O que fazer em Monteverde, Costa Rica: 5 atrações imperdíveis | Em Algum Lugar do Mundo

TUDO SOBRE MONTEVERDE, DESTINO DE NATUREZA E AVENTURA NA COSTA RICA

Tudo sobre um dos melhores destinos de aventura e natureza da Costa Rica

  • Adriana
  • -
  • 26 de março de 2020
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Considerada uma das maravilhas naturais da Costa Rica, Monteverde é o destino ideal para quem busca aventura e natureza em uma viagem pelo país. Por aqui você pode passear por trilhas, caminhar por pontes suspensas em florestas, aventurar-se em tirolesas, apreciar a vida selvagem e muito mais. Há muito o que fazer em Monteverde para justificar uma visita a esse destino durante sua viagem para Costa Rica.

É importante saber que a região de Monteverde inclui também a cidade de Santa Elena, assim como a pequena área de Cerro Plano.

E uma das características do lugar é a chuva frequente e nuvens constantes, devido a uma combinação de condições climáticas e altitude elevada. Portanto, nada de se desanimar, pois é justamente a neblina que dá um toque ainda mais especial ao lugar!

O que fazer em Monteverde - Ponte Suspensa
Pontes Colgantes ou Suspensas em Monteverde

Nesse post mostramos tudo que você precisa saber para planejar sua viagem para Monteverde na Costa Rica. Aproveite!

Vai viajar para Costa Rica? Confira as dicas para os principais destinos:

Onde ficar em Monteverde na Costa Rica

Em Monteverde você irá encontrar hotéis e hostels dos mais variados estilos e preços. Algumas pessoas também se hospedam na vizinha Santa Elena, mas se o seu tempo for curto, será mais conveniente se hospedar em Monteverde mesmo.

Nossa escolha acertadíssima foi o Selina Monteverde. Nós já havíamos nos hospedado nessa rede em outros destinos da Costa Rica e adoramos – aqui não foi diferente.

O espaço é enorme e os quartos são super confortáveis – e ainda tem um edredom delicioso na cama pra nos esquentar na noite fria de Monteverde. Eles ainda contam com cozinha compartilhada, espaço de coworking, aulas de yoga… uma experiência completa.

Mas as melhores partes são o restaurante e as jacuzzis. Não tem nada melhor do que voltar de um dia de passeios e relaxar na água quentinha, em um ambiente super aconchegante. E apesar do restaurante ter várias opções, nós não conseguimos abrir mão da pizza no jantar – maravilhoso!

O que fazer em Monteverde na Costa Rica: 5 atrações imperdíveis

1. Tirolesas

Uma das principais atividades para curtir em Monteverde é tirolesa. Dizem inclusive que foi aqui que foi “inventada” essa modalidade de aventura, então não dá pra deixar de fora do roteiro.

Não faltam opções de ecoparques que oferecem a atividade. Os mais conhecidos são o SkyAdventures, o Selvatura Park e o Extremo Park. Ouvimos dizer que esse último era o melhor – nós fomos e não nos arrependemos, foi mesmo incrível!

O que fazer em Monteverde - Tirolesa
Tirolesas sobre a Floresta

E sabe o que é melhor? Além das tirolesas, geralmente há uma dose aventura extra nesse passeio. Há o “super-man”, que é na verdade uma tirolesa em que você desliza na posição horizontal. E tem também o “Tarzan swing”, que é uma queda livre – algo próximo de um bungee-jump, mas um pouco menos radical pois durante a queda seu corpo faz um pêndulo.

Você deve reservar seu tour com antecedência. Esse passeio costuma ser feito em meio dia e já está incluído transporte.

2. As Florestas de Monteverde

Ao planejar o que fazer em Monteverde, reserve um espaço no roteiro para visitar uma (ou algumas) de suas cloud forests – as “florestas nubladas”. Elas são uma característica do local, e aproveite pois são poucos lugares do mundo que têm esse tipo de floresta!

Essas florestas estão acima dos 1.500 metros de altitude, portanto a vegetação aqui é diferente de uma floresta tropical. E o principal: quase sempre há neblina, o que dá um ar meio de conto de fadas pro cenário.

O que fazer em Monteverde - Dri na floresta
A incrível Cloud Forest
O que fazer em Monteverde - Cloud Forest
Um dia de sol na Floresta Nublada

As 2 principais florestas aqui são a Monteverde e a Santa Elena. A mais famosa delas é a Monteverde, mas muitos preferem a Santa Elena por ser menos movimentada e ainda mais alta, o que garante ainda mais neblina.

Todas elas contam com uma boa estrutura e trilhas de fácil acesso, que podem variar entre 1 a 5km de extensão. Você pode ir por conta própria, mas se o seu foco é ver vida animal, é recomendado contratar um guia no local.

3. Caminhar pelas pontes suspensas

Outro programa que é a cara de Monteverde: fazer uma trilha que inclui uma caminhada por pontes suspensas no meio da floresta.

O visual é realmente incrível: a sensação de andar “por cima” da floresta foi algo que nunca tínhamos experimentado antes!

Para caminhar por uma ponte suspensa, você poderá escolher entre alguns eco-parques da região, como o SkyAdventure e o Selvatura – também recebemos a recomendação que esse último era o melhor, nós fomos e curtimos muito! Eles contam com uma série de pontes de diferentes tamanhos, que podem ser percorridas em uma caminhada de menos de 2 horas.

O que fazer em Monteverde - Ponte Suspensa
A maior Ponte Suspensa de Monteverde XXm

Esse é um passeio que pode ser feito em meio dia, e combinado com outra atividade. É preciso reservar sua visita com antecedência. Ao fechar o tour, já estará incluído o transporte.

Dica | se você não quiser ir a um ecoparque para passear por uma ponte suspensa, a Monteverde Cloud Forest conta com uma ponte. Mas a experiência será diferente, já que o foco dos outros parques são na variedade de pontes que oferecem.

4. Vida animal

Existem mais de 400 espécies de aves em Monteverde. Inclusive, o destino foi considerado pela Lonely Planet como o melhor lugar para o avistamento de Quetzal resplandecente, um pássaro lindo de cauda longa e tons vibrantes de verde e vermelho.

Além dele, é possível avistar beija-flores, tucanos e diversas outras espécies. Mas se seu objetivo é avistar vida animal, é extremamente recomendável contratar um guia. Eles têm olhos “treinados” para encontrarem os bichos, além de usarem telescópios que ajudam muito na observação.

O que fazer em Monteverde - Preguiça
Preguiça no alto de uma árvore

Você também pode ver tucanos, beija-flores e muitos outros pássaros na reserva, por isso é altamente recomendável ir com um guia. Além disso, eles carregam telescópios que você pode usar para tirar fotos com seu telefone celular!

5. Tour de café, chocolate e cana de açúcar

Para finalizar sua lista com o que fazer em Monteverde, considere fazer um tour de café, chocolate e cana de açúcar. Você irá aprender sobre a história do café na Costa Rica, assim como a do chocolate e a do processo de extração do açúcar da cana. E claro, tudo com direito a degustações ao longo do passeio!

Monteverde foi fundada na década de 1950 por um grupo de quakers (um grupo religioso) vindo dos Estados Unidos. Eles vieram a Costa Rica em busca de um lugar pacífico (o país não tem exército) e devido ao clima, favorável para criação de gado leiteiro. Eles compraram 1500 hectares de terra, dos quais uma boa parte foi reservada – a que hoje se tornou a Floresta de Monteverde nos anos 70.

Chegando e circulando em Monteverde

Monteverde fica a aproximadamente 150km da capital San José. Para fazer o trajeto, você conta com algumas opções: carro alugado, transfer, transporte público ou barco-taxi.

Carro

A melhor maneira de conhecer Monteverde – e viajar por toda Costa Rica – é alugando um carro. E para visitar Monteverde, é extremamente recomendado um carro 4×4, ou pelo menos um veículo mais alto. A estrada de acesso a Monteverde não tem asfalto, e conta com muitos buracos. Na época chuvosa, a situação fica ainda mais complicada – mas não se preocupe, com o carro apropriado você não terá problemas.

Aliás, entra aqui uma ótima recomendação para sua viagem: alugar um carro da Nomad America. Nós rodamos alguns destinos da Costa Rica a bordo dessa casa sobre rodas e a experiência foi incrível! O carro vem totalmente equipado para camping, com barraca, utensílios de cozinha e diversos acessórios que tornam a aventura uma experiência bem confortável. E a melhor parte é que você resolve de uma vez duas questões: transporte e acomodação.

O que fazer em Monteverde - Nomad América
A Nomad América esteve conosco durante toda a viagem pela Costa Rica

Para alugar um carro normal, nós recomendamos a  Rentcars, um site que compara preços entre todas as locadoras e te mostra o melhor preço. Eles também facilitam o pagamento, que pode ser feito em real (sem cobrança de IOF!) e parcelado em até 12x sem juros.

Transfer

Se você não quer dirigir mas ainda quer garantir uma viagem confortável, a melhor opção é fechar um transfer. Você pode fechar um transfer compartilhado para o trecho San José – Monteverde, ou ainda um transfer de Libéria (aeroporto) para Monteverde.  

Ônibus

Se você quer economizar e tem tempo sobrando na sua viagem, poderá fazer sua viagem usando transporte público. Partindo de San José, a viagem leva cerca de 5 horas. Os ônibus partem da Ave 7, Calle 10 Terminal 7-10. Há duas saídas diárias.

Há também ônibus para Monteverde saindo de outros destinos, como Libéria e La Fortuna.

Barco-taxi

Se você estiver em La Fortuna, poderá também pegar um barco-taxi para cruzar o Lago Arenal. O trajeto leva cerca de 3 horas e há duas saídas diárias.

Circulando em Monteverde

Caso você não tenha alugado um carro para viajar para Monteverde, você poderá usar transfers – é só se informar no seu hotel. Fique atento, pois muitos tours já oferecem o transporte incluso. Há também ônibus para a Floresta de Monteverde e algumas atrações.

Mais dicas de Monteverde na Costa Rica

O que levar

Na hora de fazer as malas, não deixe de fora um bom casaco impermeável. Ainda que você não vá na estação chuvosa, é melhor garantir – porque o tempo aqui é bem úmido.

E ao contrário da maioria dos destinos na Costa Rica, aqui pode fazer frio, especialmente à noite. Portanto, vale colocar um casaco mais quentinho na mala.

Outro item importante é um tênis confortável, se for impermeável melhor ainda.

Quando ir

De uma forma geral, a Costa Rica conta com duas estações: seca e chuvosa. No caso de Monteverde, você pode esperar um período mais chuvoso e outro menos chuvoso.

Considere que o período entre janeiro e abril é a melhor época para conhecer Monteverde, sendo os meses de março e abril os mais secos.

Devido à altitude elevada, o clima por aqui se difere do restante do país, podendo ter temperaturas bem mais baixas do que em outros destinos. E considere que a chuva é uma constante no lugar, mas nem por isso você deve deixar de visitar a região.

Quanto tempo ficar

Para aproveitar bem, eu diria que 2 dias cheios é o tempo mínimo para conhecer a região e fazer as principais atividades. Em um dia você poderá visitar uma das florestas e, no dia seguinte, fazer algumas das atividades que sugerimos nesse post. Mas como você viu, há muito o que fazer em Monteverde – e você não vai se arrepender se ficar mais tempo por aqui.  

Saúde e segurança

Não esqueça: é super importante fazer um bom seguro viagem antes de embarcar para Costa Rica. Ele não é um requisito obrigatório para entrar no país, mas é extremamente aconselhável fazer um – mesmo quem não vai fazer atividades de aventura!

Para fazer a melhor contratação, recomendamos que acesse a nossa página de seguros, e por lá você consegue comparar os preços e buscar as melhores opções entre as seguradoras confiáveis. E ainda tem mais: você pode garantir até 10% de desconto usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

ENCONTRE O MELHOR SEGURO VIAGEM AQUI!

Faça uma cotação sem compromissos e conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

Curtiu nossas dicas do que fazer em Monteverde na Costa Rica? Vai colocar esse destino no roteiro?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Escrito por Adriana

37 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Você também pode gostar de ler:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

CONHECE O MIRANTE DA CABOCLA? 📷 Esse é o Mirante da Cabocla, um dos mirantes mais bonitos de Arraial do Cabo. Do alto se vê a Praia do Forno, a Praia dos Anjos e, de longe, a Praia do Farol. 👣 Você acessa o Mirante por uma trilha que começa na Prainha, passa pela Praia da Graçainha, pelo Mirante da Cabocla e termina na Praia do Forno. 👉 Vale lembrar que é extremamente recomendado fazer qualquer trilha da região acompanhados de um guia local.

⛴️ IMAGINA UM BARCO DENTRO DE UMA PISCINA!Foi exatamente o sentimento que  tivemos nesse dia. Mar calmo, quase sem vento e uma água que parecia ter sido tratada que nem a de piscina!Esse talvez tenha sido um dos dias de mar mais bonito que já pegamos em Arraial do Cabo 💙Saudade desses passeios @arraialvipturismo !

SAUDADE DE IR A PRAIA, NÉ MINHA FILHA?Assim que abrirem as praias vamos ficar o dia inteiro com a Sol na água brincando! 🐕Esse é o dog que a gente sequestrou do pai da Dri pra fazer a quarentena ficar mais leve!

NAUFRÁGIO EM ARRAIAL DO CABO? 🚢Com o vai e vem das marés, em algumas épocas do ano é possível ver a embarcação Imbetiba, que naufragou no canto da Praia Grande em 10 de setembro de 1881.O naufrágio passa a maior parte do tempo encoberto. Ele fica ali bem pertinho da areia, do lado esquerdo da praia. E é possível avistá-lo principalmente quando a água está bem clara e com a maré baixa.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!Para ela que é a melhor companhia que eu poderia ter para viver a vida que a gente sonha juntos!Esse é o nosso sexto dia dos namorados juntos. E apesar de tudo que está acontecendo no mundo, eu continuo dizendo que o nosso mundo é o melhor lugar no mundo!
Feliz dia dos namorados a todos os casais que se amam ♥️

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!