Caminhar pelas ruelas de paralelepípedo e subir as ladeiras que cortam o Centro Histórico de Salvador é uma atividade que deve fazer parte de qualquer viagem para a capital baiana.
O Pelourinho, o bairro mais famoso e um dos mais antigos da cidade, nos faz voltar no tempo do Brasil Colônia, trazendo casarões e edifícios bem preservados, igrejas com arquiteturas imponentes e museus que contam e mostram a história da capital baiana.
Mas o seu passeio cultural não precisa se resumir ao Pelourinho, já que a parte antiga da cidade abriga bairros como Santo Antônio Além do Carmo e o Corredor da Vitória, que também preservam preciosidades do período colonial.
Preparado(a) para explorar o Centro Histórico de Salvador? Vem com a gente e descubra os principais pontos turísticos dessa região!
Aproveite para conferir tudo o que fazer em Salvador. A capital baiana está cheia de atrativos incríveis para conhecer!
Centro Histórico de Salvador: Pelourinho e bairros nos arredores
Não é segredo pra ninguém que a capital da Bahia exala cultura, história, agito e muita diversidade. E tudo isso você consegue encontrar ao caminhar pelas ruas do Centro Histórico.
Ainda que pareça uma viagem ao tempo, em que podemos ver de pertinho os casarões coloridos do Brasil Colônia, bairros como Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo e o Corredor da Vitória também trazem toda a fervura e o “axé” da Bahia.
Nesses bairros, você terá a oportunidade de conhecer o artesanato local, o tempero baiano inconfundível e, ainda, se divertir ao som do Olodum.
E para te ajudar nessa viagem deliciosa, separamos os melhores passeios no Pelourinho e bairros da parte antiga da cidade!
Tem pouco tempo ou quer mais comodidade na hora de conhecer os atrativos da região? Para isso, recomendamos esse Free tour pelo Pelourinho e Centro Histórico de Salvador, com duração de 2h30. E o melhor: de graça! (mas é claro, faça uma contribuição justa pelo serviço).
Centro Histórico – Pelourinho
Podemos dizer que a região do Pelourinho é onde acontece o agito cultural de toda a cidade, abrigando ateliês, museus, lojinhas de artesanato e, principalmente, o Olodum.
O bairro é tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, devido a sua importância histórica não apenas para Salvador, mas para o estado da Bahia e também para o Brasil.
Saiba quais lugares conhecer no bairro mais charmoso da capital baiana:
Largo do Pelourinho
O Largo do Pelourinho é o local que concentra vários museus e igrejas históricas do bairro.
Além disso, é por lá que se situa a sacada onde Michael Jackson gravou o clipe da música “They Don’t Really Care About Us”, junto com o Olodum.
Fundação Casa de Jorge Amado
Localizada dentro de um sobrado do século XIX, a Fundação Casa de Jorge Amado expõe um acervo com milhares de itens que mostram detalhes sobre a vida e obra do autor baiano.
Entre os itens, estão documentos, cartas, fotos, cartazes e objetos pessoais de Jorge Amado, como sua máquina de escrever.
A fundação conta com janelas perfeitas para uma foto, com vista para o Largo do Pelourinho. Além disso, possui uma cafeteria com sobremesas e aperitivos descritos pelo autor em suas obras.
Funcionamento | de segunda a sexta das 10h às 18h. Aos sábados, das 10h às 16h. Para mais informações, acesse o site oficial.
Como chegar | está no Largo do Pelourinho, na Rua das Portas do Carmo.
Largo Terreiro de Jesus
Assim como o Largo do Pelourinho, o Largo Terreiro de Jesus é um dos pontos mais centrais do bairro.
O largo é cercado por bares, restaurantes, lojas e, obviamente, edifícios históricos. Aqui, o destaque fica para as igrejas e para os museus.
Igrejas no Pelourinho
O Pelourinho é referência para o país quando o assunto é igrejas preservadas do período Brasil Colônia.
As que não podem ficar de fora do seu roteiro são:
- Catedral Basílica de Salvador | a primeira igreja construída no Largo Terreiro de Jesus. Por possuir um dos mais importantes acervos de arte sacra brasileira do século XVI, é considerada como a “mãe de todas as igrejas católicas brasileiras”.
- Igreja e Convento de São Francisco | o seu interior é banhado com 800 kg de ouro, além de detalhes em madeira e um acervo de azulejos portugueses. Devido a isso, é a igreja mais famosa do Pelourinho.
- Igreja da Terceira Ordem de São Francisco | uma boa opção para quem se interessa por arquitetura, pois é a única igreja do país que remete ao barroco espanhol. Em seu acervo, você poderá ver o trono que foi usado por D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II.
- Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos | foi fundada em 1685 por uma das primeiras irmandades de negros do Brasil. Então, mescla elementos do catolicismo com a cultura africana, principalmente com o candomblé.
- Igreja da Ordem 3ª do Carmo de Salvador | é conhecida por abrigar o “Senhor Morto”, uma escultura de Cristo, com cerca de 2 mil rubis, feita pelo escravo Francisco Xavier Chagas.
Largo do Cruzeiro de São Francisco
O Largo do Cruzeiro de São Francisco é o lugar certo se você procura animação no Pelourinho, principalmente durante a noite.
Diversos bares, restaurantes e bistrôs ficam localizados por lá. Também ocorrem feiras, festas e shows no local.
Museus no Pelourinho
Juntamente com as igrejas, os museus no Pelourinho contribuem para que a pegada histórica do bairro seja única.
Os museus possuem acervos que falam sobre o carnaval e a cultura da Bahia. São eles:
- Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) | é classificado como o espaço de arte contemporânea mais importante de todo o estado. O museu possui cinco salas expositivas e uma galeria ao ar livre, além de eventos educativos.
- Casa do Carnaval da Bahia | com uma proposta interativa, é um dos museus mais novos do Pelourinho. Com diversos recursos audiovisuais, mostra toda a história da festa de Carnaval. No último andar, você terá uma vista incrível para a Baía de Todos os Santos.
- Memorial das Baianas | se dedica a preservar a tradição das baianas, que são praticamente um patrimônio de Salvador.
- Museu da Gastronomia Baiana | um lugar para saber mais sobre as tradições gastronômicas do estado da Bahia, e como elas se construíram ao longo da histórica. Você sairá com água na boca!
- Museu da Casa do Benin | seu acervo expõe a coleção do antropólogo Pierre Verger, com peças que mostram a história de Benin, o país de origem de boa parte dos negros escravizados que chegaram na Bahia.
Outro museu que vale a pena conhecer é o Museu da Misericórdia, instalado no antigo prédio da Santa Casa de Misericórdia, erguido no século XVII e tombado pelo IPHAN em 1938. Porém, atualmente se encontra fechado.
Praça da Sé
Situada próxima do Largo Terreiro de Jesus, a Praça da Sé é o lar de dois monumentos que são cartões-postais do Pelourinho: a estátua dedicada à Zumbi dos Palmares e o Monumento Cruz Caída.
Ao fundo, você terá uma visão privilegiada da Baía de Todos os Santos e, além disso, poderá curtir uma pitoresca feirinha de artesanato.
Como chegar | o acesso pode ser feito pela Rua da Misericórdia.
Elevador Lacerda
O Elevador Lacerda com certeza está entre os lugares para ir em Salvador mais visitados de toda a cidade, já que é o primeiro elevador urbano do mundo.
Porém, vale ressaltar que, diferentemente do que muitos pensam, o elevador não possui vista panorâmica, é apenas um meio de transporte entre as partes alta e baixa da cidade.
Certamente um lugar que vai lhe render muitas fotos de recordação!
Funcionamento | o elevador funciona de segunda a sexta das 7h às 22h.
Como chegar | está na Praça Tomé de Souza, local que é ponto de partida para passeios guiados a pé pelo Pelourinho. Além disso, abriga a prefeitura e o letreiro de Salvador.
Mercado Modelo
O Mercado Modelo é outro ponto turístico de Salvador que conta um pouco da história da cidade. Localizado em frente à Baía de Todos os Santos, possui mais de 8 mil m² com lojas de artesanato.
Com uma arquitetura do estilo neoclássico, o edifício é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
É por lá que você poderá visitar dois dos mais tradicionais restaurantes de culinária baiana, o Maria de São Pedro, com oitenta anos de história, e o Camafeu de Oxossi.
Funcionamento | o mercado abre de segunda a sábado das 9h às 18h. E aos domingos, das 9h às 14h.
Como chegar | está na Praça Visconde do Cayrú, no bairro do Comércio, ao lado do Elevador Lacerda.
Centro Histórico – Santo Antônio Além do Carmo
Assim como o Pelourinho, o bairro de Santo Antônio Além do Carmo é um dos mais antigos da cidade, e conta com diversos pontos turísticos de Salvador para você continuar explorando o lado histórico do destino.
Os lugares que recomendamos você visitar são:
Igreja do Passo
Ficou conhecida no mundo todo por suas escadarias terem sido o principal cenário do filme “O Pagador de Promessas”, de 1962.
A torre oferece uma vista panorâmica para toda a região do Centro Histórico.
Como chegar | a igreja está localizada na Rua do Passo, 52A.
Igreja de Santo Antônio Além do Carmo
Começou a ser construída ainda no século XVI, tendo um papel importante na luta contra a invasão holandesa na Bahia.
Como chegar | se situa no Largo de Santo Antônio Além do Carmo, número 6.
Igreja do Boqueirão
Construída a partir de 1726, a Igreja do Boqueirão está no ponto que faz a divisão entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa.
Em seu interior, tem três altares com detalhes em ouro, além de pinturas históricas.
Como chegar | se localiza na Rua Direita de Santo Antônio, número 60.
Centro Histórico – Corredor da Vitória
Embora faça parte da Velha Salvador, o bairro de Corredor da Vitória é conhecido por oferecer um turismo alternativo, sem tanta aglomeração.
Porém, não deixa de lado a pegada histórica, com museus, centros culturais e artísticos. Por lá, aproveite para conhecer:
Museu de Arte da Bahia
Instalado dentro de uma mansão do século XIX, seu acervo conta com obras de pintores baianos e objetos adquiridos em leilões.
Como chegar | está na Avenida Sete de Setembro, número 2340.
Museu Geológico da Bahia
Abriga um dos maiores acervos fósseis e minerais da Bahia. Entre as mais de 20 mil peças, se destaca a réplica do maior meteorito encontrado no Brasil.
Como chegar |o acesso é feito pela Avenida Sete de Setembro, número 2195.
Museu Carlos Costa Pinto
Organiza exposições permanentes e temporárias que retratam a vida da alta sociedade dos séculos XVIII e XIX. Também conta com uma cafeteria super charmosa.
Como chegar |também está na Avenida Sete de Setembro, 2490.
Salas de cinema
Existem duas salas de cinema no bairro de Corredor da Vitória, uma delas é a Sala de Arte do Museu e a outra está localizada dentro do Museu Carlos Costa Pinto, que exibe apenas filmes antigos.
Mahi Mahi
Um píer com vista para a Baía de Todos os Santos e com ampla estrutura de lazer, incluindo bar, restaurante e um toboágua que cai direto no mar.
Como chegar |se situa na Avenida Sete de Setembro, 2068.
Igreja de Nossa Senhora da Vitória
Construída no século XVI pelos portugueses, é a segunda igreja mais antiga do Brasil.
Em seu interior, existem imagens barrocas do século XVIII e afrescos dos Passos da Paixão.
Como chegar | está no Largo da Vitória.
Onde se hospedar em Salvador
Depois de te mostrar tudo o que fazer no Pelourinho e Centro Histórico de Salvador, é preciso ter em mente um lugar para ficar na capital baiana.
De um modo geral, os hotéis e pousadas em Salvador ficam em 3 regiões:
- Velha Salvador (os bairros do Centro Histórico)
- Orla próxima à região central
- Litoral Norte
Como estamos falando das atrações do Centro Histórico de Salvador, neste post vamos dar prioridade às hospedagens que ficam nessa região.
Nossas sugestões são:
Hotel Villa Bahia | situado em dois casarões preservados, é um hotel 4 estrelas no coração do Pelourinho. Conta com piscina, restaurante e quartos luxuosos, que recebem uma decoração colonial lindíssima. Confira valores.
Pousada Solar dos Deuses | também no Pelourinho, tem diárias mais acessíveis e uma decoração que é a cara da região. Super aconchegante, a pousada ainda fica pertinho de vários restaurantes e pontos turísticos. Confira valores.
Pousada Des Arts | já em Santo Antônio Além do Carmo, essa pousada possui uma vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos. Trazendo um clima rústico e ambientes agradáveis, é uma das pousadas mais charmosas do bairro. Confira valores.
Pousada Casa da Vitória | situada em um casarão de arquitetura histórica, fica no bairro Corredor da Vitória e possui um clima delicioso de muita paz e sossego. Os quartos são super confortáveis e o café da manhã inclui vários itens caseiros. Confira valores.
Quer ficar por dentro de sugestões de hospedagem em outros bairros da capital baiana? Então vem conferir o nosso post sobre onde ficar em Salvador, com 20 opções de hotéis e pousadas.
Gostou das nossas dicas sobre o que fazer no Pelourinho e Centro Histórico de Salvador?
Conhecer os bairros históricos de Salvador é poder ver de pertinho a nossa história sendo contada através dos casarões coloniais e museus.
É um passeio que vai te trazer um conhecimento único. Sem falar do clima e charme delicioso da região.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.