Escrito por Caio
18 de outubro de 2017
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Planejando sua viagem para Tailândia? Pois mostraremos aqui um dos lugares que você não pode deixar de conhecer: Ayutthaya, a antiga capital do país e que fica pertinho de Bangkok.

Fazer um roteiro de 1 dia em Ayutthaya é um passeio imperdível para quem gosta de história e sítios arqueológicos. A cidade é facilmente acessada, tanto em um bate-volta saindo de Bangkok ou seguindo viagem rumo ao norte do país.

Nesse post você encontra todas as dicas para aproveitar ao máximo Ayutthaya: o que saber antes de ir, como chegar, sugestão de roteiro para 1 dia e muito mais. Embarque com a gente nesse destino e confira todos os templos que você não pode deixar de visitar por lá!Confira agora o que fazer em Krabi e aproveite nossas dicas para curtir o melhor desse paraíso!

Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da Tailândia: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem

Como chegar em Ayutthaya

Ayutthaya fica ao norte de Bangkok, a nova capital tailandesa. É perfeitamente possível fazer um tour bate e volta, retornando à Bangkok para passar a noite lá mesmo. Boa opção para quem tempo curto em Bangkok e para quem irá seguir rumo às praias e ilhas do sul, deixando o norte do país de fora do roteiro.

Para quem pretende sair de Bangkok para explorar Chiang Mai, Chiang Rai ou outras cidades do norte do país, uma boa opção é seguir viagem de trem rumo ao norte. É uma alternativa que recomendamos principalmente para aqueles que viajam leve, já que não existem lockers/guarda-volumes em Ayutthaya e você terá que carregar a mochila ou confiá-la ao seu motorista do tuktuk.

No nosso caso, preferimos conhecê-la saindo de Bangkok bem cedinho e voltando no final do dia, mas fica a seu critério se deseja seguir viagem ou pernoitar por lá. Aqui vamos explicar como chegar em Ayutthaya partindo de Bangkok.

Bate e volta de Bangkok: como ir

Tour

Existem diferentes opções para conhecer a antiga capital do reino de Sião. Uma delas é fechar um tour, que irá te buscar cedinho em Bangkok e te levará de van até Ayutthaya. A maioria dos passeios já inclui no preço um guia, uma refeição e transporte de ida e volta.

A grande vantagem do tour é não ter a preocupação de deslocamentos pela caótica Bangkok, pra achar seu caminho até Ayutthaya. Outro ponto positivo é poder contar com as explicações completas de um guia que conhece bem o local. O ruim de fechar um tour é acabar não tendo tempo suficiente pra explorar o lugar por conta própria, o que nós adoramos fazer.

Por conta própria

Existe a opção de ir de van ou de ônibus saindo da Northern Bus Terminal de Bangkok, também conhecida como Mo Chit Bus Terminal. Os transportes passam com uma certa regularidade a cada 30 minutos.

Dá também pra ir de trem, partindo da estação central de Hua Lamphong. No caso do trem, o preço da passagem varia muito conforme a classe escolhida. Apesar da segunda classe ter lugar marcado e ar condicionado – e até mesmo uma refeição estranha incluída – pode ser uma experiência muito legal e bem mais em conta optar pela terceira classe.

Vale ressaltar que Ayutthaya fica a cerca de 80 km de Bangkok e o trem normalmente é parador. Ou seja, não é uma viagem exatamente rápida, demorando em torno de 1h30. Portanto, programe-se para chegar na central cedo e, ao chegar, informe-se sobre o trem para a volta.

Dica | Pra facilitar seus deslocamentos pela Tailândia, dê uma olhada no site 12GoAsia: ele mostra todas as opções de deslocamento disponíveis entre os destinos que você selecionar. Esse site nos ajudou muito na nossa viagem pela Tailândia, fechamos praticamente todas as passagens com ele.

Powered by 12Go Asia system

Precisa de guia para visitar Ayutthaya?

Outra dúvida comum: é mesmo indispensável um guia para conhecer a antiga capital da Tailândia?

Nossa opinião é que, tratando-se de sítios arqueológicos, claro que o guia sempre permite uma experiência mais completa e informativa. Um passeio desses torna-se muito mais enriquecedor quando você aprende mais sobre a história local, e somente um guia vai te proporcionar isso.

No entanto, vai de cada um. Se você tiver um mapa do local e um bom guia de viagem, é possível explorar toda a zona por si só e curtir bastante seu passeio por Ayutthaya.

Veja também: mercados flutuantes de Bangkok – veja quais deles visitar

Como se locomover em Ayutthaya

Se você fechar um tour bate-volta de Bangkok, não precisará se preocupar com deslocamentos, já que o transporte estará incluso.

Pra quem vai por conta própria, existem basicamente quatro opções: de tuktuk (que pode ser dividido por até 4 pessoas); alugando uma scooter; alugando uma bicicleta ou, para os corajosos, passear a pé.

Independente da sua escolha, não se esqueça do mapa e da garrafa d’água para aguentar o calorão!

Caso opte por um tuktuk, não esqueça de barganhar o preço e ver se o motorista é cadastrado. O motorista costuma levae em todos os pontos, num passeio de cerca de 5 horas de duração. Dependendo da temperatura, e se você não sabe andar de scooter, esta pode ser a opção mais agradável.

Ayutthaya
Foto: Takeaway / CC BY-SA 3.0 or GFDL, via Wikimedia Commons

Por favor, nós sempre comentamos aqui no blog, mas é bom reforçar: não apoie o turismo que maltrate animais, cogitando opções que envolvam elefantes ou cavalos explorados em charretes! Infelizmente você vai ver isso por lá. Confira nosso post sobre a exploração dos elefantes na Tailândia, onde enumeramos todos os porquês de não apoiar esta prática.

Quanto tempo ficar em Ayutthaya

Nós optamos por não pernoitar na cidade, retornando no final do dia para Bangkok.

Mas é bom saber que a antiga capital possui ótima infra estrutura turística, portanto, se você quer conhecer tudo sem pressa, pode ser interessante dormir uma noite por lá. Uma boa dica de hospedagem em Ayutthaya é o Baan Bussara.

Ayutthaya
Baan Bussara. Foto: Divulgação

Veja também: Onde ficar em Bangkok – melhores regiões e dicas de hotéis

Saiba mais sobre a história de Ayutthaya

Fundada em 1350, Ayutthaya era a capital do antigo Reino de Sião. Tratava-se de uma cidade muito próspera por sua economia agrícola e comércio, de grande relevância para toda Ásia. Era uma região que exercia bastante influência no cenário artístico e cultural da época.

No entanto, esta que já chegou a ser a maior cidade do mundo em meados do século XVIII, foi posta em ruínas e, por fim, abandonada em 1767. Ayutthaya não resistiu às sucessivas invasões birmanesas (o antigo povo de Myanmar), levando à migração e à fundação da nova capital, Bangkok.

Do passado glorioso, restaram de pé as ruínas de grande parte do seu centro, onde antes existiam majestosos 1.500 templos. A Ayutthaya de hoje é um verdadeiro convite aos viajantes, que cada vez mais buscam a cidade para apreciar a beleza de seus antigos templos que, junto às imagens de budas decapitados, renderam a Ayutthaya o título de Patrimônio da Humanidade da UNESCO.

Ayutthaya

Roteiro de um dia em Ayutthaya: atrações imperdíveis

Como Ayutthaya está repleta de ruínas, você provavelmente não terá tempo de ver tudo. Separamos aqui os sítios imperdíveis e mais importantes, aqueles que você não pode deixar de conferir em um dia pela cidade.

Comece pelas ruínas do templo principal o Wat Phra Si Sanphet, que ficava ao lado do antigo palácio. Este templo, que data do século XV, é o cartão postal da cidade, famoso por suas torres, as chedis, que guardam as cinzas de três reis do passado – o Rei Trailok, o Rei Borom Ratchathirat III e o Rei Rama Thibodi II, além de outras relíquias do antigo reino.

Ayutthaya

Ao seu lado fica o Wihaan Phra Mongkhon Bophit, que possui em seu interior um grande buda de bronze coberto de ouro de 17 metros de altura, o maior do país. Acredita-se que ele foi inaugurado durante o reinado do Rei Chairachathirat, em torno de 1538, assemelhando-se com os templos da nova capital por não estar em ruínas. 

Ayutthaya

Ao lado desta alameda principal, existe uma grande praça e um mercado. Vale a pena dar uma olhadinha por ali, sendo um bom local para tomar uma água de coco ou uma bebida para se refrescar – você vai precisar!


Mas a imagem mais icônica da Ayutthaya é a misteriosa cabeça do buda entre as raízes de figueira do templo Wat Phra Mahathat, de 1374.  A árvore com a imagem do buda fica logo na entrada no templo e é cercada por uma corda que delimita o espaço onde os turistas podem ficar.

Ayutthaya

Prepare-se para disputar a sua foto! A estátua em si é bem pequena, com cerca de meio metro de comprimento, mas aproveite para contemplar a beleza das ruínas em meio às árvores locais.

Ayutthaya

Veja o lindíssimo crematório do Wat Phra Ram, cuja construção se iniciou no reinado do Rei Ramesuan para cremar seu pai, o Rei Uthong. Este fica de frente para um belo lago que compõe o visual. Descobrimos depois que era deste lago que retiraram a areia para a construção dos templos da cidade. 

Ayutthaya

Em seguida, veja o Wat Chai Watthanaram, um dos mais populares de Ayutthaya. Seu nome significa  “O mosteiro do templo vitorioso e próspero”, tendo sido construído entre 1630 e 1650 pelo Rei Prasat Thong para comemorar a sua coroação – olha o egocentrismo!

Como muitos dos templos de Ayutthaya, este era utilizado para realizar cerimonias reais e cremações de pessoas importantes. Mas o que chama atenção mesmo é sua grande torre de 35 metros de altura em estilo khmer e seu interior, repleto de imagens decapitadas, marcadas pela invasão birmanesa.

Ayutthaya
Foto: เกริกชัย อินทร์ปอ / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Confira o enorme buda reclinado com 8 metros de altura e 42 metros de comprimento do Wat Lokkayasutharam e o interior do Wat Ratburana, que conserva ainda as pinturas originais em sua cúpula.

Ayutthaya
Foto: ekeidar / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Para fechar a visita, confira a coleção de budas com vestes amarelas do Wat Yai Chai Mongkol, templo com uma estupa de mais de 60 metros de altura construído pelo Rei U-Thon.

Ayutthaya

Abaixo você confere o mapa com os principais templos!

Confira também: Conheça os principais templos de Bangkok

Ayutthaya: ingressos e observações

É bom saber que a entrada dos templos é paga e não está inclusa no valor combinado com o motorista do tuktuk. Mas é tudo bem baratinho, variam de 20 a 50 bahts e, dependendo da época do ano, as entradas podem ser até mesmo gratuitas!

Grande parte dos templos estão em ruínas. Para além da invasão, a cidade permaneceu por séculos abandonada, principalmente após a fundação da nova capital Bangkok. Foi o título de patrimônio da humanidade que trouxe o fomento para a restauração de Ayutthaya, que ainda vem ocorrendo, levantando pedra sobre pedra.

Não esqueça o seguro viagem

Vamos lembrá-lo de aproveitar o planejamento da sua viagem incrível pra Tailândia e incluir um seguro de viagem, pra evitar maiores dores de cabeça sem necessidade. Se sua viagem for de férias, recomendamos sempre comparar preços e escolher a opção que melhor se encaixa às suas necessidades.

Acesse a nossa página de seguros para tirar todas suas dúvidas e encontrar a melhor cotação. E você ainda pode garantir até 10% de desconto usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

Mais dicas para sua viagem à Tailândia

Mala | Ainda não sabe como fazer sua mala para essa viagem? Dúvidas quanto a mochilão ou mala de rodinhas? Vai pegar algum voo com cia low cost e não sabe o limite de bagagem? Aproveita para dar uma olhada no nosso post sobre o que levar para Tailândia e tirar todas as suas dúvidas.

Dinheiro | Ainda sem ideia sobre o quanto uma viagem para Tailândia vai sair? Confira nosso post sobre quanto custa viajar para Tailândia e faça uma estimativa de seus gastos durante a viagem. Você pode conferir custos detalhados de passagens, hospedagem, passeios e mais.

Chip de internet | Nós já usamos chip internacional (daqueles que você compra ainda no Brasil), mas ele não funcionou bem na Tailândia. Por isso, o ideal é usar um chip local. Existem várias empresas, nós usamos o da AIS e funcionou em todos os destinos. É possível comprar em qualquer loja de conveniência (boa sorte no tailandês e na mímica!) ou comprar com antecedência e retirar seu chip em um stand assim que chegar no aeroporto Suvarnabumi em Bangkok.

Roteiro | Se você pretende combinar Tailândia e outros destinos na mesma viagem, veja nossas sugestões de roteiro para o sudeste asiático: tem várias opções de destinos que cabem em uma viagem de 20 a 30 dias pela região.

Curtiu nossas dicas e sugestão de roteiro de 1 dia em Ayutthaya?

Como você pode ver, nós curtimos muito conhecer Ayutthaya. Passeando por seus templos e ruínas viajamos pelo Reino de Sião, pela história e pelo passado deste grandioso país pelo qual nos apaixonamos, a Tailândia.

Ayutthaya

Mesmo com poucos dias em Bangkok, achamos que vale muito a pena reservar ao menos um diazinho para conhecer esta joia. Aproveite sua viagem e conheça a beleza e a história de Ayutthaya, você vai adorar!

Quer mais dicas de destinos na Tailândia? Confira:

Bangkok | Ayutthaya | Chiang Mai | Chiang Rai | Hua Hin | Krabi | Koh Phi Phi | Koh Lanta | Koh Phangan | Koh Tao

Escrito por Caio
Caio é administrador de formação, mas trocou o mundo corporativo por uma carreira digital voltada ao turismo. Especialista em planejamento, é o responsável por manter o blog atualizado, garantindo que você encontre aqui tudo que precisa para planejar sua próxima viagem.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

2 comentários em “Ayutthaya, antiga capital da Tailândia: dicas e roteiro de 1 dia”

  1. Parabenizo o casal pelo excelente Blog, estou indo á TAILÂNDIA em janeiro e ele esta sendo muito útil pelo detalhe de informações. Caio vi que você gosta de mergulho, vc sugere algum local e/ou instrutores para fazer batismo?

    Responder
    • Rooney, muito obrigado pelo elogio! Ficamos muito felizes quando recebemos esse tipo de mensagem. Mergulhamos em Ko Tao e Phi Phi. Ko Tao é conhecida por ser a ilha para mergulho na Tailândia. A grande quantidade de escolas faz com que o preço caia bastante e a qualidade se nivele. Em Phi Phi todas as operadoras hoje em dia tem pelo menos um instrutor brasileiro o que pode facilitar a comunicação. Sou instrutor de mergulho também, mas não tenho um lugar específico para indicar. Dê uma volta, converse com as escolas e o instrutor que gerar maior empatia deve ser a sua escolha! Qualquer coisa é só falar! Abs.

      Responder