Hotel de Sal no Uyuni: como é a experiência | Em Algum Lugar do Mundo

POR DENTRO DE UM HOTEL DE SAL NO UYUNI

Nenhuma viagem para o Salar está completa sem conhecer um hotel de sal

  • Adriana
  • -
  • 16 de janeiro de 2020
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Que o Salar de Uyuni é um lugar fantástico, você já deve saber. Afinal, o maior deserto de sal do mundo recebe gente do mundo inteiro que vai atrás de suas belezas naturais – que não são poucas. Mas a viagem pelo Salar só está completa se você conhecer de perto um hotel de sal.

E se puder dormir em um deles, melhor ainda!

Afinal, não é em qualquer lugar do mundo que você pode ter a experiência de se hospedar uma construção todinha feita de sal, né?

Foto Divulgação Hotel Palácio de Sal

E como não falta dessa matéria-prima por aqui, há diversas opções de hotel de sal no Salar de Uyuni para você escolher. Depois de mostrarmos tudo o que fazer no Salar de Uyuni, apresentamos agora alguns exemplos de hoteis de sal para você incluir no roteiro:

Se você vai para o Salar de Uyuni, é bom se preparar para o ‘soroche’ – o mal de altitude – que pode ser causado pela diminuição de oxigênio acima dos 3.000 metros. Portanto, faça um seguro viagem antes de embarcar. Recomendamos pesquisar seu seguro pela Segurospromo, um site que compara preços e dá uma enorme variedade de opções. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto!

Hotel de Sal no Salar de Uyuni – para se hospedar em alto estilo

Hotel Palacio de Sal

Se você quer ter uma experiência inesquecível no Salar do Uyuni, com o máximo de conforto possível nessa região deserta, o Hotel Palacio de Sal é a escolha perfeita.

Esse hotel foi o primeiro do mundo em sua categoria a ser construído 100% com sal. Ele segue o estilo boutique e conta com três categorias de quartos: standard, suite e VIP. Os quartos lembram um iglu pelo formato do teto (que é lindo), e são bem espaçosos.

Foto das camas do quarto do Hotel Palácio de Sal - hotel de sal no Uyuni
Nosso quarto no Hotel Palácio de Sal
Foto de um dos halls com um chafariz no Hotel Palácio de Sal - hotel de sal no Uyuni
Foto Divulgação

É, realmente, o mais próximo que você vai poder chegar de um hotel cinco estrelas na região – ou de um oásis no meio do deserto.

Para ficar ainda melhor, o Hotel Palacio de Sal oferece também diversos serviços e extras para viagem ficar mais completa.

Como uma boa exceção no Salar, o wi-fi aqui funciona em todas as áreas (e funciona bem!), Há um bar junto a um enorme lounge, super estiloso. E o restaurante serve café da manhã e jantar no sistema de buffet.  

Foto de um dos restaurantes - hotel de sal no Uyuni
Um dos restaurantes do hotel

Como se a bela arquitetura do hotel já não fosse o bastante, o Palácio de Sal conta também com seu próprio Spa, com serviços são pagos à parte. E a piscina aquecida é o melhor lugar para se assistir o por do sol no Salar de Uyuni.

Tanto conforto, é claro, tem seu preço. As diárias do quarto standard, por exemplo, ficam em torno de R$700.

Hotel de Sal no Salar de Uyuni – só para visitar 

Playa Blanca 

A cerca de 30Km do centro de Uyuni, o Hotel de Sal Playa Blanca está fechado para hóspedes, mas ainda funciona como um museu e está aberto para visitação (por isso também é conhecido como Museo del Sal).

Por lá, tudo é feito a partir de sal, desde as camas e cadeiras, até os artigos de decoração. A entrada não tem um valor fixo, e você tem acesso pagando para usar o banheiro ou comprando algum item da loja de souvenires.

Como referência,o hotel fica próximo a outros dois pontos turísticos do Salar de Uyuni, o Monumento Dakar e a Praça das Bandeiras. Se você estiver viajando em um tour, certamente haverá uma parada aqui.

Hotel de Sal no Salar de Uyuni – outras opções

Como era de se esperar, há diversas opções de hoteis de sal no Salar de Uyuni.

O Casa de Sal, também construído com blocos de sal, é uma opção mais em conta, que oferece uma boa relação custo-benefício. Os quartos duplos contam com banheiro próprio e café da manhã incluso por R$240.

O Tayka de Sal é outro que faz sucesso. Ele faz parte de uma rede de quatro hotéis ecológicos fundados e mantidos pela comunidade local em 2006. Ele tem uma localização privilegiada, que permite uma bela vista dos salares Uyuni e Coipasa ao seu redor. As diárias dos quartos privativos ou duplo saem a USD 130 por pessoa.

Hotel de Sal no Salar de Uyuni – opção barata, tem?

Nem só de hotéis de luxo vive o Salar de Uyuni – pelo contrário. Muitas das acomodações têm uma estrutura bem mais simples do que a dos bonitões acima – a maioria, nem chuveiro com água quente tem.

Essas acomodações recebem o nome de “refúgio” e são simplesmente alojamentos para você passar a noite durante o seu tour pelo Salar de Uyuni. Na maioria das vezes, tratam-se também de quartos compartilhados.

Muitos dos tours pelo Uyuni já incluem em seu preço final o pernoite nesses refúgios. Não é possível você fazer reserva diretamente com esses hotéis de sal, mas verifique com seu tour se há um hotel de sal incluído no seu pacote.

Ah sim! Embora sejam acomodações simples, eles também são feitos usando blocos de sal. Assim você poderá ter a experiência de dormir em um hotel de sal durante sua viagem pelo Uyuni! Mas prepare-se para o frio, pois muitos deles não têm calefação.

Para planejar sua viagem, aproveite e confira nosso guia completo do Salar de Uyuni, cheio de dicas e informações úteis para você aproveitar ao máximo essa aventura!

Vai para o Uyuni? Prepare-se para a altitude

Com uma altitude média de 3.600m, visitar o Salar de Uyuni pode ser um pouco desconfortável. O mal de altitude, também conhecido como soroche, pode causar mal-estar, dores de cabeça e problemas respiratórios em quem não está acostumado com altitudes elevadas. Por isso é importante se aclimatar e se preparar contra o mal de altitude.

Além disso, não esqueça que seguro viagem é fundamental. Mesmo com todas as prevenções, nós dois passamos mal por causa do soroche e tivemos que acionar o seguro para ter atendimento médico. Por isso, não viaje sem seguro.

Sugerimos fazer uma busca pela Segurospromo, um site que compara preços e dá uma enorme variedade de opções de seguro. Pra melhorar, é só usar nosso código EMALGUMLUGAR5 para ganhar 5% de desconto!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Escrito por Adriana

36 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Bolívia: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Pra nós, um lembrete: eu me considerar antirracista não me exclui de uma estrutura racista enraizada há tanto tempo. Tampouco acaba com meus privilégios.
Enquanto nosso exercício diário é um lembrete, o desafio diário do negro é sobreviver.
Atitudes precisam mudar.

VC GOSTA DE EXPOSIÇÃO? 📸 🤳 ⠀Desde que começamos o Em Algum Lugar do Mundo, lá em 2015, entendemos que o assunto seria viagem. O negócio nunca foi muito sobre “Caio e Adriana”, embora nossa cara apareça no instagram e nossas dicas de viagem no blog sejam baseadas em nossa experiência. ⠀Mas sei lá, sabe? Acho q a gente é da época que ainda se vivia offline. Quando eu (Dri) era mais nova, o que nem faz tanto tempo assim 🤥😂 , achava ruim dar satisfação pra minha mãe. Agora é só apertar o dedão e toma-lhe de dar satisfação pra todo mundo! ⠀Só que não tem jeito. Se eu vejo um mar, meu instinto é sair correndo pra dar um mergulho. Se eu peço um prato de comida, 99% das vezes eu só vou pensar em “vou fazer um stories” quando to acabando a sobremesa 🤷♀️. Se o dog tá pulando e brincando, o Caio já tá rolando no chão junto, e o celular tá longe. ⠀Fato é que, volta e meia, a gente se pega num impasse… se devemos continuar na nossa, buscando viver o momento presente, mantendo o foco no blog e em nossos outros projetos, ou se devemos “forçar nossa própria barra” e dar mais as caras por aqui, mostrando as coisas mais banais do dia a dia. ⠀Mesmo porque, vamos combinar: nossa rotina super ~agitada~ de blogueiros muitas vezes se resume a ficar boa parte do dia com a bunda sentada na cadeira de frente pro computador. E isso mesmo antes da quarentena! ⠀De qualquer forma, esse período de isolamento tá servindo pra gente ajustar e revisitar várias questões nossas. Quem sabe a gente não compartilha e aparece mais por aqui? ⠀Seguimos aqui na reflexão pro nosso dia, depois de participarmos da nossa primeira live com @ines.lafosse e @vazaonde (se vc não viu, tem link no stories e tá salvo no IGTV do Vaz!). Nem doeu, viu? 😄 ⠀E pra vc, como é sua relação com a exposição da sua vida nas redes sociais?Foto📷: @gaiavani

Beleza e caos. É assim que a gente define o Pesqueiro na Praia Grande em Arraial do Cabo.Esse lugarzinho fica no canto esquerdo da Praia Grande e, apesar dessa confusão visual, é o nosso cantinho favorito dessa praia!

Depois de uma hora observando esse catioro nadando, resolvemos voar com o drone para tentar entender o que estava acontecendo… E aí é que descobrimos o segredo dele: ele tem amigos embaixo d’água! 🐢🐢

CANSEI DE SER CACHORRO!🐕 AGORA SOU UMA FOCA!
Vocês acham que só gente que gosta do mar de Arraial do Cabo??🌊🌅 Quando parei de olhar o relógio, já fazia mais de uma hora que esse catioro nadava… Entendo, pq se eu pudesse tava até agora nadando com ele ali!
Esperando tudo isso passar pra correr pra essa água…

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!