Escrito por Adriana
31 de julho de 2024
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Ah, Recoleta! Um bairro elegante e muito histórico na tão amada Buenos Aires. Conhecido por sua arquitetura encantadora, atrações imperdíveis e ruas arborizadas, Recoleta é um convite e tanto para uma viagem inesquecível. 

O belíssimo prédio da Facultad de Derecho da Universidade de Buenos Aires durante o dia.
A Facultad de Derecho (UBA) é um dos ícones arquitetônicos da Recoleta. Foto: Preyes / CC BY-SA 4.0

Ele fica entre os bairros de Palermo e Retiro, e é considerado um dos mais sofisticados da cidade. Apesar de todo esse glamour, o bairro também tem atrações centenárias, entre elas o famoso cemitério. Cada minuto por lá é uma verdadeira viagem no tempo.

E se você está planejando conhecer este tesouro da capital argentina, saiba que há muito o que fazer na Recoleta! Confira agora um guia completo com os melhores pontos turísticos, restaurantes, bares, cafeterias, museus e muito mais! 

  1. Cemitério da Recoleta
  2. Museus
  3. Livraria El Ateneo
  4. Floralis Genérica
  5. Parque Vicente López y Planes
  6. Basílica Nuestra Señora del Pilar
  7. Praças
  8. Facultad de Derecho (UBA)
  9. Restaurantes
  10. Bares
  11. Cafés e Confeitarias
  12. Compras
Direto ao Ponto: o que fazer na Recoleta

  • Não deixe de visitar o Cemitério da Recoleta, onde arte e história se entrelaçam entre mausoléus surpreendentes. Explore, também, a Floralis Genérica e a famosa Livraria El Ateneo.
  • Dedique algumas horas para apreciar o acervo do Museu Nacional de Belas Artes, que tem obras internacionais e argentinas. Também não perca o Museo del Holocausto para uma experiência reflexiva e impactante sobre a Segunda Guerra Mundial.
  • Bateu a fome? Visite o Aramburu para pratos sofisticados, La Aguada para saborear empanadas autênticas ou El Burladero para desfrutar do melhor da cozinha espanhola.
  • O Presidente Bar é uma maravilha para você saborear coquetéis artesanais em um ambiente elegante, enquanto o Buller Brewing Co oferece cervejas artesanais com vista privilegiada para parte da cidade.
  • Não sabe onde se hospedar? Já fiquei no Blank Hotel Recoleta e recomendo, ele oferece conforto e localização privilegiada perto de principais atrações; já o Alvear Palace Hotel garante uma estadia luxuosa com decoração clássica e todas as mordomias que você merece.

1. Cemitério da Recoleta

Para entender mais sobre a história e cultura de Buenos Aires, sua primeira parada deve ser o Cemitério da Recoleta. Ao contrário do que se pode imaginar, ele não é apenas um cemitério, mas sim um museu a céu aberto, onde arte, memória e história se entrelaçam entre mausoléus e esculturas que mais parecem contar suas próprias histórias. 

Uma fileira de mausoléus no Cemitério da Recoleta.
O Cemitério da Recoleta é um passeio mais alternativo e interessantíssimo. Foto: Andrew Currie / CC BY 2.0

Por mais que pareça estranho a ideia de visitar um cemitério, sugiro trocar o clima fúnebre pela curiosidade histórica. Isso porque a sensação que se tem ao caminhar por aqueles corredores é bem parecida com passear por uma galeria. O “pequeno” diferencial é que as obras em questão pertencem à arte funerária. É impressionante! 

Algumas personalidades influentes da Argentina encontram seu repouso por lá, incluindo Eva Perón, a carismática ex-primeira-dama do país, e Frederico Leloir, um médico e bioquímico que ganhou o Prêmio Nobel de Química de 1970.

Para conhecer o Cemitério da Recoleta de uma maneira mais profunda, recomendo um free tour pelo Cemitério da Recoleta , que nós fizemos e gostamos bastante. O passeio guiado tem duração de 2 horas e é uma ótima oportunidade para descobrir curiosidades e detalhes que podem facilmente passar despercebidos por quem não entende do assunto. 

Sem dúvidas, é uma oportunidade enriquecedora de não só criar memórias e aumentar o próprio repertório cultural, mas também de refletir sobre a vida e o legado de figuras que moldaram a história argentina.

2. Museus

Não tem jeito: uma viagem de respeito tem que ter, pelo menos, um museu incluído no roteiro. Assim como no restante da cidade, há vários museus na Recoleta. Alguns imperdíveis, outros nem tanto. 

E para você não perder tempo se perguntando sobre quais visitar, fiz uma seleção com os melhores:

2.1 Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)

Se você é amante das artes e está explorando o bairro da Recoleta, não deixe de visitar o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA). Localizado em um prédio que já é uma obra de arte por si só, este museu expõe uma das coleções mais impressionantes da América Latina. 

A fachada do Museu Nacional de Belas Artes durante o dia, no bairro da Recoleta.
O Museu Nacional de Belas Artes é um grande símbolo de Buenos Aires. Foto: es:Sking / CC BY-SA 3.0

Por lá, você terá a chance de admirar obras de artistas internacionais renomados como Picasso e Van Gogh, além de descobrir talentos argentinos que marcaram a história da arte no país.

É um passeio bem bacana para entender as influências artísticas que moldaram a cultura argentina e internacional. Quando eu fui, achei as exposições bem organizadas e informativas.

Outro ponto forte é sua localização privilegiada próximo à Floralis Genérica, que vou te contar mais pra frente. Facilita bastante para quem quer conhecer o máximo de atrações a pé. 

2.2 Museu Participativo de Ciências

O Museu Participativo de Ciências é um espaço dinâmico e estimulante, onde visitantes de todas as idades podem interagir diretamente com diversas exposições científicas. 

Ele fica dentro do Centro Cultural Recoleta e é um dos lugares mais legais para se conhecer no bairro. 

A fachada do Centro Cultural da Recoleta, onde está localizado o Museu Participativo de Ciências, vista durante o dia.
A colorida fachada do Centro Cultural da Recoleta. Foto: Julia Sumangil / CC BY-SA 4.0

Ao chegar, esqueça tudo que você já viu sobre o convencional “não toque” que a gente encontra na maioria dos museus tradicionais. No Museu Participativo de Ciências, o lema é totalmente o inverso: “é proibido não tocar”, um baita incentivo para todo mundo participar ativamente das experiências oferecidas. 

O interessante é que há desde experimentos simples até demonstrações mais complexas, um verdadeiro espetáculo científico! É o lugar perfeito para você aprender conceitos físicos e tecnológicos de uma maneira divertida e educativa. Não preciso nem dizer que o museu faz sucesso entre a criançada, né? A maioria das que vimos por lá pareciam bastante entretidas!

2.3 Museo del Holocausto de Buenos Aires

O Museo del Holocausto em Buenos Aires é uma parada indispensável para os interessados na história mundial contemporânea. Ele é dedicado à memória do holocausto e suas repercussões na Argentina, e tem um acervo que inclui fotografias impactantes, documentos históricos, vídeos e objetos pessoais que nos levam a uma profunda reflexão sobre os horrores vividos durante a Segunda Guerra Mundial. 

A fachada do Museo del Holocausto, no bairro da Recoleta.
O exterior do Museo del Holocausto. Foto: Museo del Holocausto de Buenos Aires / CC BY-SA 4.0

De cara, eu já adianto que a visita pode ser intensa – afinal, estamos falando de um dos capítulos mais tristes da história da humanidade – mas extremamente educativa. 

O museu não apenas honra aqueles que sofreram durante esses tempos difíceis, mas também serve como um importante lembrete das consequências devastadoras do ódio e da intolerância.

2.4 Museo del Agua y de la Historia Sanitaria

O Museo del Agua y de la Historia Sanitaria faz parte do impressionante Palacio de Aguas Corrientes, e explora a evolução sanitária e a importância da água em Buenos Aires ao longo dos séculos. 

O detalhadíssimo exterior do Palacio de Aguas Corrientes, no bairro da Recoleta.
Os detalhes da fachada do Palacio de Aguas Corrientes são de cair o queixo, concorda? Foto: Nikito 91 / CC BY-SA 4.0

Ao fazer uma visita guiada, você vai ficar sabendo sobre como funcionavam os sistemas sanitários antigos e quais são os processos por trás dos métodos modernos utilizados na cidade hoje em dia. 

A boa notícia é que apesar de fechar um pouco mais cedo que os outros museus da região, o museu é ótimo para quem quer economizar, pois a entrada é gratuita. Vale a pena conhecer!

2.5 Xul Solar Museum

O Xul Solar Museum tem uma proposta diferente: ele celebra a vida е obra do inovador artista argentino Oscar Agustín Alejandro Schulz Solar, mais conhecido pelo nome artístico Xul Solar. 

É o museu ideal para você mergulhar no universo criativo deste influente surrealista que ficou famoso por ter obras com referências místicas, astrológicas e religiosas. Uma curiosidade interessante é que ele inventou duas línguas artificiais: o Neo-Criollo е a Panlengua, mostrando que seu talento ia além das telas.

A coleção permanente inclui pinturas surpreendentes, esculturas, cartas pessoais e outros itens pessoais pertencentes а Solar. Ao longo da exposição, a sensação que eu tive era quase como se estivesse entrando diretamente na mente do próprio artista. Recomendadíssimo!

3. Livraria El Ateneo

A Livraria El Ateneo, definitivamente, não é uma livraria comum, e você vai entender o porquê assim que entrar! Ela fica em um edifício que já foi um teatro luxuoso, mantendo intacta a grandiosidade da arquitetura original. 


O interior da charmosa Livraria El Ateneo.
Não dá pra negar que a Livraria El Ateneo é absurdamente fotogênica! Foto: Leandro Neumann Ciuffo / CC BY 2.0

Enquanto passeava pelos corredores cheios de livros, foi quase impossível não se impressionar com a beleza do teto decorado e os detalhes da decoração como um todo. É um verdadeiro deleite para os leitores de carteirinha e apreciadores de belas construções.

E, acredite: o que é bom, pode ficar ainda melhor! Prova disso é que o palco do antigo teatro hoje dá lugar a uma cafeteria encantadora, onde você pode fazer uma pausa para degustar um delicioso alfajor ou saborear um café fresquinho. É ou não é uma experiência que enriquece tanto o intelecto quanto os sentidos?!

4. Floralis Genérica

Chamando a atenção de quem passa pela Plaza Naciones Unidas, a Floralis Genérica não é apenas uma escultura; é um dos símbolos de Buenos Aires! 

A Floralis Genérica em seu lago, no bairro da Recoleta.
A abertura e o fechamento das pétalas da Floralis Genérica é um pequeno espetáculo que você precisa ver. Foto: elluisx / Pixabay

Essa impressionante obra de arte de mais de 18 toneladas foi criada pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano e representa uma belíssima flor gigante. O melhor de tudo é que ela tem um mecanismo que abre suas pétalas ao amanhecer e as fecha à noite, refletindo o ciclo da natureza. É realmente fascinante observá-la de pertinho, especialmente durante os momentos de abertura ou fechamento completo das pétalas.

Além disso, a área ao redor é bastante arborizada e serve como um ótimo local para uma caminhada tranquila ou para desfrutar de um piquenique nos dias mais quentes. Quem não perde a oportunidade de tirar uma foto, também vai amar conhecer, a escultura fica linda em todos os ângulos!

5. Parque Vicente López y Planes

Depois de se maravilhar com a arquitetura e os livros na Livraria El Ateneo, que tal esticar as pernas e respirar um pouco de ar fresco no Parque Vicente López y Planes? A uma curta caminhada de distância da livraria, este parque é o refúgio perfeito para você relaxar e curtir momentos de muita tranquilidade rodeado pela natureza. 

Uma grande árvore do Parque Vicente López y Planes vista durante o dia.
Uma árvore impressionante no Parque Vicente López y Planes. Foto; Andrzej Otrębski / CC BY-SA 4.0

O parque é bem agradável, com áreas bem cuidadas, repletas de bancos e até playground. É o cenário ideal para famílias que querem dar aos pequenos um espaço para brincar ou para qualquer pessoa que deseje descansar sob a sombra das árvores enquanto ouve os pássaros darem seu show.

É tão tranquilo que a gente esquece que tem que ir embora.  A vontade que dá é de passar a tarde inteira por lá, seja devorando um bom livro ou simplesmente observando o vai e vem tranquilo das pessoas. 

6. Basílica Nuestra Señora del Pilar

A Basílica Nuestra Señora del Pilar começou a ser construída na metade do século 18, e é um dos locais mais emblemáticos de Recoleta. Localizada estrategicamente entre o Cemitério da Recoleta e o Centro Cultural Recoleta, a igreja não só captura a essência histórica de Buenos Aires, mas também serve como um magnífico exemplo da arquitetura colonial espanhola na cidade. 

A Basílica Nuestra Señora del Pilar vista durante o dia no bairro da Recoleta.
A vista da Basílica Nuestra Señora del Pilar é de se apaixonar! Foto Butterfly austral / CC BY-SA 3.0

A fachada é linda, mas quem rouba a cena mesmo é o seu interior, especialmente o altar-mor, que tem uma riqueza de detalhes que é de cair o queixo. Para completar o passeio, aproveite e conheça o museu que fica dentro da igreja, é um paraíso para os fãs de arte sacra. Lembrando que para visitar o museu é cobrado um valor simbólico.

7. Praças na Recoleta

Uma tarde à toa conversando e observando o cotidiano da cidade em uma pracinha é o tipo de programa que nunca perde a graça, especialmente se a praça em questão for bonita como as de Buenos Aires. 

Na Recoleta, duas praças conquistaram o meu coração de primeira, e como dica boa é dica compartilhada, vou te contar mais sobre elas:

7.1 Plaza Intendente Alvear

Não tem como não falar dela: a Plaza Intendente Alvear, onde, aos finais de semana, acontece a pitoresca Feira da Recoleta. Ela fica praticamente em frente ao Museu Nacional de Belas Artes, e tem um paisagismo que é um ótimo cenário para fotos incríveis. 

A Plaza Intendente Alvear em um dia ensolarado.
A Plaza Intendente Alvear. Foto: Phillip Capper / CC BY 2.0

Como eu disse, aos sábados e domingos artesãos e artistas locais exibem suas obras por lá, ofertando desde joias artesanais até pinturas e esculturas impecáveis, tudo isso com direito a música ao vivo e uma variedade gastronômica deliciosa.

7.2 Plaza Rodríguez Peña

Outra praça que eu adoro é a Plaza Rodríguez Peña. Para chegar até ela, não tem segredo, já que ela fica a apenas 5 minutos de caminhada da Livraria El Ateneo. Assim como a anterior, essa praça é uma boa pedida para um piquenique, uma caminhada no fim da tarde ou, quem sabe, um passeio com o pet. 

Os jardins da Plaza Rodriguez Peña com sombra em um dia claro.
A Plaza Rodriguez Peña. Foto: Lutetios / CC BY-SA 3.0

Para famílias com crianças, a diversão também está garantida, pois há um parque infantil que enche os olhos da garotada.

Boa sombra é o que não falta por lá, uma maravilha para os dias ensolarados e para aqueles momentos em que você precisa desacelerar, respirar fundo ou simplesmente se perder nos próprios pensamentos enquanto contempla o verde da natureza.

8. Facultad de Derecho (UBA)

Planejando conhecer a Floralis Genérica? Então, aproveite para tirar algumas fotos em frente à Facultad de Derecho da Universidade de Buenos Aires, que fica logo ao lado da escultura de aço. O edifício é uma verdadeira maravilha arquitetônica que se destaca na paisagem da Av. Pres. Figueiroa Alcorta, é impossível não notar! 

O belíssimo prédio da Facultad de Derecho da Universidade de Buenos Aires visto em um entardecer.
A Facultad de Derecho (UBA). Foto: Pequeño mar / CC BY-SA 4.0

Ela não só chama a atenção pelo seu tamanho, como também pela elegância de sua construção. A fachada neoclássica, com suas colunas grandiosas e escadarias imponentes deixa qualquer um curioso para desvendar o que se esconde por trás de suas portas. 

De fato, é um ponto de referência não apenas para aqueles envolvidos no mundo jurídico, mas também para qualquer pessoa interessada em arquitetura ou história. Se tiver um tempinho sobrando, aproveite para ir até o hall de entrada da Facultad de Derecho, é tão encantador quanto a parte externa e rende fotos lindas! 

9. Restaurantes na Recoleta

Recoleta é um bairro bem-servido quando o assunto é gastronomia. Há opções para todos os bolsos, oferecendo desde bistrôs que servem pratos típicos da culinária argentina até restaurantes mais requintados. É difícil não querer conhecer todos os restaurantes da Recoleta, afinal, é um mais irresistível que o outro! 

Carne grelhada na grelha, com chamas ao fundo.
Vai um churrasco argentino? Foto: darkness_s / Pixabay

E para você não ter dúvidas na hora de escolher para quais dar uma chance, listei os melhores da região:

9.1 Aramburu

Se você está buscando uma experiência gastronômica que combine sofisticação e inovação, o Aramburu é o lugar certo. Com um ambiente elegante e um serviço impecável, este restaurante se destaca não apenas pelas duas estrelas Michelin, mas também pelo seu menu degustação cuidadosamente elaborado. 

Cada prato é um espetáculo de cores e sabores, transformando qualquer refeição em uma verdadeira jornada culinária inesquecível. Ele super combina com ocasiões especiais, e é ideal para quem ama explorar o melhor da alta gastronomia. É verdade que os preços não são dos mais acessíveis, então vá preparado para gastar um pouco mais.

9.2 La Aguada

No La Aguada, a atmosfera é mais descontraída, perfeita para você desfrutar de sabores tradicionais sem formalidades. Aqui, as empanadas são a estrela da casa, com opções que vão desde recheios tradicionais até criações mais ousadas. É o tipo de restaurante altamente recomendado para você comer bem sem precisar pagar uma fortuna por isso. 

9.3 El Sanjuanino

Próximo ao Museo Xul Solar, o restaurante El Sanjuanino oferece um ambiente simples e acolhedor, mas que tem uma das empanadas mais bem faladas da cidade. Conhecido por ser bom e barato, este restaurante é uma escolha popular entre turistas e locais. Não peça a conta sem ao menos provar as empanadas de queijo e cebola ou carne picante, são as mais gostosas!

O interior do restaurante El Sanjuanino em uma noite movimentada.
Uma noite movimentada no El Sanjuanino. Foto: Wally Gobetz / CC BY-NC-ND 2.0

9.4 La Cocina

O charme rústico do La Cocina faz a gente entrar ainda mais no clima da cidade. Este restaurante é conhecido por seus pratos típicos como o locro, que lembra bastante a nossa tão amada  feijoada brasileira. Comparado a maioria dos restaurantes de Buenos Aires, os preços são bons. Para você ter uma ideia, há empanadas por bem menos que 5 reais.


9.5 El Burladero

Para você que não dispensa as maravilhas da  da cozinha espanhola, o El Burladero apresenta um menu repleto de clássicos ibéricos com um toque argentino. A decoração é um charme à parte, mas os grandes destaques mesmo são o gaspacho, a paella e os churros.

9.6 Fervor

Próximo da Plaza Intendente Alvear, o Fervor honra as raízes argentinas através das carnes de primeira grelhadas no capricho. A churrascaria serve cortes cuidadosamente selecionados que satisfazem até os paladares de quem não é tão fã de carne vermelha. Além dos bifes de chorizo, aproveite para experimentar acompanhamentos típicos como a provoleta argentina, você não vai se arrepender. 

10. Bares na Recoleta

A fim de tomar um coquetel em Buenos Aires ou apenas curtir a noite provando um petisco ou outro enquanto socializa com a galera? Então, você precisa conhecer estes bares na Recoleta:

Um copo de cerveja ao lado de potinhos com amendoim e limão.
Cerveja gelada, alguns aperitivos e conversa boa é uma receita que só pode dar certo. Foto: dany7566 / Pixabay

10.1 Presidente Bar

Ao planejar o que fazer na Recoleta à noite, uma passadinha no Presidente Bar tem que estar no seu radar. É um bar bastante elegante, perfeito para você se divertir enquanto saboreia um risoto de cogumelos e desfruta de um drink preparado por bartenders pra lá de experientes. É um bar que combina tanto com um rolê entre amigos quanto com um encontro romântico. 

10.2 Locos x El Fútbol

Para os fãs do esporte, o Locos x El Fútbol oferece um ambiente descontraído onde a paixão pelo futebol é o tema principal. Ele é ideal para você sentir um pouco do clima argentino enquanto assiste a partidas cheias de emoção. Com chopp gelado sempre à disposição e a possibilidade de fazer novas amizades, é o tipo de lugar que promete boas risadas e momentos divertidos. 

10.3 Oak Bar

No luxuoso Palacio Duhau – Park Hyatt Buenos Aires, o Oak Bar se destaca pela sua atmosfera requintada e instagramável. A decoração foi o que mais me impressionou: uma mistura de elementos clássicos com  o moderno, sabe? Ideal para quem busca uma experiência mais exclusiva. A seleção cuidadosa de vinhos complementa perfeitamente as opções gastronômicas diversificadas, incluindo pratos veganos e hambúrgueres bem temperados. 

10.4 Buller Brewing Co

A cervejaria Buller Brewing Co não só serve cervejas artesanais excepcionais como também oferece uma das melhores vistas da Recoleta a partir do seu terraço. Localizada ao lado do Cemitério da Recoleta, ela é o lugar certo para você aproveitar com amigos em um ambiente descontraído e cheio de energia. Na dúvida do que escolher, invista na cerveja de mel, é tudo de bom!

10.5 Club de la Birra Recoleta

Para finalizar com estilo, o Club de la Birra Recoleta combina perfeitamente hambúrgueres gourmet com cervejas artesanais em um ambiente bastante agradável. Ele fica pertinho do Cemitério da Recoleta e faz sucesso graças à qualidade dos seus pratos e bebidas. Experimentei a costelinha de porco acompanhada de uma cerveja gelada e logo entendi porque este lugar se tornou tão popular entre aqueles que buscam boa comida e bebida sem precisar gastar horrores, compensa muito!.

11. Cafés e Confeitarias

Às vezes, tudo que a gente precisa é de um bom cafezinho acompanhado por uma sobremesa bem preparada, não é mesmo? E se você pensou que iria passar vontade na Recoleta, está completamente enganado! Há várias cafeterias incríveis para você conhecer, olha só:

11.1 Café La Biela

Visitar o Café La Biela é como viajar no tempo e retornar à época em que escritores como Jorge Luís Borges e Adolfo Bioy Casares debatiam literatura e automobilismo. Hoje, mantendo seu charme histórico, este café continua sendo um ótimo local de encontro para quem aprecia a combinação de boa conversa + excelente gastronomia.Os preços são mais altos, mas você encontrará praticamente de tudo no cardápio: do café da manhã ao jantar.

O interior do Café La Biela, com muitas mesas e cadeiras em um ambiente aconchegante.
O charmoso interior do Café La Biela. Foto: Steynard / CC BY-NC-SA 2.0

11.2 Havanna Café

O Havanna Café é um ícone argentino quando se trata de alfajores e cafés caprichados. Há várias unidades espalhadas pela cidade, inclusive na Recoleta. Embora não seja um dos meus lugares favoritos, a tradição e o ambiente acolhedor fazem dessa cafeteria uma parada obrigatória para saborear um doce de leite e um cafezinho. 

11.3 Sasha

A cafeteria Sasha é conhecida por suas sobremesas excepcionais, especialmente as tortas, que são simplesmente impossíveis de esquecer e atraem centenas de clientes que fazem filas e mais filas para provar essas delícias. A cafeteria é pequena, mas tem uma decoração encantadora. No fim, a espera é o de menos!

11.4 Café Martinez

O Café Martínez oferece não apenas croissants apetitosos, mas também preços ótimos e um atendimento que fará você se sentir em casa. Localizado nas proximidades do Museo del Holocausto de Buenos Aires, este café é também um lugar bacana para os adeptos do trabalho remoto, graças ao seu ambiente tranquilo e conexão de internet estável. 

11.5 La Panera Rosa

Se você está buscando algo além dos tradicionais doces argentinos, saiba que a La Panera Rosa oferece uma mistura deliciosa de opções tanto doces quanto salgadas. Pertinho do Museu Participativo de Ciências e do Cemitério da Recoleta, essa confeitaria é famosa pelos seus waffles que casam bem com sorvetes cremosos, uma combinação que promete derreter na boca. Para os amantes de pratos salgados, o bagel com salmão defumado é uma alternativa que não tem erro. E sim, a decoração do lugar é bem rosa!

12. Compras na Recoleta

Cá entre nós, voltar de uma viagem com a mala cheia de memórias é uma delícia, mas trazer algumas comprinhas também é bom demais! E para quem adora se perder entre lojas variadas com preços tentadores, o bairro da Recoleta é um achado! 

Pensando nisso, fiz uma seleção com os melhores lugares para fazer compras na Recoleta, confira:

12.1 Recoleta Urban Mall

Se você está procurando um lugar para fazer compras com estilo e conforto, o Recoleta Urban Mall é o lugar mais indicado. Com uma localização conveniente, ao lado da atração mais turística do bairro, este shopping oferece uma variedade de opções de restaurantes, sorveterias, livrarias, lojas de grifes, cinema e, claro, vistas privilegiadas para o Cemitério da Recoleta. 

A fachada do shopping Urban Mall em um dia ensolarado na Recoleta.
Comprinhas na Recoleta? Vá ao Urban Mall! Foto: talber / CC BY 2.0

12.2 Feira da Recoleta

Como falei anteriormente, a Feira da Recoleta acontece na Plaza Intendente Alvear, aos domingos e feriados, e é mais que apenas uma feirinha, mas sim uma super oportunidade de ficar por dentro da cultura da cidade.  A feira é a oportunidade dos sonhos para você garantir artesanatos únicos e obras de arte locais que são ótimas ideias de presentes e lembrancinhas. 

Enquanto passeava por lá,  fiquei encantada com o talento dos artesãos e músicos locais,  que incrementaram ainda mais a experiência. É definitivamente um ambiente animado onde a cultura portenha se faz presente em cada detalhe. Prepare-se para sair de lá com um gostinho de quero mais!

12.3 Galeria Bond Street

Já a Galeria Bond Street tem uma pegada mais alternativa. A minutos da Plaza Rodríguez Peña, a galeria é um prato cheio para você comprar camisas de bandas, acessórios exclusivos ou, quem sabe, até fazer uma tatuagem e colocar um piercing. A decoração da galeria também é cheia de personalidade, repleta de grafites e arte urbana. É um canto mais fotogênico do que o outro!   . 

Onde se hospedar na Recoleta

Como já deu para perceber, Recoleta é um bairro bem completo, daqueles que você não precisa andar muito para encontrar lojas, restaurantes, museus e boas opções de entretenimento. 

Para aproveitar tudo que a região tem a oferecer, faz muito sentido se hospedar por lá. Nós já vivemos essa experiência por alguns dias e, olha, valeu super a pena! Indo direto ao ponto, tenha em mente que a maioria das acomodações não são tão baratas, mas compensam pelo conforto e localização.

Confira três hotéis interessantes para você incluir na sua lista de onde se hospedar na Recoleta:

Blank Hotel Recoleta | Imagine acordar em uma cama super confortável, abrir a janela e sentir a brisa de um dos bairros mais charmosos de Buenos Aires… Nesse hotel, isso é possível! Os quartos são espaçosos e convidativos, ideais para você recarregar as energias após um dia turistando pelo bairro. O café da manhã é também uma das sensações do hotel, recheado de alfajores, pães frescos, bolos, frutas e iogurtes..A localização também é ótima, próximo do Cemitério da Recoleta e da Livraria El Ateneo.

Alvear Palace Hotel | Buscando uma experiência de hospedagem luxuosa? Então, esse hotel é a escolha certa. Com quartos que exalam elegância, ele não apenas garante uma estadia confortável, mas também oferece mordomias como spa, centro fitness e bar. A decoração é deslumbrante. Por aqui, você estará a minutos de caminhada do Museu Nacional de Belas Artes e do Cemitério da Recoleta.


Up Recoleta Hotel | Está aí uma opção que é acessível e confortável! Embora os quartos sejam mais compactos, eles são bastante acolhedores, oferecendo tudo que é preciso para você ter uma ótima noite de sono. A localização é outro ponto alto, próximo ao Museu Nacional de Artes Decorativas e cercado por diversos restaurantes e padarias, o que é ótimo, pois o hotel não oferece café da manhã.

Mapa

Pronto para explorar Recoleta como um verdadeiro portenho? Para te ajudar a se orientar e garantir que você aproveite ao máximo sua visita, fiz um mapa com todas as atrações mencionadas:

Já sabe tudo o que fazer na Recoleta?

Então, o que você está esperando para montar o seu roteiro? Com as nossas dicas, não restam mais dúvidas de que Recoleta não é apenas um bairro, e sim uma experiência!

De atrações culturais a delícias gastronômicas, de áreas verdes tranquilas a bares badalados, este pedaço de Buenos Aires oferece uma variedade incrível de atividades para  você ter a viagem dos sonhos! 

Enfim, chegou o momento de fazer  suas reservas, planejar o que visitar e descobrir por que tantos viajantes se apaixonam por esse bairro emblemático. Depois, volte aqui para nos contar como foi! Boa viagem!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário