Escrito por Adriana
13 de março de 2024
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Uma das cidades mais visitadas da Espanha, Madrid é um destino cheio de história e cultura. Perdido com o que fazer em Madrid? Esse post está aqui para te ajudar a conhecer os pontos turísticos mais imperdíveis por lá.

Eu já havia me apaixonado por Barcelona e achava que não iria me encantar tanto por Madrid. Mas, a verdade é que essa metrópole espanhola encanta qualquer um com suas ruas animadas e arquitetura deslumbrante.

Arcos antigos em arquitetura colonial na Puerta del Acalá em Madrid
Puerta del Acalá

Visitei a capital espanhola e reuni todas as principais atrações de Madrid para você conhecer em sua primeira vez na cidade, mesmo com pouco tempo para conhecê-la. Pronto para embarcar nesta aventura? Vamos lá!

  1. Free Tour por Madrid
  2. Puerta del Sol
  3. Plaza Mayor
  4. Parque El Retiro
  5. Puerta del Alcalá
  6. Museus em Madrid
  7. Palácio Real
  8. Catedral de la Almudena
  9. Gran Vía
  10. Templo de Debot
  11. Círculo de Bellas Artes
  12. Palácio de Cibeles
  13. Estádio Santiago Bernabéu
  14. Chueca e Malasaña
  15. La Latina
  16. Mercado El Rastro
  17. Outros mercados em Madrid
  18. Parque Warner

Direto ao Ponto: Madrid

  • O Free Tour é uma forma econômica de conhecer as principais atrações de Madrid, principalmente se você tem pouco tempo na cidade.
  • Madrid tem três museus principais que valem a sua visita: o Museo del Prado, o Museo Reina Sofía e o Museu Thyssen-Bornemisza.
  • Vale super a pena garantir o Madrid City Pass. Ele inclui a entrada para o Museo del Prado e para o Estádio do Real Madrid (sem filas!), transfer do aeroporto até o hotel e ônibus hop on hop off pela cidade, além de desconto nos principais museus e atividades da cidade.
  • Nas suas andanças, inclua um passeio nos animados bairros de Chueca e Malasaña. Outro lugar imperdível é o bairro La Latina, com seus tradicionais mercados.
  • Na Gran Vía, você vai encontrar muitas opções de lojas, restaurantes e hospedagens. Um dos melhores hotéis nessa famosa rua é o Rincón de Gran Vía.
  • À noite, não deixe de experimentar as tradicionais tapas espanholas e assistir a um espetáculo de flamenco.

1. Free Tour por Madrid

Para explorar os principais pontos turísticos de Madrid gastando pouco, o Free Tour por Madrid é a escolha perfeita! O tour em si é gratuito, mas não se esqueça de dar uma gorjeta generosa ao guia.

No tour de 2h, passei pelos cartões-postais mais famosos da cidade, como a Puerta del Sol, a Plaza Mayor, o Palácio Real e o Mercado de San Miguel. Durante o passeio, conheci as lendas, histórias e curiosidades sobre as praças, palácios e conventos da capital espanhola.

2. Puerta del Sol

A Puerta del Sol é, praticamente, o point de Madrid, tanto de dia quanto de noite. Aqui é o ponto de partida para você começar a explorar a cidade. Por lá, encontrei uma mistura de turistas e moradores locais animados, além de vários artistas de rua.

o que fazer em madrid
Símbolo de Madrid: a estátua de urso na Puerta del Sol

A praça em formato de semicírculo guarda um dos símbolos de Madrid: a “El Oso y El Madroño”, a famosa estátua de bronze de urso. Lá, também fica o marco zero da Espanha, indicado por uma placa.

Ao redor da praça, se concentram vários restaurantes, bares e cafés, além de lojas de departamento famosas, como a Zara, H&M e El Corte Inglés, e lojinhas mais antigas que vendem produtos tradicionais.

Por conta da localização privilegiada, essa região é ótima para se hospedar em Madrid. Minha indicação de hotel aqui é o New Go Inn, uma hospedagem simples, mas pertinho da estação de metrô.

3. Plaza Mayor

Uma das principais atrações de Madrid, a Plaza Mayor é uma parada obrigatória para fotos! Sua arquitetura imponente do século 17 é um espetáculo à parte. Elegantes edifícios de três andares e arcadas formam uma galeria ao seu redor. 

Além de bonita, a praça também é um pedaço importante da história de Madrid. Ela foi o centro da vila por mais de quatro séculos, tendo sobrevivido a três incêndios! Ali, você também vai encontrar a estátua do Rei Felipe III.

Foto da Plaza Mayor e a estátua de Felipe III sobre um cavalo - O que fazer em Madrid dicas e roteiro
Estátua erguida em 1840 de Felipe III, que foi rei da Espanha, Portugal e Algarves

Com sua fachada majestosa cheia de afrescos, a Casa de la Panadería é um dos destaques da praça. De arquitetura barroca, o edifício foi construído no final do século 16, durante o reinado de Felipe III, para servir como a sede da guilda de padeiros da cidade, daí o seu nome.

Ao redor da praça, encontrei vários restaurantes e bares legais, exceto por seus preços mais elevados pelo clima bem “turistão” do lugar.

Primeira vez em terras espanholas? Confira nosso Guia Prático da Espanha: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem ao país

4. Parque El Retiro

O Parque del Retiro (ou Parque do Retiro) é um refúgio para escapar do ritmo acelerado da cidade. Lá, encontrei vários madrilenhos caminhando e fazendo exercícios, além de turistas, é claro. 

Vale a pena separar um período do dia para explorar o parque e relaxar em meio à natureza. Além de admirar a beleza do lugar, você ainda pode alugar um barquinho para andar no lago. 

No lago do Parque El Retiro as pessoas passeiam em pequenos barcos que podem ser alugados - O que fazer em Madrid dicas e roteiro
Lago do Parque El Retiro, onde é possível alugar um barquinho para fazer um passeio

O parque conta com várias praças, lagos, fontes e estátuas. Uma curiosidade é que pertencia à monarquia até o final do século 19, até que posteriormente se tornou público.

O ícone do parque é o Palácio de Cristal, uma estrutura de ferro e vidro construída em 1887 que abriga exposições. Sua imagem reflete nas águas do lago, formando uma paisagem encantadora.

5. Puerta del Alcalá

Pertinho do Parque del Retiro, a Puerta del Alcalá éa imponente porta de entrada da cidade, localizada na Plaza de La Independencia.

Puerta de Alcalá é um conjunto de arcos que já foi considerada a principal porta de entrada de Madrid - O que fazer em Madrid dicas e roteiro
Puerta de Alcalá

Construída durante o reinado de Carlos III no século 18, seus arcos de arquitetura neoclássica lembram o Arco do Triunfo da França, apesar de não terem nenhuma ligação histórica.

MUN - CTA - o-que-visitar-em-madrid

6. Museus em Madrid

Não falta o que fazer em Madrid para quem gosta de museus. Os principais que você não pode deixar de conhecer na sua primeira visita à cidade são: Museo del Prado, Museo Reina Sofía e Museu Thyssen-Bornemisza.

Foto da impressionante fachada do Museo del Prado - O que fazer em Madrid dicas e roteiro
Museo del Prado. Foto: Emilio J. Rodríguez Posada / CC BY-SA 2.0
  • Museu do Prado | Numa construção do século 18, abriga obras de artistas como Goya, Velázquez, Miró e Bosch.
  • Museu Reina Sofía | expõe obras-primas da arte moderna, com destaque para sua icônica obra “Guernica” de Picasso. 
  • Thyssen-Bornemisza | Reúne obras europeias desde a arte medieval até o século 20.

Dica | Para não perder tempo em filas e curtir mais sua visita aos museus, minha dica é garantir com antecedência o ingresso online que dá direito à entrada para os três museus. 

7. Palácio Real

Considerado o maior palácio da Europa Ocidental (em área construída), o Palácio Real de Madrid é uma joia arquitetônica neoclássica pertencente à realeza. 

Apesar de ser uma das residências oficiais do Rei Filipe VI, a realeza não mora no palácio. O lugar é mais usado para a realização de eventos e cerimônias.

Foto da fachada do Palácio Real de Madrid - O que fazer em Madrid dicas e roteiro
É possível realizar a visitação do Palácio Real em Madrid

A boa notícia é que o castelo é aberto à visitação. E seu interior é ainda mais magnífico. Lá dentro, fiquei encantada com as mobílias e várias obras de arte de nomes conhecidos, como Velázquez e Goya.

Dica | Perdi mais de 1h na fila para comprar o ingresso para o Palácio Real! Para não cometer o mesmo erro que eu, minha dica de ouro é garantir seu ingresso com antecedência. Assim você foge das filas e ainda economiza tempo para conhecer outras atrações em Madrid.

8. Catedral de la Almudena

A Catedral de Santa María a Real de la Almudena, ou apenas Catedral de la Almudena, é um marco arquitetônico de Madrid. O motivo é sua arquitetura que mistura vários estilos: clássico, gótico e romano. 

Ela fica na Plaza de la Armería, do ladinho do Palácio Real. A beleza do seu interior é de cair o queixo! Me apaixonei por seus afrescos e vitrais coloridos. Com certeza, vale a pena conhecer!

9. Gran Vía

Nas minhas andanças por Madrid, foi inevitável não passar por uma das ruas mais famosas da cidade: a Gran Vía. Ela começa na Rua de Alcalá e vai até a Plaza de España.

Sendo uma das áreas comerciais mais importantes de Madrid, o movimento por ali é intenso, tanto de dia quanto de noite. Por lá, encontrei diversos restaurantes, bares e lojas, além de cinemas, teatros e bancos. Isso sem falar das fachadas dos prédios, uma mais linda que a outra.


Foto da Grand Via repleta de carros - O que fazer em Madrid dicas e roteiro
Gran Vía: uma das principais avenidas de Madrid

Essa famosa rua também reúne várias opções de hospedagens. Uma opção econômica e bem avaliada por aqui é o Rincón de Gran Vía, que oferece acomodações simples mas super bem localizadas. 

10. Templo de Debot

Terminei meu passeio pela Gran Vía na Plaza de España e estiquei a caminhada até o Templo de Debot, localizado no Parque de la Montaña. A vista do pôr do sol lá é imperdível!

Templo de Debot é uma construção de pedras rodeada por um pequeno lago artificial - O que fazer em Madrid dicas e roteiro
Templo de Debot: que belo presente do Egito!

O Templo de Debod é um templo egípcio, datado do século II a.C. e dedicado aos deuses Amon e Isis. Ele foi desmontado em Abu Simbel e reconstruído em Madrid como um gesto de gratidão pela ajuda espanhola no salvamento de templos egípcios durante a construção da represa de Assuã.

11. Círculo de Bellas Artes

Fundado em 1880, o Círculo de Bellas Artes de Madrid é uma instituição cultural que sedia atividades culturais, como exposições, shows e teatros.

Além de sua belíssima arquitetura neomudéjar, o destaque do prédio é seu terraço que oferece uma vista deslumbrante de Madrid. A subida é paga, mas vale a pena. Lá em cima, há um café para desfrutar da vista panorâmica.

12. Palácio de Cibeles

E falando em vista panorâmica, o Palácio de Cibeles é outro marco arquitetônico com um mirante incrível. Para mim, esse foi um dos melhores lugares para assistir ao pôr do sol em Madrid.

Originalmente projetado como sede dos correios e telecomunicações, hoje o edifício abriga a prefeitura, um espaço cultural e outras repartições. Sua arquitetura neogótica é um charme à parte. Bem na frente do prédio, encontrei a icônica escultura de Cibeles, a deusa romana da natureza.

13. Estádio Santiago Bernabéu

Se você ama futebol, o Estádio Santiago Bernabéu é uma atração que não pode ficar de fora do seu roteiro. O tour pago pelo estádio inclui a visita à sala de troféus, à arquibancada e ao campo.

Foto panorâmica da arquibancada e gramado do estádio Santiago Bernabeu - O que fazer em Madrid dicas e roteiro
Santiago Bernabéu: Um dos mais importantes templos do futebol mundial. HALA MADRID!

Preciso confessar que eu nem sou tão fã de futebol assim e, quando planejei o que fazer em Madrid, não tinha colocado o estádio na lista. Mas para minha sorte, o Caio conseguiu me convencer de fazer esse passeio – e eu adorei demais! Por isso, pode garantir seu ingresso para o Estádio Santiago Bernabéu que você não vai se arrepender!

14. Chueca e Malasaña

Na minha viagem à Madrid, não pude deixar de conhecer os bairros de Chueca e Malasaña, conhecidos por seu clima animado, cultura alternativa, diversidade e vida noturna agitada.

Chueca é o epicentro da comunidade LGBTQIAP+ na cidade. O bairro tem uma atmosfera inclusiva e acolhedora, com muitos bares, boates e estabelecimentos voltados para o público LGBTQIAP+. Além disso, o bairro é um ótimo lugar para fazer compras, com diversas lojas e boutiques.

Malasaña, por sua vez, é conhecido como o bairro alternativo e boêmio de Madrid. Suas ruas sinuosas estão repletas de grafites coloridos, lojas vintage, bares e cafés que refletem a atmosfera criativa e descontraída do bairro. Lá, fica a emblemática Plaza del Dos de Mayo.

Adorei conhecer mais sobre esses dois bairros no free tour por Chueca e Malasaña. Vale a pena reservar!

15. La Latina

Outro bairro que tem um free tour maravilhoso é o La Latina. Localizado bem no centro da cidade, o bairro ainda preserva as construções e as ruas estreitas da época medieval.

Com vários bares e restaurantes, o bairro de La Latina é ótimo para curtir a vida noturna e experimentar as tradicionais tapas espanholas. Por lá, ficam os mercados de San Miguel, El Rastro e de la Cebada, que falo mais adiante.

Reservei o Free Tour por La Latina e adorei conhecer mais sobre esse bairro encantador!

16. Mercado El Rastro de Madrid

O Mercado El Rastro de Madrid é um dos maiores mercados desse tipo de toda a Europa! Acontecendo aos domingos e feriados, esse mercado transforma as ruas estreitas do bairro La Latina em um labirinto de barracas, bancas e vendedores ambulantes.

Existindo desde o século 18, o El Rastro oferece uma infinidade de itens, como artesanatos locais, joias, roupas, artes, vinis e antiguidades. Por lá, se prepare para pechinchar e muito!

Foto do Mercado de pulga El Rastro cheio de pessoas - O que fazer em Madrid dicas e roteiro
El Rastro: o maior mercado de pulgas da Europa

Uma curiosidade é que seu nome “Rastro” vem da época onde ali funcionava um mercado de carnes, e as carcaças cheias de sangue deixavam rastros pelas ruas. 

17. Outros mercados em Madrid

Além do Mercado El Rastro, listei outros mercados que valem a pena conhecer em Madrid:

17.1. Mercado de San Miguel

Em La Latina, o Mercado de San Miguel é famoso por sua arquitetura de ferro forjado e vitrais. Aqui, vi uma variedade de barracas que oferecem produtos frescos, queijos, presuntos, frutos do mar e muito mais.

17.2. Mercado San Antón

Localizado em Chueca, o Mercado San Antón é mais moderno e sofisticado, com cara de shopping. Lá, encontrei tanto lojas quanto bares e restaurantes, além de um terraço com vista panorâmica de Madrid.

17.3. Mercado de San Ildefonso

Situado em Malasaña, o Mercado de San Ildefonso tem um estilo contemporâneo, inspirado em mercados de rua internacionais. Ele tem várias barracas que oferecem pratos de diferentes cozinhas, como espanhola, asiática e mexicana, além de algumas opções de bares.

17.4. Mercado de la Cebada

Para fechar a lista de mercados em Madri, indico o tradicional Mercado de la Cebada. Localizado perto da famosa Plaza de Cascorro, esse mercado oferece uma variedade de produtos frescos, como frutas, legumes, peixes e carnes.

18. Parque Warner

O passeio no Parque Warner em Madrid é imperdível se você está viajando com crianças ou ama parque de diversões. Dividido em várias temáticas inspiradas nas obras da Warner Bros, o parque oferece uma boa dose de entretenimento.

Uma das áreas mais famosas é a Hollywood Boulevard, que lembra a atmosfera de Hollywood com shows ao vivo e personagens de filmes icônicos. 

Outras áreas populares do parque são a Warner Bros. Studios, onde você pode explorar cenários de filmes, e a DC Super Heroes World, onde os fãs de super-heróis se encontram com personagens como Batman e Superman.

O que fazer em Madrid à noite: bares, restaurantes e vida cultural

A vida noturna de Madrid é bem animada, com atrações para todos os gostos! 

Um dos passeios que mais gostei de fazer de noite por lá foi o tour noturno por Madrid, onde visitei as principais atrações da cidade iluminadas, como o Palácio Real, a Plaza Mayor e a Puerta del Sol. Elas ficam lindas! 

Outro passeio que você não pode deixar de fazer de jeito nenhum é experimentar as tradicionais tapas espanholas. Encontrei boas opções de bares de tapas nos bairros Latina e Malasaña. Alguns dos que mais gostei foram a Taberna el Sur, o Inclan Brutal Bar e o El miniBAR.

Um dos points da vida noturna em Madrid é a Plaza de Santa Ana. Ao redor da praça encontrei uma série de bares, restaurantes e teatros. Uma boa opção por lá é o bar Tapa Tapa Santa Ana.

Além das tapas espanholas, outra delícia da gastronomia madrilenha que você precisa provar são os famosos churros com chocolate quente da Chocolateria San Ginés.

Para uma noite de muita cultura espanhola, não deixe de assistir a um espetáculo de flamenco em Madrid. Os tablados (casas de flamenco) oferecem espetáculos emocionantes que combinam música, dança e canto.

Passeios de bate e volta saindo de Madrid

Tem alguns dias sobrando na sua viagem para Madrid? Então, tenho umas sugestões de cidades famosas nos arredores de Madrid que valem a pena conhecer:

  • Toledo | A cerca de 70 km de Madrid, é uma cidade histórica que parece ter parado no tempo. Sua arquitetura e cultura têm influências cristãs, muçulmanas e judaicas. Não deixe de visitar a Catedral de Toledo e o Alcázar.
  • Segóvia | A apenas de 1h de Madrid, é famosa por seu aqueduto romano e pelo Alcázar de Segóvia, que dizem ter inspirado o castelo da Cinderela.
  • Ávila | Cercada por uma muralha medieval bem preservada, é uma das cidades mais bonitas da Espanha, a 2h de trem de Madrid. Por lá, conheça a Catedral de Ávila e a Basílica de San Vicente.

Onde se hospedar em Madrid: melhores regiões + hotéis

A hospedagem é um dos itens mais importantes de uma viagem, já que ela vai influenciar (e muito!) na sua experiência no destino. 

Em Madrid, não seria diferente. É fundamental escolher uma boa localização para se hospedar e aproveitar os pontos turísticos da cidade.


Para facilitar sua busca, selecionei os principais bairros da capital para você se hospedar, bem como os melhores hotéis em cada região. Confira:

  • Centro Histórico | É onde ficam várias atrações em Madrid, o que garante fácil acesso sem ter que se preocupar com transporte público. Por aqui, recomendo o Jardines Boutique e o L&H La Latina Selection.
  • Arredores do Centro Histórico | Para quem não se importar de ficar afastado do centro, indico os bairros de Tetuán e Chamartín. Só se atente à proximidade com transporte público. Opções de hotéis bons e bem localizados aqui são: Hotel Madrid Chamartín e o Ibis Styles Madrid City Las Ventas.
  • Retiro e Passadeo del Prado | Ótimos bairros para quem quer uma boa localização, mas sem o agito da região central. Hotéis bem avaliados por aqui incluem o Hostal Dulcinea e o Agumar.
  • Atocha e Huertas | Abriga uma das estações de metrô mais movimentadas de Madrid. Apesar da proximidade com a região central, tem hotéis com um ótimo custo-benefício, como o Catalonia Atocha e o Hostal Cervelo.
  • Salamanca | A cerca de 2,5 km do Centro Histórico, fica perto de alguns pontos turísticos, como a Puerta del Acalá e o Sorolla Museum, e do metrô. Nossas indicações de hotéis aqui são o Suites Barrio de Salamanca e o NH Madrid Ventas.

Para ver mais dicas de hotéis e uma explicação detalhada sobre as melhores regiões para se hospedar na cidade, confira nosso post: Onde ficar em Madrid.

Quantos dias ficar em Madrid: sugestão de roteiro

Tenho uma sugestão de roteiro de viagem para até 3 dias em Madrid:

O que fazer em Madrid em 1 dia

DIA 1 | Palácio Real, Plaza Mayor, Puerta del Sol e Gran Vía.

O que fazer em Madrid em 2 dias

DIA 2 | Museo del Prado, Parque do Retiro e Puerta de Alcalá.

O que fazer em Madrid em 3 dias

DIA 3 | Mercado El Retiro OU Museo Reina Sofia e Museu Thyssen-Bornemisza, Estádio Santiago Bernabeu e Templo de Debot.

Para ver na íntegra o roteiro de viagem para 3 dias em Madrid, leia nosso post: Roteiro de 3 dias em Madrid.

Você sabia que seguro viagem é obrigatório para entrar na Espanha?

Por conta do Tratado de Schengen, a Espanha é um dos países que exigem um seguro viagem com cobertura mínima de € 30.000, para garantir despesas por doença ou acidente durante a viagem. 

Então, nada de viajar para Espanha sem um seguro viagem! Na nossa página de seguros, você pode tirar todas as suas dúvidas, encontrar os melhores preços e ainda garantir até 10% de desconto.

ENCONTRE O MELHOR SEGURO VIAGEM AQUI!

Faça uma cotação sem compromisso: conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

Mapa: principais atrações de Madrid

Veja os lugares para conhecer em Madrid: todos os pontos turísticos marcados no mapa.

Assista aqui ao vídeo que fizemos mostrando um pouco dos nossos dias em Madrid.

Mais sobre Madrid? Confira:

  • O Rui e a Andreia do Traveloverblog também escreveram sobre Madrid no blog deles, dá uma conferida pra ver mais dicas da cidade!
  • E a Ruthia, do blog O Berço do Mundo, mostra um pouco do Museu do Prado e do Museu Reina Sofía.

Turismo em Madrid: dicas extras

Antes de finalizar seu roteiro de viagem para Madrid, tenho mais algumas dicas para tornar sua viagem inesquecível!

Quando ir | A melhor época para visitar Madrid é na primavera e no outono, quando o clima é ameno e as multidões, são menores. O verão, além de ser bem quente, é a alta temporada. Já o inverno é mais tranquilo em comparação a outras cidades europeias e pode ser uma boa opção para evitar muvuca e desfrutar das decorações de Natal.

Moeda e câmbio | A moeda da Espanha é o euro. Para evitar taxas muito altas, nossa dica é comprar euro aos poucos ainda no Brasil. Nós sempre usamos a Confidence Câmbio, uma casa de câmbio online e super confiável.

Chip de celular | Para ficar conectado à internet durante toda sua viagem à Espanha, inclusive na chegada, vale garantir um chip de celular antes mesmo de embarcar. 

Já sabe onde ir em Madrid? 

Agora você já sabe tudo o que fazer em Madrid! Espero que esse guia tenha te ajudado a planejar uma viagem incrível para a capital da Espanha. 

Depois me conte aqui qual atração você mais gostou. Boa viagem!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

13 comentários em “O que fazer em Madrid: +20 atrações e passeios imperdíveis”

  1. Muito bom o roteiro pelos lugares mais interessantes aqui de Madrid!
    Só faltou falar do Madrid Rio e do Matadero, que ainda são pouco conhecidos pelos turistas!

    Dica de quem cá vive: o Rastro tem menos gente durante os feriados (o Rastro acontece todos os domingos e feriados do ano!)

    Abraço
    Susana

    Responder
  2. Fui 5x pra Madrid esse ano … não sei da onde tirou que seguro viagem é obrigatório .. não cobram nem hotel .. quanto mais seguro … informação equivocada …

    Responder
    • Oi Rafael, que bom que em todas as suas visitas a Madrid nunca questionaram nenhum desses pontos. Acontece que a Espanha é um dos 26 países signatários do Tratado de Schengen, esse tratado obriga a todos os estrangeiros, não naturais ou residentes desses países, tenham contratado seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 EUR, o equivalente a 50.000 USD para eventual despesas médicas/hospitalares em suas visitas. Se quiser mais informação pode verificar no site https://www.schengenvisainfo.com/schengen-visa-insurance/. Abraços!

      Responder
  3. Museus: só fui no Prado e no Thyssen, vale ressaltar que na Segunda a entrada é gratuita em ambos, ma, (mas é bom consultar o horário e dia de visita gratuita), fui ao Thyssen 12h ás 16h, almocei e em seguida Prado das 18h ás 20h, é bom cheguar com 1h antes da abertura para pegar fila, mas é bem tranquilo, uma ótima dica o Museu do Pardo é “GIGANTE” e com 2h é bem possível que você não veja tudo ou se perca nos labirintos do museu, então arrume o quanto antes um mapa com as descrições das sala e de preferencia ao que você realmente quer ver, as salas tem uma numeração então vá anotando as que você já viu e bom passeio.
    “Mercado El Rastro” é sensacional, mas se planeje para chegar na parte da manha, eu cheguei as 15h e só restavam poucas barracas.

    Responder
  4. Pessoal caso visitem Madrid não deixem de ir ao mercado de San Miguel, uma arquitetura fantastica (toda em vidro e ferro) e ali voce vai se deliciar nos pinchos e uma boa taça de vinho e depois na mesma rua comam ou jantem no Restaurante Botim (o restaurante mais antigo do mundo segundo o guiness)
    Aproveitem, essa cidade é fantastica!!!!!

    Responder
  5. Tbm estive na Europa por 12 dias passando por vários países e nunca foi relacionado este seguro, vcs chama de obrigatório acho q não pq quando é obrigatório exigem da gente ele é nunca foi nem citado em nenhum hotel ou Museo ou atração turística, então equivocado msm

    Responder
    • Caro Felipe, como vai? Tudo bem? Espero que esses seus 12 dias tenham sido incríveis em sua passagem pelo velho continente. Não sei se você tinha contratado ou não o seguro para sua viagem, mas caso não, que bom que ninguém exigiu o comprovante na sua entrada pois caso contrario você seria enviado de volta para o país de origem. É obrigatório a contratação de seguro viagem para todos os países que fazem parte do Tratado de Shengen, são eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia. O Espaço Schengen é uma área criada por convenção entre países europeus na qual não há controles fronteiriços ou alfandegários. Nesse espaço, cidadãos brasileiros podem ingressar sem necessidade de visto e, caso desejem circular entre os países do Acordo de Schengen, não precisarão apresentar seus passaportes nas fronteiras. No entanto, alguns requisitos podem ser necessários para ingresso no espaço europeu. Para mais informações, leia a cartilha contendo Alerta migratório feito para os países do Espaço Schengen, nesse link: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/images/cartilhas/alerta-migratorio-schengen.pdf . Veja no item (G) a obrigatoriedade do seguro. Espero que tenho conseguido ser claro. Boas viagens!

      Responder
  6. Bom dia, sábado 25 Junho 2022, excepcional estas 10 atrações imperdiveis em Madri, eu e minha esposa estaremos chegando dia 30.08.22, para conhecer estas atrações quantos dias vc julga ser necessário? se houver retorno, agradeço.

    Responder