Escrito por Adriana
05 de dezembro de 2022

Entre todos os pontos turísticos que compõem a Chapada dos Veadeiros, o Vale da Lua é um dos que mais chama a atenção dos turistas. Seja por sua paisagem única ou acesso fácil, o local precisa fazer parte do seu roteiro de viagem pela região. 

Mulher em uma das formações no Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros. Ao fundo, vegetação e chapadas
Formações rochosas de bilhões de anos no Vale da Lua

Por conta disso, decidimos montar um post exclusivo com todas as informações importantes para que você entenda o porquê do Vale da Lua ser tão especial! 

Aproveite e veja também: 

Cachoeira Vale da Lua, Chapada dos Veadeiros: tudo o que você precisa saber 

Neste post você vai ver: 

Por que conhecer o Vale da Lua 

Já pensou em caminhar sobre formações rochosas e cristais com mais de 1 bilhão de anos? Esse é o cenário que te espera no Vale da Lua

O nome veio da semelhança das rochas que compõem o local com a aparência do solo lunar. As crateras circulares e lisas se formaram a partir do comportamento das águas do Rio São Miguel. 

 Uma mulher sentada em uma das formações do Vale da Lua, olhando para uma pequena queda.
Observando corredeiras do Rio São Miguel entre as formações rochosas no Vale da Lua

Por conta disso, quem passa por lá costuma dizer que o visual é um dos mais lindos e únicos de toda a Chapada dos Veadeiros, diferente de todas as outras cachoeiras e atrações. 

Além da beleza natural, o Vale da Lua abriga pequenas quedas d’água escondidas entre as rochas e que, durante a época mais seca, formam piscinas naturais perfeitas para mergulhar. 

Pedra do Útero: a curiosa formação rochosa do Vale da Lua 

É a formação mais conhecida e fotografada no Vale da Lua, que leva esse nome justamente por lembrar um útero.  

Localizada quase na entrada do Complexo Vale da Lua, muitas pessoas, principalmente místicas, acreditam que a Pedra do Útero tenha uma forte conexão com a Mãe Terra.  

 Mulher de blusa rosa e short preto sentada entre uma formação rochosa Pedra do Útero do Vale da Lua
Aquele registro na Pedra do Útero

Sendo verdade ou não, a formação é muito bonita. E se quiser registrar uma foto nela, saiba que o acesso é um pouco complicado, onde é preciso descer até o buraco que fica em um lugar profundo. O ideal é ter ajuda de outras pessoas. 

Apesar do esforço e cuidado, a experiência vale muito a pena! 

Como chegar no Vale da Lua 

O acesso ao Vale da Lua é feito por estrada e trilha. Partindo da cidade de Alto Paraíso de Goiás, são cerca de 35 km pela rodovia GO-239, sendo 4 km em estrada de terra. 

Ao chegar à propriedade privada que abriga o Vale da Lua, é preciso fazer mais 1200 metros (ida e volta) de trilha até os poços principais. 

Como é a trilha no Vale da Lua 

Com duração de aproximadamente 15 minutos, a trilha até o Vale da Lua é considerada de nível fácil.  

Ao chegar na bifurcação, você pode escolher seguir pela esquerda, que o levará até as crateras “da lua”, ou pela direita, que dá acesso às três piscinas naturais. 

Vista panorâmica de piscina natural entre as formações rochosas no Vale da Lua
Uma das piscinas naturais no Vale da Lua

Ao longo do caminho, você passará pela típica vegetação do cerrado. Mas o destaque é o Mirante da Serra do Segredo, que oferece uma vista incrível das montanhas da Chapada dos Veadeiros. 

Para acessar o local, é cobrado uma taxa de visitação. O caminho pode ser feito tranquilamente sem a presença de um guia. 

Quando ir 

A melhor época para visitar o Vale da Lua é durante a época de seca, que vai de maio a setembro. Sem chuvas, as piscinas naturais ficam ótimas para banho e o local fica menos perigoso para os turistas. 

No período chuvoso, que se estende de outubro a abril, os rios e as cachoeiras ficam mais cheias e, as correntezas, mais fortes. Então, por conta do alto volume de água, o local não fica tão seguro. 

Dicas para conhecer o Vale da Lua 

Separamos algumas informações importantes e dicas para você aproveitar seu passeio ao Vale da Lua da melhor forma: 

  • É possível encontrar três piscinas naturais no Vale da Lua, mas o banho é recomendado pela equipe de segurança apenas na última delas. 
  • Localizada no final da trilha, a piscina tem águas claras, partes mais fundas para os amantes de mergulho e pedras para relaxar. 
  • E ah! Fique tranquilo, pois estamos falando de um ponto turístico bem procurado, o local possui banheiros e uma lanchonete.  
  • Para encaixar o passeio no roteiro, recomendamos reservar a manhã ou a tarde toda. 
  • Nas proximidades estão algumas das cachoeiras mais famosas da Chapada, como a Cachoeira de São Bento (a 25 km) e Almecégas I e II (a 30 km). 

Onde se hospedar 

Se o Vale da Lua estiver entre os pontos turísticos que são prioridade para a sua viagem, pode ser uma boa escolher uma hospedagem que fique próxima ao local. 

O vilarejo de São Jorge conta com boas pousadas e uma pegada mais rústica, que é a cara da Chapada dos Veadeiros. 

As opções que indicamos são: 

Pousada Caminho das Cachoeiras| a apenas 400 metros do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, possui quartos espaçosos e uma área de lazer perfeita para relaxar, com piscina e hidromassagem. Confira valores

Pousada Bambu Brasil | próxima do centrinho da vila de São Jorge, uma pousada aconchegante com piscina, restaurante, bar, jardins repletos de muito verde e quartos de decoração rústica. Confira valores

Pousada Cristal da Terra | também a poucos metros do centro, é mais sofisticada nas instalações. Aqui, os hóspedes curtem uma ampla área de lazer, além de spa com massagens e um buffet de café da manhã completíssimo. Confira valores

Pousada Casa das Flores | com uma pegada que mescla o rústico com o romântico, é uma das pousadas mais reservadas do vilarejo. A infraestrutura dispõe de bar, jardins charmosos, piscina, restaurante e quartos confortáveis. Confira valores

Pousada Raízes | uma pousada simples, mas com tudo o que é preciso para uma hospedagem satisfatória: quartos bem equipados, café da manhã completo, bar e um jardim com inúmeras árvores. Confira valores

Ficou com vontade de conhecer o Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros? 

Agora você tem todas as informações que precisa para conhecer um dos cartões-postais mais bonitos da Chapada dos Veadeiros. 

Depois que fizer o passeio, nos conte como foi a experiência nos comentários! 

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário