Escrito por Adriana
10 de janeiro de 2025
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Fala sério, poucas cidades do mundo são tão coringas quanto Cartagena, e olha que eu já conheci mais de 40 países! Esse tesouro colombiano combina história, cultura e belíssimas praias banhadas pelo mar caribenho. E não importa se você está atrás de luxo, economia ou um toque boêmio, eu te garanto que Cartagena tem tudo pra ganhar seu coração!

Antes de decidir onde ficar, é essencial entender como a cidade é dividida. Basicamente, o Centro Histórico é cercado por um muro erguido entre os séculos 16 e 18 para proteger a cidade de invasões piratas. Dentro da muralha, San Diego é outro lugar que também faz sucesso. Fora das muralhas, regiões modernas como Bocagrande oferecem tudo que você precisa e uma boa proximidade com o mar. 

Muralha de Cartagena. Ao fundo um prédio azul e a Igreja de São Pedro Claver.
A incrível e imponente Muralha de Cartagena, no Centro Histórico.

Se é sua primeira vez por aqui, indico fortemente priorizar as áreas dentro da Cidade Murada ou até mesmo nos arredores, como Getsemaní, que fica bem pertinho de tudo. Essas regiões não só abrigam boa parte das principais atrações, mas também oferecem uma experiência mais imersiva, com direito a arquitetura colonial e muita cultura. 

Porém, se você quer apenas curtir as praias mais tranquilas ou ficar nos resorts mais chiques, há boas alternativas mais distantes do centro.

Tenha em mente que as hospedagens em Cartagena variam bastante. Por lá, você vai encontrar desde hotéis boutique em casarões históricos até hostels e hotéis de redes internacionais. 

Mas fique bem atento: na alta temporada, as melhores hospedagens ficam lotadas rapidinho, então não cometa o erro de deixar pra fazer suas reservas de última hora.

E pra te ajudar a escolher bem, vou te contar como é se hospedar nas principais regiões de Cartagena, começando pelas áreas dentro da Cidade Amuralhada. Confira: 

Dentro da Cidade Murada

  1. Centro Histórico
  2. San Diego

Fora da Cidade Murada

  1. Getsemaní
  2. La Matuna
  3. Bocagrande
  4. Marbella
  5. Manga

Veja no mapa minha seleção com os melhores hotéis em Cartagena separados por região:

Onde ficar em Cartagena: dentro da Cidade Murada

Está pensando em mergulhar de cabeça na história de Cartagena e ficar dentro da Cidade Murada? Ótima escolha! Afinal, é aqui que o charme colonial encontra a praticidade de estar pertinho das principais atrações. Sendo bem sincera, acordar de manhãzinha e dar de cara com todos aqueles casarões coloridos e ruas quase que cinematográficas não tem preço.

O legal é que ficar por aqui é bacana pra você conhecer tudo a pé, sem pressa e sem medo de ser feliz. E mesmo que você decida se hospedar fora depois – que foi o que nós fizemos – saiba que passar um tempo por aqui é, de longe, a melhor forma de viver a essência de Cartagena. 

É o que você procura? Então, vou te contar quais são regiões da Cidade Murada e onde ficar em cada uma:

1. Centro Histórico

Patrimônio Mundial da UNESCO, o Centro Histórico de Cartagena é o lugar mais charmoso e interessante da cidade. Suas ruas estreitas são cheias de casarões coloniais coloridos, um mais lindo que o outro, diga-se de passagem. Perdi as contas de quantas vezes passei por ali e te digo com convicção que é impossível não se encantar com as sacadas floridas e instagramáveis.

Centro histórico de Cartagena. Há o contraste dos prédios históricos, como a Igreja de São Pedro Claver com o cenário moderno das torres ao fundo.
Igreja de São Pedro Claver, no Centro Histórico de Cartagena.

Sem dúvidas, o maior atrativo daqui é a localização. Você estará a poucos passos de atrações como a Torre do Relógio e a famosa Plaza Santo Domingo. Restaurantes premiados, bares animados e lojas de artesanato também estão por toda parte. Só esteja preparado para os preços, até porque estamos falando da região mais turística da cidade.

Saiba também que o movimento intenso e o barulho são comuns no Centro. Apesar disso, há hotéis que contam com isolamento acústico. É claro que não é o melhor lugar para quem busca hospedagens econômicas, mas dá para encontrar algumas opções menos caras.

A minha dica é investir em um hotel com terraço, até porque ver o pôr do sol com uma vista espetacular das muralhas é tudo de bom. No que diz respeito à vida noturna, você também estará bem servido, há vários músicos e artistas de rua animando a galera. Mesmo sendo caro, vale ficar aqui ao menos uma vez na vida!

Principais atrações
  • Torre do Relógio
  • Plaza Santo Domingo
  • Palácio de la Inquisición

Hotéis recomendados no Centro Histórico

  • Casa India Catalina | Um casarão colonial charmoso com piscina e pertinho da Torre do Relógio.
  • Delirio Hotel | Tem quartos aconchegantes e um belo terraço com vistas para o Centro Histórico.
  • Bastión Luxury Hotel | Oferece piscina no terraço, quartos de tirar o fôlego e um serviço que vale cada centavo.

2. San Diego

Logo ao lado do Centro Histórico, San Diego é uma alternativa boêmia e que combina o melhor dos dois mundos: proximidade com as atrações e um pouco mais de sossego.

Por aqui, a Praça San Diego é a principal atração dessa área tão boêmia, cercada de restaurantes e cafés que atendem bem sem cobrar preços exorbitantes. O Parque Fernández Madrid é outro ponto turístico que vale a pena conhecer, é um dos cantinhos mais bonitos e agradáveis da cidade. 

Rua no bairro San Diego, em Cartagena. Há árvores e casa coloridas.
Rua colorida e pitoresca em San Diego. Foto: Kamilokardona / CC BY-SA 3.0

As hospedagens daqui são diversificadas, há mais hotéis boutique e hostels bem avaliados. Os preços são um pouco mais amigáveis do que os do Centro Histórico, mas nada que seja muuuito mais barato.

Sem dúvidas, uma ótima escolha se você quer algo mais tranquilo sem que isso signifique estar longe de tudo.

Principais atrações
  • Praça San Diego
  • Parque Fernández Madrid

Hotéis recomendados em San Diego

  • Hotel 3 Banderas | Tem uma decoração encantadora e uma piscina que é perfeita para você relaxar.
  • Sofitel Legend Santa Clara | Antigo convento histórico, esse hotel é um cinco estrelas luxuoso, com spa e serviço impecável.
  • Hotel Kartaxa | Um hotel bem decorado, com piscina, terraço, restaurante e a vantagem de ficar ao lado da charmosa Praça San Diego.

Onde ficar em Cartagena: fora da Cidade Murada

A ideia é curtir Cartagena com um pouco mais de espaço e modernidade? Então você certamente vai gostar das regiões fora da Cidade Murada. Com praias urbanas, áreas residenciais charmosas e até resorts pé na areia, essas regiões são pra você aproveitar a cidade de um jeito mais prático e descontraído.

Essas áreas funcionam muito bem pra você fugir do burburinho turístico do centro histórico sem se afastar muito. São alternativas que não têm erro, então é só escolher a que combina mais com o seu estilo de viagem e se jogar! 

Dá uma olhada nos destaques dessas regiões:

3. Getsemaní

Getsemaní é o lugar perfeito para você conhecer uma versão mais jovial e cultural de Cartagena. Apesar de ficar fora da Cidade Murada, a distância é bem pequena: cerca de 15 minutos de caminhada.  

Por aqui, as ruas são cheias de arte, cafés descolados e uma energia que conquista qualquer um de primeira. A Plaza de la Trinidad evidencia isso perfeitamente, é o ponto central da região, sempre animada, colorida e cheia de barracas com comidinhas de rua.

Rua no bairro de Getsemaní, em Cartagena. Há muitas árvores, flores e alguns carros circulando pela rua embelezada pela arquitetura colonial presente na cidade.
Rua encantadora e florida no bairro de Getsemaní.

Eu sempre digo que esse é um dos bairros mais legais tanto para quem viaja sozinho quanto para os fãs de viagens em grupo, e não é à toa: a atmosfera de Getsemaní é jovem e acolhedora, você vai se sentir em casa rapidinho e, de quebra, colecionar algumas amizades.

E é claro que na rede hoteleira não poderia ser diferente: há uma boa mistura de hostels estilosos e hotéis boutique.

Na dúvida do que fazer, caminhar pelas ruas mais movimentadas é sempre a melhor escolha. Mas eu ainda adicionaria uma ida ao Teatro Heredia, a arquitetura é linda.

Como é de se esperar, a grande estrela daqui é a autenticidade do bairro. Não tem o mesmo glamour do Centro Histórico, mas sobra personalidade. Ah, e o preço das hospedagens é uma das vantagens: você encontra desde albergues até pequenos hotéis com uma ótima qualidade.

Principais atrações
  • Plaza de la Trinidad
  • Teatro Heredia
  • Parque Centenário

Hotéis recomendados em Getsemaní

  • Hotel Capellán | Design sofisticado, com uma piscina no rooftop que é perfeita depois de um dia em Getsemaní.
  • Hotel Santa Cecília B&B | Um achado acolhedor, com quartos espaçosos e confortáveis.
  • Akel House Hotel | Esse hotel tem quartos simples e um atendimento que faz você se sentir em casa.

4. La Matuna

La Matuna é uma área comercial pequena, movimentada e fora da Cidade Murada que fica ali entre San Diego e Getsemaní. Com um perfil bem diferente das áreas históricas, ela é mais funcional do que fotogênica.


Lá, as ruas têm um um baita movimento, com lojas populares, bancos e outros tipos de serviços. De fato, não é o lugar mais bonito de Cartagena, mas tem seu valor.

Muelle de Los Pegasos, em Cartagena, com dois grandes pégasos esculpidos. Há turistas caminhando por perto das esculturas.
Monumento Muelle de Los Pegasos, no bairro La Matuna. Foto: DJ-NELZON / CC BY-SA 3.0

Os preços das hospedagens aqui costumam ser mais baixos, mas a quantidade de opções é mais limitada. É uma área prática, boa para quem busca economia e acesso rápido a transporte público ou quer ficar próximo da Cidade Murada.

É bom saber que o clima de La Matuna é urbano, sem muito apelo turístico, mas ainda há algumas atrações que valem a pena conhecer se você estiver de bobeira. O monumento Muelle de Los Pegasos é um deles. Também não espere ruas floridas ou praças bonitinhas, a vibe aqui é mais “cidade grande” mesmo. 

É verdade que esse não é o melhor lugar para quem busca uma experiência turística, mas funciona bem se você precisa de algo prático, bem localizado e não faz questão de um cenário deslumbrante.

Principais atrações
  • Muelle de Los Pegasos

Hotéis recomendados em La Matuna

5. Bocagrande

Bocagrande é tão moderna quanto praiana. Diferente das regiões que eu te mostrei até agora, aqui quem comanda são os arranha-céus, contrastando bastante com as construções coloniais. É aqui que ficam os grandes hotéis de rede, então se você prefere ir no fácil e ficar em hospedagens mais conhecidas, vai amar Bocagrande. 

Vista noturna e aérea de Bocagrande, em Cartagena. Há muitos prédios e ruas iluminadas. O mar está na parte de trás do cenário.
Visão panorâmica de Bocagrande iluminada ao entardecer.

Uma curiosidade interessante é que muita gente chama Bocagrande de “Miami de Cartagena”, e não é que lembra um pouco? 

Restaurantes, shoppings e bares também estão a uma curta distância de tudo. Só não vá esperando por praias super paradisíacas, pois a areia escura, a quantidade de banhistas e jet skis tiram um pouco do encanto de lá. 

O bairro é perfeito para famílias ou quem busca infraestrutura de cidade grande. A proximidade com o Centro Histórico – 15 minutos de táxi – é um dos maiores pontos fortes, o que significa que você não vai precisar escolher entre praia e história.

Eu diria que o maior inconveniente aqui é a falta do “DNA” histórico de Cartagena. Por isso, se for sua primeira vez em Cartagena, talvez Bocagrande não seja a melhor escolha. Mas se você já conhece a cidade e prioriza praticidade, vá sem medo porque Bocagrande funciona bem.

Principais atrações:
  • Praia de Bocagrande
  • Dock Navas
  • Shoppings e restaurantes

Hospedagens recomendadas em Bocagrande

6. Marbella

Marbella é uma região costeira a poucos minutos do Centro Histórico, conhecida pelas praias mais tranquilas, pela energia local e por ser endereço do Letreiro de Cartagena

Apesar de não ser tão badalada quanto Bocagrande, é uma alternativa que cai bem para quem prefere uma experiência econômica a uma distância ok das principais atrações de Cartagena.

Por ser uma região menos óbvia, os preços das hospedagens em Marbella são mais em conta. A proximidade com o Aeroporto Internacional Rafael Núñez também é um ponto positivo, ideal para viagens curtas ou voos em horários inconvenientes. E apesar do bairro ser residencial, há boas opções de hotéis.

A praia daqui é simples, com areia escura e pouco movimento, combinando mais com um passeio matinal ou um mergulho rápido. Como é mais vazia, também não há muitos vendedores ambulantes. Sendo bem sincera, ela pode desapontar quem busca aquele visual caribenho clássico. Então se estiver indo somente pela praia, eu não recomendo.

No fim, Marbella é uma boa pedida para quem quer evitar multidões. Mesmo sendo um pouco afastado do burburinho do Centro, a distância é facilmente vencida por táxis.

Principais atrações:
  • Praia de Marbella
  • Letreiro de Cartagena

Hospedagens recomendadas em Marbella

  • Aixo Suites | Prático e em frente ao mar, perfeito para quem quer economizar e ficar em uma hospedagem confortável.
  • ibis Cartagena Marbella | Quartos compactos e funcionais, a poucos metros da Praia de Marbella.
  • Hotel Isla Capri | Uma boa escolha com piscina, restaurante e uma equipe acolhedora.

7. Manga

Manga é uma região residencial perto de Getsemaní e Bocagrande que tem caído no gosto dos turistas. Com suas mansões coloniais e ruas arborizadas, o bairro oferece uma experiência mais tranquila e autêntica. Aqui, você estará perto do porto e da marina, uma área com vistas lindíssimas para a baía.

Chegue sabendo que a gastronomia de Manga é um ponto forte, então aproveite bem isso. Muitos restaurantes locais oferecem pratos típicos deliciosos – menção honrosa às arepas! – e a atmosfera é mais relaxada em comparação com o Centro. 

Gosta de caminhar ao ar livre? Maravilha! O bairro é cheio de parques e áreas agradáveis para um passeio descompromissado.

Além disso, ficar em Manga também pode ser uma ótima escolha se você quiser economizar. Por aqui, você encontrará hotéis menores e apartamentos que oferecem mais espaço por um preço justo. É uma boa base para você fugir do burburinho das outras regiões e ainda ficar bem localizado.

Principais atrações:
  • Fuerte de San Sebastián del Pastelillo
  • Marina de Manga
  • Parques e mirantes da baía

Hospedagens recomendadas em Manga

  • Holiday Inn Express Manga | Um quatro estrelas com quartos espaçosos e uma piscina com vista incrível da baía de Manga.
  • Bahia 79 | Tem quartos espaçosos e uma piscina que é uma delícia para o fim do dia.
  • Casa del Puerto Hostel & Suites | Hostel descolado com suítes confortáveis e uma vibe descontraída em Manga.

Onde não ficar em Cartagena

Já adianto: nem todo canto de Cartagena vale a pena para hospedagem, principalmente se essa for sua primeira vez na cidade. La Boquilla, por exemplo, tem resorts bacanas e praias mais tranquilas, mas é tão longe do Centro Histórico que você vai gastar mais tempo em táxis do que curtindo as atrações. 

Falando em proximidade, Torices também não é tão legal. Fica pertinho das áreas turísticas, mas ainda tem muitos trechos mal cuidados e pouco convidativos. À noite, caminhar por lá pode não ser uma boa ideia, então eu, sinceramente, evitaria me hospedar por esses lados.

O entorno do Mercado de Bazurto é uma confusão só. Até acho interessante para um passeio rápido durante o dia, mas como base de hospedagem, nem pensar. É caótico, tem pouca segurança e o ambiente não ajuda quem quer uma estadia tranquila.

Se você decidir se aventurar pelas áreas industriais ou muito afastadas da cidade, eu também não recomendo. É complicado se deslocar, e parece que tudo fica longe!

Dicas importantes antes de escolher um hotel em Cartagena

Escolher uma hospedagem em uma viagem vai muito além de reservar um quarto bonito. Acredite, saber a melhor época para visitar, como se locomover sem stress e o que observar no hotel pode mudar tudo na sua viagem!

Pensando nisso, separei algumas dicas indispensáveis que vão deixar sua decisão muito mais fácil e garantir que sua estadia seja incrível:

Como se locomover em Cartagena

Cartagena não é tão grande, mas circular por lá exige um pouco de planejamento e até paciência durante os horários de pico. Táxis são comuns, mas a maioria não tem taxímetro, então você vai precisar negociar o preço antes de cada corrida. Aplicativos como Uber funcionam bem e geralmente tem preços ok. 

Andar a pé é prático no Centro Histórico e em Getsemaní, mas sair dessas áreas já complica. Bocagrande, por exemplo, é mais distante e requer transporte para as atrações principais. Ah, e nada de contar com transporte público; ele é lento, cheio e não cobre as áreas turísticas de forma eficiente.

O ideal é já incluir isso no orçamento, porque as distâncias não são grandes, mas as idas e vindas podem pesar no bolso. Se estiver em um grupo, dividir corridas ajuda a economizar bastante.

Qual a melhor época do ano para visitar Cartagena

O clima em Cartagena é quente o ano inteiro, mas entre dezembro e março as coisas ficam mais agradáveis e a possibilidade de chuva é menor. Vá sabendo que é a alta temporada, com dias ensolarados e uma brisa que ajuda a enfrentar o calor. É também quando os preços disparam, então reserve tudo com o máximo de antecedência para evitar surpresas.


De abril a novembro, as chuvas começam a aparecer, principalmente entre setembro e outubro. Não é aquele tipo de chuva que estraga o dia inteiro, mas pode atrapalhar passeios. A vantagem? Preços mais baixos e menos turistas, o que deixa as ruas e praias mais acessíveis.

Se a ideia é curtir o carnaval colombiano ou festivais locais, janeiro é um dos meses mais animados. Só não se esqueça de que a cidade fica lotada nessa época, então a paciência será sua melhor amiga. Seja qual for o mês, não se esqueça de levar roupas leves e protetor solar, você vai precisar.

Tenha sempre dinheiro em espécie à mão

Embora muitos lugares em Cartagena aceitem cartão, o dinheiro em espécie ainda é rei em várias situações. Táxis, vendedores ambulantes e mercados locais, por exemplo, raramente têm máquina de cartão. Já vi alguns desavisados em algumas situações constrangedoras por conta disso!

Os caixas eletrônicos estão espalhados pelo Centro Histórico e Bocagrande, mas em bairros como Manga ou La Boquilla pode ser mais difícil encontrar um próximo. Trocar dólares em casas de câmbio também é simples, mas procure as que estão em áreas movimentadas para evitar riscos.

Lembre-se de não carregar grandes quantias, principalmente se planeja passar o dia andando, leve apenas o necessário. Carteiras pequenas e discretas são melhores para evitar atenção indesejada, afinal, segurança é sempre prioridade.

Precisa de visto para ir a Cartagena?

Viajar para Cartagena é mais fácil do que parece. Se você é brasileiro, pode deixar o passaporte descansando em casa — seu RG atualizadinho já dá conta do recado. Nada de visto ou burocracias complicadas; é só mostrar aquele documento oficial com foto, e pronto, bem-vindo à Colômbia!

E fique atento a três detalhes importantes. Primeiro, a vacina contra a febre amarela é obrigatória, e o comprovante internacional pode ser pedido. Segundo, leve sua passagem de volta, porque as autoridades podem querer ver que você tem data para ir embora (mesmo que a vontade de ficar por lá seja grande). Terceiro, precisa emitir o Migración Colombia, um formulário obrigatório para entrar no país. É rapidinho de preencher online e não custa nada, mas sem ele, você nem passa da imigração. Com esses itens em mãos, pode relaxar e curtir a viagem sem stress!

Já sabe onde ficar em Cartagena?

Como você viu, Cartagena tem história, cultura e hospedagens para todos os gostos. Depois de conhecer as melhores regiões, escolher onde ficar ficou muito mais fácil, né? Agora é só escolher seu hotel, fazer suas reservas, preparar as malas e curtir tudo o que essa cidade incrível tem a oferecer. Quando voltar, quero saber: qual foi o seu bairro preferido?

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário