Escrito por Adriana
12 de março de 2024
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

A cidade de Caraguatatuba, mais conhecida apenas como Caraguá, fica no famoso litoral norte de São Paulo. Se você está de viagem marcada para lá, vem conferir minha lista das melhores praias de Caraguatatuba

Apesar de não ter a mesma fama que suas vizinhas Ilhabela e Ubatuba, Caraguá tem praias de todos os tipos: para surfistas, para viagens em família, para curtir com a galera ou para quem quer fugir de multidões e se conectar com a natureza. 

Melhores praias de Caraguatatuba: Camaroeiro
Essa é a Praia do Camaroeiro, ótima para passar um dia inteirinho. Foto: Alexandre Braga Mart / CC BY-SA 3.0

Além das praias, você também pode conhecer belas ilhas, que ficam bem pertinho do continente. Para conhecer outras atrações de Caraguá, não deixe de conferir o post o que fazer em Caraguatatuba, que conto em detalhes os passeios imperdíveis da cidade.

Com tantas opções de praias, sei que fica difícil decidir quais delas conhecer, né? Por isso, reuni as 10 melhores praias de Caraguatatuba para você curtir durante sua viagem, incluindo praias menos conhecidas que vão te surpreender. Confira: 

  1. Praia de Tabatinga 
  2. Praia da Mococa 
  3. Praia da Cocanha 
  4. Praia de Massaguaçu 
  5. Praia do Capricórnio 
  6. Praia Brava 
  7. Praia Martim de Sá 
  8. Prainha 
  9. Praia da Freira 
  10. Praia do Centro e do Camaroeiro 

Direto ao Ponto: Melhores praias de Caraguatatuba

  • As melhores praias para banho são a Praia da Cocanha e a Praia Martim de Sá.
  • A Praia do Centro e do Camaroeiro não são as melhores para banho mas contam com uma boa estrutura turística e vários quiosques que agitam a vida noturna em suas orlas.
  • Duas ilhas que valem a pena visitar são a Ilha do Tamanduá (na Praia de Tabatinga) e o Ilhote da Cocanha (na Praia da Cocanha).
  • Para praticar caiaque e stand up paddle, as praias mais indicadas são a Praia de Tabatinga e a Praia da Cocanha, com suas águas calmas.
  • Para surfar, recomendo a Praia de Massaguaçu e a Praia Brava.
  • A Praia da Freira é um paraíso escondido acessado somente por trilha. A praia é apaixonante e merece sua visita!

1. Praia de Tabatinga 

Localizada ao norte de Caraguá, na divisa com Ubatuba, a Praia de Tabatinga é uma das mais conhecidas da cidade. Além de um condomínio luxuoso ao lado, a estrutura turística aqui é completa, com alguns quiosques, banheiros e duchas.

Cercada de muita natureza, ela tem uma extensa faixa de areia bem clara e fininha. Suas águas são limpas e calmas, com poucas ondas. Outro atrativo é sua piscina natural, formada pelo encontro do Rio Tabatinga com o mar. É uma delícia!

Por ter águas tranquilas, a Praia de Tabatinga é perfeita para quem está viajando com crianças. É ótima também para praticar esportes náuticos como stand up paddle, kitesurf, caiaque e windsurf. Não deixe de se aventurar!

Uma das coisas que não gostei tanto por lá foi o grande volume de barcos, lanchas e jet-skis em sua orla. Muito desse movimento se deve à famosa Ilha do Tamanduá, uma ilha de natureza exuberante situada bem ali na frente.

Para conhecer a ilha, é só contratar uma das embarcações que ficam por lá. Vale a pena passar o dia curtindo o lugar, tem muito verde e águas cristalinas. A ilha também é muito buscada para a prática de mergulho e pesca esportiva.

Além da quantidade de barcos, há um grande agito de turistas, principalmente aos finais de semana e feriados. Por isso, essa pode não ser a melhor escolha de praia se você pretende relaxar e curtir a natureza.

Para os amantes das trilhas, saiba que a Praia de Tabatinga conta com vários caminhos que levam a outras praias, como a Praia da Galheta, a Praia da Figueira e a Praia da Ponta Negra, todas em Ubatuba.

Onde ficar | Apenas a 450 metros dessa praia, a Pousada Port Louis é uma boa opção para quem quer uma estadia mais sofisticada. Ela conta com quartos bem decorados, além de piscina e academia. Uma indicação de hospedagem mais econômica é o Francis Hotel Pousada, a quase 1 km da praia. A pousada oferece acomodações simples, mas com tudo o que você precisa.

2. Praia da Mococa 

Ainda na região norte da cidade, a Praia da Mococa tem um mar calmo e tranquilo, perfeito para curtir a natureza, além de uma faixa de areia mais curtinha. 

Uma das características dessa praia são suas areias mais escuras, chamadas de areias monazíticas. Nomezinho complicado, né? Mas, saiba que essa areia tem elementos químicos raros que, segundo estudos em andamento, podem ajudar no tratamento de artrite, reumatismo e outras doenças das articulações.

A parte norte da praia (lado esquerdo) é a que apresenta a melhor estrutura turística, com alguns quiosques. O chamariz desse lado é a foz do Rio Mococa, que forma uma piscina natural maravilhosa onde dá para praticar snorkeling e ver peixinhos.

Para relaxar na mais completa paz, minha dica é ficar mais ao sul da praia (lado direito), onde quase não tem pessoas. Se der sorte, você ainda encontra umas tartarugas nas pedras que fazem divisa com a Praia da Cocanha (a próxima da lista). O único porém é que, desse lado, não há quiosques ou qualquer outra estrutura turística.

Na verdade, a Praia da Mococa é a mais próxima da Ilha do Tamanduá, mas você vai encontrar mais opções de embarcações para fazer a travessia na Praia da Tabatinga mesmo, que serve de marina.

Outra dica de ouro é: passe repelente! Nessa praia tem muitos borrachudos e você não quer ficar se estressando com eles, não é mesmo?

Onde ficar | Por aqui, não há opções de pousadas ou hotéis. Para ficar próximo dessa praia, sugiro que você se hospede perto da Praia da Tabatinga ou da Praia da Cocanha.

3. Praia da Cocanha 

Muito procurada pelos turistas, a Praia da Cocanha é uma das mais lindas de Caraguatatuba. E não é difícil entender o porquê: ela tem um mar azul cristalino e areia fofinha, cercado pela beleza da Mata Atlântica. O cenário se completa com o Rio Gracuí que faz divisa com a Praia de Massaguaçu (a próxima da lista).

Ela é perfeita para a prática de mergulho, stand up paddle e caiaque. Por lá, você também pode contratar um divertido passeio de ski-banana (que eu conheço mais pelo nome de banana boat). Ah, lá ainda tem uma rede de vôlei.

Melhores praias de Caraguatatuba: Praia da Cocanha
O Rio Gracuí passando pela areia da Praia da Cocanha. Ao fundo, o ilhote. Foto: Fernando Druziani / CC BY-SA 3.0

No geral, essa é uma boa praia para crianças e idosos, mas fique de olho, alguns dias o mar está mais agitado, o que requer mais cuidado. 

Uma curiosidade é que, de acordo com a prefeitura de Caraguá, na Praia da Cocanha fica a maior Fazenda de Mexilhão do estado de São Paulo.

Um dos destaques da praia, com certeza, é o Ilhote da Cocanha, um pedaço de natureza intocada com uma rica fauna marinha. E, por isso mesmo, é muito procurada para mergulho. 

Dá para chegar até o ilhote de barco ou caiaque. Te garanto que vale a pena o passeio. A ilha tem uma trilha bem legal e um restaurante especializado em frutos do mar.

Onde ficar | Nessa região, minha dica de hospedagem é a Pousada Sol e Cia, bem na areia da Praia da Cocanha. Ela é perfeita para quem quer economizar e ainda ficar pertinho de uma das melhores praias de Caraguatatuba.

4. Praia de Massaguaçu 

A Praia de Massaguaçu é uma praia de tombo conhecida por suas ondas fortes. A vista de lá é espetacular. Com certeza, é uma das praias mais bonitas que visitei em Caraguá. 

O mar cristalino se mescla com o azul do céu formando uma paisagem de tirar o fôlego. Ao fundo, Ilhabela e outras ilhas menores embelezam ainda mais o cenário.

Por aqui, o mar agitado é perfeito para surfar e praticar bodyboard. A correnteza é bem forte, viu? Apesar de lindíssimo, é um lugar perigoso para crianças e pessoas que não saibam nadar.

Melhores praias de Caraguatatuba: Praia de Massaguaçu
As ondas da Praia de Massaguaçu. Foto: Larry LaRose / CC BY-SA 3.0

Além do surf, essa praia é uma das melhores para a prática de pesca de arremesso. Acontecem até competições dessa modalidade por lá.

Aproveite o passeio para caminhar ao longo de seu calçadão enquanto curte a brisa do mar. O espaço também conta com ciclovia. A estrutura ao redor da praia é completa, com várias opções de restaurantes, pousadas e comércios.

Onde ficar | A apenas 100 metros da praia, está o Hotel Pousada Vivendas do Sol e Mar, com uma excelente piscina e quartos bem confortáveis. Já a Pousada Encanto Sol & Mar fica a 200 metros, mas é uma delícia de hospedagem e bem romântica, e além das piscinas principais na área de lazer, há quartos com piscina na sacada, uma maravilha!


5. Praia do Capricórnio  

Colada à Praia de Massaguaçu, a Praia do Capricórnio também é uma praia de tombo. Por sua forte correnteza, não é muito recomendada para banhistas. Por outro lado, é uma praia muito procurada pelos praticantes de surf e da pesca com linha.

O ponto alto da praia é a Lagoa Azul, uma piscina natural formada pela foz do Rio Jetuba. Com águas limpinhas, ela é separada do mar por um banco de areia. O movimento de turistas é tranquilo, dá para curtir a natureza numa boa.

Apesar de não ser uma praia boa para banho, vale a pena fazer um piquenique por lá num fim de tarde e apreciar a beleza do pôr do sol à beira do mar. Você não vai se arrepender!

Antes de ir, saiba que não há nenhuma estrutura de quiosque, então leve sua própria água e lanchinhos. Ao ir embora, não esqueça de recolher seu lixo!

Onde ficar | A apenas 500 metros da praia, o EccO Capricornio é uma pousada maravilhosa. Ela conta com piscina, jardins e chalés super completos com cozinha, lavanderia e varanda com rede para relaxar. Já a Pousada Pé na Areia, como já disse o nome, fica aos pés da Praia do Capricórnio, em um ambiente super tranquilo, com piscina e quartos com vista para o mar, além de ser cercada pela natureza local.

6. Praia Brava 

A Praia Brava, como o nome já diz, é brava mesmo! Com ondas e correntezas fortes, é o lugar perfeito para surfistas. Com uma vegetação verdinha em formato de concha abraçando seu mar azul, essa é uma das praias mais lindas de Caraguá.

Ela é acessada a partir da Praia Martin de Sá (a próxima da lista) por uma trilha de 20 minutos em meio à Mata Atlântica, passando pelo Rio Guaxinduba. A caminhada é recompensada pela visita maravilhosa do Mirante da Praia Brava.

Por ficar mais escondida, essa praia é um paraíso deserto! Só tome cuidado com suas águas agitadas, que não são recomendadas para banho. 

Além disso, não há nenhuma estrutura de quiosques ou restaurantes ao redor. Então leve tudo o que você precisar para passar o dia por lá.

Onde ficar | Não há pousadas na Praia Brava. O melhor é se hospedar nas praias ao redor, como a Praia do Capricórnio e a Martim de Sá.

7. Praia Martim de Sá 

Sendo uma praia urbana, a Praia Martim de Sá tem uma das melhores estruturas turísticas de Caraguá. Além de vários quiosques, por lá você tem acesso a diversos restaurantes, lanchonetes, padarias, sorveterias e outros comércios.

Cercado por prédios e com vista para ilhas ao redor, o mar por aqui é azul esverdeado e tem áreas mais tranquilas e outras com ondas mais agitadas. Se procura águas mais calmas, minha dica é ficar mais à esquerda, onde o mar se encontra com o Rio Guaxinduba e forma uma piscina natural deliciosa.

A Praia Martim de Sá é bem movimentada e agitada, com muitas famílias e grupos de amigos. Por isso, não é o melhor lugar para relaxar e curtir a paz da natureza.

A diversão por lá é garantida! Há pontos de aluguel de prancha para surf e stand up paddle e também de caiaques. Também recomendo os passeios de escuna e de banana boat. A praia ainda conta com rede de vôlei e futevôlei.

Não deixe de caminhar por seu charmoso calçadão com coqueiros, especialmente à noite quando a vida noturna se agita nos quiosques locais.

Onde ficar | A Pousada Villa Del Mare é uma das mais procuradas nessa região e oferece uma hospedagem maravilhosa, com quartos bem confortáveis e uma piscina com bar. E o melhor de tudo é a localização: ela fica a apenas 150 metros da praia. Já a Pousada Morada do Arquiteto fica um pouco mais afastada – são 900 metros até a praia – mas ainda sim vale muito a pena. Ela conta com uma ótima estrutura, piscina, quartos com cozinha e um café da manhã dos deuses.

8. Prainha 

Com águas tranquilas e rasas, a Prainha é o lugar perfeito para quem viaja com crianças. Como o nome já adianta, ela é pequena mesmo. Apesar do tamanho, sua estrutura atende bem aos turistas, com quiosques, restaurantes e bares ao redor.

Minha dica é chegar cedo pois ela lota bastante, principalmente aos finais de semana e feriados. Quando fui a água estava limpinha e dava para nadar de boa, mas vale conferir porque às vezes ela fica imprópria para banho.

A Prainha abriga a famosa Pedra do Jacaré, um costão de pedras que tem esse nome por ter o formato do animal. Ela é acessada por uma pequena trilha, super tranquila. De lá, você pode curtir um visual incrível do mar e da orla de Caraguá. O lugar também é ótimo para pescar. Vale a pena conhecer!  

Mais ao sul, há outra trilha pelas pedras que leva à Praia do Garcez e à Pedra da Freira (que falarei mais pra frente), também muito conhecida e visitada.

Onde ficar | Não há muitas opções por aqui. Os hotéis e pousadas mais próximos ficam na praia vizinha, a Praia Martim de Sá.

9. Praia da Freira 

Oficialmente chamada de Praia do Garcez, a Praia da Freira é mais uma praia delicinha para curtir em Caraguá. Seu nome vem da Pedra da Freira, uma formação rochosa que lembra uma freira de joelhos olhando para o mar.

Com apenas 50 metros de extensão, essa praia é um paraíso escondido. Isso porque ela só pode ser acessada a pé. A trilha principal pelo Morro da Pedreira é bem tranquila e toda pavimentada. Também dá para chegar pela Prainha ou pela Praia do Camaroeiro.

Melhores praias de Caraguatatuba: Praia da Freira
A formação rochosa que deu o nome à Praia da Freira

Suas águas são limpas e tranquilas, perfeitas para mergulhar e praticar esportes, como stand up paddle e caiaque. A vista dá um show à parte, especialmente ao pôr do sol. Não é à toa que ela é muito procurada para ensaios fotográficos.

A única estrutura turística por lá é uma casa de pescadores que serve como quiosque. O melhor é levar sua própria água e lanchinhos. Outra dica é chegar cedo, pois depois que a maré sobe não há espaço para sentar na areia, só nas pedras.

Onde ficar | Não há nenhuma estrutura de hotéis ou pousadas nessa praia.

10. Praia do Centro e do Camaroeiro 

Localizadas no centro de Caraguá, as praias do Centro e do Camaroeiro são contínuas e seguem até o Rio Santo Antônio, que fica ao sul. Por serem praias urbanas, não são próprias para banho. O agito por aqui é na orla mesmo.

Com mar raso e calmo, a Praia do Centro tem um calçadão maravilhoso para caminhar enquanto sente a brisa do mar. A estrutura por lá é completíssima, com quiosques, barzinhos, restaurantes, sorveterias e feira de artesanato ao redor. 

Melhores praias de Caraguatatuba: Praia do Centro
As diversas atrações espalhadas pela Praia do Centro. Foto: Larry LaRose / CC BY-SA 3.0

Essa é uma ótima praia para visitar em família, já que abriga um parque de diversões. Por lá, ainda encontrei campos e quadras de esportes, além de uma pista de skate e academia ao ar livre.

Ah! Por aqui rolam vários eventos, como os shows do Festival de Verão. É a região mais movimentada de Caraguá! O agito acontece de dia e a noite também.

Já a Praia do Camaroeiro é super indicada para comprar peixes frescos. É ali que os barcos pesqueiros ficam atracados e onde funciona o entreposto de pesca. Inclusive, todos os anos acontece o Festival do Camarão nessa praia – já deu pra entender o porquê do nome, né?

Melhores praias de Caraguatatuba: Praia do Camaroeiro
Uma parte da Praia do Camaroeiro. Foto: Nancy Ayumi Kunihiro / CC BY-SA 4.0

Não deixe de caminhar pelo píer, onde você vai encontrar algumas pessoas pescando, e admirar a vista do mar cheio de barcos. O pôr do sol por lá é um charme só!

Onde ficar | Bem em frente a Praia do Centro, o Hotel Jangada Flat Service tem uma estrutura bem moderna, com área de lazer com piscina, banheira de hidromassagem e academia. Outra opção é o Hotel Litoral Norte, que também fica na frente da praia e conta com piscina aquecida, salão de jogos e área para as crianças. Já o Casa Grande Hotel Pousada fica a 150 metros do centro e oferece quartos mais simples, além de piscina, jardim e um ótimo café da manhã.

Outras praias de Caraguatatuba 

Tem mais alguns dias em Caraguá? Aproveite para conhecer as praias localizadas no final do centro e no sul da cidade. Elas costumam ser menos procuradas por sua areia acinzentada mas, ainda assim, a paisagem vale a visita!

Listei as demais praias de Caraguá aqui:

Praia do Indaiá 

Pertinho do centro de Caraguá, a Praia do Indaiá tem uma ampla faixa de areia, bem arborizada, e mar calmo. E, por isso mesmo, é uma boa opção de praia para ir com crianças.


Além de um calçadão movimentado, ela tem uma boa estrutura de quiosques. A vida noturna por ali é agitada pelo movimento nos barzinhos.

Essa praia também é muito procurada para esportes mais radicais por ter uma pista de Bicicross e outra de Pouso de Ultraleves.

Praia Pan Brasil ou Aruan 

Outra praia com águas calmas, a Praia Pan Brasil – ou Praia de Aruan – também é bem indicada para quem viaja com crianças. Seu nome Aruan vem do tupi “calmo, manso e pacífico”, significado que resume bem a experiência nessa praia.

A Praia Pan Brasil tem uma boa infraestrutura de quiosques e várias sombras de árvores para descansar. Aproveite para caminhar pelo calçadão enquanto observa a vista do mar com Ilhabela ao fundo.

Praia das Palmeiras 

Com águas calmas, a Praia das Palmeiras é ótima para ir com crianças. Sua areia é escura, mas não se engane: a água é limpa e rasa, com ondas bem pequenas. Ela é dividida da Praia do Pan pela foz do Rio Lagoa, onde você pode ver de perto o mangue.

Melhores praias de Caraguatatuba: Praia das Palmeiras
Pôr do sol na Praia das Palmeiras. Foto: Marcelo Lander / CC BY-SA 3.0

Com uma boa estrutura de quiosques, essa é uma praia perfeita para passar o dia com a galera, fazer uma caminhada, jogar futebol ou vôlei na areia.

Praia do Romance 

Procurando uma praia para praticar esportes? A Praia do Romance é o lugar ideal. Sua areia acinzentada é perfeita para praticar corrida, futebol, vôlei de praia ou frescobol. 

Essa praia também é ótima para quem quer sossego, já que fica mais longe do centro e recebe menos turistas. O mar por lá segue no mesmo clima: calmo e quase sem ondas.

Praia das Flecheiras 

A Praia das Flecheiras é outra boa escolha de praia para praticar esportes, como futebol e vôlei. Apesar de ter banhistas, não é uma das melhores praias para banho por conta de sua areia escura. 

O melhor aqui é encontrar uma sombra e ficar admirando a paisagem enquanto experimenta alguma porção dos bons quiosques que se encontram por lá.

Praia Porto Novo 

Última praia de Caraguá antes de São Sebastião, a Praia de Porto Novo, geralmente, não é própria para banho, mas você pode se arriscar. A faixa de areia por lá é acinzentada e compacta.

Melhores praias de Caraguatatuba: Praia Porto Novo
A areia acinzentada da Praia de Porto Novo. Foto: Luciana Ferreira / CC BY-SA 3.0

Ainda assim, vale a visita para caminhar e observar a fauna local. Minha dica é curtir a tarde por lá e assistir ao pôr do sol, a vista é incrível!

Mas afinal, quantas praias tem em Caraguatatuba?  

Caraguatatuba tem, ao todo, 17 praias, de acordo com a Secretaria de Turismo da cidade. Além das praias, Caraguá ainda conta com a Ilha do Tamanduá, o Ilhote da Cocanha e a Lagoa Azul (que fica na Praia do Capricórnio).

Como você viu, tem sol e mar para todos os tipos e gostos: praias para relaxar, tomar um bom banho de mar, brincar com a criançada ou praticar esportes como surf, stand up paddle, windsurf e kitesurf, além de curtir aquele futebol ou vôlei de areia.

Depois de ver as melhores praias de Caraguá, você já sabe qual é a sua preferida? 

O que não faltam em Caraguá são praias pra você curtir um belo dia de sol, relaxar em águas calmas ou curtir nos badalados quiosques e restaurantes distribuídos por suas orlas.  

Por aqui, você consegue conhecer desde as praias mais urbanizadas até as mais desertas com o verdinho da Mata Atlântica se misturando com o tom de azul do mar. Mas, e aí, já sabe qual a sua preferida? Conte aqui nos comentários!

Aproveite e veja também:

Foto em destaque: Nancy Ayumi Kunihiro / CC BY-SA 4.0

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário