O que fazer em La Fortuna, Costa Rica | Em Algum Lugar do Mundo

O QUE FAZER EM LA FORTUNA, COSTA RICA

As atrações imperdíveis de um dos melhores destinos de aventura e natureza do país

  • Adriana
  • -
  • 18 de janeiro de 2020
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Uma das melhores regiões da Costa Rica para quem busca aventura e contato com a natureza é La Fortuna. Por aqui você pode passar seus dias tomando banho em águas termais, passeando pelas lavas de um vulcão, refrescando-se em cachoeiras de cor azul celeste…

O que fazer em La Fortuna - Lago
O Vulcão e o Lago Arenal

Há muito o que fazer em La Fortuna – nós ficamos até um pouco perdidos com tantas opções de passeios. Mas para te ajudar no planejamento, confira aqui nossas dicas de viagem e as principais atrações que você deve colocar no seu roteiro.

Vai viajar para Costa Rica? Confira as dicas para os principais destinos:

O que fazer em La Fortuna e Arenal

Vulcão Arenal

O Vulcão Arenal deve estar em primeiro lugar da sua lista com o que fazer em La Fortuna. Ele é um grande símbolo da região e, devido às condições climáticas instáveis, pode ser um desafio conseguir enxergá-lo. Nós estivemos em La Fortuna por 4 dias e saímos de lá sem vê-lo completamente.

Mas com o tempo aberto, esse gigante pode ser visto até da praça principal da cidade!

E a melhor maneira de aproveitá-lo é em uma visita ao Arenal Volcano National Park, onde você poderá percorrer trilhas feitas pelas própria lava do vulcão.

O que fazer em La Fortuna - Vulcão Arenal
Vulcão Arenal

As trilhas não são muito longas nem difíceis, sendo um ótimo passeio para se fazer em meio período. No parque também tem um mirante onde você consegue ver tanto o Vulcão Arenal quanto o Lago Arenal.

O vulcão Arenal ficou “calminho” por 500 anos até que, em 1968, uma forte erupção chegou a destruir 3 cidades em torno de sua base. Ele continuou em atividade, soltando fumaça e lava, até 2010.  

A entrada do parque custa U$15. Você pode contratar um guia para visitar o parque, mas é bem tranquilo de conhecê-lo por conta própria.

Catarata La Fortuna

A Catarata La Fortuna é mais uma das atrações imperdíveis de La Fortuna. Nós visitamos algumas cachoeiras na Costa Rica, e essa é sem dúvida uma das mais bonitas.

Você pode admirá-la do alto, a partir do ponto de observação que fica logo na chegada. É de impressionar essa queda de 75 metros!

O que fazer em La Fortuna - Cachoeira La Fortuna
Um espetáculo da natureza, a cachoeira La Fortuna

Mas o melhor mesmo é encarar os 500 degraus e descer até a base da cachoeira, onde você poderá tomar um banho refrescante se o volume d’água não estiver muito alto. (não pudemos entrar porque a queda estava muito forte, devido às chuvas nos dias anteriores).

Assim como muitas das atrações na Costa Rica, essa atração é paga: a entrada custa U$18. No local você encontra ainda um orquidário (não vimos muitas flores, mas deve ficar lindo na época pois a área é bem espaçosa), além de banheiros e chuveiros.

Hot springs – as águas termais de La Fortuna

Uma das atrações mais deliciosas de La Fortuna: relaxar em um banho de águas termais. O vulcão Arenal é o responsável pelo aquecimento de alguns rios da região, que formam deliciosas piscinas de águas bem quentinhas.

Existem dezenas de opções de hotéis e resorts na região que oferecem suas próprias piscinas termais. E você não precisa estar hospedado: basta pagar por um passe que dá acesso às piscinas. Alguns hotéis que oferecem banhos termais são: Tabacon, Baldi, Titoku, Ecotermales e Paradise. Os preços podem variar de U$35 a U$95.

Porém aqui vai a melhor dica: existe uma opção de piscina termal gratuita em La Fortuna. Isso mesmo: dá para curtir uma água quente em um rio sem precisar desembolsar uma grana.

O que fazer em La Fortuna - Águas Termais
Basta procurar um lugar para curtir as águas quentinhas sozinho.
O que fazer em La Fortuna - Águas Termais
Visitantes curtindo as águas termais de graça

O acesso a esse rio se dá logo após o Tabacón: pela estrada mesmo, passando uns 200 metros do hotel, você já verá alguns carros estacionados. É só parar por ali e seguir o movimento de pessoas. (Se puder, evite ir no fim de semana pois fica mais cheio).

Rafting

Há algumas opções de rio próximos a La Fortuna que rendem uma boa diversão. Um deles é o rafting no Rio Balsa, com classificação II e III, ótimo para quem quer um pouco de aventura em um nível relativamente fácil.

O que fazer em La Fortuna - Rafting
Rafting em La Fortuna

Para algo mais intenso, a pedida é o Rio Toro, com classificação III e IV que garante mais adrenalina.

Lago Arenal

Se tiver um tempo extra, aproveite para visitar o Lago Arenal. Esse é o maior lago da Costa Rica, mas ele é artificial – foi criado para produção de energia hidrelétrica. Por aqui, dá para se divertir com jet ski, passeio de barco, windsurfe ou simplesmente curtindo a paisagem.

O que fazer em La Fortuna - Lago Arenal
Lago Arenal

Pontes suspensas e tirolesa

O melhor a se fazer em La Fortuna é curtir a natureza. E para isso, há duas opções imperdíveis: a caminhada por pontes suspensas e as tirolesas.

O Mistico Hanging Bridges é uma área privada onde você pode fazer uma trilha (fácil) de pouco mais de 3km, passando por 16 pontes suspensas. Além de muito verde, você pode avistar diferentes animais como bichos preguiça, macacos, pássaros, sapos, borboletas, cobras…

É possível ir por conta própria, mas se o seu objetivo é ver bichos, o ideal é fechar com um guia – eles já têm os olhos “treinados” para avistar bichos de longe.

Se você quer uma dose extra de aventura, uma ótima pedida é curtir uma tirolesa. Há várias opções na região de La Fortuna e Arenal, e um dos mais legais é esse tour que inclui 9 tirolesas, rafting e uma pequena queda livre, chamada de Tarzan.

Rio Celeste

Outro passeio imperdível para fazer durante sua viagem para La Fortuna é um tour para o Rio Celeste. Essa beleza azul fica no Parque Nacional Tenorio Volcano, a 70km de La Fortuna.

Você irá fazer uma caminhada dentro do parque, onde passará por alguns mirantes, uma ponte suspensa e uma cachoeira. O visual é espetacular!

O que fazer em La Fortuna - Rio Celeste
Rio Celeste

Caso você visite o Rio Celeste na época chuvosa, alinhe suas expectativas quanto à cor do rio. O excesso de chuvas pode transformar o tom celeste em um tom esverdeado. E se tiver chovendo muito, pode ser que nem valha a pena a visita, pois você não conseguirá ver muita coisa.

Canyoneering

Se você está atrás do combo aventura + natureza, não vai faltar o que fazer em La Fortuna. Uma opção incrível é o canyoneering, onde você vai fazer rapel em cachoeiras e em formações rochosas em meio à floresta.

Além do rapel, o passeio inclui caminhada pela floresta e mergulho em piscinas naturais. Vá com uma roupa leve, pois você vai terminar o dia bem molhado!

Venado Caves

A cerca de 45 minutos de La Fortuna, ficam as cavernas Venado. Em um tour por aqui você poderá apreciar a formação de stalactites e stalagmites enquanto passa por cavernas e túneis apertados com morcegos e outros insetos.

O que pode ser assustador para uns, é incrível para outros. Se você não for claustrofóbico e topar o passeio, vá com roupas leves e prepare-se para ficar sujo de lama.

Onde se hospedar em la Fortuna

La Fortuna é um destino muito turístico, e por lá você irá encontrar todos os tipos de acomodação. Com disposição ($$$), você pode inclusive se hospedar em algum dos resorts da região, que têm suas próprias águas termais.

Se você busca o melhor custo – benefício, nossa recomendação é o Selina La Fortuna, que oferece quartos compartilhados e privativos. Nós ficamos numa opção muito legal, que são as cabanas – uma estrutura simples e muito bonitinha para 2 pessoas. É como acampar, só que com muito mais conforto.

O que fazer em La Fortuna - Selina
Selina La Fortuna
O que fazer em La Fortuna - Selina
Restaurante no Selina em La Fortuna

O hostel em si tem uma estrutura ótima com piscina, cozinha comunitária, salinha de cinema, espaço de coworking e aulas de yoga. Tem também um restaurante com opções gostosas e que todo dia tem promoção de drinks. E eles também têm uma agência, que podem tem ajudar a fechar os tours por La Fortuna.

Como chegar e circular em La Fortuna

Carro alugado

Nós já falamos por aqui que alugar um carro é disparado a melhor forma de viajar pela Costa Rica, tanto pela liberdade de definir e alterar seu roteiro, quanto pelo custo que é bam vantajoso se comparado a transfers e voos internos. E uma viagem de carro dura muito menos que de ônibus, já que você não precisará fazer tantas paradas pelo caminho.

A dica de ouro pra uma road trip pela Costa Rica é pegar um carro/ casa da Nomad America. Nós passamos parte da nossa viagem com um 4×4 todo equipado para camping, dormimos onde queríamos, fazíamos nossa própria comida… um sonho de viagem!

O que fazer em La Fortuna - Nomad America
Cruzando rios na Costa Rica com o carro da Nomad America

O melhor dessa opção é que você já resolve o problema de hospedagem e transporte de uma vez. Esse aluguel sai mais caro do que o de um carro comum, mas se fizer as contas compensa – isso sem falar da experiência de wild camping que por si só já vale a viagem!

A outra metade da nossa viagem foi em um carro normal. E para alugar o carro nós usamos a Rentcars, um comparador de preços entre várias locadoras, que sempre mostra o menor valor. O melhor é que dá pra pagar em reais (sem IOF) e em até 12x.

Transporte público

Considere ônibus apenas se você quiser economizar e estiver viajando sem pressa. A viagem de San Jose a La Fortuna é feita em um ônibus confortável, mas inclui muitas paradas pelo caminho. O trecho acaba levando cerca de 6 horas.

Os ônibus em San Jose partem do Terminal 7-10. Há saídas regulares diariamente pela parte da manhã, a partir de 5h.

Transfer

Se você quer mais conforto mas não quer se preocupar em dirigir, o transfer será sua melhor escolha. Há transfers de San Jose para La Fortuna partindo do centro da cidade ou do aeroporto. Você poderá fechar seu transporte no próprio hotel, já que muitos oferecem esse serviço (o Selina inclusive).

Mais dicas de La Fortuna, Costa Rica

O que levar

Você não pode viajar para La Fortuna sem uma boa capa de chuva, mesmo na estação “seca”. Essa é uma das regiões em que mais chove no país.

E como é quase certo de você se molhar por lá – seja pela chuva, por um banho de cachoeira ou por lama – é recomendável um bom par de tênis à prova d’água ou de rápida secagem.

Acrescente ainda um bom repelente e protetor solar. Vale também levar uma toalha de microfibra ou de secagem rápida, para os momentos de banho de cachoeira e de água termal.

Além disso, dê preferência por roupas de secagem rápida, pois o clima lá é bastante úmido.

Quando ir

A melhor época para visitar La Fortuna é durante a estação seca, que vai de dezembro a abril.

Se você não puder escapar da estação chuvosa, alinhe suas expectativas quanto às suas atividades em La Fortuna. O vulcão fica encoberto de névoa com frequência – mas como as condições mudam rapidamente, é possível sim avistá-lo a qualquer momento.

Outro passeio que pode ficar prejudicado é a visita ao rio Celeste, pois as águas podem ficar bem turvas com o excesso de chuvas.

Fora isso, basta um calçado apropriado e uma capa de chuva para aproveitar La Fortuna em qualquer época do ano.

Saúde e segurança

Não se esqueça de fazer um seguro viagem antes de embarcar para Costa Rica. O seguro não é uma exigência para entrar no país, mas é extremamente recomendável que você faça um.

Ouvimos diferentes relatos de pessoas que se machucaram em uma trilha, em uma aula de surf, que pegaram insolação… nunca se sabe quando uma emergência pode acontecer, e o ideal é estar prevenido para não ter um prejuízo grande além da dor de cabeça.

Nós sempre recomendamos fazer uma pesquisa pelo Seguros Promo, um site que compara preços entre todas as seguradoras confiáveis. E como nós temos um cupom de desconto, você ainda garante um preço melhor: é só usar o código EMALGUMLUGAR5 para conseguir 5% de desconto!

Seguros Promo

E aí, pronto para curtir dias de aventura em meio à natureza de La Fortuna?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Você também pode gostar de ler:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

COSTA RICA NÃO É SÓ PRAIA! 
Se vc acha que o país (que por sinal é um dos lugares mais biodiversos do mundo) tem só belas praias a oferecer, dá uma espiada nessa beleza. 
Uma das cachoeiras mais bonitas que visitamos na Costa Rica foi a Catarata Rio Fortuna, com nada menos que 75 metros de queda d’água.

E para se banhar nessa maravilha, é preciso encarar uns 500 degraus de escadaria. Dica: desça na maior empolgação pra dar um mergulho nessa belezura e deixa pra sofrer na volta 😅 
Nós fomos não época de chuvas e mesmo assim a água estava linda! 
O que pode acontecer nessa época é que, devido ao grande volume de água, o mergulho na piscina principal seja proibido por questões de segurança. Mas dá pra se banhar logo adiante, no rio formado pela cachoeira. Então tá valendo o “esforço” de qualquer jeito!

E vc, tb curte uma cachoeira ou prefere mesmo uma praia?

#costarica #lafortuna #emalgumlugardomundo #nature #waterfall

🚙 🇨🇷Viajar pela Costa Rica de carro foi uma das melhores aventuras que vivemos! 
A gente ama a liberdade de dirigir pelo desconhecido, fazer as coisas do nosso jeito, no nosso tempo. 
Sabiamos que não iríamos muito longe alugando um carro comum, porque algumas estradas por lá são impraticáveis – então já fechamos num 4×4 da @nomad_america pra não ter erro. E gente, não é em qualquer lugar que a gente pode alugar um carro com barraca de camping e dormir em uma praia deserta, né? 🏕️🏖️ E foi assim que cruzamos rios e acampamos em lugares incríveis – tudo isso vivenciando uma conexão incrível com a natureza selvagem desse país que tanto nós surpreendeu 😍

🇨🇷 Dois ícones da Costa Rica: surf e por do sol ☀️ 🏄‍♀️ Como o país é estreito e comprido , quase todas as praias do lado do Pacífico têm espetáculo do pôr do sol garantido (isso quando as chuvas tropicais não atrapalham). Fora a água naquela temperatura gostosa e um tanto de ondas tranquilas, ótimo pra quem quer aprender a surfar. A gente até se animou fazendo umas aulinhas, mas precisava de mais uma temporada por lá pra se manter na prancha por mais tempo. Alguém aqui pensando em voltar? 😬😛

Saindo da rota: todo destino tem aqueles cantinhos escondidos, que não estão em nenhum guia de viagem ou que você nunca ouviu falar antes, por mais que tenha pesquisado tudo sobre o lugar. ⠀
“E se a gente virar aqui, onde que vai dar?”
⠀
Eu não sei vocês, mas pra gente uma das melhores partes da viagem é poder andar pelo desconhecido. É esticar a caminhada ou virar à esquerda no atalho, e chegar ali só pra ver o que que tem.
⠀
É verdade que você pode chegar numa rua sem saída (e obviamente não é em todo destino que dá pra fazer isso). Mas é numa dessas que você descobre um lugar especial, que já faz valer a viagem todinha – que até vale cortar atração do roteiro só pra aproveitar mais aquela descoberta. ⠀
O desconhecido definitivamente faz nossos olhos brilharem! E para você, qual o grande momento em uma viagem?⠀ ⠀
____________________________
⠀

🇨🇷 Na Costa Rica você passa o dia inteiro babando pelo azul, pra chegar no fim de tarde e ficar embasbacado com esse rosa. 😍😱 É um pôr do sol mais lindo que o outro por aqui! ☀️

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!