Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.
Não há como negar que a riquíssima gastronomia de Buenos Aires é um dos principais atrativos do destino. A verdade é que a culinária da Capital Mundial do Tango vai muito além das carnes suculentas, conquistando até os paladares mais exigentes.
E quando o assunto é ter bons restaurantes, pode ter certeza que a cidade só surpreende: é um em cada esquina, o que só deixa a missão de escolher onde comer em Buenos Aires ainda mais difícil.
Para você chegar em Buenos Aires já sabendo quais restaurantes priorizar, confira agora a nossa lista completa, incluindo bares, cervejarias e até opções para você se deliciar com uma bela sobremesa:
- Restaurantes
- Bares e cervejarias
- Cafés e Confeitarias
- Sorveterias
- Bônus: aula de culinária argentina
Direto ao Ponto: Onde comer em Buenos Aires
- Sempre indico fazer um tour gastronômico por Buenos Aires nos primeiros dias de viagem. É o ponto de partida perfeito para você conhecer a culinária local em pouco tempo. Também vale conhecer o Don Julio, Fogón Asado ou Aramburu, três dos melhores restaurantes da cidade.
- Buenos Aires tem muitos bares interessantes. O Presidente Bar é um deles, mas os bares escondidos também garantem momentos únicos. Caso prefira uma gelada, então recomendo fazer uma degustação de 10 cervejas na Baum Palermo Soho, é tudo de bom!
- Pensou em tomar um cafezinho ou saborear alguma torta? Então, considere passar no clássico Café Tortoni, na Le Pain Quotidien ou em uma das unidades da Havanna.
- Nos dias mais quentes, tomar um sorvete de doce de leite pode ser uma ótima ideia. Escolhe entre as heladerías Luciano’s, Rapanui ou Cadore.
- Para um upgrade nas suas habilidades na cozinha, nada melhor do que fazer uma aula de culinária argentina. Só tem vantagens: você aprende a preparar alguns pratos típicos e ainda conhece gente nova, tudo isso com direito a vinhos excelentes e um almoço irresistível.
Onde comer em Buenos Aires | Restaurantes
Eu costumo dizer que viajar para Buenos Aires e não se esbaldar em seus excelentes restaurantes é como ter conhecido a cidade pela metade. O destino é um prato cheio para você comer bem e mergulhar no universo da culinária argentina e internacional.
Nos primeiros dias de viagem, super compensa fazer um tour gastronômico por Buenos Aires, que você pode escolher entre os bairros de San Telmo ou Palermo. Particularmente, eu prefiro a primeira opção, principalmente porque inclui o Mercado de San Telmo, uma das maiores e mais fascinantes atrações da cidade.
Sem mais delongas, aqui vai uma seleção criteriosa dos restaurantes mais interessantes de Buenos Aires:
1. Don Julio
Para começar com tudo, o Don Julio precisa ser o primeiro dessa lista, afinal, estamos falando do melhor restaurante de carnes do mundo. Ele fica no bairro de Palermo e ganhou até uma estrela Michelin.
É claro que nós não perdemos a chance de visitá-lo e ver se era tudo isso mesmo. De cara, eu já te digo que sim. Não consigo concordar com convicção sobre a primeira posição no ranking mas, definitivamente, compensa bastante passar um tempinho na fila de espera. Isso porque já na fila você começa a provar as maravilhas desse lugar, com direito a empanadas e espumante de cortesia.
E falando em fila de espera, é importante você fazer sua reserva online com o máximo de antecedência – de preferência assim que confirmar sua viagem. Conheço pessoas que foram em horários mais tranquilos e conseguiram entrar sem reserva, mas eu não arriscaria.
As carnes por aqui são mesmo preparadas com maestria – e a seleção de vinhos é de cair o queixo! Os preços, como já era de se esperar, acompanham a fama do Don Julio, então, vá preparado.
2. Fogón Asado
Outro restaurante imperdível e que também ostenta uma estrela Michelin é o Fogón Asado. Por lá, a parrilla é o grande destaque, mas também há outras receitas típicas, como as deliciosas empanadas.
A nossa experiência com este restaurante foi um pouquinho diferente: preferimos fazer uma degustação de 9 pratos de carne argentina, que valeu super a pena. Além de saborearmos cada prato, nós assistimos todo o preparo enquanto ouvíamos as explicações do chef, saímos de lá nos sentindo experts no assunto rs.
3. La Cabrera
A churrascaria La Cabrera é mais uma queridinha da cidade. Ela fica pertinho da Plaza Serrano, e serve um bife de chorizo que é uma verdadeira tentação.
Há quem diga que ela é a alternativa ideal para os dias em que a fila do Don Julio está impossível, mas também há quem argumente que quem vai à La Cabrera nem precisa ir ao seu concorrente. No fim das contas, tudo vai depender do que você busca. Nós pedimos ojos de bife e saímos bastante satisfeitos.
4. El Mercado
Fazendo jus à vibe elegante de Puerto Madero, o El Mercado é o tipo de restaurante que impressiona desde a decoração até a apresentação dos pratos, e que é a cara de um jantar especial a dois.
Localizado no chiquérrimo Hotel Faena, ele tem um cardápio mais caro. Quanto aos pratos, são muito bem servidos e temperados na medida certa. A carta de vinhos também é de primeira. Na dúvida do que pedir, vá de entraña ou provoleta, duas ótimas pedidas.
5. El Cuartito
Se a ideia for comer uma pizza deliciosa em uma das pizzarias mais tradicionais de Buenos Aires, então adicione no seu roteiro uma parada na El Cuartito, conhecida como a melhor da cidade.
A decoração inspirada na paixão argentina pelo futebol é um charme, mas isso está longe de ser o seu maior ponto forte: a fugazetta – uma pizza recheada com muito queijo e cebolas tostadas – é muito gostosa!
6. Aramburu
Localizado na Recoleta, o Aramburu ganhou não só uma, mas duas estrelas Michelin! Por aqui, os pratos são saborosos e muito bem apresentados. A decoração e iluminação também completam a experiência, deixando o restaurante ainda mais aconchegante.
Caso seja sua primeira vez no restaurante, indico fortemente o menu degustação harmonizado com vinhos selecionados, é inesquecível!
Onde comer em Buenos Aires | Bares e Cervejarias
Uma das coisas que eu mais gosto de fazer em Buenos Aires é me aventurar pelos incontáveis barzinhos e cervejarias da cidade. É uma das melhores formas de conhecer gente nova, criar memórias e, de quebra, saborear drinks inesquecíveis.
Para isso, a capital argentina oferece um leque de opções, que incluem bares tradicionais, temáticos, cervejarias e até os amados “speakeasies”, também conhecidos como bares escondidos ou clandestinos.
E não importa se a sua intenção for beber socialmente enquanto degusta alguns petiscos ou se prefere virar a noite bebendo todas, estes bares não podem ficar de fora do seu roteiro:
7. Cervejaria Baum Palermo Soho
Cervejas de qualidade, comida mexicana e intercâmbio de idiomas resumem bem a Cervejaria Baum Palermo Soho. Ela tem uma decoração interessante, unindo o rústico da madeira com o moderno da arquitetura industrial. Os pratos são bastante fartos e as cervejas, sensacionais.
Um diferencial é o Mundolingo, um evento internacional que acontece às quartas, e reúne uma galera de vários lugares do mundo pra praticar idiomas.
É lá que você também poderá ter a experiência de fazer uma degustação de 10 cervejas artesanais + aperitivos, que eu já fiz e amei, é uma melhor que a outra! O mais legal é que além de degustar, você já sai sabendo como não errar na hora de comprar uma boa cerveja.
8. Presidente Bar
O Presidente Bar é ideal para você tomar drinks exclusivos em um ambiente elegante. Ele fica a apenas 10 minutos do Cemitério da Recoleta, e tem um cardápio recheado com pratos e coquetéis de dar água na boca.
Um dos pontos fortes do bar é a biblioteca secreta, que é ótima para quem quer ficar em um lugar mais reservado e sem muito burburinho. O Buenos Aires Zombie é um dos drinks mais elogiados e, com certeza, merece a fama que tem, é incrível!
Como é um bar bastante disputado, fazer sua reserva com antecedência pode te poupar do inconveniente de não conseguir uma mesa.
9. Bares escondidos
Como viver experiências novas nunca é demais, aqui vai uma dica de ouro: dar uma chance aos bares escondidos de Buenos Aires. Esse conceito inusitado de bar surgiu no início da década de 20 nos Estados Unidos, quando a Lei Seca proibiu a comercialização de bebidas alcoólicas no país.
A graça dos também chamados de clandestinos ou speakeasies é a vibe mais misteriosa e intimista, já que a maioria deles tem fachadas tão discretas que você sequer imagina que do outro lado há um bar. Outro atrativo é a exclusividade, até porque o movimento é bem menor se comparado ao dos bares tradicionais.
Uma dica que eu sempre dou para quem me pergunta quais conhecer é aproveitar para fazer um tour pelos bares escondidos de Palermo, que inclui três bares clandestinos incríveis. Não sou fã de spoilers, mas aqui vão alguns nomes para você conferir:
9.1 Uptown
Inspirado no metrô de Nova York, o Uptown está sempre entre os bares escondidos mais amados da cidade. Ele fica no bairro de Palermo, serve vinhos e coquetéis impecáveis, além de, claro, ter uma decoração que é uma verdadeira experiência! Para você ter uma ideia, tem até catracas e placas de sinalização parecidíssimas com as de Nova York. Prepare as poses para tirar várias fotos por lá!
9.2 The Hole Bar
Já a proposta do The Hole Bar é diferente, mas igualmente interessante: ele tem como tema a prisão de Alcatraz, com direito a cela fictícia e tudo! Porém, isso está longe de ser tudo, o risoto de lá é tão bom que é quase um crime não pensar em repetir o prato!
9.3 Frank’s Bar
Com passagem secreta e até senha de acesso, o Frank’s Bar tem uma vibe mais vintage, meio anos 20. A ambientação é mesmo um charme, mas a tábua de queijos e o negroni também não decepcionam.
9.4 Florería Atlantico
O Florería Atlantico tem um clima mais de esconderijo, já que ele se esconde nos fundos de uma floricultura na Recoleta. Ele já foi considerado um dos melhores bares do mundo, segundo o ranking The World’s 50 Best, e tem um cardápio mais focado em frutos do mar, o que é ótimo para você saborear um polvo feito no capricho.
9.5 Victoria Brown
O ambiente do Victoria Brown remete às antigas fábricas de whisky, e fica escondido nos fundos de uma cafeteria, que leva o mesmo nome. De fato, é um bar bem bonito e que vale a pena conhecer, principalmente porque as opções de drinks são um exemplo de criatividade.
9.6 Purgatório
Já pensou em visitar um bar cujo endereço só é revelado após a confirmação da reserva? Então, adicione o Purgatório na sua lista de lugares para conhecer em Buenos Aires. Ele tem uma pegada mais esotérica, decorado com cartas de tarô e velas iluminando – ou melhor, embelezando – o ambiente. É puro mistério!
9.7 Bocabajo | Bocarriba
Oferecendo diferentes experiências gastronômicas, o Bocabajo | Bocarriba também tem um acesso bastante inusitado: através de uma lavanderia (sim, em pleno funcionamento!). Por aqui, são os vinhos que fazem sucesso, simplesmente incríveis!
10. Bares temáticos: Valhalla e Locos x El Fútbol
E por falar em bares temáticos, que tal dar uma passadinha em um bar inspirado na era viking? Ou um dedicado aos fanáticos por futebol? Então, vem comigo:
10.1 Valhalla | San Telmo
Sim, você não leu errado: há um bar viking em Buenos Aires! Estamos falando do Valhalla, que fica pertinho do Mercado de San Telmo e tem um hidromel que é di-vi-no! Porém, embora as bebidas sejam mesmo deliciosas, quem rouba a cena é a decoração, tem até um trono para você tirar fotos posando com escudos e espadas. Imperdível!
10.2 Locos x El Fútbol | Recoleta
Não é mais novidade que os hermanos argentinos também são alucinados pelo esporte mais popular do mundo. E para assistir àquela partida tomando um chopp geladinho, por que não ir ao Locos X El Fútbol?
A minutos do Cemitério da Recoleta, esse bar é bastante popular entre os brasileiros e fica lotado em dias de jogos importantes. É um bar simples, mas muito acolhedor. Os tira-gostos e as empanadas também agradam a torcida.
Onde comer em Buenos Aires | Cafés e Confeitarias
No seu roteiro de viagem a Buenos Aires, o que não pode faltar são cafeterias, padarias e delicatesses feitas sob medida para quem aprecia uma xicrinha de café e não resiste a algumas fatias de sobremesas.
A oferta é grande, dá vontade de ficar mais dias na cidade só para conhecer uma por uma. Como nem sempre isso é possível e em uma viagem cada minuto é precioso, reuni as melhores para você conhecer:
11. Café Tortoni
Para começar ou terminar o dia, o Café Tortoni é um clássico em Buenos Aires! É a cafeteria mais conhecida da cidade, já virou ponto turístico. Com mais de 150 anos de história, a arquitetura do café é um verdadeiro tesouro.
Logo que você entra, é fácil se pegar admirando a riqueza de detalhes de cada canto. Até hoje me lembro dos vitrais no teto, são muito bonitos!
Por ser bastante tradicional, era a queridinha de grandes escritores argentinos como Jorge Luis Borges. Antes de visitar o Café Tortoni, tenha em mente que as chances de você enfrentar uma fila daquelas são grandes, então chegue cedo.
Os churros de doce de leite e as medialunas são as especialidades da casa, nada extraordinário, mas compensam a espera.
Dica | Todos os dias, após às 18h, há um show de tango no subsolo do café. Apesar de rápido, vale a experiência.
12. Le Pain Quotidien
A padaria belga Le Pain Quotidien tem o menu ideal para você começar o dia com o pé direito saboreando cafés cremosos, pães caseiros e geleias de primeiríssima qualidade. Ela está presente em mais de 21 países, e, em Buenos Aires, é uma das mais comentadas.
O ambiente é lindo, tudo muito charmoso e familiar. Definitivamente, não é o lugar mais barato, mas compensa o investimento. O cardápio é uma maravilha, tem até opções veganas. Recomendo os scones de queijo, combinam muito com um cappuccino.
13. Havanna
Com mais de 80 anos de história, a franquia portenha Havanna domina as ruas de Buenos Aires.
É de perder as contas, a impressão que tive era que toda rua tinha uma. Em meio a tantas unidades, fomos em umas 2 ou 3, incluindo a da Calle Florida. É claro que fomos em busca do tão falado alfajor da Havanna, que, por sinal, é muito gostoso. Mas já deixo claro minha preferência pelo alfajor da marca Cachafaz!
Aproveitamos também para tomar um café expresso acompanhado por torradas com queijo e geleia. Não foi o meu lugar preferido para um café, mas vale a visita pela tradição.
14. La Poesia
O La Poesia é um café literário com uma atmosfera boêmia e aconchegante. Ele fica em um edifício antigo, pertinho da icônica Estátua de Mafalda. Por lá, você vai encontrar de tudo: da cerveja artesanal ao café com leite, e é justamente essa versatilidade que torna o lugar ainda mais interessante.
Então, se estiver na Feira de San Telmo e arredores, não deixe de aproveitar para passar no La Poesia e experimentar algumas tortilhas espanholas.
Onde comer em Buenos Aires | Sorveterias
Depois de um tempinho turistando e batendo perna, ir a uma sorveteria é um convite impossível de recusar. Afinal, não há como negar que um bom sorvete sempre cai bem.
E para você que, assim como eu, não abre mão dessa maravilha refrescante, aqui está uma lista com as melhores heladerías que encontrei por lá:
15. Lucciano’s
Com picolés temáticos e sorvetes artesanais super cremosos, a Lucciano’s já foi eleita a melhor sorveteria da cidade. Há várias unidades espalhadas pela capital argentina, oferecendo uma variedade de sabores tão surpreendentes que é difícil escolher só um.
A decoração também é bastante instagramável, em algumas filiais há até alguns balanços para você garantir fotos novas para o feed. O sorvete de doce de leite, com certeza, é um sucesso, mas os de pistache ou kinder bueno também não decepcionam.
16. Rapanui
Outro lugar que conquista corações é a Rapanui, uma chocolateria bem conhecida em Buenos Aires.
Por incrível que pareça, a grande estrela da Rapanui não são apenas os chocolates, mas seus sorvetes irresistíveis e o Franui, um docinho de chocolate com framboesa que é uma delícia. Se quiser fugir do óbvio e ir além do sorvete de doce de leite, peça o “glaciar de coco”, é perfeito!
17. Heladeria Cadore
A Heladeria Cadore fica a algumas quadras de distância do Teatro Colón, e, de acordo com a plataforma TasteAtlas, é considerada uma das melhores sorveterias do mundo. É uma sorveteria pequena, mas bastante popular.
Quase todas as vezes que passei por lá tive que pegar uma fila, nada que demorasse muito, é claro. E para dar o meu parecer, pedi o famoso sorvete de doce de leite da Cadore, e te digo que fui bem feliz com a minha escolha, é muito bom!
18. Heladeria Volta
A Heladería Volta foi uma surpresa deliciosa no bairro da Recoleta. Com uma estética mais clean, ela tem um ambiente gostoso e muito iluminado, ideal para colocar o papo em dia e tomar sorvete até não querer mais. Nossos escolhidos da vez foram os sorvetes de doce de leite com chocolate e o de frutilla, que estão mais do que recomendados!
19. La Veneciana
Tomar um sorvete na La Veneciana é sempre uma boa escolha, especialmente se algumas panquecas estiverem incluídas no pedido. A sorveteria fica na região encantadora de Puerto Madero, o que significa que os preços serão um pouquinho mais salgados.
Quem tem intolerância a glúten ou lactose também ficará satisfeito, há opções bem bacanas. Pode fazer sentido passar por lá antes ou depois de assistir um filminho no Cinemark, que fica logo ao lado. E caso bata a indecisão, experimente o sorvete de chocotorta, é demais!
20. Freddo
Por fim, ir a alguma das várias unidades da Freddo em Buenos Aires também pode ser uma boa ideia. A variedade não é o principal ponto forte da sorveteria, mas os sabores disponíveis conseguem dar conta do recado. Eu provei e recomendo o de chocolate amargo, é ótimo para quem não curte nada muito enjoativo.
Bônus: aula de culinária argentina + almoço
Já se imaginou preparando receitas como as tradicionais empanadas portenhas? Então, fazer uma aula de culinária argentina será a sua melhor escolha!
Com direito a almoço e vinhos de alta qualidade, é uma experiência super divertida e que sempre rende boas histórias para contar, além de melhorar seus dotes culinários, claro.
Agora não tem mais como dizer que não sabe onde comer em Buenos Aires!
Ufa! Depois de tantas dicas de restaurantes maravilhosos, organizar a sua programação gastronômica nunca foi tão fácil, não é mesmo? Enfim, chegou o momento de selecionar os que mais combinam com as suas preferências e se preparar para desfrutar de refeições excelentes sem medo de ser feliz!
Como toda dica é bem-vinda, se tiver mais alguma sugestão, deixe aqui nos comentários, vamos adorar saber! Bom apetite!
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.