ONDE FICAR NO ATACAMA: MELHORES DICAS DE HOTÉIS

Mostramos tudo sobre a região e damos as melhores dicas de hotéis em San Pedro de Atacama

  • Adriana
  • -
  • 24 de junho de 2019
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e baixe nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Se você está planejando visitar o Chile e pretende incluir o Deserto do Atacama no roteiro, esse post é pra você: escrevemos esse post com dicas especiais para você saber exatamente onde ficar no Atacama.

Aqui você encontra todas as informações que precisa para escolher sua hospedagem: mostramos tudo sobre a região e damos as melhores dicas de hotéis em San Pedro de Atacama, a cidade que serve como base para explorar o deserto chileno. Do luxo ao econômico, selecionamos as melhores opções para você acertar na escolha.

O incrível pôr do sol do alto do Valle de la Muerte

Nós já fizemos um guia completo sobre o Atacama, onde você pode conferir todas as opções de passeios e paisagens surreais nesse maravilhoso destino. Agora é hora de conferir onde se hospedar no Atacama para garantir sua melhor experiência de viagem no deserto do Chile.

Onde ficar no Atacama: entendendo a região

O Deserto de Atacama ocupa uma área enorme do Chile. A pequena San Pedro de Atacama é apenas uma das várias cidades e vilarejos localizados no deserto – mas é a preferida dos turistas que visitam a região. A cidade é bem simples e limitada, mas, por ser bastante turística, tem uma infinidade de hotéis, hostels e pousadas para todos os gostos e orçamentos.

Se você gosta do agito, saiba que o movimento da cidade gira em torno da Calle Caracoles, a rua principal da cidade. Além de concentrar muitas das opções de hotéis em San Pedro de Atacama, é no entorno da Caracoles que está o comércio, incluindo agências, lojas e restaurantes.

Isso não impede que você fique mais afastado da cidade: nesse caso, é preciso apenas se planejar com locomoção (caso não esteja no seu próprio veículo), pois os pontos mais distantes podem estar a até uma hora de caminhada do centro.

Se você fizer os passeios do Atacama com agências, algumas delas buscam os viajantes em seus hotéis, então esse problema estaria resolvido.

No entanto, se você não estiver viajando de carro e longas distâncias não forem a sua praia, foca no centrinho! Depois, é só seguir nossas dicas de onde ficar no Atacama e escolher a hospedagem perfeita para você.

Onde ficar no Atacama - Laguna Tebenquiche
A Laguna Tebenquiche

Onde ficar no Atacama: os 8 melhores hotéis em San Pedro de Atacama

Fizemos uma super seleção com as melhores hospedagens no Atacama: separamos os hotéis em 3 categorias (econômico, intermediário e luxo), para que você possa escolher o que se adequa melhor ao seu estilo de viagem.

Confira nossas dicas de onde ficar no Atacama: os 8 melhores hotéis de San Pedro de Atacama.

Onde ficar no Atacama: hotéis econômicos em San Pedro de Atacama

Precisa economizar na hora de escolher onde ficar no Atacama? Nós te ajudamos. Afinal, há boas opções de hotéis em San Pedro do Atacama que garantem mais economia sem ter que passar perrengue. Nossas sugestões são:

Hostal Sonchek

Um hostel simples, mas que tem tudo o que você precisa para uma estadia confortável: o Hostal Sonchek está localizado a poucos metros da Calle Caracoles e oferece tanto quartos compartilhados como privativos, sendo que os banheiros são todos compartilhados.

Há água quente durante o dia graças a um sistema de aquecimento via energia solar. Por esse motivo, à noite é possível que só haja água fria, portanto não deixe para tomar banho apenas no fim do dia.

O café-da-manhã não está incluído no pacote, mas o Hostal Sonchek tem um acordo com uma padaria a poucos metros onde os hóspedes podem comer a preços bem baixos (ou você pode preparar sua própria refeição na cozinha do hostel, que está sempre limpa).

Se precisar fazer o check-out para ir a um tour mais longo, a equipe poderá guardar seus pertences até a volta sem custo adicional. Assim, se você é daquele que só usa hostel para dormir e quer uma hospedagem sem firulas, com uma cama confortável, instalações limpas e água quente, essa é uma ótima dica de onde ficar no Atacama.

Posada Atacameña

Mais um hostel com opções de quartos compartilhados ou suítes privativas, todos com a decoração andina típica das acomodações de San Pedro de Atacama. As instalações da Posada Atacameña são confortáveis, incluindo as camas – mesmo as beliches! – e banheiros, mantidos limpos e com água quente abundante.

A cozinha é espaçosa e serve muito bem para cozinhar durante toda a estadia. Destaque para a área comum da Posada Atacameña, que conta com mesa de ping-pong, um mirante de onde se pode ver os arredores da cidade, espaço para acender fogueiras e diversas redes onde se pode descansar após um dia de passeio.

A Posada Atacameña está a uma distância ideal do centro: a apenas cinco minutos de caminhada da Calle Caracoles. Ou seja, não precisa se preocupar com barulho. Sem dúvidas uma ótima opção econômica de onde ficar no Atacama.

Onde ficar no Atacama: hotéis intermediários

Para quem busca algo entre o luxo e o econômico, vai encontrar boas opções de onde se hospedar no Atacama: há diversos hotéis com preços intermediários que garantem conforto sem te cobrar o valor da viagem inteira. Algumas sugestões são:

Terrantai Lodge Andino

Uma belíssima opção de onde ficar n Atacama: no Terrantai Lodge Andino, a arquitetura e a decoração conseguem unir requinte com a rusticidade do deserto. As paredes de pedra e as peças indígenas são combinadas com o conforto de camas e quartos espaçosos confortáveis, de onde você não vai querer sair.

Mas há motivos para deixar o seu quarto, incluindo uma piscina e um spa. Em termos de serviço, espere um atendimento cuidadoso, com mimos em momentos inesperados e diversas atividades que te farão se sentir em casa. Já na chegada, você é recebido com chá e biscoitos feitos pela própria equipe do hotel.

Há ainda água purificada em livre demanda, para quando o clima do deserto te deixar seco, e você pode degustar todos os dias chás e vinhos, acompanhados de guloseimas como biscoitos e queijos. Não só é uma grande oportunidade para provar vinhos locais, mas você também pode conhecer melhor a equipe e outros viajantes.

O café-da-manhã é outro diferencial do Terrantai Lodge Andino, uma refeição completa que começa a ser servida cedo (se você for sair para algum passeio antes das 5h, é só avisar na recepção na véspera que eles deixam seu café pronto). Espere suco de laranja fresco, bolos, frutas e deliciosos pães.

Hotel Poblado Kimal

A proposta do Hotel Poblado Kimal é oferecer algo diferente de um quarto: aqui, você terá a sua própria cabana – ou “casitas”, como eles as chamam – feitas de argila do deserto, o melhor material para o clima do Atacama, refrescando o ambiente durante o dia e o aquecendo nas noites geladas.

As casitas são espaçosas e têm camas confortáveis, perfeitas para quem viaja em casal ou com a família. A estrutura conta ainda com uma piscina e um refeitório onde um delicioso café-da-manhã é servido.

Do outro lado da rua fica o Hotel Kimal, estabelecimento irmão do Poblado Kimal, onde há um restaurante que serve comida a la carte, sempre com três pratos – entrada, prato principal e sobremesa. Você pode também atravessar a rua e aproveitar as massagens oferecidas aos hóspedes do Hotel Kimal sem custo adicional, ou reservar os seus passeios no próprio Poblado Kimal com dicas excelentes da equipe.

A localização deste hotel é bem central, a poucos minutinhos do centro de San Pedro de Atacama. Por estar no meio do “agito”, há bares e restaurantes nas imediações do hotel que tocam música à noite. Se você tiver sono leve, lembre-se de pedir à recepção para te colocar em uma cabana do lado oposto à rua para não ser incomodado.

La Casa De Don Tomás

A aproximadamente 8 minutos de caminhada da Calle Caracoles, o hostel La Casa De Don Tomás é uma ótima pedida de onde ficar no Atacama, especialmente para quem quer relaxar de verdade, mais afastado da muvuca.

Espere a tradicional decoração rústica do Atacama, quartos espaçosos e camas confortáveis, foyer moderno e área de jantar com chá, café e água fresca disponível o tempo todo. Ao chegar, você receberá chocolate e um vinho espumante, além de água fresca todos os dias no quarto, um mimo valioso para quem encarou um dia longo pelo deserto.

A equipe é prestativa e eficiente, as áreas comuns estão constantemente limpas e há sempre alguém para te ajudar a planejar sua viagem – a recepção pode marcar o translado para o aeroporto ou te ajudar a escolher um passeio.

O café-da-manhã é bem servido, mas o destaque fica para o restaurante dentro do hotel, considerado um dos melhores de San Pedro de Atacama. Muita gente acaba comendo ali todos os dias, pois a comida deliciosa a preços amigáveis torna a função de caminhar até o centro ainda menos convidativa.

Há ainda lavanderia nas instalações do hotel e o uso é gratuito para quem se hospeda mais de quatro dias ali.

Ckoi Atacama Lodge

Um dos hotéis em San Pedro de Atacama campeão em custo-benefício. Não há firulas nem mimos no Ckoi Atacama Lodge, mas sim um serviço eficiente em instalações completas e confortáveis.

O destaque fica para as lhamas de estimação que são criadas no hotel, um toque original em meio a tantas opções de hospedagem. De resto, fica o essencial para uma estadia bem tranquila.

Os quartos são espaçosos e alguns têm capacidade até para cinco pessoas, mas não são compartilhados, por isso se você viaja em grupo ou com uma família grande, essa é a melhor opção.

O café-da-manhã é simples, mas gostoso, atendendo as necessidades dos viajantes que vão passear o dia inteiro. Os banheiros são limpos e você pode usar a cozinha se estiver cansado de comer fora ou quiser economizar um pouco.

A decoração é bastante rústica, tanto na área externa quanto a interna, e do lado de fora há algumas redes onde você pode descansar e curtir o ar do Atacama.

Onde se hospedar no Atacama: hotéis de luxo

Devido ao fluxo de turistas, hotéis boutique estão se tornando cada vez mais comuns no deserto chileno. Por isso, há diversas opções de hotéis em San Pedro de Atacama para quem busca luxo e conforto: afinal, não é necessário estar numa metrópole para desfrutar de um pouco de luxo.

As melhores dicas de onde ficar no Atacama na categoria luxo são:

Explora Atacama

Uma das únicas opções de hotéis em San Pedro de Atacama no esquema all-inclusive, o Explora Atacama é tão especial quanto inesperado por estar no meio do deserto.

A arquitetura com layout aberto, os quartos modernos e aconchegantes, e as piscinas formam uma ótima combinação de hotel boutique e resort de luxo.

No entanto, apesar do Explora Atacama merecer atenção por ser uma hospedagem exclusiva e com tudo incluído, a comida, o bar, as piscinas e o spa são apenas detalhes em comparação com o que o resort oferece em termos de experiência.

Ao ficar aqui, você poderá escolher diversas atividades para experimentar, desde caminhadas, ciclismo, cavalgadas, passeios de carro e até mesmo aulas de astronomia no observatório do resort. Tudo é organizado pelo próprio resort, basta relaxar e aproveitar.

Tierra Atacama Hotel & Spa

Se você quer que sua estadia se transforme em uma experiência pra lá de especial, o Tierra Atacama Hotel & Spa é outra opção certeira de onde ficar no Atacama.

Prepare-se para se encantar com a arquitetura moderna e, ao chegar no seu quarto, maravilhar-se com a vista do vulcão: todos os quartos foram planejados para ter a melhor vista do vulcão Licancabur.

Apesar de luxuoso, este hotel não deixa de criar a sensação de que os hóspedes estão em casa, graças à área comum aconchegante, com lareiras abertas no interior e exterior, perfeitas para você relaxar depois dos passeios.

Há também um spa com instalações modernas, piscina aquecida e chuveiros excelentes. O Tierra Atacama Hotel & Spa é também sustentável, abastecendo-se de energia solar e com um grande jardim e uma horta que abastece a cozinha.

E falando em comida, o café-da-manhã é servido em um grande buffet com pães fresquinhos produzidos por uma padaria francesa local. Já o almoço e o jantar são a la carte, com menus variados mesclando gastronomia local com culinária fusion.

O hotel também oferece pacotes de hospedagem com os passeios pelo Atacama já incluídos. Tudo organizado por eles, basta escolher seus preferidos e curtir a estadia.

Não se esqueça do seguro viagem!

Fazer um seguro viagem para visitar o Atacama é imprescindível. Nós já passamos mal durante nossa trip pela América do Sul (por causa da altitude) e precisamos de médico. Portanto, não se arrisque. 

Sugerimos fazer uma busca pela Segurospromo, o melhor site comparador de preços. Aproveite e use nosso código EMALGUMLUGAR5 pra garantir 5% de desconto.

Seguros Promo

Já planejou quais passeios fazer no Atacama?

Agora que você já conferiu onde ficar no Atacama, está mais do que na hora de programar seus tours pelo deserto. Aqui no blog você encontra dicas importantes e nossos relatos sobre cada um dos passeios imperdíveis no deserto do Atacama. Confira:

Onde ficar no Atacama - Lincancabur
Estrada rumo ao vulcão Lincancabur

Valle de La Luna + Valle de La Muerte | Um dos passeios mais imperdíveis do Atacama, com paisagens surreais do deserto. O tour dura meio período e geralmente é feito à tarde, para aproveitarmos o pôr do sol nesse cenário incrível.

Geyser del Tatio | Prepare-se para acordar cedo e assistir um dos espetáculos mais lindos da natureza. O melhor horário para observar o campo geotérmico é ao amanhecer, quando as baixas temperaturas nos permitem ver toda a água e vapor saindo dos geisers.

Laguna Cejar | Prepare-se para boiar em uma linda lagoa com uma concentração de sal maior que a do Mar Morto! O passeio também inclui uma visita ao Ojos del Salar e jfinaliza com um pôr do sol inesquecível na Laguna Tebenquiche

Termas de Puritama | Para um momento relaxante no Atacama, a melhor pedida é um banho em uma dessas piscinas termais: são 8 piscinas no total, que variam de 28 a 34 graus. E para completar, o cenário ao redor é lindo.

Vale do Arco-Íris | Encha seus olhos com essas montanhas multi coloridas que ficam em um vale a 60km do centro de San Pedro de Atacama. Aproveite para aprender um pouco sobre a história do local, já que esse tour costuma incluir uma parada nos petroglifos de Hierbas Buenas.

Lagunas Altiplanicas, Piedras Rojas e Salar do Atacama | Uma explosão de cores em um passeio de tirar o fôlego. Encante-se com o tom avermelhado de Piedras Rojas, com os diferentes azuis das Lagunas Altiplânicas e com o deserto branco do Salar de Atacama.

Tour astronômico | O deserto chileno tem o clima mais árido do mundo, o que garante 300 dias sem chuva por ano. Junte isso à baixa umidade do ar e à altitude elevada, aqui você terá condições perfeitas para observação de estrelas, planetas, nebulosas e várias estrelas cadentes.

E para planejar sua viagem, não deixe de conferir nosso guia completo com tudo o que fazer no Deserto do Atacama.

E agora, já sabe onde ficar no Atacama?

Conseguimos te ajudar com nossas dicas de hotéis em San Pedro de Atacama? Conta pra gente qual foi sua escolha e aproveite ao máximo sua viagem para o deserto chileno!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Baixe agora nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Chile: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!