Escrito por Kamilly Doria
23 de maio de 2022

Pensando em viajar para uma das ilhas mais famosas do Brasil? Aqui você vai conferir tudo o que fazer na Ilha do Mel, um lugar paradisíaco no estado do Paraná. 

Com belíssimas praias, paisagens deslumbrantes, construções históricas e restaurantes super aconchegantes, a Ilha do Mel é um destino em comum para todos os viajantes que estão em busca de tranquilidade. 

Paredão rochoso com vegetação na Praia de Fora na Ilha do Mel
Praia de Fora, uma das mais bonitas da ilha. Foto: Everton.photography

Mas se você também é um aventureiro e amante da natureza, a ilha se torna uma parada ainda mais obrigatória, já que é super procurada para a prática de ecoturismo.   

Agora sem mais delongas: veja tudo o que fazer na Ilha do Mel e aproveite ao máximo cada pedacinho desse paraíso! 

O que fazer na Ilha do Mel: seu guia de viagem 

Aqui você vai ficar por dentro de tudo sobre uma das ilhas mais famosas do sul do Brasil: 

Por que conhecer a Ilha do Mel 

Cercada pela imensidão da natureza, a Ilha do Mel pertence ao município de Paranaguá e foi tombada como Patrimônio Histórico em 1975.  

Dos seus 2.700 hectares, apenas 200 podem ser acessados pelos locais e turistas, pois a maior parte é uma reserva ecológica que está sob a administração do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). 

Por esse motivo, a Ilha do Mel é um destino perfeito para a prática de ecoturismo, reservando belezas naturais encantadoras e praias de deixar qualquer um de queixo caído – são 25km da extensão de faixa de areia. 

Seus principais atrativos podem ser facilmente explorados através de trilhas mata adentro ou por caminhadas pelas areias das praias.  

Ou seja, não faltam motivos para conhecer a Ilha do Mel. Aproveite a sua viagem para repor as energias e sentir a tranquilidade de estar totalmente conectado à natureza. 

Onde fica a Ilha do Mel 

A Ilha do Mel fica a aproximadamente 4 km de distância do munícipio de Pontal do Sul – a parte do continente mais próxima à ilha. 

Já a capital Curitiba fica a cerca de 97 km, mas é necessário fazer a travessia até a ilha a partir de Pontal do Sul ou de Paranaguá.  

Com chegar na Ilha do Mel 

Por ser uma ilha, só é possível chegar de barco até lá. Nesse caso, há dois municípios no continente como ponto de travessia, sendo ele no píer de Pontal do Sul ou no píer de Paranaguá, ambos no estado do Paraná. 

Veja a seguir o passo a passo saindo dos dois municípios: 

Pontal do Sul 

Ficando a 120 km de Curitiba, Pontal do Sul é a cidade mais próxima da Ilha do Mel. Para quem sai da capital, é possível seguir até o município de carro ou de ônibus e, a partir de lá, pegar um barco até a ilha. Confira: 

Saindo de ônibus de Curitiba | são aproximadamente 2h25 de viagem, e você pode comprar sua passagem com  antecedência e evitar filas

Saindo de carro de Curitiba | durante o percurso, você irá passar pelas BR 277, PR 407 e PR 412 até chegar em Pontal do Sul. A viagem dura, em média, 1h50. 

Travessia de barco até a Ilha do Mel | já em Pontal do Sul, você deve seguir até o píer de onde partem os barcos e comprar suas passagens. As embarcações saem de meia em meia hora, das 8h até às 19h ou 20h (sextas e sábados). A travessia tem aproximadamente 4 km, e é realizada em meia hora. Para mais informações, consulte o site oficial

Lembre-se que, se estiver de carro, é necessário deixá-lo em um estacionamento privativo antes de embarcar. 

Paranaguá 

Paranaguá fica mais próxima da capital Curitiba, a cerca de 90 km. No entanto, o município fica mais distante da Ilha do Mel, e a travessia acaba sendo mais longa. Veja as opções de carro, ônibus e barcos: 

Saindo de ônibus de Curitiba | são 1h40 de viagem, e as passagens podem ser compradas antecipadamente

Saindo de carro de Curitiba | você deve seguir todo o trajeto pela BR-277. São aproximadamente 1h20. 

Travessia de barco até a Ilha do Mel | assim que estiver na cidade de Paranaguá, basta seguir até o terminal de embarque. Diferente de Pontal do Sul, existem apenas 3 horários por dia, e a travessia leva cerca de 1h45. Veja mais detalhes no site oficial

Para quem estiver de carro, também é necessário procurar um estacionamento para deixar o seu veículo. 

Independentemente de qual município você irá embarcar, é preciso escolher em qual das vilas – Encantadas ou Nova Brasília – você irá desembarcar ao comprar sua passagem de barco, pois as linhas são separadas.  

Como circular na Ilha do Mel  

Como carros são proibidos de circularem pela ilha, a melhor forma de se locomover por lá é a pé, já que maior parte da ilha faz parte de uma reserva ecológica. 

Vale ressaltar que não há estradas pavimentadas na ilha (com exceção do acesso ao Farol das Conchas) apenas ruas de terra e trilhas que levam para pontos turísticos e praias.  

Outra opção é alugar uma bicicleta, ótima opção para curtir o destino, principalmente as praias durante a maré baixa. 

Agora, se você quer circular de uma vila para outra – Encantadas e Nova Brasília – há barcos que realizam o percurso. Mas também há uma trilha de 5 km que ligam as duas partes. 

Onde se hospedar na Ilha do Mel 

Na ilha, há duas vilas principais que concentram as opções de pousadas na Ilha do Mel, que são: Encantadas e Nova Brasília

Seguindo a característica do lugar, as acomodações na Ilha do Mel são bem simples e rústicas, portanto, você não deve esperar nada de luxuoso por lá. 

Caso escolha ficar na vila de Encantadas, saiba que ela fica bem próxima à Gruta das Encantadas e da praia que leva o mesmo nome.  

Já em Nova Brasília, você está pertinho do Farol das Conchas e da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. O número de pousadas por aqui também é maior, assim como a estrutura de bares e restaurantes. 

Trapiche em Nova Brasília, na Ilha do Mel
Trapiche em Nova Brasília. Foto: Renato Soares – MTUR / Flickr

Importante | é obrigatório ter uma pousada já reservada na hora de comprar o seu bilhete de barco, pois o atendente irá te perguntar sobre a sua acomodação. Caso contrário, você terá que voltar no mesmo dia. 

Sugestões de pousadas na Ilha do Mel: Encantadas 

Malie Chalés – $$$ | se você procura por algo mais sofisticado, essa é a acomodação perfeita. Com chalés rústicos e decorações elegantes, fica a 5 minutos de caminhada da Gruta das Encantadas. Confira valores

Ulu Kainoa Pousada – $$$ | situada na Praia das Encantadas, é cercada pela beleza da natureza. Essa pousada tem um clima maravilhoso e todos os ambientes são muito charmosos. Confira valores

Pousada Marimar – $$ | localização privilegiada de frente para a praia e a 600 metros da Gruta das Encantadas, tem quartos bem aconchegantes e equipados, café da manhã e um restaurante à la carte. Confira valores

Pousada Estrela do Mar – $$ | também com uma vista espetacular da praia e um café da manhã com itens fresquinhos, possui quartos com uma pegada mais moderna e um restaurante maravilhoso. Confira valores

Sugestões de pousadas na Ilha do Mel: Nova Brasília 

Pousada Treze Luas – $$$ | com opções que vão desde quartos mais simples, até os mais sofisticados, é cercada por muito verde e está a 1 minuto de caminhada até a praia. Confira valores

Hotel Pousada Praia do Farol – $$$ | considerada a melhor pousada da Ilha do Mel, fica à beira mar da Praia do Farol. Com quartos extremamente espaçosos e com uma decoração rústica clássica da região, é totalmente integrada a natureza. Confira valores

Pousada Favo De Mel – $$ | com um ótimo custo-benefício, é uma das pousadas mais procuradas na Ilha do Mel. Tem um clima de pura natureza, quartos confortáveis e um excelente café da manhã. Confira valores

Pousada Enseada das Conchas – $$ | com um café excelente, fica bem pertinho de vários restaurantes e da praia. O atendimento dos donos da pousada é outro diferencial, pura simpatia. Confira valores


Quer conferir mais dicas? Então dê uma olhada no nosso post com as melhores pousadas na Ilha do Mel.

O que fazer na Ilha do Mel: praias, trilhas e muito mais 

Com o turismo crescendo dia após dia, a Ilha do Mel consegue agradar facilmente todos os perfis de turistas, desde os mais aventureiros, até casais em busca de um cantinho a dois. 

E não importa se você vai fazer um bate e volta ou pretende passar alguns dias por lá, aqui no nosso post você vai ficar por dentro dos pontos turísticos na Ilha do Mel que não podem ficar de fora do seu roteiro: 

  1. Gruta das Encantadas 
  2. Praias na Ilha do Mel 
  3. Farol das Conchas 
  4. Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres 
  5. Trilhas na Ilha do Mel 

1. Gruta das Encantadas 

Ficando no lado sul da ilha, na Praia da Boia, a Gruta das Encantadas é um dos principais pontos turísticos da Ilha do Mel. 

Com uma extensão de aproximadamente 10 metros, sua entrada já chama atenção devido à fenda entre grandes rochas repletas de vegetação.  

Vista do alto da Gruta das Encantadas com sua fenda entre formação rochosa
Vista aérea da fenda Gruta das Encantadas logo após a passarela. Foto: Renato Soares – MTUR / Flickr

Alguns caiçaras que vivem na região ainda contam histórias e lendas bem interessantes sobre o lugar.  

Uma delas é que, durante noites de luar, mulheres seduziam os visitantes que estavam caminhando pela praia e os levavam direto para a gruta. Depois disso, eles simplesmente desapareciam. 

Verdade ou não, não tenha medo de conhecer o interior da gruta e ter uma visão bem bonita para o lado de fora. 

Vista para o mar a partir da Gruta das Encantadas na Ilha do Mel
Vista do mar a partir da gruta. Foto: Renato Soares – MTUR / Flickr

Só fique atento, pois o acesso só é permitido durante a maré baixa. 

2. Praias na Ilha do Mel 

Se você é praieiro assim como eu, saiba que não vai faltar o que fazer na Ilha do Mel: são mais de 35 km de faixa de areia, com praias que reservam paisagens inesquecíveis. 

Ao todo, são 25 praias que conquistam os corações de qualquer visitante, e aqui no nosso blog você vai conferir quais delas não podem faltar no seu roteiro. Confira: 

Praia de Fora 

Com uma beleza natural sem igual, a Praia de Fora é uma das mais bonitas da Ilha do Mel e, por esse motivo, se tornou uma das preferidas pelos turistas.  

Localizada perto da vila Nova Brasília e entre dois costões rochosos – um deles onde fica o Farol das Conchas – tem um mar com boas ondas para surfar.  

Praia de Fora cercada por dois morros e mar com ondas na Ilha do Mel
Praia de Fora e seu mar agitado. Foto: Luiz Antonio Mendes / Flickr

Mas não se desanime, pois durante a maré baixa dá para relaxar em algumas das piscinas naturais que se formam. 

Como chegar | por uma trilha de fácil acesso pela praia de Encantadas.  

Praia da Boia 

Com ondas tranquilas e uma extensa faixa de areia, a Praia da Boia é perfeita para quem procura um cantinho mais vazio para relaxar, já que ainda é pouco conhecida pelos turistas 

Vista panorâmica da Praia da Boia na Ilha do Mel
Não falta espaço na areia na Praia da Boia. Foto: Renato Soares – MTUR / Flickr

O mar azul se mistura com o verde das montanhas ao horizonte, que deixam o cenário digno de pintura. 

Como chegar | o acesso é feito por uma trilha que parte da vila Encantadas. 

Praia da Gruta 

Com apenas 70 metros de extensão, a Praia da Gruta tem águas cristalinas e mar agitado, além de uma paisagem inesquecível de montanhas cheias de vegetação.  

Pequena praia da Gruta na Ilha do Mel
Praia da Gruta. Foto: Renato Soares – MTUR / Flickr

De um lado, se encontra a Gruta das Encantadas e, do outro, o morro que a separa da Praia da Boia. 

Como chegar | fica ao lado da Praia da Boia. 

Praia das Encantadas 

A Praia das Encantadas fica na vila de mesmo nome. Apesar de ter entrado na nossa lista, ela está longe de ser uma das mais bonitas da Ilha do Mel.  

Por conta da movimentação dos barcos, o óleo acaba sujando a água e, infelizmente há esgoto in natura sendo despejado em uma parte da praia. Por esse motivo, nem sempre o mar está próprio para banho.  

Vista da Praia de Encantadas na Ilha do Mel com construções na orla
Praia de Encantadas é uma boa opção para sair à noite. Foto: Renato Soares – MTUR / Flickr

No entanto, para quem gosta de mais agito, é nessa praia que ficam vários bares, quiosques e restaurantes à beira mar. 

Como chegar | fica próxima ao píer de desembarque da Vila das Encantadas. 

Praia do Miguel 

Sabe aquelas praias bem rústicas e com uma pegada selvagem? Então conheça a Praia do Miguel, cercada por morros com vegetação nativa.  

Faixa de areia com mar tranquilo na Praia do Miguel na Ilha do Mel
Praia do Miguel. Foto: Leandro Migliari / (CC BY-SA 3.0

Seus 750 metros de extensão oferecem uma faixa de areia bem larga para esticar a canga e relaxar enquanto aprecia o visual. Já o mar tem ondas medianas, em que é preciso ter um pouco atenção. 

Como chegar | fica entre as vilas Encantadas e Nova Brasília, acessada pela trilha que liga as duas vilas. 

Praia da Fortaleza 

Ideal para quem quer praticar surf ou windsurf, a Praia da Fortaleza é uma das mais tranquilas da Ilha do Mel, ficando ao norte. 

Com bares e restaurantes ao longo da sua extensão, também é aqui que fica a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres.  

Praia da Fortaleza na Ilha do Mel com algumas pedras na areia
Pedras na Praia da Fortaleza. Foto: Otávio Nogueira / Flickr

Outro atrativo fica por conta do Morro das Baleias, que oferece uma vista muito bonita da região. Ainda no morro, há um labirinto com canhões e um mirante. 

Como chegar | o acesso pode ser feito a pé por uma trilha de aproximadamente 40 minutos ou de barco saindo de Nova Brasília. 

Praia do Farol 

A Praia do Farol possui 1,2 km de extensão e uma faixa de areia bem larga. Já o mar em tons de azuis tem ondas moderadas, sendo possível entrar e dar um mergulho bem gostoso.  

Faixa de areia e ao fundo morro com o Farol das Conchas
A Praia do Farol não pode ficar de fora do seu roteiro. Foto: Otávio Nogueira / Flickr

Por aqui também fica a escadaria de 150 degraus que leva até Farol das Conchas. 

Como chegar | fica a 10 minutos de caminhada da vila Nova Brasília. 

Praia Grande 

Com 1,2 km de extensão, mar azul e com ondas, a Praia Grande é bem preservada e costuma ser mais vazia. 

Grandes pedras na areia da Praia Grande, na Ilha do Mel
Praia Grande. Foto: Nathan Chor / CC BY-SA 3.0

A paisagem por aqui é bem típica da região: áreas planas cobertas por vegetação e montanhas ao fundo.  

Como chegar | fica a 1,4 km do trapiche de Nova Brasília. 

Outras praias na Ilha do Mel: 

  • Farol das Conchas 
  • Praia do Istmo  
  • Praia de Nova Brasília 
  • Ilha da Galheta 
  • Praia da Bica da Boia 
  • Praia da Bica de Norinho 
  • Praia da Lagoa 
  • Praia da Ponta do Bicho 
  • Praia de Fora 
  • Praia do Bananal 
  • Praia do Cedro 
  • Praia do Saco do Limoeiro 
  • Praia Grande 
  • Praia Nhá Pina 
  • Praia Paralelas 
  • Prainha 

3. Farol das Conchas 

Um dos lugares mais famosos da Ilha do Mel, o Farol das Conchas chama a atenção de quem está chegando na vila de Nova Brasília. 

Construído em 1872 no topo do Morro das Conchas – uma península da ilha – tem uma escadaria de 150 degraus que leva até os pés da construção. 

Vista panorâmica a partir do Farol das Conchas
A vista a partir do Farol de Conchas é espetacular. Foto: Cyrus Augustus Moro Daldin / CC BY-SA 4.0

Apesar da visita interna ser proibida, você vai conferir uma vista panorâmica de toda a ilha. 

Como chegar | fica a 1,5 km da área de embarque entre a Praia do Farol e a Praia de Fora. 

4. Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres 

Datada entre 1767 e 1769, a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres tem grande importância histórica para a ilha e o município de Paranaguá. 

Ficando à beira mar da Praia da Fortaleza, foi construída com o objetivo de proteger a antiga vila de Paranaguá e manter a segurança do porto – onde embarcavam madeira, ouro e erva-mate na época. 

Vista da fachada da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres na Ilha do Mel
Fachada da Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres. Foto: Renato Soares – MTUR / Flickr

E além da importância histórica para a região, seu excelente estado de preservação chama bastante atenção. 

Como chegar | há dois jeitos de se chegar até a fortaleza: durante a maré baixa, é possível ir caminhando por quase 4km pela praia ou por uma trilha pela mata a partir da vila de Nova Brasília. 

5. Trilhas na Ilha do Mel 

Ao planejar o que fazer na Ilha do Mel, saiba que as trilhas são atividades imperdíveis e que não podem ficar de fora da sua programação! 


Por ser uma ilha pequena, vários lugares são acessados através das trilhas, que permitem um contato ainda maior com a natureza. 

Descida de trilha entre árvores e vegetação na Ilha do Mel
As trilhas são ótimas opções para conhecer a ilha. Foto: Kelly da Silva KS / CC BY-SA 4.0

As trilhas de uma forma geral são bem sinalizadas e com fácil acesso, e a única coisa que pode variar é o tempo de caminhada, pois há trilhas de até 5 km de percurso, levando quase oito horas pela mata adentro. 

Confira as principais trilhas na Ilha do Mel: 

Trilha 1 | sai da Vila das Encantadas e leva para três lugares da ilha, que são: Gruta das Encantadas, Praia da Gruta e a Praia da Boia. São apenas 650 metros de trilha (1,3 km ida + volta). 

Trilha 2 | a partir do trapiche da vila Nova Brasília até o Farol de Conchas. São cerca de 1,7 km (3,4 km ida + volta). 

Trilha 3 | também sai da vila Nova Brasília, passando pelo Istmo e chegando até a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres. São 3,7 km (7,4 km ida + volta). 

Trilha 4 | inicia-se na vila Nova Brasília e vai até a Gruta Encantadas. É a mais longa, com 5 km de percurso (10 km ida + volta). Caso prefira, é possível retornar de barco de uma vila para a outra. 

Onde comer: melhores restaurantes na Ilha do Mel 

Não faltam bons restaurantes na Ilha do Mel para você saborear a gastronomia local e os temperos caiçaras. 

A maior parte deles ficam concentrados nas vilas de Encantadas e Nova Brasília, com opções para todos os gostos e paladares. Mas como estamos falando de uma ilha, o carro chefe daqui são pratos de frutos do mar.  

Confira nossas sugestões: 

Fim da Trilha Restaurante – $$$ | considerado o melhor restaurante da Ilha do Mel, fica na Praia de Encantadas e possui um ambiente bem aconchegante e romântico. Os principais pratos são frutos do mar e há sobremesas deliciosas. 

Restaurante Mar e Sol – $$ | especializado em frutos do mar e pratos brasileiros, tem um tempero único e pratos fartos, e uma sugestão é a moqueca de camarão. Está no caminho para o Farol das Conchas. 

Lumo Restaurant – $$ | com pratos muito bem apresentados e deliciosos, seu cardápio é composto por opções da culinária contemporânea, brasileira e frutos do mar. É o melhor custo-benefício da ilha, localizado na Praia das Encantadas. 

Malie Sushi – $$ | para quem não dispensa uma comida japonesa, é o único sushi da ilha, ficando no caminho da Gruta das Encantadas. Com um ambiente intimista e acolhedor, os produtos são fresquinhos e o sabor é inesquecível.  

Ilha do Mel Café – $$ | eu amo tomar um cafezinho para renovar as energias, e essa cafeteria é a única da ilha. O lugar é diferenciado e muito aconchegante. Uma dica é você experimentar o capuccino de café com canela. Ele fica na Praia do Farol.  

Mais dicas de viagem para a Ilha do Mel 

Agora que você já conferiu tudo o que fazer na Ilha do Mel e os melhores restaurantes, também é importante ficar por dentro de outras informações sobre o destino:  

Quando ir  

Como estamos falando de um destino repleto de praias, o verão é a melhor época para curtir a Ilha do Mel. No entanto, também é nessa estação que as chuvas são mais frequentes, mesmo que passageiras. 

Outra questão para quem quer ir no verão, é a presença nada agradável dos borrachudos, principalmente nos meses de dezembro e janeiro. Não esqueça o repelente jamais! 

Trapiche na Vila de Encantadas na Ilha do Mel
Vila de Encantadas. Foto: Renato Soares – MTUR / Flickr

Já o inverno não se torna uma época atrativa pois faz bastante frio. E mesmo que não seja comum chover durante esse período, você não irá curtir os principais atrativos da ilha por conta das baixas temperaturas. 

Dessa forma, o outono e primavera seriam épocas certeiras para aproveitar sua viagem para a Ilha do Mel, pois as temperaturas são bem amenas e as chuvas não seriam um problema. 

Quantos dias ficar 

Eu diria que três dias inteiros são suficientes para conhecer todos os cantinhos da Ilha do Mel. Mas se você tiver mais tempo disponível, 4 dias são perfeitos. 

Apesar da ilha não ser muito grande, há muitas trilhas, e isso demanda tempo. E como carros são proibidos, você só tem três jeitos de circular por lá: a pé, de bicicleta pelas praias ou de barco (de uma vila para a outra).  

Com dias 4 cheios, você terá tempo de sobra para aproveitar todos os pontos turísticos da Ilha do Mel com calma. 

Dicas extras para Ilha do Mel 

  • Não se esqueça de levar repelente, protetor solar e um kit básico de primeiros socorros, pois não há farmácias na ilha.  
  • Também leve roupas apropriadas e sapato fechado para determinadas trilhas. 
  • Animais não são permitidos na ilha. E se você está acostumado a viajar com o seu bichinho, se programe para deixá-lo em um lugar seguro e bem cuidado. 
  • Sinal de telefone é raridade por lá, principalmente de internet.  

Mapa das atrações na Ilha do Mel 

Veja no mapa os pontos turísticos da Ilha do Mel citados no post: 

Curtiu as nossas dicas sobre o que fazer na Ilha do Mel? 

Agora que você já tem tudo em mãos, ficou muito mais fácil de planejar uma viagem para a Ilha do Mel. 

Esqueça o continente e mergulhe de cabeça em suas praias de águas morninhas e cristalinas, trilhas pela imensidão da mata nativa e ainda fique por dentro da história da região ao visitar construções antigas. 

Uma coisa é certa: você vai se apaixonar pela Ilha do Mel e ficar com aquele gostinho de “quero mais”! 

Foto de destaque: Farol das Conchas. Autor: Cyrus Augustus Moro Daldin / CC BY-SA 4.0

Escrito por Kamilly Doria
Ka é nossa colaboradora de conteúdo no blog. É atriz, jornalista e feliz. Mãe de duas gatas, é apaixonada por animais e amante da arte. Seu sonho é carregar uma mochila repleta de culturas e histórias.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário