Escrito por Adriana
06 de agosto de 2024

Dentre os destinos da Serra Gaúcha, Gramado é um dos mais disputados. E se você planeja fazer uma viagem inesquecível por lá, saber onde ficar é indispensável!

A Jardineira de Gramado, um bonde turístico vermelho circulando por rua de Gramado decorada para a Páscoa, com edifícios em estilo europeu ao fundo.
Uma ótima forma de conhecer Gramado é através do passeio de Jardineira. Foto: Renato Soares – MTUR

Ainda está colecionando motivos do porquê visitar a cidade? Pois saiba que o friozinho da serra, os museus, parques temáticos e chocolaterias ganham o coração dos visitantes. Especialmente o último item, já que Gramado é a Capital Nacional do Chocolate Artesanal.

As belezas de Gramado não param por aí! A primavera traz a floração das hortênsias, no fim do ano acontece o mágico espetáculo de luzes do Natal Luz, e é entre abril e maio que o lado cultural e gastronômico do destino ficam ainda mais aflorados por causa da Festa da Colônia.

E para poder curtir tanta coisa com muito conforto, surge a necessidade de escolher um hotel ou uma pousada em Gramado que atenda às suas expectativas.

Pensando nisso, fui atrás das melhores hospedagens do destino em diferentes regiões. Neste post você vai conhecer acomodações pertinho dos principais pontos turísticos, rodeadas por natureza, com um perfil mais luxuoso, ou ideais se você quer visitar cidades próximas.

A seguir, confira uma seleção dos melhores hoteís e pousadas em Gramado nas 4 principais regiões da cidade:

  1. Centro de Gramado
  2. Planalto 
  3. Lago Negro 
  4. Avenida das Hortênsias

Curiosidade: você sabia que Gramado tem o hotel já eleito como o melhor do mundo?

Em 2024, o luxuoso Hotel Colline de France de Gramado liderou o ranking dos hotéis mais bem avaliados do site Tripadvisor. De fato, é impossível não se apaixonar pelo requinte de mansão francesa acompanhado de todas os mimos e cortesias que o hotel disponibiliza!

1. Onde ficar em Gramado: Centro

Quem já ouviu falar em Gramado, com certeza também ouviu sobre a via mais linda de lá, a Avenida Borges de Medeiros. Ela fica no centro da cidade, e é conhecida por seu requinte arquitetônico e charmosos pontos turísticos.

Vista do centro de Gramado durante o dia, mostrando ruas arborizadas, prédios em estilo europeu e decoração de Páscoa pelas ruas.
O charmoso centro de Gramado decorado para as festividades de Páscoa. Foto: alex portes / CC BY-ND 2.0

E seja andando pela via principal ou pelas ruazinhas adjacentes, espere sempre encontrar muito verde, muitas lojas e, principalmente, muita gente! Por ser a região central, é o local mais movimentado e procurado pelos visitantes.

Resumidamente, é aqui onde a vida acontece, e você acaba ficando pertinho de atrações como a Rua Coberta, a Fonte do Amor Eterno, a Igreja São Pedro e a Casa do Colono. Outro fato legal é que por aqui, o acesso a outros pontos de Gramado é bem fácil.

Confira alguns dos melhores hotéis e pousadas no centro de Gramado:

Dicas de hotéis em Gramado | Centro

Pousada Viena | Esta pousada fica em um prédio simpático, numa rua fora do agito da via principal. É uma hospedagem compacta e com espaços bem planejados, a exemplo das mesas de trabalho em todos os quartos. Espere encontrar uma mesa com delícias fresquinhas no café da manhã, que é incluso.

Quarto da Pousada Viena em Gramado, com duas camas de casal, decoração em tons claros e madeira, mesa lateral, ar-condicionado, cortinas brancas e uma pequena mesa de trabalho.
Pousada Viena. Foto: Divulgação.

Hotel Vovó Carolina | Localizado na Av. Borges de Medeiros, este hotel remete a uma casinha de vilarejo europeu. E é com seu ar bucólico e móveis de madeira que o hotel encanta o hóspede, que tem direito a um delicioso buffet de café da manhã com pães, bolos e queijos.

Quarto do Hotel Vovó Carolina, com cama de casal e janelão.
Hotel Vovó Carolina. Foto: Divulgação.

Hotel Cercano | A uma curta distância da Rua Coberta, este hotel 4 estrelas tem quartos aconchegantes e decorados com muito capricho. É ideal para quem gosta de ter experiências gastronômicas, já que além do buffet de café da manhã, há bar e restaurante no hotel.

Quarto luxuoso do Hotel Cercano, com cama de dossel, sofá de couro e decoração elegante.
Hotel Cercano. Foto: Divulgação.

Pousada Stillo | O melhor desta pousada são seus quartos com visual relaxante e camas confortáveis, perfeitos para um bom descanso depois de um dia passeando em Gramado. Outras vantagens dos quartos são o microondas e o frigobar, boas comodidades para quem leva um lanchinho.

Quarto de Pousada Stillo, com cama de casal, decoração em tons neutros, ar-condicionado, micro-ondas, frigobar e TV de tela plana.
Pousada Stillo. Foto: Divulgação.

Pousada Solar Viena | Com uma equipe gentil e solícita, esta pousada disponibiliza estacionamento e wi-fi que, por sinal, funciona bem! Os quartos exalam conforto, e o café da manhã é sensacional. Além disso, vale apreciar o jardim da pousada, que é muito bem cuidado.

Quarto da Pousada Solar Viena em Gramado, com cama de casal, decoração moderna e aconchegante.
Pousada Solar Viena. Foto: Divulgação.

Alameda Alegra Hotel | E por fim, se tratando deste hotel 3 estrelas, garanto que o grande charme aqui é a vista da varanda dos quartos, já que a paisagem da cidade junto das montanhas é belíssima. Conta com um café da manhã simples, porém feito com carinho.

Quarto do Alameda Alegra Hotel, com cama de casal e decoração simples e romântica para casais.
Alameda Alegra Hotel. Foto: Divulgação.

2. Onde ficar em Gramado: Planalto 

Prefere dar um respiro da agitação do centro, mas ainda estando perto das atrações que há por lá? Então você vai adorar conhecer as hospedagens do Planalto.

Mini Mundo em Gramado, um parque de miniaturas detalhadas de prédios e cenários europeus. Pessoas passeiam apreciando as réplicas, rodeadas por jardins bem cuidados e trilhas.
O Mini Mundo é uma atrações mais procuradas no bairro Planalto. Foto: Renato Soares – MTUR

Queridinho da rede imobiliária de Gramado, o Planalto é um bairro residencial marcado pelas áreas arborizadas e casas em estilo germânico. Uma pequena caminhada por suas ruas já dá um gostinho da tranquilidade costumeira da região.

Ademais, o Planalto é lar de atrações interessantes como o Mini Mundo, um parque com réplicas em miniatura de construções do mundo todo, e a Rua Torta, uma rua de formato sinuoso que desperta a curiosidade dos visitantes.

E se você ficar com vontade de almoçar, o Restaurante Quintanilha serve um delicioso buffet de comida caseira a um preço justo. De brinde, você ganha uma linda vista para o Lago Joaquina Rita Bier, um lago artificial que é palco do espetáculo de luzes do festival Natal Luz.

Gostou de conhecer um pouco sobre esse bairro? Agora, veja uma seleção das melhores hospedagens no Planalto:

Hospedagem em Gramado | Planalto

Pousada Águia Branca | A menos de 1km a pé do centro de Gramado, esta pousada é uma ótima escolha se você deseja conhecer a cidade andando. Se prepare para ficar encantado com a mobília impecável dos quartos, e desfrutar de bolos maravilhosos no café da manhã.

Quarto da Pousada Águia Branca, com cama de casal e decoração delicada.
Pousada Águia Branca. Foto: Divulgação.

Pousada La Lavande | Se estar em ambientes bonitos traz ânimo para sua viagem, vale a pena conhecer esta pousada. O jardim florido é um presente aos olhos, e o que os quartos têm de lindos, têm de confortáveis. Alguns deles contam com banheira de hidromassagem.

Quarto aconchegante da Pousada La Lavande, com cama de casal espaçosa e painél de lavandas na parede.
Pousada La Lavande. Foto: Divulgação.

Pousada Tia Leonor | Esta é uma hospedagem mais simples, mas que não deixa a desejar. O ambiente dela é acolhedor e familiar, e nos quartos, as camas têm lençóis térmicos, o que garante noites quentinhas nas temporadas frias.

Quarto da Pousada Tia Leonor com cama de casal, cobertor floral roxo, frigobar, banheiro com pia e espelho ao fundo.
Pousada Tia Leonor. Foto: Divulgação.

Pousada Betânia | Sabe aqueles ares de vida no campo que fazem a gente sentir um aconchego? Esta pousada passa exatamente isso, e cada cantinho dela rende uma pintura. O local tem estacionamento, e o café da manhã é excepcional.

Quarto da Pousada Betânia em Gramado, com cama de casal, móveis rústico brancos e decoração elegante.
Pousada Betânia. Foto: Divulgação.

3. Onde ficar em Gramado: Lago Negro 

Assim como o Planalto, o Lago Negro é um bairro que agrada os viajantes que amam calmaria e natureza. Mas diferentemente do primeiro, o Lago Negro tem uma paisagem de floresta, lindamente composta por pinheiros, araucárias, hortênsias e azaléias.

O Parque Lago Negro em Gramado, com as águas calmas do lago refletindo as árvores ao redor. Pedalinhos em formato de cisne estão disponíveis para passeio.
Os pedalinhos em formato de cisne do Parque Lago Negro são uma graça! Foto: Renato Soares – MTUR

O bairro fica a 2km do centro de Gramado, e é conhecido por ter residências de alto padrão, com jardins amplos e bem cuidados.

Achei legal passear pelas ruas do bairro, só aproveitando a cantoria dos pássaros e a vista das casas e árvores. É um lugar bem bonito e diferente de ver.

E quanto aos pontos turísticos dele, te garanto que o parque Lago Negro é um dos melhores atrativos gratuitos de Gramado. Cartão-postal do destino, é um parque natural totalmente fotogênico, onde dá pra curtir o dia sozinho, a dois, ou em família.

Se você decidiu que o Lago Negro é a região que mais combina com você, então me deixe te apresentar duas ótimas hospedagens por lá:

Hotéis e pousadas em Gramado | Lago Negro

Pousada do Lago Gramado | Esta pousada fica pertinho do parque Lago Negro, e sua simplicidade anda junto com muita qualidade e esforços para fazer você se sentir em casa. O jardim aconchegante, o café da manhã caseiro e o chuveiro com ótima pressão fazem a estadia ser muito mais gostosa.

Quarto da Pousada do Lago, com cama de casal e varanda com vista para as árvores.
Pousada do Lago Gramado. Foto: Divulgação.

Hotel Pousada Ald’Mama | Às margens da Av. Borges de Medeiros, esta é uma espaçosa pousada familiar que oferece uma experiência completa ao hóspede: uma equipe atenciosa, um café da manhã colonial, quartos grandes, salão de jogos e playground para os pequenos.

Quarto da Pousada Ald'Mama em Gramado, com cama de casal, móveis de madeira e decoração aconchegante.
Pousada Ald Mama. Foto: Divulgação.

4. Onde ficar em Gramado: Avenida das Hortênsias

Se você está indo para Gramado e deseja conhecer outras cidades da serra gaúcha, como Canela e Nova Petrópolis, se hospedar próximo da Avenida das Hortênsias facilitará e muito a sua vida.


O Pórtico Bávaro de Gramado, que é portal de entrada da cidade, decorado com luzes e bonecos do Papai Noel e da Mamãe Noel.
O Pórtico Bávaro de Gramado decorado para o Natal luz. Foto: Rosanetur / CC BY 2.0

Isso porque a Avenida das Hortênsias é uma grande via que corta a cidade de Gramado (são mais de 7km de extensão), e por ela se chega à rodovia RS-235, que dá acesso às cidades que citei acima.

E indo em direção a Canela, você vai encontrar a loja da Chocolates Prawer, a Aldeia do Papai Noel, o Museu de Cera Dreamland e o Hollywood Dream Cars.

Porém, eu decidi fazer uma seleção de hotéis na parte mais próxima a Nova Petrópolis. Por lá, é obrigatório tirar uma foto no famoso Pórtico Bávaro de Gramado, está bem?

Agora, confira os melhores hotéis na Avenida das Hortênsias:

Onde se hospedar em Gramado | Avenida das Hortênsias

Hotel Sky Gramado | Este é um hotel três estrelas com uma arquitetura enxaimel charmosíssima, e os quartos com visual rústico são uma graça. O buffet de café da manhã é bem variado, o que é importante para começar o dia em Gramado com muita energia.

Quarto rústico do Hotel Sky Gramado, com cama de casal, penteadeira e ar-condicionado.
Hotel Sky Gramado. Foto: Divulgação.

Sky Premium Hotel | Extremamente moderno, este hotel é uma ótima opção para quem não dispensa luxos: piscina e ofurôs internos com água aquecida, playground completo para crianças, móveis de qualidade no quarto e um café da manhã saboroso.

Quarto moderno do Sky Premium Hotel, com duas camas, decoração minimalista e uma janela grande com vista.
Sky Premium Hotel. Foto: Divulgação.

Sky Serra Hotel | Por fim, este grande hotel fica em uma rua tranquila e arborizada, próxima à Av. das Hortênsias, o que rende uma linda vista nos quartos com varanda. O chuveiro tem uma qualidade boa, então o banho quentinho é garantido, e o café da manhã à la carte dá opções apetitosas de bolos e tortas.

Quarto do Sky Serra Hotel, com uma cama de casal, duas camas de solteiro e atmosfera relaxante.
Sky Serra Hotel. Foto: Divulgação.

Turismo em Gramado: dicas extras

Para te ajudar na decisão de quais são as melhores regiões e hospedagens para ficar em Gramado, aqui vão algumas dicas extras que são indispensáveis no planejamento da sua viagem:

Quando ir | Uma das melhores épocas para visitar Gramado é o mês de maio, que é quando os preços estão baixos, há menos turistas, e as temperaturas são muito agradáveis. A alta temporada ocorre em feriados e nas festas de fim de ano, com menção honrosa ao Natal Luz de Gramado.

Clima | Gramado é uma cidade úmida e com estações bem definidas, chovendo bastante na primavera e no verão, momento em que a temperatura média bate os 28°C. O inverno é seco, e as médias máximas são de 18°C, com mínimas podendo ir abaixo de 10°C.

Aluguel de carro | Quando um destino tem atrações distantes entre si, o deslocamento fica muito mais cômodo quando se está de carro, além da sensação de poder fazer a viagem do seu jeito. Por isso, recomendo dar uma olhada na Rentcars para comparar opções de aluguel e garantir o melhor preço.

Já sabe onde ficar em Gramado?

Charmosa e romântica, Gramado é um daqueles destinos que dá vontade de visitar diversas vezes.

E agora que você já sabe quais são as melhores hospedagens por lá, é só garantir sua reserva na acomodação que mais te agradou e curtir uma estadia gostosa na cidade.

Gostou das dicas de hospedagens? Leia também o post sobre o que fazer em Gramado e descubra as melhores atrações e pontos turísticos para incluir em seu roteiro.

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário