Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.
Começando a planejar sua viagem para Zurique? Chega mais que vou te ajudar com uma das decisões mais importantes desse planejamento, que é escolher onde se hospedar. Eu já estive três vezes na cidade e retornei com uma pesquisa super extensa sobre as principais regiões e sobre as melhores opções de hotéis, e vou compartilhar tudo com você agora!
Lago de Zurique.
Já começo dizendo que Zurique é uma cidade encantadora e diversa, com cada distrito, ou “Kreis”, oferecendo uma experiência única. Do charme histórico de Altstadt ao cenário cultural e vibrante de Zürich West, passando por bairros residenciais tranquilos e áreas à beira do lago, há um bairro para cada estilo de viajante.
E como você já pode imaginar, a cidade oferece uma ampla variedade de opções, desde hotéis de luxo e butiques elegantes no Centro Histórico (Kreis 1), até albergues e hotéis econômicos em bairros mais alternativos como Langstrasse (Kreis 4) e Zürich-West (Kreis 5).
Para uma primeira visita, eu recomendaria o Kreis 1 (Altstadt), onde você terá fácil acesso às atrações principais e sentirá o ar tradicional de Zurique. Mas não se prenda a essa área, pois outras regiões também guardam surpresas incríveis – e o transporte em Zurique é muito eficiente.
Por isso, separei aqui as principais regiões que você pode considerar na hora de escolher onde ficar hospedado em Zurique. São elas:
Aproveite e veja no mapa minha seleção dos melhores hotéis em Zurique de acordo com cada região:
Entendendo Zurique: a cidade dividida em “Kreis”
Zurique é uma cidade organizada em distritos (Kreis) que refletem uma lógica histórica e geográfica: quanto mais próximo do centro, mais histórico e movimentado, enquanto os bairros mais distantes têm um ar mais residencial ou inovador. Cada Kreis tem sua identidade, e essa divisão é útil para quem quer entender a cidade e escolher um local de hospedagem que atenda às suas expectativas de viagem.
1. Kreis 1 – Altstadt (Centro Histórico)
O Kreis 1, ou Altstadt, é o Centro Histórico de Zurique, repleto de ruas de paralelepípedos, igrejas antigas e uma arquitetura medieval encantadora. Este é o lugar perfeito para quem ama explorar cada esquina com calma, apreciando o charme dos prédios históricos e das lojinhas de artesanato.
Ao mesmo tempo, a localização central torna fácil visitar todos os principais pontos turísticos da cidade a pé. Muitas das ruas são exclusivas para pedestres, então aproveite para caminhar sem pressa e descobrir cada detalhe.
Em resumo: se você deseja estar no centro da cultura e da história, e aproveitar a cidade ao máximo a pé, esse é o melhor lugar para ficar hospedado em Zurique. Eu me hospedei aqui na primeira vez que visitei a cidade e, não importa quantas vezes eu volte, sempre vou me dedicar a explorar cada esquina dessa região com calma. É uma sensação especial caminhar por onde a história da cidade começou.
E como era de se esperar, tanta conveniência e localização estratégica tem um preço: e no caso de Zurique, bem elevado. Espere pagar mais caro ao reservar um hotel em Zurique nesta área, se comparado às demais regiões da cidade.
Altstadt está dividido em diferentes sub-regiões, e eu vou te mostrar as principais:
1.1. Rathaus
Rathaus, nomeado por sua antiga prefeitura, é uma das partes mais charmosas do Altstadt. Exemplo disso é o próprio prédio da antiga prefeitura, que data de 1694 e é um exemplo impressionante de arquitetura renascentista.
Para explorar a charmosa Altstadt, o coração histórico de Zurique, fique nas proximidades da Igreja Grossmünster. Foto: Diego Delso / CC BY-SA 4.0
Para quem ama história e uma boa caminhada com vistas ao longo do Rio Limmat, esta área é uma parada obrigatória.
Não deixe de experimentar um café em uma das muitas cafeterias charmosas, especialmente no fim da tarde, quando a luz do sol realça as fachadas históricas. Vai ser o momento ideal para tirar fotos lindas da cidade refletida na água!
Hotel Rössli | Um 3 estrelas aconchegante, perfeito para famílias pequenas.
Oldtown Hostel Otter| Para quem quer economizar, esse hostel com wi-fi de primeira é uma boa pedida.
1.2. Lindenhof
Junto com Rathaus, a região de Lindenhof forma a área mais antiga da cidade. Eu achei que essa área é perfeita para mergulhar na história e ainda curtir uma vista panorâmica da cidade.
A Colina de Lindenhof proporciona vistas incríveis do Centro Histórico de Zurique. Foto: Tambako The Jaguar / CC BY-ND 2.0
Para quem, como eu, aprecia uma pausa para relaxar e curtir o visual, subir até a praça no topo da colina Lindenhof vale cada passo. Esse é um dos locais mais antigos de Zurique, com ruínas romanas que datam do século IV. Eu já fui preparada, levei um lanche e aproveitei meu piquenique com uma vista maravilhosa do Rio Limmat!
Esta é a parte mais moderna e movimentada do Kreis 1, onde você encontra a famosa Bahnhofstrasse, que foi construída em 1864 e é uma das ruas comerciais mais caras do mundo.
A Bahnhofstrasse. Foto: JoachimKohler-HB / CC BY-SA 4.0
Para os amantes de compras e marcas de luxo, é aqui que Zurique mostra seu lado sofisticado. Apesar dos preços proibitivos para mim, acho que vale uma caminhada, mesmo que seja só para admirar as vitrines e observar o movimento. Ou, melhor ainda, para aproveitar um chocolate suíço artesanal, que você encontra facilmente em muitas lojas e cafeterias daqui.
Ah, e basta atravessar a ponte para chegar em Bellevue, uma praça movimentada e muito bem servida de transporte público.
Conhecido pelos moradores locais como “Dörfli”, Niederdorf é a área mais jovem e animada do Altstadt. Eu adorei caminhar por essas ruas estreitas no final da tarde; é quando os cafés, bares e pubs começam a encher, e a região ganha uma energia a mais. Para quem gosta de vida noturna e lojas alternativas, Niederdorf é a pedida certa.
A charmosa região de Niederdorf é ideal para quem quer ficar perto de cafés e bares. Foto: Andrew Bossi / CC BY-SA 2.5
Dica | Se você gosta de comida típica, procure o “Zürcher Geschnetzeltes” em um dos restaurantes locais. É um prato clássico de Zurique, feito com tiras de carne em um molho cremoso, geralmente servido com rösti (batata suíça). Eu provei e fiquei apaixonada!
Hotel Marta | Oferece quartos bem iluminados e um café da manhã delicioso.
Hotel Limmatblick | Aconchegante, tem acesso a vários cafés, restaurantes e mercados da região.
1.5. Hochschulen
Hochschulen é onde estão localizadas as principais universidades da cidade, como a Universidade de Zurique e o ETH Zurich. É uma região mais tranquila e intelectual, ideal para quem gosta de lugares com uma pegada acadêmica e vistas panorâmicas.
Universidade de Zurique. Foto: Thimo Pedersen / Unsplash
Hotel Hottingen | O ponto alto dessa hospedagem romântica são as flores na decoração.
2. Kreis 2 – Enge e Wollishofen
Esses dois bairros ficam ao sul do centro e são abraçados pelo Lago de Zurique, cada um com um charme próprio. Ambos são menos turísticos e mais residenciais, o que pode ser um ponto positivo para encontrar preços de hotéis mais acessíveis.
Museu Rietberg.
Com um ar mais sofisticado e residencial, Enge é o bairro perfeito para quem procura tranquilidade e proximidade com o lago. Aqui você pode curtir o Strandbad Mythenquai, o único balneário que tem uma faixa de areia em Zurique, e que faz sucesso no verão.
De uma forma geral, Enge é uma região popular entre famílias e profissionais que buscam qualidade de vida, e tem áreas verdes incríveis. Eu sempre sugiro uma visita ao Museu Rietberg, que tem um acervo espetacular de arte não-europeia, ou ainda ao Museu da FIFA, que é um verdadeiro paraíso para os amantes do futebol.
E para quem adora um pôr do sol (existe alguém que não gosta?), as margens do Lago de Zurique em Enge são um ótimo local para observar o sol se pondo atrás dos Alpes.
Wollishofen é conhecido por sua vibe mais relaxada e por suas áreas verdes – para quem procura uma experiência mais familiar e tranquila, essa área é perfeita.
Se você gosta de explorar ao ar livre, dedique um tempo para passear pelos parques da região, Saffa-Insel e Landiwiese. Outra bela indicação é o Seebad Wollishofen – essa é uma das áreas de banho ao ar livre mais populares de Zurique. Se você for no verão, aproveite para nadar!
Principais atrações:
Museu Rietberg
Museu da FIFA
Parque Enge
Seebad Wollishofen
Theater Rote Fabrik
Áreas à beira do lagoe trilhas
Hotéis recomendados em Enge e Wollishofen:
Locke am Platz Zurich | Esse hotel alia uma decoração de muito bom gosto a quartos com eletrodomésticos de ótima qualidade.
Residence Mutschellen | Estúdios e apartamentos completos em uma região residencial.
Zurich Youth Hostel | Com boas comodidades para uso comum, esse hostel serve um café da manhã com várias opções saudáveis.
3. Kreis 3 – Wiedikon
Wiedikon fica entre o centro e a montanha Uetliberg, sendo um bairro simpático, com um clima acolhedor e residencial, mas com todas as comodidades urbanas que podemos esperar de um destino como Zurique. É uma ótima escolha para quem quer explorar a natureza de Uetliberg, mas ainda quer estar a uma curta distância do centro.
Vista do alto da montanha Uetliberg. Foto: Christoph Strässler / CC BY-SA 2.0
Eu passeei bastante por aqui e curti muito a atmosfera tranquila de Wiedikon, especialmente seus mercadinhos locais. Aliás, não deixe de visitar o mercado local na Goldbrunnenplatz. Eu aproveitei para comprar uns produtinhos frescos e locais, e já garanti um lanchinho para seguir a caminhada e explorar a cidade.
Aproveite também para apreciar a região, já que Wiedikon é um bairro onde ainda é possível ver algumas das antigas vilas de Zurique, preservadas com seu estilo arquitetônico clássico.
Principais atrações:
Uetliberg (trilhas e mirantes)
Goldbrunnenplatz
Igrejas e pequenos comércios
Hotéis recomendados em Wiedikon:
Hotel Neufeld | O jeitinho clássico da decoração e o atendimento dos funcionários sempre ganham os hóspedes desse hotel.
Langstrasse é a área mais multicultural de Zurique, conhecida por sua vida noturna mais animada e pela atmosfera com um ar mais alternativo. Ela fica um pouco mais distante do centro, mas o transporte público te deixa nos principais atrativos de Zurique em poucos minutos.
Rua na região de Langstrasse. Foto: Martin E. Walder / CC BY-SA 4.0
Se você quer descobrir um lado menos polido e mais autêntico de Zurique, vai se encantar com Langstrasse. Eu fiquei hospedada aqui na minha última vez em Zurique e curti muito o agito desse bairro, com bares, música e culturas do mundo todo.
Mas Langstrasse nem sempre foi assim. Antes era uma área degradada, mais conhecida como ponto de prostituição e drogas. Agora o perfil é bem diferente, tendo se tornado uma alternativa super interessante para quem quer vida noturna e gastronomia diversificada, com opções de hospedagem mais acessíveis que no centro histórico de Zurique.
E se você gosta de experimentar sabores diversos, Langstrasse oferece opções gastronômicas de todos os cantos do mundo – desde comida etíope até tailandesa. Se você não se hospedar por aqui mas tiver tempo disponível, acho que é o tipo de local que vale visitar mais de uma vez!
E caso se hospede por aqui, é só se preparar para um pouco de barulho à noite. É uma área que não dorme, com bares e clubes sempre animados.
A antiga área industrial conhecida como Zürich-West (ou, ainda, Industriequartier) passou por uma revitalização completa – e hoje é uma referência de cultura e inovação. Aqui é onde você encontra Zurique no seu lado mais moderno – as lojas alternativas e os grafites de rua marcam o lugar.
Edifícios luxuosos na região de Kreis 5.
A transformação daqui é evidente, com novos restaurantes e eventos interessantes pipocando o tempo todo. Então se você gosta de gastronomia, arte e arquitetura moderna, vai adorar o bairro.
Por aqui, não deixe de passar no Viadukt, um mercado coberto com lojas, restaurantes e até uma feira de alimentos frescos. A estrutura é feita sob um viaduto ferroviário, dando um charme único à experiência. Se puder visitá-lo em uma quinta-feira à noite, melhor ainda: é nesse dia que muitas lojas organizam degustações e eventos ao vivo.
Frau Gerolds Garten também foi um dos meus lugares favoritos, com bares e um ambiente bem descontraído. É um espaço que mistura jardim urbano, restaurante, bar, mercado e galeria de arte ao ar livre. Sabe o tipo de lugar onde você pode passar horas e nem ver o tempo passar? Pois é, foi esse aqui.
Essa região também fica um pouco mais afastada do centro, mas mais uma vez eu digo: isso não é problema se você considerar usar transporte público durante sua estadia em Zurique.
Unterstrass e Oberstrass ficam ao norte do centro, no Kreis 6, e são áreas residenciais e tranquilas com boas conexões de transporte. Esses bairros têm um clima tão agradável e residencial que é fácil se sentir um local aqui.
O lago do Irchelpark, em Unterstrass. Foto: Roland zh / CC BY-SA 3.0
A área de Unterstrass é levemente mais movimentada e abriga o Irchelpark, que é um dos maiores parques de Zurique, popular entre moradores para piqueniques e caminhadas.
Já Oberstrass fica em um terreno mais elevado, sendo ideal para apreciar uma vista espetacular do Zürichberg. As ruas são arborizadas e a vibe é bem familiar.
Dica | Em Oberstrass, pegue o funicular na estação Rigiblick e suba até o topo do Zürichberg para aproveitar o visual. Vale a pena especialmente em dias claros!
Sorell Hotel Rex| Essa hospedagem tem café da manhã incluso na diária, e é próxima aos trams que levam para o centro da cidade.
7. Kreis 7 – Fluntern
Fluntern é um dos bairros mais sofisticados, localizado no Zürichberg e rodeado pela natureza. Eu gostei demais da paz dessa área, perfeita para quem quer estar em contato com a natureza, mas sem perder o conforto.
Fluntern tem duas características marcantes: a natureza e a arquitetura charmosa das casas. Foto: Roland zh / CC BY-SA 3.0
Recomendo muito que você reserve um tempo para explorar as trilhas no Zürichberg, especialmente durante o outono, quando as folhas mudam de cor e criam uma paisagem espetacular.
É em Fluntern que fica também o Zoológico de Zurique, mas não visito mais (nem recomendo) nenhuma atração turística que envolva entretenimento com animais.
Porém, outra atração bem curiosa – e bonita – da região é o Cemitério de Fluntern. Ao contrário de outros cemitérios que são dramáticos ou sombrios, o de Fluntern tem lápides rodeadas por canteiros floridos e estátuas bonitas – a mais visitada é a do romancista James Joyce.
Seefeld é um dos bairros mais elegantes e desejados de Zurique, com uma localização maravilhosa à beira do lago. A atmosfera é mais sofisticada e tranquila, ideal para quem busca uma experiência de estadia mais refinada.
A área de natação do Seebad Utoquai. Foto: Roland zh / CC BY-SA 3.0
Não deixe de conferir a Seefeldstrasse, uma rua comercial que tem algumas das melhores lojas e restaurantes da região.
A Promenade Utoquai também vale seu passeio: esse calçadão à beira do lago é uma das áreas mais lindas da cidade, perfeito para uma caminhada ou apenas para apreciar a vista do lago e dos Alpes.
E durante o verão, a área de natação Seebad Utoquai é um dos melhores lugares para nadar no Lago de Zurique. A estrutura inclui áreas para banho de sol e vistas incríveis – é um verdadeiro refúgio dentro da cidade.
Para quem precisa de uma estadia conveniente e próxima ao aeroporto de Zurique, a região de Kreis 11 é a mais indicada. Embora um pouco afastada do centro, essa área oferece muitas opções de hotéis voltados para viagens de negócios, além de conexões rápidas ao centro e ao aeroporto.
Jogo de hóquei no Hallenstadion, nas proximidades do aeroporto de Zurique. Foto: Bonzon / CC BY-SA 4.0
Em Kreis 11 estão as regiões conhecidas como Kloten, Glattbrugg e Oerlikon. O aeroporto propriamente dito está em Kloten, que faz parte da região metropolitana de Zurique. Kloten e a vizinha Glattbrugg são áreas onde se encontram diversos hotéis voltados para viajantes em trânsito, com fácil acesso ao terminal do aeroporto.
Embora não esteja junto ao aeroporto, Oerlikon é um subcentro urbano que oferece muitas opções de transporte, com uma grande estação de trem que conecta diretamente ao aeroporto em apenas alguns minutos.
Principais atrações:
Hallenstadion (arena para eventos)
Centro de Exposições de Zurique (Messe Zürich)
Parques e áreas verdes em Oerlikon
Hotéis recomendados perto do aeroporto de Zurique:
ibis budget Zurich Airport | Simples mas com bons quartos, ideal para estadias curtas antes de pegar um voo.
Onde não ficar em Zurique
Embora Zurique seja uma cidade segura e acolhedora, algumas áreas podem não ser tão recomendadas para hospedagem, especialmente para quem busca mais conforto e conveniência.
A região ao longo da Langstrasse, por exemplo, é sinônimo de vida noturna agitada e um ambiente mais alternativo, o que pode gerar barulho e movimento, especialmente à noite.
A região ao redor da estação central (Hauptbahnhof), apesar de ser bem localizada e de fácil acesso, também pode ser um pouco agitada, com muito movimento de pessoas e uma concentração de bares e estabelecimentos que atrai tanto turistas quanto locais, resultando em um ambiente um pouco mais ruidoso e menos refinado.
Outro ponto menos atrativo para hospedagem são algumas áreas industriais e comerciais mais afastadas do centro, como partes de Altstetten, Oerlikon e Seebach. Embora esses locais ofereçam hotéis e sejam bem conectados ao centro por transporte público, são predominantemente áreas de trabalho e não têm o charme ou a atmosfera acolhedora de bairros residenciais.
Dicas importantes antes de escolher seu hotel em Zurique
Escolha de acordo com a experiência que gostaria de ter
Decida onde ficar de acordo com seu perfil e interesses. Se busca explorar pontos turísticos, o Altstadt e a Bahnhofstrasse são ideais. Para uma experiência moderna, considere Zurique Oeste (Zürich-West), enquanto Seefeld e Enge são ótimos para um ambiente tranquilo e vistas para o lago.
Alguns bairros, como Langstrasse e partes do Altstadt, são mais animados e podem ter ruído noturno devido à vida noturna intensa. Se busca paz e tranquilidade, prefira regiões como Seefeld, Enge ou Fluntern.
Se valoriza belas vistas e atividades ao ar livre, considere hotéis próximos ao Lago de Zurique ou a parques, como os bairros de Seefeld e Enge, para um contato mais próximo com a natureza.
Hospedar-se nas proximidades do centro histórico facilita o acesso aos pontos turísticos e permite explorar a cidade a pé. No entanto, bairros um pouco mais afastados, como Oerlikon ou Albisrieden, podem oferecer hotéis com preços mais acessíveis e rápido acesso ao centro.
Como se locomover em Zurique
Zurique possui um sistema de transporte público excelente, eficiente e integrado, composto por bondes (trams), ônibus, trens e barcos. Optar por um hotel próximo a paradas de bonde (tram) ou estações de trem facilita o deslocamento pela cidade e até para excursões nos arredores.
O sistema de trams é a melhor forma de se locomover pelo centro e bairros próximos, enquanto os trens conectam rapidamente os distritos mais afastados e o aeroporto.
A compra de um Zurich Card oferece acesso ilimitado a todos os meios de transporte e inclui entrada em alguns museus, sendo uma ótima opção para turistas.
Para quem deseja explorar o Lago de Zurique, há barcos e balsas regulares, que também fazem parte do sistema de transporte público da cidade.
Defina seu orçamento
Zurique é uma das cidades mais caras da Europa, então leve em conta o custo de vida ao escolher a localização do hotel. Em áreas mais centrais e turísticas, o custo com alimentação e entretenimento tende a ser consideravelmente mais alto.
Para economizar, uma boa opção é procurar acomodações mais afastadas do centro, já que o transporte público é excelente em Zurique.
Além disso, o uso de albergues também pode ser opções viáveis para grupos maiores ou viajantes que desejam uma experiência mais econômica.
Já sabe onde ficar em Zurique?
Zurique é uma cidade que surpreende em cada esquina, e escolher o bairro certo pode fazer toda a diferença na sua experiência.
Com uma mistura de história, modernidade, tranquilidade e vida urbana, a cidade oferece uma experiência única – basta escolher a região que mais combina com você. Não deixe de me contar como foi sua experiência na cidade!
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.