ARGENTINA

#emalgumlugardomundo

A Argentina é um destino com lugares surpreendentes. Apesar de Buenos Aires e Bariloche serem os lugares de destaque do turismo na Argentina, a verdade é que há uma diversidade enorme de cultura e paisagem entre o norte e o sul do país.

A Argentina é um país que pode ser visitado tanto no inverno quanto no verão: sempre haverá atrações maravilhosas para se conhecer. Veja aqui tudo o que você precisa saber antes de planejar sua viagem para Argentina. E aproveite!

Um breve resumo sobre a Argentina

Geografia

A Argentina está localizada na América do Sul e é considerado o segundo maior país da região, assim como o oitavo maior país do mundo. Faz fronteira com o Paraguai, Bolívia, Brasil, Uruguai e Chile.

História

O país foi colonizado pelos espanhóis em 1502 com Américo Vespúcio, tornando-se independente em 1816. Após esse período, a Argentina viveu momentos de glórias e até se tornou uma das 25 nações mais ricas do mundo.

Mas foi no governo de Perón que a Argentina ficou mais em evidência, com a ajuda da popularidade da primeira-dama Evita Perón. Após um golpe militar, o presidente teve que renunciar.

Foi durante o governo militar que ocorreu a Guerra das Malvinas, quando a Argentina tentou tomar as Malvinas do Reino Unido. A derrota nessa guerra ajudou na queda do regime em 1983 e na volta da democracia.

Economia

Atualmente, o país vive uma intensa crise econômica. A indústria continua sendo o maior setor econômico, sempre acompanhado da agricultura. Porém, o setor do turismo na Argentina tem crescido muito nos últimos anos, principalmente, por conta da capital Buenos Aires, a região da Patagônia e as várias estações de esqui espalhadas pelo país.

Viagem para Argentina - Casa Rosada
O Palácio do Governo, Casa Rosada

Religião

O catolicismo romano é a principal religião do país e a população, em sua maioria, é cristã – não é a toa que o Papa atual é argentino. Mas como a Constituição da Argentina garante a liberdade de religião, é possível encontrar agnósticos, muçulmanos e judeus.

Informações úteis sobre a Argentina

Dinheiro

A moeda oficial da Argentina é o peso argentino desde 1881. Contudo, é possível viajar para Argentina levando dólar americano e realizar o câmbio em uma das diversas casas de câmbio nas principais cidades.

Viagem para Argentina - Peso Argentino
Peso Argentino, a moeda argentina

Eletricidade

A voltagem padrão é 220v. O o formato das tomadas é o mesmo encontrado na Oceania e China, seguindo o modelo I: são três pinos achatados, sendo que o pino da parte de baixo é achatado e é posicionado na vertical.

Nesse caso, você vai precisar levar um adaptador universal em sua viagem para Argentina

Vistos

Brasileiros que vão fazer turismo na Argentina não precisam de visto. Entretanto, a permanência só é permitida por até 90 dias. Isso porque tanto o Brasil quanto a Argentina fazem parte do Mercosul, sendo exigida apenas a apresentação do documento de identidade com emissão máxima de 10 anos.

Segurança e Saúde

Viajar para Argentina é relativamente seguro, mesmo para as mulheres que estejam viajando sozinhas. Em grandes cidades como Buenos Aires, o cuidado deve ser redobrado. É preciso ter cuidado principalmente com furtos, pois casos de roubo a mão armada são raros.

O sistema de saúde na Argentina funciona muito bem, mesmo as redes públicas que atendem de forma gratuita. No entanto, o país não exige nenhum certificado de vacinação para passar na imigração.

Recomendamos sempre fechar um seguro viagem para evitar dores de cabeça. Para isso, faça uma pesquisa pelo site da Segurospromo. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto.

Seguros Promo

Idioma

O idioma oficial da Argentina é o espanhol castelhano. Mas é possível encontrar ainda línguas indígenas como o guarani e o quíchua. Em regiões como a Patagônia, a segunda língua dos habitantes locais é a língua galesa.

Festivais e eventos

Semana de La Dulzura | Uma semana onde as pessoas se presenteiam com guloseimas em troca de beijos. Por conta disso, há uma intensa troca de bombons e balinhas no período.

Revolução de Maio | É a comemoração de um movimento sociopolítico ainda do tempo do reinado da Coroa espanhola. Durante o dia 25 de maio, os argentinos comem o prato tradicional Locro.

Dia da Independência | O dia da Independência é comemorado no dia 09 de julho e há bastante eventos em frente ao Teatro Colón em Buenos Aires, como espetáculos de música, dança e coral.

Festival Buenos Aires Tango| o evento acontece nas duas últimas semanas de agosto. São concertos, exposições, aulas de dança, a maioria gratuito. O Festival chega a reunir 500 mil pessoas, sendo o maior evento da música tradicional argentina.

Turismo na Argentina: o que ver e fazer

Buenos Aires | um dos maiores símbolos do turismo na Argentina, é na capital que você verá a famosa Casa Rosada, a rua Caminito, o Jardim Japonês, o Puerto Madero e o icônico estádio La Bombonera. Faça também um belo passeio pelas avenidas 9 de julho e Corrientes.

Viagem para Argentina - Buenos Aires
Camenito em Buenos Aires

Mendoza | as principais atrações de Mendoza são as inúmeras vinícolas espalhadas pela região. Porém, você precisa explorar o centro da cidade, relaxar na Termas Cacheuta e fazer um tour lindísimo chamado Alta Montanha, chegando até o Aconcágua.

Viagem para Argentina - Garrafas de Vinho
O vinho é uma das principais objetivos em Mendoza

Jujuy | essa província ao norte da Argentina encanta pelas suas cores e simplicidade. Há varias atrações na região, como atrações o Cerro de 7 Colores em Purmamarca, as ruínas incas de Pucara de Tilcara e o Cerro de 14 Colores de Humahuaca. Visite também Salinas Grandes, um dos maiores desertos de sal do mundo.

Viagem para Argentina - Salinas Grande
Salinas Grande na Fronteira de Jujuy e Salta

Salta | quem viaja pelo norte do país ainda pode incluir a província de Salta no roteiro. Conheça as igrejas e museus da cidade, aproveite para andar no teleférico e embarque no incrível Tren a Las Nubes. Igrejas (citar principais). E se você gosta de vinho, não deixe de conhecer Cafayate, onde se produz o delicioso e exclusivo Torrontés.

Viagem para Argentina - Vinículas em Cafayate
Cafayate e o melhor vinho de altitude

Bariloche | alguns a apelidaram de “Brasiloche”, devido à quantidade de brazucas que visitam a cidade, principalmente na época de inverno para curtir a neve. O passeio mais conhecido é o Circuito Chico, mas você precisa ainda visitar os Cerros Catedral, Otto e Campanário, além de admirar a bela paisagem do lago Nahuel Huapi.

Viagem para Argentina - Esqui em Bariloche
Temporada de Neve em Bariloche

Rota dos 7 Lagos | Que tal sair de Bariloche e seguir por uma estrada com paisagens cênicas? Com um visual encantador, essa rota liga as cidades de San Martin de los Andes e Villa la Angostura. Não deixe de conhecer essas duas cidades, cada uma com sua estação de esqui e com um clima intimista ideal para curtir o frio e uma boa comida.

Viagem para Argentina - Rota dos Sete Lagos
O primeiro lago saindo de San Martin de Los Andes. Lago Lácar

Patagônia | A Patagônia argentina inclui as cidade do Ushuaia, El Calafate e El Chaltén. No Ushuaia, caminhe pela orla da cidade, conheça o Museu Marítimo, viaje no Trem do Fim do Mundo e suba até o Glaciar Martial. A cidade de El Calafate serve de base para os passeios ao Parque Nacional los Glaciares, sendo que o Glaciar Perito Moreno é o mais famoso. Já em El Chaltén, as principais atrações são as trilhas, como as que levam a Laguna Torre e ao Monte Fitz Roy por exemplo.

Viagem para Argentina - El Calafate
Glaciar Perito Moreno

Córdoba | A simpática cidade argentina nos convida para andar pelo centro da cidade, conhecendo seus parques, monumentos e igrejas. Destaque para a Cripta Jesuítica, uma ruína soterrada que é um legado dos jesuitas na região.

Puerto Madryn | O ponto alto de Puerto Madryn é a observação das baleias no litoral. Mas não deixe de conhecer a Península Valdés, mergulhar com Leões Marinhos em Punta Loma e visitar uma colônia de pinguins em Punta Tombo.

Viagem para Argentina - Puerto Madryn
Temporada de Baleias na Patagônia

Acomodação na Argentina

As principais cidades da Argentina oferecem dos mais variados tipos de acomodação. Seja qual for o seu estilo, não será difícil achar algo que te agrade em sua viagem para Argentina.

Os preços podem variar bastante de acordo com a cidade: encontramos opções bem baratas no norte, em cidades como Salta e Cafayate. Já na Patagônia, os preços sobem consideravelmente.

Buenos Aires oferece diversas regiões boas para hospedagem. Se sua viagem for curta, vale ficar próximo dos pontos turísticos e ter fácil acesso ao transporte público.

Já em Bariloche, muitas acomodações se concentram no centro, embora se hospedar ao longo do lago Nahuel Huapi seja uma ótima opção.

Nas principais cidades da Patagônia, os turistas costumam se hospedar no centro para fazer tudo caminhando. Já em Puerto Madryn, a região central perto do mar é a mais indicada.

A recomendação é fazer sua reserva com antecedência caso sua viagem para Argentina ocorra na alta temporada. Para achar a melhor oferta de hotéis, usamos sempre o Booking.com. Verifique nossos posts sobre a Argentina para recomendações específicas de hotéis.

Transporte na Argentina

Do Brasil para Argentina

As companhias Latam, Gol e Aerolíneas Argentinas são as que fazem voos regulares para a capital Buenos Aires, saindo das principais capitais brasileiras. A cidade possui dois aeroportos, sendo o Ezeiza que fica a 35km do centro e Jorge Newbery que fica a 2km do centro. Costumamos fazer pesquisa de preços e comprar passagens pelos sites Skyscanner e Momondo.

Se você gosta de fazer uma viagem mais independente, pode usar carro ou moto para fazer o trajeto do Brasil até a Argentina. Você pode entrar tanto por Foz do Iguaçú quanto por Curitiba.

Pelo Rio Grande do Sul também é possível viajar passando pelo Uruguai, ou ainda seguir por Uruguaiana, que é uma cidade gaúcha que faz fronteira com a Argentina. Você só precisa ter cuidado com as estradas e policiais corruptos do país.

Quem quiser entrar no país de ônibus saindo do Brasil, deve verificar as companhias Pluma e Flechabus.

Na Argentina

Para percorrer as cidades da Argentina é preciso estar preparado para longas distâncias. Nesse caso, o transporte mais comum acaba sendo o ônibus, mas em algumas regiões, o mais indicado é fazer a viagem de avião.

As principais cias de ônibus para viajar dentro da Argentina são AndesmarEl Rápido InternationalChevallierCrucero Del Norte e Via Bariloche

As estradas do país são muito boas e o transporte é bem confortável. No entanto, as viagens costumam durar algumas horas. Portanto, se você gosta de apreciar o cenário e não tem problemas em dirigir por muito tempo, pode alugar um carro em sua viagem para Argentina.

Nós normalmente alugamos carros pela Rentcars, um site que funciona como comparador de preços e sempre indica o valor mais baixo.

Na maioria das cidades, o mais indicado é caminhar para apreciar a paisagem e conhecer os principais pontos turísticos. No entanto, é possível usar o transporte público, principalmente na capital Buenos Aires.

Quando ir para Argentina

Entender qual a melhor época do ano para viajar para Argentina vai depender da região que você deseja conhecer. A alta temporada na maior parte do país é de novembro a fevereiro. Esse é o melhor período para visitar a Patagônia, já que no inverno as estradas podem estar fechadas devido à neve.

Tanto Buenos Aires como Mendoza e o norte do país podem ser visitados em qualquer época do ano. Para os que desejam esquiar e praticar esportes de inverno em Bariloche, o ideal é programar a viagem durante os meses de julho e agosto, quando a neve está garantida.

O que levar na mala em sua viagem para Argentina

Para arrumar sua mala para Argentina, é preciso confirmar o período que você vai visitar o país. Mas calças jeans e camisetas são peças básicas que devem ser usadas em qualquer estação.

Se for visitar o país no verão, priorize peças leves e se for no inverno, leve bastante roupa de frio, sem esquecer as roupas térmicas. Não se esqueça de levar um bom casaco para suportar as baixas temperaturas..

É possível alugar roupas para esquiar nas próprias cidades e nos centros de esportes de inverno, por isso, não se preocupe. Para os pés, os tênis são indicados para as longas caminhadas e, no inverno, a bota é uma peça indispensável.

Independente do clima que esteja na Argentina durante a sua viagem, é indicado usar protetor solar, principalmente um protetor labial. Repelentes são indicados para a região da Patagônia e capa de chuva somente quando viajar no período de novembro a março.

O que comer na Argentina

Empanadas | Tradicional pastel argentino feito no forno com diversos tipos de recheio, o mais tradicional é o de carne.

Viagem para Argentina - Empanadas
As deliciosas empanadas

Bife de chorizo | O chorizo é uma das carnes mais nobres da Argentina e é servido como um enorme bife selado na grelha, assado como se fosse churrasco. Batatas fritas são normalmente servidas como acompanhamento.

Parillada | É um prato com diversos tipos de carnes (vaca, porco, cordeiro e frango), linguiças assadas e partes de miúdos assados no carvão.

Milanesa |Igual ao que temos no Brasil, e sempre delicioso: um bife fininho empanado em ovo e farinha de pão, podendo ser carne bovina ou de frango. O prato pode ser servido ainda na verão parmegiana, com molho de tomate e queijo.

La Picada | A nossa famosa tábua de frios é chamada de “la picada” na Argentina. São servidos os mais variados tipos de queijos e presuntos, além de azeitonas, ovos e picles.

Choripán | O choripán é uma espécie de hot-dog feito com linguiça assada e pão francês. Para acompanhar, é servido o tradicional e delicioso molho chimichurri.

Locro | Parte da culinária indígena, o locro é um guisado de carne (panceta, mondongo e chorizo), preparado com milho e abóbora. É tradição comer o Locro no Dia da Independência da Argentina.

Aproveite:

Lonely Planet Argentina

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Baixe agora nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

ARGENTINA: Explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!