Escrito por Adriana
17 de maio de 2024

Quer saber onde ficar em Petrópolis para desfrutar o melhor da cidade? Então, você chegou ao lugar certo.

Conhecida como a Cidade Imperial, Petrópolis era o principal destino de veraneio da Família Real. E veja só que coincidência, também foi o meu destino principal de férias por muitos anos! Mesmo com o passar dos séculos – ou das décadas, na minha percepção, a cidade mantém suas características arquitetônicas coloniais conservadas e continua recebendo turistas atraídos pela mistura riquíssima de história e cultura do local.

Visão da fachada e de parte do jardim do Museu Imperial, em Petrópolis, durante o dia.
O Museu Imperial, localizado no Centro Histórico de Petrópolis.

Outro atrativo é o sossego da cidade que é considerada uma das mais seguras do estado do Rio de Janeiro – o que para mim é um super ponto positivo!

Neste post, reuni as melhores dicas de hotéis e pousadas nas principais regiões de Petrópolis, no Rio de Janeiro, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem. Acredito fortemente que o quesito hospedagem é essencial para uma boa experiência – e meu objetivo é que você colecione lembranças de Petrópolis tão especiais quanto as que eu tenho. Confira:

  1. Centro Histórico
  2. Valparaíso
  3. Quitandinha
  4. Itaipava
  5. Araras
  6. Fazenda Inglesa e Rocio
  7. Secretário

Veja também: Onde ficar em Teresópolis, a 60 km de Petrópolis

1. Onde se hospedar em Petrópolis: Centro Histórico

Se você quer se hospedar no coração de Petrópolis, então escolha uma acomodação no Centro Histórico

A região é o lar de alguns dos principais pontos turísticos da cidade e, com sua arquitetura preservada, vai te transportar diretamente para o período imperial. 

Vista aérea do Centro Histórico da cidade de Petrópolis.
Vista aérea do Centro Histórico de Petrópolis.

Aproveite para conhecer o Palácio Imperial, que foi transformado no Museu Imperial e conta a história de Dom Pedro II e sua família; a Casa da Princesa Isabel; e a Catedral de São Pedro de Alcântara, uma imponente igreja onde estão enterrados os membros da família imperial.

Por lá também ficam a Casa de Santos-Dumont, casa de veraneio de um dos principais inventores brasileiros, e o Palácio de Cristal, onde rolam diversos eventos culturais.

Em resumo: se é sua primeira vez na cidade e se seu objetivo principal é explorar os atrativos turísticos históricos de Petrópolis, o Centro pode ser sua melhor escolha.

Dicas de hotéis e pousadas | Centro Histórico de Petrópolis

Hotel Casablanca Imperial | Esse hotel em Petrópolis tem o charme de um palacete colonial e fica em meio ao Centro Histórico. Além de aproveitar os pontos turísticos ao redor, você poderá desfrutar da piscina e do bar durante o dia, e ainda tomar um café da manhã cheio de sabores brasileiros.

Quarto do Hotel Casablanca Imperial, com uma cama de casal e uma cama de solteiro e chão de madeira.
Hotel Casablanca Imperial. Foto: Divulgação

Pousada Pataca de Prata | Se você busca por uma hospedagem charmosa e super confortável, essa pousada com certeza vai te agradar. A decoração manteve os ares antigos do casarão histórico sem perder a modernidade. O café da manhã é bem caseiro, com vários queijos para você se deliciar. Vale a pena conhecer e se maravilhar com cada detalhe!

Quarto da Pousada Pataca de Prata, com cama de casal e móveis de madeira.
Pousada Pataca de Prata. Foto: Divulgação

Pousada Imperial Koeler | Assim como grande parte das hospedagens no Centro Histórico, essa pousada em Petrópolis fica em um edifício repleto de história. Apesar de ter instalações mais simples, o custo-benefício é excelente. Ela conta com buffet de café da manhã, Wi-Fi gratuito e quartos com ventilador ou ar-condicionado. A área de lazer também é muito agradável, com piscina e um paisagismo encantador.

Quarto da Pousada Imperial Koeler, com cama de casal e teto de madeira.
Pousada Imperial Koeler. Foto: Divulgação

Hotel Cidade Imperial | Totalmente renovado, esse hotel se destaca dos demais por ter acomodações mais modernas. Além dos quartos privativos, a hospedagem tem opção de quartos compartilhados para quem quer economizar e conhecer gente nova. Os hóspedes contam com café da manhã incluso, cozinha à disposição e Wi-Fi gratuito. O hotel também tem uma cafeteria, com bebidas quentes e tortas de dar água na boca.

Quarto do hotel Cidade Imperial, com cama de casal e beliche.
Hotel Cidade Imperial. Foto: Divulgação

2. Onde ficar em Petrópolis: Valparaíso

Outra boa opção de bairro é Valparaíso. Ele fica bem próximo ao Centro Histórico e é cercado por muito verde e belezas naturais encantadoras. 

O Trono de Fátima no bairro Valparaíso, em Petrópolis, em um dia de sol.
O Trono de Fátima no bairro Valparaíso, em Petrópolis. Foto: Josue Marinho / CC BY 3.0

Quem gosta de conhecer um destino por meio da gastronomia, vai adorar essa região de Petrópolis; principalmente porque o bairro tem se transformado no principal polo gastronômico da cidade, com bares e restaurantes incríveis.

É uma boa também porque Valparaíso é endereço de vários pontos turísticos da cidade, como o Trono de Fátima, monumento católico que foi esculpido na Itália e projetado pelo mesmo artista responsável pelo Cristo Redentor.

Outra atração que eu indico no Valparaíso é a Casa Stefan Zweig, onde esse escritor austríaco se refugiou durante a 2ª Guerra Mundial e que, anos depois, tornou-se um centro de memória aos refugiados do nazismo.

Dicas de hospedagem em Valparaíso

Pousada Valparaiso | Encantadora é uma boa forma de descrever essa pousada. Ainda que os quartos tenham uma decoração simples, as áreas comuns da hospedagem são super charmosas. Com relação às comodidades, você terá duas opções de café da manhã: continental e buffet, e ainda poderá utilizar a cozinha compartilhada para fazer outras refeições.

Quarto da Pousada Valparaíso, com uma cama de casal e uma cama de solteiro.
Pousada Valparaiso. Foto: Divulgação

Hotel Petropolis Inn | Ao contrário das opções que te mostrei até agora, essa hospedagem tem uma estrutura completamente moderna, incluindo o prédio. Os quartos possuem uma decoração clean, e são equipados com ar-condicionado e televisão. O hotel oferece café da manhã e conta com um bar no terraço com uma vista linda para a serra.

Quarto do Hotel Petrópolis Inn, com cama de casal e detalhes de madeira.
Hotel Petrópolis Inn. Foto: Divulgação

Dom Pedro Hotel | Aqui as acomodações são simples, mas sem abrir mão do conforto. Os quartos possuem ventilador de teto, TV a cabo e uma área completa para você fazer suas refeições com micro-ondas, louças e talheres. A hospedagem fica perto de pontos turísticos importantes e ainda serve um café da manhã que é de comer rezando.

Quarto do Dom Pedro hotel, com cama de casal e varanda.
Dom Pedro Hotel. Foto: Divulgação

3. Hospedagem em Petrópolis: Quitandinha

A região de Quitandinha é uma das preferidas de muitos viajantes. O bairro era uma das quatro fazendas que, depois, se uniram e viraram a Cidade Imperial. 

Visão externa do Palácio Quitandinha, na cidade de Petrópolis.
O Palácio Quitandinha abriga o Centro Cultural Sesc Quitandinha, promotor de atrações culturais. Foto: Sesc Rio / CC BY-SA 3.0

O nome curioso do bairro vem de muitos anos atrás, quando o local era uma feirinha de produtos agrícolas regionais, e acabou ficando até os dias de hoje.

Por lá, você pode conhecer diversos atrativos, como o glamouroso Palácio Quitandinha, que já foi um cassino, um teatro e outras atrações curiosas.

Para quem ama estar em contato com a natureza, vale conhecer o Parque Cremerie, uma ótima opção de passeio ao ar livre na cidade, e fazer a trilha da Pedra do Quitandinha, que tem uma vista sem igual da cidade.

Pousadas bem avaliadas em Quitandinha

Pousada Casa Recanto da Serra | O estilo rústico dessa pousada me trouxe uma ótima sensação de tranquilidade. Se você quer essa vibe para a sua viagem, então não deixe a sua reserva pra depois. Os quartos são confortáveis e contam com frigobar e televisão e, apesar de não oferecerem café da manhã, os funcionários dão dicas maravilhosas de lugares próximos.

Quarto da Pousada Casa Recanto da Serra, com cama de casal e paredes brancas.
Pousada Casa Recanto da Serra. Foto: Divulgação

Pousada do Lago | Além de bonita e aconchegante, essa pousada tem um serviço excepcional e anfitriões que tornam a experiência da viagem ainda melhor, você se sentirá em casa! As instalações são charmosas e bem decoradas. A acomodação ainda oferece café da manhã bastante variado, e uma piscina deliciosa com rede e espreguiçadeiras à disposição. 

Espaço exterior da Pousada do Lago, com cadeiras e vista da pousada e quartos.
Pousada do Lago. Foto: Divulgação

Gallardin Palace Hotel | Esse hotel em estilo germânico oferece muitas comodidades e tem tudo para ser a sua hospedagem dos sonhos. Além do café da manhã incluso (e farto!), você ainda vai poder curtir uma piscina externa, serviço de quarto, ar-condicionado, varanda, vista para as montanhas e até salão de jogos. Haja regalias!

Quarto do Gallardin Palace Hotel, com cama de casal e paredes de madeira.
Gallardin Palace Hotel. Foto: Divulgação

4. Onde se hospedar em Petrópolis: Itaipava

A região de Itaipava é um distrito de Petrópolis com ares um pouco mais sofisticados. O destino é muito procurado especialmente no inverno por quem adora um friozinho e paisagens mais bucólicas, com neblina constante. 

A fachada do Castelo de Itaipava, em Petrópolis, durante um dia ensolarado.
O Castelo de Itaipava é um famoso espaço de eventos em Petrópolis.

Além das excelentes opções de hospedagens, a região de Itaipava também tem restaurantes de primeiríssima qualidade e atividades turísticas famosas.


Em Itaipava, fica localizado o Castelo Itaipava, o único castelo medieval de toda a América Latina, onde funciona um resort privado, que tem a parte externa aberta ao público. Eu particularmente não curto muito essa atração, pois acho que não reflete tanto a essência de Petrópolis, mas muita gente visita. 

Outro ponto turístico do bairro é a Feirinha de Itaipava, o melhor lugar para você comprar roupas mais quentes. Por lá, você ainda vai poder conhecer o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, destino de ecoturismo com diversas trilhas e cachoeiras, e o Parque Municipal de Itaipava, a maior área pública de lazer da cidade.

Melhores hospedagens em Itaipava

Hotel Flat Itaipava | Essa acomodação oferece pequenos apartamentos com quarto, sala, cozinha e banheiro. Ele fica a apenas 500 metros do centro de Itaipava, onde estão as lojas, restaurantes, bares e principais atrações da região. Além da localização bastante privilegiada, o hotel ainda tem um buffet de café da manhã cheio de frutas fresquinhas e sucos refrescantes.

Quarto do Hotel Flat Itaipava, com duas camas de solteiro.
Hotel Flat Itaipava. foto: Divulgação.

Kastel Itaipava | Cercado por muita natureza, é uma das melhores hospedagens para você descansar e esquecer da correria da rotina. A decoração em madeira é um charme só, trazendo um toque aconchegante aos quartos, que possuem varanda, televisão a cabo e frigobar. É legal porque ainda tem uma piscina incrível, sauna, sala de jogos e um café da manhã reforçado.

Quarto do hotel Kastel Itaipava, com decoração laranja.
Hotel Kastel Itaipava. Foto: Divulgação

Itaipava Cama e Café | Se você é do time dos que gostam de passear o dia inteiro e pouco ficam no hotel, essa acomodação no formato bed and breakfast vai te atender super bem. Isso porque ela oferece o que o nome diz: quarto e café da manhã, sem comodidades adicionais, e por um valor bem em conta.

Quarto da Pousada Itaipava Cama e Café, com uma cama de casal e uma cama de solteiro.
Pousada Itaipava Cama e Café. Foto: Divulgação

Castelo de Itaipava | Diferente da opção anterior, esse icônico hotel é perfeito para quem não dispensa acomodações mais luxuosas. Além da arquitetura imponente, o castelo tem decoração e mobília tradicionais. E como toda hospedagem de luxo, ele não brinca em serviço: prepare-se para desfrutar de uma bela piscina, spa, sauna e dois restaurantes. O castelo ainda permite animais de até 10kg.

Quarto do hotel do Castelo de Itaipava, com cama de casal e decoração inspirada na realeza medieval.
Hotel do Castelo de Itaipava. Foto: Divulgação

5. Hospedagem em Petrópolis: Araras

A região de Araras faz sucesso pela biodiversidade e por suas maravilhas naturais. Ela fica afastada do centro de Petrópolis e é cercada pela Mata Atlântica, sendo uma escolha ideal para quem procura relaxar e se desconectar. 

Vista das montanhas e vegetação de Araras
O “ruço descendo” nas montanhas, no bairro Araras. “Ruço” é o nome que os petropolitanos dão para a neblina na região serrana. Foto: TMbux / CC BY-SA 3.0

Em 1995, Araras foi reconhecido como um distrito ecológico, por isso, vá sabendo que preservação ambiental é o lema da região. Não preciso nem dizer que isso deve ser respeitado à risca, né?

Cercada por tanta natureza, é claro que os principais atrativos dessa área seriam ecológicos. Não deixe de conhecer o circuito Araras-Vale das Videiras, repleto de cachoeiras deliciosas; e fazer as trilhas do Morro dos Palmares, Pedra do Cuca e Maria Comprida, você não vai se arrepender!

Dicas de pousadas em Petrópolis | Araras

Pousada Chácara Aracê | Nessa pousada, você poderá escolher entre se hospedar em um quarto tradicional ou chalé. Ela tem uma infraestrutura completíssima, com piscina, sauna, terraço, um jardim fascinante, varanda e Wi-Fi gratuito. A decoração, rústica com toques de madeira, é um charme à parte, daquelas que nos trazem uma sensação instantânea de aconchego.

Quarto da Pousada Chácara Aracê, com cama de casal e iluminação aconchegante.
Pousada Chácara Aracê. Foto: Divulgação

Pousada Recanto das Araras | Mais um lugar muito gostoso em meio à natureza. Por aqui você tem garantia de um café da manhã delicioso, um atendimento excelente e uma bela hospedagem em chalés bem grandes. A paisagem é linda, e fica melhor ainda se apreciada de dentro da piscina.

Quarto da Pousada Recanto das Araras, com cama de casal e parede verde.
Pousada Recanto das Araras. Foto: Divulgação

6. Onde ficar em Petrópolis: Fazenda Inglesa e Rocio

Vizinha de Araras, a região da Fazenda Inglesa e da estrada do Rocio é quase um tesouro escondido. A verdade é que a maioria dos turistas acabam optando por hospedagens em regiões mais famosas e deixando essa preciosidade de lado.

O Poço Negro, que é uma lagoa com cachoeira na região do Rocio, em Petrópolis.
O Poço Negro, localizado na região do Rocio, em Petrópolis. Foto: FABIAN KRONENBERGER / CC BY-ND 2.0

Lá, você vai conhecer um dos lugares mais procurados em Petrópolis no verão: o Poço Negro, uma cachoeira fresquinha com um poço ideal para mergulhos e um dos pontos turísticos mais procurados no verão. 

A região também tem trilhas de nível leve a moderado para fãs de ecoturismo, incluindo a Pedra do Bonet, um circuito de 40 minutos que termina em um cume com uma vista maravilhosa que chega até a Baía de Guanabara.

Dicas de hotéis e pousadas | Fazenda Inglesa e Rocio

Kastel Pedra Bonita | Um pouco mais afastado do centro de Petrópolis, esse hotel estilo fazenda é perfeito para relaxar. Você vai poder escolher entre ficar em uma suíte ou chalé. Ambas as opções possuem uma decoração rústica, ar-condicionado e TV a cabo. Os chalés ainda têm outra vantagem: uma deliciosa banheira de hidromassagem. O restaurante serve pratos internacionais e eu super recomendo o risoto de camarão, é bem caprichado e gostoso!

Quarto do hotel kastel Pedra Bonita com cama de casal e paredes de madeira.
Hotel Kastel Pedra Bonita. Foto: Divulgação

Bomtempo II Chales by Castelo Itaipava | Lembra do Castelo Itaipava? Essa opção faz parte da mesma rede e, além de ter duas piscinas, sauna, quadra de tênis, cachoeira, área infantil, bar e restaurante, ela ainda oferece um day use gratuito nas instalações do Castelo. Todos os quartos são equipados com ar-condicionado e TV a cabo, e a hospedagem também permite pets até 10 kg. Tenho muita vontade de me hospedar lá, ouvi dizer que em alguns chalés dá até para ouvir o som da cachoeira.

Quarto do hotel Bomtempo II Chales by Castelo Itaipava, com cama de casal e móveis de madeira.
Hotel Bomtempo II Chalés by Castelo Itaipava. Foto: Divulgação

Casa do Fachoalto | Vista panorâmica da Mata Atlântica e praia de rio privativa são algumas das maravilhas que você vai desfrutar nessa hospedagem. O hotel tem duas piscinas, sauna, sala de jogos, varanda e comodidades comuns, como cozinha, biblioteca e espaço para churrasco. Aqui, o diferencial é que alguns dos quartos possuem banheira com vista para a natureza. Impossível não relaxar, não é mesmo?!

Área externa da pousada Casa do Fachoalto, com piscina e fachada dos chalés.
Área externa da pousada Casa do Fachoalto. Foto: Divulgação

7. Hospedagem em Petrópolis: Secretário

Por fim, o último lugar que vou te apresentar se chama Secretário e fica no distrito Pedro do Rio, região rural de Petrópolis. 

A região me encanta pelo charme interiorano e por ter diversas fazendas, restaurantes com comida típica e pontos turísticos incríveis para se conectar com a natureza.

Não deixe de conhecer a Cachoeira da Rocinha, localizada há dez minutos do centrinho de Secretário. É uma das quedas d’águas mais gostosas de Petrópolis! Aproveite também para fazer um passeio de bicicleta pelas estradas de terra – o visual vai te surpreender.

Sugestão de hotéis em Petrópolis | Secretário

Pousada Águas da Serra | Afastada do centro e próxima à natureza, essa pousada tem um clima mais intimista e uma recepção excelente. Os quartos são uma beleza, com vista para o lago e banheiro privativo recheado de produtos de higiene gratuitos. Porém, o que realmente me chamou a atenção foram os espaços coletivos, como o restaurante, que serve café da manhã completíssimo, e, é claro, a beleza daquele jardim.

Quarto da Pousada Águas da Serra com cama de casal e lamparina.
Pousada Águas da Serra. Foto: Divulgação

Pousada Cozy House | Procurando conforto para curtir dias sossegados? Então, você precisa conhecer essa pousada. A decoração clean dos quartos torna tudo mais aconchegante. A pousada possui piscina ao ar livre, área de piquenique, sala de jogos, jardim, café da manhã e um bar. Vale lembrar que o café da manhã também não deixa a desejar, é bastante variado!

Quarto da Pousada Cozy House, com cama de casal e detalhes em tons de cinza.
Pousada Cozy House. Foto: Divulgação

Sítio Vivendas |  Minha última indicação é um sítio delicioso e afastado do centro da cidade. Ele possui acomodações simples e outras opções um pouco mais modernas – ambas muito confortáveis. Recomendo o Chalé Superior, a vista é hipnotizante! Além disso, você pode usufruir de uma piscina externa e apreciar uma belíssima vista das montanhas. Apesar de não ter café da manhã disponível, você encontrará alguns comércios próximos ao sítio.

Quarto da pousada Sítio Vivendas, com duas camas e parede rosa.
Sítio Vivendas. Foto: Divulgação

E aí, já sabe onde ficar em Petrópolis?

Gostou de conhecer um pouco mais sobre Petrópolis? Se a cidade ainda não estava na sua lista de viagens, corra para incluí-la agora e planejar uma visita a esse destino histórico do estado do Rio de Janeiro.


E agora que você já conferiu todas as dicas de hospedagem em Petrópolis, descubra as principais atrações da cidade com nosso post sobre o que fazer em Petrópolis, você vai adorar!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário