Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.
Ushuaia leva o título de “a cidade mais ao sul do mundo”, e é um destino que encanta logo de cara. Com paisagens bonitas, montanhas, neve e o famoso Canal Beagle, o lugar é perfeito para quem ama natureza e aventura.
O famoso Farol Les Éclaireurs, símbolo da Patagônia e do “fim do mundo”.
E é um fato que escolher onde ficar é uma das partes mais importantes da viagem, especialmente se for sua primeira vez por lá. Por isso, se você quer o máximo de praticidade possível, o centro da cidade é a melhor escolha.
Agora, se a ideia é um climinha mais tranquilo, os arredores do centro são ótimos. Lugares como a área da Bahía Encerrada são residenciais e oferecem vistas lindas, e você continua tendo acesso ao lado turístico de Ushuaia.
E pra quem gosta de natureza ou esportes de inverno, tanto ficar afastado do centro Ushuaia quanto o Cerro Castor são opções incríveis. Tem desde pousadas aconchegantes até resorts de luxo, com paisagens que são um show à parte. No fim das contas, garanto que você vai encontrar seu cantinho perfeito neste guia de hotéis!
Veja no mapa minha seleção dos melhores hotéis no Ushuaia de acordo com cada região:
Onde ficar em Ushuaia: as melhores regiões
1. Centro da cidade
O centro da cidade é uma das regiões mais práticas para se hospedar em Ushuaia. É ali que estão os restaurantes, lojas, bancos, museus, agências de turismo e o porto, de onde saem passeios para explorar as águas geladas do Canal Beagle.
A charmosa cidade de Ushuaia, cercada pela majestosa paisagem da Patagônia.
A principal via do centro que você deve frequentar é a Avenida San Martín, um ótimo lugar para provar a gastronomia local. Foi aqui que experimentei a centolla, que aqui no Brasil chamamos de “caranguejo gigante”. Como é um crustáceo originário do Oceano Antártico, é em Ushuaia que você vai comer a versão mais fresquinha dele.
Sobre as hospedagens, o centro oferece muitas opções para quem quer tudo por perto, sem depender tanto de transporte. E há hotéis dos mais caros ao mais econômicos no Ushuaia, viu?
Por outro lado, o movimento e o barulho daqui podem ser um incômodo na alta temporada. Estacionar na área central também não é tarefa fácil, especialmente para quem viaja de carro.
Principais Atrações:
Avenida San Martín (comércio, restaurantes e serviços)
Hosteria y Restaurante America| Uma hospedagem simples e bem localizada, com um restaurante que manda muito bem nos pratos locais.
Antarctica Hostel | Um hostel amigável e descontraído, ótimo para economizar.
Del Bosque Apart Hotel | Apartamentos com cozinha completa, perfeitos para quem prefere autonomia na viagem.
2. Arredores do Centro da Cidade
Os arredores do centro oferecem um equilíbrio legal entre praticidade e tranquilidade. A Avenida Perito Francisco Moreno, por exemplo, é uma extensão costeira da zona central, com uma linda vista para o Canal Beagle. Ao escolher um hotel aqui, apenas se atente se ele fica ao lado da avenida em si, porque pode haver mais barulho em dias movimentados.
A Bahia Encerrada oferece um reflexo perfeito da beleza de Ushuaia. Foto: David Stanley / CC BY 2.0
O shopping Paseo del Fuego também fica nessa avenida, e é uma boa parada para quem quer fazer comprinhas ou não quer ir até o centro para achar um restaurante.
Já a região ao lado da Bahía Encerrada é mais residencial e tem um clima pacato, mas ainda é bem conectada ao centro. Em contraste, a Bahía Golondrina (que fica ao sul) é um pouco mais afastada e exige transporte próprio, sendo indicada para quem não se importa com deslocamentos.
Essas regiões não têm tantas atrações turísticas tradicionais, e o turismo acaba sendo mais espontâneo. As paisagens falam por si, com montanhas nevadas ao fundo e mirantes incríveis, como o Mirador Mingo Moreno, na Bahía Encerrada. É aquele lugar para contemplar a natureza e tirar fotos, sem pressa e sem multidões de gente.
Principais Atrações:
Bahía Encerrada e Bahía Golondrina
Costa da Avenida Perito Moreno
Trilhas leves
Sugestões de hotéis nos arredores do centro da cidade:
Se você prefere ficar em meio à natureza, ficar afastado do centro da cidade é uma escolha incrível. É por aqui que ficam atrações como o Parque Nacional Tierra del Fuego e o Glaciar Martial, e eu, como boa trilheira que sou, adorei ficar nessa região.
As cores do outono no Parque Nacional Tierra del Fuego.
Estar de carro fez toda a diferença pra mim, já que o transporte público não chega até aqui. Além disso, as opções de restaurantes são poucas e simples, no estilo “beira de estrada”, e por isso é bom dar uma olhada se o lugar que você vai se hospedar oferece refeições.
Adianto que sim, a maioria dos lugares oferecem, já que essa é a zona dos resorts de luxo! Mas você também encontra pousadas simples e campings, que são a principal escolha dos aventureiros.
No fim das contas, a ideia daqui é desacelerar, aproveitar o silêncio e curtir momentos únicos em um cenário que parece de filme.
Aliás, não só parece, como já foi. Algumas cenas do filme “O Regresso” (2015) foram gravadas em Ushuaia, e na época, o luxuoso Arakur Ushuaia Resort & Spa ganhou fama na mídia por ter hospedado o ator Leonardo DiCaprio, que atuou como o protagonista.
Principais Atrações:
Glaciar Martial
Parque Nacional Tierra del Fuego
Trem do Fim do Mundo
Sugestões de hotéis afastados do centro de Ushuaia:
Mirador del Beagle Hosteria| Além de super em conta, essa pousada possui café da manhã e tem uma equipe muito querida.
4. Cerro Castor
Se os esportes de inverno são o foco da sua viagem, dê uma olhada na região do Cerro Castor, conhecida como a estação de esqui mais ao sul do mundo!
Estação de Esqui Cerro Castor, a mais famosa da região
Ela fica a cerca de 30 minutos do centro, e oferece pistas de esqui e snowboard com diferentes dificuldades. E garanto que você terá bastante tempo para se divertir, porque a temporada de neve é bem longa em Ushuaia: indo de junho até meados de outubro.
Uma desvantagem dessa região é que ela possui apenas um hotel, que fica aos pés da estação. Por isso, planeje sua estadia com muita antecedência, pois os preços podem ir às alturas na alta temporada.
E assim como o inverno favorece o funcionamento da estação, saiba que a estrada Ruta 3 (que leva ao Cerro Castor) pode sofrer com o gelo e as nevascas, exigindo mais atenção na direção.
Se você não está viajando para o Ushuaia com o único objetivo de esquiar, então recomendo se hospedar em outras regiões, porque aqui você vai acabar ficando um pouco isolado.
Principais Atrações:
Pistas de esqui e snowboard do Cerro Castor
Restaurantes típicos
Sugestões de hotéis no Cerro Castor
Castor Ski Lodge | Cabanas aconchegantes próximas às pistas de esqui do Cerro Castor.
Onde não ficar em Ushuaia
Áreas muito afastadas, como o caminho da Ruta 3 em direção ao Lago Escondido, não são nada práticas para explorar os pontos turísticos de Ushuaia. E se você não estiver de carro, isso se torna ainda mais complicado, já que o transporte público não cobre essas áreas e depender de táxis pode sair caro.
Além disso, a infraestrutura turística nessas zonas é limitada. Não é comum encontrar mercados, restaurantes ou hotéis próximos, o que pode deixar a experiência menos conveniente, especialmente se você gostaria de ter flexibilidade nos seus horários.
As condições climáticas de Ushuaia também podem complicar as coisas, principalmente no inverno. As estradas podem ter gelo ou neve, tornando o acesso mais demorado e, às vezes, até perigoso.
Por isso, para quem deseja aproveitar ao máximo as atrações da cidade sem perrengues, o ideal é optar por hospedagens em áreas mais conectadas, como o centro ou os arredores próximos, se limitando aos hotéis próximos da cidade se você deseja uma distância maior.
Dicas importantes antes de escolher seu hotel em Ushuaia
Melhor época para visitar Ushuaia
A melhor época para visitar Ushuaia vai depender do que você quer fazer por lá, porque cada estação do ano tem suas vantagens e desvantagens.
No verão (de dezembro a março), as temperaturas ficam entre 5°C e 15°C, e os dias têm até 17 horas de luz solar! É uma boa para fazer trilhas, passeios de barco no Canal Beagle e explorar as áreas de natureza. Esse é um dos momentos de alta temporada, então a cidade fica cheia e os preços sobem.
Se o foco for esportes de inverno, a temporada de neve vai de junho a setembro. É a época perfeita para esquiar no Cerro Castor ou curtir as paisagens branquinhas das montanhas, mas também é alta temporada, já que a neve atrai muita gente pro fim do mundo.
O clima nessa época é bem frio, com temperaturas médias entre -5°C e 5°C, e o vento pode ser intenso, então é bom ir com roupas adequadas na mala.
Enquanto isso, a baixa temporada acontece entre abril e maio, e depois em outubro e novembro. Nesses meses, o clima é muuuito instável, com bastante chuva e temperaturas frias, mas a cidade fica mais tranquila e os preços mais acessíveis.
Como se locomover na região
Ushuaia oferece algumas opções de transporte, sendo as principais: carro alugado, táxi e remi.
Para trajetos curtos ou emergenciais, táxis funcionam bem e têm preços razoáveis, sendo fáceis de encontrar. Você também pode contratar um remi, que são motoristas agenciados que seguem valores tabelados. Eles estão por toda a Argentina, e pelo centrinho de Ushuaia você vê várias dessas agências (o contato costuma ser feito por WhatsApp).
Se você planeja explorar atrações fora da cidade, alugar um carro é a melhor opção. As estradas principais, como a Ruta 3, estão em boas condições, mas durante o inverno o gelo e a neve podem ser um empecilho. Já fora das vias principais, as estradas de terra são o padrão.
Outra forma de conhecer os arredores da cidade são os próprios passeios organizados pelas agências. Mesmo assim, alugar um carro oferece mais flexibilidade e pode ser uma escolha mais econômica para grupos ou famílias. É só garantir que você tem acesso offline aos mapas, e pé na estrada!
Já sabe onde se hospedar em Ushuaia?
Com tantas boas opções de hospedagens, Ushuaia vai agradar todos os perfis de viajantes. E não importa se você gosta de autenticidade ou não dispensa clichês, sua escolha deve refletir o seu estilo de viagem.
Daqui pra frente, se prepare para viver momentos inesquecíveis no “fim do mundo” das Américas!
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.