Escrito por Adriana
03 de julho de 2018
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Está pensando em ir para este paraíso? Posso te garantir que essa é uma das decisões mais acertadas da sua vida de viajante: vem conferir tudo o que fazer em Bonito MS nesse guia completíssimo que preparamos pra você.

Prepare-se para contemplar uma beleza única e ficar de queixo caído com o show da natureza por aqui: são rios de água cristalina, cachoeiras, grutas, vida selvagem e muito mais!

A cidade de Bonito está localizada em uma região privilegiada do Mato Grosso do Sul. Qualquer viagem para Bonito será sempre marcada pelo contato intenso e diário com a natureza, melhor impossível!

E se você já ouviu falar que uma viagem para Bonito não é barata, estamos aqui pra concordar. Muito disso se justifica pela conservação ambiental e pelo controle turístico que acontece por lá. Politicagens à parte, Bonito é um dos pouquíssimos destinos no Brasil onde esse cuidado é evidente – e dá muito gosto visitar um lugar assim!

O que fazer em Bonito MS
Cardume de Piraputanga, um dos peixes mais comuns de Bonito

Nesse post mostramos tudo o que fazer em Bonito: confira os melhores e mais imperdíveis pontos turísticos de Bonito (são muitos!) , como chegar até eles, quando ir e muito mais. Um super guia de Bonito para você curtir ao máximo esse paraíso!

Onde fica Bonito

Localizado no estado do Mato Grosso do Sul, Bonito fica a 300 km da capital Campo Grande, a 280 km de Dourados e a 100 km do Pantanal.

Onde se hospedar em Bonito – MS

Não faltam opções de hospedagem em Bonito. Se você estiver sem carro, pode ser mais prático se hospedar no centro e estar perto dos restaurantes e do comércio. Porém, ficar no centro não é fator importante para os passeios, já que todos ficam distantes. Você vai precisar fechar um transporte de qualquer forma para os tours.

O que fazer em Bonito - Banner

Agora se você estiver com carro, terá mais liberdade para escolher qualquer região para se hospedar.  Pode optar por hospedagem no centro ou em áreas mais afastadas. O mais importante é encontrar um lugar gostoso para relaxar depois de curtir os passeios.

Dicas de hospedagem em Bonito

Para quem quer uma hospedagem inesquecível e diferenciada, nossa dica de hotel em Bonito é o Zagaia Eco Resort, o único resort do estado de Mato Grosso do Sul. Eles têm uma estrutura de nos deixar babando só de lembrar. O valor é mais alto que às demais pousadas em Bonito (a partir de R$540 a diária), mas bem condizente com tudo que oferecem.

O que fazer em Bonito Ms - Zagaia
Estrutura da piscina do Zagaia Eco Resort

Outras ótimas (e mais econômicas) recomendações de onde ficar em Bonito são:

Pousada Galeria Artes – $$ | com acomodações aconchegantes e muito bem decoradas, clima familiar. A 850 metros do centro da cidade, tem um bom café da manhã incluído na diária. Conta com piscina ao ar livre e sala de jogos. Confira valores.

CLH Suites Bonito Sul – $$ | com uma estrutura bem bacana, com quartos limpos e organizados, fica a 800 metros da praça central da cidade. Os ambientes são bem agradáveis e coloridos. Não curtimos quarto compartilhado, mas há opções de quartos duplos. Confira valores.

Bonito Hi Hostel – $ | e se você ainda busca uma opção ainda mais simples e econômica existe, aqui vai uma boa sugestão, com quartos duplos ou dormitórios. Confira valores.

Nós escrevemos um post com 15 opções de hotéis e pousadas em Bonito, para todos os estilos e bolsos. Vale a pena conferir!

O que fazer em Bonito MS: todas as dicas e passeios

Vou começar dizendo uma coisa: a cidade de Bonito tem tanta atração para curtir que fica até difícil escolher quais passeios priorizar. São grutas, rios cristalinos, cachoeiras, balneários… é uma variedade de deixar qualquer um perdido! Mesmo porque são todos lindos e diferentes uns dos outros.

A boa notícia é que não importa muito qual seja sua escolha, qualquer atrativo em Bonito é maravilhoso!

Mas antes de falar dos passeios em si, vamos destacar algo importante: como visitar os pontos turísticos de Bonito.

Você vai precisar de uma agência para fechar seus passeios

Uma coisa é certa: para reservar qualquer passeio é necessário fechar com agência. Todos os passeios são, obrigatoriamente, comercializados por agências. Nada de chegar direto no atrativo pra visitar, porque não é assim que funciona. Uma viagem para Bonito requer planejamento – e é pra te ajudar nisso que escrevemos esse post 🙂

E detalhe importante: todas as agências trabalham com preços tabelados. Portanto, não adianta pechinchar porque o que vai diferenciar uma agência da outra é somente o atendimento. E nisso, a gente recomenda a Crisval Tur de olhos fechados. Fechamos todos os passeios com essa agência e eles foram excelentes, super atenciosos e eficientes.

Outro fato: se você queria fazer um passeio mas as vagas estão esgotadas, não adianta procurar em outra agência. Todas elas usam um sistema eletrônico integrado para agendamento dos tours. Se já estiver lotado, é porque não tem jeito mesmo. Por isso tem que fechar os passeios que você mais quer fazer com antecedência: a recomendação é de uns 3 meses antes da viagem.

Mas agora vamos ao que importa…

Pontos turísticos de Bonito: atrações imperdíveis

Para você não ficar perdido e para facilitar seu entendimento nas dezenas de opções, dividimos os atrativos de Bonito em categorias. Ao final desse descritivo, damos nossa sugestão de quais passeios escolher e assim você pode escolher tudo o que fazer em Bonito 🙂

O que fazer em Bonito MS: Flutuações

Os passeios que envolvem flutuação são os mais procurados pelos turistas que visitam Bonito. A atividade é diferente do mergulho, já que na flutuação você fica o tempo todo na superfície boiando mesmo (com ajuda de colete e roupa de neoprene). Também não é permitido fazer movimentos bruscos para não espantar os peixes nem levantar sedimentos do fundo.

O que fazer em Bonito MS
Flutuação no Passeio Barra do Sucuri
O que fazer em Bonito MS
A impressão é de estar voando de tão clara que é a água

Cada atrativo oferece um tipo de flutuação diferente. Alguns incluem caminhada por trilha, em outros é necessário percorrer um trecho de barco, que permite ir remando e curtindo o visual.

A visibilidade é sempre muito boa, a tonalidade da água pode variar de verde esmeralda (Rio Formoso) até um azul profundo (Lagoa Misteriosa). As águas são muito transparentes mesmo, sendo o Rio Sucuri considerado o terceiro rio mais cristalino do mundo. Dá pra entender por que esse passeio é imperdível?

Onde fazer flutuação em Bonito:

  • Rio da Prata
  • Lagoa Misteriosa
  • Abismo Anhumas
  • Barra do Sucuri
  • Nascente Azul
  • Aquário Natural
  • Rio Sucuri
  • Rio Formoso

O que fazer em Bonito MS: Grutas

Também considero que visitar pelo menos uma gruta é item indispensável da sua lista com o que fazer em Bonito. É um passeio que envolve mais contemplação e menos aventura, e garanto que é impossível não se encantar com a beleza das grutas.

Com formação de milhares de anos, as grutas de Bonito têm um visual surreal. As Grutas de São Miguel são perfeitas para observar as formações de calcário, chamadas de estalagmites (vindas do chão) e estalactites (pendentes no teto). Já o diferencial da Gruta do Lago Azul é justamente sua água: vale dizer que, apesar de ter um azul muito convidativo, ali não é permitido o mergulho.

O que fazer em Bonito MS
Guta do Lago Azul foi o lugar que apresentou Bonito para o mundo. Foto: Bruno Lenharo / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
o que fazer em Bonito MS - Gruta de São Miguel
Interior da Gruta de São Miguel

Quais grutas de Bonito visitar:

  • Gruta do Lago Azul
  • Grutas de São Miguel

O que fazer em Bonito MS: Mergulho (cilindro)

Bonito é o sonho de consumo de qualquer mergulhador – e obviamente era nosso sonho! Seja pela formação de calcário, seja pelas águas cristalinas, Bonito é um dos melhores destinos no Brasil para a prática de mergulho.

A região possui vários pontos de mergulho, um mais lindo do que o outro. Os mais famosos e diferentes são o Abismo Anhumas e a Lagoa Misteriosa, e nós fizemos os dois. São estilos de mergulho completamente distintos, mas igualmente maravilhosos! Há outros pontos de mergulho, mas se tiver que escolher eu recomendaria um dos dois.

Se quiser saber mais, confira nosso post com informações e nosso relato sobre o mergulho no Abismo Anhumas.

O que fazer em Bonito MS
Mergulho no Abismo Anhumas. Foto: Edson Sato
O que fazer em Bonito MS
Mergulho incrível na Lagoa Misteriosa. Foto: Edson Sato

Onde fazer mergulho em Bonito:

  • Abismo Anhumas
  • Lagoa Misteriosa
  • Rio da Prata
  • Rio Formoso

O que fazer em Bonito MS: Cachoeiras

Cachoeira é o que não falta em Bonito e a maioria possui água bem cristalina, de encantar qualquer um. Para acessar as cachoeiras quase sempre é preciso fazer uma trilha, mas a grande maioria tem fácil acesso. A maioria também está liberada para o banho, seja nas quedas d’água ou nas piscinas naturais.


Algumas localidades incluem outras atividades junto com a visita à cachoeira: tem trilhas, balneários, passeios de bote, caiaque, stand-up paddle… a lista é grande. Muitos desses lugares oferecem estrutura com almoço/ lanche, então dá pra dedicar tranquilamente um dia inteiro para curtir as cachoeiras.

Principais cachoeiras para conhecer em sua viagem para Bonito:

  • Cachoeiras Serra da Bodoquena
  • Boca da Onça
  • Estância Mimosa
  • Parque das Cachoeiras
  • Cachoeiras Rio do Peixe
  • Cachoeiras Porto da Ilha
  • Ceita Corê

O que fazer em Bonito MS: Balneários

A região de Bonito é cheia de Balneários, com áreas de lazer que proporcionam um belo mergulho com peixes. Nós acabamos não priorizando uma visita aos balneários, preferindo ficar nas cachoeiras. Mas há ótimas opções por lá e passar um dia em um desses balneários pode sim ser uma boa pedida!

Principais balneários de Bonito:

  • Balneário Municipal
  • Balneário do Sol
  • Balneário Ilha Bonita
  • Praia da Figueira

O que fazer em Bonito: outros passeios

Como se todas essas atrações acima já não fossem o suficiente pra te deixar bem entretido, ainda tem muito mais o que fazer em Bonito. Dá uma olhada:

Rapel

Para quem não tem medo de altura e quer uma dose de aventura, por que não encarar um rapel? Há duas opções para quem quiser fazer rapel em Bonito: no Abismo Anhumas e no Boca da Onça.

Quem quiser fazer flutuação no Abismo Anhumas, não terá como fugir do rapel: esse é o único modo de entrar na caverna, descendo 72 metros até chegar no nível da água. Já no Boca da Onça você encara o maior rapel de plataforma do Brasil: são 90 metros de descida, com direito a banho de cachoeira no final.

Arvorismo

O Passeio de Arvorismo fica dentro do hotel Cabanas. É um circuito de 300 metros de extensão, chegando a até 15 metros do chão. Vários obstáculos e 2 tirolesas, sendo que a última é caindo no Rio Formoso. Nós fizemos e achamos bem gostoso!

Quadriciclo

Os passeios de quadriciclo podem ser realizados em quadriciclos individuais ou duplos. O passeio leva em torno de uma hora, onde a gente percorre uma trilha cheia de obstáculos. É um passeio divertido e há duas opções em Bonito: Rota Zagaia e Trilha Boiadeira. O segundo é mais “radical” e tem opção de passeio noturno, que dá um adicional de adrenalina no passeio.

O que fazer em Bonito MS
Acelerando o quadriciclo na Trilha Boiadeira. Bem acelerando mais ou menos… RS

Boia cross, passeio de bote e Stand Up Paddle

Tem coisa mais gostosa do que se recostar numa boia e deixar a correnteza do rio te levar?  Ou um passeio de bote com algumas quedas d’água? E passear pelo rio praticando o Stand Up Paddle? Alguns lugares oferecem essas atividades entre um mergulho e outro. Os lugares que indicamos para essas aventuras em Bonito são: Cabanas, Parque Ecológico Rio Formoso e Ecopark Porto da Ilha.

Buraco das Araras

O passeio no Buraco das Araras é bem contemplativo. Você faz uma caminhada de 970 metros ao redor de uma formação geológica e, durante o percurso, vai fazendo paradas em mirantes.

Um dos atrativos que mais chama atenção ali é uma lagoa linda de água esverdeada, que fica no buraco da formação geológica. O lugar é rodeado por uma natureza incrível e no lago vivem jacarés, tatus, cutias, lobos e mais de 150 espécies de aves. Prepare-se para avistar muitos tucanos e araras por ali!

Quais pontos turísticos de Bonito devo visitar?

Nossa sugestão é escolher pelo menos um passeio de cada categoria acima. Caso seja muita coisa pra você, a prioridade deve ser os passeios de “flutuação”, “gruta” e “cachoeira”. E se você é mergulhador, a categoria “mergulho” já deve estar na lista de prioridades também!

Claro que, havendo tempo, disponibilidade e interesse, vale escolher o máximo de passeios. Porque deixando bem claro, todos os pontos turísticos de Bonito são lindos e diferentes um do outro, mesmo estando na mesma categoria! Por exemplo: a flutuação/mergulho no Abismo Anhumas é completamente diferente da flutuação/ mergulho na Lagoa Misteriosa. Nós fizemos os dois lugares e somos incapazes de escolher o preferido.

Como chegar em Bonito e circular por lá

Como chegar:

Quem pretende voar para chegar ao destino tem duas opções. A primeira é voar até Bonito, sendo que os voos até lá são bem caros e só a cia Azul voa para lá. A distância do aeroporto de Bonito até o centro são de 15km, que podem ser feitos com um transfer ou com um carro alugado.

A outra opção é o que a maioria dos viajantes faz: voar até Campo Grande e, de lá, seguir pela estrada até Bonito.

Do aeroporto de Campo Grande até Bonito são 300 km de distância, leva-se em torno de 4 horas no deslocamento. Você pode fechar um transfer para esse trajeto, mas nossa melhor recomendação é: alugue um carro em Campo Grande, siga o resto da sua viagem por Bonito nesse carro alugado e devolva-o no dia de saída de Campo Grande.

Para alugar o carro, recomendamos o site da Rentcars, que sempre usamos pra conseguir  o menor preço. Ele é um comparador que busca as melhores opções de locadora da região. 

Vale dizer que nossa trip foi feita de carro. Nós chegamos em Bonito vindo de Minas Gerais (onde visitamos Ibitipoca, Ouro Preto e Capitólio).

Como circular:

Os principais pontos turísticos de Bonito ficam bem distantes do centro da cidade, então não dá pra fazer nenhum passeio a pé. Transporte público não é uma opção e táxi não é muito usado. Suas opções serão: transfer, carro privativo com motorista e carro alugado.

Por que não recomendamos o transfer: ele é um transporte compartilhado e você não terá flexibilidade. Os horários dos passeios já estão pré-estabelecidos, e talvez você perca um dia inteiro de deslocamento porque seu grupo vai fazer atividades diferentes da sua.

Por que não recomendamos carro privativo com motorista: não é nosso estilo. Gostamos de ter liberdade para ficar quanto tempo quisermos, mudarmos de rota, etc. Para quem quer comodidade e tem um roteiro bem definido, pode ser uma opção. Sai por uns R$220 a diária.

Por que a melhor escolha é alugar um carro: conveniência, praticidade, liberdade. Você já sai do aeroporto com seu carro alugado e pode passar o tempo todinho com ele, fazendo seus passeios e explorando novos cantinhos se quiser.

O ideal é fechar seu aluguel com antecedência e retirá-lo já em Campo Grande, já que em Bonito há menos opções de locadoras.

Quando ir para Bonito

O período de chuvas (novembro a janeiro) é o momento perfeito para aqueles que curtem atividades dentro d’água, já que as principais atrações como cachoeiras e piscinas naturais estão com volume de água maior.

Já no período de seca (junho a setembro), a maioria dos poços e cursos de água ficam em melhores condições de visibilidade, facilitando para os amantes de mergulho. Isso porque as águas ficam mais cristalinas.

Época de férias e feriados é alta temporada, independente das condições climáticas. Os preços sobem e a procura pelos passeios aumenta, então é preciso reservar tudo com bastante antecedência para garantir uma boa hospedagem e as atividades de sua preferência.

Quantos dias ficar em Bonito

Deu pra perceber que não falta o que fazer em Bonito né? Nós passamos 8 dias por lá e conhecemos muita coisa, mas sem dúvidas dava pra ter ficado mais. Eu diria que, para fazer uma viagem para Bonito valer a pena, você deve passar pelo menos 4 dias.

Alguns pontos turísticos de Bonito podem ser visitados em meio período, enquanto alguns outros acabam sendo passeios de um dia inteiro. Essa é mais uma razão pela qual uma viagem para Bonito tem que ser bem planejada: imagina não dar tempo de ir nos lugares que você mais quer conhecer?

O que levar na mala para Bonito

Procure levar roupas confortáveis. O uso de tênis é obrigatório em alguns passeios. Se quiser, pode levar papetes para entrar na água, mas alguns lugares alugam (não achei necessário).

Roupa de banho é obrigatório, lógico! Vale levar uma toalha extra, se o seu hotel não disponibilizar. Câmera subaquática pode ser interessante pra quem vai fazer mergulho e flutuação, embora nos mergulhos tenha fotógrafo (você pode comprar as fotos depois).


Para dicas de onde comer durante sua viagem, dá uma olhada na seleção que o blog Mapa na Mão fez com sugestões de restaurantes em Bonito.

Curtiu nossas dicas sobre tudo o que fazer em Bonito? Agora é só preparar as pernas e fazer as malas!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

9 comentários em “O que fazer em Bonito MS: melhores atrações + dicas de viagem”

  1. Amei as dicas, Adriana… Só não entendi uma coisa. Se alugar carro e contratar os passeios, o carro não vai ficar parado? Ou as agências não buscam os turistas nos hotéis.
    ?

    Responder
    • Daniela, alguns passeios não buscam os hóspedes no hotel, na verdade, me lembrando aqui acho que a maioria não pega seus clientes. Além disso existe o translado entre Campo Grande e Bonito, que por conforto pode ser melhor de carro.

      Responder
  2. Acabei de voltar de Bonito.
    Já fui pela segunda vez,e amei,pois adoro a natureza.
    É realmente divino!!!
    Clima então nesse fala.
    Muito útil as informações.
    Abraço

    Responder