Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.
Se você está começando a pesquisar sobre como é o turismo em Buenos Aires, já posso te afirmar uma coisa: a capital da Argentina é um convite irrecusável para quem busca uma viagem com muita cultura, gastronomia e atrações imperdíveis.
Desde os cafés aconchegantes nos bairros históricos até as praças que contam histórias de revoluções e renascimentos, Buenos Aires é um lugar onde o passado e o presente se esbarram a cada esquina. E que delícia é testemunhar isso em suas ruas, arquitetura, museus e monumentos.
Também conhecida como “Capital Mundial do Tango” ou, ainda, “Paris da América do Sul”, seus apelidos já entregam o que esperar de uma visita à cidade.
E para você já chegar sabendo quais são os melhores pontos turísticos em Buenos Aires, aqui vai uma seleção com os mais imperdíveis:
- Centro Histórico
- Obelisco de Buenos Aires
- Galerías Pacífico
- Livraria El Ateneo
- Cemitério da Recoleta
- Floralis Generica
- Puente de la Mujer
- Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)
- Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (MALBA)
- Teatro Cólon
- Feira e Mercado de San Telmo
- Caminito
- La Bombonera
- Rosedal de Palermo (Parque Tres de Febrero)
- Jardim Japonês de Buenos Aires
Direto ao Ponto: Pontos turísticos em Buenos Aires
- É no Centro Histórico que a Plaza de Mayo, a Casa Rosada e o Museu do Bicentenário ficam. São pontos turísticos perfeitos para um mergulho na história política e social da Argentina. A Catedral Metropolitana também é uma visita obrigatória por ali, ela tem uma arquitetura linda!
- O Obelisco de Buenos Aires é um dos pontos mais emblemáticos e inconfundíveis da cidade. Vale conhecer e tirar uma fotos, inclusive à noite, quando ele fica todo iluminado.
- Visite o Museu Nacional de Belas Artes e o Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, são ótimos para você apreciar coleções artísticas latino-americanas e internacionais. A Livraria El Ateneo é outro passeio cultural encantador, pois ela fica num edifício onde funcionava um antigo teatro, é muito bonita!
- Caminhe pelo Parque Tres de Febrero ou relaxe no Jardim Japonês, dois lugares ótimos para se conectar com a natureza!
- Experimente as delícias argentinas nos restaurantes do Mercado de San Telmo, onde pratos como bife de chorizo e empanadas são as grandes estrelas. Para saborear a boa e velha comida de rua, vá à Feira de San Telmo, aos domingos, com direito a música ao vivo e muito tango!
1. Centro Histórico
Nada melhor do que começar sua viagem pelo Centro Histórico, até porque é lá que você vai encontrar algumas das atrações mais famosas da cidade. Para isso, cai bem fazer um free tour por Buenos Aires, que já inclui lugares imperdíveis como a Plaza de Mayo e a Casa Rosada.
E por falar nisso, confira agora o que conhecer no Centro Histórico de Buenos Aires:
1.1 Plaza de Mayo
A Plaza de Mayo é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade e, por isso, nada mais justo do que iniciar sua viagem por ela. Aqui, você estará cercado por edifícios emblemáticos como a Casa Rosada, a Catedral Metropolitana, e o Museo Histórico Nacional del Cabildo y la Revolución.
Um passeio até a praça é ideal para você ficar por dentro da história do país, pois ela testemunhou momentos decisivos como a Revolução de 25 de Maio de 1810 e as marchas das Madres de Plaza de Mayo, consagrando-se como um símbolo de resistência e esperança.
Além dos pontos turísticos que citei, a Pirâmide de Mayo é outro atrativo encontrado na praça. Ela foi inaugurada em 1811, um ano depois da Revolução de Maio, e é um belo lembrete da luta pela independência do país.
1.2 Casa Rosada
Estando na Plaza de Mayo, você vai perceber que a Casa Rosada é um dos edifícios que mais chamam atenção. Ela é a sede do governo argentino, e tem uma fachada que é um espetáculo, com uma arquitetura grandiosa e um tom de rosa muito único.
O encanto da Casa Rosada vai muito além da estética, pois ela funciona onde era o forte da cidade durante o século 16. De lá pra cá, o edifício passou por várias mudanças até chegar na versão atual. Entre essas mudanças, uma das mais curiosas é que a entrada principal só não é centralizada porque a antiga sede dos correios – que ficava na lateral direita – foi incorporada à Casa Rosada.
E já deixo aqui um fato curioso: diz-se que a Casa Rosada tem essa cor porque, para pintá-la pela primeira vez em 1873, usou-se uma mistura de cal com gordura de vaca, que tinha sangue e também servia como impermeabilizante.
Para visitá-la por dentro, basta agendar uma visita guiada através do site oficial.
1.3 Museu do Bicentenário da Casa Rosada
Logo atrás da Casa Rosada, você vai se deparar com o Museu do Bicentenário, um verdadeiro achado para quem não dispensa uma tarde apreciando uma exposição.
Ele foi inaugurado em 2011 e exibe as ruínas do Forte de Buenos Aires e da alfândega da cidade, junto a itens pessoais de ex-presidentes argentinos e obras de arte fascinantes – tudo isso sem custo algum!
O acervo é uma maravilha, com mais de 12 mil peças, incluindo automóveis antigos e mobiliário preservado. Quando for, dê uma atenção especial à obra “Ejercicio Plástico”, do muralista mexicano David Alfaro Siqueiros, é impressionante!
1.4 Catedral Metropolitana
A Catedral Metropolitana é outro destaque da Plaza de Mayo. Ela tem uma fachada neoclássica impressionante, e ficou ainda mais conhecida após o Papa Francisco ter sido escolhido para ser o líder da Igreja Católica, pois era lá que ele conduzia muitas missas antes de assumir seu papel no Vaticano.
A catedral – que é reconhecida como Monumento Histórico Nacional – encanta todos que passam pela região, até porque não é todo dia que a gente vê um edifício tão bonito e imponente, não é mesmo?
Por dentro, há tesouros artísticos incríveis, que vão desde esculturas detalhadas até mosaicos delicadamente trabalhados. De fato, é um lugar para apreciar sem pressa, porque tudo é tão lindo que a gente nem vê o tempo passar!
2. Obelisco de Buenos Aires
Quando a conversa é sobre os principais pontos turísticos de Buenos Aires, a imagem do Obelisco é uma das primeiras que vêm à nossa mente. Ele foi erguido ao final da década de 30 e ostenta 67 metros de altura, dominando o cruzamento das Avenidas Corrientes, 9 de Julio e Diagonal Norte.
É o tipo de lugar que todo turista tem que ir e tirar pelo menos uma foto. E para você garantir o clique perfeito, a minha dica é ficar entre as letras do jardim vertical que tem logo em frente ao Obelisco, é o melhor ângulo!
3. Galerías Pacífico
Uma visita às Galerías Pacífico é capaz de transformar uma simples tarde de compras em um verdadeiro passeio artístico! Este elegante centro comercial fica no centro de Buenos Aires, e é famoso por ter lojas de grifes como Dior e Hugo Boss.
A arquitetura também é puro charme, e é por isso que passear pelos corredores, por si só, já é entretenimento o suficiente. Por lá, não deixe de olhar para cima e admirar as pinturas e os vitrais no teto, são deslumbrantes!
As Galerías Pacífico também é um lugar bacana para quem não sabe onde comer, pois por lá você vai encontrar chocolaterias e uma boa variedade de restaurantes.
4. Livraria El Ateneo
A Livraria El Ateneo está longe de ser uma livraria comum. Situada no bairro da Recoleta, ela se localiza no edifício que antes pertencia ao antigo Teatro Grand Splendid, transformado-se, em 2000, numa das livrarias mais bonitas do mundo.
Ao entrar, você será imediatamente transportado para um mundo de cultura e história. Parece que o lugar tem uma alma própria, sabe? Eu fiquei viajando ali, pensando que aquelas estantes lotadas de exemplares estavam onde antes o público aplaudia espetáculos. Definitivamente, é um ambiente único para os amantes da literatura.
Além de explorar coleções extensas de títulos nacionais e internacionais, aproveite para passar na na cafeteria de lá, localizada onde era o palco do antigo teatro. Não achei nada muito saboroso, mas vale pelo lugar. E só depois descobri que eles serviam um alfajor de pistache maravilhoso.
5. Cemitério da Recoleta
À primeira vista, é difícil pensar que visitar um cemitério possa ser uma experiência fascinante e enriquecedora, né? Mas eu te garanto que o Cemitério da Recoleta supera todas as expectativas. Afinal, ele é um tesouro da memória e arquitetura argentina!
Com mausoléus cheios de detalhes, os corredores desse cemitério fazem a gente se sentir em uma verdadeira exposição artística. Para você ter uma ideia, são tantos túmulos que, se você não estiver com um mapa ou acompanhado de um guia, dá até pra se perder!
Por aqui, várias personalidades influentes do país foram sepultadas, inclusive a ex-primeira dama Eva Perón, o ex-presidente Domingo Faustino Sarmiento e o cientista Frederico Leloir.
Uma das melhores formas de passear por lá e, de quebra, ficar sabendo das melhores curiosidades sobre a atração é escolhendo fazer um free tour pelo Cemitério da Recoleta, onde guias bem-informados revelam os mistérios e as lendas (melhor parte!) do local. Eu tive uma verdadeira aula de história nesse passeio.
Como é de se esperar, a atmosfera é meio sinistra, mas a sensação que se tem ali é diferente de tudo que você pode encontrar na cidade, principalmente porque cada mausoléu tem seu próprio estilo, refletindo a vida e os feitos das pessoas que descansam no cemitério. No fim das contas, acaba mesmo sendo mais uma aula de história do que um passeio assustador. Imperdível!
6. Floralis Generica
A 15 minutos do Cemitério da Recoleta, a Floralis Generica é uma escultura que sempre aparece nas fotos de quem visita Buenos Aires. Ela tem o formato de uma flor, e foi projetada pelo renomado arquiteto argentino Eduardo Catalano.
O mais legal é que suas pétalas gigantes têm um mecanismo que permite que elas abram ao amanhecer e fechem ao entardecer, dependendo da luz do dia. É interessante ir e aproveitar para tomar um sol, caminhar um pouco ou apenas observar o espelho d’água que tem logo abaixo da escultura.
7. Puente de la Mujer
A Puente de la Mujer é mais uma preciosidade da engenharia e da arquitetura portenha. Essa ponte tem um design bem moderno, o que só colabora para deixar o bairro de Puerto Madero ainda mais bonito.
A história que se conta é que ela representa a silhueta de uma mulher dançando tango, o que faz todo sentido se a gente observar os principais passos da dança. Além disso, a ponte possui um mecanismo incrível que lhe permite girar e abrir caminho para as embarcações que navegam pelo dique.
Nós preferimos e sempre indicamos visitar a Puente de la Mujer ao entardecer, especialmente para assistir ao pôr do sol. Depois, se tiver mais tempo livre, aproveite para ir jantar em algum dos restaurantes dali e observar a ponte toda iluminada à noite, é demais!
8. Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)
Se você for ver a Floralis Genérica, aproveite a proximidade e reserve uma horinha para conhecer as exposições do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), que tem um dos acervos mais impressionantes da Argentina.
No MNBA, você vai perceber que cada sala é uma porta para outra era ou movimento artístico. E o acervo é gigante! Ao todo, são mais de 12 mil obras, que incluem pinturas e esculturas de artistas famosos como Van Gogh, Cézanne, Picasso e Édouard Manet. A organização também é de tirar o chapéu, o que só melhora a experiência.
Quer outro ponto positivo? A entrada é gratuita!
9. Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (MALBA)
Se você achou o MNBA fascinante, prepare-se para também se apaixonar pelo Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (MALBA). Ele fica no bairro de Palermo, e é referência em arte contemporânea e moderna da América Latina.
Desde a sua inauguração, em 2001, ele tem atraído visitantes de todo o mundo para verem obras emblemáticas como “Abaporu”, de Tarsila do Amaral, e as expressivas pinturas de Frida Kahlo. A diversidade do acervo, que também inclui peças marcantes de Di Cavalcanti e Cândido Portinari, é o que mais surpreende. A criatividade rola solta!
Porém, como nem tudo é perfeito, fique de olho e sempre pergunte aos funcionários antes de fazer algum registro, pois nem todas as obras podem ser fotografadas.
10. Teatro Cólon
Não é exagero dizer que o Teatro Cólon faz a gente se sentir em um filme de época: a arquitetura é realmente um luxo! Localizado a uma rápida caminhada do Obelisco, ele é um ótimo lugar para você ir à noite e curtir uma programação diferente.
Com mais de 110 anos de história, o Teatro Cólon faz sucesso não só pelas suas apresentações de balé, ópera e concertos, mas também pela sua arquitetura histórica e glamourosa, com pinturas no teto e um palco ma-ra-vi-lho-so.
O nível das apresentações é altíssimo. Para você ter uma noção, artistas consagrados como o cantor italiano Luciano Pavarotti e a bailarina Paloma Herrera são apenas dois nomes dos vários talentos que passaram por lá. Por isso, antes de escolher quando ir, vale conferir a programação no site do teatro.
11. Feira e Mercado de San Telmo
Se você está em busca de uma experiência autêntica em Buenos Aires, não pode deixar de visitar o Mercado de San Telmo. Funcionando desde 1897, ele é um verdadeiro paraíso para você saborear o melhor da gastronomia argentina.
Por lá, há uma variedade impressionante de souvenirs, restaurantes e churrascarias de primeiríssima qualidade, uma excelente oportunidade para você provar o tradicional bife de chorizo e as clássicas empanadas. A minha dica é tentar chegar um pouco mais cedo, especialmente se planejar almoçar por lá, pois ao meio-dia os corredores ficam cheios e as filas podem ser longas.
Já aos domingos, a Feira de San Telmo traz mais cores, sabores e aromas à Plaza Dorrego e à rua Defensa. A feira é super indicada para você entrar no clima da cidade, comprar antiguidades, artesanato, conhecer gente nova e, é claro, provar as maravilhas da culinária local.
Um detalhe que eu adoro é que há sempre músicos e dançarinos de tango alegrando a feira com suas performances apaixonantes. Um clássico programa turistão daqueles que vale a pena!
12. Caminito
O Caminito é um dos lugares mais cheios de vida de Buenos Aires. Localizada no colorido bairro de La Boca, é uma rua que transborda muita cultura e arte.
Passear por lá é o tipo de experiência que vai ficar registrada na sua memória fotográfica, é tudo muito alegre e pitoresco. No Caminito, você vai encontrar uma infinidade de construções com fachadas coloridas e chamativas, além de barracas oferecendo deliciosas comidas de rua e lojinhas recheadas com o melhor do artesanato local.
Ah, aproveite também para conhecer o Centro Cultural de Los Artistas, na rua Magallanes, é ótimo para você comprar lembrancinhas, artigos de decoração e ainda tirar uma porção de fotos!
13. Bombonera
Acredite ou não, mas uma visita ao Bombonera cai bem até para quem não entende nadinha de futebol. Oficialmente chamado de Alberto José Armando, o estádio icônico é dedicado ao Boca Juniors e recebeu o apelido de “Bombonera” por se parecer com uma caixa de bombons.
Mais do que um lugar para assistir a partidas emocionantes, este estádio é um verdadeiro santuário esportivo, onde a devoção dos argentinos pelo esporte fica ainda mais evidente. Com espaço para cerca de 54 mil torcedores, ele fica em La Boca, a uns 5 minutos do Caminito.
O melhor de tudo é que, dentro do complexo do estádio, há um outro lugar imperdível: o Museo de La Pasión Boquense, que tem exposições bem interessantes sobre a história do Boca Juniors. É bem completo, tem desde troféus e camisas autografadas até filmes sobre as conquistas do clube.
Para conhecer esse e outro museu esportivo incrível – o Museu do River Plate, indico fazer um tour do futebol, com o bônus de já incluir um almoço em um restaurante temático.
14. Rosedal de Palermo (Parque Tres de Febrero)
Pintou a vontade de fazer um piquenique ou apenas ficar de bobeira em um lugar com muito verde? Então, inclua o Parque Tres de Febrero no seu roteiro. Também conhecido como Bosque de Palermo, ele é o escape perfeito para quem busca o frescor e a paz que só o contato com a natureza pode proporcionar.
O parque é mesmo incrível, mas quem rouba a cena mesmo é o famoso Rosedal de Palermo, um roseiral lindo, bem-cuidado, colorido e muito perfumado. Muita gente vai ao parque só pra vê-lo, acredita? Totalmente compreensível, é maravilhoso!
E caso tenha dúvidas sobre o que fazer por lá, considere curtir uma caminhada, ler um livro à sombra das árvores ou simplesmente apreciar um belo pôr do sol, você não vai se arrepender. Ah, e não deixe de ir ver o lago, que tem muitos patinhos simpáticos e ainda serve de cenário para um agradável passeio de pedalinho.
15. Jardim Japonês de Buenos Aires
Você já ouviu falar do Jardim Japonês? Ele é uma verdadeira representação dos jardins tradicionais do Japão, com lindas cerejeiras, pinheiros, bonsais e azaleias que enchem o ambiente de cor e vida.
Outro ponto forte do jardim é o lago com várias carpas. Além da beleza natural, o Jardim oferece atividades culturais pra todas as idades, inclusive aulas de origami. É ou não é uma baita imersão na cultura japonesa sem sair da Argentina?
Turismo em Buenos Aires: dicas extras
Além de descobrir quais pontos turísticos de Buenos Aires conhecer, há outras dicas que podem te ajudar bastante na hora de planejar a sua viagem. Confira:
Quando ir | Buenos Aires tem um charme especial em todas as estações, mas se você quer aproveitar ao máximo os passeios ao ar livre e eventos culturais, os meses de outono (março a maio) e primavera (setembro a novembro) são ideais por oferecerem temperaturas amenas e paisagens mais bonitas.
Onde ficar | Para a sua viagem ser a melhor de todas, escolher bem onde ficar é um passo muito importante. Por isso, fizemos um post com as melhores dicas sobre onde ficar em Buenos Aires, vale a pena conferir, está bem completo.
Dinheiro | A moeda local é o peso argentino. É sempre uma boa ideia ter um pouco de dinheiro trocado para despesas menores como táxis ou gorjetas. Muitos estabelecimentos aceitam cartões, mas verificar as taxas aplicadas pelo seu banco pode evitar surpresas desagradáveis.
Seguro viagem | Embora não seja obrigatório, contratar um seguro viagem com uma boa cobertura antes de viajar para Buenos Aires é o tipo de decisão que só tem benefícios. Afinal, é como diz o ditado: melhor prevenir do que remediar! Para escolher o que mais se encaixa com a sua viagem, faça a cotação em um bom buscador de seguros, que pode te garantir até 10% de desconto.
Mapa
Fala sério, deu vontade de conhecer tudo, né? E para você não se perder pela cidade e ainda aproveitar a proximidade entre as atrações para conhecer quase tudo a pé, fiz esse mapa completo com todos os pontos turísticos que te mostrei nesse post. Dá uma olhada:
Agora é só montar seu roteiro de viagem para Buenos Aires e boa viagem!
Com as nossas dicas, ficou claro que Buenos Aires é uma cidade encantadora. Por lá, você terá um mar de pontos turísticos para conhecer e mergulhar na cultura portenha. Desde o apaixonante Centro Histórico até o tranquilo Jardim Japonês, cada local tem sua própria magia e história esperando para ser descoberta.
Enfim, chegou a hora de montar o seu roteiro e planejar cada detalhe dos seus dias na capital argentina. Seja passeando pelas ruas coloridas do Caminito ou explorando as obras de arte no MALBA, tenho certeza de que cada momento será uma nova aventura. Depois nos conte quais foram os lugares que você mais gostou. Boa viagem!
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.