O que fazer em Madrid: as 10 atrações imperdíveis | Em Algum Lugar do Mundo

O QUE FAZER EM MADRID: AS 10 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS

Veja aqui o que fazer em Madri: destacamos as 10 principais atrações pra quem quer conhecer o melhor de Madrid em pouco tempo.

  • Adriana
  • -
  • 6 de dezembro de 2019
  • 11 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Madrid está na disputa como um dos principais destinos de viagem na Espanha. E não é para menos: a capital espanhola é cheia de vida e transborda cultura, um prato cheio para qualquer viajante. E para você não ficar perdido com o que fazer em Madrid, reunimos aqui as 10 atrações imperdíveis para você conhecer em sua primeira vez na cidade.

Nós já tínhamos ficado encantados com Barcelona (já conferiu nosso roteiro de 3 dias em Barcelona?) e achávamos que Madrid não iria nos agradar tanto. Mas a verdade é que Madrid nos surpreendeu muito e não vemos a hora de voltar!

Portanto, destacamos aqui as 10 principais atrações de Madrid: confira agora o que fazer em Madri, mesmo tendo pouco tempo pra conhecê-la. É só montar o seu roteiro e boa viagem!

E vamos começar logo com uma dica: a melhor forma de aproveitar Madrid é se planejando. Para isso, monte seu roteiro e compre ingressos com antecedência. O Madrid City Pass é uma mão na roda: ele inclui a entrada para o Museo del Prado e para o Estádio do Real Madrid (sem filas!), transfer do aeroporto pro hotel e ônibus hop on hop off pela cidade. Além disso, ainda dá 20% de desconto nos principais museus e atividades da cidade.

Você sabia que para viajar para a Espanha o seguro viagem é obrigatório? Escrevemos um post com tudo o que você precisa saber sobre o seguro viagem para a Espanha.  E se você quiser fazer a sua cotação agora mesmo, clique aqui !

O que fazer em Madrid: principais atrações

Madrid é um cidade cosmopolita que tem de tudo: de construções históricas a lojas de luxo, passando por mercados, festivais, galerias, restaurantes… não faltam opções de lugares para visitar em Madrid

Por isso, fizemos uma seleção das principais atrações turísticas de Madrid – o indispensável para uma primeira vez na cidade:

  1. Puerta del Sol
  2. Plaza Mayor
  3. Parque El Retiro
  4. Puerta del Alcalá
  5. Museus
  6. Palácio Real
  7. Gran Vía
  8. Templo de Debot
  9. Estádio Santiago Bernabéu
  10. Mercado El Rastro

TOP 10 pontos turísticos de Madrid

1. Puerta del Sol

A Puerta del Sol deve ser o primeiro item da sua lista com o que fazer em Madrid. Considerado o coração da cidade, essa é uma das praças mais famosas da cidade – e um excelente ponto de partida para começar suas andanças pelas ruas de Madrid.

o que fazer em madrid
Símbolo de Madrid: a estátua de urso na Puerta del Sol

A Puerta del Sol tem um formato de semi círculo, e é aqui nessa praça que encontramos o símbolo de Madrid: a estátua de bronze do Urso, chamada de “El Oso y El Madroño”.

Outra curiosidade é que a Puerta del Sol marca o km zero da Espanha (há uma placa na praça com essa indicação). Existem 6 rodovias que começam justamente nesse ponto.

Graças a sua localização privilegiada, esse é um ótimo lugar para se hospedar em Madrid. Sugerimos dar uma olhada no Praktik Metropol, que tem uma decoração retrô/ minimalista incrível, além de um ótimo terraço para apreciar a vista – e ainda fica do lado da estação de metrô.

E na Puerta del Sol podemos encontrar muitos bares e restaurantes. Há várias lojas nos arredores, tanto as grandes redes de departamento (como El Corte Inglés, H&M e Zara), como lojas mais antigas que vendem produtos tradicionais.

2. Plaza Mayor

Como um bom turista, não deixe de tirar sua foto bem no meio da Plaza Mayor, a praça que é uma das principais atrações de Madrid. A arquitetura da Plaza Mayor é linda e chama mesmo atenção, dando um ar bem grandioso ao coração da cidade.

A Plaza Mayor não é só bela, como também carrega uma grande importância histórica: ela foi o centro da vila por mais de quarto séculos, tendo sobrevivido a 3 incêndios! Ali no centro da praça fica a estátua do Rei Felipe III.

Na Plaza Mayor nós encontramos uma boa variedade de restaurantes e cafés que, apesar do preço mais elevado e do clima “turistão”, valem uma rápida parada pra apreciar o local.

Foto da Plaza Mayor e a estátua de Felipe III sobre um cavalo - O que fazer em Madrid dicas e roteiro
Estátua erguida em 1840 de Felipe III, que foi rei da Espanha, Portugal e Algarves

Primeira vez em terras espanholas? Confira nosso Guia Prático da Espanha: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem ao país

3. Parque El Retiro

Separe um momento do seu dia para passear no Parque El Retiro, considerado a área verde mais importante de Madrid. Esse parque pertencia à monarquia até o final do século 19, até que posteriormente se tornou público.

Nós vimos muitos “madrilenos” caminhando e se exercitando por lá, mas o lugar também é bastante buscado por viajantes  – afinal o Parque El Retiro também é uma ótima e agradável sugestão sobre o que visitar em Madrid.

Além de apreciar sua beleza, dentro do parque você ainda pode alugar um barquinho para andar no lago, ou ainda visitar o Palácio de Cristal.

No lago do Parque El Retiro as pessoas passeiam em pequenos barcos que podem ser alugados - O que fazer em Madrid dicas e roteiro
Lago do Parque El Retiro, onde é possível alugar um barquinho para fazer um passeio

4. Puerta del Alcalá

Mais um dos lugares para visitar em Madrid, a Puerta del Alcalá fica localizada ao leste da cidade, na Plaza de La independencia (logo na saída do Parque El Retiro). A Puerta del Alcalá foi inaugurada em 1778 e já foi considerada a principal porta de entrada de Madrid.

Puerta de Alcalá é um conjunto de arcos que já foi considerada a principal porta de entrada de Madrid - O que fazer em Madrid dicas e roteiro
Puerta de Alcalá

5. Museus

Para quem gosta de museus, não falta o que fazer em Madrid. Situado entre várias galerias menores, fica o trio de museus mais importantes da cidade: Museo del Prado, Museo Reina Sofia e Museu Thyssen-Bornemisza.

Foto da impressionante fachada do Museo del Prado - O que fazer em Madrid dicas e roteiro
Museo del Prado. Foto: Emilio J. Rodríguez Posada / CC BY-SA 2.0

O Museo del Prado é o mais notável, é enorme e fica numa construção do século 18. Já o Museo Reina Sofia tem uma significante coleção de arte contemporânea. E por último, o Museu Thyssen-Bornemisza, que apresenta a arte espanhola do século 20.

Todos os 3 museus valem uma visita, já que cada um tem sua beleza e sua própria coleção.

Dica | Mais uma vez, a boa é fechar os ingressos com antecedência, assim você economiza seu precioso tempo nas filas e pode passar mais tempo curtindo os museus. Dá para comprar online um ingresso especial que dá direito à entrada para os 3 museus.

6. Palácio Real

O Palácio Real de Madrid é o maior palácio da Europa Ocidental (em área construída) e também uma das residências oficiais do Rei Juan Carlos. Acontece que, na verdade, o Rei não mora aqui – o local é mais usado para celebrações e eventos importantes.

A parte boa é que o Palácio Real está aberto ao público – e essa é mais uma ótima dica de o que fazer em Madrid durante sua visita. Seu exterior já é lindo, mas lá dentro você vai poder conferir toda a imponência do palácio, incluindo seus mobiliários e diversas obras de arte de nomes conhecidos, como Velázquez e Goya.

Dica | a fila para comprar ingresso para o Palácio Real costuma ser enorme, maior que a dos museus. Nós perdemos mais de uma hora nessa fila, o que é péssimo pra quem está com pouco tempo na cidade. Então não cometa o mesmo erro: garanta seu ingresso com antecedência e fuja das filas. Nosso tempo é precioso quando estamos viajando, ainda mais com tanto o que fazer em Madrid em pouco tempo!

Foto da fachada do Palácio Real de Madrid - O que fazer em Madrid dicas e roteiro
É possível realizar a visitação do Palácio Real em Madrid

7. Gran Vía

Imagine você já caminhando pelas ruas e buscando o que fazer em Madrid… eis que você vai cair em plena Gran Vía! Essa é a principal e mais famosa avenida de Madrid, então saiba que em algum momento você vai passar por ela, querendo ou não.

Foto da Grand Via repleta de carros - O que fazer em Madrid dicas e roteiro
Gran Vía: uma das principais avenidas de Madrid

A Gran Vía começa na Plaza de Alcalá e se estende por um longo trecho, até chegar à Plaza de España. Como você pode imaginar, a avenida é bastante movimentada, seja de manhã ou à noite.

Por ali encontramos centenas de bares, restaurantes e lojas, além de cinemas, teatros e bancos. Isso faz com que essa região seja uma das áreas comerciais mais importantes de Madrid.

Ah, e a região da Gran Vía e arredores é uma boa pedida para se hospedar. Nós recomendamos muito o Jardines Boutique, que fica bem pertinho da Gran Vía e do metrô. Um hotel bem moderno, a partir de 39 euros.

8. Templo de Debot

O Templo de Debot fica bem próximo à Plaza de España, então aproveite sua caminhada pela Gran Vía e siga direto para cá depois.

O Templo de Debot é um templo Egípcio do século II AC, e foi um presente do governo egípcio para a Espanha na época. Tente chegar lá no fim da tarde, pois dizem que o pôr do sol lá é lindo!

Templo de Debot é uma construção de pedras rodeada por um pequeno lago artificial - O que fazer em Madrid dicas e roteiro
Templo de Debot: que belo presente do Egito!

9. Estádio Santiago Bernabéu

Daqueles lugares que dispensam comentários – principalmente para os amantes de futebol. Em uma visita ao Estádio Santiago Bernabéu você terá acesso à sala de trofeus, aos vestiários, ao banco de reservas… ou seja, vai poder conferir tudo sobre o estádio!

Preciso admitir que eu nem sou tão fã de futebol assim e, quando planejei o que fazer em Madrid, não tinha colocado o estádio na lista. Mas para minha sorte, o Caio conseguiu me convencer de fazer esse passeio – e é lógico que eu adorei demais! Portanto, pode garantir seu ingresso para o Estádio Santiago Bernabéu que você não vai se arrepender!

Foto panorâmica da arquibancada e gramado do estádio Santiago Bernabeu - O que fazer em Madrid dicas e roteiro
Santiago Bernabéu: Um dos mais importantes templos do futebol mundial. HALA MADRID!

10. Mercado El Rastro de Madrid (aos domingos)

Dica imperdível sobre o que fazer em Madrid aos domingos: uma visita ao Mercado El Rastro de Madrid. Esse é supostamente o maior mercado desse tipo na Europa, e fica beeem cheio!

Foto do Mercado de pulga El Rastro cheio de pessoas - O que fazer em Madrid dicas e roteiro
El Rastro: o maior mercado de pulgas da Europa

Curiosidade | o nome “Rastro” vem da época onde ali funcionava um mercado de carnes, e as carcaças cheias de sangue deixavam rastros pelas ruas. Hoje em dia o que encontramos por lá é diferente: são várias barracas vendendo joias, roupas, artes, vinis e antiguidades. Um passeio bem agradável para completar sua estadia em Madrid.

Já sabe onde se hospedar em Madrid?

Agora que você já conferiu o que fazer em Madrid, está na hora de definir onde se hospedar para curtir ao máximo essa cidade, certo?

Como falamos acima, tanto o Praktik Metropol como o Jardines Boutique são duas ótimas opções que unem conforto + localização. Porém, se você quiser algo mais luxuoso, vale conferir o Westin Palace que é cheio de estilo. Mas se o seu negócio é buscar algo bom e econômico, dá uma olhada no Hostal Ruano.

Nós escrevemos um post sobre onde ficar em Madrid, com mais dicas de hotéis e uma explicação detalhada sobre as melhores regiões para se hospedar na cidade. Confira!

Você sabia que seguro viagem é obrigatório para entrar na Espanha?

Devido ao Tratado de Schengen, todos os países signatários exigem que os viajantes comprovem possuir um seguro viagem com cobertura mínima de € 30.000, para garantir despesas por doença ou acidente durante a viagem. Ou seja, nada de viajar para Espanha sem um seguro viagem!

Por isso, na hora de fechar o seguro, recomendamos dar uma pesquisada na Segurospromo, onde sempre conseguimos o melhor preço. Esse site é um comparador de preços, que nos dá diversas opções com preços e coberturas diferentes – assim fica mais fácil escolher o seguro mais adequado pras nossas necessidades. E o melhor: usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ainda ganha 5% de desconto!

COMPARADOR SEGURO VIAGEM

Faça uma cotação sem compromissos e conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

Veja o que fazer em Madrid: todos os pontos turísticos marcados no mapa.

E assista aqui ao vídeo que fizemos mostrando um pouco dos nossos dias em Madrid.

Mais sobre Madrid? Confira:

  • O Rui e a Andreia do Traveloverblog também escreveram sobre Madrid no blog deles, dá uma conferida pra ver mais dicas da cidade!
  • E a Ruthia, do blog O Berço do Mundo, mostra um pouco do Museo del Prado e do Museo Reina Sofia nesse post.

Já escolheu o que fazer em Madrid? Monte seu roteiro e aproveite sua viagem!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Espanha: explore

11 comentários em “O QUE FAZER EM MADRID: AS 10 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS”

  1. Muito bom o roteiro pelos lugares mais interessantes aqui de Madrid!
    Só faltou falar do Madrid Rio e do Matadero, que ainda são pouco conhecidos pelos turistas!

    Dica de quem cá vive: o Rastro tem menos gente durante os feriados (o Rastro acontece todos os domingos e feriados do ano!)

    Abraço
    Susana

  2. Ual, que super vontade de visitar Madrid depois de todas estas atrações incríveis que você comentou, Dri ! Amei as dicas e vou seguir assim que sair da Ásia rumo a Europa 🙂

  3. Rafael Carvalho disse:

    Fui 5x pra Madrid esse ano … não sei da onde tirou que seguro viagem é obrigatório .. não cobram nem hotel .. quanto mais seguro … informação equivocada …

    1. Caio Farias disse:

      Oi Rafael, que bom que em todas as suas visitas a Madrid nunca questionaram nenhum desses pontos. Acontece que a Espanha é um dos 26 países signatários do Tratado de Schengen, esse tratado obriga a todos os estrangeiros, não naturais ou residentes desses países, tenham contratado seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 EUR, o equivalente a 50.000 USD para eventual despesas médicas/hospitalares em suas visitas. Se quiser mais informação pode verificar no site https://www.schengenvisainfo.com/schengen-visa-insurance/. Abraços!

  4. Olá Adriana!!! Parabéns pelo blog!!! Suas dicas ajudaram muito na minha viagem!!!
    Também me inspirei e resolvi contar como foi minha experiência na Espanha num blog. Se puder, dê uma olhadinha e me fale o que achou (sugestões e críticas são muito bem-vindas).
    Muito obrigada por tudo e muito sucesso e viagens!!!
    Bjs
    Link do post da Espanha: https://cadaviagemumabagagem.com/a-bela-espanha/

  5. Adriano Cristian disse:

    Museus: só fui no Prado e no Thyssen, vale ressaltar que na Segunda a entrada é gratuita em ambos, ma, (mas é bom consultar o horário e dia de visita gratuita), fui ao Thyssen 12h ás 16h, almocei e em seguida Prado das 18h ás 20h, é bom cheguar com 1h antes da abertura para pegar fila, mas é bem tranquilo, uma ótima dica o Museu do Pardo é “GIGANTE” e com 2h é bem possível que você não veja tudo ou se perca nos labirintos do museu, então arrume o quanto antes um mapa com as descrições das sala e de preferencia ao que você realmente quer ver, as salas tem uma numeração então vá anotando as que você já viu e bom passeio.
    “Mercado El Rastro” é sensacional, mas se planeje para chegar na parte da manha, eu cheguei as 15h e só restavam poucas barracas.

    1. Caio disse:

      Muito obrigado pelas dicas complementando nosso post Adriano! Abs e boas viagens!

  6. Tito disse:

    Pessoal caso visitem Madrid não deixem de ir ao mercado de San Miguel, uma arquitetura fantastica (toda em vidro e ferro) e ali voce vai se deliciar nos pinchos e uma boa taça de vinho e depois na mesma rua comam ou jantem no Restaurante Botim (o restaurante mais antigo do mundo segundo o guiness)
    Aproveitem, essa cidade é fantastica!!!!!

    1. Caio disse:

      Boa dica Tito! Da próxima vez certamente passaremos por lá!

  7. Felipe Gomides disse:

    Tbm estive na Europa por 12 dias passando por vários países e nunca foi relacionado este seguro, vcs chama de obrigatório acho q não pq quando é obrigatório exigem da gente ele é nunca foi nem citado em nenhum hotel ou Museo ou atração turística, então equivocado msm

    1. Caio disse:

      Caro Felipe, como vai? Tudo bem? Espero que esses seus 12 dias tenham sido incríveis em sua passagem pelo velho continente. Não sei se você tinha contratado ou não o seguro para sua viagem, mas caso não, que bom que ninguém exigiu o comprovante na sua entrada pois caso contrario você seria enviado de volta para o país de origem. É obrigatório a contratação de seguro viagem para todos os países que fazem parte do Tratado de Shengen, são eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia. O Espaço Schengen é uma área criada por convenção entre países europeus na qual não há controles fronteiriços ou alfandegários. Nesse espaço, cidadãos brasileiros podem ingressar sem necessidade de visto e, caso desejem circular entre os países do Acordo de Schengen, não precisarão apresentar seus passaportes nas fronteiras. No entanto, alguns requisitos podem ser necessários para ingresso no espaço europeu. Para mais informações, leia a cartilha contendo Alerta migratório feito para os países do Espaço Schengen, nesse link: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/images/cartilhas/alerta-migratorio-schengen.pdf . Veja no item (G) a obrigatoriedade do seguro. Espero que tenho conseguido ser claro. Boas viagens!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

🇨🇷 Dois ícones da Costa Rica: surf e por do sol ☀️ 🏄‍♀️ Como o país é estreito e comprido , quase todas as praias do lado do Pacífico têm espetáculo do pôr do sol garantido (isso quando as chuvas tropicais não atrapalham). Fora a água naquela temperatura gostosa e um tanto de ondas tranquilas, ótimo pra quem quer aprender a surfar. A gente até se animou fazendo umas aulinhas, mas precisava de mais uma temporada por lá pra se manter na prancha por mais tempo. Alguém aqui pensando em voltar? 😬😛

Saindo da rota: todo destino tem aqueles cantinhos escondidos, que não estão em nenhum guia de viagem ou que você nunca ouviu falar antes, por mais que tenha pesquisado tudo sobre o lugar. ⠀
“E se a gente virar aqui, onde que vai dar?”
⠀
Eu não sei vocês, mas pra gente uma das melhores partes da viagem é poder andar pelo desconhecido. É esticar a caminhada ou virar à esquerda no atalho, e chegar ali só pra ver o que que tem.
⠀
É verdade que você pode chegar numa rua sem saída (e obviamente não é em todo destino que dá pra fazer isso). Mas é numa dessas que você descobre um lugar especial, que já faz valer a viagem todinha – que até vale cortar atração do roteiro só pra aproveitar mais aquela descoberta. ⠀
O desconhecido definitivamente faz nossos olhos brilharem! E para você, qual o grande momento em uma viagem?⠀ ⠀
____________________________
⠀

🇨🇷 Na Costa Rica você passa o dia inteiro babando pelo azul, pra chegar no fim de tarde e ficar embasbacado com esse rosa. 😍😱 É um pôr do sol mais lindo que o outro por aqui! ☀️

🇨🇷 A viagem pela Costa Rica ainda nem acabou e a gente já está com saudades – principalmente de quando estávamos com um 4×4.
⠀
Ele não só nos permitia dormir em qualquer lugar (uma delícia de casinha ambulante da @nomad_america ⛺️), como fazia da nossa road trip uma experiência bem mais confortável.
⠀
No começo achamos que não era tão necessário assim um carro desses pra rodar  pelo país… até trocarmos ele por um mini kart e começar a sentir cada buraquinho da estrada! 🚗 ⠀
O que importa é que, seja no carrão ou no carrinho, estamos curtindo demais o país! 😎 ⠀
👉 E ficam as dicas: viajar de carro é SIM a melhor forma de explorar a Costa Rica. E um carro alto não é necessariamente obrigatório dependendo do destino, mas definitivamente vale pagar um pouco a mais pelo conforto – assim você não perde a paciência pelos buracos do caminho 😊 🕳

🇨🇷 Do que mais gostamos na Costa Rica?
⠀
Estamos há um tempão aqui tentando responder essa pergunta, sem sucesso obviamente. 🤷‍♀️
⠀
Mas se tem uma coisa que ganhou nosso coração aqui são as praias: a grande maioria das que visitamos estavam praticamente desertas.🏝
⠀
Não paramos pra contar quantas visitamos, mas certamente passaram de 50. Todas – eu disse TODAS – têm aquele ar de natureza intocada. Nada de bagunça, nada de comércio lotando a areia, nada de prédios em volta… Nada de nada, somente mar quentinho + areia cheia de siris, hermitões – e alguns cachorros simpáticos. 🐚🦀🐶
⠀
🏊‍♀️ E enquanto vamos ali dar um mergulho, fica o conselho aqui de colocar Costa Rica nos seus planos de viagem, tá? Juro que vc não vai se arrepender 😊👍

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!