Escrito por Kamilly Doria
14 de dezembro de 2022

Apesar de ser um estado ainda pouco explorado pelos viajantes brasileiros, os pontos turísticos do Piauí guardam belezas naturais impressionantes e um dos lugares mais importantes sobre a história da nossa civilização. 

Serras no Parque Nacional Serra das Confusões cercadas por natureza
As belíssimas formações do Parque Nacional da Serras das Confusões. Foto: Cláudia Renata Madella-Auricchio / CC BY-SA 3.0

Por esses motivos, uma viagem para o Piauí vai te proporcionar experiências incríveis, e eu tenho certeza que você vai se apaixonar por cada cantinho desse estado tão rico em cultura, natureza e história. 

Agora, prepare-se para conhecer 15 pontos turísticos do Piauí, que incluem as mais belas praias do litoral, paisagens surpreendentes do Delta do Parnaíba, serras que mudam de cor e muito mais! 

A história do litoral do Piauí

Banhado pelo Oceano Atlântico, o litoral do Piauí é o menor do Brasil, com apenas 66km de extensão. Mas a briga pelo “pedacinho” de mar custou bastante para o estado. 

Até o ano de 1880, o litoral piauiense ficou sob jurisdição do Ceará e, consequentemente, fazia parte do estado vizinho.  

No entanto, alguns historiadores dizem que a região litorânea sempre fez parte do Piauí, mas aos poucos foi sendo ocupada pelo estado do Ceará, em uma região conhecida como Amarração.  

Mas foi em 1880 que o governo do Piauí começou a reivindicar o seu litoral de volta. Os 66 km de faixa de areia voltaram para o Piauí, mas, em troca, o estado precisou abrir mão de dois municípios ao Ceará, que hoje são conhecidos como Crateús e Novo Oriente.  

O que fazer no Piauí: os 15 principais pontos turísticos 

  1. Parque Nacional da Serra da Capivara 
  2. Delta do Parnaíba 
  3. Barra Grande do Piauí 
  4. Praia do Coqueiro 
  5. Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu 
  6. Parque Nacional das Sete Cidades 
  7. Parque Nacional da Serra das Confusões 
  8. Parque Natural Municipal Pedra do Castelo 
  9. Parque Ambiental Encontro dos Rios 
  10. Parque Floresta Fóssil 
  11. Lira Eco Parque 
  12. Mirante do Gritador 
  13. Cachoeira do Salto Liso 
  14. Cachoeira do Engenho Velho 
  15. Cachoeira do Tingidor 

1. Parque Nacional da Serra da Capivara 

Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1991, o Parque Nacional da Serra da Capivara é um dos maiores tesouros do Brasil e de grande importância para a humanidade. 

Localizado ao sul do Piauí, a apenas 25 km do município de São Raimundo Nonato, é o ponto turístico mais famoso do estado e fica a cerca de 401 km da capital Teresina. 

Com mais de 400 sítios arqueológicos, o parque nacional ainda reúne mais de trinta mil pinturas rupestres expostas nas formações rochosas a céu aberto, mostrando detalhes de como era a vida dos nossos antepassados. 

Pintura rupestre em rocha no Parque Nacional Serra da Capivara
Pintura rupestre no Parque Nacional da Serra da Capivara. Foto: Serra da Capivara – Several Paintings

No parque, há a trilha Caldeirão dos Rodrigues, que leva os visitantes a diversos sítios arqueológicos, além de uma vista inesquecível de todo o parque. 

Também não deixe de passar pelo Museu da Natureza, que mostra toda a história do universo até a era da contemporaneidade. Sem falar da arquitetura do museu, localizado em um prédio em formato circular e em espiral. 

E além de todo esse conhecimento sobre a nossa história, o parque tem uma das paisagens áridas mais lindas que você vai ver em toda a sua vida. 

Onde ficar próximo ao Parque Nacional da Serra da Capivara | A Pousada Paraíso da Serra tem um clima típico de cidade do interior e inclui café da manhã. Já o Real Hotel Empreendimentos fica bem no centro de São Raimundo Nonato e possui instalações mais modernas, mas sem nenhum luxo. 

2. Delta do Parnaíba 

Fazendo parte da Rota das Emoções do Ceará, Piauí e Maranhão, o Delta do Parnaíba é um dos lugares mais incríveis não só do nordeste, mas de todo o Brasil.  

Situado no munícipio de Parnaíba, o Delta fica a cerca de 338 km da capital Teresina e a cerca de 436 km de São Luís, no Maranhão. 

Esse paraíso é um arquipélago formado por cinco saídas para o mar (o único das Américas com o mar aberto) e reúne cerca de 70 ilhas ao longo dos seus 2.700 km², sendo 35% no Piauí e os outros 65% no Maranhão. 

E além dos cenários impressionantes de suas ilhas que formam belos espelhos d’água, no Delta você ainda pode explorar dunas, conhecer mangues e assistir a belíssima revoada dos Guarás. 

Sem falar da possibilidade de avistar várias espécies de animais que estão em extinção, como o macaco prego, o jacaré do papo amarelo e os peixes de quatro olhos, que deram origem a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba e a Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba

Confira alguns dos principais passeios no Delta do Parnaíba: 

  • Ilha das Canárias 
  • Ilha do Caju 
  • Praia da Pedra do Sal 
  • Praia do Atalaia 
  • Lagoa do Portinho 
  • Baía do Feijão Bravo 
  • Porto das Barcas 
  • Safári Noturno 
  • Lençóis Piauienses 

Onde ficar no Delta do Parnaíba | O Citi Executivo Hotel tem um ótimo custo-benefício e fácil acesso até o porto de onde partem os passeios para o Delta do Paranaíba. Já a Casa de St. Antônio Hotel Boutique é mais sofisticada, com lindos quartos e opções de lazer. 

Quer mais dicas de viagem para o destino? Então confira o nosso post sobre tudo o que fazer no Delta do Parnaíba! 

3. Barra Grande do Piauí 

Para quem ama uma boa praia e praticar esportes náuticos, Barra Grande do Piauí é um lugar que não pode ficar de fora da sua viagem pelo estado, ficando bem pertinho do Delta do Parnaíba, a cerca de 67 km. 

Graças às suas águas rasas e ventos fortes, a praia é perfeita para adeptos ao kitesurf. 

Praia de Barra Grande do Piauí com praticantes de kitesurf na água
Mar da Praia de Barra Grande repleto de praticantes de kitesurf

E é claro que eu não poderia deixar de destacar a beleza surpreendente do destino, e os rios que cruzam com o mar formam barreiras de areia e lagoas de águas mornas deliciosas pra você relaxar. 

Mesmo que a vila seja pequena, tem uma ótima infraestrutura para receber os turistas. E se você gosta de curtir à noite, está cheia de bares e restaurantes animados. 

Onde ficar em Barra Grande | O Mero Hotel Boutique é para quem gosta de investir em hospedagens mais sofisticadas e com vários tipos de serviços. Já a Pousada Eolos oferece todo o conforto que você merece por um preço acessível. 

4. Praia do Coqueiro 

As águas cristalinas da Praia do Coqueiro juntamente com a vegetação litorânea de sua orla formam um cenário perfeito para você passar um dia inteirinho. 

E o melhor de tudo é a sua localização, pois está situada na cidade de Luís Correia e a menos de 20 km do Delta do Parnaíba, ou seja: você pode reunir os dois destinos em uma única viagem! 

Mar sem ondas e com algumas pedras na areia na Praia do Coqueiro em Luís Correia
Águas tranquilas da Praia do Coqueiro. Foto: Otávio Nogueira / Flickr.

Essa bela praia ainda há formações de lindas piscinas naturais quando o mar está calmo. E assim como Barra Grande, o local é propício para praticar kitesurf. 

Pelos arredores, há museus e outros atrativos históricos que valem a pena ser visitados. 

Onde ficar na Praia do Coqueiro | A Sombra do Coqueiro Villas fica a apenas 150 metros da praia e oferece casas inteiras com café da manhã incluído. Mais distante da praia, a cerca de 5 km, a Pousada Sonho de Mar é uma das mais bem avaliadas da cidade. 

5. Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu 

O Piauí é um estado riquíssimo em atrativos para todos os gostos e, além das praias, dunas e lagoas, você também pode conhecer o paraíso das águas doces no Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu

Situado entre os municípios de Esperantina e Batalha, o parque impressiona com a sua beleza e o grande volume d’água entre os paredões rochosos, principalmente no primeiro semestre do ano. 

Quedas d'águas com grande volume no Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu
A imponente Cachoeira do Urubu. Foto: Alexandro Dias / CC BY-SA 4.0

Além das belas paisagens das quedas, você ainda vai ter o privilégio de assistir ao fenômeno chamado Piracema, quando os peixes saltam sobre os blocos de pedras para fugir da correnteza a procura de um lugar para desovar. É lindo de se ver! 

Não há hospedagens em Esperantina e Batalha. Neste caso, você tem duas opções: fazer um bate e volta a partir de Teresina (ficando a 166 km de Batalha) ou pernoitar na cidade de Piracuruca, que fica a 47 km de Batalha e abriga o Parque Nacional das Sete Cidades. 


6. Parque Nacional das Sete Cidades 

Localizado em uma área de caatinga e o cerrado entre os municípios de Piracuruca e Brasileira, o Parque Nacional das Sete Cidades é mais um dos pontos turísticos do Piauí que vai te arrancar suspiros! 

Além de reunir uma grande variedade de fauna e flora, o parque possui sete formações de arenito que foram esculpidas a partir da ação dos ventos, do calor e das chuvas.  

Formações rochosas de arenito com pouca vegetação no Parque Nacional das Sete Cidades
Formações de arenito no Parque Nacional das Sete Cidades. Foto: deltafrut / Flickr

Entre as formações, é possível ver figuras humanas, de animais e outros tipos de símbolos que remetem a um verdadeiro espetáculo da natureza que merece ser contemplado! 

No parque, você ainda passa por pontos com pinturas rupestres, mirantes, uma cachoeira e uma lagoa em que é permitido entrar e tomar aquele banho refrescante.  

O ideal é contratar algum dos guias que ficam no parque, e eles oferecem vários tipos de roteiro. 

Onde ficar próximo ao Parque Nacional das Sete Cidades | Em Piracuruca, recomendamos o Oca Tocarijus Eco Resort, um lugar maravilhoso para quem quer a paz e sossego do interior, ficando totalmente integrado à natureza. 

7. Parque Nacional da Serra das Confusões 

Quando eu digo que o Piauí é o destino perfeito para os amantes da natureza, uma prova disso é o Parque Nacional da Serra das Confusões, que abriga nada menos do que a maior reserva de caatinga do Brasil. 

Já o seu nome é devido a um fenômeno incrível: as serras mudam de cor entre o vermelho e o branco dependendo da luz, o que pode acabar confundindo as pessoas.  

Ainda assim, o visual não deixa de ser inesquecível. E para conferir tudo isso, é preciso fazer uma trilha com a presença de um guia em meio às arvores, plantas e riachos da caatinga. 

Pôr do sol refletindo nas serras e vegetação do Parque Nacional Serra das Confusões
Pôr do sol no Parque Nacional da Serra das Confusões. Foto: Zegarciajr / CC BY-SA 4.0

Localizado a cerca de 639 km da capital Teresina, o Parque Nacional fica na região sudoeste do Piauí, próximo à divisa com a Bahia, abrigando vários municípios do interior, onde não há estrutura como hospedagem. 

Sendo assim, São Raimundo Nonato é a cidade mais próxima do atrativo com opções de hospedagens, ficando a cerca de 90 km. Uma boa dica é combinar o Parque Nacional da Serra das Confusões com o Parque Nacional da Serra da Capivara. 

8. Parque Natural Municipal Pedra do Castelo 

Outro parque natural para você admirar as belezas do Piauí. Localizado na pequena cidade de Castelo do Piauí, o Parque Natural Municipal Pedra do Castelo guarda imagens pré-históricas, lendas e muitos mistérios.  

Mas o que mais chama atenção é a enorme formação rochosa que lembra um castelo medieval. Além disso, suas paredes estão repletas de pinturas rupestres de mais de seis mil anos, mostrando como era a vida dos nossos antepassados. 

Formação rochosa em formato de castelo e com vegetação no Parque Nacional Pedra do Castelo
Formação rochosa que deu nome ao Parque Natural Municipal Pedra do Castelo. Foto: Cláudia Renata Madella-Auricchio / CC BY-SA 3.0

O lugar é lindo e há um acesso que leva até o topo dos seus 18 metros de altura. De lá, a vista é ainda mais incrível, e o ponto alto do passeio é o pôr do sol, que irá marcar a sua viagem! 

E se quiser conhecer ainda mais o parque natural, há o Mirante e a Cachoeira das Arraias.  

Por não oferecer opções de hospedagens, a melhor maneira de conhecer o atrativo é fazendo um bate e volta a partir de Teresina, ficando a 190 km.  

9. Parque Ambiental Encontro dos Rios 

Localizado na capital Teresina, o Parque Ambiental Encontro dos Rios reúne belas paisagens, história, arte e comida boa em um só lugar. 

Aqui, você vai ter o privilégio de ver o encontro dos rios Poti e Parnaíba, formando um lindo contraste de suas águas. Eles também são responsáveis por separar o Piauí do Maranhão. 

E você não pode deixar de conhecer o Restaurante Flutuante, que fica sobre os rios e de onde se tem um visual ainda mais incrível. Sem falar das comidas tradicionais do Piauí para você saborear. 

Por fim, dê uma passada pelos quiosques que contam com diversas peças de artes, e cada uma delas possui histórias super interessantes, como a Cabeça de Cuia. 

Onde ficar em Teresina | bem no centro de Teresina fica o Luxor Soft Hotel Teresina, com acomodações modernas e um café da manhã fabuloso. Mais afastado está o Uchôa Teresina Hotel, de categoria 4 estrelas, oferecendo ambientes sofisticados por um excelente custo-benefício. 

10. Parque Floresta Fóssil 

Quando você não acha que vai mais se surpreender com tudo o que fazer no Piauí, eu venho te contar sobre uma floresta fóssil localizada bem na capital do estado. 

Floresta Fóssil e ao fundo prédios na capital Teresina
Floresta Fóssil em Teresina. Foto: Juan Carlos Cisneros / CC BY-SA 3.0

O parque é nada menos do que um sítio paleontológico e um museu a céu aberto, abrigando troncos fossilizados com cerca de 250 milhões de anos. Ou seja, antes mesmo da Era dos Dinossauros! 

E pelo fato de ser raro encontrar uma floresta fóssil em todo o mundo, o atrativo se torna ainda mais incrível, podendo observar em primeira mão a evolução da nossa diversidade biológica. 

11. Lira Eco Parque 

A cerca de 169 km de Teresina, na cidade de Amarante, você pode curtir ainda mais a natureza no Lira Eco Parque

Trazendo diversão e, ao mesmo tempo, muita paz, no parque é possível fazer atividades como arvorismo, onde é possível percorrer todo o parque nas plataformas nas copas das árvores.  

Tem também tirolesa, trilhas, passeios de caiaque, stand up paddle e muito mais. Um verdadeiro refúgio em meio à natureza, ideal para passar um dia todinho. 

É possível conhecer o parque a partir de um bate e volta saindo da capital Teresina.  

12. Mirante do Gritador 

Que tal contemplar uma paisagem inesquecível a partir do ponto de maior altitude do estado

O Mirante do Gritador está a 720 metros de altura e proporciona uma vista panorâmica de toda a região, de onde é possível avistar vegetações nativas e belas formações rochosas, além da Serra dos Matões

Vista panorâmica de vegetação abaixo do Mirante do Gritador no Piauí
O imponente Mirante do Gritador. Foto: Otávio Nogueira / Flickr

O mirante acabou recebendo esse nome devido ao eco do lugar. E dizem que, antigamente, os moradores se comunicavam a partir de gritos com as pessoas que estavam na parte baixa do mirante. 

Ficando na cidade de Pedro II, a aproximadamente 203 km de Teresina, o mirante é um dos principais pontos turísticos do Piauí. 

Você pode fazer um bate e volta a partir de Teresina ou ficar em uma das pousadinhas da cidade.  

Onde se hospedar em Pedro II | recomendamos a Pousada Neblina, simples e aconchegante. 

13. Cachoeira do Salto Liso 

Para quem ama cachoeira, não vai faltar o que fazer no Piauí. Também na cidade de Pedro II, mais precisamente no povoado de Mangabeira, a Cachoeira do Salto Liso é uma mistura perfeita de aventura e paz em meio à natureza. 

Sua queda d’água de 35 metros de altura é a recompensa depois de ter encarado diversas trilhas mata adentro.  

Queda d'água entre formações rochosas e natureza na Cachoeira do Salto Liso
A belíssima Cachoeira do Salto Liso. Foto: Otávio Nogueira / Flickr

E além da beleza sem igual, a cachoeira é uma ótima pedida para praticar rapel. Ou, se preferir descansar depois de uma longa caminhada, suas águas tranquilas são um convite irrecusável. 

Uma dica é pegar a cachoeira ainda pela manhã. Depois, finalizar o passeio no Mirante do Gritador para assistir ao pôr do sol. 

14. Cachoeira do Engenho Velho 

Se você acha que os 35 metros da cachoeira anterior chamam a atenção, experimente então conhecer a queda d’água de 50 metros da Cachoeira do Engenho Velho, que eu tenho certeza que você ficará ainda mais impressionado. 

Para se chegar até a queda, é preciso encarar uma trilha de difícil acesso, mas todo o esforço vale a pena para apreciar mais essa maravilha da natureza. 

Sua principal queda d’água forma lindas cascatas, que descem em formato de lago e se encontram com várias pedras, deixando o lugar ainda mais encantador. 

Essa lindeza fica no município de Cocal, a cerca de 267 km de Teresina. 

Onde ficar em Cocal | o Hotel Pousada Rota dos Cocais tem um ótimo atendimento e boas acomodações. 

15. Cachoeira do Tingidor 

E para finalizar a nossa lista de pontos turísticos do Piauí com chave de ouro, trouxemos uma das 10 cachoeiras mais lindas do nordeste: a Cachoeira do Tingidor, localizada no município de Juazeiro do Piauí. 


E não fica difícil de entender o porquê da cachoeira ter conquistado toda essa fama: sua queda d’água entre paredões rochosos forma uma bela piscina natural em um tom azulado. Sem falar da natureza ao redor que dá um show à parte.  

Assim como muitos destinos do interior do Piauí, não há opções de hospedagem em Juazeiro. Dessa forma, um bate e volta a partir de Teresina é bem válido, e a viagem leva cerca de 2h30 (163 km). 

Motivos não faltam para conhecer os pontos turísticos do Piauí! 

Eu duvido que você tinha imaginado que o Piauí é um estado bem diverso e cheio de lugares incríveis para conhecer.  

E não importa se você gosta de praias, lagoas, cachoeiras ou parques cercados pela natureza, uma viagem para o Piauí com certeza vai ganhar o seu coração! 

Escrito por Kamilly Doria
Ka é nossa colaboradora de conteúdo no blog. É atriz, jornalista e feliz. Mãe de duas gatas, é apaixonada por animais e amante da arte. Seu sonho é carregar uma mochila repleta de culturas e histórias.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário