Escrito por Adriana
20 de outubro de 2023

Ainda não sabe o que fazer em Aveiro, Portugal? Você veio ao lugar certo! Se você ama arte, cultura, boa comida e passeios que vão do rio ao mar e do campo ao asfalto, a chamada “Veneza Portuguesa” pode ser o destino perfeito.

Aveiro é uma cidade cheia de encanto e história, que pode ser vista na pintura das casas, na arquitetura dos prédios, na gastronomia local e na arte barroca e Art Nouveau que enfeitam suas charmosas igrejas, templos e construções.

Sem mais delongas, vamos nessa: aproveite todas as nossas dicas de viagem para Aveiro e organize seu roteiro!

Tem pouco tempo na cidade? Nossa dica é fazer um  free walking tour por Aveiro! Assim você conhece os principais bairros e ruas da cidade, passando pelos canais, igrejas, edifícios históricos, bares, restaurantes tradicionais e vários museus. Além disso, o passeio é econômico, já que você só paga a gorjeta ao guia.

Rua em Aveiro com muitos casarões e coqueiros.
As cores e a beleza das ruas de Aveiro vão conquistar o seu coração!

O que fazer em Aveiro: melhores passeios e pontos turísticos

De antemão, já avisamos que conhecer Aveiro é gastar muita energia caminhando pelos bairros e contemplando toda a arquitetura centenária da cidade, repleta de museus, bibliotecas, restaurantes com pratos típicos, jardins e algumas praias menos badaladas.

Alongue o corpo, escolha roupas leves e se hidrate bastante para se aventurar pelas ruas da cidade. Dá só uma olhada em todas as coisas legais para fazer em Aveiro:

  1. Ria de Aveiro
  2. Centro Histórico de Aveiro
  3. Casas coloridas da Costa Nova
  4. Museu de Aveiro
  5. Museu de Arte Nova
  6. Museu Histórico da Vista Alegre
  7. Navio Museu Santo André
  8. Estação de Aveiro
  9. Igreja da Misericórdia de Aveiro
  10. Capela de São Gonçalinho
  11. Sé Catedral de Aveiro
  12. Parque Infante Dom Pedro
  13. Salinas de Aveiro
  14. Passadiços de Aveiro
  15. Ponte dos Carcavelos
  16. Praias de Aveiro
  17. Farol de Aveiro

1. Ria de Aveiro

Ao pesquisar por “Aveiro” no Google, provavelmente a primeira imagem que você vai encontrar é da Ria de Aveiro, um canal que desemboca no mar e que interliga todo o centro urbano pela água. 

Ria de Aveiro com barcos moliceiros e alguns prédios à esquerda.
Ria de Aveiro. Foto: Joaomartinho63 / CC BY-SA 3.0

É o verdadeiro cartão-postal da cidade e que lembra bastante Veneza, na Itália. Justamente por isso, um dos apelidos de Aveiro é a “Veneza Portuguesa”.

Os barcos moliceiros são utilizados como meio de transporte para os moradores locais e, principalmente, para o turismo. Originalmente, essas pequenas embarcações eram usadas para a pesca do moliço, que é uma espécie de alga.

Fazer um passeio de moliceiro pelos canais de Aveiro é um item indispensável no seu roteiro de viagem à Veneza de Portugal. Prepare-se para conhecer Aveiro de um outro ponto de vista!

2. Centro Histórico de Aveiro

Depois de conhecer a cidade de Aveiro por água, faça também um tour por terra! O passeio pelo Centro Histórico é um item obrigatório na lista de o que fazer em Aveiro. Lembrando que você pode fazer o passeio com um guia reservando o free walking tour.

Avenida Santa Joana, com um carro, prédios históricos e o Museu de Aveiro.
Avenida Santa Joana e Museu de Aveiro. Foto: Duca696 / CC BY-SA 3.0

Observar o Centro Histórico de Aveiro é dar de cara com o que há de melhor no estilo Art Nouveau. A arquitetura repleta de cores se completa com as casinhas coladas, que são um espetáculo à parte.

No Centro Histórico, aproveite para conhecer a famosa Praça 14 de julho, o Mercado do Peixe e o Museu de Aveiro. Não deixe de experimentar os tradicionais ovos moles de Aveiro também, em algum restaurante nas proximidades.

Na hora que bater o cansaço, sente-se em algum banco por ali só para observar o cotidiano local e admirar os famosos azulejos decorados das casas.

3. Casas coloridas da Costa Nova

Pertinho de Aveiro, a cidade de Ílhavo proporciona outro cartão postal imperdível: as famosas casas coloridas, chamadas de palheiros. Situadas na praia da Costa Nova, essas casinhas seguem um padrão de listras coloridas na fachada, mas cada uma de uma cor.

Casas com listras coloridas, enfileiradas na Praia de Aveiro.
As casas coloridas trazem uma atmosfera única a Aveiro. Foto: François Philipp / CC BY 2.0

É um passeio em Aveiro para tirar boas fotos e conhecer um pouco mais a região, além de se refrescar na praia. Os palheiros da Costa Nova precisam estar no seu roteiro em Aveiro.

4. Museu de Aveiro

Não falta o que fazer em Aveiro para quem ama museus. Com mais de 500 anos de história, o Museu de Aveiro é uma parada obrigatória para quem quer conhecer um pouco mais da história portuguesa.

Calçada do Museu de Aveiro, com árvores ciprestes e a Sé de Aveiro à direita.
Museu de Aveiro. Foto: Vitor Oliveira / CC BY-SA 2.0

O museu é pequeno em tamanho, mas gigante em história. Nesse local está enterrada a princesa D. Joana, filha de Afonso V, rei de Portugal no século 15. Uma verdadeira obra prima da arte barroca, o túmulo de Santa Joana é uma das atrações mais procuradas em Aveiro.

No Museu de Aveiro, você também pode visitar a Capela da Igreja de Jesus e se encantar com seus azulejos portugueses e revestimento em talha dourada.

5. Museu de Arte Nova

Aveiro é um prato cheio para viajantes que amam arte e estilos de arquitetura. O Museu de Arte Nova é mais um que vale gastar um tempinho para conhecer.

O espaço é o epicentro da chamada “Arte Nova” e a representação da arquitetura de Aveiro. Seja na fachada, nos azulejos pintados, nos pilares rústicos ou nas janelas cheias de formas curvilíneas, o museu reúne o que há de mais encantador na estética modernista.

6. Museu Histórico da Vista Alegre

Outro museu super interessante em Aveiro é o Museu Histórico da Vista Alegre. Localizado na região central, ele mostra a evolução da porcelana e da cerâmica.

Entrada do Museu Histórico da Vista Alegre, com fachada branca e laranja, árvores e um caminho de pedras.
Museu Histórico Vista Alegre. Foto: CardosoSouza1988 / CC BY-SA 4.0

No interior, há salas de exposição para porcelanas, e do lado externo estão a Capela da Nossa Senhora da Penha de França e uma oficina de pintura manual.

Quando se fala em Bacalhau, logo pensamos em Portugal, e não é à toa: o país consome cerca de 70 mil toneladas do peixe por ano e é um dos principais exportadores da iguaria para o resto do mundo.

Na visita ao Navio Museu Santo André, você vai conhecer a parte interna desse antigo navio arrastão da pesca do bacalhau e conhecer mais sobre a arte do arrasto.

8. Estação de Aveiro

É impossível não se apaixonar pela fachada azul e branca toda repleta de azulejos com desenhos da Estação de Aveiro. Além da arquitetura encantadora, a estação tem um posto de informação para turistas e venda de pratos típicos da cidade, como os ovos moles, vinhos e espumantes.

Fachada da Estação de Aveiro, com paredes brancas e cheias de azulejos.
A Estação de Aveiro é um dos espetáculos da arquitetura aveirense. Foto: Concierge.2C / CC BY-SA 3.0

A estação fica bem no centro, próxima das principais atrações da cidade, como os canais de Aveiro, a Praça 14 julho e a Praça do Peixe

9. Igreja da Misericórdia de Aveiro

Com lindos azulejos portugueses na fachada, a Igreja da Misericórdia de Aveiro é uma construção de 1653, de arquitetura barroca.

Além do portal todo esculpido em pedra calcária, o interior da igreja é repleto de azulejos. Vale a pena passar por lá para tirar umas fotos.

10. Capela de São Gonçalinho

No centro de Aveiro, se encontra mais uma das inúmeras capelas e igrejas da cidade. A Capela de São Gonçalinho é pequena, mas tem uma fachada muito charmosa.

Capela de São Gonçalinho vista de lado, com paredes claras e portas quadradas.
Capela de São Gonçalinho. Foto: David Machado / CC BY-SA 3.0

Em janeiro, acontecem as típicas festas de São Gonçalinho. Em homenagem ao santo, conhecido por ser casamenteiro e curar doenças de fiéis, há o costume de atirar cavacas (doce típico português) para o alto.

Importante | A capela costuma ficar fechada a maior parte do ano, permitindo a visita somente à parte externa. Se informe sobre a abertura da capela antes de ir para lá.

11. Sé Catedral de Aveiro

Para fechar a nossa seleção de igrejas para visitar em Aveiro, vale incluir no seu roteiro a Sé Catedral de Aveiro. Com mais de 500 anos de história, você vai se impressionar com a arquitetura barroca da catedral.

Pátio em frente à Sé Catedral de Aveiro, com uma cruz e algumas árvores.
Sé Catedral de Aveiro. Foto: Alegna13 / CC BY-SA 3.0

12. Parque Infante Dom Pedro

Um pouco mais afastado dos principais pontos turísticos da cidade, o Parque Infante Dom Pedro é mais uma dica que trazemos sobre o que fazer em Aveiro. É impossível visitar o local e não querer passar o dia todo por lá contemplando a natureza.

Parque Infante Dom Pedro com passagem coberta por flores roxas.
Parque Infante Dom Pedro.

Também conhecido como Parque da Cidade, o parque de Aveiro é encantador, cheio de árvores, pontes, lagos e monumentos. Vale a pena separar um tempinho para caminhar por lá e curtir a paz e tranquilidade do parque.


13. Salinas de Aveiro

Fora das rotas turísticas tradicionais, estão as salinas de Aveiro, uma enorme área de exploração de sal.

Salinas de Aveiro, com placas coloridas e céu azul ao fundo.
Salinas de Aveiro. Foto: César Fernández / CC BY-NC-SA 2.0

Nas salinas, você pode ver de pertinho o processo de extração do sal marinho. Além disso, você ainda pode aproveitar o spa salínico e tomar um banho salgado.

14. Passadiços de Aveiro

Com mais de 7 km de extensão, os Passadiços de Aveiro reservam uma vista incrível em meio à natureza. Trata-se de uma passarela de madeira sobre a Ria de Aveiro que passa o estuário da Ria e chega até duas regiões vizinhas: Vilarinho e Esgueira.

Passadiços de Aveiro, com uma passarela de madeira à esquerda e muito verde à direita.
Passear pelos Passadiços de Aveiro é a atividade ideal para os apaixonados por belas paisagens. Foto: Vitor Oliveira / CC BY-SA 2.0

O passeio pode ser feito a pé ou de bike. A caminhada é longa, mas tranquila, já que os passadiços são bem planos.

15. Ponte dos Carcavelos

O passeio de barco pelos canais de Aveiro reserva inúmeras surpresas. Uma delas é passar embaixo da Ponte dos Carcavelos, um ponto turístico bastante visitado.

Ponte dos Carcavelos, com corrimão amarelo e barco moliceiro abaixo.
Ponte dos Carcavelos. Foto: manuelfouce & anaramos / CC BY 2.0

Também conhecida como “Ponte dos Namorados”, ela foi construída em 1953, após outra ponte que ficava no mesmo lugar cair. Desde então, a ponte amarela e branca é palco para belas fotos.

16. Praias de Aveiro

Para além dos moliceiros, as praias da Veneza portuguesa e arredores são mais uma opção a considerar na hora de definir o que fazer em Aveiro. Mas, saiba que as praias não são o ponto forte da cidade. Inclusive, as águas de lá têm a fama de serem bem geladas. 

Praia da Barra com passarela de madeira e vários banhistas na areia clara.
A Praia da Barra é um dos paraísos do litoral português. Foto: Fabrizio Sciami / CC BY-SA 2.0

Mesmo se não rolar um mergulho, as fotos das casinhas coloridas e os restaurantes à beira-mar já vão fazer valer o passeio.

Entre as mais frequentadas, indicamos as seguintes praias:

  • Costa Nova
  • Barra
  • Furadouro
  • Baía
  • São Jacinto
  • Espinho
  • São Pedro de Marcela
  • Marbelo

17. Farol de Aveiro

Aveiro é a casa do maior farol de Portugal, com 62 metros de altura. O Farol de Aveiro fica na Praia da Barra e desperta muita curiosidade dos visitantes da região.

Farol de Aveiro rodeado por prédios baixos, na Praia da Barra, em Aveiro.
O Farol de Aveiro embeleza ainda mais as paisagens da Praia da Barra. Foto: Vitor Oliveira / CC BY-SA 2.0

O ideal é se programar e visitá-lo junto à praia, passando algumas horas contemplando essa maravilha arquitetônica.

O que fazer em Aveiro à noite: bares, restaurantes e vida cultural

Não é só de belas arquiteturas, museus, jardins e lagos que sobrevive o turismo de Aveiro: também há muito o que fazer em Aveiro à noite.

Ria de Aveiro à noite, com barcos moliceiros e prédios iluminados.
A Ria de Aveiro fica ainda mais encantadora à noite!

O Kitten’s Irish Pub é uma alternativa bem interessante para fãs de um verdadeiro pub. Lá, você pode aproveitar a variedade de opções em cervejas artesanais, hidromel, sidras e drinks.

No Má Ideia – Craft Beer, localizado na região central, a experiência é aproveitar seus belos drinks e cervejas dentro de uma galeria de arte.

De qualquer forma, vale a pena andar a pé à noite pelo centro da cidade. Nesse horário, diversos bares, restaurantes, baladas e bistrôs estão abertos para você conhecer um pouco mais da vida noturna de Aveiro.

Gastronomia em Aveiro

Como uma típica cidade portuguesa, os peixes são a especialidade de Aveiro, e você vai encontrar diversos pratos à base de frutos do mar. O bacalhau frito, assado ou cozido estão no menu da maioria dos restaurantes locais, assim como a enguia em caldeira.

Prato com Bacalhau assado e cebolas cortadas em rodelas.
Bacalhau assado. Foto: Luis / CC BY-NC-SA 2.0

Não deixe de experimentar…

Ovos moles | Visitar Aveiro e não experimentar os famosos ovos moles é como ir a Salvador e abrir mão de um bom acarajé. Trata-se de um doce à base de hóstia e com recheio de doce de ovos. Você pode encontrar a iguaria andando pelos bares e restaurantes do centro, como a Confeitaria Peixinho.

Tripa doce | Outra especialidade da doçaria de Aveiro, a Tripa doce é um dos pratos mais procurados pelos visitantes. O doce tem uma camada fina e crocante por fora, e por dentro um recheio, geralmente, de chocolate.

Dicas de restaurantes em Aveiro

Salpoente | Instalado em um antigo armazém de sal, o Salpoente oferece uma rica culinária portuguesa. Os pratos principais são polvo à galega, enguia fumada, beterraba e wasabi, escabeche de coelho e taco de marinhoa, uma espécie de gado bovino.

O Bairro | O restaurante é uma boa opção gastronômica para se visitar em Aveiro, principalmente para os amantes de cozinha mediterrânea. No local, há também opções vegetarianas, veganas e pratos sem glúten.

A Peixaria | Peixes e frutos do mar, como lulas e robalo, são o ponto alto desse restaurante. Ele costuma ficar bem lotado aos finais de semana, por isso é melhor fazer uma reserva de mesa. 

Turismo em Aveiro: dicas extras para organizar a sua viagem

De malas prontas para o curtir tudo o que fazer em Aveiro? Temos mais algumas dicas para você aproveitar esse destino encantador!

Onde se hospedar em Aveiro

Antes de reservar os passeios pelas ruas históricas dessa cidade, separe um tempinho para pensar em outro aspecto importante: onde ficar em Aveiro.

A cidade oferece boas opções de hotéis em regiões mais agitadas, com vida noturna animada e também em bairros mais residenciais e tranquilos. Seja qual for o estilo da sua viagem, saiba que Aveiro tem a hospedagem perfeita para você.

Veja algumas sugestões de onde se hospedar por lá:

Hotel Afonso V | O destaque desse hotel é a proximidade de bares e restaurantes de gastronomia local nas redondezas do hotel. Em poucos passos, é possível experimentar tudo o que há de melhor na culinária de Aveiro, incluindo os famosos ovos moles. 

Hotel do Mercado | Este hotel é a opção perfeita de onde ficar em Aveiro para quem deseja viver a vida noturna da cidade. A uma caminhada de apenas 10 minutinhos, estão boas opções de bares, restaurantes, bistrôs, pubs e shoppings.

Melia Ria Hotel & Spa | Ao chegar de um longo dia de passeios por Aveiro, dá para aproveitar o centro de bem-estar com piscina coberta, academia e spa oferecido por esse hotel. Esse relaxamento se estende para os quartos, que contam com banheira, ar condicionado e uma impressionante vista da cidade.

Hotel Aveiro Palace | Além de quartos espaçosos, com mesa de trabalho, este hotel tem uma varanda lindíssima com vista para a cidade. É uma boa escolha de estadia para pessoas que se preocupam com a saúde: o café da manhã é totalmente gluten-free.

Qual é a melhor época para visitar Aveiro?

A alta temporada em Aveiro vai de maio até setembro, bem no auge do verão, por isso o número de turistas nesse período é bem alto. De outubro a fevereiro, o ritmo do turismo na cidade é mais lento, o que pode tornar a sua viagem mais tranquila.

Como chegar e circular na cidade

O aeroporto mais próximo de Aveiro é em Viseu, que fica 65 km de distância. Porto (66 km) e Vigo (176 km) também são outras alternativas para chegar no destino. 

A forma mais fácil de chegar de Porto a Aveiro é de trem, viagem que leva somente 1 hora. Na cidade, o ideal é circular a pé, aproveitando para conhecer o encanto das ruas e casas de Aveiro.

Você também pode alugar um carro, o que pode facilitar e agilizar o seu roteiro.

Aveiro é segura?

O nível de criminalidade em Aveiro é considerado baixo, o que torna a cidade segura para o turismo. Contudo, todo o cuidado é pouco: evite passar por ruas muito vazias na parte da noite e preste atenção nos seus pertences no momento em que estiver nos passeios.

Brasileiros precisam de visto para Aveiro, Portugal?

Está aí uma notícia boa: brasileiros não precisam de visto para entrar em qualquer cidade de Portugal, e isso inclui Aveiro. Lembre-se que o visto de turismo tem validade de até 3 meses.

Seguro viagem obrigatório

Assim como na maioria dos países europeus, Portugal também exige o seguro viagem para turistas brasileiros. A contratação deve envolver alguns requisitos, como:

  • Regresso sanitário;
  • Traslado de corpo em caso de morte;
  • Traslado médico;
  • Cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares.

Por isso, preste atenção na hora de escolher um seguro, ele deve cobrir todos esses itens, sem exceção. Para encontrar a melhor opção, recomendamos utilizar um buscador de seguros.

Você pode ganhar até 10% de desconto usando nosso código EMALGUMLUGAR5 no momento da compra (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário). 


Dê uma olhada neste post: Seguro viagem Portugal: como escolher? CDAM vale a pena?

Quantos dias ficar em Aveiro

Três dias são suficientes para vivenciar Aveiro e aproveitar as principais atrações da cidade, como o passeio de moliceiro, visitas aos museus, às casas coloridas, ao Parque Infante Dom Pedro e também às salinas de Aveiro.

Roteiro Aveiro: o que fazer em Aveiro em 1 dia

Se você só tem 1 dia para conhecer Aveiro, prepare bastante energia e acorde cedo! Veja nossa sugestão de o que fazer em Aveiro em 1 dia:

Manhã | Faça o passeio de moliceiro, que dura mais ou menos 1 hora. Depois, visite as salinas de Aveiro e, se der tempo, vá ao Parque Infante Dom Pedro.

Tarde | Planeje a tarde para um walking tour pelo centro histórico de Aveiro. Estando no centro, é possível dar uma passadinha a pé em diversos museus e igrejas, como o Museu de Aveiro, Museu de Arte Nova, Museu Histórico da Vista Alegre, Igreja da Misericórdia de Aveiro e a Capela de São Gonçalinho.

Noite | Aproveite para bater perna no Centro Histórico de Aveiro, ali na região central, e jante em algum dos restaurantes de culinária mediterrânea próximos à Praça 14 de Julho. Não deixe de provar os ovos moles!

Mais dicas de viagem para Aveiro

Moeda | A moeda oficial de Portugal é o euro. Para evitar altas tarifas, nossa dica é comprar euro ainda no Brasil. Para isso, nós recomendamos a Confidence Cambio, uma agência online com ótima reputação e preços bem competitivos.

Clima | Enquanto o verão em Aveiro não ultrapassa os 30º graus, o inverno pode chegar a 5º. Por não ser um destino de praia, a Veneza de Portugal é um ótimo destino para qualquer estação do ano.

Chip de Celular | Ter um chip de celular que funcione no exterior ajuda muito na comunicação durante a viagem. Para esse caso, nós indicamos o chip da Viaje Conectado, a melhor opção para passeios fora do Brasil. 

Uma viagem para Aveiro combina com…

Porto | Situada a 1h de Aveiro, em Porto, você pode explorar as charmosas ruas estreitas do centro histórico, visitar as famosas caves de vinho do Porto às margens do Rio Douro e degustar a culinária local, incluindo pratos tradicionais como bacalhau e pastéis de nata.

Lisboa | A cerca de 2h30 de Aveiro, Lisboa é conhecida por sua rica história, bairros encantadores como Alfama e Bairro Alto, e monumentos icônicos como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos.

Já sabe o que fazer em Aveiro?

Agora que você conferiu tudo o que fazer em Aveiro, aproveite este guia para montar o roteiro ideal para você. Como você pôde perceber, a cidade reserva ótimas atrações.

Conta para a gente nos comentários: como está a ansiedade de conhecer Aveiro?

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário