Preparado(a) para descobrir tudo o que fazer em Águas de São Pedro?
Apesar de ser considerada a menor cidade do estado, não se engane: Águas de São Pedro é uma estância balneária famosa por suas águas medicinais e por fazer parte da rota de peregrinação Caminho do Sol.
Localizada a 180 km da capital paulista, a cidade é repleta de opções de lazer, além de ter um belo paisagismo. Isso sem falar do clima aconchegante de cidade do interior.
Depois de conhecer bem esse lugar charmoso, listei os principais pontos turísticos de Águas de São Pedro para você visitar. Vem comigo!
- Avenida Carlos Mauro
- Boulevard
- Escadão de Águas de São Pedro
- Fontanário Municipal
- Spa Thermal
- Parque Municipal Dr. Octavio Moura
- Thermas Water Park
- Igreja Matriz Imaculada Conceição
- Mini Horto
- Casa de Santiago
- Capela Nossa Senhora Aparecida
- Parque das Águas
- Relógio do Sol
- Represa das Palmeiras
Direto ao Ponto: o que fazer em Águas de São Pedro
- Separe um período do dia para explorar o centro, especialmente a Avenida Carlos Mauro e o Boulevard, que reúnem várias lojinhas, bares e restaurantes. Por lá, tire uma foto no instagramável Escadão de Águas.
- Experimente as águas com propriedades medicinais no Fontanário Municipal, você pode até pegar uma garrafinha para levar para casa.
- Para curtir a natureza, não deixe de incluir o Parque Municipal Dr. Octavio Moura Andrade ao seu roteiro, ele conta com várias atrações, principalmente para crianças.
- Perto do portal de entrada da cidade, o Restaurante do Lago é um lugar tranquilo e gostoso para almoçar. A especialidade da casa é comida brasileira.
- Nos arredores da cidade, vale visitar a Cascata Dorigon e o Rancho da Tirolesa.
- Durante minha estadia, me hospedei na Pousada Nossa Senhora Aparecida, uma hospedagem super completa e aconchegante.
1. Avenida Carlos Mauro
A Avenida Carlos Mauro deve ser seu ponto de partida para explorar Águas de São Pedro! Ela é a rua principal da cidade e leva o nome do primeiro prefeito do município.
Nessa avenida se concentra boa parte dos comércio da cidade, com restaurantes, bares, cafeterias, sorveterias, bancos, farmácias e outros tipos de lojas.
Nela, você também chega a vários pontos turísticos de Águas de São Pedro, como o Boulevard, o Fontanário, o Spa Thermal, entre outros.
Bem arborizada, com canteiros de flores e banquinho, a avenida abriga em sua extensão o Canal Central, um escoadouro que ajuda no deságue das fontes da cidade.
2. Boulevard
Paralelo à Avenida Carlos Mauro, o Boulevard é um calçadão de compras localizado na Rua João Batista Azevedo. Quando a cidade está em festa, o espaço serve de palco para atrações musicais.
Com cerca de 200 metros de lojas, o calçadão conta com lojas de roupas, artesanato, restaurante, cafeteria, sorveteria e outros comércios.
Quando estive no Boulevard, havia uma decoração de guarda-chuvas super charmosa, que me lembrou a de Holambra – outro destino apaixonante. Não deixe de caminhar por lá e garantir algumas lembrancinhas da sua viagem à Águas de São Pedro.
3. Escadão de Águas de São Pedro
Do ladinho do Boulevard, o Escadão de Águas de São Pedro é um cantinho encantador da cidade, cheio de cor e super instagramável. Nem preciso dizer que é uma parada obrigatória para tirar várias fotos, né?
A escadaria tem 88 degraus pintados com figuras coloridas com a fauna e flora da cidade, como flores, borboletas, abelhas, quatis e maritacas. O trabalho foi feito pelo artista Lajur, morador de Águas de São Pedro.
4. Fontanário Municipal
Um dos destaques do turismo em Águas de São Pedro são suas águas medicinais. Por isso, a visita ao Fontanário Municipal não pode ficar de fora do seu roteiro.
No Fontanário, encontrei não só uma mas três fontes ricas em propriedades medicinais. Cada uma tem uma composição mineral diferente, ajudando no tratamento de várias doenças.
Explico um pouquinho melhor sobre cada fonte uma aqui:
- Fonte da Juventude | É de água sulfurosa, indicada para o tratamento de alergias, asma, intoxicação, inflamação, diabete, colites, doenças de pele e reumatismo.
- Fonte Gioconda | É de água sulfatada sódica radioativa, ajuda no tratamento de doenças do fígado, intestino e vesícula biliar.
- Fonte Almeida Salles | A mais procurada, com água bicarbonatada sódica, é boa para problemas no estômago, como azia, excesso de acidez gástrica, diabete e cálculo renal.
Lá, é permitido encher sua própria garrafinha e levar para casa – tudo gratuito. Você pode usar as águas medicinais para tomar banho e também para beber.
Uma das mais famosas, a fonte que chamou a minha atenção foi a Fonte da Juventude. Mas, essa foi a única que não consegui experimentar, por conta do seu cheiro forte de enxofre. Então, se quiser beber dessa fonte, já vá ciente disso!
Na própria fonte, as plaquinhas explicam como as águas devem ser utilizadas. Inclusive, nelas, já tem o aviso para não misturar os três tipos de água, pois pode causar um desarranjo gastrointestinal. Leia-se: dor de barriga, rs!
5. Spa Thermal
Mais um lugar com águas hidrotermais e com propriedades medicinais, o Spa Thermal Dr. Octávio Moura Andrade é um balneário com imersões em águas sulfurosas, que têm vários benefícios à saúde.
A título de curiosidade, saiba que o nome do balneário é em homenagem ao empreendedor que projetou a cidade na década de 1930, com o objetivo de, justamente, usar as águas medicinais para a saúde e o lazer.
O spa também oferece diversos tipos de banho, além de massagens, acupuntura, fisioterapia e procedimentos estéticos.
Experimentei o banho com água sulfurosa e foi bem relaxante, vale a experiência! Ah, recomendo chegar cedo ao spa, pois o atendimento é por hora de chegada.
6. Parque Municipal Dr. Octavio Moura Andrade
Um oásis no centro de Águas de São Pedro, o Parque Municipal Dr. Octavio Moura Andrade é o lugar perfeito para passar o dia em meio à natureza, num ambiente bem arborizado.
Com mais de 1 milhão de m², o parque tem várias atividades super divertidas como trilhas de 5 km, arvorismo, tirolesa, pista de kart e passeios de trenzinho. As crianças fazem a festa!
Dentro do parque, conheci outros pontos turísticos de Águas de São Pedro que listei a seguir:
6.1. Praça Dr. Octavio Moura Andrade
Localizada no final do calçadão, a Praça Dr. Octavio Moura Andrade é um cantinho perfeito para relaxar enquanto observa as fontes d’água e movimento ao redor.
É da praça que parte o passeio de trenzinho, o favorito da criançada. Nos arredores, encontrei alguns barzinhos e restaurantes.
6.2. Bosque Municipal
O Bosque Municipal é um espaço pequeno mas que vale a pena conhecer. Por lá, você vai ver de perto diversas espécies de árvores, como o pau-brasil, acácias, eucaliptos, flamboyants, palmeiras e muitas outras.
O espaço conta com uma trilha de 5 km bem tranquila, além de um lago com patos e gansos. Lá, também são oferecidos passeios com cavalos, o que não recomendo por explorar os animais.
6.3. Monumento das Águas
No meio da praça, o Monumento das Águas é o lugar perfeito para uma foto bem turista. Além dos enormes chafarizes, há um letreiro vermelho com o nome da cidade. A vegetação ao redor compõe o cenário de paz e tranquilidade.
6.4. Quiosque do Borboleta
O Quiosque do Borboleta é o único exemplar que sobrou dos quiosques construídos na década de 1940, a pedido do Dr. Octavio Moura Andrade.
Feito pelo artesão José Martins, conhecido como Borboleta, o objetivo dos quiosques era criar locais com sombra na cidade, que tinha acabado de ser construída.
6.5. Grande Hotel Senac
Com uma arquitetura de estilo art déco, o Grande Hotel Senac é simplesmente maravilhoso. Sua estrutura conta com parque aquático, piscinas, trilha, quadras, academia e muitas outras opções de lazer.
Essas atrações são voltadas para os hóspedes, mas você pode optar por almoçar ou jantar em um dos restaurantes do hotel e conhecer seus ambientes. É uma experiência gastronômica e tanto!
7. Thermas Water Park
Uma das atrações mais famosas da cidade, o Thermas Water Park é diversão na certa! É um passeio imperdível em Águas de São Pedro, principalmente se você viajar com crianças.
Com diferentes áreas temáticas, ele se intitula o maior parque infantil da América Latina. Tenho minhas dúvidas nesse quesito, porque já fui em parques melhores, como o de Olímpia. Apesar disso, a visita vale a pena!
O espaço tem diversão para todas as idades, com destaque para os ambientes especiais para bebês e crianças menores.
Entre as atividades preferidas estão o Rio Lento e a piscina de ondas, que é a maior do estado. O parque ainda tem recreação para crianças e adultos.
Não podia deixar de falar dos toboáguas, de todos os formatos e diferentes níveis de adrenalina. Eles foram minha parte preferida de todo o passeio.
A estrutura do parque se completa com um “vulcão em erupção”, com águas quentinhas; uma exposição da era pré-histórica, com várias réplicas de dinossauros; e uma fazendinha.
Você pode garantir seu ingresso diretamente no site do parque.
Dica | Não recomendo ir em dias frios ou sem sol, pois apenas uma piscina é aquecida – a da Baleia.
Que tal conhecer as melhores cachoeiras de Brotas? A cidade fica a apenas 52 km de distância de Águas de São Pedro!
8. Igreja Matriz Imaculada Conceição
Para além das águas, o turismo da cidade também tem seu lado histórico e cultural. Se você gosta desse tipo de passeio, vale incluir uma parada na Igreja Matriz Imaculada Conceição no seu roteiro.
Construída em 1978, a igreja matriz tem uma arquitetura moderna e charmosa, com destaque para a imagem vazada da santa em sua fachada.
Do lado da pracinha da igreja, encontrei uma interessante estátua de São Tiago de Compostela, o padroeiro dos peregrinos, com placas coloridas que indicam o Caminho do Sol e outras rotas de peregrinação (que falo mais adiante).
9. Mini Horto
Como o nome já diz, o Mini Horto Municipal é um local pequeno, mas perfeito para se conectar com a natureza. O lugar abriga a Casa de Santiago, o que lhe proporciona toques de paz e contemplação.
Com mais de 5 mil espécies de plantas, o horto tem quiosques, lagos com criação de carpas e minhocário. Vale a pena conhecer!
Dica | Passe repelente para não sofrer com os pernilongos durante sua visita ao horto. Também recomendo ir de tênis e usar protetor solar.
10. Casa de Santiago
Você sabia que a cidade de Águas de São Pedro é o destino final do Caminho do Sol? Com cerca de 240 km, essa rota de peregrinação passa por 12 cidades e é um caminho preparatório para o Caminho de Santiago de Compostela.
Com início em Santana de Parnaíba, o Caminho do Sol termina, mais especificamente, na Casa de Santiago, que fica no interior do Mini Horto. É um espaço de fé, reflexão e paz.
No local, há uma cruz e a estátua do apóstolo Tiago, que foi doada por peregrinos em 2002.
11. Capela Nossa Senhora Aparecida
Outra igreja que vale sua visita em Águas de São Pedro é a Capela Nossa Senhora Aparecida. Ela fica no ponto mais alto da cidade, a 612 metros de altitude.
Com uma arquitetura de estilo suíço, a capela foi construída em 1946 a pedido do fundador da estância, Dr. Octavio Moura Andrade. Ao seu redor, 12 pinheiros representam os apóstolos de Jesus Cristo.
12. Parque das Águas
O Parque das Águas não é bem um ponto turístico da cidade, é mais uma indicação de lugar tranquilo para caminhar e fazer um piquenique. Ele fica pertinho do portal de entrada de Águas de São Pedro.
E, não se deixe enganar pelo nome, não há água por lá. Apenas uma área com gramado e bem arborizada.
13. Relógio do Sol
Com uma pintura inspirada nos quadros de Romero Britto, o Relógio do Sol de Águas de São Pedro não é um passeio imperdível, mas que recomendo se você nunca viu o funcionamento de um relógio do sol de perto.
14. Represa das Palmeiras
Criado artificialmente em 1976, a Represa das Palmeiras émais um cantinho para apreciar a natureza em Águas de São Pedro. O lugar se tornou uma várzea com várias espécies típicas.
Minha dica é ir até lá para assistir o pôr do sol, que oferece uma das vistas mais bonitas da cidade. É uma região mais afastada e sem estrutura turística. Se quiser ficar mais tempo por lá, é bom levar lanchinhos e água.
O que fazer pelos arredores de Águas de São Pedro
Tem mais tempo no seu roteiro? Vale a pena conhecer os arredores de Águas de São Pedro, que contam com boas opções de passeios envolvendo natureza e aventura. Listei os melhores a seguir:
Cascata Dorigon
A Cascata Dorigon é um lugar ótimo para descansar em meio à natureza, e que poderia ser ainda melhor se fosse mais bem cuidada. Ela fica em São Pedro, cidade vizinha de nome parecido.
Com cerca de 15 metros de altura, a cascata forma um poço que mais parece uma piscina natural, deliciosa para dar um mergulho refrescante.
No espaço, há chalés, camping e restaurante. É cobrada uma taxa para passar o dia.
Rancho da Tirolesa
Se você quiser adicionar doses de aventura à sua viagem, o Rancho da Tirolesa é o lugar certo!
Localizado na região rural de São Pedro, o sítio familiar conta com uma tirolesa de 500 metros de altura entre as montanhas. Lá de cima, avistei sete cidades próximas a São Pedro e fiquei encantada com toda a natureza ao redor.
Para completar a visita, almocei no restaurante de lá, que funciona em um deck com uma vista deslumbrante. Recomendo a porção de picanha na telha e o bolinho de mandioca com carne seca, são uma delícia!
Voo Livre
Outra sugestão para quem busca adrenalina, a Rampa de Voo Livre de São Pedro é perfeita para saltos de parapente e asa delta.
Com 900 metros de altitude, a pista oferece uma vista incrível da Serra de São Pedro. Uma das principais empresas que oferecem esse passeio é a Escola de Voo Livre Amantes do Ar.
Se você não for tão corajoso, vale ao menos ficar por lá admirando a paisagem e ver os corajosos saltarem.
Passeio de Balão
Se quiser passear nos ares de forma mais tranquila, o passeio de balão é mais uma boa atração da cidade de São Pedro.
O balão sobrevoa 300 metros, e durante uma hora, você vai poder admirar todo o visual e as belezas naturais da região. Você pode agendar seu passeio com o piloto Feodor Nenov, que pratica o balonismo há anos nessa região.
Onde comer: restaurantes em Águas de São Pedro
Águas de São Pedro tem restaurantes maravilhosos, sendo a maioria deles localizados ao longo da Avenida Carlos Mauro. Separei algumas das melhores opções, que oferecem desde pratos brasileiros até os internacionais.
Villa Tardivelli – $$$ | No coração da Avenida Carlos Mauro, é um dos restaurantes mais populares da cidade. Os pratos são especializados em massas italianas e em outros pratos europeus. Ambiente aconchegante e tudo muito gostoso.
Manjerico – Bacalhau & Cia – $$$ | Mais um restaurante com pratos europeus, mas com destaque para o cardápio de Portugal, principalmente nos pratos de bacalhau. O preço é mais elevado, mas vale super a pena!
Lá do Divino Bistro e Café – $$$ | Especializado em comida italiana, tem um cardápio variado com pratos feitos, lanches e café, com destaque para as massas artesanais e risoto. No cardápio de sobremesas, a melhor é o churros.
Restaurante do Lago – $$ | Com mesas ao ar livre e de frente para um lago, esse restaurante é um lugar muito acolhedor. O cardápio é especializado em comida brasileira. As especialidades da casa são a picanha na pedra e o peixe na brasa.
Rei do Parmegiana – $$ | Pelo nome, já dá pra saber a especialidade desse restaurante. É tudo muito bem feito e saboroso, e o atendimento é excelente.
Zuleika’s doce – $$ | Nada melhor que um docinho de sobremesa depois do almoço, né? Essa doceria tem bolos e doces deliciosos, além de trufas e cafés. Vale a pena visitar.
Vila Del Capo – $$ | Localizado na cidade vizinha, São Pedro, é um lugar encantador. Tem pratos italianos deliciosos, além de um antiquário e orquidário, com várias flores e peças em exposição e para venda.
Mais dicas de viagem para Águas de São Pedro
Tenho mais algumas dicas importantes para você aproveitar sua viagem a Águas de São Pedro. Veja só:
Como circular em Águas de São Pedro
Por ser uma cidade beeem pequena (a menor do estado, lembra?), circular por Águas de São Pedro é bem fácil e tranquilo.
A maior parte dos pontos turísticos se concentram em um só lugar: na Avenida Mauro Andrade e pelas ruas aos arredores, onde dá para caminhar tranquilamente.
Onde se hospedar em Águas de São Pedro
Apesar de pequenininha, Águas de São Pedro oferece ótimas opções de hotéis e pousadas, das mais luxuosas, com tudo o que se tem direito, até as mais simples, com clima típico de interior.
Boa parte das hospedagens fica no no centro, bem próximos à Avenida Carlos Mauro, a principal da cidade e onde se concentram a maioria dos pontos turísticos e comércios.
Quando estive por lá, me hospedei na Pousada Nossa Senhora Aparecida. Uma ótima opção para quem quer economizar. A pousada conta com quartos super aconchegantes, café da manhã delicioso, piscina ao ar livre e banheira de hidromassagem para você relaxar. E tudo isso a apenas pertinho do Thermas Water Park.
Agora, se você quer curtir uma estadia de alto nível, minha dica é o LS Villas Hotel & Spa, um hotel 4 estrelas com uma estrutura excelente, com piscina ao ar livre, salão de jogos, spa, sauna, academia e muito mais. Os quartos são muito bem decorados e espaçosos.
Quando conhecer Águas de São Pedro?
Águas de São Pedro é um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano, mas tudo vai depender de qual estação você prefere.
Para gente, o verão se torna a melhor época para curtir a cidade, já que ela tem vários atrativos para quem gosta de diversões aquáticas, como o Thermas Water Park.
Por outro lado, o inverno é perfeito para quem gosta de um friozinho (podendo chegar até os 8°C), que deixa a estância com um clima mais romântico, ideal para viagens a dois.
Só evite viajar para Águas de São Pedro durante a semana, principalmente às segundas, pois a maioria dos pontos turísticos e atrativos não funcionam.
Quantos dias ficar em Águas de São Pedro
Muitas pessoas da cidade de São Paulo optam por fazer uma viagem de bate e volta até a cidade. Já aviso que não dá para conhecer todas as atrações de Águas de São Pedro em um dia, mas é possível conhecer os principais se você tiver um roteiro bem definido.
Se tiver mais tempo, um final de semana ou 3 dias inteiros são suficientes para aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer, já que a cidade é pequena e tudo fica bem pertinho. Ah, não deixe de separar pelo menos metade de um dia para curtir o Thermas Water Park.
Sugestão de roteiro: 3 dias em Águas de São Pedro
Para te ajudar, fiz uma sugestão de roteiro de 3 dias para você aproveitar tudo o que fazer em Águas de São Pedro:
Roteiro | Dia 1
- Avenida Carlos Mauro
- Boulevard
- Escadão Águas de São Pedro
- Fontanário Municipal
- Spa Thermal
Roteiro | Dia 2
- Parque Municipal Dr. Octavio Moura
- Mini Horto + Casa de Santiago
- Igreja Matriz Imaculada Conceição
- Capela Nossa Senhora Aparecida
Roteiro | Dia 3
- Thermas Water Park
Mapa de Águas de São Pedro
Para facilitar o planejamento da sua viagem, fiz esse mapa marcando todos os pontos turísticos de Águas de São Pedro:
Curtiu nossas dicas sobre tudo o que fazer em Águas de São Pedro?
Agora que já dei todas as minhas dicas da cidade, mãos à obra: é só montar sua listinha com o que fazer em Águas de São Pedro e curtir muito sua viagem!
E não se esqueça de contar para a gente aqui nos comentários qual foi o ponto turístico que você mais gostou!
Aproveite e veja também: O que fazer em Brotas, a 50 km de Águas de São Pedro
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Boa tarde.
Ótimas dicas eu realmente estava procurando algo sobre, Aguas de São Pedro.
Muito obrigado por todas as informações valiosas .
Olá! Fico feliz em saber que as dicas foram úteis para você. Águas de São Pedro é um lugar encantador, com muitas atrações para aproveitar. Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, estou à disposição. Aproveite sua viagem!