr

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário