Manuel Antonio na Costa Rica: Parque Nacional e outras atrações | Em Algum Lugar do Mundo

TUDO SOBRE MANUEL ANTONIO: DICAS PARA VISITAR A CIDADE E O PARQUE NACIONAL

Confira nossas dicas para aproveitar o melhor de um dos destinos mais visitados da Costa Rica

  • Adriana
  • -
  • 12 de dezembro de 2019
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Se você está planejando uma viagem pela Costa Rica, certamente já ouviu falar de Manuel Antonio. Esse é um dos destinos mais visitados do país: é aqui que fica o incrível Parque Nacional Manuel Antonio, com trilhas cheias de vida selvagem e praias espetaculares. Mas há mais o que fazer em Manuel Antonio para justificar uma visita a esse destino. Quer ver?

Manoel Antonio Costa Rica - Por do Sol
O pôr do sol no parque Manoel Antonio

Nesse post nós mostramos tudo que você precisa saber para incluir Manuel Antonio no seu roteiro pela Costa Rica. Você vai conferir opções de passeios, hospedagem, informações de como chegar e muito mais. E também tem dicas para aproveitar ao máximo sua visita ao Parque Nacional Manuel Antonio. Confira!

Onde ficar em Manuel Antonio

Não vai demorar muito para você perceber que viajar pela Costa Rica é uma brincadeira nada barata. Se isso não for um problema, aproveite: Manuel Antonio conta com várias opções de hotéis e resorts de luxo para você curtir sua viagem em grande estilo.

Como nós estávamos em busca da melhor relação custo x benefício, optamos pelo Selina Manuel Antonio. Nós nos hospedamos em outros hotéis da rede e sempre tivemos uma experiência positiva – e aqui não foi diferente.

Aliás, o que teve de diferente aqui foi o tamanho do hostel: ele é gigantesco! São no total 3 piscinas, além do espaço de yoga, coworking, restaurante, cozinha comunitária, etc. A localização dele é muito incrível: parece que estamos no meio da floresta!

E pra falar a verdade, foi mais fácil ver bichos-preguiça no Selina Manuel Antonio do que no Parque Nacional!!! Além das dezenas de macaquinhos pulando entre as árvores. Só isso já vale a estadia!

Mas sim, os quartos são super confotáveis. Nós ficamos em um quarto duplo com banheiro privativo, mas há opções também de quartos compartilhados.

O que fazer em Manuel Antonio na Costa Rica

Visitar o Parque Nacional Manuel Antonio

Esse deve ser o primeiro item da sua lista com o que fazer em Manuel Antonio. O Parque Nacional Manuel Antonio é, inclusive, uma das atrações mais visitadas da Costa Rica.

Você pode facilmente passar o dia inteiro aqui, o que é recomendado para aproveitar todas as atrações que o parque oferece.

Manoel Antonio Costa Rica - Ingresso
Ingresso do parque

As principais atividades no parque são as trilhas, o avistamento de animais e as praias. Na verdade, você irá fazer todas as atividades simultaneamente: é através dos percursos nas trilhas que você irá encontrar os animais e chegar às praias do parque.

Vamos falar um pouco sobre tudo o que fazer no Parque Nacional Manuel Antonio:

Avistamento de animais

Apesar de ser o menor parque nacional do país, a vida selvagem aqui é bem abundante. Em uma visita você poderá encontrar macacos de diversas espécies, bichos-preguiça, cotias e centenas de aves, além de muitas iguanas.

Aliás, se o seu grande objetivo é avistar os animais, contrate um guia. Eles têm olhos e ouvidos treinadíssimos para encontrar os bichos mais escondidos! Todos os guias carregam telescópios para ajudar no avistamento das criaturas mais escondidas e distantes.

Trilhas do Parque Nacional Manuel Antonio

O Parque Nacional Manuel Antonio tem várias trilhas, sendo que algumas se conectam. Tudo é muito bem sinalizado, as trilhas estão em ótimas condições (a grande maioria é pavimentada) e não há a menor chance de se perder se você se mantiver nas trilhas demarcadas.

A principal trilha é a Universal, que é também a mais recente (foi feita em 2019). Se você segui-la até o final, chegará na Playa Espadilla Sur. Mas o ideal é ir pegando as trilhas secundárias e rodar o parque todo.

Manoel Antonio Costa Rica - Trilhas
Trilhas no parque

Além das trilhas te levarem às praias do parque, há alguns mirantes pelo caminho para você curtir o visual.

E todas as trilhas são bem fáceis de percorrer. Algumas estarão indicadas como nível médio, mas tirando o calor forte e alguns degraus, é um passeio bem tranquilo.

Praias do Parque Nacional Manuel Antonio

O Parque Nacional Manuel Antonio conta com 3 praias: Playa Manuel Antonio, Playa Espadilla Sur e Playa Gemelas.

A Playa Manuel Antonio é a mais bonita – o que não quer dizer que as outras não sejam lindas também! Com areia branquinha, essa praia é a que fica mais movimentada. Ela fica a uma caminhada de 30 minutos desde a entrada do parque, o acesso é super fácil.

Se quiser curtir um pouco mais de calmaria, siga para a Playa Espadilla Sur, que também fica a 30 minutos da entrada.

Ou ainda, pegue a trilha para a Playa Gemelas, que é uma pequena praia dividida por uma formação rochosa, que acaba formando duas praias (daí o nome gemelas = gêmeas). Apenas uma delas é acessível.

Dicas para visitar o Parque Nacional Manuel Antonio:

  • O parque funciona de terça a domingo das 7h às 16h. tente chegar cedo para aumentar as chances de ver animais e aproveitar o parque mais vazio.
  • A entrada custa U$16 e pode ser paga em dólares ou colones. O ingresso é vendido somente no banco Coopealianza, logo na entrada do parque – nada de comprar em outro lugar e levar calote
  • Se você for de carro, há diversas opções de estacionamento, nenhuma delas oficial. Haverá cobradores pedindo valores variados, então vale rodar um pouquinho por ali e escolher o melhor lugar para estacionar.
  • Não é permitido entrar com comida no parque. Lá dentro há alguns pontos de venda caso queira alguma coisa (com preços mais altos). Nós seguramos a fome e deixamos para almoçar quando saímos.
  • É possível fazer as trilhas de chinelo, mas um tênis será muito mais confortável.
  • Há banheiros e chuveiros dentro do parque. Se preferir, pode levar uma toalha e uma roupa extra para trocar após a praia.
  • Apesar de não ser obrigatório, nós recomendamos que você contrate um guia se o seu grande objetivo for ver animais.

Outras praias de Manuel Antonio (fora do Parque Nacional)

Apesar das praias dentro do parque serem as mais visitadas, há pelo menos duas outras que valem a visita – e o melhor é que são gratuitas!

A Playa Espadilla Norte é uma das mais movimentadas, mas por ser bem grande não há tumulto. Por aqui dá pra brincar de parasailing (brincadeira bem cara por sinal: quando fomos custava U$85 dólares por 15 minutinhos!), de jet ski, de surf. Ou dá pra fazer que nem a gente e simplesmente curtir um por do sol inesquecível!

O que fazer em Manoel Antonio na Costa Rica - Por do Sol
O incrível pôr do sol na Playa Espadilla Norte

Outra praia maravilhosa é a Playa Biesanz, que acabou sendo a nossa favorita. Esse pequeno paraíso tem águas bem calminhas, parecendo uma baía. O acesso a essa praia fica próximo ao Parador Resort. Você deverá seguir por um caminho de pedras por 10 minutos até a praia. Normalmente fica um guardador de carros em frente ao acesso, não será difícil encontrar o caminho.

O que fazer em Manoel Antonio na Costa Rica - Playa Biesanz
Playa Biesanz

Catamaran Cruise

Para continuar nas experiências aquáticas em alto estilo, você poderá fechar um tour de catamarã.

Um dos mais buscados é o Ocean King, com uma super estrutura com toboáguas, jacuzzis, trampolins, sala de estar, etc. No valor do passeio também está incluído almoço, bebidas (alcoólicas inclusive) uso de snorkeling e transfer pro seu hotel.

Cachoeiras

Outra ótima pedida do que fazer em Manuel Antonio: troque a água salgada pela doce e conheça algumas das belas cachoeiras da região.

Para um ótimo passeio incluindo trilhas, vá para a cachoeira Nauyaca. Ela fica a caminho de Dominical e, para chegar até a cachoeira, você poderá escolher entre uma trilha (nível médio) de 4km, pegar um 4×4 ou ir a cavalo (não curtimos transporte com animais).

A visita à cachoeira custa U$8 e, caso queira usar o transporte, são mais U$32. Aproveite para economizar e faça a caminhada 🙂

Outra alternativa é uma excursão pelas cachoeiras de Manuel Antonio. O tour leva cerca de 5 horas, visitando algumas cachoeiras da região. Há almoço incluído nesse passeio.

Tirolesa e quadriciclo

Essas são outras duas opções interessantes para quem busca o que fazer em Manuel Antonio envolvendo aventura e natureza.

Há diversas opções de tirolesa em todo o país. Apesar de Monteverde e La Fortuna serem os dois destinos mais famosos para a prática, há uma ótima opção de tirolesa em Manuel Antonio caso você não visite esses outros lugares.

O passeio de quadriciclo é também uma forma muito legal de conhecer outro lado de Manuel Antonio: em um tour de 4 horas você se diverte e aproveita o passeio passando por cenários como cachoeira, floresta e plantação de arroz.

Damas Island Mangrove Kayak

Apesar de não contar com as águas cristalinas das praias de Manuel Antonio, um passeio pelo mangue Damas Island será uma ótima oportunidade de apreciar mais da vida selvagem nesse destino: espere ver tamanduás, cobras, macacos, aves e muitas outras espécies.

É possível fazer o tour de barco, mas o mais recomendado é o passeio de caiaque pelo mangue, que é mais silencioso – o que diminui as chances de espantar os bichos.

Rafting

Para um pouco mais de aventura no seu roteiro, que tal um rafting? A Costa Rica conta com diversas opções de rafting em diferentes destinos, sendo algum deles em Manuel Antonio.

Por aqui você pode escolher entre o rafting em Naranjo, que é mais forte e indicado entre junho e novembro; ou o rafting em Savegre, que pode ser aproveitado o ano novo e é mais tranquilo.

Como chegar e circular em Manuel Antonio

Manuel Antonio fica a 3 horas de San Jose. Embora haja opções de tour bate-volta de San Jose para o Parque Nacional Manuel Antonio, isso só é indicado apenas se você tiver pouquíssimo tempo de viagem.

Para fazer o trajeto entre as duas cidades, você tem 4 opções: carro alugado, transfer, ônibus e avião.

Alugar um carro é sem dúvidas a melhor escolha, principalmente se você pretende visitar outros destinos. Para alugar um carro comum, nós recomendamos o site da Rentcars.

Mas eu sugiro você aproveitar a oportunidade e garantir a melhor experiência de viagem que você pode ter sobre quatro rodas.

Nós fizemos parte da nossa viagem em um 4×4 da Nomad America, um carro que tem estrutura de camping. Na mala você conta com todos os utensílios de cozinha, e acima do carro fica a barraca, que te permite viajar e dormir no lugar que você quiser – como na frente de uma praia deserta, por exemplo.

O que fazer em Manoel Antonio na Costa Rica - Nomad America
Nosso carro da Nomad America

Se você não quiser dirigir mas ainda quer conforto, vá de transfer. Para a opção mais econômica, vá de ônibus. Você irá precisar de um ônibus de San Jose para Quepos, cidade vizinha a Manuel Antonio. De lá, é só pegar outro ônibus para Manuel Antonio.

Há também um aeroporto em Quepos, mas devido ao alto valor não compensa voar para fazer esse deslocamento curto.

Já em Manuel Antonio, você poderá andar com seu carro alugado, pegar um ônibus para as principais atrações próximas (incluindo o Parque Nacional Manuel Antonio) ou fechar um tour para os lugares mais distantes que queira visitar.

Mais dicas de Manuel Antonio na Costa Rica

Quando ir

A época seca em Manuel Antonio vai de dezembro a abril – essa é considerada a alta temporada. Nos meses de julho e agosto o destino também está cheio de turistas.

A época chuvosa vai de maio a novembro, sendo os meses de setembro e outubro os mais chuvosos. A época mais tranquila vai justamente de setembro e novembro.

Mesmo na época chuvosa é possível aproveitar, a maior parte dos dias seguem o padrão de sol pela manhã e chuva no final da tarde.  

O que levar

Para visitar Manuel Antonio, o ideal é levar roupas leves e com secagem rápida, pois o clima é bastante úmido. Um guarda chuva ou capa de chuva são recomendados até fora da época de chuvas. Além disso, faça uso regular de protetor solar e de repelente de insetos.

Dinheiro

A moeda oficial da Costa Rica é colones, mas você poderá usar tanto colones como dólares americanos em praticamente qualquer lugar – incluindo restaurantes, supermercados, lojas. Até no caixa automático você pode sacar dólar.

Fique atento pois muitos lugares não aceitam notas de U$50 e U$100, então ande com dinheiro trocado. E normalmente quando se paga em dólar, o troco é dado em colones.

Para comprar dólares para sua viagem, recomendo buscar uma casa de câmbio confiável. Nós compramos ultimamente pela Cotação, uma agência online com valores sempre competitivos e que é bem consolidada, com ótima reputação.

Quantos dias ficar em Manuel Antonio

Como você viu, há muito o que fazer em Manuel Antonio. Por isso, eu sugiro o mínimo de 2 dias cheios para aproveitar o lugar. Dedique um dia inteiro para o Parque Nacional e, no segundo dia, aproveite as outras praias ou faça os outros passeios disponíveis. Acrescente um dia para fazer mais atividades e você chegará no cenário ideal.

Internet

Há 4 operadoras de telecom na Costa Rica, sendo a Kolbi a principal. É possível comprar chips pré pagos, você precisará mostrar seu passaporte.

Nós preferimos já chegar na Costa Rica com internet e compramos um chip do Viaje Conectado ainda no Brasil.

Saúde e segurança

O seguro viagem na Costa Rica não é obrigatório, mas recomendamos muito que você não viaje sem fazê-lo. Imprevistos acontecem e o melhor é estar prevenido. Ouvimos casos de gente que sofreu com desidratação, que torceu o pé na trilha… enfim, os riscos estão aí.

Nossa recomendação é pesquisar as opções no Seguros Promo, um site comparador de preços que faz uma busca completa entre as seguradoras confiáveis. E ainda dá pra garantir desconto: nós fechamos uma parceria e conseguimos 5% de desconto. É só usar o código EMALGUMLUGAR5 na hora da compra.

Nossa recomendação é pesquisar as opções no Seguros Promo, um site comparador de preços que faz uma busca completa entre as seguradoras confiáveis. E ainda dá pra garantir desconto: nós fechamos uma parceria e conseguimos 5% de desconto. É só usar o código EMALGUMLUGAR5 na hora da compra.

Seguros Promo

Tem alguma dúvida sobre o que fazer em Manuel Antonio na Costa Rica? Deixe nos comentários!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Você também pode gostar de ler:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

🇨🇷 Dois ícones da Costa Rica: surf e por do sol ☀️ 🏄‍♀️ Como o país é estreito e comprido , quase todas as praias do lado do Pacífico têm espetáculo do pôr do sol garantido (isso quando as chuvas tropicais não atrapalham). Fora a água naquela temperatura gostosa e um tanto de ondas tranquilas, ótimo pra quem quer aprender a surfar. A gente até se animou fazendo umas aulinhas, mas precisava de mais uma temporada por lá pra se manter na prancha por mais tempo. Alguém aqui pensando em voltar? 😬😛

Saindo da rota: todo destino tem aqueles cantinhos escondidos, que não estão em nenhum guia de viagem ou que você nunca ouviu falar antes, por mais que tenha pesquisado tudo sobre o lugar. ⠀
“E se a gente virar aqui, onde que vai dar?”
⠀
Eu não sei vocês, mas pra gente uma das melhores partes da viagem é poder andar pelo desconhecido. É esticar a caminhada ou virar à esquerda no atalho, e chegar ali só pra ver o que que tem.
⠀
É verdade que você pode chegar numa rua sem saída (e obviamente não é em todo destino que dá pra fazer isso). Mas é numa dessas que você descobre um lugar especial, que já faz valer a viagem todinha – que até vale cortar atração do roteiro só pra aproveitar mais aquela descoberta. ⠀
O desconhecido definitivamente faz nossos olhos brilharem! E para você, qual o grande momento em uma viagem?⠀ ⠀
____________________________
⠀

🇨🇷 Na Costa Rica você passa o dia inteiro babando pelo azul, pra chegar no fim de tarde e ficar embasbacado com esse rosa. 😍😱 É um pôr do sol mais lindo que o outro por aqui! ☀️

🇨🇷 A viagem pela Costa Rica ainda nem acabou e a gente já está com saudades – principalmente de quando estávamos com um 4×4.
⠀
Ele não só nos permitia dormir em qualquer lugar (uma delícia de casinha ambulante da @nomad_america ⛺️), como fazia da nossa road trip uma experiência bem mais confortável.
⠀
No começo achamos que não era tão necessário assim um carro desses pra rodar  pelo país… até trocarmos ele por um mini kart e começar a sentir cada buraquinho da estrada! 🚗 ⠀
O que importa é que, seja no carrão ou no carrinho, estamos curtindo demais o país! 😎 ⠀
👉 E ficam as dicas: viajar de carro é SIM a melhor forma de explorar a Costa Rica. E um carro alto não é necessariamente obrigatório dependendo do destino, mas definitivamente vale pagar um pouco a mais pelo conforto – assim você não perde a paciência pelos buracos do caminho 😊 🕳

🇨🇷 Do que mais gostamos na Costa Rica?
⠀
Estamos há um tempão aqui tentando responder essa pergunta, sem sucesso obviamente. 🤷‍♀️
⠀
Mas se tem uma coisa que ganhou nosso coração aqui são as praias: a grande maioria das que visitamos estavam praticamente desertas.🏝
⠀
Não paramos pra contar quantas visitamos, mas certamente passaram de 50. Todas – eu disse TODAS – têm aquele ar de natureza intocada. Nada de bagunça, nada de comércio lotando a areia, nada de prédios em volta… Nada de nada, somente mar quentinho + areia cheia de siris, hermitões – e alguns cachorros simpáticos. 🐚🦀🐶
⠀
🏊‍♀️ E enquanto vamos ali dar um mergulho, fica o conselho aqui de colocar Costa Rica nos seus planos de viagem, tá? Juro que vc não vai se arrepender 😊👍

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!