Escrito por Adriana
14 de março de 2024
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Localizado no litoral norte de São Paulo, o arquipélago de Ilhabela é um destino apaixonante rico em cultura e belezas naturais.

Não é à toa que esse é um dos lugares mais bonitos do litoral brasileiro. Com paisagens que mesclam os tons azuis do mar com o verde da Mata Atlântica preservada, suas praias paradisíacas encantam a qualquer um.

Ilhabela também não decepciona os amantes do ecoturismo, com trilhas, cachoeiras e piscinas naturais deslumbrantes que valem a pena ser exploradas.

O que fazer em Ilhabela: Ilha das Cabras
Ilha das Cabras, um lugar perfeito para a prática de mergulho em Ilhabela

Conhecida como Capital Nacional da Vela, Ilhabela é referência nesse esporte náutico, inclusive internacionalmente, já que a cidade é palco do maior evento de vela da América Latina.

Além de sua natureza exuberante, a ilha surpreende com sua história que remonta à época do Brasil Colônia e sua rica cultura e culinária caiçara. Isso sem falar de sua aconchegante rede hoteleira e vida noturna bem agitada.

Uma coisa é certa: não vai faltar o que fazer em Ilhabela. Para você se apaixonar pela ilha, assim como eu, fiz uma seleção criteriosa dos melhores passeios de Ilhabela. Pronto para embarcar nessa viagem? 

  1. Praias 
  2. Piscina Natural de Ilhabela
  3. Passeio de escuna 
  4. Mergulho 
  5. Trilhas e Cachoeiras
  6. Pico do Paebi
  7. Mirantes
  8. Vila 

Direto ao Ponto: Ilhabela

  • As praias de Ilhabela se dividem entre lado sul, norte e leste. Algumas das minhas preferidas estão do lado sul, sendo todas acessíveis por carro, com destaque para a Praia Ilha das Cabras e a Praia do Curral.
  • Não deixe de visitar as praias do lado leste da ilha, acessadas por barco. Fechei um passeio para a Praia de Castelhanos e outro para a famosa Praia do Bonete.
  • O mar de Ilhabela tem uma fauna marinha riquíssima. Para os iniciantes, os mais indicados são o mergulho na Praia da Fome e o mergulho no Santuário Ecológico Marinho da Ilha das Cabras.
  • Ilhabela é cortada por trilhas cheias de belezas naturais, incluindo cachoeiras deliciosas. As que eu mais gostei de ter conhecido foram a Cachoeira do Veloso, a Cachoeira da Toca e a Cachoeira da Água Branca.
  • Para se impressionar com as paisagens belíssimas do mar azul com montanhas ao fundo, inclua uma visita a alguns dos mirantes de Ilhabela. Os mirantes do Piúva e dos Barreiras são super acessíveis e tem um letreiro para fotos.
  • Uma parada obrigatória no seu roteiro deve ser a Vila, que é o centro histórico de Ilhabela. Por lá, compre uma lembrancinha e prove da culinária caiçara.
  • Na hora de se hospedar, aposte na boa localização da Pousada Recanto da Villa, no centro. Se busca uma pousada pé na areia, indico a Pousada Refugio da Harmonia.

1. Praias em Ilhabela 

Conhecida por seu litoral paradisíaco, Ilhabela oferece nada menos do que 42 praias, com sol e mar para todos os gostos e estilos de viajante. 

No arquipélago, você vai encontrar desde praias badaladas, com ótimas estruturas turísticas e quiosques de dar água na boca, até as mais desertas, cercadas de muita natureza – minhas preferidas!

Já escrevi sobre as melhores praias de Ilhabela, mas, nesse post, listei as 10 principais que você não pode deixar de fora do seu roteiro! 

Importante | Ilhabela é conhecida por seus borrachudos que fazem belos estragos na pele. Minha dica de ouro é não economizar no repelente, de preferência da marca nativa da ilha, o Citroilha, que é bem forte.

1.1. Praia do Jabaquara 

Considerada por muitos a praia mais bonita de Ilhabela, a Praia do Jabaquara é pequena, mas cheia de belezas naturais. A começar por seus dois riachos, um de cada lado da praia. Um deles forma uma deliciosa piscina de água doce.

Ela é a última praia acessível de carro no lado norte de Ilhabela. Também é possível chegar até lá de barco, com passeios que partem da Praia do Perequê.

O que fazer em Ilhabela: Praia do Jabaquara
A paradisíaca Praia do Jabaquara

Apesar da praia ser de tombo, o mar por aqui é tranquilo e tem águas cristalinas, com um tom de azul impressionante. Do seu lado direito, pedras esculpidas pelo tempo compõem o cenário paradisíaco.

Outro destaque do lugar é seu mirante com uma vista de tirar o fôlego. Ele fica um pouquinho antes da entrada da praia e vale a pena a parada para uma foto.

O que fazer em Ilhabela: Rio Jabaquara
O rio que deságua no mar. Essa pedra sempre está presente nas fotos!

A praia conta com uma boa estrutura turística, com quiosques, banheiros e ducha. Por lá, você também vai ver casas caiçaras integradas à natureza. 

Ah, o contato com a natureza aqui é intenso, o que significa: muito pernilongos! Não se esqueça do repelente.

1.2. Praia da Fome 

Ainda no lado norte de Ilhabela, a Praia da Fome é uma das melhores para a prática de mergulho. Suas águas são cristalinas e as árvores ao redor oferecem boas sombras para relaxar.

A melhor forma de acessar a Praia da Fome é de barco ou escuna, com passeios que partem da Praia do Perequê, geralmente. Também dá para chegar por uma trilha de cerca de 1h40 partindo da Praia do Jabaquara.

O que fazer em Ilhabela: Praia da Fome
A Praia da Fome tem umas das águas mais transparentes de Ilhabela. Foto: Priscila Mayumi de Souza / CC BY-SA 3.0

Segundo o site da prefeitura, seu nome curioso se deve aos náufragos famintos que paravam por lá. Conta a história também que a praia teria abrigado uma fazenda de engorda para negros escravizados que chegavam da África no século 19.

Apesar das histórias tristes, o clima por lá é maravilhoso. A praia tem um gracioso coqueiro deitado que é super requisitado para fotos. Um casarão colonial embeleza ainda mais o lugar.

1.3. Praia do Bonete 

A Praia do Bonete é, simplesmente, uma das mais bonitas do Brasil. E nem sou que estou falando, hein. Ela foi eleita entre as mais lindas do país pelo renomado The Guardian, um dos jornais mais importantes do Reino Unido.

Situado no lado leste de Ilhabela, a praia faz jus à sua fama. Com sua faixa de areia de 600 metros rodeada de árvores chapéus-de-sol, a Praia do Bonete ostenta uma Mata Atlântica selvagem e um mar azul apaixonante.

O que fazer em Ilhabela: Praia do Bonete
Imagina que delícia sentar nessas cadeiras e admirar todo esse visual da Praia do Bonete?

Por estar em mar aberto, as ondas de lá são bem fortes, para a alegria dos surfistas. Além do mar agitado, a praia ainda abriga trilhas que levam a duas cachoeiras: a Cachoeira do Areado e a Cachoeira da Laje.

Um dos motivos que fazem a Praia do Bonete ser um paraíso escondido é o acesso até lá que só pode ser feito de barco ou por uma trilha de 12 km, de nível avançado, pelo Parque Estadual de Ilhabela.

Além de belezas naturais, o lugar também é rico em cultura por ter uma comunidade caiçara bem estruturada. Eles mantêm hospedagens e restaurantes de alto nível no local.

Para aproveitar melhor o lugar, minha dica é passar uma noite por lá. Inclusive, a Pousada Canto Bravo, com ares mais rústicos, e a charmosa Pousada da Rosa são boas opções de hospedagem na Praia do Bonete. 

Dica | Para conhecer a Praia do Bonete, contratei esse passeio de barco. O tour inclui também a Praia de Indaiaúba e dura o dia todo.

1.4. Praia de Castelhanos 

Também no lado leste da ilha, a Praia de Castelhanos é a maior praia de Ilhabela, com 1,7 km de extensão. Suas areias branquinhas são agraciadas por um mar de águas cristalinas.

A melhor vista da praia é a partir do Mirante do Coração, onde a vista da orla tem um formato de coração, super charmoso. O lugar também oferece trilhas para a Praia Mansa e a PraiaVermelha, além de acesso à Cachoeira do Gato.

O que fazer em Ilhabela: Praia de Castelhanos
A Praia de Castelhanos é aquela praia quase deserta, digna de cena de filme. Foto: Iuri bertolini / CC BY-SA 4.0

Lar de uma comunidade caiçara, a praia tem uma boa estrutura de restaurantes, bares e campings gerenciados pelos próprios moradores de lá.

Adianto que o acesso a esse paraíso é bem complicado. É preciso ir de carro 4×4 pois a estrada é bastante acidentada. Várias agências de turismo oferecem o passeio, inclusive de barco. Para os mais aventureiros, é possível fazer uma trilha de 15 km de nível difícil pelo Parque Estadual de Ilhabela.

Dica | Para chegar até lá, fechei esse passeio de barco à Praia de Castelhanos. Com 8h de duração, o roteiro também inclui a Praia da Fome e a Praia Saco do Eustáquio. Valeu super a pena!

1.5. Praia Ilha das Cabras 

Originalmente chamada de Praia das Pedras Miúdas, a Praia Ilha das Cabras é o lugar perfeito para prática de mergulho e snorkeling.

O que fazer em Ilhabela: Ilha das Cabras
Vista da Ilha das Cabras diretamente da praia.

Isso porque a praia fica a poucos metros da Ilha das Cabras, que abriga um Santuário Ecológico Marinho com inúmeras espécies de peixes, estrelas do mar, corais, tartarugas e cavalos-marinhos. Lá no fundo, a 7 metros de profundidade, tem até uma estátua de Netuno.


Localizada no lado sul da ilha, essa praia tem disputadíssimos 50 metros de faixa de areia e um mar em tom azul esverdeado. Suas águas são calmas, perfeitas para relaxar.

Além de ser de fácil acesso e perto da balsa, a praia tem bar e restaurante ao redor, além de uma agência de aluguel de caiaque e prancha para stand up paddle.

1.6. Praia da Feiticeira 

No lado sul da ilha, a Praia da Feiticeira é uma praia tranquila para curtir em família. Um dos destaques da praia é seu casarão neocolonial, antiga sede da Fazenda São Mathias.

Reza a lenda que o nome da praia se deve à antiga dona do casarão que enriqueceu com o comércio ilegal de escravizados. Com medo de ser saqueada por piratas, a mulher enterrou todo seu tesouro com a ajuda dos escravizados e, em seguida, tirou a vida deles para que não revelassem o local.

O que fazer em Ilhabela: Praia da Feiticeira
A Praia da Feiticeira e ao fundo, o casarão colonial. Foto: Carlos Maciel / CC BY-SA 3.0

Por ficar sozinha, a mulher acabou enlouquecendo e nunca mais foi vista, ficando conhecida pelos pescadores locais como “feiticeira”. Daí o nome Praia da Feiticeira.

Apesar da história macabra, o lugar tem um cenário de filme. Com 250 metros de faixa de areia, a praia é cercada por coqueiros e pedras e tem um deck bem bonito para tirar fotos.

A Praia da Feiticeira é de tombo mas suas águas são tranquilas e cristalinas, perfeitas para mergulhar e ver peixinhos e tartarugas marinhas.

1.7. Praia do Julião 

Uma das praias mais tranquilas de Ilhabela, a Praia do Julião é cercada pela Mata Atlântica preservada. Ela fica um pouco mais escondida, já que é acessada por uma trilha pavimentada de 300 metros.

Com águas calminhas, é outra praia ótima para mergulho e observação da vida marinha. Um diferencial daqui são as pedras submersas no mar que formam piscinas naturais.

O que fazer em Ilhabela: Praia do Julião
Pedras que compõem o cenário da Praia do Julião. Foto: Mauro Cicarelli

Ah, o pôr do sol por aqui é bem bonito. Vale a pena ficar até o final de tarde para assistir a esse espetáculo da natureza!

A Praia do Julião tem uma boa estrutura de quiosques para atender aos turistas, com destaque para o Bar Prainha do Julião, um dos mais elogiados por lá.

1.8. Praia Grande 

Como já é de se imaginar, a Praia Grande é uma das maiores praias da ilha, com uma faixa de areia de 600 metros – o que ainda é bem pequeno em comparação com outras praias do litoral norte paulista, né? 

Com águas calmas e cristalinas, ela é uma boa praia para a prática de mergulho, caiaque e stand up paddle. Essa é uma praia de tombo, então vale ter atenção, especialmente com crianças. 

Do lado esquerdo da praia, há um píer rodeado de pedras que rende belas fotos e onde a molecada adora pular. Do outro lado, encontrei um rio que deságua no mar e pedras que dão acesso à Praia do Julião.

Outro cenário charmoso por lá é da Capela de São Benedito. E, falando em charme, o pôr do sol da Praia Grande é lindíssimo.

A estrutura turística da Praia Grande é excelente. Ela tem bons quiosques, banheiro, ducha, quadra poliesportiva e parquinho. 

Por aqui, ainda tem ótimas opções de hospedagem. A Pousada Refugio da Harmonia fica a 300 metros da praia e com uma piscina no terraço delícia! 

1.9. Praia do Curral 

Ao sul de Ilhabela, a Praia do Curral é uma das praias mais badaladas do destino – e uma das mais lindas também. A animação por aqui é garantida, viu?

Cheia de jovens e muita música, essa praia é bastante movimentada. Já aviso que não é o melhor lugar se você procura paz e sossego.

O que fazer em Ilhabela: Praia do Curral
Pedras no canto esquerdo da Praia do Curral. Foto: Lucas Molina / CC BY-SA 4.0

Do lado direito, ficam as cadeiras e guarda-sóis do DPNY Beach Hotel & SPA, um hotel luxuoso à beira-mar. Do outro lado, encontrei a Capela de Santa Cruz, que oferece uma bela vista da orla. 

Ah, vale a pena ficar na praia até o fim de tarde para contemplar o sol se pondo no horizonte. A paisagem é maravilhosa!

A estrutura da praia é perfeita, com muitos quiosques e vendedores ambulantes, banheiros e ducha de água doce para tirar o sal do corpo. Aqui, também há agências que oferecem passeios de lancha e banana boat, além de aluguel de caiaque e prancha de stand up paddle.

1.10. Praia do Veloso 

Ao lado da agitada Praia do Curral, a Praia do Veloso é a última praia no sul de Ilhabela que é acessível de carro. Ela é muito frequentada pelos moradores locais.

A Praia do Veloso é uma das praias mais buscadas pelos mergulhadores. O motivo se encontra no fundo do mar: os restos do navio Aymoré, naufragado em 1920.

Com areias mais escuras e mar calmo, essa praia é super tranquila. Do lado esquerdo a sombra é garantida por uma enorme mangueira.

Pertinho dali, fica a Cachoeira do Veloso, uma das mais bonitas da ilha. Outro ponto turístico muito buscado nas redondezas é a Piscina Natural de Ilhabela, que recomendo acessar com guia.

Se você está fazendo uma viagem a dois, essa praia tem um ar bem romântico, principalmente pra admirar o pôr do sol. 

Por aqui, encontrei poucas opções de quiosques, então é uma boa ideia levar lanchinhos e água ou recorrer à sua vizinha, Praia do Curral. A Pousada Cantinho D’Abrantes é uma ótima hospedagem para curtir uma piscina com vista pra o mar.

2. Piscina Natural de Ilhabela

Uma beleza natural quase escondida no arquipélago, a Piscina Natural de Ilhabela ganhou fama graças às redes sociais, já que apresenta um cenário para lá de instagramável. 

Rodeada por pedras enormes, a piscina natural tem um tom de azul esverdeado fascinante. Ao chegar lá, não é difícil entender o porquê de sua popularidade. O lugar é realmente lindo!

A piscina se localiza depois da Praia do Veloso. O acesso de carro ou de ônibus é tranquilo. Chegando lá, há uma trilha curta e pavimentada que passa por dentro de um condomínio. A partir daí, o caminho se complica um pouquinho, pois é preciso passar por um pequeno trecho de pedras grandes.

Sendo sincera, sofri bastante para atravessar as pedras, além de ter sido atacada por muitos borrachudos. Uma amiga foi com guia e teve uma experiência bem mais tranquila, já que o guia, literalmente, sabia o caminho das pedras, rs. Então, minha dica é: vá com guia e passe muito repelente!

Depois das pedras, é só seguir um caminho de madeira e chegar a esse pedaço de paraíso recém-descoberto pelos turistas em Ilhabela.

3. Passeio de escuna 

Em Ilhabela, não deixe de fazer um passeio de escuna para conhecer as praias paradisíacas do lado leste da ilha, como a Praia de Castelhanos e a Praia do Bonete.

O que fazer em Ilhabela: Praia do Bonete
A Praia do Bonete faz parte de alguns roteiros de passeio de escuna.

De barco é a forma mais viável de se chegar a essas praias. Então, vale super a pena fechar um passeio para se encantar por essa região do arquipélago. Tenho duas opções para te indicar:

Passeio de barco para as praias da Fome, Eustáquio e Castelhanos

Com duração de 8h, é um dos passeios mais completos da região. O roteiro inclui paradas de 30 minutos nas águas cristalinas da Praia da Fome e da Praia Saco do Eustáquio. Depois, há uma parada de 3h na deslumbrante Praia de Castelhanos

O passeio parte da Praia do Perequê e, como você viu, dura um dia inteiro. Confira valores e faça sua reserva.

Passeio de barco às praias do Bonete e Indaiaúba

Outro passeio que dura o dia todo, o tour começa com uma parada na bonita Praia de Indaiaúba, onde dá para mergulhar e ver peixinhos com snorkel. Depois, o barco parte para a famosa Praia do Bonete, uma das mais bonitas do Brasil.

Com 7h30 de duração, esse passeio também tem como ponto de partida a Praia do Perequê. Confira valores e faça sua reserva.

4. Mergulho em Ilhabela  

Para quem ama mergulho, assim como eu, Ilhabela é um verdadeiro paraíso. Isso porque a vida marinha da ilha é riquíssima, com diversas espécies de peixes, estrelas marinhas, tartarugas, cavalos-marinhos, raias, polvos e corais. 

O que não falta por aqui são pontos de mergulho em ilhas, grutas submersas e até mesmo naufrágios. Para mergulhadores mais avançados, também há lugares onde é possível avistar baleias e golfinhos. 

O quefazer em Ilhabela: Peixes
Cardume de peixes sargentinhos, típicos em Ilhabela. Foto: LucasZanetti / CC BY-SA 4.0

Separei os principais pontos de mergulho em Ilhabela para você conhecer:

  • Ilha das Cabras | conhecida por seu Santuário Marinha Ecológico, é um dos pontos de mergulho mais populares, especialmente para iniciantes. Você pode reservar o passeio com alguma agência na orla da praia de frente com a ilha. Veja também a opção de mergulho noturno na Ilha das Cabras.
  • Praia da Fome | com águas transparentes e uma vida marinha incrível, é um dos locais mais indicados para quem vai fazer o mergulho pela primeira vez. Feche o seu batismo de mergulho em Ilhabela.
  • Grutas da Ilha dos Búzios | é repleta de grutas, fendas, enormes pedras, cânion e passagens submarinas que lembram um labirinto. Se já tem experiência com mergulho ou é bem aventureiro, vai adorar esse ponto.
  • Ilha Vitória | o mergulho por aqui pode ser praticado tanto para iniciantes quanto para os mais avançados – que nesse caso, poderão conhecer zonas mais profundas e avistar baleias e golfinhos.   
  • Naufrágios | com quase 30 navios naufragados, Ilhabela é considerada um dos maiores cemitérios de navios da costa do Brasil. O navio espanhol Príncipe das Astúrias é um dos maiores naufrágios na ilha, que afundou em 1916. Confira as opções de mergulho nos barcos naufragados em Ilhabela.

5. Trilhas e Cachoeiras 

Com mais de 80% de sua área preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela, a ilha se destaca no ecoturismo. Por aqui, o que não faltam são atividades para apreciar a riqueza da fauna e flora da Mata Atlântica.


Para os amantes de trekking, Ilhabela tem diversas trilhas que oferecem paisagens belíssimas e levam a cachoeiras perfeitas para um banho refrescante. 

E não são poucas quedas d’água, viu? Ilhabela tem mais de 360 cachoeiras registradas – praticamente uma para cada dia do ano!

Agora, calce seu tênis e passe bastante repelente, pois vamos conhecer as principais trilhas de Ilhabela

5.1. Trilha da Cachoeira dos Três Tombos 

Pertinho da Praia da Feiticeira, a Cachoeira dos Três Tombos tem esse nome por conta de suas três quedas d’água em sequência. 

A cachoeira forma poços de águas geladas perfeitas para um mergulho. É uma pena que, quando visitei, uma das quedas d’água estava interditada por risco de desmoronamento de pedra.

Com cerca de 700 metros ida e volta, a trilha é super tranquila e autoguiada. Com uma boa estrutura de corrimãos e banheiros, é indicada para crianças e idosos.

Ah, o lugar é ótimo para birdwatching – observação de pássaros. Por lá, você pode avistar papagaios, tucanos e sabiás. 

5.2. Trilha da Cachoeira do Veloso 

Uma das mais populares de Ilhabela, a Cachoeira do Veloso tem uma bela queda d’água de 90 metros de altura. É um cenário lindo de se ver! 

Ela é acessada por um camping particular próximo à Praia do Veloso. Com 2,3 km ida e volta, é uma trilha de nível moderado com duração de 1h30, aproximadamente.

A primeira parte da trilha chega a um poço de cerca de 1,70 m de profundidade, onde dá para chegar pertinho da rocha e sentar debaixo da ducha que vem do alto da montanha. A sensação é incrível!

As outras duas quedas d’água da cachoeira são mais complicadinhas de se chegar, mas a beleza do lugar recompensa o esforço.

5.3. Trilha da Cachoeira do Paquetá   

Outra beleza natural quase escondida em Ilhabela, a Cachoeira do Paquetá vem recebendo mais visitantes por conta das redes sociais. Isso porque o lugar oferece uma piscina natural de borda infinita super requisitada para fotos. 

Localizada no lado sul da ilha, entre a Praia Grande e a Praia do Curral, a cachoeira é acessada por uma trilha de nível moderado. 

Na verdade, a chegada até a primeira parte da cachoeira é tranquila, depois o caminho para continuar subindo até a piscina natural de borda infinita é mais complicado. É de tirar o fôlego não só pela beleza do lugar, mas também pelo esforço da subida.

Lá em cima, você pode curtir um toboágua natural e fazer um clique na borda da queda d’água, tomando todos os cuidados, é claro.

5.4. Trilha da Cachoeira da Toca 

Uma das mais conhecidas de Ilhabela, a Cachoeira da Toca recebe esse nome por sua grande gruta de pedras no meio da água.

Situada no início da estrada para Castelhanos, seu acesso é pela Fazenda da Cachoeira da Toca, onde se paga uma taxa para entrar. Depois, é só seguir uma trilha bem tranquila até a cachoeira.

A cachoeira tem uma queda d’água de 3 metros de altura que garante uma ducha deliciosa. Ela forma uma piscina natural perfeita para se refrescar. Para alegria da garotada, a cachoeira ainda conta com um tobogã natural de 50 metros.

Esse é um passeio para curtir o dia todo, já que o espaço tem uma boa infraestrutura de quiosque, banheiros, guarda-volumes e estacionamento. O lugar também oferece atividades, como arvorismo, rapel e tirolesa, todos pagos à parte.

Além da cachoeira, o espaço abriga o Engenho da Toca, um antigo engenho de cana de açúcar onde dá para conhecer o alambique e fazer degustação de cachaças.

5.5.Trilha da Cachoeira do Gato 

Quando visitar a Praia de Castelhanos, a Cachoeira do Gato é uma parada obrigatória! Ela é acessada por uma trilha que sai do canto esquerdo da praia.

Parte do Parque Estadual de Ilhabela, essa é a maior cachoeira do arquipélago. Ela também é conhecida como Canto do Ribeirão ou Canto do Gato. 

Com 4 km ida e volta, a trilha de nível médio avança morro acima e mata adentro. A caminhada é longa mas recompensada pelas paisagens deslumbrantes.

A cachoeira tem um grande paredão de pedra lisa de 50 metros de altura, onde a água escorre feito um véu, criando um bonito cenário. É preciso tomar cuidado com as pedras próximas à cachoeira, que ficam bem escorregadias.

5.6. Trilha da Cachoeira da Água Branca 

Outra cachoeira do Parque Estadual de Ilhabela, a Trilha da Água Branca é formada não só por um, mas por 5 poços d’água.

Com início na guarita do parque, na estrada de Castelhanos, a trilha tem cerca de 4 km ida e volta. Ela é bem tranquila, sendo ideal para famílias com crianças. O nível de dificuldade vai aumentando conforme se avança de um poço a outro.

O que fazer em Ilhabela Bela: Cachoeira Agua Branca
As quedas da Cachoeira da Água Branca, que formam cinco poços. Foto: Mauro Cicarelli / CC BY-SA 3.0

Conheça um pouquinho mais sobre os 5 poços encontrados ao longo da trilha:

  • Poço da Pedra | é o mais profundo;
  • Poço da Escada | água verdinha e cristalina;
  • Poço da Ducha | água geladinha e bem gostosa;
  • Poço do Jequitibá | queda de 12 metros de altura;
  • Poço do Jabuti | a cachoeira mais vazia.
O que fazer em Ilhabela: Poço da Ducha
O Poço da Ducha é outra delícia pra se refrescar!

Outro atrativo do lugar é sua torre de observação ótima para observar os belíssimos pássaros da região. 

5.7. Trilha das Cachoeiras da Laje e do Areado 

Próximas à Praia do Bonete, as cachoeiras da Laje e do Areado são dois lugares que valem a pena visitar! Elas são pontos de parada de quem faz o percurso de trilha até o Bonete.

Com 4 km ida e volta, a trilha da Cachoeira da Laje tem um nível de dificuldade moderado, com trechos bem íngremes. Ao chegar na cachoeira, você vai passar por uma ponte suspensa que proporciona fotos lindíssimas. 

Depois disso, é só desfrutar de piscinas naturais formadas por várias quedas, tobogãs naturais diretamente de pedras.

Se quiser, dá para esticar a caminhada até a Cachoeira do Areado, outro lugar muito bonito. Da ponta de Sepituba até a cachoeira do Areado são cerca de 2h30 de caminhada.

Mas, atenção: a trilha até lá é de nível difícil. Além de ter trechos de subida, o caminho passa pelo leito do rio, onde há bastante pedras escorregadias.

Essa cachoeira conta uma queda d’água maravilhosa que forma uma piscina natural a céu aberto. É uma ótima parada para descansar e se refrescar depois de percorrer a trilha do Bonete. 

5.8. Trilha da Cachoeira Poço Fundo 

Localizada na isolada Praia do Bonete, a Cachoeira Poço Fundo também é conhecida como “ar condicionado do Bonete” por ter águas bem geladas perfeitas para os dias mais quentes, e não existe nada melhor do que um pós-praia na cachoeira, não é? 

O que fazer em Ilhabela: Cachoeira Poço Fundo
Cachoeira do Poço Fundo, que é uma delícia de águas geladinhas! Foto: Thynane Janaina Sobral de Laia / CC BY-SA 4.0

A trilha até a Cachoeira Poço Fundo é super tranquila, com apenas 10 minutinhos de caminhada saindo da Praia do Bonete.

Chegando lá, se prepare para mergulhar no delicioso poço de águas cristalinas e receber uma massagem natural debaixo das corredeiras. É uma maravilha!

6. Trilha do Pico do Paebi 

Localizada dentro do Parque Estadual de Ilhabela, a Trilha do Pico do Paebi é uma atração imperdível para os amantes do montanhismo.

Com 1.048 metros de altitude, esse é o sétimo maior pico de Ilhabela. A trilha até lá é de nível difícil e exige um bom preparo físico, pois são 7,5 km de subida íngreme, levando cerca de 4 horas. Por conta da dificuldade, é preciso contratar um guia, ok?

Logo no início da trilha, há um mirante com vista para toda a baía de São Sebastião. O trajeto segue por mata fechada, onde dá para perceber a vegetação mudando conforme subimos. O caminho todo é riquíssimo em fauna e flora, proporcionando belezas naturais indescritíveis. 

Lá do topo, você terá uma vista quase 360º de toda região, podendo avistar a Serra do Mar, o Arquipélago de Alcatrazes, o canal de São Sebastião e outros picos de Ilhabela. E se você olhar para trás, vai ver o verde incrível da Mata Atlântica e as montanhas que seguem no horizonte. 

Estar no ponto alto da Trilha do Baepi traz uma sensação de paz que não dá pra descrever. Parece que o mundo lá embaixo parou, e só existe a brisa e toda essa imensidão pra admirar. Depois de todo o cansaço, é hora de sentar um pouco, relaxar e sentir toda essa energia maravilhosa! 

 Importante | Contrate uma agência ou guia local para realizar a trilha. Use roupas leves e apropriadas para esse tipo de atividade, além de tênis ou bota. O repelente também é fundamental, além de água e algumas barrinhas de cereal e frutas para repor as energias.


7. Mirantes 

Que Ilhabela é cheia de belezas naturais você já percebeu, não é mesmo? Pois saiba que o que não faltam por aqui são mirantes para apreciar as praias e outros lugares incríveis do arquipélago.

Listei os principais mirantes de Ilhabela para você visitar:

7.1. Mirante do Piúva 

Situado no caminho das praias do sul, perto da balsa, o Mirante do Piúva é uma parada obrigatória para quem visita a ilha. É lá que fica o letreiro colorido “Ilhabela” com um coração. 

A vista do mar azul com as montanhas ao fundo é apaixonante. E na hora do pôr do sol, então? É um espetáculo da natureza!

7.2. Mirante dos Barreiros 

Localizado na Praia dos Barreiros, na região norte de Ilhabela, o Mirante dos Barreiros também tem um letreiro com o nome de Ilhabela e um coração – só que dessa vez na vertical.

A paisagem por lá engloba o mar azul com montanhas verdes no horizonte. Quer uma dica? O pôr do sol de lá é inesquecível, não saia de lá sem uma foto!

7.3. Mirante do Bonete 

Parte da trilha que leva à Praia do Bonete, o Mirante do Bonete é uma recompensa e tanto pela caminhada de 12 km até esse paraíso isolado. 

A paisagem é toda verdinha, com montanhas a perder de vista. O mar azul-turquesa completa o cenário.

O que fazer em Ilhabela: Mirante do Bonete
Vista do Mirante do Bonete. Foto: Fá e Cá / Flickr

7.4. Mirante do Jabaquara 

Localizado na Praia do Jabaquara, o Mirante do Jabaquara é mais um motivo para você visitar essa que é a última praia acessível de carro no norte de Ilhabela.

O que fazer em Ilhabela: Mirante do Jabaquara
Vista da Praia do Jabaquara a partir do mirante. Lindo, né?! Foto: Edmilson sanches / CC BY-SA 3.0

Se lá da praia a paisagem já é incrível, espere para ver a vista lá do alto do mirante, é surreal de lindo!

7.5. Mirante do Coração 

Como o nome já sugere, o Mirante do Coração tem uma vista da orla da Praia de Castelhanos que lembra um formato de coração️ ❤️.

O que fazer em Ilhabela: Mirante do Coração
O formato de coração da Praia de Castelhanos. Foto: Louise Cristina Araujo Ferri

A vista do mar azul com as montanhas verdes ao fundo é super instagramável e vai garantir uma bela lembrança de sua viagem à Ilhabela.

7.6 Mirante do Gato  

Outro mirante pertinho da Praia de Castelhanos, o Mirante do Gato fica na trilha para a cachoeira que apresentei mais acima.

Um dos diferenciais da paisagem são uns cactos super fofos que integram a vegetação do lugar. Além das montanhas de Ilhabela, a vista conta com uma pequena ilha no horizonte.

8. Saiba o que fazer na Vila, na região central de Ilhabela 

A chamada Vila nada mais é do que o centro histórico de Ilhabela. Localizada na região central da ilha, a Vila é um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Por lá, especialmente na Rua do Meio, encontrei diversas lojinhas de artesanatos para garantir aquela lembrancinha de viagem. Não deixe de provar da culinária caiçara em um dos vários restaurantes e bares da região.

O que fazer em Ilhabela: Vila
Uma parte da Vila, também conhecida como Centro Histórico. Foto: Galio / Flickr

Por aqui, também há um grande número de hospedagens que vão desde hotéis e pousadas, até hostels e campings. Algumas de nossas indicações são o sofisticado Hotel Vila Kebaya; a Pousada Recanto da Villa com estilo italiano; e a aconchegante Pousada Altamira.

Um importante ponto turístico da Vila é a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, uma charmosa igreja branca com detalhes azuis construída no século 18. Seu interior é bem simples, mas tem uma pintura belíssima no teto. Vale a pena entrar para conferir!

O que fazer em Ilhabela: Igreja Nossa Senhora D'Ajuda
Igreja Matriz Nossa Senhora da Ajuda

Apesar do movimento de turistas, a Vila tem um clima tranquilo de cidade do interior. Aproveite a calmaria para caminhar no cais, tirar fotos com a baía ao fundo e acompanhar o movimento das embarcações.

Depois do entardecer, o lugar fica mais agitado, cheio de barzinhos com música ao vivo. Se você procura o que fazer em Ilhabela à noite, a Vila deve ser seu destino!

Sugestão de roteiro em Ilhabela 

Para aproveitar tudo o que fazer em Ilhabela, o tempo ideal para ficar na ilha é de 3 a 7 dias. É claro que, quanto mais dias você ficar, mais cantinhos encantadores da ilha irá conhecer.

Pensando nas atrações que apresentei ao longo do texto, montei uma sugestão de roteiro de 3 a 5 dias na ilha. Confere só:

Roteiro | O que fazer em Ilhabela em 3 dias

Dia 1 | Chegada em Ilhabela + Mirante do Jabaquara + Praia do Jabaquara + Praia da Fome; 

Dia 2 | Passeio de barco para a praia de sua preferência; 

Dia 3 | Praia do Curral + Praia da Feiticeira + Trilha da Cachoeira dos Três Tombos + Praia do Veloso + Cachoeira do Veloso + retorno para casa. 

Roteiro | O que fazer em Ilhabela em 5 dias

Dia 4 | Trilha do Bonete + Cachoeira da Laje e do Areado + Praia do Bonete + Mirante do Bonete  Dia 5 | Pico do Baepi + Praia das Pedras Miúdas + Ilha das Cabras + Mirante do Piúva + retorno para casa.

Já temos post super completo com todas as dicas e sugestões de onde ficar em Ilhabela, que reúne os melhores hotéis e pousadas das principais regiões da ilha. Se prefere lugares mais reservados, veja as opções de Airbnb em Ihabela.

Uma viagem para Ilhabela também combina com…  

O litoral norte de São Paulo é um verdadeiro pedaço de paraíso na terra. Por aqui, só encontrei destinos apaixonantes com praias e outras atrações incríveis. 

Tem mais alguns dias de viagem? Vale a pena dar uma esticadinha até às cidades turísticas da região. Veja minhas sugestões:

São Sebastião | No caminho para Ilhabela, guarda algumas das praias mais famosas e bonitas da região, como a Praia de Maresias. Vale a pena uma parada por lá para passear pelo centro histórico e curtir suas praias.

Caraguatatuba | Mais conhecida como Caraguá, fica a cerca de 32 km de Ilhabela. Já escrevemos sobre as 10 melhores praias de Caraguatatuba, mas a cidade também nos reserva muitas trilhas e cachoeiras. Confira tudo isso no post com tudo o que fazer em Caraguatatuba

Ubatuba | A 84 km de Ilhabela, é um paraíso para os amantes de praias, tendo mais de 100 opções para você escolher! Escolhemos nossas preferidas no post de melhores praias de Ubatuba. Se quiser conhecer outros atrativos do destino, não deixe de conferir o post sobre o que fazer em Ubatuba

Agora você já sabe tudo o que fazer em Ilhabela! 

Depois de conhecer todas as atrações de Ilhabela, deu para entender porque essa ilha paradisíaca é tão procurada, não é mesmo?

Rico em natureza, cultura e história, o arquipélago está entre os lugares mais bonitos que conheci no Brasil. A ilha é mágica e, tenho certeza, também vai te encantar. 

Me conta aqui nos comentários qual ponto turístico de Ilhabela você não vê a hora de conhecer! 

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

2 comentários em “O que fazer em Ilhabela: TOP 8 atrações imperdíveis”

  1. Gostaria de informar que a ilha é linda , mas em nenhuma das praias tem salva vidas . Tivemos um acidente na Praia Grande de caíque e a empresa que estava prestando serviço não percebeu o acidente que ocorreu a 150 metros da areia da praia . Deixando nós no mar sem nenhuma assistência. Até que um barco que passava próximo nós auxiliou salvando as nossas vidas .
    Com este comentário gostaria que tomasse as devidas providências, como ter salva vidas nas praias !!!

    Responder
    • Olá Fernando, bom dia. Infelizmente não temos podemos tomar nenhuma ação para que isso não ocorra com nenhum outro visitante. Vamos aprovar o seu comentário para que outros turistas tenham isso em mente quando forem visitar Ilhabela.

      Responder